You are on page 1of 4

IDADE MDIA e Feudalismo

A Idade Mdia teve incio na Europa com as invases germnicas (brbaras), no sculo V, sobre o Imprio Romano do Ocidente. Essa poca estende-se at o sculo XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Mdia caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Catlica, sistema de produo feudal e sociedade hierarquizada. Estrutura Poltica Prevaleceu na Idade Mdia as relaes de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este ltimo deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteo e um lugar no sistema de produo. As redes de vassalagem se estendiam por vrias regies, sendo o rei o suserano mais poderoso. Todo os poderes jurdico, econmico e poltico concentravam-se nas mos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos). Sociedade Medieval A sociedade era esttica (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Catlica) tinha um grande poder, pois era responsvel pela proteo espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dzimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesos. Os servos deviam pagar vrias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produo), banalidades (taxas pagas pela utilizao do moinho e forno do senhor feudal). Economia Medieval A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Mdia, porm eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econmica deste perodo, pois quem tinha a terra possua mais poder. O artesanato tambm era praticado na Idade Mdia. A produo era baixa, pois as tcnicas de trabalho agrcola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura. Religio na Idade Mdia Na Idade Mdia, a Igreja Catlica dominava o cenrio religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Mdia. A igreja tambm tinha grande poder econmico, pois possua terras em grande quantidade, doadas por senhores feudais para demonstrar sua devoo, e at mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsveis pela proteo espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bblia. Educao, cultura e arte medieval A educao era para poucos, pois s os filhos dos nobres estudavam. Esta era marcada pela influncia da Igreja, ensinando o latim, doutrinas religiosas e tticas de guerras. Grande parte

da populao medieval era analfabeta e no tinha acesso aos livros. A arte medieval tambm era fortemente marcada pela religiosidade da poca. As pinturas retratavam passagens da Bblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar populao um pouco mais sobre a religio. Podemos dizer que, no geral, a cultura medieval foi fortemente influenciada pela religio. Na arquitetura destacou-se a construo de castelos, igrejas e catedrais. No campo da Filosofia, podemos destacar a escolstica (linha filosfica de base crist), representada pelo padre dominicano, telogo e filsofo italiano So Toms de Aquino. As Cruzadas

Fatores:
- crescimento populacional na Europa, - processo de marginalizao nos feudos (Para que no tivesse seu poder diludo, os senhores feudais comearam a deixar suas propriedades como herana somente aos filhos mais velhos. Com isso, a instituio do chamado direito de primogenitura obrigava os filhos mais novos dos senhores feudais a buscarem outros meio de vida e tambm como havia muita gente nos feudos, algumas pessoas vo sendo expulsas). - diviso do poder religioso da Igreja Romana (Cisma Oriente, vrios monarcas bizantinos se mostravam inclinados a restabelecer a unidade da Igreja sob o domnio de Roma, caso o papa os auxiliasse com o processo de expulso dos turcos seldjcidas de seus domnios.) - expanso territorial dos turcos (papa Urbano II mobilizou populao para que formassem exrcitos religiosos incumbidos da tarefa de expulsar os muulmanos da Terra Santa pois no tinham a mesma postura flexvel dos rabes ao no permitir a entrada de cristos em Jerusalm. Essas batalhas, entre catlicos e muulmanos, duraram cerca de dois sculos, deixando milhares de mortos e um grande rastro de destruio. Ao mesmo tempo em que eram guerras marcadas por diferenas religiosas, tambm possuam um forte carter econmico. As Cruzadas contriburam para o renascimento urbano e comercial a partir do sculo XIII pois a medida em que o Ocidente entrou em contato com o Oriente muitos produtos, algodo, caf, arroz, por exemplo, chegam a parte oeste da Europa, o Mar Mediterrneo foi aberto para os contatos comerciais. Apesar de no atingir seus objetivos iniciais, as Cruzadas tiveram grande importncia para que o comrcio entre o Ocidente e o Oriente fosse rearticulado. Sob esse novo contexto, vemos que a expanso do comrcio veio acompanhada do crescimento dos centros urbanos, da mudana dos hbitos alientares e estticos da nobreza europeia, e da maior circulao de conhecimento. CISMA ORIENTE 1054 Originou a criao da Igreja Ortodoxa (Oriente) e a Igreja Catlica Apostlica Romana (Ocidente). Em termos prticos, vemos que os ortodoxos ainda seguem vrios dos sacramentos existentes na igreja ocidental. Contudo, os orientais no permitem a construo de imagens de santos esculpidos. Alm disso, no acreditam que o papa seja um interlocutor infalvel da verdade crist ou na existncia do purgatrio. Dessa forma, observamos a consolidao de outra perspectiva religiosa no interior do cristianismo.

As Guerras Medievais A guerra na Idade Mdia era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e o poder. Os cavaleiros formavam a base dos exrcitos medievais. Corajosos, leais e equipados com escudos, elmos e espadas, representavam o que havia de mais nobre no perodo medieval.

CRISE SEC XIV Peste Negra ou Peste Bubnica Em meados do sculo XIV, uma doena devastou a populao europia. Historiadores calculam que aproximadamente um tero dos habitantes morreram desta doena. A Peste Negra era transmitida atravs da picada de pulgas de ratos doentes. Estes ratos chegavam Europa nos pores dos navios vindos do Oriente. Como as cidades medievais no tinham condies higinicas adequadas, os ratos se espalharam facilmente. Aps o contato com a doena, a pessoa tinha poucos dias de vida. Febre, mal-estar e bulbos (bolhas) de sangue e pus espalhavam-se pelo corpo do doente, principalmente nas axilas e virilhas. Como os conhecimentos mdicos eram pouco desenvolvidos, a morte era certa. Para complicar ainda mais a situao, muitos atribuam a doena a fatores comportamentais, ambientais ou religiosos. Revoltas Camponesas: as Jacqueries Aps a Peste Negra, a populao europia diminuiu muito. Muitos senhores feudais resolveram aumentar os impostos, taxas e obrigaes de trabalho dos servos sobreviventes. Muitos tiveram que trabalhar dobrado para compensar o trabalho daqueles que tinham morrido na epidemia. Em muitas regies da Inglaterra e da Frana estouraram revoltas camponesas contra o aumento da explorao dos senhores feudais. Combatidas com violncia por partes dos nobres, muitas foram sufocadas e outras conseguiram conquistar seus objetivos, diminuindo a explorao e trazendo conquistas para os camponeses.

IDADE MODERNA Mercantilismo Metalismo : o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nao muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Alm do comrcio externo, que trazia moedas para a economia interna do pas, a explorao de territrios conquistados era incentivada neste perodo. Foi dentro deste contexto histrico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedadesindgenas da Amrica como, por exemplo, os maias, incas e astecas. Industrializao : o governo estimulava o desenvolvimento de indstrias em seus territrios. Como o produto industrializado era mais caro do que matrias-primas ou gneros agrcolas, exportar manufaturados era certeza de bons lucros. Protecionismo Alfandegrio : os reis criavam impostos e taxas para evitar ao mximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indstria nacional e tambm evitar a sada de moedas para outros pases. Pacto Colonial : as colnias europias deveriam fazer comrcio apenas com suas metrpoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos no encontrados na Europa. Dentro deste contexto histrico ocorreu o ciclo econmico do acar no Brasil Colonial. Balana Comercial Favorvel: o esforo era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o pas em boa situao financeira.

You might also like