You are on page 1of 16

Companhia Catarinense de guas e Saneamento Concurso Pblico (edital n 001/2006)

Caderno de provas Prova: M1


Operador de ETA/ETE III

M1
Operador de ETA/ETE III
Dia: 21 de maio de 2006 Horrio: das 14 h s 18 h Durao: 4 (quatro) horas, includo o tempo para o preenchimento do carto-resposta.

Instrues
Para fazer a prova voc usar: este caderno de prova; um carto-resposta que contm o seu nome, nmero de inscrio e espao para assinatura. Verifique, no caderno de prova: se faltam folhas, se a seqncia de questes, no total de 50 (cinquenta), est correta; se h imperfeies grficas que possam causar dvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade. No permitido qualquer tipo de consulta durante a realizao da prova. Para cada questo so apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relao ao enunciado da questo. A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo permitidas perguntas aos fiscais. No destaque folhas da prova. Confira o nmero que voc obteve no ato da inscrio com o que est indicado no carto-resposta.

Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova completo e o carto-resposta devidamente preenchido e assinado. O gabarito da prova ser divulgado at 4 (quatro) horas aps a constatao do efetivo encerramento da sua realizao, no site: http://casan.fepese.ufsc.br

Operador de ETA/ETE III

Conhecimentos gerais
Lngua portuguesa
(5 questes)

(20 questes)

2. Em: Sou um homem comum brasileiro, maior, casado, reservista, e no vejo na vida, amigo, nenhum sentido, seno lutarmos juntos por um mundo melhor No texto acima, os verbos destacados esto, respectivamente, no: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Presente do indicativo e futuro do subjetivo. ) Presente do subjuntivo e futuro do presente indicativo. ) Pretrito perfeito do indicativo e pretrito mais-que-perfeito. ) Presente do subjuntivo e pretrito perfeito do indicativo. ) Pretrito mais-que-perfeito do indicativo e futuro do subjuntivo.

1. Texto: Sou um homem comum brasileiro, maior, casado, reservista, e no vejo na vida, amigo, nenhum sentido, se no lutarmos juntos por um mundo melhor. Poeta fui de rpido destino. Mas a poesia rara e no comove nem move pau-de-arara (...) Homem comum, igual a voc cruzo a avenida sob a presso do imperialismo. A sombra do latifndio mancha a paisagem, turva as guas do mar e a infncia nos volta boca, amarga, suja de lama e de fome. Mas somos muitos milhes de homens comuns E podemos formar uma muralha Com nossos corpos de sonho e margaridas. Entre as alternativas abaixo, assinale a que mais diretamente se refere ao sentido do fragmento do poema Homem Comum, de Ferreira Gullar: a. ( ) Diferente dos outros homens, o poeta usa a imaginao e o sonho para lutar contra a opresso. ) A poesia a nica fora que permitir corrigir os males do mundo, torn-lo melhor. ) O objetivo do poeta identificar-se com os outros homens para, juntos, lutarem por um mundo melhor. ) No h possibilidade de melhorar o mundo, a no ser na imaginao e nos sonhos do poeta. ) A finalidade do poeta procurar o sentido absoluto, eterno, totalizante da vida.

3. Em: Poeta fui de rpido destino. Mas a poesia rara e no comove Nem move o pau-de-arara.

Os termos em negrito so, respectivamente: a. ( b. ( c. ( ) conjuno subordinativa causal, advrbio, conjuno coordenativa alternativa. ) advrbio, conjuno subordinativa temporal, conjuno coordenativa aditiva. ) advrbio, conjuno coordenativa adversativa, conjuno coordenativa conclusiva. ) conjuno subordinativa final, advrbio, conjuno subordinativa condicional. ) conjuno coordenativa adversativa, advrbio, conjuno coordenativa aditiva.

b. ( c. (

d. ( e. (

d. (

e. (

Pgina 4

CASAN Companhia Catarinense de guas e Saneamento

4. Nas frases abaixo, assinale a alternativa em que no ocorre crase: a. b. c. d. ( ( ( ( ) ) ) ) A fora de pensar acabou adormecendo. Cheguei as dez horas. Os marinheiros j voltaram a terra. H fatos que eu no revelaria , cara a cara, a ningum. ) Ele j se dirigiu a Bahia.

