You are on page 1of 5

A tica Aplicada Psicologia do Trnsito

Escrito por Breno de Oliveira Ferreira e Hlem Soares de Meneses | Publicado em Sbado, 25 Fevereiro 2012 15:00

Fonte: A tica Aplicada Psicologia do Trnsito - Psicologia do Trnsito - Atuao - Psicologado Artigos http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologiado-transito/a-etica-aplicada-a-psicologia-do-transito#ixzz1njSyuDnQ

Introduo
O trnsito hoje, de acordo com o Ministrio da Sade, virou questo de sade pblica, por conta dos inmeros casos de acidentes envolvendo motoristas, pedestres, ciclistas, e todos aqueles que constituem o trnsito. 6% das deficincias fsicas em todo o mundo devem-se a acidentes de trnsito. No Brasil, os acidentes de trnsito so o segundo maior problema de sade pblica, perdendo apenas para a desnutrio. O pas dono de 3,3% da frota mundial de veculos, mas tambm de 5,5% do total mundial de acidentes. O nmero de acidentes fatais no Brasil, em 2007, para cada 10.000 veculos, est na proporo de 4,7%, enquanto que no Piau de 12,1%, segundo dados do DETRAN. O total de acidentes com vtima registrado no Piau no ano de 2008 foi de 3.522. Esses dados retratam uma realidade alarmante, onde nota-se necessrio encontrar as causas desses acidentes e realizar uma conscientizao com os participantes do trnsito. Para isso, a atuao do Psiclogo do Trnsito imprescindvel. A Psicologia do trnsito uma rea recente, quando comparada aos demais campos da Psicologia, e ainda tem a avaliao psicolgica como o nico reconhecimento do seu papel. Entretanto, ao psiclogo do trnsito cabe analisar o comportamento daqueles que compem o trnsito, a fim de evidenciar as causas e conseqncias desses comportamentos, e trazer possveis solues. Nesse sentido, a tica se faz presente, pois um psiclogo precisa de elementos cerceadores na construo de um perfil profissional, tendo em vista uma capacitao para lidar com o seu objeto de estudo, no caso, o trnsito. A avaliao psicolgica se utiliza desses instrumentos cerceadores, os testes. Estes abrangem todo um aparato tico e psicolgico na sua validao, preocupado com uma melhor interao biopsicossocial com o cliente.

Referencial Terico
Conceitos de Trnsito
O trnsito o conjunto de deslocamentos de pessoas e veculos nas vias pblicas, dentro de um sistema convencional de normas, que tem por fim assegurar a integridade de seus participantes (ROZESTRATEN apud PAGNO, 2004). Este mesmo autor assegura que uma definio de trnsito ser completa apenas ao incorporar os conceitos de conjunto de deslocamentos, vias pblicas, sistema convencional e finalidade. A expresso conjunto de deslocamento significa que para a perfeita caracterizao de trnsito deve haver um objetivo e certo nmero de integrantes. J o significado de vias pblicas consiste na validade apenas dos fatos a ocorridos porque eventos em espaos particulares no trnsito oficial. O componente sistema explicase pela necessidade das diversas partes interagirem conforme certas normas para que o objetivo comum, no caso a circulao, seja alcanado. Pode-se imaginar o caos resultante da ausncia de regras estabelecidas para a circulao de veculos e pessoas. Sistema convencional difere de sistema apenas por se tratar de normas acordadas, que podem variar conforme tempo e espao. Finalidade significa a garantia de integridade dos participantes para que estes alcancem suas metas sem sofrerem danos (ROZESTRATEN apud SCHWARZER, 2006). Trnsito uma disputa pelo espao fsico, que reflete uma disputa pelo tempo e pelo acesso aos equipamentos urbanos, uma negociao permanente de espao, coletiva e conflituosa. Essa negociao, dadas as caractersticas de nossa sociedade, no se d entre pessoas iguais: a disputa pelo espao tem uma base psicolgica e poltica; depende de como as pessoas se vem na sociedade e de seu acesso real ao poder. (VASCONCELOS apud PAGNO, 2004).

