You are on page 1of 39

PROJETO DE MONOGRAFIA

Elaborao: Prof. Dra. Ana Cristina Fachinelli Prof. Dra. Marlene Branca Slio

Seminrios preparatrios

Ncleo de Pesquisa

Graduao

RP

JOR

PP

Linhas de pesquisa: 1.Gesto e comunicao organizacional 2. Comunicao e indstrias culturais 3. Comunicao e cultura

FO

Centro de Cincias da Comunicao

Ncleo de Pesquisa

Graduao

Coord.

Coord. monog.

Sintonia entre as linhas de pesquisas e as propostas de projetos desenvolvidas pelos acadmicos (e professores) nas quatro habilitaes.

PSGRADUA O GRADUAO
Ncleo de Pesquisa

Mestrado

RP

JOR

PP

Foto

Extenso

Cursos de especializao Cursos In company E projetos especiais

Colegiado de psgraduao

Linhas de Pesquisa

Ncleo de Pesquisa

1.Gesto e comunicao Organizacional Anlise de fundamentos da comunicao organizacional. Reflexo sobre a comunicao e as relaes intra e inter-organizacionais e delas com a sociedade. Anlise, compreenso e crtica das prticas de comunicao em ambientes organizacionais, investigando suas dimenses e interfaces com nfase em polticas, gesto, estratgia, tecnologia e cultura organizacional.
2. Comunicao e indstrias culturais Estudo das estratgias e sistemticas das indstrias culturais e de suas aes econmicas, polticas e sociais. Interpretao dos efeitos dos meios de comunicao no entorno social, de modo geral, e no pblico, de forma especfica. 3. Comunicao e cultura Estudo das apropriaes tericas e dos dispositivos da comunicao social pelos processos constituintes das relaes contemporneas. Os impactos da comunicao humana e da produo miditica por meio de seus distintos e variados suportes como elementos catalisadores de aes, interaes manifestaes culturais.

Importncia da cientificidade acadmica

Quando tomamos decises sobre o corpus da pesquisa elas precisam ser protocoladas, seguidas, defendidas e justificadas. Por que aquelas Universidades e no outras? Por que esse nmero e no outro? Qual o tipo de abordagem e qual o protocolo para a abordagem?

Uma investigao mal fundamentada ou mal processada pode anular uma pesquisa.

Matriz disciplinar do conhecimento


7

Paradigma
8

Um paradigma consiste em uma mistura de pressupostos filosficos, de modelos tericos, de conceitos-chave e de prestigiosos resultados de pesquisa isso tudo passando a constituir um universo de pensamento familiar a pesquisadores, em dado instante do desenvolvimento de uma disciplina cientfica.
(POLISTCHUCK, Ilana; TRINTA, Ramos Aluizio. Teorias da comunicao: o pensamento e a prtica da Comunicao Social. Campus, 2003, p. 56).

21/5/2011

Paradigma
9

O termo vem do grego: pardeigma: modelo, padro exemplo. Foi introduzido por T. Kuhn como conceito de cincia. Paradigmas so realizaes cientficas universalmente reconhecidas que,durante certo perodo de tempo, fornecem modelos de problemas e solues para a comunidade de praticantes da cincia; isto , o paradigma referese 21/5/2011

Paradigma
10

a modelos, padres e exemplos compartilhados por essa comunidade para a descrio, explicao e compreenso da realidade. No , portanto, uma teoria, mas antes uma estrutura que gera teorias. A aceitao e o comprometimento com tais estruturas de pensamento tornam-se assim um pr-requisito prtica cientfica.
(BAUER Ruben. Gesto da mudana: Caos e complexidade nas organizaes: Atlas, 2009
p.21).
21/5/2011

Teoria
11

Uma teoria representa de modo satisfatrio um conjunto de leis experimentais. A verdade de uma teoria est em sua validade e sua validade depende de sua capacidade de cumprir as funes s quais se destina.

(ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. Martins Fontes, 1999, P. 952-953)


21/5/2011

Ideologia
12

Abbagnano (1999, p. 533) nos diz que pode-se denominar ideologia toda crena usada para o controle dos comportamentos coletivos, entendendose o termo crena em seu significado mais amplo, como noo de compromisso da conduta, que pode ter ou no validade objetiva.
21/5/2011

Doutrina
13

O que ensina; e, por generalizao, o que se afirma ser verdadeiro em matria teolgica, filosfica ou cientfica, implicando este termos sempre a idia de um corpo de verdades organizadas, solidrias e mesmo o mais das vezes ligadas ao, no de uma assero isolada ou de pura teoria. (LALANDE, 1999, p. P. 276).
21/5/2011

Dogma
14

Doutrina reconhecida e estabelecida pela autoridade de uma Igreja (geralmente de uma das Igrejas crists) e qual os membros dessa Igreja so obrigados a aderir.

