You are on page 1of 2

17/02/13

SANTIFICAO DE ACORDO COM A BBLIA

SANTIFICAO DE ACORDO COM


A BBLIA
David W. Cloud

O presente estudo um artigo da Way of Life Encyclopedia of the Bible & Christianity, copyright 1994.

SANTIFICAO. As palavras "santificar", "sagrado" e "santo" so tradues da mesma palavra grega. Elas significam estar separado para um servio especial. Na Bblia muitas coisas alm de pessoas so apresentadas como santificadas - os mveis do Tabernculo (Ex. 40:10, 11,13); uma montanha (Ex. 19:23); comida (1 Ti. 4:5). Torna-se at possvel para um crente santificar a Deus no seu corao (1 Pe. 3:15). Portanto, santificar, ou tornar sagrado, no significa purificar ou tornar sem pecado, mas separar alguma coisa para Deus e o servio a Deus. Em relao ao Cristo, santificao ou santidade significa estar separado do pecado e para Deus. Existem trs aspectos distintamente diferentes desta santificao: passado, presente e futuro. Todo Cristo est autorizado a falar, "fui santificado; estou sendo santificado; ainda serei santificado."

SANTIFICAO PASSADA significa que o crente j foi posicionalmente separado em Cristo (At. 20:32; 1 Co. 1:2; 1:30; 6:9-11; He. 10:10, 14). No novo nascimento, cada crente est sendo eternamente santificado em Cristo, retirado do poder do diabo para dentro da famlia de Deus (Jo. 1:14; Ga. 4:4-6), do reino do diabo para dentro do reino de Cristo (Col. 1:12, 13); da velha criao para a nova criao (2 Co. 5:17). Esta santificao uma realidade eterna e est baseada numa nova posio spiritual que o Cristo tem em Jesus Cristo. Os crentes de Corinto no estavam sem pecado, e apesar disso foram chamados de santos e foi escrito que foram santificados (1 Co. 1:2, 30). Neste sentido, o Cristo pode dizer, "ESTOU santificado em Cristo."

SANTIFICAO PRESENTE (ATUAL) indica o processo pelo qual o Esprito Santo gradualmente muda a vida do crente para dar vitria sobre o pecado. Esta a santificao prtica. Trata-se do crescimento cristo, deixando o pecado do lado e vestindo dedicao a Deus (Ro. 6:19, 22; 1 Th. 4:3, 4; 1 Pe. 1:14-16). [Nota do tradutor: A palavra inglesa godliness aparentemente no tem traduo prpria em portugus. Ela significa algo parecido como ser semelhante, ser um reflexo de Deus. O dicionrio somente indica piedade, dedicao a Deus.] Este processo atual de santificao nunca acaba nesta vida (1 Jo. 1:8-10). O Cristo precisa resistir ao pecado at ser levado deste mundo atravs da morte ou na volta de Cristo. Neste
solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/SantificacaoDeAcordoComBiblia-DCloud.htm 1/2

17/02/13

SANTIFICAO DE ACORDO COM A BBLIA

sentido, o Cristo pode dizer, "ESTOU SENDO santificado pelo poder de Deus."

SANTIFICAO FUTURA a perfeio que o crente vai desfrutar na ressurreio (1 Tes. 5:23). Na vinda de Cristo, cada crente receber um corpo novo que estar sem pecado. O Cristo no ter mais de resistir ao pecado ou de crescer para a perfeio. Sua santificao estar completa. Ele estar inteira e eternamente separado do pecado e para Deus. Neste sentido, o Cristo ESTAR santificado na volta de Cristo.

Precisamos tomar cuidado para no confundir estes aspectos diferentes da santificao ou santidade.

Fundamental Baptist Information Service, P.O. Box 610368, Port Huron, MI 48061, 866-295-4143, fbns@wayoflife.org Visite o site Way of Life Literature http://www.wayoflife.org Copiado de http://www.wayoflife.org/fbns/sanctification.htm

[Traduzido por Philippe van Mechelen maro 2007]

T odas as citaes bblicas so da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBT B). As ACF e ARC (ARC idealmente at 1894, no mximo at a edio IBB1948, no a SBB-1995) so as nicas Bblias impressas que o crente deve usar, pois so boas herdeiras da Bblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o T extus Receptus).

(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta pgina de http://solascriptura-tt.org)

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/ retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )

solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/SantificacaoDeAcordoComBiblia-DCloud.htm

2/2

You might also like