You are on page 1of 8

JOGOS COOPERATIVOS X JOGOS COMPETITIVOS Uma perspectiva da preferncia dos alunos, entre os

jogos cooperativos e jogos competitivos.


FABIANO RODRIGUES DE CAMPOS

1. INTRODUO O indivduo desde que nasce assimila e aprende com as diversas situaes vivenciadas por ele seja em casa, na escola ou sociedade. A sociedade em si requer diferentes e variadas formas de comportamento e participao, desta forma o individuo obrigado a tomar cincia de sua posio no convvio social, tendo a necessidade de agir tanto individualmente ou em grupo. Nossa sociedade meramente competitiva e individualista, o que prevalece sempre o ganhar do outro, e muitas vezes isso significa prejudicar o outro. A cooperao pode ser uma das solues para tanto individualismo e competio. Mas ser que a competio to prejudicial assim? Ser que de certa forma ela no possui aspectos positivos? O que podemos ter certeza de que a criana quando brinca se transporta para um mundo imaginrio. Atravs do ldico a criana adquire seus valores, smbolos, habilidades, desenvolvem sua linguagem, explorando o ambiente e se inserindo em seu grupo social, segundo Winnicot (1975. p 78) afirma.

Que a brincadeira a melhor maneira da criana comunicar-se, ou seja, um instrumento que ela possui para relacionar-se com outras crianas. Brincando, a criana aprende sobre o mundo que a cerca e tem a oportunidade de procurar a melhor forma de integrar-se a esse mundo que j encontra pronto ao nascer. Portanto, o brincar facilita a assimilao da aprendizagem do aluno, tornando-a a mais significativa e concreta. Entretanto no ambiente escolar devem ser respeitados aspectos que favoream a boa formao do indivduo nos aspectos cognitivo, fsico e social. Para oferecermos um bom ambiente para essa formao devemos nos preocupar com os componentes de nossas aulas e de nossa escola, dessa forma o aluno poder adquirir uma melhor qualidade de vida. Segundo ORLICK 1989, Aqueles que se preocupam com a qualidade de vida em geral, e mais especificamente com a sade psicolgica das crianas, devem trabalhar no sentido de que seres humanos confiantes, cooperativos e felizes no se tornam uma espcie ameaada de extino. (ORLICK 1989) Apud FAUSTO, Eliana Rossetti 2001. O jogo uma atividade que desperta o interesse de todos, tanto a quem joga quanto quem v. No jogo somos capazes de sentir emoes de diversas magnitudes e sentidos, estabelecemos conexes entre a alegria e a tristeza, ansiedade e o nervosismo, o ganhar e o perder. O jogo nos toca profundamente, nos colocando em situaes diferentes, nos preparando para o novo e nos fortalecendo tambm para vida, a respeito disso BROTTO afirma que temos no jogo uma oportunidade de nos expressarmos com um todo harmonioso, um todo que nos integra virtudes e defeitos, habilidades e dificuldades, bem como as possibilidades de aprender a SER... por inteiro, podemos desfrutar da inteireza uns dos outro e descobrir o jogo como um extraordinrio campo para a descoberta de si mesmo e para o encontro com os outros. (BROTTO op.cit, p.107) apud FAUSTO, Eliana Rossetti 2001. No sentido de que a criana joga simplesmente pelo prazer de jogar ORLICK diz que A principio a criana joga por prazer, pelo puro prazer de jogar, pelo estmulo e pela interao positiva com outras pessoas. Vencer no importante, irrelevante: divertir-se extremamente importante. (ORLICK op.cit, p.103) Apud FAUSTO, Eliana Rossetti 2001.