( LALANDE, Andr. Fontes, 1999, p. 273).


21/5/2011

Convulses paradigmticas
15

O racionalismo cientfico se contrape ao paradigma escolstico-tomista, que dominava o olhar sobre o mundo e sua explicao, ao final da Idade Mdia e correspondeu interpretao feita por Santo Toms de Aquino dos preceitos filosficos de Aristteles: buscando conciliar razo e f, esta subordinada ao dogmatismo cristo.
21/5/2011

Convulses paradigmticas
16

Positivismo (A. Comte - quantitativismo) http://www.youtube.com/watch?v=WJrFGrVQjf4&feature=related

Ps-positivismo (quantitativismo) Estruturalismo (Lvi-Strauss/Saussure - quantitativismo) Ps-estruturalismo (Barthes, Althusser, Foucault- estudos qualitativos) Funcionalismo (Malinowski) Idealismo (Kant)/ Realismo/Humanismo (estudos 21/5/2011 qualitativos/interpretativos)

Convulses paradigmticas
Hoje, podemos falar em trs grandes processos: Os analticos Os dialticos e os Os Hermenuticos (Paviani, 2009, p. 73) A partir deles, fazemos escolhas de mtodos e , a partir dos mtodos, escolhemos tcnicas metodolgicas. H dois fatores fundamentais na pesquisa: que a escolha metodolgica seja coerente com a escolha paradigmtica e que a tcnica metodolgica seja consoante com o mtodo.

Convulses paradigmticas
18

Fenomenologia (Hurssel - est. qualitativos) Etnografia (estudos qualitativos) http://www.youtube.com/watch?v=cRgfsh8mWA8&feature=related/ http://www.youtube.com/watch?v=e6RheeCEAIQ&feature=related

Interacionismo simblico (Mead/Blumer - est. qualitativos) Teoria dos sistemas Teoria ciberntica Complexidade
21/5/2011

Convulses paradigmticas
19

Hermenutica (estudos qualitativos)


http://www.youtube.com/watch?v=PoJXJEIBYq4&feature=related

Etnometodologia (fenomenologia + hermenutica) Garfinkel Sociologia positivista (Durkeime) x sociologia compreensiva (Dilthey/Max Weber) Interpretativismo (Geertz) (estudos culturais qualitativos)
21/5/2011

Mtodo/Paradigma
20

Complexidade (Edgar Morin) Hermenutica de profundidade (Thompson) Sociologia compreensiva (Max Weber) Dialtica histrico-estrutural

21/5/2011

Deduo x induo
21

Deduo .Se todas as premissas so verdadeiras, a concluso deve ser verdadeira. . Toda a informao ou contedo factual da concluso j estava, pelo menos implicitamente, nas premissas . Parte do geral para o especfico Todos os homens so racionais. Pedro homem. Pedro racional.
21/5/2011

Deduo x induo
22

Deduo .Se todas as premissas so verdadeiras, a concluso deve ser verdadeira . Toda a informao ou contedo factual da concluso j estava, pelo menos implicitamente, nas premissas . Parte do geral para o especfico Todos os homens so racionais. Pedro homem. Pedro racional.

Induo . Se todas as premissas so verdadeiras, a concluso provavelmente verdadeira, mas no necessariamente verdadeira. . A concluso encerra informao que no estava, nem implicitamente, nas premissas. . Parte do especfico para o geral. As organizaes A, B e C, so reacionrias, logo empresas do mesmo tipo so reacionrias.
21/5/2011

Deduo x induo
Induo . Se todas as premissas so verdadeiras, a concluso provavelmente verdadeira, mas no necessariamente verdadeira. . A concluso encerra informao que no estava, nem implicitamente, nas premissas . Parte do especfico para o geral. As organizaes A, B e C, so reacionrias, logo empresas do mesmo tipo so reacionrias.
21/5/2011
23

Estrutura do projeto

Introduo (linha de pesquisa) Problema Hipteses (quando houver) Objetivos Procedimentos metodolgicos Reviso bibliogrfica Proposta preliminar de sumrio Cronograma Referncias bibliogrficas

Estrutura do projeto
Introduo Na introduo deve-se apresentar o posicionamento do estudo proposto no quadro conceitual vigente sobre o tema. Deve-se, tambm, indicar a que linha de pesquisa do Centro o trabalho se vincula. importante indicar qual o espao identificado no contexto da discusso acadmica sobre o tema, demonstrando que o trabalho proposto pode representar uma contribuio para o avano dos estudos relativos ao tema.
A introduo deve esclarecer sobre o contexto e a relevncia do tema proposto.

