You are on page 1of 31

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

VI - FILTROS DIGITAIS FIR INTRODUO Como j foi discutido no captulo V, um filtro digital cuja sada num dado instante depende apenas da entrada nesse instante e de alguns outros valores da entrada atrasados, conhecido como filtro de resposta infinita ao impulso - FIR (finite impulse response). Tal filtro, como visto em V-1, apresenta uma equao de diferenas dada por: y(n) = a0.x(n)+a1.x(n-1)+a2.x(n-2)+ ... +aN.x(n-N)
N

(VI - 1)

y(n)=
m 0

am x ( n m )

O diagrama de blocos correspondente a este filtro est apresentado na fig. V-2(a). partir da expresso (VI-1) pode-se chegar funo de transferncia do filtro, ou seja: H(z) = Y(z)_ = a0+a1.z-1+...+aNz-N = a0.zN+a1.zN-1+...+aN X(z) zN (VI - 2)

A equao (VI-2) mostra que o nmero de plos e zeros dos filtros FIR sempre igual, e que todos os seus plos esto posicionados na origem. Vrias so as tcnicas usuais de se implementar filtros no recursivos. Sero apresentadas neste captulo as seguintes tcnicas: a) Tcnica da amostra ao impulso truncado; b) Filtros de fase linear atravs do posicionamento dos zeros. TCNICA DA AMOSTRA AO IMPULSO TRUNCADO Para se projetar um filtro FIR deve-se partir do referido filtro ideal. Como exemplo seja projetar um FPB com ganho unitrio na banda de passagem e ganho nulo na banda de rejeio, e com freqncia de corte tal que: c = /2 ou
c.T

= /2 ou

am/4

(VI - 3)

O ganho do referido filtro est apresentado na figura VI-1. Esta funo peridica em freqncia, e como j visto em ( II - 44 ): H(ej ) = H( ) =
k=-

h(n).e-j

(VI - 4)

VI - 1

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

A expresso acima representa a decomposio em Srie Exponencial de Fourier de H( ), onde h(n) representa os coeficientes da referida decomposio. Mas h(n) tambm representa as amostras do sinal no tempo. Tem-se:
c

h(n) = 1 _ 2. ou:

ej
- c

(VI - 5)

h(n) = sen ( .n/2) .n

(VI - 6)

Estes coeficientes representam a decomposio em srie de Fourier da onda quadrada que representa o FPB. As figs. VI - 1 e VI - 2 apresentam os grficos correspondentes s funes H( ) e h(n).

VI - 2

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Pode ser facilmente constatado que o filtro resultante apresenta dois problemas para a realizao fsica do mesmo, a saber: 1. apresentar um nmero infinito de termos; 2. ser no causal. Isto , como h(n) representa a resposta do filtro ao impulso ocorrendo para n=0, e h sinal na sada para tempos negativos (n<0), ento o filtro no causal, isto , fisicamente irrealizvel. Para se resolver o problema do h(n) ser finito, basta efetuar um truncamento na srie h(n), ou seja, se o truncamento for na harmnica nmero n0 da decomposio em srie de Fourier, ento os termos extremos sero h(-n0) e h(n0). Para resolver o fato de ocorrerem termos h(n) no nulos para n<0, bastaria zerar todos os h(n) anteriores a n=0. Se isto for adotado resultar uma funo h(n) no simtrica em relao a n. Como h(n) uma decomposio em srie de Fourier, j sabido que a mesma deve apresentar mdulo de h(n) simtrico em relao a n. Para garantir tal simetria para o h(n), ao invs de se zerar os n0 valores com n<0, procede-se a um deslocamento (atraso) de n0 amostras na sada do filtro. Aplicando apenas o atraso, resulta: Hd(ej )=H(ej ).e-j Da resulta:
c n0

(VI - 7)

hd(n)= 1 _ ej n.e-j 2. - c

n0

( VI - 8)

Para o caso proposto, isto , hd(n) = sen ( (n -n0)/2)_ (n -n0)

c = /2, resulta: ( VI - 9)

Supondo n0 = 10, resulta na sada do filtro, quando aplicado um impulso em n=0 sua entrada, a seqncia mostrada na fig. VI-3.

