You are on page 1of 5

Toxoplasmose

A toxoplasmose uma protozoose de distribuio mundial. uma doena infecciosa, congnita ou adquirida, causada pelo protozorio Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimao e produo incluindo sunos, caprinos, aves, animais silvestres, ces, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotrmicos (bovinos, sunos, cabras, etc.). Acarreta abortos e nascimento de fetos mal formados.Toxoplasma gondii possui trs formas infectantes em seu ciclo de vida: oocisto, bradizotos contidos em cistos e taquizotos. O gato e outros feldeos, que so os hospedeiros definitivos, esto relacionados com a produo e eliminao dos oocistos (ovos) e perpetuao da doena, uma vez que somente neles ocorre a reproduo sexuada dos parasitos. Eles ingerem os cistos que esto nos tecidos dos animais homeotrmicos, principalmente dos ratos e pssaros. Aps essa ingesto passam a eliminar nas fezes por um perodo em mdia de quinze dias os oocistos no esporulados, sendo que provavelmente esta ser a unica vez durante a vida que esse gato ir eliminar os oocistos no esporulados. No ambiente, atravs de condies ideais de temperatura, presso, oxigenao e umidade os oocistos levam de 1 a 5 dias para se esporular e se tornar infectante.

Transmisso
A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da me para o feto, mas no se transmite de uma pessoa para outra apesar de que j foi constatado a transmisso por transfuso sangunea e transplante de rgos de pessoas infectadas. Seu diagnstico feito levando em conta exames clnicos e exames laboratoriais de sangue, onde sero pesquisadas imunoglobulinas como a IgM e IgG.

Toxoplasma Gondii
O Toxoplasma gondii um protozorio parasita intracelular obrigatrio do grupo dos Apicomplexa, como outros parasitas como o Plasmodium. H pouca variao entre os toxoplasmas presentes em diferentes partes do globo, podendo-se dizer que s h praticamente uma estirpe. O toxoplasma s pode reproduzir-se se as formas excretadas nas fezes dos gatos forem ingeridas por animais que os (outros) gatos caam, podendo assim infect-los. Se for ingerido por seres humanos, a sua reproduo invivel, uma vez que s no intestino dos feldeos que pode adaptar formas em que excretado.

Ciclo de Vida
O Toxoplasma gondii assume diferentes formas em diferentes estgios do seu ciclo.O ciclo inicia-se pela ingesto de cistos presentes em carne (por exemplo, de porco, rato ou coelho), pelos feldeos. A parede do cisto dissolvida por enzimas proteolticas do estmago e intestino delgado, o parasita liberado do cisto, penetra nos entercitos (clulas da mucosa intestinal) do animal e replica-se assexuadamente dando origem a vrias geraes de Toxoplasma atravs da reproduo assexuada. Aps cinco dias dessa infeco, inicia-se o processo de reproduo sexuada, em que os merozotos formados na reproduo assexuada do origem aos gametas. Os gmetas masculino (microgameta) e feminino (macrogameta), descendentes do mesmo parasita ou de dois diferentes, fundem-se dando origem ao ovo ou zigoto, que aps segregar a parede cstica d origem ao oocisto. Este expulso com as fezes dos animais aps nove dias (cada gato expulsa mais de 500 milhes de oocistos em cada defecao).

Epidemologia

Existe em todo o mundo. Mais de metade da populao, mesmo em pases desenvolvidos, tem anticorpos especficos contra o parasita, o que significa que est ou j esteve infectada (o que no significa que tenha tido a sintomatologia da doena, pode ter tido a infeco assintomtica). O ser humano infectado aps ingerir oocistos expelidos com as fezes por gatos infectados, ou ao comer carne mal cozida de um animal que tenha ingerido o parasita de fezes de feldeos (ovelhas, vacas e porcos, tal como os humanos so infectados). Levando em conta tambm, que o modo de contaminao mais comum ingerindo carne mal cozida e contaminada. importante que as mulheres grvidas faam o exame que detecta se elas so imunes a toxoplasmose.

Progresso e Sintomas

Se a infeco se der durante a gravidez, os parasitas podem atravessar a placenta e infectar o feto, o que pode levar a abortos e a malformaes em um tero dos casos, malformaes como hidrocefalia podendo tambm ocorrer neuropatias e oftalmopatias na criana como dfices neurolgicos e cegueira, mas se a infeco tiver sido antes do incio da gravidez no h qualquer perigo, mesmo que existam cistos.

Os cistos contm uma forma infectante do parasito, que o bradizoto, e em vez de se reproduzir rapidamente, formaram antes estruturas derivadas da clula que infectou, forte e resistente, cheia de liquido e onde o parasita se reproduz lentamente. Os cistos crescem e podem afetar negativamente as estruturas em que se situam, mais frequentemente msculos, o crebro, no corao ou na retina, podendo levar a alteraes neurolgicas, problemas cardacos ou cegueira, mas geralmente sem efeitos nefastos. Os cistos permanecem viveis por muitos anos, mas no se disseminam devido imunidade eficaz ganha pelo portador, inclusive contra mais oocitos que possam ser ingeridos. Se o indivduo desenvolver ou for medicado para imunodeficincia, como aps transplantes de rgos, doenas auto-imunes ou na SIDA/AIDS, as formas ativas podem ser reativadas a partir dos cistos, dando origem a problemas srios, com sintomas como exantemas (pele vermelha), pneumonia, meningoencefalite com danos no crebro e miocardite, com mortalidade alta.

Diagnstico
O diagnstico pela sorologia, ou seja, deteco dos anticorpos especficos contra o parasita, como as imunoglobulinas IgM, que s existem nas fases agudas, e IgG que est aumentada na fase crnica da doena. Na maioria dos casos no necessrio tratamento j que o sistema imunitrio geralmente resolve o problema. Na gravidez ou em imunodeprimidos usa-se espiramicina, pirimetamina e sulfadiazina, para controlar a multiplicao do Toxoplasma gondii, mas tambm deve ser fornecido ao paciente cido flnico ou levedura de cerveja, para regularizar o sistema imunolgico. Clinicamente difcil fazer o diagnstico porque os casos agudos podem levar morte ou evoluir para a forma crnica. Esta pode assemelhar a outras doenas (mononucleose, por exemplo).

Preveno
No existem exames que detectam se os gatos possuem ou no o protozorio Toxoplasma gondii. As mulheres grvidas devem evitar o contato com fezes de gatos, pois estas podem conter oocistos, no ingerir gua de origem desconhecida e sem estar fervida, nem carne crua ou mal cozida durante a gravidez. No caso dos gatos, lavar as caixas com gua, ferver freqentemente e nunca toc-las por mos sem luvas. Alimentar os gatos com comida enlatada, rao, gua fervida ou filtrada, no lhes permitir caar animais tambm reduz o risco e nunca aliment-los com carne crua ou mal passada.

CENTRO DE ESTUDOS FUNDAO SO LUCAS

TOXOPLASMOSE

Aracaju/se

Amedli Arago Rocha Curso: Patologia Clinica

Trabalho de concluso de Estgio do Curso de Patologia Clinica

You might also like