You are on page 1of 5

Resumo de Processo Penal

Nestor Tvora ATOS E COMUNICAO PROCESSUAL Os atos de comunicao processual conferem efetividade ao art. 5, LIV (princpio do devido processo legal) e LV (contraditrio e ampla defesa) da CF. 1. CITAO 1.1- CONCEITO: o ato pelo qual o ru toma cincia dos termos da acusao, sendo chamado para respond-la e comparecer aos atos do processo, a comear, via de regra, pela resposta preliminar acusao (procedimento comum ordinrio, sumrio e a primeira fase do procedimento do jri). Antes da Lei 11.719/2008 e 11.689/2008: Depois da reforma processual de 2008: o O ru era citado para comparecer em ru citado para apresentar resposta juzo e ser interrogado (1 ato da acusao (art. 396 do CPP). instruo probatria).

A citao providncia essencial validade do processo, a falta de citao importa em NULIDADE. No entanto, pode ser suprida pelo comparecimento voluntrio do ru. A citao deficiente ou incompleta acarreta em nulidade relativa. Ateno: Usa-se a expresso citao circunduta quando a citao anulada (nula= circunduo ato de citao nula). 1.1. Quais so os efeitos da citao vlida: - Tem como efeito principal estabelecer a angularidade da relao processual. Art. 363. O processo ter completada a sua formao quando realizada a citao do acusado. (Redao dada pela Lei n 11.719, de 2008). - A preveno estar caracterizada com a prtica de ato decisrio, ainda que anterior ao oferecimento da pea acusatria, art. 83 do CPP. Exemplo de ato decisrio: convalidao (homologao) judicial da priso em flagrante, admissibilidade da pea acusatria etc. - No processo penal haver litispendncia a partir do recebimento de outra pea acusatria em face do mesmo acusado em virtude da mesma imputao (mesmos fatos). - No processo penal, a prescrio ser interrompida com o recebimento da pea acusatria pelo juiz competente. - O ato citatrio eficaz tem o condo de reputar revel o acusado que no atender o seu chamado para se defender, ou que comunicar a alterao de residncia. 1.2- ESPCIES a) Real (pessoal): aquela feita pessoalmente. (Na pessoa do acusado): Mandado de Citao, Carta Precatria, Carta de ordem, Carta rogatria/ requisio. Pode haver comunicao processual por meios eletrnicos? (Lei 11.419) Sim, salvo na hiptese de citao. b) Ficta (presumida): Trabalha-se com uma presuno de que o acusado tomou cincia do processo. Ex.: Por Edital; Por Hora Certa.

Resumo de Processo Penal


Nestor Tvora Obs.: No vlida citao por correio; no existe previso legal para citao por telefone ou por email. vedada pelo art. 6 da lei 11.419/2006 a citao por meio eletrnico. 2- CITAO PESSOAL: a regra no Processo Penal. 2.1. CITAO POR MANDATO: - Funciona como regra. - Realizada pelo Oficial de Justia - No caso de Pessoa Jurdica (r) entrega o mandato ao seu representante legal. - No caso dos Inimputveis: Na pessoa do curador (nomeado pelo juiz). Chamada de citao imprpria. - O Mandado de Citao possui requisitos extrnsecos (art. 357) e requisitos intrnsecos (art. 352). - O mandado ser acompanhado de cpia da pea acusatria (contra f). - No processo penal pode ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar, respeitada a inviolabilidade domiciliar. 2.2. CITAO POR PRECATRIA - Acusado residente em comarca distinta da jurisdio do juiz do processo crime. Ateno: O acusado est em lugar certo e sabido. Mesma ideia da citao por mandato. - Carta precatria itinerante: Art. 355,1: Se o juzo deprecado no tiver jurisdio sobre o local da residncia do citando ou se este mudou de residncia para localidade conhecida, poder o juiz deprecado remeter a precatria para o juzo de competncia fazer a citao, comunicando ao deprecante se ainda em tempo hbil para ser cumprida. EM CASO DE URGNCIA PLAUSVEL A PRECATRIA TELEGRFICA OU POR MEIO ELETRNICO. - Cuidado com o art. 355,2 do CPP: Certificado pelo Oficial de Justia que o ru se oculta para no ser citado, a precatria ser imediatamente devolvida para o fim previsto no art. 362. A redao anterior previa a possibilidade de citao por edital. Com nova redao o Art. 362 passou a prever: possibilidade de fazer a citao por Hora Certa. Com a reforma processual de 2008, se o Oficial de Justia verificar que o acusado est se ocultando para no ser citado dever proceder a citao por hora certa. 2.3. CITAO DO MILITAR Apesar do Cdigo no dizer de maneira expressa. Diz-se que essa regra s se aplica ao militar da ativa (ocupa o cargo de oficial, praa da polcia militar ou das foras armadas). Art. 358 do CPP: A citao do militar far-se- por intermdio do chefe do respectivo servio. Tratase de uma forma de preservar a disciplina e a hierarquia militar e inviolabilidade do quartel. Para prova da DPU: ateno ao artigo 280 do CPPM, a citao a militar em situao de atividade ou a assemelhado far-se- mediante requisio autoridade sob cujo comando ou chefia estiver, a fim (...) ver o restante do artigo. A citao do militar por edital e a com hora certa s podem ocorrer de forma justificada, sendo indispensvel, quanto a primeira, a realizao de diligncias para localiz-lo, no bastando, por exemplo, a sua condio de desertor. 2.4. CITAO DO FUNCIONRIO PBLICO Art. 359 do CPP.

