You are on page 1of 9

AUTOMAO INDUSTRIAL

O QUE AUTOMAO?
Desenvolvemos solues para automao industrial em industrias gerais, telecomando e telemetria para superviso e controle remotos, com desenvolvimento e fabricao de equipamentos, projetos, dimensionamentos eltricos e eletrnicos e programao de sistemas. solues nas reas de Te l e m e t r i a , A u t o m a o , I n d u s t r i a , P r e d i a l , Saneamento, Agroindstria, Energia, Segurana Eletrnica e Eficincia Energtica. Desenvolvemos solues automticas com CLP (controlador logico programvel) integrado a telemetria, com vasta linha de mdulos e solues avanadas. Agregado a estas solues, podemos oferecer sistemas supervisrios personalizados. A linha de equipamentos para Telecomando e Telemetria destaca-se pela excelente performance, ampla conectividade e elevada robustez, trazendo novos conceitos de aplicao para vrios segmentos industrias, saneamento, energia e agroindstria. Automao a aplicao de tcnicas computadorizadas ou mecnicas para diminuir o uso de mo-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robs nas linhas de produo. A automao diminui os custos e aumenta a velocidade da produo.

O QUE TELEMETRIA?
Telemetria uma tecnologia de controle e transmisso de dados que permite a medio e comunicao de informaes de interesse do operador ou desenvolvedor de sistemas a distancia, ou seja, remotamente e sem fios. Podemos automatizar e disponibilizar supervisrio remotos (GPRS ) ou locais sem fios (RF).
Av. Marechal Floriano, 143 - Gr 1206 - Centro - Rio de Janeiro Telefones: (21) 2233-2551 RAMAL 301 ou 9806-4555 e mail: tecnovendas@tecnovendas.com.br site: www.tecnovendas.com.br

REAS DE APLICAO Atuamos nas seguintes reas:

AUTOMAO PREDIAL
Nas fbricas, escritrios e residncias, monitorando o uso de energia de cada seo ou equipamentos e os fenmenos decorrentes (como a temperatura) em um ponto de controle por telemetria facilita a coordenao para o uso mais eficiente da energia. O sistema de telemetria e automao que proporciona muito mais tranquilidade, economia e segurana para condomnios residenciais e comerciais. Uma soluo inovadora que integra um controlador lgico programvel (CLP) de ltima gerao, tecnologia GPRS e uma interface web de alto desempenho, resultando no melhor sistema de telemetria e automao predial do mercado. Podemos fazer um personalizado para condomnios e administradoras, podendo integrar cobranas mensais. Podemos integrar a telemetria a sistemas inteligentes de segurana eletrnica em industrias, prdios ou residncias.

ENERGIA ELTRICA Consumo de gua, eletricidade ou gs.


Algumas fornecedoras de gua, energia eltrica ou gs, possuem contadores eletrnicos que enviam a informao do consumo para uma central que gere toda a informao recolhida, podendo assim ser efetuada a respectiva e correta faturao temporal (normalmente mensal ou bimensal). Normalmente o contador de gua, eletricidade, ou gs, eletrnico e transmite atravs de um protocolo especfico o consumo medido usando certa frequncia temporal, ou a pedido. Essa informao enviada pelo contador eletrnico enviado para um concentrador que reencaminha essa informao para um servidor do fornecedor do servio, normalmente atravs de redes de sistemas sem fios como GPRS. O fornecedor do servio pode assim efetuar uma faturao correta para o perodo temporal em causa no sendo necessria a leitura manual por parte de um tcnico nem efetuar estimativas para obter valores para faturao.

n Desenvolvimento de sistemas de superviso e controle para automao de usinas hidreltricas, nas reas de gerao e distribuio de energia. n Desenvolvimento de sistema consumo individual em prdios e condomnios. n Desenvolvimento de softwares aplicativos de CLP's e UTR's para o controle e superviso de subestaes de energia eltrica. n Automao, Monitorao de PCH's.

