You are on page 1of 3

SALMO 150 DOXOLOGIA FINAL O convite do salmista que todos devem louvar ao Senhor (Treze vezes) Ele ressalta

ta a variedade de formas de louvor a Deus. Ele trata do ambiente no qual se deve louvar ao Senhor. Ele trata dos instrumentos que poderiam ser usados no louvor ao Senhor.

v.1 Louvai ao SENHOR! Louvai a Deus no seu santurio; louvai-o no firmamento do seu poder. 1. O salmista comea com Halal Ya, que em nossas bblias aparece a palavra aleluia. Yahweh, o Deus eterno. 2. Em seguida aparece Halal El. Esta expresso significa Louvai a Deus. (El) Elohim, o Deus Todo-poderoso. 3. Aonde devemos louvar a Deus? Em kodesh, isto , no seu santurio. As palavras relacionadas s coisas santas so: kodesh, kadosh (Is 6.3) 4. A adorao a Deus estendida a todos os lugares da terra (santurio-kodesh) at mesmo no firmamento, nos cus; e tambm aos nos admirarmos dos atos criativos de Deus. 5. Talvez o fato de sabermos que Deus onisciente e onipresente, algumas pessoas preferem ficar em casa ao invs de recorrerem ao Senhor no templo para adorar. 6. Neste verso a palavra halal aparece 3 vezes.

v.2 Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelncia da sua grandeza.

1. Podemos dize que so muitos os motivos de nos prostrarmos diante de Deus em orao; no texto, pelos seus atos poderosos. A lista imensa dos atos poderosos de Deus, a comear, pela prpria criao. 2. O Todo-poderoso deve ser louvado conforme a excelncia da sua grandeza, magnitude e magnificncia. 3. Por mais que queiramos falar de Deus, nunca falaremos o quanto Ele grande (Ento cantamos: Grande o Senhor e mui digno de louvor...) 4. Por mais que nos esforcemos para cantar os louvores dos feitos de Deus no chegaremos perfeio do que Ele . A nossa pequenez o perfeito contraste do que somos e do que Ele .

v.3 Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltrio e a harpa.

1. Deus deve ser louvado na multiplicidade de instrumentos musicais. 2. A trombeta era o shophar e era tocado pelos sacerdotes. Era feito do chifre de carneiro. 3. O saltrio (nebel): Instrumento de cordas para acompanhar a voz (Salmo 33.2; 144.9). Era uma espcie de alade, semelhante viola, mas de forma triangular ou trapezoidal; ALADE Instrumento de corda, semelhante viola. a traduo da palavra hebraica nebel, que na maior parte das vezes traduzido pelo termo saltrio. As cordas eram tocadas com os dedos (Isaas 5.12; 14.11; Ams 5.23; 6.5); 4. Harpa - ou lira hebraica de cinco a nove cordas.

v.4 Louvai-o com o adufe e dana; louvai-o com instrumento de cordas e com flautas. 1. Adufe tipo de tamborim, pandeiro (xodo 15.20). Dana, dana mesmo. No episdio de Miri e das mulheres, aparecem estas duas palavras hebraicas. 2. Instrumentos de cordas (harpa e outros) e flautas (rgo). Se rgo, muito parecido com a flauta pan (vrias flautas unidas).

v.5 Louvai-o com os cmbalos sonoros; louvai-o com cmbalos altissonantes. 1. Cmbalos so pratos de metal que so batidos um contra o outro, ou batidos com um grande martelo. 2. bem verdade que o culto devia ser bastante barulhento, segundo o que se esperava o salmista. Talvez fossem realizados ao ar livre ou uma forma de no restringir a ao de adorar.

v.6 Tudo quanto tem flego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR!

1. O salmista convoca toda a criao que respira a louvar ao Senhor. No entendemos a extenso dessa adorao, mas Deus entende. 2. Por fim, Aleluia. Louvai ao Senhor.

Pr. Eli da Rocha Silva 10/03/2013 Igreja Batista em Jardim Helena S. Paulo SP.

You might also like