VI - 3

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Para truncar o h(n), basta se fazer: hd(n) ht(n) = 0 fora desta faixa p/ 0 n 20 ( VI - 10 )

Observe-se que o nmero de amostras de h(n) resultantes aps o truncamento : N = 2.n0 + 1 ( VI - 11 )

No caso como n0 = 10, resultou N = 21, ou seja: N = 2.10 + 1 = 21 ( VI - 12 )

Como conseqncia do atraso introduzido, a sada sofrer apenas um atraso idntico. J a conseqncia do truncamento ser uma deformao do sinal resultante na sada do filtro.

VI - 4

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

JANELAS EM FILTROS FIR Vamos definir uma seqncia no tempo, denominada janela, j(n). com uma caracterstica tal que obedea relao: ht(n) = j(n).hd(n) Neste caso, tem-se: 1 j(n) = 0 fora desta faixa p/ 0 n 20 ( VI - 14 ) ( VI - 13 )

Se vale o produto de funes no domnio do tempo discreto, como mostra (VI - 11), ento vale a convoluo no domnio da freqncia, isto : Ht(ej ) = J(ej )*Hd(ej ) ( VI - 15 )

As figs. VI - 4 (a), (b) e (c) mostram a resposta em freqncia respectivamente do filtro com atraso, da janela e do filtro com truncamento.

Hd ( )

/2

3 /2

VI - 5

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

J (e j )

FIG.VI.4(b)

Ht (e )

FIG.VI.4(c)

VI - 6

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Comparando-se as figs. VI-4 (a) e (c), pode-se verificar que como conseqncia do truncamento surgem ondulaes na banda de passagem e na banda de rejeio, alm da transio de uma banda para outra no ser mais abrupta, mas sim gradativa. Na verdade isso ocorre porque em (a) tem-se uma onda quadrada perfeita composta pelas suas infinitas harmnicas, enquanto em (c) a onda quadrada composta apenas pelas suas n0 primeiras harmnicas. Tal resposta tem relao direta com a resposta em freqncia da janela. A ondulao nas duas bandas depende dos lbulos secundrios de J(ej ), enquanto a transio menos abrupta entre as duas bandas depende da largura do lbulo principal. Portanto, para uma resposta mais prxima do ideal, deve-se procurar janelas com lbulo principal mais estreito e lbulos secundrios mais atenuados. Na prtica, tal janela no existe. O que se pode obter uma janela com lbulos secundrios mais atenuados, mas que tem como conseqncia o lbulo principal mais largo. Pode-se diminuir o efeito da largura do lbulo principal aumentando-se o nmero de pontos amostrados em h(n) truncado. A seguir so apresentadas as janelas mais comuns e as suas expresses em funo do nmero N de termos no truncados em h(n), a saber:

a) JANELA RETANGULAR 1 j(n) = 0 p/ qq. outro n p/ 0 n (N -1) ( VI - 16 )

b) JANELA TRIANGULAR (OU BARTLLET) 2.n/(N -1) p/ 0 n (N -1)/2 j(n) = 2 - 2.n/(N -1) p/ (N -1)/2 n (N -1) 0 p/ qq. outro valor de n

( VI - 17)

c) JANELA DE HANN {1 -cos[2. .n/(N -1)]}/2 j(n) = 0 p/ qq. outro n p/ 0 n (N-1) (VI - 18)