Aspectos histricos e geogrficos de SC


6. Leia a noticia.

(5 questes)

Falta de gua e poluio ameaam a Terra Relatrio da ONU mostra um quadro sombrio para humanidade Nova York, EUA Quarenta por cento da populao mundial enfrentam escassez de gua e 2,2 milhes de pessoas morrem a cada ano por beberem gua contaminada; outras 3 milhes so mortas por causa da poluio provocada dentro de suas casas pela queima de lenha ou restos de colheita para cozinhar. A procura de alimentos est aumentando enquanto a produo deles diminui e metade dos grandes primatas, os animais mais prximos do homem, est beira da extino. Com dados alarmantes como esses, a Organizao das Naes Unidas (ONU) lanou ontem um relatrio salientando a necessidade de mais apoio ao desenvolvimento sustentvel em todo o mundo para diminuir a destruio e manter a segurana da Terra e seus habitantes [...].

e. (

5. Analise as construes dos perodos abaixo e marque a alternativa correta, quanto regncia verbal: I. II. III. IV. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) No obedeo o semforo a noite. Quero muito aos meus pais. O mdico assiste o doente. Assistimos o espetculo. Apenas esto incorretos os perodos II e III. Apenas esto corretos os perodos II e III. Apenas esto corretos os perodos I e IV. Apenas esto corretos os perodos II e IV. Apenas esto incorretos os perodos III e IV.

FONTE: Jornal A Noticia. Disponvel em http:// www.an.com.br/2002/ago/14/0pai.htm.

Assinale a alternativa que identifica a regio de Santa Catarina onde ocorrem os problemas mais graves de poluio das guas, causados pelo processo de explorao do carvo, afetando o abastecimento de gua potvel, a fauna e a flora. a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Regio da capital. Baas norte e sul da Ilha de Santa Catarina. ) Norte do estado. Baa de Babitonga. ) Regio sul do estado. Bacias hidrogrficas dos rios Tubaro, Ararangu e Urussanga. ) Norte do estado. Rio Cachoeira. ) Meio-oeste do estado. Bacia hidrogrfica do Rio do Peixe.

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos

Pgina 5

Operador de ETA/ETE III

7. Assinale a afirmao correta em relao s microrregies geogrficas de Santa Catarina. a. ( ) Microrregio geogrfica uma forma de diviso territorial que agrupa os municpios com caractersticas parecidas. O municpio de So Pedro de Alcntara pertence microrregio geogrfica de Tijucas. ) Microrregio geogrfica uma forma de diviso territorial que agrupa os municpios com caractersticas parecidas. O municpio de Witmarsum pertence microrregio geogrfica de So Miguel do Oeste. ) Microrregio geogrfica uma forma de diviso territorial que agrupa os municpios com caractersticas parecidas. O municpio de Anita Garibaldi pertence microrregio geogrfica de Tubaro. ) Microrregio geogrfica uma forma de diviso territorial que agrupa os municpios com caractersticas parecidas. O municpio de Turvo pertence microrregio geogrfica de Cricima. ) Microrregio geogrfica uma forma de diviso territorial que agrupa os municpios com caractersticas parecidas. O municpio de guas Mornas pertence microrregio geogrfica do Tabuleiro.

