You are on page 1of 5

2297

Ateno odontolgica gestante: papel dos profissionais de sade Dental treatment of pregnant women: the role of healthcare professionals

TEMAS LIVRES FREE THEMES

Lucimar Aparecida Britto Codato 1 Luiza Nakama 1 Luiz Cordoni Jnior 2 Maura Sassahara Higasi 1

Abstract The scope of this article involved qualitative research conducted together with pregnant women attended by the Brazilian Unified Health System (SUS) and private services, seeking to identify the perception of these women on the role of health professionals in relation to dental care during pregnancy. The data were collected through recorded, semi-structured interviews based on a questionnaire and analyzed by assessment of thematic content. It was noted that some health professionals propagate and reinforce misconceptions and fears about dental care and oral health during pregnancy. The need for investment in education on dental care during pregnancy, both at undergraduate and graduate level, was clearly revealed, since knowledge on the subject can contribute to a review of concepts, and consequently the manifest behavior vis--vis this segment of the population. Key words Dental treatment, Pregnant women, Prenatal care

Resumo Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com gestantes usurias do Sistema nico de Sade (SUS) e de servios privados que objetivou identificar a percepo dessas mulheres sobre o papel dos profissionais de sade em relao ateno odontolgica durante a gravidez, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas gravadas, semiestruturadas por roteiro de questes e analisados por meio de anlise de contedo temtica. Concluiu que alguns profissionais de sade alimentam e proferem mitos e medos sobre ateno odontolgica e sade bucal relacionados ao perodo gestacional. Evidenciou-se a necessidade de investimentos em educao sobre odontologia e gravidez, tanto em nvel de graduao como de psgraduao, porque tais conhecimentos podem contribuir com a reviso de conceitos e, por conseguinte, nas condutas manifestas ante essa parcela da populao. Palavras-chave Odontologia, Mulheres grvidas, Pr-natal

1 Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil, Universidade Estadual de Londrina. Rua Pernambuco 540. 86020-120 Londrina PR. lucimar@sercomtel.com.br 2 Departamento de Sade Coletiva, Universidade Estadual de Londrina.

2298
Codato LAB et al.

Introduo
A gravidez um perodo que envolve mudanas fisiolgicas e psicolgicas complexas1. Assim, torna-se uma etapa favorvel para a promoo de sade, pela possibilidade de estabelecimento, incorporao e mudanas de hbitos, pois esse perodo remete a uma srie de dvidas que podem estimular a gestante a buscar informaes e, com isso, adquirir novas e melhores prticas de sade. Dessa forma, possvel que se obtenham melhorias no autocuidado da gestante em relao sade bucal e consequente diminuio do aparecimento de cries dentrias e da doena periodontal durante a gravidez. Os benefcios de boas prticas de sade certamente se estendero ao futuro beb, por meio da adoo de hbitos alimentares adequados e de medidas preventivas, minimizando a possibilidade do surgimento de vrias patologias na criana, dentre elas a crie dentria. A literatura tem demonstrado que mes bem informadas e motivadas cuidam melhor da sade bucal de seus filhos2-5. Nesse sentido, o profissional de sade, dependendo do grau de informao e da capacidade de transmiti-la, pode estimular ou no o autocuidado do binmio me-filho. Espera-se que tal profissional atue como importante agente em educao em sade e, dessa forma, contribua com a desmistificao de medos e mitos relacionados ateno odontolgica durante o pr-natal e tambm a alteraes bucodentais atribudas ao fato de se estar grvida. No entanto, a sade bucal e a ateno odontolgica de gestantes so alvos de diferentes posies e condutas, no s das prprias gestantes como tambm dos profissionais envolvidos no cuidado dessa parcela da populao6-8. O objetivo desse artigo discutir a percepo de gestantes sobre o papel dos profissionais de sade em relao sade bucal e ateno odontolgica durante a gravidez.

