You are on page 1of 5

MONUMENTOS ARTE CEMITERIAL

(Lara Aline AC)

INCIO DA EGIPTOMIANIA NA ARQUITETURA DE TMULOS Egiptomania: apropriao e reutilizao de caractersticas da cultura egpcia antiga. Origem: Antigo Egito Origem indeterminada de sua expanso. FORMAS DE EXPANSO DE QUE SE TEM NOTCIAS: Primeiramente Europeus: em 1803, sob as ordens de Napoleo Bonaparte, construdo o cemitrio Per Lachaise em Paris, sob forte influncia da Egiptomania., espalhando-se por outras regies. Influncias no Brasil: de acordo com Margaret Marchioro Bakos, sc XVIII e XIX, vindos da frica e Amrica, (artistas, viajantes e escritores, influenciados pela cultura egpcia oriunda das navegaes no oriente) e principalmente por intermdio de D.Pedro II. Acervo brasileiro de peas egpcias: Em 1824 D.Pedro I adquire peas egpcias do italiano Fiengo. Posteriormente, j adulto, D.Pedro II torna-se egiptlogo, motivado por interesses pessoais e pelos objetos adquiridos pelo pai . Caricatura de D.PedroII. Entre 1871 e 1877, D.Pedro II viajou pela Amrica do Norte, Europa e para o Oriente, momento em que esteve no Egito em 1871 e posteriormente em 1876. Nesta ltima viagem, recebeu do Pax egpcio Quediva Smael, um sarcfago Sata da VII dinastia, hoje exposto com as muitas peas adquiridas, no Museu Nacional do Rio de Janeiro

D. Pedro II, Imperatriz D. Teresa Cristina e sua comitiva em sua primeira visita ao Egito. Foto de 1871.

A partir desse momento vrias obras realizadas no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e em So Paulo, passaram a ter fortes influncias da cultura arquitetnica egpcia, inclusive na arquitetura tumular.

TMULOS EM FORMA DE PIRMIDE


Pirmide: representa solidez, durabilidade, inacessibilidade, equilbrio entre o esprito e o intelecto. Alm de ter uma representao mstica e religiosa, as pirmides so o grande testemunho da capacidade de realizao do homem. Tipos de Pirmides: Mastaba: tmulo da Nobreza. Pirmide: tmulo destinado ao fara ( partir da III dinastia) Hipogeu: destinado pessoas do povo. MASTABA: Perodo da primeira e segunda dinastia. Tmulo subterrneo em forma de monte, composto por tijolo e lama.

Terceira dinastia: desenvolvimento da mastaba. Estrutura em degraus feita em pedra. partir da IV dinastia, a pirmide passou a ter forma pontiaguda .

Hipogeu: monumento funerrio subterrneo.

Cemitrio Municipal So Jos PONTA GROSSA PR

Considerado um dos cemitrios mais antigos de Ponta Grossa,comeou a ser utilizado em 1881. No local podem ser encontrados sepulturas de personalidades da histria de Ponta Grossa, bem como muitas obras de arte, seja na arquitetura dos mausolus ou na beleza das imagens que adornam os tmulos.

Entre os tmulos que se destacam, h o tmulo do Baro de Guarana que data de 1893 e o tmulo de Corina Portugal, de 1889.

CEMITRIO DA CONSOLAO SO PAULO


Este cemitrio um dos mais antigos de So Paulo e uma das principais referncias na arte tumular, pois abriga obras de arte feitas por escultores de renome como. Foi inaugurado em 15 de agosto de 1858 com o nome de Cemitrio Municipal tendo como objetivo evitar insalubridades e epidemias, pois os sepultamentos eram feitos nas igrejas, o que resultava em problemas de sade pblica.

TMULOS EM FORMA DE ESFINGE


Esfinge: representa vida eterna. A cabea simboliza a sabedoria e o corpo a fora. Quando as esfinges esto em volta do jazigo ou em um de seus lados, representa proteo.

REVISO:
Giane Coruja

FONTES
www.pontagrossa.pr.gov.br/cemiterio-municipal-sao-jose www.historiaimagem.com.br/edicao7setembro2008/egiptomania.pdf www.bairrodocatete.hpg.ig.com.br/dompedroii.html www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dom-pedro-ii/dom-pedro-ii-2.php www.bdtd.ufjf.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=116 www.picasaweb.google.com/agpbia/Personalidades# www.vivaocentro.org.br/noticias/arquivo/150808_a_infonline.htm www..wikipedia.org www.dominiosfantasticos.xpg.com.br/id366.htm

You might also like