Resumo de Processo Penal


Nestor Tvora O funcionrio pblico citado por mandato de citao em sua residncia. Caso haja necessidade de ausncia do funcionrio pblico, a data designada tambm deve ser comunicada ao Chefe do rgo. 2.5. CITAO DO PRESO Art. 360, CPP: Se o ru estiver preso, ser pessoalmente citado com a comunicao da audincia ao diretor do estabelecimento. De acordo com a doutrina, se a pessoa est presa, deve ser citada pessoalmente, pouco importando a unidade da federao em que localizada a priso. - Jurisprudncia: Ainda so encontrados julgados dizendo o seguinte: se o acusado estiver preso em outra unidade federativa e o juiz no souber, continua sendo admitida a citao por edital. Smula do STF, n 351: E nula a citao por edital de ru preso na mesma unidade da federao em que o juiz exerce a jurisdio. E STH, HC 162. 339. Se a pessoa estiver presa em outra unidade da federao no haveria nulidade na citao por edital. A smula 351 criticada pela doutrina: Se a pessoa est presa o Estado como um todo obrigado a saber que ela est presa, independentemente da unidade federativa. Art. 289-A: BNMP: Banco Nacional de Mandados de Priso: Trazido pela Lei 12.403, regulamentado pelo CNJ. 2.6. CITAO DO ACUSADO NO ESTRANGEIRO A citao ser feita mediante carta rogatria: pouco importando a natureza do delito (inafianvel ou afianvel). Este acusado no exterior deve estar em local certo e sabido. Art. 368 do CPP: Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, ser citado mediante carta rogatria, suspendendo-se o curso da prescrio at o seu cumprimento. - O Art. 222-A no se aplica a citao do acusado no estrangeiro, mas APENAS a intimao de testemunhas por carta rogatria. Art. 222-A do CPP: As cartas rogatrias s sero expedidas se demostrada previamente sua imprescindibilidade, arcando a parte requerente com os custos de envio. (Includo pela Lei 11.900, de 2009). Aplica-se nos Juizados? No cabe citao por rogatria nos juizados. Enviando o processo pro juzo comum. 2.7. CITAO EM LEGAES ESTRANGEIRAS: Legao estrangeiras: Consulados e Embaixadas. Desde que o acusado no goze de imunidade diplomtica. - Carta rogatria. - Art. 369 do CP: Nesta situao no haver suspenso da prescrio, pois o artigo no trouxe expressamente, e fazer essa analogia traria prejudicando o ru. 2.8. CITAO FEITA POR CARTA DE ORDEM: - Processos que tramitam nos Tribunais.

Resumo de Processo Penal


Nestor Tvora - Forma semelhante a precatria. - A solicitao feita por rgo jurisdicional de hierarquia superior. 3. CITAO POR EDITAL - Requisitos: art. 365 do CPP. - Os tribunais superiores entendem que no necessria a transcrio integral da pea acusatria. Smula de 366 do STF: no nula a citao por edital que indica o dispositivo da lei penal, embora no transcreva a denncia ou queixa, ou no resuma os fatos em que se baseia. - No cabe citao por edital nos juizados. - O sistema processual penal no presume a cincia da imputao pelo acusado citado por edital. 3.1. HIPTESES QUE AUTORIZAM A CITAO POR EDITAL a) Acusado em local incerto e no sabido. Art. 361 do CPP: Se o ru no foi encontrado, ser citado por edital, com o prazo de 15 (quinze) dias. Lembre-se: Quando eu posso dizer que algum est em local incerto e no sabido? A citao por edital uma medida de ltima ratio, de natureza extrema, excepcional. S pode ser feita depois de esgotadas as diligncias no sentido de localizao do acusado. Supremo entendeu que nesse processo no foi esgotado os meios de localizao, anulando o processo. (STF, HC 88548) - Prazo de dilao: Prazo de 15 dias do edital. b) Quando o acusado estiver em local inacessvel: Estava prevista no art. 363, I do CPP, artigo revogado pela Lei 11.719 de 2008. - Citao por edital deve ser feita com a aplicao subsidiria do art. 231, II do CPC. Favela no lugar inacessvel, pode ser apenas perigoso. Prazo de dilao: Prazo de 15 dias. c) Acusado que se oculta para no ser citado. - Antes da Lei 11.719/08: o acusado que se ocultava para no ser citado era citado por edital. - Depois da Lei 11.719/08: o acusado ser citado por hora certa (art.362 do CPP). 3.2. APLICAO DO ART. 366 DO CPP: 3.2.1- DIREITO INTERTEMPORAL: - Foi alterado pela Lei 9271/96. Ano de 1996 influencia da conveno americana de direitos humanos. Antes da Lei 9271/96 Depois da Lei Citao por edital Citao por edital No comparecimento do acusado No comparecimento do acusado. Era decretada a revelia do acusado e o Suspenso do processo e da prescrio. processo seguia normalmente com a nomeao de dativo. Alvo de crtica, pois entendia que violaria a ampla defesa.

Resumo de Processo Penal


Nestor Tvora

You might also like