Aps leitura e assinatura do termo de consentimento livre esclarecido, os dados foram coletados por meio de entrevistas gravadas utilizando-se roteiro semiestruturado e transcritas por profissional experiente nesse tipo de trabalho. As entrevistas foram realizadas nas dependncias das unidades de sade ou dos consultrios privados enquanto elas aguardavam pela consulta ou aps sarem dela, de maneira a no interferir na rotina dos servios. A escolha das UBS foi por convenincia. Foram selecionadas duas UBS situadas em locais de risco social opostos, objetivando-se encontrar uma representao mais fiel de usurias do SUS. Quanto s gestantes integrantes do servio privado, optou-se por pesquisar as atendidas por convnios, por se constiturem a maioria dos atendimentos realizados nos consultrios mdicos privados, conforme relatos de profissionais mdicos obtidos na fase exploratria desta pesquisa. Foram entrevistadas mulheres em diversos perodos da gestao, de diferentes nveis de escolaridade (ensino fundamental, mdio e superior) e nmero de gestaes (primparas e multparas). Foram realizadas dez entrevistas em cada subgrupo quando foi obtida a saturao do contedo manifesto pelas gestantes, alcanando um total de vinte entrevistas. Os dados foram analisados por meio de anlise de contedo temtica9-11. As entrevistas foram numeradas (1 a 10) de maneira aleatria. Para diferenciar os subgrupos estudados (SUS e convnio), adotaram-se as seguintes abreviaes: RS (representao do SUS) e RC (representao de convnio).

Resultados e discusso
As falas registradas permitiram identificar algumas categorias relevantes na viso das gestantes. Medos e mitos Verificou-se em algumas situaes que os profissionais de sade podem contribuir para o aparecimento e, muitas vezes, para o fortalecimento de medos e mitos relacionados ateno odontolgica durante o perodo gestacional: Ah, eu sou contra RX. Porque a gente ouve por a, os mdicos alertam que mulher grvida no pode estar chegando perto de RX. Eu no tenho assim muito conhecimento. Mas eu penso que no... no... no pode fazer isso devido afetar a formao do beb. (RC 2)

Metodologia
Foi realizado estudo de natureza qualitativa com gestantes usurias do SUS e tambm com atendidas pelos servios privados que possuam plano de sade, residentes no municpio de Londrina (PR), no perodo de novembro a dezembro de 2004. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comit de tica e Pesquisas da Universidade Estadual de Londrina.

2299
Cincia & Sade Coletiva, 16(4):2297-2301, 2011

Pelo menos a minha dentista pediu que eu esperasse ganhar nenm primeiro pra poder fazer a restaurao [...] por causa da anestesia tambm. (RS 7) Esse resultado pode estar relacionado ao fato de que muitos profissionais preferem se esquivar do atendimento odontolgico gestante, principalmente no primeiro trimestre, com receio de serem responsabilizados por possveis fatalidades ocorridas com o beb. No se pode negar que, em tais situaes, sempre existe a busca por um culpado, e com isso a possibilidade de responsabilizao do dentista12. Outra possvel justificativa a presena de mitos fortemente arraigados tambm nesses profissionais, evidenciando a necessidade de investimentos em educao, tanto em nvel de graduao como em ps-graduao, sobre sade bucal e gravidez. Confiana incondicional no mdico Esse resultado foi identificado apenas entre as gestantes assistidas por convnio, sugerindo que para a realizao de qualquer interveno na rea odontolgica h necessidade de cincia e posterior permisso do mdico para que ela possa ser executada pelo dentista: Mas como eu te falei, se meu mdico estiver a par, eu faria at qualquer outra cirurgia, alguma coisa assim, contando que meu mdico garantisse que no teria nenhum problema. (RC 1) Em relao anestesia, eu perguntaria para o meu mdico; o que ele me falar, eu faria; se ele falasse que poderia tomar, eu tomaria. (RC 9) A odontologia tem menos impacto que a medicina na interao com a comunidade em relao a questes de sade, porque geralmente as necessidades odontolgicas so vistas como de menor complexidade e, muitas vezes, podem ser controladas no prprio consultrio, ao contrrio de muitas doenas gerais13. Soma-se o fato de que na odontologia, assim como em toda a rea de sade, as vrias especialidades so compartimentalizadas, dificultando a viso verdadeiramente integral do ser humano3. Com isso, h a hiptese de a gestante desconhecer que o dentista possui conhecimentos mais amplos sobre sade, incluindo aqui saberes sobre prescrio medicamentosa, uso de RX, de anestesia, no se limitando apenas execuo puramente mecnica de procedimentos odontolgicos inerentes especialidade por ele praticada.

