You are on page 1of 6

KANT Tende a ser mais influenciado por Locke. Kant, assim como Plato, universalista.

. Porm um universalismo diferente do de Plato. Diz que possvel estabelecer conhecimentos universais sobre as coisas. Mantm a ideia da importncia da razo p/ o compreendimento das coisas. Aspectos gerais de sua filosofia: Filosofia criticista- A palavra "crtica" pode-se entender de 2 formas: crtica de Kant ao racionalismo, dizendo q este tem seus limites, devendo a filosofia se restringir a estes; e a palavra crtica associada com a palavra transcendental, estando dentro do tradicionalismo transcendental. A filosofia geral de Kant passa a ser uma gnosiologia- a chamada virada gnosiolgica: a filosofia deixa de ser ontolgica (pautada no objeto) passando a ser gnosiolgica/ epistemolgica (sujeito). Inatista- o conhecimento vem a priori. Considera a experincia importante p/ o conhecimento, no entanto considera a existncia de certos conhecimentos inatos, um deles a razo, considerada transcendental por se poder raciocinar antes da experincia. * Ponto em comum com Plato Kant fez uma rev. copernicana, pois assim como Coprnico deslocou o centro do universo, Kant deslocou a filosofia do objeto p/ o sujeito. Moral kantiana pode ser considerada como tica deontolgica. Em Aristteles a tica teleolgica. tica deontolgica aquela q prioriza a noo de justo sobre bem. (lgica invertida) A tica teleolgica prioriza a noo de bem em face da noo de justo. A tica deontolgica uma tica interativa/normativa, centrada na ideia de obrigao e dever. a ao por dever q caracteriza a ao moral em Kant. Em Aristteles existia propriamente uma ideia de dever, eis q a tica teleolgica pautada na compreenso do q a ideia de virtude, ou de felicidade. Ao moral= ao por dever. O que caracteriza a moral p/ Kant a ao praticada pelo indivduo que no tem inclinao p/ alguma coisa, como, por exemplo, a caridade. Ele a faz porque entende que necessria mesmo contra sua vontade. um dever que deve ser feito. No visa outro fim que no o dever. Ao conforme o dever aquela que o indivduo j tem inclinao para uma dada ao, realizando-a porque gosta, porque sente-se bem. Conceito da autonomia

2 significados: 1: autonomia individual- regra q o prprio indivduo estabeleceu 2: sujeito desvinculado- autonomia como no condicionamento. O sujeito autnomo porque desvinculado. O que caracteriza a moral/ a maneira pela qual os indivduos se submetem a uma norma a autonomia. Preocupao de identificar a moral com a liberdade. Retoma ao conceito de autonomia de Rousseau. Segue-se a norma que voc mesmo criou. Diferena de Rousseau p/ Kant que este d nfase autonomia/liberdade individual. Autnomo o individuo que segue uma regra que ele mesmo fez p/ si. Crtica dos comunitaristas a essa viso de Kant: Dizem que o indivduo condicionado pelos fins, eis que o indivduo j nasce vinculado. Falsa polmica/dicotomia: relao entre indivduo e comunidade. Isso porque os mesmos se complementam. No tem que haver uma escolha. Na moral tem-se o imperativo categrico. No direito tem-se o imperativo hipottico. No se submete a norma em funo da prpria norma. No levada em conta a norma em si, mas os fins que se tem em relao s normas p/ com os indivduos. Tentativa de conciliar o indivduo com o coletivo. O que demonstra a ambiguidade da teoria kantiana. Os indivduos so coagidos a respeitar a norma imposta pelo Estado (elemento contraditrio a Rousseau- porque diz q o direito estabelecido por autonomia, eis q os indivduos estabeleceram as leis. J em Kant as leis so impostas heteronimamente) A Filosofia do Direito na contemporaneidade O que marca a conjuntura histrica do sc. XIX o processo de industrializao, tornando as sociedades mais complexas. Tem-se, agora, uma relao interclasses. O Estado deve garantir a liberdade e igualdade materiais. Surgimento da Sociologia Jurdica e da Cincia Poltica.

DUGUIT Repudia o conceito de soberania do Estado, porque este deve prestar servios sociedade. Fala que o Estado no deve ser pautado num conceito abstrato como o de nao, pois este no atende mais a demanda do Estado. Este legtimo porque presta servios sociedade, estando

presente na vida dos indivduos. Fala que o elemento objetivo do Estado a funcionalidade. Estabelece a ideia de funo social da propriedade. Esta s pode ser exercida se cumprir sua funo social. A essncia do direito est na regra de direito normativa e no na regra de direito construtiva A primeira representa uma ao ou absteno. A segunda assegura a aplicao da primeira, uma tcnica que corresponde a realidade encontrada na regra de direito normativa.

MAURICE HAURIOU considerado o pai da Teoria da Instituio, partindo do pressuposto de que h uma lgica institucional no direito. Ele faz uma anlise sociolgica do direito a partir da institucionalizao,ampliando a ideia de direito proposta pela Escola de Exegese, na medida em que a lei passa a ser apenas mais um elemento do direito, e no o seu todo. O conceito de Direito, em sua filosofia, confundido com o de instituio. Ou seja, o Direito vai alm da norma jurdica (divergindo da escola da exegese), que uma expresso, mas no a essncia do Direito, que como qualquer instituio, um fenmeno social. A perspectiva institucional se contrape contratual, principalmente quanto durabilidade (maior na instituio) , confirmando a viso pluralista do mesmo. Duguit x Hauriou O primeiro realiza um estudo linear de modo a abordar o direito como cincia, j Hauriou utiliza recursos metafsicos, filosficos de modo a abordar o direito como um positivismo flexvel.

