You are on page 1of 5

A) DA ASSISTNCIA JUDICIRIA GRATUITA

Inicialmente cumpre esclarecer que, examinando a Lei n 1.060/1950, que trata da assistncia judiciria gratuita, ela no faz referncia pessoa jurdica.

Todavia, em razo da importncia que o processo atinge nos dias atuais, bem como das prescries constitucionais, certamente que o direito deve sofrer salutares mutaes, conforme muito bem ressalta o mestre HUMBERTO THEODORO JNIOR:

"O direito de acesso justia, includo entre as garantias constitucionais do Estado Democrtico de Direito, sofreu a mesma transformao por que passaram as cartas magnas do sculo XIX para o sculo atual: de simples e esttica declarao de princpios transformaram-se em fontes criadoras de mecanismos de realizao prtica dos direitos fundamentais." (THEODORO JNIOR, Humberto. Atribuio de Efeito Suspensivo a Recurso. Medida de Natureza Cautelar. Direito Subjetivo da Parte e no-Faculdade do Relator. Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, n 02, 1998. Disponvel na internet:

www.tce.mg.gov.br. Acesso em 13/04/2003).

Portanto, o direito de acesso justia, em relao s pessoas jurdicas, tem sede constitucional, ainda que a Lei n 1.060/1950 a elas no faa referncia.

ASSISTNCIA JUDICIRIA GRATUITA E O SEU ACESSO A QUAISQUER PESSOAS JURDICAS

A pessoa jurdica, na Justia Comum Estadual (e tambm na Federal), desde que comprovadamente, tem o direito ao acesso ao Poder Judicirio com o benefcio da gratuidade, por fora de uma interpretao constitucional calcada em diversos dispositivos (notadamente: arts.1, IV; 5, XXXV. 170, IX e 179). Afinal de contas, a interpretao, com muito bem enfatiza CARLOS MAXIMILIANO:

"O intrprete no traduz em clara linguagem s o que o autor disse explcita e conscientemente; esfora-se por entender mais e melhor do que aquilo que se acha expresso, o que o autor inconscientemente estabeleceu, ou de presumir-se ter querido instituir ou regular, e no haver feito nos devidos termos, por inadvertncia, lapso, excessivo amor conciso, impropriedade de vocbulos, conhecimento imperfeito de um instituto recente, ou por outro motivo semelhante." Globo, (MAXIMILIANO, 1933, p. Carlos. 167).

Hermenutica e Aplicao do Direito, 2 ed., Rio de Janeiro: Livraria

Desse modo, o benefcio da assistncia judiciria no pode ser limitado apenas s microempresas. O mesmo compatvel com qualquer tipo de empresa, desde que demonstrada a necessidade do acesso gratuito. Com efeito, se a regra o amplo acesso Justia, limitar esse acesso, excluindo deste benefcio da gratuidade as pessoas jurdicas, no seria a interpretao mais inteligente da constituio pois, afinal de contas,

"Deve o direito ser interpretado inteligentemente no de modo que a ordem legal envolva um absurdo, prescreva inconvenincias, v ter a concluses insubsistentes ou impossveis. Tambm se prefere a exegese de que resulte eficiente providncia legal ou vlido o ato, que torna aquela sem efeito, incua, ou este, juridicamente nulo." (MAXIMILIANO, Carlos. Hermenutica e Aplicao do Direito, 3 ed., Rio de Janeiro: Borsoi, 1970, v. I, cap. V, 75).

De mais a mais, o direito processual, nos dias atuais, exerce uma funo muito importante na soluo dos conflitos e na tentativa de estabilizao social. Desse maneira, o processo inquestionavelmente um instrumento a servio do Direito, da sociedade, tendo, portanto, um objetivo social altamente relevante: o da pacificao. Neste sentido so as palavras do notvel JOO LAC KUHN, Professor de Direito da Universidade Vale dos Sinos

UNISINOS, "verbis":

"Sempre pregados a idia do processo como instrumento a servio da sociedade e que deve cumprir seu escopo social mais significativo: o de servir ao direito como mecanismo de pacificao. Para que se atinja este mister no se pode afastar a idia de que regras para a consecuo destes objetivos devem existir, mas no podem ser ptreas, imutveis, sob pena de, a partir de um determinado momento, as no quais atender foram mais s

necessidades

para

criadas,

transformando-se num entrave ao processo." (KUHN, Joo Lac. O Princpio do Contraditrio no Processo de Execuo. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1998, pp. 67-68). Alm do mais, a prpria jurisprudncia do Egrgio Superior Tribunal de Justia inconteste sobre a possibilidade do benefcio ser concedido quela pessoa jurdica que comprovar a insuficincia financeira a ponto de no poder arcar com as custas do processo. Observe-se: II Na linha da jurisprudncia deste Tribunal, "possvel a concesso do benefcio da assistncia judiciria pessoa jurdica que demonstre a impossibilidade de arcar com as despesas do processo sem prejudicar a prpria manuteno". (STJ EDRESP 205835 SP 4 T. Rel. Min. Slvio de Figueiredo Teixeira DJU 23.06.2003 p. 00372).

"2. Precedentes desta Corte permitem o deferimento da Justia gratuita a sociedades comerciais desde que comprovada a carncia de recursos financeiros destas, que impossibilite o recolhimento das custas." (STJ AGRMC 5672 RS 3 T. Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito DJU 10.03.2003). Deve-se destacar, inclusive, que o benefcio da gratuidade no restrito apenas s pessoas jurdicas sem fins econmicos, na medida em que o c. STJ j decidiu que o benefcio tambm cabvel s pessoas jurdicas com finalidade lucrativa.

"No h distino entre as pessoas jurdicas com ou sem fins lucrativos para a concesso da assistncia judiciria; ambas, para terem direito ao benefcio, tm que demonstrar que no possuem recursos, salvo casos excepcionais de pessoas jurdicas destinadas a fins filantrpicos. Agravo regimental no provido." (STJAGRESP 464467-MG- 3 turma Rel. Min. Ari Pargendler DJU 24.03.2003).

Portanto, o que se deve destacar que a empresa, para a obteno do benefcio, deve fazer a prova de sua condio financeira abalada, elemento crucial para a obteno do benefcio, pois:

"1.

Justia

gratuita.

Lei

1.060/50.

Prova

da

hipossuficincia. Necessidade. pessoa jurdica pode ser estendido tal benefcio, desde que comprove impossibilidade absoluta de arcar com as despesas do processo. 2. Agravo desprovido. (TRF 1 R. AG 01000261179 MG 6 T. Rel. Des. Fed. Daniel Paes Ribeiro DJU 28.04.2003 p. 264). (Nossos destaques).

Ou ainda:

"2) o benefcio da gratuidade, objeto da Lei n 1060/80, , em princpio, restrito pessoa fsica, contudo, num transcender moderno, pode alcanar a pessoa jurdica, desde que alegue no estar em condies de pagar custas do processo e honorrios advocatcios; e sem contraprova o benefcio, ento concedido, h de ser confirmado." (TJDF ARC 20020020043164 DF 1 C.Cv. Rel. Des. Eduardo de Moraes Oliveira DJU 21.05.2003 p. 82). (Grifos no existentes no original).

You might also like