VI - 7

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

d) JANELA DE HAMMING 0,54 - 0,46.cos [2. .n/(N -1)] p/ 0 j(n) = 0 e) JANELA DE BLACKMAN 0,42 - 0,5.cos[2. .n/(N -1)]+0,08.cos[4. .n/(N -1)] p/ 0 n (N -1) ( VI - 20) 0 p/ qq. outro n p/ qq. outro n n (N -1) ( VI - 19 )

j(n) =

Janela Retangular , N= 30

VI - 8

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Resposta em Freqncia da Janela Retangular , N= 30

Janela Hanning , N= 30

VI - 9

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Resposta em Freqncia da Janela Hanning , N= 30

Janela Hamming , N= 30

VI - 10

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Resposta em Freqncia da Janela Hamming , N= 30

Janela Blackman , N= 30

VI - 11

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Resposta em Freqncia da Janela Blackman, N= 30

O tipo janela utilizado pode impedir, por exemplo, a correta identificao de componentes de um sinal em anlise espectral via Transformada de Fourier Discreta. Para um sinal do tipo v(t) = 5 cos (2000 t) + 0,015 cos (2370 t) , amostrado com taxa de 127us, o uso de janela retangular no permite identificar corretamente a componente do sinal de baixa amplitude devido s amplitudes elevadas dos lbulos secundrios. Outras janelas, por terem amplitudes dos lbulos secundrios menores, permitem a melhor identificao da componente de baixa amplitude do sinal considerado. Observando as caractersticas de cada tipo de janela, podemos escolher a mais apropriada anlise de um sinal composto por duas ou mais raias espectrais. Para a janela retangular, por exemplo, a diferena de amplitude das componentes espectrais no pode ser muito elevada devido aos destacados lbulos secundrios desta janela. Para um sinal formado por duas componentes, a diferena de amplitudes no deve ultrapassar os 13,5dB A discriminao em freqncia boa para esta janela e os sinais tem que estar separados de, no mnimo, o valor de largura de banda que de 6dB. De forma mais rigorosa, os sinais devem estar separados de no mnimo a largura do lbulo principal wo=((4*pi)/N).
VI - 12

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

As janelas que com melhor atenuao dos lbulos secundrios como a Blackman permitem uma melhor quantizao da componente de baixa amplitude no espectro. Na prtica, janelas que apresentam lbulos secundrios mais atenuados no conseguem boa discriminao em freqncia devido ao aumento da largura do lbulo principal Comparando as vrias respostas em freqncia, pode-se verificar que a janela retangular a que apresenta o lbulo principal mais estreito, enquanto que a Blackman apresenta os lbulos secundrios mais atenuados. De particular importncia a janela de Hamming , que por ter lbulos secundrios praticamente de mesma amplitude, garante ondulao praticamente constante em toda a banda passante. A tabela VI - 1 apresenta um resumo das caractersticas principais de cada janela. JANELA RETANGULAR TRIANGULAR HANN HAMMING BLACKMAN Maior pico dos lbulos secundrios (para N = 21) -13dB -25dB -31dB -41dB -57dB Largura do lbulo principal 2. 4. 4. 4. 6.
s/N s/N s/N s/N s/N

As curvas de ganho dos filtros mais comuns resultam em pulsos retangulares em funo da freqncia, cujos h(n) podem ser facilmente determinados.

SEQNCIA DE PROJETO DE UM FILTRO DIGITAL FIR De uma maneira simplificada pode-se definir o projeto como segue: a) Definir o tipo de filtro (FPB, FPA, FPF ou FEB); b) definir as freqncias de corte; c) calcular a seqncia h(n) correspondente ao filtro terico; d) definir o nmero de termos mais adequado para o especificado; e) definir o tipo de janela a ser utilizada no projeto; f) determinar a curva de resposta em freqncia resultante; g) comparar o resultado com a especificao do filtro; h) se necessrio, alterar o nmero de termos N do h(n), ou o tipo de janela para atender especificao.