Devemos ento tentar integrar as aulas de educao fsica no sentido de desenvolver as aes positivas no individuo. BROTTO pensando nesse sentido afirma que atravs dos jogos e esporte temos a oportunidade de ensinar-aprender e aperfeioar no somente gestos motores, tcnicos e tticos, nem somente, habilidades de desempenho que nos capacita para jogar melhor.isso importante e bom que seja muito bem feito. Contudo, a principal vocao da Educao Fsica e das Cincias do Esporte, neste momento, promover a co-aprendizagem e o aperfeioamento de Habilidades Humanas Essenciais, como: criatividade, confiana mutua, auto-estima, respeito, e aceitao uns pelos outros, paz-cincia, esprito de grupo, bom humor, compartilhar sucessos e fracassos e aprender a jogar uns com os outros, ao invs de uns conta os outros... para vencer juntos. (BROTTO op.cit, p.49) Apud FAUSTO, Eliana Rossetti 2001. Os jogos cooperativos so jogos cujos objetivos so para um bem comum, atravs deles podemos estimular o desenvolvimento de atitudes positivas. Falar de cooperao nos dias de hoje complicado, pois vivemos em uma sociedade competitiva e individualista. A cooperao deve ser abordada no somente nas escolas, mas deve ser abordada em todos os seguimentos da sociedade, principalmente em seu grupo social, ento porque no comearmos na escola? bvio que tudo construdo com a cooperao de todos alm de mais fcil de fazer se torna mais slido. O convvio em sociedade requer respeito, solidariedade e cooperao a fim de beneficiar a todos, principalmente porque a cada dia a nossa sociedade se torna mais competitiva, nesse sentido BROTTO afirma que viver em sociedade um exerccio de solidariedade e cooperao, destinado a gerar estados de bem-estar para todos, em nveis cada vez mais ampliados e complexos. Sendo um exerccio, carece da convivncia de atitude, valores e significados compatveis com essa aspirao de felicidade interdependente. (BROTTO op.cit, p. 29) Apud FAUSTO, Eliana Rossetti 2001. A cooperao e a competio caminham juntas e fazem parte do mesmo contexto, para BROTTO. competio e cooperao so processos sociais e valores humanos presentes no jogo, no esporte e na vida. So caractersticas que se manifestam no contexto da existncia humana e da vida em geral. Porem, no representam, nem definem e muito menos substituem, a natureza do jogo, do esporte e da vida. Somente o melhor conhecimento desse processo, pode oferecer condies para dosar competio e cooperao nos diferentes contextos nos quais se manifestam. (BROTTO op.cit, p.34) Apud FAUSTO, Eliana Rossetti 2001.

Se competimos porque vivemos numa sociedade que estimula a competio, portanto devemos tentar ensinar os jogos competitivos cooperativamente. O jogo cooperativo j vem de encontro com essa idia de ensinar cooperativamente, com seus objetivos voltados para um bem comum. Mais no podemos simplesmente esquecer os jogos competitivos. Neste trabalho faremos um estudo com a inteno de comprovar qual dos dois tipos de jogos os alunos de uma quinta srie preferem jogar, para tal trabalharemos os dois tipos de atividades nas aulas de Educao Fsica e depois aplicaremos um questionrio para delimitarmos esta informao, tentaremos definir que tipo de jogo eles preferem e porque gostam de tal tipo de jogo. 2. REVISO DE LITERATURA Neste estudo pesquisamos uma turma de 5 srie do ensino fundamental de uma escola da rede pblica do municpio de Ribeiro Cascalheira, , onde utilizamos atividades cooperativas e competitivas, com o enfoque principal de comparar os dois tipos de atividades para que os alunos pudessem verificar qual dos dois tipos de atividades eles preferem. Para compreendermos melhor o trabalho buscamos dados de alguns estudiosos para nos permitir um maior entendimento deste estudo. Primeiramente buscando definir o significado de duas palavras, competio e cooperao. O que significa cooperao: significa colaborao, ajuda, compartilhamento, trabalhar em conjunto visando um objetivo em comum, facilitando a obteno de resultados em beneficio de todos. H interesse especial quando a cooperao envolve grande nmero de cooperantes. Tentaremos agora dar um referencial da palavra cooperao, segundo o dicionrio Aurlio cooperao ;