Psicologia do Trnsito
Segundo Rozestraten (1981), Psicologia do Trnsito o estudo cientfico do comportamento dos participantes do trnsito. Ela estuda o comportamento dos pedestres de todas as idades do motorista amador e profissional, do motoqueiro, do ciclista, e de todos os que constituem o trnsito. Este comportamento pode incluir processos de ateno, de deteco, de diferenciao e de percepo, a tomada de processamento de informaes, a memria a longo e curto prazo, a aprendizagem e o conhecimento de normas e de smbolos, a motivao, a tomada de deciso bem como uma srie de automatismos percepto-motores, de manobras rpidas e uma capacidade de reagir prontamente ao feedback, a previso de situaes em curvas, em cruzamentos e em lombadas, e tambm, uma srie de atitudes em relao aos outros usurios, aos inspetores, s normas de segurana, ao limite de velocidade, etc. O autor tambm diz que a Psicologia do Trnsito serve para conhecer toda a gama de comportamentos neste tipo de situaes, comportamentos individuais e sociais, contribuindo para um melhor conhecimento do homem. Tambm, os estudos dos diversos fatores perceptivos, cognitivos e de reao podem contribuir para melhorar por um lado a situao da estrada e da sinalizao rodoviria e urbana, e por outro lado pode aperfeioar os veculos, permitindo maior visibilidade, melhor feedback e colocao mais eficiente dos comandos. Como consequncia, a Psicologia do Transito pode contribuir para diminuir a enorme quantidade de acidentes nas estradas. Ela tambm pode dar as diretrizes educacionais, sugerindo recursos mais eficientes para o ensino. (ROZESTRATEN, 1981). Outros autores afirmam que, alm do funcionamento e da estrutura fsica do trnsito, deve-se levar em considerao quem participa dele, suas individualidades, seus interesses e sua postura perante o mundo (BEZERRA et al. apud PAGNO, 2004). Segundo o DETRAN, 2008, no Brasil,

constatou-se que 90% dos acidentes de trnsito ocorrem por responsabilidade do condutor do veculo, e em Teresina, esse nmero vai para 66,2%, sendo a falta de ateno a causa maior desse tipo de acidente. Para reduzir a quantidade de acidentes necessrio dar mais ateno qualidade dos condutores. Embora no trnsito haja outros protagonistas importantes, o nmero de condutores que so habilitados a dirigir que cresce a cada dia. Deve-se ter em mente que um condutor de veculo se sente com mais direito circulao do que um pedestre, o que os deixa mais vulnerveis a situaes de risco.

Avaliao Psicolgica e tica


Um dos maiores desafios ao trabalho do psiclogo de trnsito sempre foi a construo do perfil de bom motorista, cuja fundamentao cientfica ainda no foi alcanada, porm. A importncia de se conhecer o perfil de bom motorista estaria na possibilidade de se desenvolverem ferramentas de avaliao psicolgica em conformidade com este perfil, e que, portanto, selecionariam adequadamente os candidatos carteira de habilitao (FARINA apud SCHWARZER, 2006). Em 1941, houve a criao do primeiro Cdigo Nacional de Trnsito (CNT), onde so estabelecidos exames psicotcnicos para aspirantes a condutor profissional e para motoristas envolvidos em acidentes, mas apenas em 1953 os testes psicotcnicos se tornam obrigatrios a todos os candidatos Carteira Nacional de Habilitao (CNH). Em 1966 um novo cdigo de trnsito entra em vigor, constituindo-se em importante marco, porque viria ratificar com mais fora a obrigatoriedade da introduo dos exames psicolgicos para a obteno da carteira de habilitao em todos os Estados brasileiros. Alm disso, este Cdigo foi extremamente importante na medida em que proporcionou os conceitos de unificao e uniformidade em relao avaliao de condutores (HOFFMANN apud SCHWARZER, 2006). De acordo com a Resoluo CFP 007/2009, o candidato, independente da atividade (se utiliza o veculo automotor para atividade remunerada ou no remunerada), dever ser capaz de apresentar:
1. TOMADA DE INFORMAO 1.1. Ateno em seus diferentes tipos, como: ateno difusa / vigilncia / ateno sustentada; ateno concentrada; ateno distribuda / dividida; ateno alternada, conforme definidas pela literatura e pelos manuais de instrumentos padronizados.