Medo do dentista e dos procedimentos odontolgicos mais ou menos assim: voc deita numa sala branca, fria e gelada e um cara vem... aparece com uma injeo... Ai, que horror... E a voc fica sem domnio da situao. Voc fica l com a boca assim, toda largada. E tambm aquele motorzinho horroroso... Dentista horrvel. (RC 10) Prticas odontolgicas vivenciadas anteriormente, com tcnicas, materiais, equipamentos ultrapassados e rudimentares, podem contribuir para o surgimento de relatos de experincias desagradveis e traumticas em relao ao atendimento odontolgico. O incio da prtica odontolgica no Brasil foi artesanal, sem escolas e cursos. Nada era exigido, nem o saber ler para obter a carta da profisso de tirar dentes. Por volta de 1830, os barbeiros acumulavam a arte de tirar dentes13. Esse resultado assemelha-se ao encontrado por Bernd et al.6. Nele, tambm foi identificado o medo do dentista e das situaes do atendimento medo esse associado dor, ao instrumental, aos procedimentos e ao prprio dentista. Segundo esses autores, a prtica odontolgica se reflete em experincias desagradveis, principalmente quando os profissionais assumem postura autoritria em relao aos pacientes, desconsiderando toda carga emocional envolvida no atendimento odontolgico. O estudo de Albuquerque et al.14 encontrou barreiras para a ateno odontolgica de gestantes relacionadas ansiedade, medo do barulho da turbina de alta rotao, dos instrumentos utilizados, da sala fria, de desconfortos sensitivos como cheiro, sabor, viso dos instrumentos, refletor, uniformes, mscaras e da posio horizontal da cadeira. fundamental que o profissional tenha bem claro que atrs daquela boca que necessita de tratamento h um ser humano com necessidade de acolhimento, ateno e esclarecimentos. Necessidade de programas para esclarecimento da populao sobre sade bucal Acho que sobre esse negcio de gravidez... Acho que no tem nenhum programa ou tipo de propaganda que fale nesse sentido. Vamos supor que voc ache que o tratamento no tem nada a ver. Que pode ser real. S que eu no vou colocar isso na minha cabea agora, j que eu estou grvida agora. Eu acho que deveria ser falado isso para o povo

2300
Codato LAB et al.

antes. Eu no vou fazer uma experincia agora na minha gravidez. (RC 10) Normalmente a gravidez um momento nico, importante na vida da mulher, no qual o amor pelo feto leva somente realizao de prticas consideradas seguras e incuas para o binmio me-filho. Esse achado aponta a necessidade de educao sobre sade bucal no perodo gestacional, utilizando-se veculos de comunicao de grande alcance, pois, dessa forma, a populao teria um aprendizado lento, porm constante, muitas vezes prvio ao aparecimento da gravidez. Tal prtica contribuiria para a desmistificao da ateno odontolgica durante a gestao e na incorporao gradativa de novos conhecimentos e prticas de sade bucal.

