You are on page 1of 9

Atribuies Profissionais do Psiclogo no Brasil http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/legisla cao/legislacaoDocumentos/atr_prof_psicologo.

pdf
Contribuio do Conselho Federal de Psicologia ao Ministrio do Trabalho para integrar o catlogo brasileiro de ocupaes enviada em 17 de outubro de 1992. Procede ao estudo e anlise dos processos intrapessoais e das relaes interpessoais, possibilitando a compreenso do comportamento humano individual e de grupo, no mbito das instituies de vrias naturezas, onde quer que se dem estas relaes. Aplica conhecimento terico e tcnico da psicologia, com o objetivo de identificar e intervir nos fatores determinantes das aes e dos sujeitos, em sua histria pessoal, familiar e social, vinculando-as tambm a condies polticas, histricas e culturais. O Psiclogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no mbito da educao, sade, lazer, trabalho, segurana, justia, comunidades e comunicao com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito dignidade e integridade do ser humano. Contribui para a produo do conhecimento cientfico da psicologia atravs da observao, descrio e anlise dos processos de desenvolvimento, inteligncia, aprendizagem, personalidade e outros aspectos do comportamento humano e animal; analisa a influncia de fatores hereditrios, ambientais e psicossociais sobre os sujeitos na sua dinmica intrapsquica e nas suas relaes sociais, para orientar-se no psicodiagnstico e atendimento psicolgico; promove a sade mental na preveno e no tratamento dos distrbios psquicos, atuando para favorecer um amplo desenvolvimento psicossocial; elabora e aplica tcnicas de exame psicolgico, utilizando seu conhecimento e prticas metodolgicas especficas, para conhecimento das condies do desenvolvimento da personalidade, dos processos intrapsquicos e das relaes interpessoais, efetuando ou encaminhando para atendimento apropriado, conforme a necessidade. Participa da elaborao, adaptao e construo de instrumentos e tcnicas psicolgicas atravs da pesquisa, nas instituies acadmicas, associaes profissionais e outras entidades cientificamente reconhecidas. Realiza divulgao e troca de experincia nos eventos da profisso e comunidade cientfica e, populao em geral, difunde as possibilidades de utilizao de seus recursos. O psiclogo desempenha suas funes e tarefas profissionais individualmente e em equipes multiprofissionais, em instituies privadas ou pblicas, em organizaes sociais formais ou informais, atuando em: hospitais, ambulatrios, centros e postos de sade, consultrios, creches, escolas, associaes comunitrias, empresas, sindicatos, fundaes, varas da criana e do adolescente, varas de famlia, sistema penitencirio, associaes profissionais e/ou esportivas, clnicas especializadas, psicotcnicos, ncleos rurais e nas demais reas onde as questes concernentes profisso se faam presentes e sua atuao seja pertinente.

Psiclogo Clnico
Introduo
Atua na rea especfica da sade, colaborando para a compreenso dos processos intra e interpessoais, utilizando enfoque preventivo ou curativo, isoladamente ou em equipe

multiprofissional em instituies formais e informais. Realiza pesquisa, diagnstico, acompanhamento psicolgico, e interveno psicoterpica individual ou em grupo, atravs de diferentes abordagens tericas.

Descrio de ocupao (detalhamento das atribuies):