1.2. Deteco, discriminao e identificao: estes aspectos fazem parte e so recursos utilizados quando se responde a um instrumento para avaliar a ateno. Porm, eles tambm devem ser aferidos por meio da entrevista, criando situaes hipotticas vivenciadas no ambiente do trnsito com a finalidade de identificar a capacidade de perceber e interpretar sinais especficos do ambiente/contexto do trnsito. 2. PROCESSAMENTO DE INFORMAO E TOMADA DE DECISO 2.1. Inteligncia: capacidade de resolver problemas novos, relacionar idias, induzir conceitos e compreender implicaes, assim como a habilidade adquirida de uma determinada cultura por meio da experincia e aprendizagem. 2.2. Memria: capacidade de registrar, reter e evocar estmulos em um curto perodo de tempo (memria em curto prazo) e capacidade de recuperar uma quantidade de informao armazenada na forma de estruturas permanentes de conhecimento (memria de longo prazo).

2.3. Orientao espacial, identificao significativa, julgamento ou juzo crtico e tomada de deciso: estes aspectos devem ser avaliados por meio de entrevista, com o objetivo de obter informaes a respeito da capacidade do indivduo situar-se no tempo e espao; de sua escala de valores para perceber e avaliar a realidade para, dessa forma, identificar quais os julgamentos que levam a atitudes seguras no trnsito. 3. COMPORTAMENTO Conjunto de reaes de um sistema dinmico em face das interaes propiciadas pelo meio. No caso do ambiente do trnsito, por meio da entrevista e situaes hipotticas devero ser aferidos comportamentos adequados s situaes no trnsito, como tempo de reao, coordenao viso e udio-motor, assim como a capacidade para perceber quando as aes no trnsito correspondem ou no a comportamentos adequados, sejam eles individuais ou coletivos.
4. TRAOS DE PERSONALIDADE Equilbrio entre os diversos aspectos de personalidade, em especial os relacionados a controle emocional, ansiedade, impulsividade e agressividade.

O resultado da aplicao pode ser enquadrado em trs categorias: apto, inapto temporariamente e inapto". Um candidato est apto quando apresentar desempenho condizente na Avaliao Psicolgica para conduo de veculo automotor na categoria pretendida. Considera-se inapto temporrio o candidato quando no apresentar desempenho condizente para a conduo de veculo automotor, porm passvel de adequao. A condio de inapto atribuda ao sujeito quando no apresentar desempenho condizente para a conduo de veculo automotor. Todo profissional tem princpios ticos importantes que norteiam suas aes, e isso no diferente com o psiclogo do trnsito. Ele deve dominar conceitos adquiridos nas Resolues e no Cdigo de tica, bem como os princpios morais ticos vivenciados no cotidiano. O Cdigo de tica deve expressar de um lado, a dinamicidade prpria da liberdade, do risco e da criao, e por outro lado, mostrar um conjunto de comportamentos que seja representativo da realidade social e cultural, com os quais o Homem convive diariamente inserido no meio ambiente em que se move. O Cdigo a expresso da identidade profissional daqueles que procuram nele, inspiraes, conselhos, normas de conduta. O cdigo uma resposta, porque encarna uma concepo da profisso, do profissional de psicologia dentro de um contexto social e poltico, e confere-lhe um selo de identidade, o cdigo que confere seriedade ao psiclogo (OLIVEIRA e CAMES, 2002). Nele se apresentam alguns artigos que devem ser focados pelo Psiclogo do Trnsito. O Artigo 1, letra C, mensura que se deve prestar servios psicolgicos de qualidade, em condies de trabalho dignas e apropriadas natureza desses servios, utilizando princpios, conhecimentos e tcnicas reconhecidamente fundamentados na cincia psicolgica, na tica e na legislao profissional. Seguindo a esse, na letra I, ressalta-se a importncia de zelar para que a comercializao, aquisio, doao, emprstimo, guarda e forma de divulgao do material privativo do psiclogo sejam feitas conforme os princpios deste Cdigo. J no Artigo 2, vedado ao Psiclogo d) acumpliciar-se com pessoas ou organizaes que exeram ou favoream o exerccio ilegal da profisso de psiclogo ou de qualquer outra atividade profissional, h) interferir na validade e fidedignidade de instrumentos e tcnicas psicolgicas, adulterar seus resultados ou fazer declaraes falsas, e o) pleitear ou receber comisses, emprstimos, doaes ou vantagens outras de qualquer espcie, alm dos honorrios contratados, assim como intermediar transaes financeiras.