operar ou obrar simultaneamente; trabalhar em comum; colaborar; cooperar para o bem pblico; cooperar para o trabalho em equipe. SANTOS, Caroline Matos, Hlio Santos Bga Filho, Maria Josiane de Azevedo Correia. Numa viso voltada para o objetivo deste trabalho analisamos uma viso de BROTTO sobre cooperao no que acreditamos ser a mais real, segundo ele, Cooperao: um processo onde os objetivos so comuns, e as aes so compartilhadas e os resultados so benficos a todos. BROTTO, 2002, p.27). Tentando tambm definir o significado de competio vamos analisar a definio do dicionrio Aurlio, onde define que, Competio o ato ou efeito de competir; busca simultnea por dois ou mais indivduos, de uma vantagem, uma vitria, um prmio, etc. SANTOS, Caroline Matos, Hlio Santos Bga Filho, Maria Josiane de Azevedo Correia. Em um outro contexto BROTTO define tambm a competio com sendo: Competio: um processo onde os objetivos so comuns, mutuamente exclusivos e as aes so benficas somente para alguns. (BROTTO, 1997, p 33) Apud, LOPES, 2005. Conhecendo o sentido de cada palavra podemos definir que a cooperao a competio so processos diferentes mais de certa forma tem o mesmo objetivo, tenta explicar ORLICK que A principal diferena entre cooperao e competio que no primeiro todos cooperam e ganham, eliminando-se o medo do fracasso e aumentando-se a auto-estima e a confiana em si mesmo. Ao passo que no segundo, a valorizao e o reforo so deixados ao acaso ou concedidos apenas ao vencedor, o que gera frustrao, medo e insegurana.(ORLICK 1989) Apud, LOPES, 2005. Com isso podemos ver que a competio e a cooperao so diferentes na forma em que interpretado o ato de ganhar, a forma em que se ganha, e a forma na qual se valoriza a vitria. Vamos evidenciar isso dentro do jogo, definindo este conceito. Podemos analisar duas definies de HUIZINGA onde ele d significado ao jogo. Na primeira tentando explicar o jogo como um elemento da cultura, retransmissor e ao mesmo tempo recriador, HUIZINGA coloca o jogo acima do lgico, ele o coloca como funo da cultura, do mais baixo ao mais alto grau. Poderamos consider-lo uma atividade livre, consciente mente tomada como no-seria, e exterior vida habitual, mas, ao mesmo tempo, capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total. uma atividade desligada de todo e qualquer interesse material, com a qual no se pode obter qualquer lucro, segundo uma certa ordem e certas regras. Promove a formao de grupos sociais com tendncias a rodearem-se de segredo.(HUIZINGA, 1980:16) apud KINIJNIK 2001. Nessa segunda definio tenta dar um sentido orgnico para o jogo, falando se sua forma e emoes possveis. HUIZINGA coloca que: o jogo uma atividade ou ocupao voluntria, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espao, segundo regras livremente consentidas, mais absolutamente obrigatrias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tenso e de alegria e de uma conscincia de ser diferente da vida quotidiana. (HUIZINGA, 1996:33) Apud BROTTO 2002. No jogo conseguimos sentir e experimentar emoes diferentes, tais como: a satisfao e a frustrao, por exemplo. Dessa forma HUIZINGA coloca que: o jogo lana sobre ns um feitio: fascinante , cativante . Est cheio das duas qualidades mais nobres que somos capazes de ver nas coisas: o ritmo e a harmonia.(HUIZINGA, 2000:13) apud FAUSTO, Eliana Rossetti 2001. Jean Chateau em sua obra, na tentativa de explicar o porque a criana gosta de jogar, diz que , o jogo prepara para vida sria, acredita que a criana brinca e dessa forma contribui para o seu desenvolvimento futuro:

Pelo jogo, ela (a criana) desenvolve as possibilidades que emergem da sua estrutura particular, concretiza as potencialidades virtuais que afloram sucessivamente superfcie do seu ser, assimila-as e as desenvolve, une e as combina, coordena seu ser e lhes d vigor. (CHATEAU, 1987:17) apud FREIRE 2003. Jean Piaget, PIAGET, p: 148 apud FREIRE 1997, afirma que o jogo no prepara o individuo somente para o agora, mas tambm prepara o individuo para o amanh, seja individualmente ou no convvio social lhe estabelecendo parmetros de regras. A regra uma regularidade imposta pelo grupo e de tal forma que a sua violao representa uma falta. O jogo no seu ato pode e deve ser interrompido para discusses onde os indivduos compem suas regras tratando-a como ponto fundamental para o bom andamento do jogo dando total significado a estas palavras, Piaget diz o seguinte: O divertimento especfico do jogo deixa assim de ser muscular e egocntrico para tornar-se social. (PIAGET, p: 37) apud FREIRE 1997.

Ento entendemos que desde a criao e modificao do jogo (criao das regras, seus espaos e materiais), o comportamento criativo surge contribuindo para as formaes intelectuais, culturais e sociais do aluno. Dentro do jogo existem vrios componentes dois deles so a cooperao e a competio. A competio e a cooperao fazem parte de qualquer tipo de jogo mesmo ele tendo objetivos distintos, basta para isso as atitudes de cada um, tentando explicar esta presena BROTTO evidencia que: Competio e Cooperao so processos sociais e valores presentes no jogo, no esporte e na vida. Porem, no representam, nem definem e muito menos substituem, a natureza do jogo, do esporte e da vida (BROTTO 2002: 26). Como o objetivo deste trabalho analisar a preferncia pelos jogos cooperativos ou competitivos, vamos conhecer melhor os dois tipos de jogos compartilhando o ponto de vista de Brotto, que afirma que. Os jogos cooperativos vem com a inteno de compartilhar, unir pessoas, despertar coragem para correr riscos com pouca preocupao com o fracasso e sucesso em si mesmo. Eles reforam em si mesmo e nos outros, e todos podem participar autenticamente, onde ganhar e perder so apenas referencias para o continuo aperfeioamento pessoal e coletivo.(BROTTO 1997) apud, Conexes v.3. Vejamos segundo SCHUT 1989, sua viso sobre a competio: a competio prejudicial quando h tentativa de trapacear, quando h um gasto excessivo de energia para ganhar ou, ainda, quando representa a diminuio do adversrio. (SCHUT 1989) Apud SANTOS, Caroline Matos, Hlio Santos Bga Filho, Maria Josiane de Azevedo Correia. A competio pode ser explicada ou de certa forma encontrar fundamentao na teoria de DARWIN, SOLLER 2003 coloca que. o mais apto no significa o mais forte ou mais bruto. Darwin ficou amargurado por suas teoria terem sido distorcidas para justificar negociatas, crueldades e guerras com os mais fracos. Charles Darwin afirmou claramente que para a raa humana o valor mais alto de sobrevivncia est na inteligncia, no censo moral e na cooperao social. Os jogos competitivos podem e devem ter o seu papel educacional. Esses podem contribuir para desenvolver no grupo o respeito, a solidariedade, a amizade entre outro, contudo que seja trabalhado em um ambiente bem administrado. (SOLLER 2003) Apud SANTOS, Caroline Matos, Hlio Santos Bga Filho, Maria Josiane de Azevedo Correia. Os jogos competitivos podem e so de extrema importncia para a formao social do aluno, quando trabalhado da forma correta colabora para a construo de seu intelecto, seu carter e cultura corporal. A competio no a vil deste contexto, mas sim, a forma como a maioria dos profissionais a coloca como proposta de aula, e se trabalhada de forma humanizada, sem permitir a trapaa e com aspectos positivos, com certeza a competio ter bons resultados.