Concluso
Este estudo teve como limitaes o fato de no conhecer o nmero de gestantes que realizavam o pr-natal no municpio pesquisado, por no terem sido questionados os motivos que leva-

vam as gestantes a consultarem o dentista e por no ter sido objeto de estudo a opinio dos profissionais sobre o tema de estudo. Contudo, percebeu-se que alguns profissionais de sade alimentam e proferem mitos e medos sobre ateno odontolgica e sade bucal relacionados ao perodo gestacional, quando na verdade deveriam ser os principais agentes para desmistific-los. Evidenciou-se a necessidade de investimentos em educao direcionados aos profissionais de sade, tanto em nvel de graduao quanto de ps-graduao, porque o conhecimento e a atualizao sobre a prtica em questo contribuiriam para a reviso de conceitos e, por conseguinte, para as condutas manifestas ante essa parcela da populao. Nesse sentido, faz-se necessrio que os cursos de graduao, em especial a odontologia, enfatizem a ateno odontolgica gestante no processo ensino-aprendizagem e, com isso, capacitem os futuros profissionais para tal ateno, com consequente diminuio dos mitos transmitidos por profissionais, tornando-os importantes instrumentos de promoo de sade para essa populao.

Colaboradores
LAB Codato trabalhou na coleta e anlise dos dados, redao do artigo e reviso final; L Nakama, na anlise dos dados, redao e reviso final; L Cordoni Jnior e MS Higasi, na redao e na reviso final.

2301
Cincia & Sade Coletiva, 16(4):2297-2301, 2011

Referncias
1. Garbin CAS, Lelis RT, Garbin AJI, Moimaz SAS. A percepo de gestantes em relao assistncia odontolgica. ROPE Rev Int Odonto-Psicol Odontol Pacientes Espec 2005; 1(3/4):82-87. Guimares AO, Costa ICC, Oliveira ALS. As origens, objetivos e razes de ser da odontologia para bebs. JBP J Bras Odontopediatr Odontol Beb 2003; 6(29):83-86. Konishi F, Lima PA. Odontologia intrauterina: a construo da sade bucal antes do nascimento. Rev Bras Odontol 2002; 59(5):294-295. Vokurka VL, Eduardo MAP, Carcacs LB, Valdez GO, Walter LRF. Odontologia intrauterina: o comeo de tudo. Rev ABO Nac 1997; 5(2):70-77. Walter LRF, Ferelle A, Issao M. Odontologia para o beb. So Paulo: Artes Mdicas; 1996. Bernd B, Souza CB, Lopes CB, Pires Filho FM, Lisba IC, Curra LCD, Souza LNS, Pignone AO. Percepo popular sobre sade bucal: o caso das gestantes do Valo. Sade Debate 1992; 34:33-39. Rocha MCBS. Avaliao do conhecimento e das prticas de sade bucal: gestantes do distrito sanitrio docente assistencial Barra/Rio Vermelho municpio de Salvador, BA [tese]. Bauru: Faculdade de Odontologia, Universidade de So Paulo; 1993. Codato LAB. Pr-natal odontolgico e sade bucal: percepes e representaes de gestantes [dissertao]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina; 2005. Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prtico. 2 ed. Petrpolis: Vozes; 2003. 10. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. So Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco; 1992. 11. Bardin L. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70; 1979. 12. Silva SR. Atendimento a gestante: 9 meses de espera? Rev Reg Araatuba Assoc Paul Cir Dent 2002; 56(2):89-99. 13. Carvalho ACP. Educao e sade em odontologia: ensino da prtica e prtica do ensino. So Paulo: Santos; 1995. 14. Albuquerque OMR, Abegg C, Rodrigues CSR. Percepo de gestantes do Programa de Sade da Famlia em relao a barreiras no atendimento odontolgico em Pernambuco, Brasil. Cad Saude Publica 2004; 20(3):786-796.

2.

3.

4.

5. 6.

7.

8.

9.

Artigo apresentado em 05/02/2008 Aprovado em 27/06/2008 Verso final apresentada em 10/07/2008

You might also like