VI - 13

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

EXEMPLOS DE FILTROS DIGITAIS FIR EXEMPLO 1: a) b) c) d) Seja projetar um FPB tipo FIR com N=17, Idem, para janela triangular; Idem, para janela de Hann; Idem, para janela de Hamming. c= /2 e com janela retangular;

A fig. VI - 6 mostra a curva do ganho terico do filtro sem truncamento, nem retardo. A onda quadrada do ganho apresenta perodo p=2. , o que corresponde a uma freqncia de repetio (1a harmnica) igual a 0=2. /2. = 1.

Como a decomposio em srie de Fourier, neste caso, nos leva do domnio freqncia para o domnio tempo, o espectro resultante corresponde ao sinal no tempo discreto, e a freqncia 0 resultante corresponde, na verdade, ao intervalo entre duas amostras consecutivas tendo por padro o tempo entre amostras T. O fato de 0 resultar igual a 1, significa que as raias, no tempo, esto distanciadas de T segundos.

H( )

3 /2

VI - 14

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

SOLUO Como N = 17, resulta n0 = 8. a) Filtro com janela retangular: A partir da onda quadrada da fig. VI-6, pode-se chegar decomposio em srie exponencial de Fourier, obtendo-se o resultado apresentado na tabela VI-1.

Tabela VI-1 . A-9 A-8 A-7 A-6 A-5 A-4 A-3 A-2 A-1 A0 A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 A9 . . 0,0354 0,0000 -0,0455 0,0000 0,0637 0,0000 -0,1061 0,0000 0,3183 0,5000 0,3183 0,0000 -0,1061 0,0000 0,0637 0,0000 -0,0455 0,0000 0,0354 .

Desse resultado, aplicando-se o atraso de n0=8 amostras, e truncando-se o h(n) apenas para os 17 termos aps t=0 seg. , obtm-se o resultado apresentado na tabela VI-2.

A fig. VI-7 apresenta o diagrama de blocos correspondente implementao do filtro com janela retangular, enquanto a fig. VI-8 apresenta a curva de ganho do referido filtro, onde a1=a9=-0,0455, a2=a8=0,637, a3=a7=-0,1061, a4=a6=0,3183 e a5=0,5000.

VI - 15

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Tabela VI-2

n 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

hR(n) 0,0000 -0,0455 0,0000 0,0637 0,0000 -0,1061 0,0000 0,3183 0,5000 0,3183 0,0000 -0,1061 0,0000 0,0637 0,0000 -0,0455 0,0000

x(n)
Z-1 Z-2 Z-2 Z-2 Z-1 Z-1 Z-2 Z-2 Z-1

a1 +

a2 + + +

a3 + +

a4 +

a5 + + +

a6 + +

a7 +

a8 + +

a9 +

y(n)

FIG.VI.7 Diagrama de blocos do filtro FIR do exemplo 1

VI - 16

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

FIG.VI.8 Resposta em freqncia do filtro digital da fig.VI.7 b) Filtro com janela Triangular No caso tem-se o resultado da tabela VI-3. Tabela VI-3 n 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 hR(n) 0,0000 -0,0455 0,0000 0,0637 0,0000 -0,1061 0,0000 0,3183 0,5000 0,3183 0,0000 -0,1061 0,0000 0,0637 0,0000 -0,0455 0,0000
VI - 17

jT(n) 0,0000 0,1250 0,2500 0,3750 0,5000 0,6250 0,7500 0,8750 1,0000 0,8750 0,7500 0,6250 0,5000 0,3750 0,2500 0,1250 0,0000

hT(n) 0,0000 -0,0057 0,000 0,0239 0,0000 -0,0663 0,0000 0,2785 0,5000 0,2785 0,0000 -0,0663 0,0000 0,0239 0,0000 -0,0057 0,0000

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Se na fig. VI-7 for imposto a1=a9=-0,0057, a2=a8=0,0239, a3=a7=-0,0663, a4=a6=0,2785 e a5=0,5000, a mesma corresponder ao diagrama de blocos relativo implementao do filtro com janela triangular. A fig. VI-9 apresenta a curva de ganho do mesmo filtro.