1 Realiza avaliao, diagnstico psicolgicos de entrevistas, observao, testes e dinmica de grupo, com vistas preveno e tratamento de problemas psquicos. 2 Realiza atendimento, psicoteraputico individual ou em grupo, adequado s diversas faixas etrias, em instituies de prestao de servios de sade, em consultrios particulares e em instituies formais e informais. 3 Realiza atendimento familiar e/ou de casal para orientao ou acompanhamento psicoteraputico. 4 Realiza atendimento a crianas com problemas emocionais, psicomotores e psicopedaggico. 5- Acompanha, psicologicamente, gestante durante a gravidez, parto e puerprio, procurando integrar suas vivncias emocionais e corporais, bem como incluir o parceiro, como apoio necessrio em todo este processo. 6- Prepara o paciente para entrada permanncia e alta hospitalar, inclusive em hospitais psiquitricos. 7- Trabalha em situaes de agravamento fsico e emocional, inclusive no perodo terminal, participando das decises com relao conduta a ser adotada pela equipe, como: internaes, intervenes cirrgicas, exames e altas hospitalares. 8- Participa da elaborao de programas de pesquisa sobre a sade mental da populao, bem como sobre a adequao das estratgias diagnosticas e teraputicas a realidade psicossocial da clientela. 9- Cria, coordena e acompanha, individualmente ou em equipe multiprofissional, tecnologias prprias ao treinamento em sade, particularmente em sade mental, com o objetivo de qualificar o desempenho de vrias equipes. 10- Participa e acompanha a elaborao de programas educativos e de treinamento em sade mental, a nvel de ateno primria, em instituies formais e informais como: creches, asilos, sindicatos, associaes, instituies de menores, penitencirias, entidades religiosas e etc. 11- Colabora, em equipe multiprofissional, no planejamento das polticas de sade, em nvel de macro e microsistemas. 12- Coordena e supervisiona as atividades de Psicologia em instituies e estabelecimentos de ensino e/ou de estgio, que incluam o tratamento psicolgico em suas atividades. 13-Realiza pesquisas visando construo e a ampliao do conhecimento terico e aplicado, no campo da sade mental. 14- Atua junto equipe multiprofissional no sentido de lev-las a identificar e compreender os fatores emocionais que intervm na sade geral do indivduo, em unidades bsicas, ambulatrios de especialidades, hospitais gerais, prontos-socorros e demais instituies. 15- Atua como facilitador no processo de integrao e adaptao do indivduo instituio.

Orientao e acompanhamento a clientela, familiares, tcnicos e demais agentes que participam, diretamente ou indiretamente dos atendimentos. 16- Participa dos planejamentos e realiza atividades culturais, teraputicas e de lazer com o objetivo de propiciar a reinsero social da clientela egressa de instituies. 17-Participa de programas de ateno primria em Centros e Postos de Sade ou na comunidade; organizando grupos especficos, visando a preveno de doenas ou do agravamento de fatores emocionais que comprometam o espao psicolgico. 18- Realiza triagem e encaminhamentos para recursos da comunidade, sempre que necessrio. 19- Participa da elaborao, execuo e analise da instituio, realizando programas, projetos e planos de atendimentos, em equipes multiprofissionais, com o objetivo de detectar necessidades, perceber limitaes, desenvolver potencialidades do pessoal envolvido no trabalho da instituio, tanto nas atividades fim, quanto nas atividades meio.

Psiclogo do Trabalho
Introduo
Atua individualmente ou em equipe multiprofissional, onde quer que se dem as relaes de trabalho nas organizaes sociais formais ou informais, visando a aplicao do conhecimento da Psicologia para a compreenso, interveno e desenvolvimento das relaes e dos processos intra e interpessoais, intra e intergrupais e suas articulaes com as dimenses poltica, econmica, social e cultural.

Descrio de Ocupao (detalhamento das atribuies):