3. OBJETIVOS 3.1 Geral Verificar a preferncia dos jogos cooperativos e jogos competitivos entre alunos da 5 srie do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino fundamental Maria do Socorro Luz reis do municpio de Ribeiro Cascalheira - MT. 3.2 Especficos Analisar as diferenas entre jogos cooperativos e jogos competitivos; Aplicar atividades das duas modalidades para verificar a preferncia do grupo pelos jogos cooperativos e competitivos. Verificar a adequao das atividades de acordo com a idade do grupo. 4. METODOLOGIA 4.1 Tipo de Pesquisa Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma pesquisa experimental. A pesquisa experimental um instrumento que visa a aplicao de um trabalho a fim de se avaliar os resultados, sendo estes positivos, negativos ou nenhum. Neste sentido, a pesquisa foi realizada atravs de aulas de Educao Fsica em uma turma de 5 serie, apoiada em algumas bibliografias, peridicos e artigos sobre jogos cooperativos e jogos competitivos. 4.2 Natureza das variveis Quanto natureza das variveis a pesquisa caracteriza-se como quantitativa. Pesquisa baseada na aplicao de aulas de Educao Fsica e avaliada por um questionrio informal e aplicado aos alunos da turma a fim de levantar dados (nmeros) para serem analisados e discutidos. 4.3 Local A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental da cidade de Ribeiro Cascalheira, Estado de Mato Grosso no perodo de dois meses compreendendo os meses de maro e abril de 2006. Envolveu uma turma de alunos de 5 srie do ensino fundamental, com faixa etria compreendida entre 10 a 12 anos de idade, regularmente matriculados no perodo matutino da escola. 4.4 Instrumento de Pesquisa O instrumento de pesquisa utilizado foi a aplicao de uma srie de exerccios cooperativos e depois uma srie de exerccios competitivos, antes da aplicao dos jogos cooperativos explicamos suas regras e qual era a finalidade de cada jogo, deixando-os livres na forma de atingir o objetivo em comum; para os jogos competitivos explicamos tambm as regras e o objetivo principal que era a vitria, deixando-os livres tambm para atingirem o objetivo principal, claro desde que respeitadas as regras. Depois da realizao dos jogos foi aplicado um questionrio fechado visando obter as informaes necessrias. O trabalho de levantamento dos dados foi realizado pelo prprio pesquisador. Nesse trabalho, foi adotado o questionrio fechado propiciando pertinncia ao estudo de forma a obter informaes diretas e objetivas que levaram a uma maior relevncia com relao ao seu objetivo. Para a realizao do estudo foram utilizados os seguintes materiais: Bola de meia giz Bolas de futsal. Bolas de handebol. Bolas de voleibol. Bolas de basquetebol Rede de voleibol Corda.