O Artigo 18 diz que o psiclogo no divulgar, ensinar, ceder, emprestar ou vender a leigos instrumentos e tcnicas psicolgicas que permitam ou facilitem o exerccio ilegal da profisso.

Concluso
Esse trabalho teve como finalidade identificar os princpios ticos que norteiam o profissional de Psicologia do trnsito. Constatou-se que a tica de extrema importncia para este profissional que, dentre outros, vai lidar com testes, os quais so de uso individual do psiclogo, estando em foco seu sigilo e o respeito para com o cliente. O profissional tambm vai conviver com questes prticas do cotidiano, que iro exigir uma postura ntegra e segura das normas ticas, esteja ela dentro do Cdigo de tica do Psiclogo ou de uma tica pessoal, singular. Fazendo esse trabalho, pde-se constatar que o perito do trnsito tem responsabilidade na aprovao de futuros motoristas, e se isso for feito de uma maneira insuficiente, pode influenciar at no nmero de acidentes, direta ou indiretamente. Percebeu-se, tambm, que a funo de um perito do trnsito ainda est muito ligada a aplicao de testes. Essa idia em si insuficiente para completar o significado da Psicologia no trnsito, que abrange questes como conscientizao, avaliao, qualidade de vida, questes sociais e ambientais, dentre outros. Notou-se, por exemplo, que uma das causas para o comportamento falho e causador de acidentes seria a forma como o homem lida com o sair de sua casa para enfrentar o trnsito. Na sua casa, o indivduo tratado como pessoa nica, onde o estranho no entra, o elemento regulador seria a emoo; j na rua, o indivduo mais um cidado, como um outro qualquer, e o elemento que regula, e por isso mesmo tem tambm o poder de excluir, a lei em suas normas e regras diretas. A casa o espao privado, onde se faz o que quer. A rua o espao pblico onde no importa quem ou o que se , mas sim as regras e leis, no caso de trnsito, que atingem a todos de maneira igualitria. A rua o lugar onde se deve abrir mo de seu privado, por outro lado, onde se entra em contato com o outro e deve-se respeitar o espao privado do outro para o bom uso do espao pblico. Essa questo pode ser inserida com mais intensidade na formao dos motoristas, a qual deve ser trabalhada pelo Psiclogo. Uma das condies para a resoluo desse conflito no trnsito seria a mudana no comportamento e a conscientizao de que o espao pblico, como o nome j diz, de direito de todos e deve ser utilizado de maneira igualitria. Para que ocorra tal mudana o meio encontrado o da educao para o trnsito. preciso que seja desenvolvida uma forma de educao, que alm de ensinar as regras de trnsito, fosse capaz de criar cidados, que utilizariam o espao pblico de forma respeitosa e equilibrada.

Fonte: A tica Aplicada Psicologia do Trnsito - Psicologia do Trnsito - Atuao - Psicologado Artigos http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-do-transito/a-etica-aplicada-a-psicologia-do-transito#ixzz1njSr8rIh

You might also like