8. Assinale a afirmao verdadeira a respeito do relevo do estado de Santa Catarina. a. ( ) O estado de Santa Catarina apresenta quatro grandes unidades de relevo: a plancie litornea, a plancie costeira, os planaltos e serras do leste e o planalto ocidental. ) O estado de Santa Catarina apresenta cinco grandes unidades de relevo: a plancie litornea, a plancie costeira, os planaltos e serras do leste, as serras litorneas e o planalto ocidental. ) O estado de Santa Catarina apresenta seis grandes unidades de relevo: a plancie litornea, a plancie costeira, os planaltos e serras do leste, as serras litorneas, o planalto ocidental e o planalto litorneo. ) O estado de Santa Catarina apresenta trs grandes unidades de relevo: a plancie litornea (tambm chamada de costeira), os planaltos e serras do leste (incluindo as serras litorneas) e o planalto ocidental. ) O estado de Santa Catarina apresenta nove grandes unidades de relevo: a plancie litornea, a plancie costeira, o planalto do leste, a serra do leste, a Serra do Mar, as serras do leste, as serras litorneas e o planalto ocidental e o planalto litorneo.

b. (

b. (

c. (

c. (

d. (

d (

e. (

e. (

Pgina 6

CASAN Companhia Catarinense de guas e Saneamento

9. Leia o texto. Os paulistas que vinham ao sul caar ndios para vend-los como escravos nos mercados de So Vicente e Bahia, aos poucos foram se fixando no litoral de Santa Catarina. Assim, provavelmente em 1658, Manoel Loureno de Andrade transferiu-se com toda sua parentela, escravos e agregados.[...] No lugar onde se estabeleceu j havia uma capela [...]. Apoiado pelo governo de So Vicente, Manoel Loureno teve condies para garantir o progresso do lugar, onde fora designado capito-mor.

Matemtica

(5 questes)

11. A caixa de gua de uma casa tem capacidade de armazenamento de 2000 litros. Sabendo que ela possui base quadrada, com 1 metro de lado, assinale a alternativa que indica a altura desta caixa de gua. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 2 metros. 20 metros. 2 centmetros. 2 decmetros. 20000 centmetros.

FONTE: SANTOS, Silvio Coelho. Nova Histria de Santa Catarina. Florianpolis: Editora da UFSC, p.38.

Assinale a alternativa que corresponde vila do litoral catarinense, cuja origem descrita no texto. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) So Francisco do Sul. So Miguel. Desterro. Imbituba. Laguna.

12. Um reservatrio de gua, com base retangular, possui as seguintes medidas internas: Altura = 650 cm. Comprimento = 800 cm. Largura = 10 m. Considerando-se que o reservatrio apresenta um problema e no pode receber gua nos 3 metros superiores, assinale a alternativa que indica a capacidade disponvel para o armazenamento de gua neste reservatrio. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 280 litros. 520 m3. 280.000 dm3. 517.600 dm3. 520.000 cm3.

10. No perodo regencial da Histria do Brasil, irrompeu no Rio Grande do Sul a Revoluo Farroupilha. Um dos episdios da histria de Santa Catarina tem uma ntima relao com este movimento revolucionrio. Assinale a alternativa que identifica corretamente esse episdio. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Repblica do caf-com-leite. Repblica Juliana. Revolta dos Maragatos. Revoluo Federalista. Movimento Tenentista.

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos

Pgina 7

Operador de ETA/ETE III

13. Para encontrar o ms em que se obteve o menor valor de uma ao negociada numa bolsa de valores, em determinado ano, necessrio resolver a equao abaixo, considerando t os meses do ano analisado: 2t2 20t + 60 = 10. Assinale a alternativa que representa a soluo desta equao. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) t = 5. t = 10. t = 1. t = 6. t = 1,5.

15. Em um campeonato de basquete, um time ganhou 33 jogos dos 44 que foram disputados. Assinale a alternativa que indica o percentual de jogos que no foram ganhos. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 75 %. 33 %. 11 %. 30 %. 25 %.