Av. Marechal Floriano, 143 - Gr 1206 - Centro - Rio de Janeiro Telefones: (21) 2233-2551 RAMAL 301 ou 9806-4555 e mail: tecnovendas@tecnovendas.com.br site: www.tecnovendas.com.br

AGROINDSTRIA
A maioria das atividades relacionadas ao cultivo de alimentos, dependem das condies de solo e tempo. n Sistema de irrigao inteligente n Controle climtico, humidade, ventos, reservas, etc. n Automao de Fbricas de Rao n Armazenamento e Recepo da Matria-prima; n Moagem dos produtos (individual ou conjunta); n Dosagem de Macros, micros, premix e lquidos; n Pr-mistura e mistura final dos produtos; Processamento da rao (Peletizao); n Expedio da rao (Ensaque ou Carregamento no caminho);

Automao de moinhos:
n n n n n n n n
Armazenamento e estocagem; Moagem do trigo; Limpeza e separao do trigo; Expedio para silos estocagem da Farinha; Balanas de fluxo; Ensacadeiras; Ensacadeiras Sacos Valvulados; Sistema de Dosagem de farinha e ingredientes.

SISTEMAS DE MANUFATURA
n Projeto, desenvolvimento e comissionamento de sistemas, mquinas e linhas de montagem com a utilizao de Controladores Lgicos Programveis (CLP's). n Projeto e desenvolvimento de sistemas com automao pneumtica / eletropneumtica.

PROCESSOS INDUSTRIAIS
n Desenvolvimento de Estratgias de Controle Bsico e Avanado; n Integrao de Hardware e Software n Instalao, Montagem, Interligao e Condicionamento de instrumentos e sistemas; n Sintonia de Malhas de Controle Bsicas e Avanadas, n Instrumentao convencional e inteligente; n Integrao, programao e configurao de redes Industriais.

Av. Marechal Floriano, 143 - Gr 1206 - Centro - Rio de Janeiro Telefones: (21) 2233-2551 RAMAL 301 ou 9806-4555 e mail: tecnovendas@tecnovendas.com.br site: www.tecnovendas.com.br

SANEAMENTO 1. Automao de Captao de


gua Bruta e Elevatrias de gua tratada
n n n n n n n n n n n n
Sistemas via rdio com licenciamento; Sistemas via rdio livre de licena; Sistemas via telefnica celular; Sistemas via cabo (linha fsica); Controle Acionamento bombas a distancia; Transmisso de dados como corrente, potencia, fator de potencia, horas de operao, vazo, presso, nvel etc; Controle de vazo atravs de inversores de frequncia e vlvulas proporcionais; Controle de perodo horossazonal; Sistema de escorva automatizado; Alarmes e Relatrios de Horas de Operao, nveis, vazes, etc. Prognsticos de nveis reservao; Sistema de medio de vazo de baixo custo.

3.

Automao de Elevatrias de

Esgoto
n Acionamentos em funo de nveis programveis; n Alarmes de extravasamento via celular e linha

telefnica;
n Telemetria de nveis crticos de operao em poo de

suco;
n Revezamento de bombas automatizado; n Alarmes e Relatrios de Horas de Operao, nveis,

vazes, etc;
n Sistema de escorva automatizado.

4.
n n n n

Automao de estao de

tratamento esgoto (ETE)


Controle automatizado de pH; Controle automatizado de Oxignio dissolvido; Automao de Aeradores; Revezamento automatizado de bombas elevatrias de esgoto; n Medio de vazo em calha parshall; n Concentrao de dados em centro de controle; n Sistema via rede, rdio, fibra ptica, etc.

2.
n n n n n n n n n n

Automao de estao de

tratamento de gua (ETA)


Dosagem automatizada de produtos qumicos; Controle automtico de pH's; Controle automtico coagulantes; Controle automtico de cloro residual; Lavagem de filtros automatizada; Monitorao de turbidez de gua tratada e InNatura "on-line"; Intertravamento de turbidez, cloro, vazo, etc; Desenvolvimento de estratgias de controle avanado, por exemplo, controle de pH's relacionado turbidez e vazo; Registro de vazes, nveis, presso, pH, turbidez, etc; Sistemas de superviso e controle via Internet.

