You are on page 1of 5

Escola Bsica 2 e 3 Ciclos Dr.

Ruy DAndrade Entroncamento Ficha Avaliao da Disciplina de Cincias Naturais


Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

Nome do aluno:_________________________ N. __________ Ano ______ _______ Data: _____ /_____ /______ Turma

Avaliao: ______________________________________ Rub. do Professor: _________________________________ Rub.do Enc.Educao: ______________________________

L com ateno, pensa, depois responde.

Parte I - Reproduo
1. Na Primavera, a loba d luz quatro a dez lobitos que nascem de olhos fechados, mas idnticos aos pais. Este o resultado do acasalamento com um macho da sua espcie, ao qual se seguiu um perodo de desenvolvimento dos novos lobitos de, normalmente, 73 dias. 1.1. Diz o nome da funo de todos os seres vivos que est descrita na primeira frase. _______________________________________________________ 1.2. Explica a importncia dessa funo. ____________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 1.3. Os lobos tm desenvolvimento direto ou indireto? Justifica usando uma frase do texto. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 2. Para cada uma das questes seguintes assinala com uma cruz (X) a opo correta: 2.1. Na reproduo sexuada intervm dois 2.2. Os seres vivos do sexo feminino so representados pelo smbolo: animais: A. do mesmo sexo. B. de sexo diferente. C. com formas diferentes A. B. C.

2.3. H dimorfismo sexual quando o macho e a fmea: A. acasalam para procriar. B. diferem no seu aspeto exterior. C. no diferem no seu aspeto exterior.

2.4. A fecundao a: A. unio de um espermatozoide com um vulo, dando origem a um ovo. B. unio de duas clulas sexuais iguais. C. unio de um vulo com outro vulo, na gua.

3. Quando as condies ambientais so favorveis, a Natureza despertada por um grande nmero de sons, cheiros e de cores. Antes do acasalamento, o pavo macho abre a cauda em leque, mostrando fmea as suas vistosas penas. 3.1. Diz como se chama este comportamento do pavo macho. __________________________________________________________ 3.2. Diz para que serve a exibio do pavo macho. _________________________________________________________________ 4. Na reproduo sexuada a vida comea por um ovo. 4.1. Estabelece a correspondncia entre a coluna I e a coluna II. Coluna I 1. Animais vivparos ______ Coluna II A. O novo ser nasce de um ovo que fica dentro do corpo da me. O novo ser alimenta-se de substncias nutritivas que ele contm. B. O novo ser desenvolve-se no interior do corpo da me e alimenta-se custa dos nutrientes que esta lhe fornece. C. O novo ser nasce de um ovo que se desenvolve fora da me. O novo ser alimenta-se de substncias nutritivas que ele contm.

2. Animais ovparos ______

3. Animais ovovivparos ______

5. Observa com muita ateno a figura seguinte. 5.1. Diz se esta espcie apresenta dimorfismo sexual. Justifica a tua resposta. ______________________________________________ ______________________________________________ 6. Faz corresponder o tipo de manifestao - visual, olfativo ou auditivo descrio do comportamento que cada animal apresenta na poca da reproduo.
6.1. As cegonhas produzem um som semelhante ao das castanholas, quando se A preparam para acasalar. 6.2. Os pirilampos emitem luz. 6.3. As leoas libertam pelo nus odores para atrair o macho. 6.4. Os veados bramam para atrarem as fmeas e para afastarem os outros machos.
F E D

6.5. O saco vocal do macho enche-se de ar para produzir os sons tpicos da poca do acasalamento.
C

7. Na figura est representada uma srie de transformaes da r at atingir o estado adulto. 2

7.1. Como designas esse conjunto de transformaes? ________________________________________ 7.2. O processo de desenvolvimento que ocorre na r classificas como direto ou indireto? Justifica a tua resposta. ___________________________________________ ___________________________________________ 7.3. Utilizando as letras, ordena os esquemas da figura de modo a obteres a sequncia correta das transformaes pelas quais passa a r. ______; ______; _____; ______; _____; ______ F

8. Completa as frases com os termos adequados. 8.1. O embrio da galinha desenvolve-se no interior de um __________________. Aps a incubao, a cria nasce atravs da ________________ do _____________. 8.2. O embrio da vaca desenvolve-se no interior do __________________. Aps a gestao, a cria nasce atravs do ____________________. 9. Atribui uma das letras da seguinte chave s informaes que se seguem. CHAVE A - Humidade | B - Temperatura | C Luz No fim do Outono, colnias de vrias dezenas de joaninhas preparam-se para passar a estao fria, hibernando, muito juntas, umas contra as outras, ao abrigo de uma planta. Os gnus fazem longas viagens na poca seca em busca de gua que permita a existncia de pastagens verdes. Todos os anos, numerosos pintarroxos, provenientes das regies nrdicas, instalam-se no nosso pas para escaparem ao frio e falta de alimento. As minhocas, os bichos-de-conta, as baratas e os caracis refugiam-se em zonas pouco iluminadas. 10. Os animais modificam o seu comportamento de diferentes modos, adaptando-se s variaes do meio. Para cada situao, escreve nos espaos os termos adequados Migrao; Hibernao; Estivao. A - A marmota acorda na primavera, aps um perodo de inatividade que pode durar 8 meses. B - No outono, quando a temperatura comea a baixar, as andorinhas juntamse em bandos e voam para regies mais quentes do continente africano. C - Em clima muito quente e seco, o caracol permanece imvel na sua concha. D - Na estao fria, muitos morcegos permanecem inativos no interior de grutas e fendas.

Parte II - Plantas com flor


1. A figura representa a raiz de uma planta. Na raiz distinguem-se vrias zonas. 3

1.1 Faz a legenda da figura, preenchendo os espaos em branco ( ) com os nmeros respetivos.

1 Coifa 3 - Zona pilosa

2 Zona de crescimento 4 Zona de ramificao 5 Colo

2. Das expresses que se seguem, sublinha as que traduzem funes de uma raiz subterrnea. a) Conduzir gua e sais minerais para toda a planta. b) Fixar a planta ao solo. c) Absorver gua e sais minerais. d) Suportar ramos, folhas, flores e frutos. 3. Classifica as seguintes razes, utilizando a chave dicotmica que se segue:

_________________

________________

__________________

_________________

2 4. A Figura representa um caule areo. 4.1 Faz a legenda da figura. 1 - ____________________________ 2 - ___________________________ 3 - ___________________________ 3

5. Assinala com um X a letra da opo que completa corretamente a seguinte frase: Uma das funes do caule A - fixar a planta ao solo. B - servir de suporte s outras partes da planta. 4

C - absorver a gua com sais minerais.

D - permitir a reproduo da planta.

6. Os caules podem apresentar tamanhos e formas muito diferentes. 6.1 Faz a correspondncia entre os termos da Coluna A e os da Coluna B, como mostra o exemplo. Coluna A Pinheiro Batata Palmeira Lrio Milho Cebola Coluna B Tronco Bolbo Colmo Tubrculo Rizoma Espique

Bom trabalho!

You might also like