GEORGES GUIVITCH Defende que cada grupo pode agir independentemente da interveno estatal. Foi o primeiro filsofo a sistematizar o conceito de direito social e de pluralismo jurdico, declarando que cada grupo tem possibilidade de construir sua prpria ordem jurdica, de forma autnoma. Os grupos no precisam esperar a interveno estatal para participar, uma vez que so considerados focos autnomos de regulamentao jurdica.

RONALD DWORKIN Crtico do positivismo jurdico, Dworkin afirma que, para o positivismo, o direito tido como um conjunto de regras com o propsito de determinar qual comportamento ser punido ou coagido pelo poder pblico. Dworkin visualiza o direito como um sistema formado por princpios e regras.

Um sistema compreendido apenas por princpios poderia acarretar arbitrariedades. Do mesma forma, no seria possvel haver apenas regras, que viriam a engessar de maneira demasiada o sistema, gerando injustias sociais. Por tais razes, os sistemas jurdicos modernos so tidos como um conjunto de princpios e de regras, cada um deles com funes distintas. Regras x princpios H uma diferena de natureza lgica entre os dois conceitos, pois, enquanto as regras so aplicveis maneira do tudo-ou-nada(impossibilitando a coexistncia de regras contrrias no mesmo sistema jurdico), os princpios possuem uma dimenso no possuda pelas regras que a dimenso de peso ou importncia.Desta forma, os princpios seriam aplicados pela dimenso de peso, pois diante do caso em concreto verifica-se qual dos dois princpios em conflito tem o peso maior. Por isso no se tem como fugir de um sentido arbitrrio, entendido como a adoo de certas escolhas, quando das decises tomadas pelos juzes.

KELSEN Parte do pressuposto de que o direito autopoitico, sendo um direito suficiente em si. Preconiza uma teoria objetivista do direito, de modo a excluir de sua ao qualquer questo axiolgica enquadrando o direito na categoria do dever-ser, pois no leva a realidades e sim a normas. Ele define como critrio de validade de uma norma a norma imediatamente superior a ela, logo, um sistema hierarquicamente organizado. Kelsen prope um sistema de normas jurdicas cuja norma fundamental a do topo da pirmide. Ou seja, uma norma nunca vista em separado das outras, pois esto num contexto hierarquizado. O conhecimento jurdico considera as normas a partir de duas perspectivas: primeiramente, pode consider-las como reguladoras da conduta humana (teoria esttica), procurando relacionar as normas entre si como elementos da ordem em vigor; por outro lado, podem ser consideradas a partir do seu processo de produo e aplicao (teoria dinmica). Kelsen considera o sistema jurdico essencialmente dinmico. Para ele o que caracteriza o direito o seu aspecto formal, na medida em que comportar diferentes contedos que variam nas diversas sociedades. Ao contrrio da Escola de Exegese, admite que o direito pode ter lacunas, podendo haver uma pluralidade de interpretaes a norma jurdica.

RAWLS Recoloca as questes valorativas abandonadas pelo positivismo (tica, moral, justia).

Critica o utilitarismo, pois tal teoria no respeita os direitos fundamentais, no servindo para uma democracia constitucional. Na doutrina utilitarista, uma poltica boa ou no na medida em que promove a satisfao e a felicidade social. Influncia de Kant: somente os indivduos podem escolher os seus objetivos e fins e, para tal, deve existir uma estrutura social justa. A teoria de Rawls se baseia nos princpios, discutindo a predominncia do justo em relao ao bem (tica deontolgica). Representa a vertente do neocontratualismo, eis que a sociedade justa advm do contrato entre as partes. Posio original x vu da ignorncia Na posio original os indivduos ainda esto sob o vu de ignorncia, pois as partes ainda no tem clareza e informao sobre as suas respectivas vidas. Assim, o vu de ignorncia garante a posio original igualitria das pessoas, de modo que cada um deve se abstrair de seus interesses particulares. Neste sentido, o direito de propriedade e o direito de liberdade contratual no so protegidos pelo princpio de justia, visto que no se constituem como direitos fundamentais. Princpios de justia: 1) Cada pessoa deve ter um direito igual ao mais vasto sistema total de liberdades bsicas iguais que seja compatvel com o sistema de liberdade para todos: defende que a estrutura bsica da sociedade que permite a justia na sociedade, ou seja, os princpios de justia so dirigidos ela, objetivando garantir os bens primrios e bsicos. Em sua teoria, os direitos polticos e civis so prioritrios, condicionando os direitos econmicos e sociais. 2) As desigualdades sociais e econmicas devem ser distribudas de forma que, simultaneamente: proporcionem a maior expectativa de benefcio dos menos favorecidos e que estejam ligadas a funes abertas a todos em posio de igualdade equitativa de oportunidades.

Possveis questes: Disserte sobre a teoria moral de Kant e seu conceito de Direito. Em relao teoria de Leon Duguit, explique o conceito de direito objetivo, a distino entre regra de direito normativa e regra de direito construtiva, bem como sua abordagem sobre o direito de propriedade Discorra sobre o conceito de instituio de Maurice Hauriou Explique qual foi a contribuio de Georges Guivitch ao pluralismo jurdico. Explique a distino feita por Ronald Dworkin entre regra e princpio.

Em relao abordagem de Hans Kelsen, faa um comentrio crtico sobre o seu projeto epistemolgico; explique a distino entre os tipos esttico e dinmico de norma, bem como o conceito de norma fundamental pressuposta. Disserte sobre os dois princpios de justia propostos pela teoria de John Rawls

You might also like