Av. Marechal Floriano, 143 - Gr 1206 - Centro - Rio de Janeiro Telefones: (21) 2233-2551 RAMAL 301 ou 9806-4555 e mail: tecnovendas@tecnovendas.com.br site: www.tecnovendas.com.br

TELEMETRIA E TELECOMANDO
Solues voltadas para sistemas de superviso e controle de processos por telemetria, com a utilizao de linhas telefnicas ou privativas, sistemas via rdio e atravs de telefonia celular. Solues M2M (Machine-to-Machine, Mobile-to-Machine, Machineto-Mobile Communications). Desenvolvimento de equipamentos e sistemas para Telecomando e Telemetria: n Rdio Modem; n UTR's via rdio; n UTR's via celular; n Unidades de Monitoramento via celular e via rdio; n Telecomandos via rdio; n Telecomandos via celular.

TRATORES E CAMINHES
Controle de servios prestados online com monitoramento completo do veiculo e relkatorios de mao de obra

LOGSTICA
A telemetria uma grande aliada dos transportadores, pois as informaes relativas a conduo do veculo so transmitidas base de monitoramento. Com isso possvel identificar e corrigir hbitos dos motoristas, identificar situaes que podem expor o veculo, a carga e o prprio condutor a riscos e otimizar o desempenho de cada veculo. As principais informaes oferecidas pela telemetria so: odmetro (distncia percorrida), velocidade em pista seca ou molhada, tempo de acionamento da embreagem (p na embreagem), freadas bruscas, aceleraes bruscas, tempo de uso do veculo parado, em marcha lenta e em movimento, rotaes do motor, combustvel, temperatura do motor, falha na presso de leo e uso do freio motor para veculos de carga. Atravs da Telemetria tambm possvel gerar relatrios de uso do veculo com identificao do motorista, jornada de trabalho, tempo de conduo na faixa de rotao econmica, etc. A quantidade de informaes depende do veculo (marca, ano, modelo, etc) em que ser instalado o sistema. As informaes podem ser enviadas juntamente com a localizao via sistema de rastreamento.

Av. Marechal Floriano, 143 - Gr 1206 - Centro - Rio de Janeiro Telefones: (21) 2233-2551 RAMAL 301 ou 9806-4555 e mail: tecnovendas@tecnovendas.com.br site: www.tecnovendas.com.br

CARACTERSTICAS FSICAS E RECURSOS

So mdulos de equipamentos eletroeletrnicos que integram sistemas transceptores de dados. Tm tamanhos reduzidos, robustez para suportar ambientes industriais e caractersticas que se adequam a mltiplas aplicaes se agregados a sistemas de softwares e componentes externos (antenas, supervisrios, etc). Respeitam as normas industriais de eletricidade de baixa tenso.

Av. Marechal Floriano, 143 - Gr 1206 - Centro - Rio de Janeiro Telefones: (21) 2233-2551 RAMAL 301 ou 9806-4555 e mail: tecnovendas@tecnovendas.com.br site: www.tecnovendas.com.br

VANTAGENS

Principais vantagens para investir em automao.

1. Continuidade operacional, 2. Aumenta a segurana no trabalho, 3. Reduo de riscos ambientais, 4. Ampliao da produtividade e da qualidade 5. Melhoria da competitividade no mercado. 6. Proteo de equipamentos de produo e maior durabilidade. 7. Controle geral dos estgios de um processo de produo. 8. Rastreabilidade total da operao, ocorrncias e falhas do processo; 9. Relatrios de produo por turno, dia ou perodo selecionado; 10. Interligao dos dados do sistema de automao com a rede corporativa, disponibilizando assim as informaes para qualquer sistema de gerenciamento; 11. Diminuio de perdas ou refugos; 12. Segurana, pois substitui o homem em atividades de risco;

Av. Marechal Floriano, 143 - Gr 1206 - Centro - Rio de Janeiro Telefones: (21) 2233-2551 RAMAL 301 ou 9806-4555 e mail: tecnovendas@tecnovendas.com.br site: www.tecnovendas.com.br