- Garrafas pet. - Apito. 4.5 Coleta de dados Uma vez obtida autorizao pela escola procedeu-se o incio da pesquisa. Aplicamos inicialmente as atividades cooperativas e depois as atividades competitivas. Logo aps aplicou-se o questionrio fechado, o que correspondeu ao total de 02 meses de trabalho, respeitando horrios de aula. 4.6 Atividades desenvolvidas. Foram desenvolvidas atividades cooperativas e competitivas nas aulas de Educao Fsica; as atividades foram desenvolvidas no decorrer das 02 aulas semanais num perodo de dois meses. Nas atividades propostas, os alunos tinham que respeitar as regras e os seus colegas, e agir conforme os objetivos dos dois tipos de atividades. As atividades desenvolvidas foram: Atividades cooperativas; - Multiesporte; - Voleibol cooperativo; - Queimada maluca; - Base quatro. Atividades competitivas; - Jogo de futsal; - Jogo de voleibol; - Jogo de basquetebol; - Jogo de handebol. 5. RESULTADOS E DISCUSSO Na queimada maluca o objetivo desse jogo queimar, no ser queimado e salvar os colegas. Os alunos podem salvar os colegas para que o jogo no pare. Nesse jogo podemos observar a participao, cooperao e o nvel de individualidade e competio entre os participantes. Observamos que a maioria dos alunos salvava os colegas, mas um nmero significativo de indivduos preferiram excluir os colegas no intuito de diminuir o nmero de participantes e dessa forma buscar o melhor ou vencedor, evidenciando a presena marcante da competio. No voleibol cooperativo o objetivo do jogo de marcar pontos para a equipe na qual o jogador est jogando, e assim que o ponto marcado, o jogador passa para o time contrrio. Os alunos tem a oportunidade de participar das duas equipes marcando pontos para ambas. Nesse jogo podemos observar a cooperao, a participao e a interao scio-afetiva. Observamos que a maioria dos alunos que marcava pontos, no queriam trocar de equipe, pois estavam querendo marcar mais pontos pela equipe na qual estavam jogando naquele momento. Notamos tambm que a motivao para a continuao da atividade acabou rapidamente, e conseqentemente o jogo terminou. No multiesporte, integrado por quatro tipos de esportes: futebol de salo, handebol, basquetebol e voleibol, o objetivo marcar pontos, cestas, gols e tambm defender as metas, com isso ocorre o aperfeioamento das habilidades motoras e a capacidade de organizarem-se em grupo. Nesse jogo podemos observar a cooperao, interao scio-afetiva e ateno. Observamos que a maioria dos alunos gostaram dessa atividade e que a cooperao esteve presente na maioria do tempo de jogo, se empenharam em marcar a maioria de pontos no se preocupando muito com o placar ou com vencedores ou perdedores, estiveram sempre motivados at o final do tempo. O base quatro uma mistura de beisebol e brincadeiras de rua, o objetivo de se salvar para marcar pontos passando por quatro bases logo aps uma rebatida de uma bola. Nesse jogo podemos observar a cooperao, organizao, interao social e nvel de competio. Observamos que mesmo as equipes estando competindo entre si, houve uma grande cooperao dos componentes das equipes, a preocupao no era s de marcar pontos para vencer, mas de auxiliar os colegas para alcanar o objetivo do jogo, que hora era marcar pontos, e hora era de queimar o componente da outra equipe para que o mesmo no marcasse tempo. No jogo de futebol de salo, basquetebol, voleibol e handebol que so considerados jogos extremamente competitivos a participao foi quase que total, ficaram de fora alguns alunos, quando perguntei porque de eles no queriam jogar me disseram que no gostavam de jogar porque no jogavam bem, no sabemos jogar direito, e completaram dizendo eles ficam brigando com a gente e no tocam pra gente. Neste caso observamos a grande presena da competio, estando os

