You are on page 1of 4

As trs principais Teorias Contratualistas: Hobbes, Locke e Rousseau

So trs as principais teorias contratualistas. O primeiro contratualista foi Thomas Hobbes (1588/1679), filsofo ingls que em 1651 publicou o "Leviat ou a Matria, Forma e Poder de uma Comunidade Eclesistica e Civil", na qual expe seu pensamento. Para Hobbes o nico caminho para constituir um poder comum, capaz de defender os homens contra a invaso dos estrangeiros e contra as injrias alheias, assegurando-lhes de tal sorte que por sua prpria atividade e pelos frutos da terra possam nutrir-se e viver satisfeitos, conferir todo o poder e fortaleza a um homem ou a uma assemblia de homens, o que, por pluralidade de votos, possam reduzir suas vontades a uma vontade. Isto equivale dizer: eleger um homem ou uma assemblia de homens que represente sua personalidade; e que cada um considere como prprio e se reconhea a si mesmo como autor de qualquer coisa que faa ou promova quem representa sua pessoa, naquelas coisas que concernem paz e segurana comuns; que, ademais, submetem suas vontades cada um vontade daquele, e seus juzos a seu juzo. Isto algo mais que consentimento ou concrdia; uma unidade real de tudo isso em uma e a mesma pessoa, instituda por pacto de cada homem com os demais, em forma tal como se cada um dissesse a todos: autorizo e transfiro a este homem ou assemblia de homens meu direito de governar-me a mim mesmo, com a condio de que vs transferireis a ele vosso direito e autorizareis todos seus atos da mesma maneira. Feito isso, a multido assim unida em uma pessoa se denomina comunidade (Estado). O segundo foi John Locke (1632/1704), pensador ingls que em 1690 trouxe a obra O Segundo Tratado do Governo Civil. Locke refuta as idias de Hobbes e faz apologia a Revoluo de 1688 e comea aludindo ao estado de natureza que, segundo ele, " um estado de perfeita liberdade", sem ser, entretanto um estado de licena, sendo regido por uma lei natural que obriga a cada um; e a razo, que se confunde com esta lei, ensina a todos os homens, se querem bem consult-la, que, sendo todos iguais e independentes, nenhum deve criar obstculo a outro em sua vida, sua santidade, sua liberdade e seus bens. Ao contrrio, o estado de guerra - de Hobbes - um estado de dio e de destruio. Da, leva-se a percepo da diferena evidente entre os dois. Pois, para Locke: "quando os homens vivem juntos e conforme a razo, sem ter sobre a terra

superior comum que tenha autoridade para julg-los, se acham propriamente em estado de natureza. O terceiro contratualista foi Jean-Jacques Rousseau (1712/1778) o qual nos deixou duas importantes obras para reflexo sobre o Estado: "Discurso sobre a origem da desigualdade entre os Homens e o Contrato Social, editados em 1754 e respectivamente em 1762. No Contrato Social, Rousseau distende em bases puramente tericas, os princpios segundo os quais se poderiam organizar um pequeno Estado poderoso e prospero na persuaso de que o homem s foi feliz na poca em que vivia sem problemas, em meio a pequenos grupos, numa vida pastoral e fcil, ocupado com os negcios materiais de existncia e com as afeies da famlia. Depois, quando comeou a refletir, o homem inventou: a propriedade, que causou a misria de uns e a riqueza excessiva de outros; o luxo, que criou os vcios; a instruo, que criou a ambio, as inquietaes de esprito. Segundo Rousseau, o Estado Convencional resulta da vontade geral, que uma soma da vontade manifestada pela maioria dos indivduos. A nao (povo organizado) superior ao rei. No h direito divino da Coroa, mas, sim, direito legal decorrente da soberania popular. A soberania popular ilimitada, ilimitvel, total e incontrastvel. O Governo institudo para promover o bem comum, e s suportvel enquanto justo. No correspondendo ele com os anseios populares que determinaram a sua organizao, o povo tem o direito de substitu-lo, refazendo o contrato. Dessa forma, Rousseau sustenta assim, o direito de revoluo. A autoridade do estado legtima; e o que legitima a sua autoridade o contrato e o consentimento tcito. O estado tem origem num contrato (o que implica um consentimento tcito) celebrado entre pessoas livres com vista a preservar as suas propriedades. O contrato d origem transio do estado de natureza para a sociedade civil (comunidade politicamente organizada, estado).