Noes de informtica

(5 questes)

14. Uma construtora est executando uma obra e prev a sua realizao em quatro etapas. A tabela abaixo relaciona a frao do servio total que foi executado, aps a concluso de cada uma das trs primeiras etapas: ETAPAS Etapa 1 Frao do servio total executado
2 5

16. Assinale a alternativa que contm apenas dispositivos tpicos de entrada e sada de um computador: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Teclado, mouse, impressora, monitor de vdeo, memria ROM. ) Teclado, mouse, impressora, monitor de vdeo, modem. ) Mouse, impressora, monitor de vdeo, modem, relgio do sistema. ) Teclado, disco rgido, impressora, memria ROM, modem. ) Mouse, impressora, monitor de vdeo, memria ROM, relgio do sistema.

Etapa 2

1 3 1 5

Etapa 3

Assinale a alternativa que indica a frao do servio total de execuo da obra que deve ser realizada na etapa 4 para que a obra seja concluda.
14 . 15 4 . 13 9 . 13 1 . 15 2 . 75

a. (

b. (

c. (

d. (

e. (

Pgina 8

CASAN Companhia Catarinense de guas e Saneamento

17. So apresentados a seguir cinco botes utilizados nas barras de ferramenta padro e de formatao do Microsoft Word 2003.

19. Assinale a alternativa correta. No que se refere unidade central de processamento (UCP ou CPU), de uma maneira geral, pode-se afirmar que: a. ( ) a parte do hardware do computador onde so executados os programas do usurio e do sistema. ) a parte do computador que mantm os dados armazenados. ) a parte do computador que mantm os programas armazenados. ) a parte do computador que mantm os dados e os programas armazenados. ) o sofware do computador que executa os programas do usurio e do sistema operacional.

b. ( Os botes enumerados de 1 a 5 representam, respectivamente: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Colar; fechar; marcadores; justificar; ortografia e gramtica. ) Copiar; abrir; espaamento entre linhas; justificar; estilos de fonte. ) Colar; abrir; marcadores; justificar; estilos de fonte. ) Copiar; fechar; espaamento entre linhas; justificar; ortografia e gramtica. ) Colar; abrir; marcadores; justificar; ortografia e gramtica. c. ( d. ( e. (

20. Considere o fragmento de planilha do Microsoft Excel 2003, mostrado na figura a seguir:

18. A respeito dos botes abaixo, disponveis na barra de ferramentas padro do Microsoft Outlook 2002 ou superior, quando uma mensagem de e-mail selecionada, correto afirmar:

Se a funo =MDIA(A1:A3;B2;C1:C3) for aplicada a uma clula qualquer da planilha, no apresentada na figura, indique qual das alternativas a seguir apresenta o resultado correto. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 6. 35. 10. 5. 30.

a. ( b. (

c. (

d. (

e. (

) O boto Novo utilizado para criar um novo endereo de e-mail. ) O boto Responder abre a janela de edio de mensagens, na qual possvel editar uma resposta a ser enviada para o remetente da mensagem de e-mail selecionada. ) O boto Encaminhar utilizado para enviar um arquivo para o remetente da mensagem selecionada. ) O boto Enviar/Receber envia a mensagem selecionada para o servidor de e-mail, e recebe as respostas para esta mensagem que estiverem disponveis no servidor. ) O boto Responder a todos utilizado para responder mensagem de e-mail selecionada, enviando cpias da resposta para toda a lista de contatos do usurio.

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos

Pgina 9

Operador de ETA/ETE III

Conhecimentos especficos
21. Considerando que 1 litro de gua pesa 1 kg, um reservatrio de 1000 litros pesa: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 1200 kg. 500 kg. 1,0 t (uma tonelada). 1500 kg. 1,5 t.

(30 questes)

25. O sulfato de alumnio usado nos processos de tratamento da gua como: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Desinfetante. Redutor de PH. Oxidante. Auxiliar da coagulao. Coagulante.

22. Um reservatrio de 3000 litros cheio em 5 minutos. A vazo em litros por segundo (l/s) na alimentao do mesmo de: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 18 l/s. 25 l/s. 10 l/s. 30 l/s. 22 l/s.