SERVIOS

ENGENHARIA
n Desenvolvimento de Hardware e Software para as mais diversas aplicaes; n Dimensionamento, seleo e configurao de Sistemas de Controle de Processos; n Configurao e programao de CLP's e sistemas redundantes; n Dimensionamento, configurao e instalao de Redes Industriais; n Configurao e programao de Sistemas Supervisrios (SCADA); n Projeto, instalao, configurao e "Start-up" de sistemas de comunicao - via rdio ou linha privativa - utilizados em Telemetria; n Especificao, dimensionamento, instalao e aferio de instrumentao de variveis fundamentais e analticas; n Especificao, dimensionamento, instalao e aferio de atuadores de campo; n Integrao do "Cho-de-Fbrica" aos Sistemas Corporativos;

PAINIS E QUADROS DE COMANDO


Projeto, montagem e testes de Painis empregando Controladores Programveis, Telecomandos e UTR's.

TREINAMENTO E SUPORTE TCNICO


n Treinamentos e cursos de Controladores Programveis, sistemas de superviso e controle, inversores de freqncia, soft-starter, instrumentao industrial, redes industriais e automao pneumtica. n Treinamentos para equipes de manuteno e operao;

Av. Marechal Floriano, 143 - Gr 1206 - Centro - Rio de Janeiro Telefones: (21) 2233-2551 RAMAL 301 ou 9806-4555 e mail: tecnovendas@tecnovendas.com.br site: www.tecnovendas.com.br

INVERSORES DE FREQUNCIA SIEMENS E WEG

SIEMENS MICROMASTER
n Mesmo no mundo dos controladores, h variveis que so difceis de controlar. At que o mais poderoso de nossos inversores de frequncia entra em campo. O MICROMASTER 440 foi especialmente desenvolvido para essas aplicaes que requerem a mais ampla funcionalidade e uma maior resposta dinmica que nos casos mais comuns. O sofisticado sistema de controle vetorial garante uniformemente drive de alta qualidade, mesmo quando mudanas repentinas de carga no motor ocorrem. Entradas de resposta rpida e rampas de desacelerao permitem o movimento para posies desejadas mesmo sem o uso de um encoder. Devido a um chopper de frenagem integrado, h o funcionamento com incrvel preciso,mesmo durante a frenagem e rampas mais inclinadas. Tudo isso possivel com uma faixa de potncia de 0,12 kW (0,16 HP) indo at 250 kW (350 HP). n

Vantagens para o Cliente


IHM Interface Homem-Mquina Painis de texto simplificam a operao e o suporte mesmo em lnguas nousuais Frenagem e funcionamento dinmicos Variados tipos de controles e facilidades de frenagem Comunicativo Variadas interfaces de comunicao garantem usabilidade com as aplicaes de rede mais usuais. Caractersticas Tcnicas

APLICAES

Numerosas aplicaes em diferentes reas como: sistemas de manipulao Nossos conversores de freqncia so adequados para um nmero de materiais, indstrias txteis, surpreendente de tarefas. Seu projeto compacto e sua capacidade de elevadores, engenharia mecnica, aplicao so qualidades de toda a famlia MICROMASTER 4. Mas essas no indstrias de alimentos, lavanderias, so as nicas vantagens dos nossos conversores. H opes adicionais que podem ser utilizadas para melhorar a eficincia de energia e a compatibilidade pedreiras, centros de usinagem, eletromagntica (EMC), fornecendo tambm alta flexibilidade na operao. tabacos, ar condicionado, processos Tenso e faixas de potncia industriais, ponte rolante, compressor, 200-240 V, 10%, monofsico AC, 0.12 at 3 kW (0.16 at 4 HP) bombas, dosagem, transporte, tornos, 200-240 V, 10%, 0.12 at 45 kW (0.16 at 60 HP) bobinadeiras e bebidas. 380-480 V, 10%, 0.37 at 250 kW (0.5 at 350 HP)
500-600 V, 10%, 0.75 at 90 kW (1.0 at 125 HP) Modos de controle controle vetorial de FCC (controle vetorial da corrente de fluxo), caracterstica multiponto, V/f parametrizvel), caracterstica V/f

Av. Marechal Floriano, 143 - Gr 1206 - Centro - Rio de Janeiro Telefones: (21) 2233-2551 RAMAL 301 ou 9806-4555 e mail: tecnovendas@tecnovendas.com.br site: www.tecnovendas.com.br

You might also like