You are on page 1of 5

Universidade Federal de Alfenas UNIFAL MG Instituto de Cincia e tecnologia ICT 22 Fenmenos Mecnicos Professor: Fbio Ferrao

Aline Cristina Trevizani Anglica Cardoso Bueno Bianca Ferreira Freire Renata Carvalho Rodrigues

Medidas de tempo: Pndulo Simples

Poos de Caldas MG Fevereiro/2013

1.Resumo O experimento desenvolvido consiste em um pndulo simples preso a um fio e em sua extremidade existe uma massa. Variando o comprimento do fio e a massa dos objetos, foi feita a observao do movimento de oscilao do pndulo cronometrando o tempo de cada oscilao.

Palavras chaves: Pndulo,

2. Introduo Um pndulo se baseia em um sistema que contem uma massa acoplada a um piv. A massa fica sujeita fora da gravidade. Existem vrios tipos de pndulos como os fsicos, de toro, cnicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o mais simples deles e que tem maior utilizao o Pndulo Simples. O pndulo simples tem a estrutura bsica de um pndulo, um objeto, de massa definida, suspenso por um fio de massa desprezvel. Quando o objeto sofre um deslocamento de sua posio inicial para um ngulo , ele tende a realizar oscilaoes na plano vertical, que est sob a ao da fora da gravidade. Alm desta fora outras como fora peso e a fora de trao do fio tambm agem sob o objeto, assim o movimento peridico e oscilatrio.Isso acontece quando o ngulo formado pelo fio nos extremos do movimento com o eixo vertical no excede 10. Para ngulos pequenos, possvel mostrar que a fora resultante pode ser escrita como uma fora restitutiva e assim, considerar o pndulo simples como um movimento harmnico simples. Um dos cientistas que observou isto foi o italiano Galileu Galilei, este considerado por muitos como o Pai da Fsica, ele no s observou isso como fez alguns relgios de pndulo. Ele verificou que o peso de um determinado objeto no interfere no tempo de oscilao de uma partcula de massa m, ou seja, o tempo o mesmo tanto para um corpo pequeno quanto para um corpo grande [1].

Figura 01: Galileu Galilei, cientista italiano considerado por muitor como o Pai da Fsica. [1] Galileu para pequenas oscilaes, com valores para o ngulo menor que 10, deduziu: seno (1)

Galileu obteve uma frmula, conhecida logo depois, como de Frmula de Galileu, vlida apenas para a expresso (1). (2) Onde: T = Perodo de revoluo ou, simplesmente, perodo. Perodo o tempo que uma partcula leva para completar uma volta em uma trajetria fechada [2]; L = Comprimento do encordoamento/fio; g = gravidade A expresso (2) possui apenas L como varivel, ento a determinao de sua incerteza ficaria determinada da seguinte forma: (3) Onde: : Incerteza do comprimento. : Incerteza do perodo.

Extraindo a raiz da equao (3) temos: (4) Somando todos os perodos observados, divido pelo nmero de experimentos realizados, encontrou-se o perodo mdio. A incerteza do perodo mdio a combinao da incerteza instrumental e da incerteza estatstica. A incerteza estatstica encontrada utilizando a frmula: (5) Onde: n: nmero de medidas;

: valor de cada medida. E que pode ser medido com a equao: (6) No experimento foi utilizado como instrumento de medio o cronmetro, cuja incerteza instrumental de 0,05s. Pela incerteza estatstica (5) e incerteza instrumental, encontram-se a incerteza total expressa por: (7)

Com a incerteza total, possvel se obter a incerteza mdia de

pela expresso: (8)

A expresso utilizada para se calcular o perodo mdio total de todas as massas com o mesmo comprimento de fio :

(9) Onde, : perodo para cada medida. E pode ser substituda por: (10)

Para se encontrar a incerteza do perodo mdio usou-se a seguinte frmula:

(11) J o Histograma tem caractersticas diferentes para sua construo. Para sabermos o numero de classes, fazemos uso da equao.
(12) Onde: n = numero de amostras coletadas

Logo aps, devemos calcular o tamanho das classes, para isto, fazemos:

(13) Onde: v = maior valor encontrado t = menor valor encontrado

r = tamanho das classes Assim, agora descobriremos o valor inicial da primeira classe. Para tal realizao, fazemos da seguinte forma: (14) Feitas tais contas, utilizamos o valor inicial e adicionamos os tamanhos das classes para obtermos os valores s classes.

You might also like