1- Planeja, elabora e avalia anlises de trabalho (profissiogrfico, ocupacional, de posto de trabalho etc.), para descrio e sistematizao dos comportamentos requeridos no desempenho de cargos e funes, com o objetivo de subsidiar ou assessorar as diversas aes da administrao. 2- Participa do recrutamento s seleo pessoal, utilizando mtodos e tcnicas de avaliao (entrevistas, testes, provas situacionais, dinmica de grupo, etc.), com o objetivo de assessorar as chefias a identificar os candidatos mais adequados ao desempenho das funes. 3- Elabora, executa e avalia, em equipe multiprofissional, programas de treinamento e formao de mo-de-obra, visando a otimizao de recursos humanos. 4- Participa, assessora, acompanha e elabora instrumentos para o processo de avaliao pessoal, objetivando subsidiar as decises, tais como: promoes, movimentao de pessoal, planos de carreira, remunerao, programas de treinamento e desenvolvimento, etc. 5- Planeja, coordena, executa e avalia, individualmente ou em equipe multiprofissional, programas de treinamento, de capacitao e desenvolvimento de recursos humanos. 6- Participa do processo de movimentao pessoal, analisando o contexto atual, os antecedentes e as perspectivas em seus aspectos psicolgicos e motivacionais, assessorando na indicao da locuo e integrao funcional. 7- Participa de programas e/ou atividades na rea de segurana do trabalho, subsidiando-os quanto a aspectos psicossociais.

8- Participa e assessora estudos, programas e projetos relativos organizao do trabalho e definio de papis ocupacionais: produtividade, remunerao, incentivo, rotatividade, absentesmo e evaso em relao a integrao psicossocial dos indivduos e grupos de trabalho. 9- Promove estudos para identificao das necessidades humanas em face da construo de projetos e equipamentos de trabalho (ergonomia). 10- Participa de programas educacionais, culturais, recreativos e de higiene mental, com vistas a assegurar a preservao da sade e da qualidade de vida do trabalhador. 11- Encaminha e orienta os empregados e as organizaes, quanto ao atendimento adequado, no mbito da sade mental, nos nveis de preveno, tratamento reabilitao. 12- Elabora diagnsticos psicossociais das organizaes. 13- Emite pareceres e realiza projetos de desenvolvimento da organizao no mbito de sua competncia. 14- Realiza pesquisas visando a construo e ampliao do conhecimento terico e aplicado ao trabalho. 15- Coordena e supervisiona as atividades de Psicologia do trabalho, ou setores em que elas se inserem, em instituies ou organizaes em que essas atividades ocorrem. 16- Desenvolve aes destinadas as relaes de trabalho no sentido de maior produtividade e da realizao pessoal dos indivduos e grupos, intervindo na elaborao de conflitos e estimulando a criatividade na busca de melhor qualidade de vida no trabalho. 17- Acompanha a formulao e implantao de projetos de mudanas nas organizaes, com o objetivo de facilitar ao pessoal a absoro das mesmas. 18- Assessora na formao e na implantao da poltica de recursos humanos das organizaes. 19- Participa do processo de desligamento de funcionrios, no que se refere demisso e ao preparo para aposentadoria, visando a elaborao de novos projetos de vida. 20- Participa como consultor, no desenvolvimento das organizaes sociais, atuando como facilitador de processos de grupo e de interveno psicossocial nos diferentes nveis hierrquicos das estruturas formais.

Psiclogo do Trnsito
1- Desenvolve pesquisa cientfica no campo dos processos psicolgicos, psicossociais e psicofsicos relacionados ao problema do trnsito. 2- Realiza exames psicolgicos de aptido profissional em candidatos a habilitao para dirigir veculos automotores (Psicotcnicos). 3- Assessora no processo de elaborao e implantao de sistemas de sinalizao de trnsito, especialmente no que concerne a questes de transmisso, recepo e reteno de informaes. 4- Participa de equipes multiprofissionais voltadas preveno de acidentes de trnsito. 5- Desenvolve, na esfera de sua competncia, estudos e projetos de educao de trnsito. 6- Contribui nos estudos e pesquisas relacionados ao comportamento individual e coletivo na situao de trnsito, especialmente nos complexos urbanos.

