You are on page 1of 8

Trabalhos acadmicos: Normas da ABNT

(Observao importante: As informaes que constam nesse resumo so apenas introdutrias, esse esquema no tem a pretenso de esgotar todas as normas de publicao para trabalhos acadmicos. Para um aprofundamento no assunto, consultar os textos que serviram de referncia para essa compilao.)

1) Formato - Papel em branco, formato A4 (21 X 29,7cm). 2) Fonte Fonte (Arial) e tamanho 12 para todo o texto; Fonte (Arial) e tamanho 10 para citaes com mais de trs linhas, notas de roda p, paginao e legenda das ilustraes; Fonte (Arial) tamanho 12 para (TTULO) em maisculo e negrito; Fonte (Arial) tamanho 12 para (Subttulo) em minsculo e negrito.

3) Margens Margens esquerda, superior, direita e inferior 2,5 cm; Recuo de primeira linha do pargrafo: 1,25 cm (1 tab), a partir da margem esquerda; Recuo de pargrafo para citao com mais de trs linhas: 4 cm da margem esquerda; Alinhamento do texto: utilizar a opo Justificada do editor de texto; Alinhamento de ttulo e sees: utilizar a opo Alinhar Esquerda do editor de texto; Alinhamento de ttulo sem indicao numrica (Resumo, Abstract, Listas, Sumrio, Concluso, Referncias): utilizar a opo Centralizada do editor de texto. 4) Espaamento Espao Entrelinhas do texto: 1,5 cm O espao simples usado em: citaes de mais de trs linhas, notas de roda p, referncias, resumos, legendas, ficha catalogrfica; O espaamento entre pargrafos deve ser de 0,6 cm;

Os ttulos das sees e subttulos devem comear na parte superior da margem esquerda e separados do texto por um espao (enter).

5) Paginao A numerao colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior da folha a 2,0 cm da borda superior da folha, ficando o ltimo algarismo na borda direita da folha. A estrutura de um trabalho acadmico composta por 3 partes: Pr-textuais; Textuais e Ps-textuais. Para cada etapa existem informaes obrigatrias e opcionais. Vejamos, detalhadamente, cada uma dessas partes: a) Elementos pr-textuais correspondem aos elementos que viro ANTES do trabalho propriamente dito e so: capa, folha de rosto e sumrio (para os trabalhos realizados no Ifes campus Venda Nova do Imigrante esse elemento pode ser opcional, depende de cada professor). Capa Deve obedecer a seguinte ordem: nome da instituio, faculdade e curso; nome(s) do(s) autor(es) (em ordem alfabtica); ttulo; subttulo (se houver); local (cidade da instituio); ano da entrega.

Fonte: Arial Tamanho: 14 Entrelinhas: 1,5

Figura 1: Modelo de Capa

Folha de rosto - Deve obedecer a seguinte ordem: a) nome(s) do(s) autor(es); b) ttulo; c) subttulo (se houver); d) texto* - natureza (relatrio, tese, dissertao, trabalho de concluso de curso, monografia e outros); objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituio, faculdade, curso, rea de concentrao; nome do orientador - e) local (cidade da instituio); f) ano da entrega. * A natureza do trabalho, o objetivo da produo do trabalho, o nome da instituio a que submetido e a rea de concentrao e o nome do orientador devem ser alinhados do meio da folha para a direita em espao simples e fonte Arial tamanho 10.

Figura 2: Modelo de Folha de Rosto

Sumrio - Enumerao das principais divises, sees e captulos, na mesma ordem e grafia em que a matria apresentada no corpo do trabalho. Um exemplo pode ser observado na Figura 3 a seguir.

Figura 3: Exemplo de Sumrio

b) Elementos textuais correspondem ao CORPO do trabalho e so formados por: introduo, desenvolvimento e concluso.

Introduo - Introduo a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitao do assunto tratado de forma breve e objetiva. , geralmente, nessa parte que se contextualiza o assunto do trabalho e que se expem os objetivos. Desenvolvimento - A partir do levantamento bibliogrfico, desenvolve-se o corpo do trabalho, onde se analisa a ideia principal, destacando, formulando e discutindo hipteses. Divide-se em sees ou captulos, e concentra a maior parte do total de pginas do trabalho. Concluso - Parte final do texto onde so apresentados os resultados finais da pesquisa, correspondentes aos objetivos ou hipteses. c) Elementos ps-textuais referem-se a todas as informaes apresentadas APS o trabalho em si. Referncias - Conjuntos de elementos que permitem a identificao, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais que foram mencionados explicitamente no decorrer do trabalho. No deve constar nas referncias elementos que no foram citados no texto. As referncias devero ser apresentadas em lista ordenada alfabeticamente por autor (sistema autor-data), usar espaamento entre linhas simples e entre as referncias, 0,6 Embaixo do pargrafo e alinhados esquerda. O ttulo deve ser centralizado e sem indicativo numrico. Para Livros, Artigos, Relatrios, Monografias, Dissertaes ou Teses so obrigatrios Ttulo da obra pesquisada, autor da obra, data de publicao Editora (caso exista) so obrigatrios em cada referncia. Para Sites o obrigatrio o endereo completo e a data de acesso.

IFES INSTITUTO FEDERAL DO ESPRITO SANTO TCNICO INTEGRADO EM INFORMTICA

JOO DE OLIVEIRA MARIA JOAQUINA DA SILVA ZULMIRA TRANCOSO

A INFORMTICA APLICADA AS REAS DA ADMINISTRAO E AGROINDSTRIA

VENDA NOVA DO IMIGRANTE 2012

JOO DE OLIVEIRA MARIA JOAQUINA DA SILVA ZULMIRA TRANCOSO

A INFORMTICA APLICADA AS REAS DA ADMINISTRAO E AGROINDSTRIA

Relatrio apresentado ao Ifes campus Venda Nova do Imigrante, curso tcnico em Informtica, como requisito parcial para aprovao na disciplina Informtica Aplicada. Professor(a) Orientador(a): Jovelina Freltter.

VENDA NOVA DO IMIGRANTE 2012

REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncia e elaborao. Rio de janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento: apresentao. Rio de janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6027: informao e documentao: sumrio: apresentao. Rio de janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 12225: informao e documentao: lombada: apresentao. Rio de janeiro, 2004. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de janeiro, 2005.

You might also like