Uma boa introduo conduz o leitor a ver o problema e os objetivos como uma sequncia lgica da argumentao apresentada.

Estrutura do projeto
Problema A delimitao do problema define os limites da dvida (Koche, 1997). No problema deve-se apresentar a problematizao do tema. O enunciado deve ser interrogativo e possuir mltiplas vriveis.

Estrutura do projeto
Hipteses So as possveis respostas (explicaes) ao problema.

Devem nortear todo o processo de pesquisa. O enunciado deve ser afirmativo.

Estrutura do projeto
Objetivos Define qual aspecto da problemtica apresentada anteriormente constitui o eixo central da pesquisa.

formulado em uma frase e deve ser enunciado sempre a partir de um verbo no infinitivo.

Deve ser desdobrado em objetivos especficos que esclarecem o contedo e contribuem para uma melhor organizao das etapas da pesquisa.

Estrutura do projeto
Reviso bibliogrfica Na reviso da bibliografia o pesquisador deve apresentar pesquisas anteriores sobre o tema especificamente, ou a ele relacionadas, assim como uma discusso do referencial que define o quadro terico do tema. Pode variar de acordo com o paradigma que orienta o pesquisador.

Estrutura do projeto
Procedimentos metodolgicos Nesta etapa o pesquisador define e justifica a metodologia que orienta a pesquisa assim como os pressupostos do paradigma adotado e sua adequao ao estudo proposto. Nos aspecto dos procedimentos, deve indicar as etapas de desenvolvimento do trabalho, os participantes (universo e amostragem), o instrumental de coleta e de anlise de dados, as tcnicas de anlise, cronograma... enfim, tudo que diz respeito execuo da pesquisa.

A metodologia
31

Metodologia e mtodo no so exatamente a mesma coisa. Um a forma como voc vai olhar para seu problema, o tipo de lentes que vai usar. O outro o como voc far isso. Assim, metodologicamente voc pode desenvolver uma pesquisa (entre outras):
21/5/2011

Mtodo e metodologia do trabalho


32

Exploratria ou, em oposio, baseada em uma ou mais hipteses; Com abordagem quantitativa, ou com abordagem qualitativa; De natureza terica ou de natureza emprica; Com dados levantados em fontes primrias ou fontes secundrias (e mesmo com ambas); Com anlise focada na forma, ou no contedo, ou no discurso

(linguagem), entre outras. (PESSOA, Simone, Rocco,

2005).

21/5/2011

Mtodos e tcnicas
33

Alguns mtodos e tcnicas

Estudo de caso Anlise de contedo Anlise de discurso Pesquisa-ao Grupos focais Casos de ensino Analogias e metforas

Mtodo biogrfico; Observao Participante; Mtodo Semitico; Histria oral Mapas cognitivos Mapas de associao de idias Triangulao

35

21/5/2011

Estrutura do projeto
Proposta preliminar de sumrio Estrutura preliminar dos captulos de acordo com as hipteses(se couber) e os objetivos (geral e especficos).

Estrutura do projeto
Cronograma Indica a viabilidade da proposta em relao ao tempo de execuo. Deve ser apresentado a partir das principais aes previstas no projeto.

Estrutura do projeto
Referncias bibliogrficas Lista das obras consultadas para a construo do projeto e citadas ao longo do texto. Apenas devem ser listadas as obras citadas no documento.

Referncias bibliogrficas
ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 1999.
BAUER Ruben. Gesto da mudana: Caos e complexidade nas organizaes: So Paulo: Atlas.
DIHEL, Astor Antnio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em cincias sociais aplicadas. So Paulo: Pearson, 2004.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa em Comunicao. So Paulo: Atlas, 2009.

KOCHE, Jos Carlos. Pesquisa cientfica: critrios epistemolgicos. Petrpolis: Vozes 2005.

LALANDE, Andr. Vocabulrio tcnico e crtico da Filosofia. Martins Fontes, So Paulo: 1999.
MAZZOTTI, Alda Judith Alves; GEWANDSZNAJDER Fernando. O mtodo nas cincias naturais e sociais. So Paulo:Pioneira, 1999. PAVIANI, Jayme. Epistemologia prtica. Caxias do Sul: Educs, 2009. PESSOA, Simone, Dissertao no bicho-papo. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

POLISTCHUCK, Ilana; TRINTA, Ramos Aluizio. Teorias da comunicao: o pensamento e a prtica da Comunicao Social. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
VERGARA, Sylvia Constant. Mtodos de pesquisa em Administrao. So Paulo: Atlas, 2010.

You might also like