7- Estuda as implicaes psicolgicas do alcoolismo e de outros distrbios nas situaes de trnsito. 8- Avalia a relao causa-efeito na ocorrncia de acidentes de trnsito, levantando atitudes-padro nos envolvidos nessas ocorrncias e sugerindo formas de atenuar as suas incidncias. 9- Aplica e avalia novas tcnicas de mensurao da capacidade psicolgica dos motoristas. 10- Colabora com a justia e apresenta, quando solicitado, laudos, pareceres, depoimentos etc.; 11- Servindo como instrumentos comprobatrios para melhor aplicao da lei e justia; 12- Atua como perito em exames para motorista, objetivando sua readaptao ou reabilitao profissional.

Psiclogo Educacional
Introduo
Atua no mbito da educao, nas instituies formais ou informais. Colabora para a compreenso e para a mudana do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relaes interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimenses poltica, econmica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnstico e interveno psicopedaggica individual ou em grupo. Participa tambm da elaborao de planos e polticas referentes ao Sistema Educacional, visando promover a qualidade, a valorizao e a democratizao do ensino.

Descrio de ocupao: (detalhamento de atribuies)


1- Colabora com a adequao, por parte dos educadores, de conhecimentos da Psicologia que lhes sejam teis na consecuo crtica e reflexiva de seus papis. 2- Desenvolve trabalhos com educadores e alunos, visando a explicitao e a superao de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes. 3- Desenvolve, com os participantes do trabalho escolar (pais, alunos, diretores, professores, tcnicos, pessoal administrativo), atividades visando a prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear, na escola, o desenvolvimento de potencialidades, a auto-realizao e o exerccio da cidadania consciente. 4- Elabora e executa procedimentos destinados ao conhecimento da relao professoraluno, em situaes escolares especficas, visando, atravs de uma ao coletiva e interdisciplinar a implementao de uma metodologia de ensino que favorea a aprendizagem e o desenvolvimento. 5- Planeja, executa e/ou participa de pesquisas relacionadas a compreenso de processo ensino-aprendizagem e conhecimento das caractersticas Psicossociais da clientela, visando a atualizao e reconstruo do projeto pedaggico da escola, relevante para o ensino, bem como suas condies de desenvolvimento e aprendizagem, com a finalidade de fundamentar a atuao crtica do Psiclogo, dos professores e usurios e de criar programas educacionais completos, alternativos, ou complementares. 6- Participa do trabalho das equipes de planejamento pedaggico, currculo e polticas educacionais, concentrando sua ao naqueles aspectos que digam respeito aos

processos de desenvolvimento humano, de aprendizagem e das relaes interpessoais, bem como participa da constante avaliao e do redirecionamento dos planos, e praticas educacionais implementados. 7- Desenvolve programas de orientao profissional, visando um melhor aproveitamento e desenvolvimento do potencial humano, fundamentados no conhecimento psicolgico e numa viso crtica do trabalho e das relaes do mercado de trabalho. 8- Diagnostica as dificuldades dos alunos dentro do sistema educacional e encaminha, aos servios de atendimento da comunidade, aqueles que requeiram diagnostico e tratamento de problemas psicolgicos especficos, cuja natureza transcenda a possibilidade de soluo na escola, buscando sempre a atuao integrada entre escola e a comunidade. 9- Supervisiona, orienta e executa trabalhos na rea de Psicologia Educacional.

Psiclogo Jurdico
Introduo
Atua no mbito da Justia, nas instituies governamentais e no-governamentais, colaborando no planejamento e execuo de polticas de cidadania, direitos humanos e preveno da violncia. Para tanto, sua atuao centrada na orientao do dado psicolgico repassado no s para os juristas como tambm aos sujeitos que carecem de tal interveno. Contribui para a formulao, revises e interpretao das leis.

