You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN SETOR DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA QUMICA

TRABALHO DA DISCIPLINA DE ELETROTCNICA

PROJETO DE INSTALAO ELTRICA DE UMA RESIDNCIA

Alunos do 6 Perodo: Eduardo Fetter Roldo Henrique Vechio Rafael Kreuzberg Ferreira

Sumrio
Objetivo ......................................................................................................................................... 3 Parmetros da Planta .................................................................................................................... 3 MEMORIAL DOS CMODOS .......................................................................................................... 3 Hall ............................................................................................................................................ 3 Sala de jantar............................................................................................................................. 3 Sala de estar .............................................................................................................................. 3 Corredor principal ..................................................................................................................... 4 Escritrio ................................................................................................................................... 4 Quarto I ..................................................................................................................................... 4 Quarto II .................................................................................................................................... 4 Quarto III ................................................................................................................................... 4 Cozinha ...................................................................................................................................... 5 Banheiro Social .......................................................................................................................... 5 Banheiro privativo ..................................................................................................................... 5 Corredor de servio ................................................................................................................... 5 MEMORIAL DOS CIRCUITOS .......................................................................................................... 6 CALCULANDO A CORRENTE DE CADA CIRCUITO ........................................................................... 7 SIMBOLOGIA.................................................................................................................................. 9 CONCLUSO ................................................................................................................................ 10

Objetivo
O objetivo deste trabalho consiste na realizao de um projeto eltrico de uma residncia de rea entre 100 e 200 m 2 ,prevendo tomadas, caixa de distribuio interna com disjuntores, circuitos para chuveiro, e diversos contedos ensinados na disciplina de eletrotcnica, de modo a integrar e promover maior contato entre alunos do curso de engenharia qumica e a rea prtica da engenharia eltrica.

Parmetros da Planta
A planta residencial deve conter no mximo 200 m 2, com no mnimo trs quartos, sala, cozinha, rea de servio, banheiro social e privativo. De acordo com estes parmetros selecionou-se a planta que se encontra em anexo.

MEMORIAL DOS CMODOS


Hall
1 interruptor de 2 teclas (1 para a sala de jantar e outro para o prprio Hall); 1 lmpada incandescente de 60W

Sala de jantar
2 lmpadas fluorescente de 40W; 1 tomada convencional baixa para uso geral.

Sala de estar
1 lmpada incandescente de 100W; 5 tomadas convencionais baixas (2 ao lado do sof para conectar eletrnicos e luminrias, 3 prximas parede oposta, para TV, DVD e usos gerais); 1 interruptor com duas teclas (uma para a sala de estar e outra para a sala de jantar, que, por sua vez, opera em paralelo com o interruptor do Hall).

Corredor principal
3 lmpadas fluorescentes de 15W; 2 interruptores que operam em paralelo para acomodar os residentes, localizados em cantos opostos do corredor; 2 tomadas convencionais baixas para uso geral.

Escritrio
1 lmpada fluorescente 20W; 2 tomadas com fio terra, ambas localizadas nos fundos e para conectar eletrnicos, principalmente computadores pessoais; 1 interruptor de uma tecla.

Quarto I
1 lmpada incandescente de 100W; 4 tomadas convencionais baixas (2 ao lado da cama para carregar eletrnicos e ligar luminrias, aparelhos de som, despertadores e artigos decorativos 2 para TV, DVD e uso geral); 2 interruptores paralelos de uma tecla cada (1 na entrada do quarto e outro prximo cama, para que o residente sinta conforto e praticidade ao se deitar e apagar a luz).

Quarto II
1 lmpada incandescente de 60W; 2 tomadas convencionais baixas (1 prxima cama para conectar luminrias, despertadores e carregar eletrnicos 1 na parede para TV e usos gerais); 1 interruptor de uma tecla, prximo entrada.

Quarto III
3 tomadas convencionais baixas (1 prxima entrada 2 prximas ao local de repouso, com usos anlogos aos anteriormente mencionados); 1 lmpada incandescente de 40W; 1 interruptor de uma tecla.

Cozinha
1 lmpada fluorescente de 40W; 1 interruptor de 1 tecla; 2 tomadas convencionais mdias para conectar aparelhos diversos, como liquidificador, grill, microondas e misturador; 3 tomadas convencionais baixas (1 para o triturador de alimentos, 1 para uso geral e outra para uso geral, localizada prxima entrada); 1 tomada mdia bifsica para a geladeira.

Banheiro Social
1 lmpada fluorescente de 60W; 1 lmpada dicroica 20W na lateral do espelho; 2 interruptores (1 de uma tecla na entrada e outro de 1 tecla prximo ao espelho, ambos ligam lmpadas diferentes); 2 tomadas mdias para uso geral, como carregar eletrnicos e ligar secador de cabelo, chapinha; 1 tomada alta bifsica para o chuveiro

Banheiro privativo
1 lmpada fluorescente de 15W; 1 interruptor de uma tecla; 1 tomada mdia para usos anlogos aos anteriormente mencionados.

Corredor de servio
2 lmpadas fluorescentes de 15W; 1 interruptor de uma tecla; 2 tomadas mdias para uso de eletrnicos de limpeza, como lavadora, secadora e usos gerais.

