You are on page 1of 4

Sesso n 1 Iniciao do Word Objectivos: No final desta sesso o formando dever ser capaz de reconhecer as novas capacidades do Word

e de aceder a este programa, atravs de vrias formas distintas. Novidades do Word

Formatao fcil - O Word oferece novas formas de melhorar a formatao do documento. Utilize o painel de tarefas Estilos e formatao para criar, visualizar, seleccionar, aplicar e mesmo limpar a formatao de texto. Tambm pode abrir o painel de tarefas Revelar a formatao para apresentar atributos de formatao de texto.

1. Seleccionar todo o texto com formatao semelhante 2. Limpar a formatao do texto 3. Visualizar, criar e aplicar formatao

Tambm pode verificar a consistncia da formatao ao escrever. O Word assinala as inconsistncias de formatao com sublinhados a azul. Para alm disso, pode controlar as correces automticas e colar sem ter de clicar num boto da barra de ferramentas ou abrir uma caixa de dilogo. Os botes Opes de correco automtica e Opes de colagem aparecem directamente no documento para o ajudar a aperfeioar estas tarefas.

Criar documentos juntamente com outros utilizadores - O Word tornou este procedimento ainda mais fcil para o utilizador e colegas que desejem colaborar. Utilize a barra de ferramentas Reviso aperfeioada para a colaborao em documentos. As alteraes registadas so representadas por marcaes claras e de leitura fcil que no ocultam o documento original ou afectam o respectivo esquema. A marcao apresentada enquanto as alteraes registadas so activadas e tambm como resultado de uma comparao entre duas verses de um documento.

1. Os bales mostram inseres ou eliminaes, alteraes de formatao e comentrios

O Word tambm melhorou as funcionalidades de comparar e intercalar. Para alm da integrao com alteraes registadas, os aperfeioamentos incluem maior eficcia e exactido a nvel geral, o registo de mais tipos de alteraes e a opo de criar um terceiro documento que contenha a comparao. Distribuir um documento para reviso um processo integrado completo. Quando envia um documento para reviso, o Word cria automaticamente um formulrio de pedido de reviso, activa e apresenta as ferramentas de reviso quando um revisor recebe o documento e pede para intercalar as alteraes quando a cpia revista devolvida. Pode ento utilizar as ferramentas de reviso para aceitar ou rejeitar as alteraes. Iniciar o Word Para iniciar (ou executar) o Word, pode aceder ao menu Iniciar/Programas e executar a aplicao Microsoft Word. Pode ainda fazer clique com o boto direito do rato sobre a rea de trabalho (secretria) e escolher Novo/Documento do Microsoft Word. Pode ainda recorrer barra de atalhos do Office:

Se existir um atalho para o Word no ambiente de trabalho, podemos fazer duplo-clique no cone. Principais componentes 0 ecr do Word idntico ao de qualquer outra aplicao do Windows. A primeira vez que chamarmos o programa, surgir no cran uma apresentao. Ao iniciar o Word a janela do documento que vamos produzir encontra-se automaticamente maximizada; como no lhe atribumos nenhum nome, o Word chama-lhe, provisoriamente, Documento1. Podemos reparar que a habitual seta que indica a posio do rato muda para uma barra I quando a deslocamos na rea de texto da janela do documento. 0 cursor de escrita, ou ponto de insero, encontra-se a piscar no canto superior esquerdo, indicando o local onde o texto surgir, se comearmos a escrever; o texto inserido esquerda do cursor. Os principais itens que a janela do Word apresenta so: Barra do Ttulo - nesta barra, para alm do nome da aplicao (Microsoft Word), est o nome do documento actual (que podemos editar directamente). Barra de Menus - nesta barra dispomos de diversas opes, a ver mais tarde. Podemos aceder s opes do menu a partir do apontador do rato, clicando na opo pretendida, ou atravs da combinao de teclas ALT + a letra da opo pretendida que est sublinhada.

Barra de Ferramentas - nas barras de ferramentas encontramos botes com smbolos que representam comandos de acesso directo.

Existem diversas barras de ferramentas disponveis: Rguas - Tanto a rgua vertical como a horizontal permitem-nos controlar do texto a inserir na rea de trabalho. Na rgua horizontal podemos, por exemplo, definir as margens, as tabulaes e outras marcas que facilitam o trabalho posterior. Barra de Estado - A barra de estado permite ao utilizador localizar a posio do cursor de insero (o nmero da pgina, da seco, distncia em centmetros a que o cursor est do incio da pgina, assim nmero da linha e coluna); o nmero total de pginas, assim como outras informaes. Modos de Visualizao - Os botes dos modos de visualizao permitem-nos facilmente ver o texto que estamos a escrever de diversas formas, a ver mais tarde neste manual. rea de Trabalho - a rea de trabalho o local onde o utilizador introduz o texto. a rea de branca onde est o cursor.

EXERCCIO 1) Abra o Word e identificar todos os elementos. Visualize, mostre e esconda as diversas barras de ferramentas. 2) Que dvidas surgiram?

You might also like