Os argumentos e as idias principais da teoria de Locke 1. Estado de natureza: a situao que existia antes de haver um estado organizado e um governo civil.

Este estado de natureza caracteriza-se por ser um estado de perfeita liberdade; um estado de igualdade; e um estado regido por um lei natural (que dada por natureza, racional e universal). Direitos decorrentes da aplicao da lei natural: i. Todas as pessoas so iguais. ii. Todas as pessoas tm o direito de ajuizar por si que aes esto ou no de acordo com a lei natural. iii. Todas as pessoas tm individualmente o direito de usar a fora para impedir que algum viole a lei natural; iv. Todas as pessoas tm direito de decidir a pena apropriada para aqueles que violam a lei natural. No estado de natureza os indivduos j gozam de direitos bsicos, nomeadamente o direito de propriedade (bens, vidas, liberdades).

2. Problemas do estado de natureza:

Existem sempre pessoas que, movidas pelo interesse, pela ganncia ou pela ignorncia, se recusam a observar a lei natural, ameaando constantemente os direitos das pessoas e a propriedade alheia. H o problema da administrao da justia (o lesado poderia aplicar uma pena demasiado excessiva, ou at no ter fora para se defender e punir a transgresso da lei natural). No existem mecanismos que obriguem ao respeito dos direitos naturais, nem para legitimamente castigar os que os violam. Em suma, a propriedade (bens, vidas e liberdades) est ameaada.

3. Contrato social / origem do governo: Justifica-se trocar o estado de natureza pela sociedade civil, porque: i. No estado de natureza a propriedade acaba por estar ameaada pelas pessoas que no cumprem a lei natural, tornando as vidas das pessoas muito instveis e inseguras. ii. S o governo pode oferecer garantia de estabilidade e proteo.

Trs vantagens do governo e da sociedade civil que faltam no estado de natureza: i. Ter uma lei estabelecida, conhecida e aceite por consentimento, que sirva de padro comum para decidir os desacordos sobre aspectos particulares da lei natural.

ii. Ter um juiz imparcial com autoridade para decidir segundo a lei, evitando que haja juzes em causa prpria. iii. Ter um poder suficiente forte para executar a lei e fazer cumprir sentenas justas. Garantir a administrao da justia e a proteo dos nossos direitos bsicos (sobretudo a propriedade) , para Locke, a funo da sociedade civil e do governo. Em suma, o estado tem origem num contrato que cada um faz com todos os outros, mediante o qual se aceita abdicar de alguma liberdade para se assegurar a conservao da propriedade.

4. Consentimento tcito:

Mesmo a ser verdade que a existncia do estado resulta em nosso benefcio, no se segue que o estado se justifique. Porque temos o direito natural liberdade, o poder poltico s pode ser exercido sobre ns com o nosso consentimento. E ainda que se possa dizer que ningum nos perguntou expressamente se aceitamos viver numa sociedade civil, Locke defende que, a partir do momento em que usufrumos das suas vantagens, estamos a dar o nosso consentimento tcito.

Objeo teoria contratualista de Locke

1. O consentimento tcito uma fico, pois: H pessoas que, apesar de estarem sujeitas a um governo, o combatem e consideram ilegtimo, pelo que tal governo no tem o consentimento tcito. Muitas pessoas nem sequer tm conscincia de terem dado qualquer acordo. Assim, no existe um consentimento livre e intencional. H pessoas cujas condies de vida no lhes permitem optar entre aceitar a autoridade do governo e mudar para um territrio onde essa autoridade no exista.

2. Os contratos podem ser injustos: O fato de o estado ter origem num contrato celebrado entre pessoas livres no suficiente para legitimar a sua autoridade, pois: H contratos que so injustos, e o prprio estado pode estar formado com base num contrato injusto.

You might also like