MEMORIAL DOS CIRCUITOS


De acordo com a disposio dos cmodos na residncia, a planta foi dividida em sete circuitos descritos abaixo:

Circuito 1: pontos de luz do hall, sala de jantar, sala de estar, escritrio e corredor principal; Circuito 2: pontos de luz da cozinha, banheiro social, banheiro privativo, corredor de servio, quarto I, quarto II e quarto III; Circuito 3: circuito de tomadas de uso geral do hall, sala de jantar, sala de estar e escritrio; Circuito 4: circuito de tomadas de uso geral dos quartos I, II e III, do corredor principal, banheiro social e banheiro privativo; Circuito 5: tomadas do corredor de servio; Circuito 6: tomadas da cozinha; Circuito 7: chuveiro do banheiro social;

A partir das quantidades de tomadas, lmpadas e chuveiros presentes em cada circuito, e suas respectivas potncias, possvel determinar a potncia total em cada circuito de acordo com a equao 1:

Os valores das potncias calculadas atravs da equao 1 se encontram na tabela 1 abaixo:

Tabela 1 - Potncia de cada circuito.

Circuito 1 2 3 4 5 6 7

Tomada 8x250W 14x250W 2x250W 6x250W -

Lmpada 1x100W + 1x60W + 2x40W + 3x15W + 1x20W 2x40W + 2x60W + 3x15W + 1x100W -

Chuveiro 5500W

Potncia Total (W) 305 445 2000 3500 500 1500 5500

CALCULANDO A CORRENTE DE CADA CIRCUITO


A partir do clculo para potncia total de cada circuito possvel calcular a intensidade da corrente eltrica atravs da equao 2. Em posse deste valor, defini-se o disjuntor necessrio para cada circuito.

Os valores da intensidade de cada corrente eltrica esto descritos na tabela 2 abaixo:

Tabela 2 - Corrente de cada circuito.

Circuito 1 2 3 4 5 6 7

Tenso proposta (V)


110 110 220 220 110 110 220

Corrente (A)
2,773 4,045 9,091 15,909 4,545 1,364 25

Aps a determinao da potncia e da intensidade de corrente eltrica necessrio escolher o disjuntor mais adequado. O disjuntor trata-se de um dispositivo que funciona como um interruptor de corrente automtico para quando esta ultrapassa um valor determinado. O disjuntor capaz de suportar diversos valores de corrente que so pr definidos na compra do aparelho. A prevenindo curtos circuitos ou sobrecargas eltricas. Apesar de sua grande vantagem e disponibilidade no mercado, no existem disjuntores para todos os valores de correntes eltricas, sendo assim, a partir dos valores de corrente eltrica em cada circuito, escolhido o disjuntor de corrente que mais se aproxima de cada circuito. O disjuntor escolhido para cada circuito est representado na tabela 3: Circuito 1 2 3 4 5 6 7 Corrente (A)
2,773 4,045 9,091 15,909 4,545 1,364 25

Disjuntor (A) 10 10 10 20 10 10 25

SIMBOLOGIA
A simbologia do diagrama unifilar adotada neste trabalho encontra-se na tabela 4 abaixo:

Tabela 3 - Simbologia utilizada na planta.

a Potncia estimada (W) b Nmero do circuito c Interruptor correspondente d Interruptor simples ligado a uma lmpada qualquer e Interruptor de duas teclas simples, sendo cada tecla para a f lmpada correspondente Tomada convencional monofsica baixa Tomada convencional monofsica mdia Tomada bifsica baixa Caixa de distribuio de energia Quadro do medidor de energia Eletroduto embutido na laje Eletroduto embutido na parede Condutor de fase no interior do eletroduto Condutor de neutro no interior do eletroduto Condutor de retorno no interior do eltroduto Condutor de fio terra no interior do eletroduto

CONCLUSO
A partir da criao e determinao das instalaes eltricas de uma residncia, foi possvel a ns, estudantes de engenharia qumica, um melhor entendimento prtico e terico acerca dos princpios dos sistemas eltricos. Este conhecimento de extrema importncia visto que na quase totalidade do mercado de trabalho da engenharia qumica a engenharia eltrica est presente e atuante. reas como a engenharia eltrica e eletrnica fazem com que o engenheiro qumico torne-se um profissional mais capacitado e um cidado mais consciente. Projetos de eletrotcnica abordando a interdisciplinaridade entre as engenharias deveriam estar presentes no currculo de todo aquele que deseja estar bem preparado para o mercado de trabalho. O engenheiro qumico no pode ter a mente fechada e restrita apenas a conhecimentos de termodinmica, fenmenos de transporte ou prticas laboratoriais. Em rotina de trabalho o engenheiro qumico frequentemente ir se deparar com circuitos eltricos, motores projetados por engenheiros mecnicos, plantas desenhadas por arquitetos e engenheiros civis, e devero estar preparados para compreender e se comunicar com profissionais de outras reas. Dessa forma se tornaro pensadores mais apurados e no apenas armazenadores informaes que no se comunicam com outros conhecimentos aprendidos ao longo de sua formao. Para leigos na engenharia eltrica e eletrotcnica, como somos, a grande dificuldade consiste em prever todos os possveis utenslios que sero utilizados pelos moradores desta residncia em seu dia a dia e assim direcionar tomadas e fiao eltrica at onde sero utilizadas. Em uma cozinha, por exemplo, espao que necessita de maior ateno devido a quantidade de aparelhos eltricos, todas as tomadas para liquidificadores, refrigeradores etc. devem ser previstas para atender as necessidades, segurana e o conforto dos moradores. Vale ressaltar que em projetos industriais estas preocupaes tambm existiro, engenheiros qumicos e eltricos trabalharo juntos em busca de menores gastos energticos, materiais mais resistentes, econmicos e ecologicamente corretos, melhores layouts de equipamentos da indstria e, consequentemente, suas ligaes rede eltrica e muitos outros projetos. Focando nesse aspecto, este projeto nos coloca um passo frente daqueles que no tero a oportunidade de adquirir as informaes e a experincias adquiridas com esta interdisciplinaridade.

10

You might also like