FIG.VI.9 Resposta em freqncia do filtro digital do exemplo 1-b. c) Filtro com janela de Hann No caso tem-se os resultados mostrados na tabela VI-4. Tabela VI-4 n 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 hR(n) 0,0000 -0,0455 0,0000 0,0637 0,0000 -0,1061 0,0000 0,3183 0,5000 0,3183 0,0000 -0,1061 0,0000 0,0637 0,0000 -0,0455 0,0000
VI - 18

jHN(n) 0,0000 0,0381 0,1464 0,3087 0,5000 0,6913 0,8536 0,9619 1,0000 0,9619 0,8536 0,6913 0,5000 0,3087 0,1464 0,0381 0,0000

hT(n) 0,0000 -0,0017 0,0000 0,0197 0,0000 -0,0733 0,0000 0,3062 0,5000 0,3062 0,0000 -0,0733 0,0000 0,0197 0,000015 -0,0017 0,0000

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

FIG.VI.10 Resposta em freqncia do filtro digital do exemplo 1-c. Se na fig. VI-7 for imposto a1=a9=-0,0017, a2=a8=0,0197, a3=a7=-0,0733, a4=a6=0,3062 e a5=0,5000, a mesma corresponder ao diagrama de blocos relativo implementao do filtro com janela de Hann. A fig. VI-10 apresenta a curva de ganho do mesmo filtro. d) Filtro com janela de Hamming No caso, tem-se os resultados mostrados na tabela VI-5. Tabela VI-5 n 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 hR(n) 0,0000 -0,0455 0,0000 0,0637 0,0000 -0,1061 0,0000 0,3183 0,5000 0,3183 0,0000 -0,1061 0,0000 0,0637 0,0000 -0,0455 0,0000 jHM(n) 0,0800 0,1150 0,2147 0,3640 0,5400 0,6760 0,8653 0,9650 1,0000 0,9650 0,8653 0,6760 0,5400 0,3640 0,2147 0,1150 0,0800 hT(n) 0,0000 -0,0052 0,0000 0,0232 0,0000 -0,0717 0,0000 0,3072 0,5000 0,3072 0,0000 -0,0717 0,0000 0,0232 0,0000 -0,0052 0,0000

VI - 19

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Se na fig. VI-7 for imposto a1=a9=-0,0052, a2=a8=0,0232, a3=a7=-0,0717, a4=a6=0,3072 e a5=0,5000, a mesma corresponder ao diagrama de blocos relativo implementao do filtro com janela de Hamming. A fig. VI-11 apresenta a curva de ganho do mesmo filtro.

FIG.VI.11 Resposta em freqncia do filtro digital do exemplo 1-d.

EXEMPLO 2: Seja projetar um FPF tipo FIR com N=17, retangular.

1=

/4,

2=3

/4 e com janela

A fig. VI-12 mostra o ganho do FPF terico, isto , sem truncamento e sem atraso.

H( )

FIG.VI.12

VI - 20

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Observando-se a fig. VI-12, conclui-se que se trata de uma onda quadrada com perodo igual a p= , ou seja, com freqncia de repetio (1a harmnica) igual a 0=2 / =2. Como j observado no exemplo 1, distanciadas de 2.T segundos.
0=2

significa que as raias, no tempo, esto

Se a onda quadrada correspondente ao ganho da fig. VI-12 for desenvolvida em srie exponencial de Fourier, obtm-se o resultado mostrado na tabela VI-6.

Tabela VI-6

n . . A-9 A-8 A-7 A-6 A-5 A-4 A-3 A-2 A-1 A0 A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 A9 . . .

hR(n) . . 0,0354 0,0000 -0,0455 0,0000 0,0637 0,0000 -0,1061 0,0000 0,3183 0,5000 0,3183 0,0000 -0,1061 0,0000 0,0637 0,0000 -0,0455 0,0000 0,0354 . . .