aspectos da cooperao, organizao e interao em segundo ou terceiro plano e at mesmo inexistente. Logo depois de aplicado todas as atividades pretendidas, aplicamos o questionrio onde obtemos os seguintes resultados: quando perguntamos aos alunos se eles gostavam de jogos cooperativos, 66,67% responderam que gostavam e 33,33% que no gostavam. Quando perguntamos se eles gostavam de jogos competitivos 80% responderam que gostavam e 20% que no gostavam, o que nos leva a concluir que grande parte dos alunos gosta dos dois tipos de jogos. Veja o grfico 1 Continuando a analisar o questionrio perguntamos aos alunos o que eles achavam melhor em cada um dos tipos de jogos, para os jogos cooperativos 13,33% responderam que gostavam mais da forma de como jogado, 26,67% das regras e 60% do fato de que todos ganham. Para os jogos competitivos, 16,66% disseram que gostavam da forma como jogado, 16,66% das regras e 66,67% do fato de que sempre h vencedores, comparando neste aspecto os dados obtidos podemos dizer que grande parte dos alunos gostam de ganhar, e que a forma como jogado e as regras dos jogos ficam em segundo e terceiro plano. Quando perguntamos aos alunos com respeito facilidade de se jogar cada tipo de jogo, 20% responderam que os jogos cooperativos so mais fceis de jogar e 80% os jogos competitivos. O que nos explicita, comparando com os aspectos anteriores, que no s o fato de ganhar que importa para eles mais o fato de vencer algum ou outra equipe que os deixam mais satisfeitos, evidenciando assim a presena da competio e do prazer de vencer o outro. A questo final do questionrio era, que tipo de jogo voc prefere? Jogo cooperativo ou competitivo. 13,33% responderam que preferiam os jogos cooperativos, e 86,67% preferiam os jogos competitivos, dessa forma terminamos por concluir que a maioria quase que absoluta gostam de competir entre si, ganhar do outro ou dos outros, o que no se contrape viso imposta pela sociedade em que vivemos. 6.CONCLUSO Atravs dos jogos competitivos e jogos cooperativos, aplicados nas aulas de educao fsica, nos possvel desenvolver as capacidades e habilidades psicomotoras dos nossos alunos, podemos por meio dos jogos, motivar e incentivar prtica de atividades fsicas. Mas com relao preferncia dos alunos pelos jogos competitivos e jogos cooperativos observamos que eles gostaram dos dois tipos de jogos, mas esta preferncia est implcita na motivao de ganhar, de ganhar do outro, de vencer. Mesmo os jogos cooperativos oferecendo um jeito mais justo de jogar, propiciando chances iguais e objetivos comuns, onde todos ganham, os alunos preferem os jogos competitivos pela facilidade de se jogar e pela motivao de ganhar, de vencer o outro, mas gostaram tambm dos jogos cooperativos e at apontaram vrios pontos positivos. Em linhas gerais, os jogos cooperativos e competitivos, so de certa forma diferentes, mas ao mesmo tempo semelhantes, na forma de se abordar o jogo. Eles esto ligados pelo fato de que so atividades voltadas ao desenvolvimento dos aspectos de cooperao, interao social, capacidades e habilidades motoras nos indivduos, ambos, se no aplicados direito podem ter aspectos negativos e at mesmo nocivos, mas se trabalhados de forma correta, os dois tero na sua grande parte, ou totalidade, benefcios na formao intelecto-fisico-social do aluno e ou individuo. 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BROTTO, F.O. Jogos cooperativos: O jogo e o esporte como um exerccio de convivncia. Santos: So Paulo, 2002 FAUSTO, E. R. Se a criana aprende a competir porque no ensin-la a cooperar. 2001. Centro Universitrio de Monte Serrat UNIMONTE. FREIRE, J. B. Educao de corpo inteiro. Teoria e pratica da Educao Fsica. 4 ed. So Paulo: Scipione, 1997. FREIRE, J. B; SCAGLIA, A. J. Educao como pratica corporal, So Paulo: Scipione, 2003. KNIJNIK,J; DORFMAN. A questo do jogo: uma contribuio na discusso de contedos objetivos da educao fsica escolar. Revista brasileira de cincias e movimento.V. 9 n.2 p. 45 a 48 Braslia. abril de 2001. LOPES, J.C. Educao para convivncia e a cooperao. Conexes v.3 n 1 2005 . www.unicamp.br/fef/publicacoes/conexoes/v3n1/Educa%E7%E3o%20 para%20convivencia.pdf. acesso em 20 de julho de 2006.

SANTOS, Caroline Matos, Hlio Santos Bga Filho, Maria Josiane de Azevedo Correia. Competio versus cooperao: este o nosso dilema. http://www.mesquitaonline.com.br/artigos_mostrar.php? cod=72. acesso em 20 de junho de 2006. WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

You might also like