Detalhamento das Atribuies


1- Assessora na formulao, reviso e execuo de leis. 2- Colabora na formulao e implantao das polticas de cidadania e direitos humanos. 3- Realiza pesquisa visando construo e ampliao do conhecimento psicolgico aplicado ao campo do Direito. 4- Avalia as condies intelectuais e emocionais de crianas adolescentes e adultos em conexo processos jurdicos, seja por deficincia mental e insanidade, testamentos contestados, aceitao em lares adotivos, posse e guarda de crianas ou determinao da responsabilidade legal por atos criminosos. 5- Atua como perito judicial nas varas cveis, criminais, justia do trabalho, da famlia, da criana e do adolescente, elaborando laudos, pareceres e percias a serem anexados aos processos. 6- Elabora peties que sero juntadas ao processo, sempre que solicitar alguma providncia, ou haja necessidade de comunicar-se com o juiz, durante a execuo da percia. 7- Eventualmente, participam de audincia para esclarecer aspectos tcnicos em Psicologia que possam necessitar de maiores informaes a leigos ou leitores do trabalho pericial psicolgico (juzes, curadores e advogados). 8- Elabora laudos, relatrios e pareceres, colaborando no s com a ordem jurdica como com o indivduo envolvido com a Justia, atravs da avaliao da personalidade destes e fornecendo subsdios ao processo judicial quando solicitado por uma autoridade

competente, podendo utilizar-se de consulta aos processos e coletar dados considerar necessrios a elaborao do estudo psicolgico. 9- Realiza atendimento psicolgico atravs de trabalho acessvel e comprometido com a busca de decises prprias na organizao familiar dos que recorrem a Varas de Famlia para a resoluo de questes. 10- Realiza atendimento a crianas envolvidas em situaes que chegam s Instituies de Direito, visando a preservao de sua sade mental, bem como presta atendimento e orientao a detentos e seus familiares. 11- Participa da elaborao e execuo de programa scio educativo destinado a criana de rua, abandonadas ou infratoras. 12- Orienta a administrao e os colegiados do sistema penitencirio, sob o ponto de vista psicolgico, quanto s tarefas educativas e profissionais que os internos possam exercer nos estabelecimentos penais. 13- Assessora autoridades judiciais no encaminhamento terapias psicolgicas, quando necessrio. 14- Participa da elaborao e do processo de Execuo Penal e assessorar a administrao dos estabelecimentos penais quanto formulao da poltica penal e no treinamento de pessoal para aplic-la. 15- Atua em pesquisas e programas de preveno violncia e desenvolve estudos e pesquisas sobre a pesquisa criminal, construindo ou adaptando instrumentos de investigao psicolgica.

Psiclogo do Esporte
Detalhamento das Atribuies
1- Procede ao exame das caractersticas psicolgicas dos esportistas, visando o diagnstico individual ou do grupo, dentro da atividade em que se encontram. 2- Desenvolve aes utilizando-se de tcnicas psicolgicas contribuindo em nvel individual, para realizao pessoal e melhoria do desempenho do esportista e em nvel grupal, favorecendo a otimizao das relaes entre esportistas, pessoal tcnico e dirigente. 3- Realiza atendimento individual ou em grupo de esportistas, visando preparao psicolgica no desempenho da atividade fsica em geral. 4- Acompanham assessora e observa o comportamento dos esportistas, visando o estudo das variveis psicolgicas que interferem no desempenho de suas atividades especficas(treinos, torneios e competies). 5- Orienta pais ou responsveis visando facilitar o acompanhamento e o desenvolvimento dos esportistas. 6- Realiza atendimento individual ou em grupo com esportista, visando preparao psicolgica no desempenho da atividade fsica em geral. 7- Realiza estudos e pesquisas individualmente ou em equipe multidisciplinar, visando o conhecimento terico-prtico do comportamento dos esportistas, dirigentes e pblicos no contexto da atividade esportiva. 8- Elabora e participa de programas e estudos educacionais, recreativos e de reabilitao fsica orientando a efetivao de um trabalho de carter profiltico ou corretivo, visando o bem-estar dos indivduos.