Em decorrncia do resultado obtido para os an obtidos e considerando que duas amostras consecutivas devem estar distantes 2.T segundos, obtm-se a seqncia h(n) truncada e deslocada mostrada na tabela VI-7.

VI - 21

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Tabela VI-7

N 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

hR(n) 0,0000 0,0000 0,1061 0,0000 0,0000 0,0000 -0,3183 0,0000 0,5000 0,0000 -0,3183 0,0000 0,0000 0,0000 0,1061 0,0000 0,0000

O diagrama de blocos apresentado na fig. VI-13 corresponde implementao do FPF em questo.

x(n)
Z-2 Z-4 Z-2 Z-2 Z-4

a1 + +

a2 + +

a3 + +

a4

a5 + + y(n)

FIG.VI.13 Diagrama de blocos do filtro digital do exemplo 2.

VI - 22

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

A fig. VI-14 mostra a curva de ganho resultante para o FPF do exemplo 2.

FIG.VI.14 Resposta em freqncia do filtro digital do exemplo 2.

EXERCCIOS PROPOSTOS I 1)Repetir o exerccio 2 para as demais janelas. 2) Projetar um FPA com dados idnticos aos do exemplo 1. Fazer o exerccio para os vrios tipos de janelas. 3) Projetar um FEB com dados idnticos aos do exemplo 2. Fazer o exerccio para os vrios tipos de janela. 4) Apresentar, em SIMULINK, um programa que simule o filtro do exemplo 1-c. Simular a entrada de um sinal senoidal com freqncia igual a s/8 e s/3 e determinar o ganho obtido nos dois casos. 5) Apresentar, em SIMULINK, um programa que simule o filtro do exemplo 2. Simular a entrada de um sinal senoidal com freqncia igual a s/4 e 0,45. s e determinar o ganho obtido nos dois casos.

VI - 23

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

FILTROS DE FASE LINEAR Os filtros do tipo FIR podem apresentar uma caracterstica muito importante, ou seja, o fato de poderem apresentar a sua fase variando linearmente com a freqncia. Para tanto, necessrio que: h(n) = h(N - 1 - n) ( VI - 21 )

Isto significa que deve haver uma simetria par em relao ao instante (N - 1)/2. Desta forma resultam situaes diferentes para N par e para N impar, como pode ser visto nas figs. VI-15 e VI-16, respectivamente para o caso de N=6 e N=7.

FIG.VI-15

FIG.VI-16 Para se chegar concluso dada pela equao VI-21, pode-se supor inicialmente N par, e lembrar que:
N-1

H(z) = ou

h(n).z-n
n=0

( VI - 22 )

VI - 24

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

(N/2)-1 H(z) = h(n).z-n +


n=0

N-1

h(n).z-n

( VI - 23 )

n=N/2

Isto corresponde a expressar H(z) como a soma das duas metades de h(n). Fazendo-se n=N-1-n0 para a segunda parcela de (VI-23), resulta:
(N/2)-1 0 -n n0=(N/2)-1

H(z) =
n=0

h(n).z +

h(N-1-n0).z-(N-1-n0)

( VI - 24 )

Esta expresso pode ser colocada em sua forma equivalente dada a seguir:
N/2-1 (N/2)-1 n=0

H(z) =
n=0

h(n).z-n +

h(N-1-n0).z-(N-1-n)

( VI - 25 )

Ou, partindo-se da hiptese assumida em (VI-21), resulta em:


(N/2)-1

H(z) =
n=0

h(n).[z-n+z-(N-1-n)]

( VI - 26 )

Determinando-se a resposta em freqncia, resulta:


(N/2)-1

H(e

)=

h(n).[e-j n+e-j
n=0

(N-1-n)

( VI - 27 )

O que eqivale a:
(N/2)-1

H(ej ) = e-j

(N-1)/2

.
n=0

h(n).[e-j

[n-(N-1)/2]