26. Jar Test ou teste de jarros um mtodo utilizado para determinar: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) O PH da gua. ) As dosagens timas dos coagulantes a serem empregados. ) O indce de coliforme fecais presentes na gua. ) A turbides. ) A cor da gua.

23. A quantidade de produtos qumicos aplicados no tratamento de gua deve: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Ser constante se vazo variar ao longo do tratamento. ) Ser constante se a vazo e as caractersticas da gua forem constantes. ) Ser constante se a qualidade da gua for alterada. ) Ser sempre constante. ) Depende do tipo de ETA.

27. Como exemplo de vidraria graduada podemos citar: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Pipeta volumtrica. Proveta. Tubo de ensaio. Gral. Cadinho.

28. Em relao tcnica de pipetagem, correto afirmar: 24. O armazenamento de produtos fornecidos em embalagens de papel deve ser feito: a. ( b. c. d. e. ( ( ( ( ) Em qualquer local, independente do produto. ) Em recintos sem ventilao. ) Ao ar livre. ) Em recintos secos e ventilados. ) Fora do alcance de crianas. a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) A boca no deve ser utilizada. ) Deve-se soprar aps a liberao do lquido. ) Para pipetar solues diludas a boca deve ser utilizada. ) As pipetas graduadas de vidro so descartveis. ) A pra utilizada somente para pipetar lquidos concentrados.

Pgina 10

CASAN Companhia Catarinense de guas e Saneamento

29. A capacidade que um agente infeccioso tem de produzir doena em um hospedeiro suscetvel denominada: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Imunogenicidade. Antigenicidade. Virulncia. Patogenicidade. Infectividade.

33. O processo que visa a remoo total ou parcial de bactrias e outros microorganismo denominado de: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Aerao. Fluoretao. Filtrao. Desinfeco. Decantao.

30. Um produto qumico muito utilizado na desinfeco da gua : a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Carbonato de clcio. Hipoclorito de magnsio. Hipoclorito de sdio. Sulfato de alumnio. Cal.

34. Com relao ao lanamento de efluentes de estaes de tratamento de gua ou esgotos, podemos afirmar que: a. ( b. ( c. ( d. ( ) Sendo devidamente tratados, no oferecem qualquer risco ao meio ambiente. ) Com ou sem tratamento, no causam impacto ambiental. ) Podem ser lanados em qualquer curso dgua sem causar danos ao meio ambiente. ) Como se utiliza cloro nos processos de tratamento, no oferecem riscos ao meio ambiente. ) S devem ser lanados atravs de emissrio submarino

31. considerado mtodo fsico de esterilizao e desinfeco: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Calor mido. Pateurizao. Calor seco. Radiao. Autoclavao.

e. (

35. Captao, aduo e tratamento so: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Etapas do processo de tratamento de esgotos. ) Componentes de uma instalao predial. ) Constituintes de um sistema de abastecimento de gua. ) Partes de um sistema de drenagem. ) Componentes de uma elevatria.

32. Turbidmetro um equipamento utilizado para: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Verificar o PH. Determinar a cor. Determinar a DBO. Determinar os slidos decantveis. Determinar a turbidez.

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos

Pgina 11

Operador de ETA/ETE III

36. Num sistema de abastecimento de gua, a sigla ERAT significa: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Estao de recalque de gua tratada. Estao de recalque de gua turva. Estao de recalque de gua turbulenta. Estao de reforo de gua tratada. Estao de reforo de gua turbulenta.

40. A taxa de filtrao utilizada em filtros lentos varia geralmente entre: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 0,1 e 0,3 m/h. 0,2 e 0,4 m/h 0,1 e 0,5 m/h. 0,2 e 0,5 m/h 0,1 e 0,4 m/h.