9- Colabora para a compreenso e mudana, se necessrio do comportamento de educadores no processo de ensino-aprendizagem e nas relaes inter/ intrapessoais que ocorrem no ambiente esportivo. 10- Elabora e emite pareceres sobre aspectos psicolgicos envolvidos na situao esportiva, quando solicitado. 11- Encaminha o esportista a atendimento clnico quando houver necessidade de uma interveno psicolgica que transcenda as atividades esportivas. 12- Ministrar aulas de psicologia no esporte em cursos de psicologia e educao fsica, oportunizando a formao necessria a estes profissionais, a prtica das atividades esportivas e seus aspectos psicolgicos.

Psiclogo Social
Introduo
O psiclogo social aquele que entende o sujeito desde uma perspectiva histrica considerando a permanente integrao entre indivduo e o social. Neste sentido operar como psiclogo social significa desenvolver um trabalho desde esta perspectiva de homem e da sociedade, possibilitando atuar em qualquer rea da Psicologia.

Detalhamento das Atribuies


1- Promove estudos sobre caractersticas psicossociais de grupos tnicos, religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, culturais, intra e interculturais. 2- Atua junto a organizaes comunitrias, em equipe multiprofissional no diagnstico, planejamento, execuo e avaliao de programas comunitrios, no mbito da sade, lazer, educao, trabalho e segurana. 3- Assessora rgos pblicos e particulares, organizaes de objetivos polticos ou comunitrios, na elaborao e implementao de programas de mudana de carter social e tcnico, em situaes planejadas ou no. 4- Atua junto aos meios de comunicao, assessorando quanto aos aspectos psicolgicos nas tcnicas de comunicao e propaganda. 5- Pesquisa, analisa e estuda variveis psicolgicas que influenciam o comportamento do consumidor.

Professor de Psicologia (Ensino de 2 Grau)


Detalhamento das Atribuies
1- Leciona Psicologia em cursos de 2 grau selecionando, nos vrios campos da Psicologia, os contedos terico-prticos pertinentes aos objetivos do curso em que insere a disciplina, transmitindo-os atravs de tcnicas didticas, para proporcionar aos alunos condies de compreenso e utilizao dos conhecimentos gerados pela cincia psicolgica. 2- especializado em ministrar aulas de Psicologia, devendo Ter como habilitao mnima a licenciatura em Psicologia.

Professor de Psicologia (Ensino Superior)


Detalhamento das Atribuies

1- Leciona Psicologia em cursos superiores selecionando, nos vrios campos da Psicologia, os contedos terico-prticos pertinentes aos objetivos do curso em que se insere a disciplina, transmitindo-os atravs de tcnicas didticas adequadas de forma a possibilitar aos alunos a compreenso e utilizao de conhecimentos psicolgicos. 2- Ministra aulas de Psicologia, tanto para o curso de psiclogos, como para a formao de outros profissionais de nvel superior que demandam conhecimentos tcnicocientficos de Psicologia. 3- No caso de lecionar disciplinas do Curriculum dos cursos de Psicologia, transmite o corpo de conhecimento da Psicologia e seu processo de construo ao longo da histria: informa cerca do desenvolvimento de instrumentos e tcnicas psicolgicas e suas aplicaes nas diversas reas de atuao do psiclogo; informa acerca dos conhecimentos e prticas que caracterizam a atuao do psiclogo; informa acerca dos conhecimentos e prticas que caracterizam a atuao do psiclogo nas diversas reas de aplicao das cincias humanas, como por exemplo: no trabalho, na sade, na educao, na justia e nas comunidades, e supervisiona os estgios curriculares. 4- Deve tambm propiciar condies necessrias ao desenvolvimento de atitude cientfica, anlise crtica e postura tico-profissional do aluno. 5- Deve Ter habilitao mnima de bacharel em Psicologia ou grau de Psiclogo. 6- Supervisiona estgios, curriculares (atuao prtica) dos alunos, no mbito interno e externo da instituio de ensino universitrio.

You might also like