+e-j

[n-(N-1)/2]

( VI - 28 )

Considerando-se que: cos = (ej +e-j )/2 ( VI - 29)

Resulta:
(N/2)-1

H(e ) = e

-j (N-1)/2

.{

2.h(n).cos [n-(N-1)/2] }
n=0

( VI - 30 )

Nesta expresso, os termos da somatria so todos reais, enquanto a exponencial multiplicativa um nmero complexo com mdulo igual a um e fase proporcional freqncia. Isto significa que a fase linear por trechos, pois toda a vez que a somatria trocar de sinal, haver uma descontinuidade da fase em 180o. Para caso de se ter um N mpar, pode-se , atravs de raciocnio idntico, chegar a:
(N-1)/2

H(ej ) = e-j

(N-1)/2

.{h[(N-1)/2]+

2.h(n).cos [n-(N-1)/2] }
n=0

( VI - 31 )

O deslocamento realizado nos filtros analisados anteriormente, neste captulo, determinou filtros de fase linear. O mesmo motivo faz com que se escolha sempre um nmero mpar para a janela.
VI - 25

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Uma resposta ao impulso de um filtro de fase linear de quarto grau teria a seguinte forma: H(z) = a+b.z-1+c.z-2+b.z-3+a.z-4 Ou, o que equivalente: H(z) = a + b.z+c.z2+b.z3+a.z4 z4 ( VI - 33 ) ( VI - 32 )

Essa funo de transferncia apresenta quatro plos na origem. Quanto aos zeros devemse destacar duas importantes propriedades: 1) Se a, b e c forem reais, e se z0 for um zero de H(z), isto H(z0) = 0 ( VI - 34 )

ento z0* tambm ser um polo do polinmio. 2) Considerando os coeficientes do polinmio simtricos, ento se z0 for um zero do polinmio, 1/z0 tambm o ser. Estas propriedades permitem projetar filtros de fase linear atravs da imposio do posicionamento dos zeros.

PROJETO DE FILTROS FIR ATRAVS DO POSICIONAMENTO DOS ZEROS

Um zero posicionado sobre a circunferncia de raio unitrio, no plano Z, implica que na freqncia correspondente a esse ponto o filtro apresenta ganho igual a zero, ou seja, atenuao infinita. Desta forma, pode-se projetar um filtro concentrando zeros em determinadas regies da circunferncia. O lugar geomtrico dos zeros no plano Z para os diversos tipos de filtros so os apresentados nas figs. VI-20, VI-21, VI-22 e VI-23, que correspondem respectivamente aos filtros passa baixas, passa altas, elimina banda e passa faixa.

VI - 26

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

FIG.VI.17

FIG.VI.18

FIG.VI.19

FIG.VI.20

VI - 27

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Este mtodo interativo, uma vez que assumimos um dado posicionamento dos zeros, verificamos o resultado obtido e da, comparando com o resultado desejado, alteramos o nmero e/ou a posio dos zeros. EXEMPLO 1 - Seja projetar um FPB que rejeite freqncias acima de 1 kHz, com a freqncia de amostragem igual a 4,0 kHz. A freqncia de corte normalizada ser: c = 2. .1 kHz 4 kHz 2 fc cT f am ( VI - 35 )

Admitindo-se que o filtro deve apresentar 4 zeros localizados entre /2 e radianos os outros 4 zeros devero ocorrer entre - /2 e - radianos. Assumindo-se que os zeros estejam em 0,6 , 0,7 , 0,8 e 0,9 e nas posies correspondentes aos complexos conjugados destes, resultar o posicionamento indicado na fig. VI-24.

