You are on page 1of 4

Sinalizao Celular

Os sinais externos so convertidos em respostas dentro da clula As clulas comunicam, normalmente, por mensagens qumicas, direccionadas para clulas que podem estar ou no adjacentes. Pode ocorrer comunicao por contacto directo devido existncia de junes celulares entre clulas adjacentes, que permitem a ligao dos citoplasmas de ambas as clulas. Assim as substncias sinalizadoras so capazes de se dissolver no citosol e passar livremente entre as clulas adjacentes. Alm disso, as clulas animais conseguem comunicar atravs do contacto directo de molculas ligadas na membrana, ocorrendo o processo de reconhecimento clula-clula. Pode no entanto tambm ocorrer outros processos sinalizao, sejam eles local ou a longa distncia. Exemplo disso so as molculas que so libertadas por uma clula sinalizadora. Estas podem percorrer pequenas distncias, atravs de fluidos extracelulares, at clulas prximas. Este tipo de sinalizao local nos animais chamado de sinalizao parcrina. No entanto poder tambm ocorrer uma sinalizao sinptica. Este tipo de sinalizao ocorre nas clulas do sistema nervoso, em que um sinal elctrico acciona a segregao de um qumico sinalizador pelos neurotransmissores. So depois difundidos pela sinapse e a clula alvo estimulada. tambm possvel ocorrer uma sinalizao a longa distncia usando hormonas. Neste tipo de sinalizao, chamada de sinalizao endcrina, as clulas endcrinas libertam molculas hormonais, que viajam pelo sistema circulatrio at as clulas alvo noutras partes do corpo. As trs etapas da sinalizao celular 1. Recepo A clula detecta uma molcula sinalizadora vinda do exterior da clula, isto devido ligao desta molcula a uma protena receptora localizada na superfcie da clula ou no seu interior. 2. Traduo A ligao da molcula sinalizadora ir alterar de alguma maneira a forma da protena receptora, iniciando o processo de traduo. Este passo converte o sinal qumico externo numa forma que consiga promover uma resposta celular. Por vezes este passo no acontece de uma s vez. necessria uma sequncia de alteraes numa srie de molculas via de traduo da sinalizao. As molculas intermdias so denominadas molculas retransmissoras. 3. Resposta O sinal finalmente acciona uma resposta celular. A sinalizao celular permite assegurar que actividades cruciais ocorrem nas clulas correctas, no momento correcto e em correcta coordenao com as outras clulas do organismo.

Recepo
A molcula sinalizadora complementar, em forma, a um local especfico do receptor, e liga-se a. A molcula sinalizadora comporta-se com um ligante. Este ligante provoca uma alterao da estrutura da protena receptora.

Os receptores podem estar localizados na membrana plasmtica (mais comuns, devido solubilidade dos ligantes e gua e ao seu tamanho ser tal que no passa pela membrana) ou no interior da clula. Receptores na membrana plasmtica Este tipo de receptores podem ser divididos em: Receptores associados a protenas G Este tipo de receptores funcionam com a ajuda da protena G. Nestes receptores os locais de ligao variam quer para as molculas sinalizadoras e para as diferentes protenas G dentro da molcula. Como funciona: 1. Presente no interior da membrana plasmtica est uma protena G que pode ser ligada ou desligada consoante est ligada a um GTP (guanosina trifosfato) ou GDP, respectivamente. 2. Quando uma molcula sinalizadora se liga ao receptor, este activado e altera a sua forma. Esta alterao leva ligao da protena G inactiva, provocando a ligao de um GTP libertando um GDP, activando a protena. 3. A protena G activada liberta-se do receptor e percorre a parte interna da membrana plasmtica e liga-se a uma enzima, alterando a forma da enzima, activando-a. Quando a enzima activada esta pode accionar o passo seguinte de um percurso que leva resposta celular. 4. A protena G funciona igualmente como uma GTPase, provocando a hidrlise da GTP, inactivando a protena. Assim a protena pode voltar a ser usada. Receptores cinases de tirosina Pertencem a uma classe de receptores membranares caracterizados por terem actividade enzimtica. A cinase uma enzima que catalisa a transferncia de grupos fosfato. 1. Os receptores so polmeros individuais compostos por diversas tirosinas ligadas entre si, e contm, cada polmero, um local de ligao. 2. A ligao de uma molcula sinalizadora provoca a ligao de dois receptores polipeptdicos, formando um dmero. 3. A dimerizao activou as zonas de cinase de tirosina de cada polipptido, provocando a adio de um fosfato, proveniente das molculas de ATP, a cada tirosina. 4. Com todo o receptor fosfatado, ele activa-se, sendo reconhecido por diversas protenas retransmissoras dentro da clula. Cada protena ir ligar-se a uma tirosina especfica que accionara uma resposta celular especfica. Receptores canais inicos Este tipo de receptores contm uma zona que pode funcionar com um porto quando o receptor muda de forma, permitindo ou no a passagem de ies. Quando um ligante se liga ao receptor, este ir ou no abrir, provocando um fluxo de ies que accionar uma dada resposta celular. Quando o ligante for dissociado, este fluxo parar.