37. A vazo afluente numa estao de tratamento de esgotos pode aumentar consideravelmente nos dias chuvosos. Este fato est relacionado a: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Ligaes clandestinas de rede de esgotos na rede pluvial. ) Facilidade de infiltrao quando a tubulao de ferro fundido. ) Ligaes clandestinas de gua pluvial na rede coletora de esgotos. ) Contribuio de esgotos que reduz consideravelmente. ) Ligaes efetuadas na rede sem autorizao.

41. A colmatao gradativa do leito filtrante tem como conseqncia: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) O aumento da perda de carga e reduo de vazo. ) O aumento da vazo e reduo da perda de carga. ) O aumento da velocidade de filtrao. ) A melhoria na qualidade da gua. ) Mais eficincia na desinfeco.

42. Cloradores so aparelhos destinados a: a. b. c. d. ( ( ( ( ) ) ) ) Dosagem de flor, na fluoretao. Dosagem da cal. Dosagem do sulfato de alumnio. Dosagem de cloro, no processo de desinfeco. ) Dosagem de coagulante.

38. Numa estao de tratamento de esgotos, a grade tem a finalidade de remover: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Slidos grados sedimentveis. Slidos grosseiros em suspenso. Materiais midos em suspenso. Somente materiais flutuantes. Substncias orgnicas dissolvidas.

e. (

43. O vertedor triangular utilizado para: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Medio da perda de carga. Medio da presso Medio de vazo. Controle da qualidade da gua. Dosar produto qumico.

39. Face a toxidez dos produtos de flor, a norma recomenda que num ambiente, cuja concentrao de fluoreto seja de 2,5 mg/m3, a permanncia contnua seja de no mximo: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 6 horas. 2 horas. 4 horas. 8 horas. 3 horas.

Pgina 12

CASAN Companhia Catarinense de guas e Saneamento

44. Numa estao de tratamento de gua so consumidos semanalmente 35 kg de Cal. Considerando que a quantidade diria no ser alterada, o consumo de cal em 30 dias ser de: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 135 kg. 200 kg. 100 kg. 140 kg. 150 kg.

48. Nas guas tratadas a freqncia diria da anlise para determinao do cloro residual deve ser: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Pela manh, tarde e a noite. Horria. S pela manh. S tarde. S noite.

49. Nas guas brutas, a freqncia de anlise de pH,cor e turbidez, deve ser: 45. Na coleta de amostra de gua para anlise bacteriolgica em uma torneira, podemos afirmar que: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) A torneira deve ser de pvc. A torneira deve ser flambada. A torneira deve ficar aberta 2 horas. Deve-se abrir e fechar a torneira vrias vezes No admissvel coleta em torneira. a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Semanal; Horria; Quinzenal; Diria. Mensal.

46. O tempo mximo decorrido entre a coleta e a anlise bacteriolgica de uma gua pouco poluda de: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 12 horas. 6 horas. 18 horas. 24 horas. 20 horas.

50. A portaria 518 de 26/03/2004 do Ministrio da Sade recomenda que em qualquer ponto do sistema de abastecimento de gua o teor mximo de cloro residual livre deve ser de: a. b. c. d. e. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 1,0 mg/L. 3,0 mg/L. 1,5 mg/L. 2,5 mg/L. 2,0 mg/L.

47. pH, cloro residual, cor,turbidez e flor, so: a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( ) Anlises laboratoriais prprias de uma ETE. ) Anlises realizadas esporadicamente numa ETA. ) Anlises laboratoriais de rotina numa ETA. ) Anlises freqentes na rede de distribuio. ) Anlises necessrias num processo de tratamento.

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos

Pgina 13

R cu n h o

as

R cu n h o

as

CASAN Companhia Catarinense de guas e Saneamento Rua Emlio Blum, n 83 88020-010 Centro Florianpolis SC

FEPESE Fundao de Estudos e Pesquisas Scio-Econmicos Campus Universitrio 88040-900 UFSC Florianpolis SC Fone/Fax: (48) 3233-0737 http://www.fepese.ufsc.br

You might also like