FIG.VI.21 Neste caso, tem-se: z1 = 1.e 6 /10 z2 = 1.e 7 /10 z3 =1.e 8 /10 z4 = 1.e 9 /10 , , , , z1* = 1.e-6 z2* = 1.e-7 z3* = 1.e-8 z4* = 1.e-9
/10 /10 /10 /10

( VI - 36 )

VI - 28

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

A funo de transferncia do filtro resultante ser: H(z) = (z-z1)(z-z1*)(z-z2)(z-z2*)(z-z3)(z-z3*)(z-z4)(z-z4*) z8 Desenvolvendo-se, pode-se chegar a: ( VI - 37)

H(z) = z-8 + 5,3138.z-7 + 14,118z-6 + 24,0189z-5 + 28,472z-4 + 24,0189z-3 + 14,118z-2 + 5,3138z-1 + 1,0000 ( VI - 38 ) Pode-se ainda ajustar o ganho do filtro na faixa de passagem. Se o filtro for implementado com a funo de transferncia dada em (VI-38), o ganho resultante, visto que o mesmo passa baixas, ser o valor de H(z), fazendo-se z=1, resultando: H(1) = 117,3734 ( VI - 39 )

Se o objetivo for obter um FPB com ganho unitrio na faixa de passagem, basta tomar um H1(z) = H(z)/117,3734. A fig. VI-22 apresenta a resposta em freqncia do filtro resultante, e a fig. VI-23, a respectiva fase.

FIG.VI.22

FIG.VI.23
VI - 29

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Este mtodo tem como caracterstica uma alta sensibilidade a erro numrico. Portanto, a preciso numrica importante para se obter um bom resultado. Outro problema deste tipo de filtro a regio de transio muito extensa e a freqncia de corte no coincidir com o valor previsto na primeira tentativa. Entretanto pode-se obter um filtro com um nmero reduzido de operaes matemticas.

COMO MINIMIZAR O ERRO NUMRICO O erro numrico ocorre devido ao fato de qualquer zero ou polo de uma equao racional depender efetivamente de todos os coeficientes da mesma. Supondo o H(z) dado a seguir: H(z) = a0+a1z-1+a2z-2+a3z-3+a4z-4+...

( VI - 40 )

Um zero z1 ser genericamente dado por:

z1=f(a0,a1,a2,a3,a4,...)

( VI - 41 )

Desta forma se existir erro de arredondamento para cada coeficiente a1, o erro de z1 poder ser elevado. Entretanto, (VI-40) foi obtido a partir de:

H(z) = (z-z1)(z-z1*)(z-z2)(z-z2*)(z-z3)(z-z3*) ...

(VI-42)

Na expresso acima os zeros so genericamente complexos conjugados. A expresso (VI42) poderia ser expressa da forma a seguir: H(z) = (z-2-2 [z1]z-1+|z1|2)(z-2-2 [z2]z-1+|z2|2+...) (VI-43)

Nesta expresso os coeficientes so reais, o que pode ser escrito como: H(z) = H1(z).H2(z).H3(z).H4(z)... ( VI - 44 )

VI - 30

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

MRIO C.F. GARROTE

Desta forma, o valor de z1 implementado uma funo apenas da preciso em que so implementados os coeficientes dos polinmios individuais A melhor maneira de se implementar um filtro digital em termos de manter a mnima sensibilidade degenerao numrica se fazer cascata de blocos de segundo grau (eventualmente, primeiro), conforme mostra a fig. VI-24.

FIG.VI.24

EXERCCIOS PROPOSTOS II 1. Projetar um FPB com sete zeros de transmisso (nmero total) eqidistantes, com os primeiros zeros em /2 e - /2. Impor ganho unitrio na banda de passagem. 2. Projetar um FPF com 10 zeros de transmisso, cinco no intervalo - /3 a /3 e outros cinco no intervalo 2 /3a 4 /3. Impor ganho unitrio na banda de passagem. 3. Projetar um FEB com 10 zeros de transmisso no intervalo /3 a 2 /3. Impor ganho unitrio na banda de passagem. Apresentar os grficos de ganho e fase dos referidos filtros.

VI - 31

You might also like