Receptores intracelulares Podem ser encontradas quer no citoplasma quer no ncleo das clulas alvo. Para que possam alcanar tais receptores, as molculas tm que ser ou pequenas ou hidrofbicas o suficiente para atravessar a membrana plasmtica da clula alvo. Exemplo de molculas desse

gnero so as hormonas. No entanto como que os complexos de hormona-protena activam os genes? Os genes que so activados so controlados pelos factores de transduo. O receptor das hormonas, como por exemplo o receptor da testosterona, quando activado, funciona como um factor de transduo que activa um gene especfico. Actuando como um factor de transduo, o receptor de testosterona fica encarregue da completa transduo do sinal.

Transduo
Vias de transduo de sinais A ligao de uma molcula sinalizadora a um receptor presente na membrana plasmtica acciona o primeiro passo de uma cadeia de interaces moleculares, o via de transduo de sinais, que leva a uma dada resposta por parte da clula. As molculas retransmissoras so muitas vezes protenas. A informao atravessa a clula devido, normalmente, a uma constante mudana da forma da protena, que muito comummente causada pela fosforilao. Fosforilao e desfosforilao de protenas A fosforilao e a desfosforilao so mecanismos muito comuns na regulao da actividade proteica. A enzima protena-cinase a responsvel por transferir os grupos fosfato da ATP para uma protena. Muitas molculas retransmissoras no via de transduo de sinais so cinases proteicas e podem criar uma cascata de fosforilao. Nestas cascatas o sinal transmitido pela cascata de fosforilaes proteicas, cada fosforilao provoca uma mudana de forma da protena. Cada mudana de forma resulta numa interaco do novo grupo fosfato adicionado com aminocidos polares ou carregados. A adio de grupos fosfatos provoca, normalmente, a mudana da protena de um estado inactivo para um estado activa. No entanto verifica-se tambm o contrrio. Uma enzima igualmente importante na cascata de fosforilao a protena-fosfatase, que consegue remover rapidamente grupos fosfato das protenas, um processo chamado de desfosforilao. A fosfatase permite desligar o via de traduo de sinais quando o sinal inicial j no est presente. Isso permite tambm a reutilizao das protena cinase, permitindo clula responder a um novo sinal extracelular. Mensageiros secundrios: pequenas molculas e ies Uma vez que os mensageiros secundrios so solveis em gua e pequenos eles conseguem atravessar a clula por difuso. Os mensageiros secundrios participam em vias iniciados quer nos receptores associados a protenas G, quer nos receptores cinases de tirosina. Um grande conjunto protenas retransmissoras so sensveis a concentrao citoslica de ies clcio e da AMP cclica. Como funciona a cAMP

O primeiro mensageiro activa o receptor associado protena G que vai activar uma protena G especifica. A protena G vai activar a adenilil ciclase que vai catalisar a converso de ATP em cAMP. O cAMP vai actuar como um mensageiro secundrio e activa outra protena, normalmente a protena kinase A que levar a uma resposta celular. Ies Clcio e o Inositol Trifosfato (IP3) Muitas molculas de sinalizao induzem a resposta celular atravs de uma via de transduo de sinal que provocam o aumento da concentrao citoslica de ies clcio. O clcio mais usado como mensageiro secundrio que cAMP. Apesar de existir no interior da clula uma baixa concentrao de ies clcio, essa concentrao muito inferior ao que se encontra no exterior da clula. Os ies clcio so activamente importados do exterior da clula, e depois do citosol para o reticulo endoplasmtico atravs de diversas bombas proteicas. Desta forma qualquer pequena variao de ies clcio no citosol representa uma grande variao na concentrao. Em resposta a um sinal libertado pela via de transduo de sinais, o nvel de clcio citoslico pode aumentar. A via que levam a libertao de ies clcio necessitam de outro um mensageiro secundrio, o IP3 e o diaciglicerol (DAG). Como funciona o mecanismo? Uma molcula sinalizadora liga-se a um receptor associado a protena G, levando a activao da fosfolipase C. A fosfolipase C vai clivar o PIP2 em IP3 e DAG. O DAG funciona como mensageiro secundrio noutras vias. O IP3 difunde-se pelo citosol e liga-se a um canal de clcio associado ao IP3 na membrana do RE, abrindo-o. Os ies clcio difundem-se no citosol aumentando a sua concentrao, activando diversas protenas em varias vias de sinalizao.

Resposta
Nuclear A activao de um gene especfico por um factor de crescimento Citoplasmtica Estimulao da quebra do glicognio pela epinefrina. Regulao do ciclo celular

You might also like