You are on page 1of 5

6038

Artigo 101. (Revogado.) Artigo 102.


Comisses recenseadoras

Dirio da Repblica, 1. srie N. 165 27 de Agosto de 2008 Lei n. 49/2008


de 27 de Agosto

Aprova a Lei de Organizao da Investigao Criminal

Os membros das comisses recenseadoras designados pelos partidos polticos em exerccio de funes na data da entrada em vigor da presente lei mantm-se em funes at serem substitudos nos termos do n. 2 do artigo 22. Artigo 103.
Modelos de recenseamento

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: CAPTULO I Investigao criminal Artigo 1.
Definio

1 Os modelos de cadernos eleitorais referidos, bem como outros impressos complementares necessrios gesto do recenseamento eleitoral, so aprovados por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da administrao interna, publicada no prazo de 30 dias aps a entrada em vigor da presente lei. 2 Os modelos e impressos referidos no nmero anterior so obtidos atravs do SIGRE. Artigo 104.
Revogao

A investigao criminal compreende o conjunto de diligncias que, nos termos da lei processual penal, se destinam a averiguar a existncia de um crime, determinar os seus agentes e a sua responsabilidade e descobrir e recolher as provas, no mbito do processo. Artigo 2.
Direco da investigao criminal

So revogadas as Leis n.os 69/78, de 3 de Novembro, 72/78, de 28 de Dezembro, 4/79, de 10 de Janeiro, 15/80, de 30 de Junho, 81/88, de 20 de Julho, 3/94, de 28 de Fevereiro, 50/96, de 4 de Setembro, e 19/97, de 19 de Junho. Lei n. 48/2008
de 27 de Agosto

Revoga a Lei n. 38/2006, de 17 de Agosto, que prorrogava, por um perodo no superior a trs anos, o prazo de vigncia das medidas preventivas de ocupao do solo na rea prevista de localizao do novo aeroporto de Lisboa, na zona da Ota, previstas no Decreto n. 31-A/99, de 20 de Agosto.

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: Artigo 1.
Objecto

revogada a Lei n. 38/2006, de 17 de Agosto. Artigo 2.


Entrada em vigor

A presente lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Aprovada em 11 de Julho de 2008. O Presidente da Assembleia da Repblica, Jaime Gama. Promulgada em 1 de Agosto de 2008. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendada em 4 de Agosto de 2008. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

1 A direco da investigao cabe autoridade judiciria competente em cada fase do processo. 2 A autoridade judiciria assistida na investigao pelos rgos de polcia criminal. 3 Os rgos de polcia criminal, logo que tomem conhecimento de qualquer crime, comunicam o facto ao Ministrio Pblico no mais curto prazo, que no pode exceder 10 dias, sem prejuzo de, no mbito do despacho de natureza genrica previsto no n. 4 do artigo 270. do Cdigo de Processo Penal, deverem iniciar de imediato a investigao e, em todos os casos, praticar os actos cautelares necessrios e urgentes para assegurar os meios de prova. 4 Os rgos de polcia criminal actuam no processo sob a direco e na dependncia funcional da autoridade judiciria competente, sem prejuzo da respectiva organizao hierrquica. 5 As investigaes e os actos delegados pelas autoridades judicirias so realizados pelos funcionrios designados pelas autoridades de polcia criminal para o efeito competentes, no mbito da autonomia tcnica e tctica necessria ao eficaz exerccio dessas atribuies. 6 A autonomia tcnica assenta na utilizao de um conjunto de conhecimentos e mtodos de agir adequados e a autonomia tctica consiste na escolha do tempo, lugar e modo adequados prtica dos actos correspondentes ao exerccio das atribuies legais dos rgos de polcia criminal. 7 Os rgos de polcia criminal impulsionam e desenvolvem, por si, as diligncias legalmente admissveis, sem prejuzo de a autoridade judiciria poder, a todo o tempo, avocar o processo, fiscalizar o seu andamento e legalidade e dar instrues especficas sobre a realizao de quaisquer actos. CAPTU LO II rgos de polcia criminal Artigo 3.
rgos de polcia criminal

1 So rgos de polcia criminal de competncia genrica: a) A Polcia Judiciria; b) A Guarda Nacional Republicana; c) A Polcia de Segurana Pblica.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 165 27 de Agosto de 2008 2 Possuem competncia especfica todos os restantes rgos de polcia criminal. 3 A atribuio de competncia reservada a um rgo de polcia criminal depende de previso legal expressa. 4 Compete aos rgos de polcia criminal: a) Coadjuvar as autoridades judicirias na investigao; b) Desenvolver as aces de preveno e investigao da sua competncia ou que lhes sejam cometidas pelas autoridades judicirias competentes. Artigo 4.
Competncia especfica em matria de investigao criminal

6039
2 da competncia reservada da Polcia Judiciria, no podendo ser deferida a outros rgos de polcia criminal, a investigao dos seguintes crimes: a) Crimes dolosos ou agravados pelo resultado, quando for elemento do tipo a morte de uma pessoa; b) Escravido, sequestro, rapto e tomada de refns; c) Contra a identidade cultural e integridade pessoal e os previstos na Lei Penal Relativa s Violaes do Direito Internacional Humanitrio; d) Contrafaco de moeda, ttulos de crdito, valores selados, selos e outros valores equiparados ou a respectiva passagem; e) Captura ou atentado segurana de transporte por ar, gua, caminho de ferro ou de transporte rodovirio a que corresponda, em abstracto, pena igual ou superior a 8 anos de priso; f) Participao em motim armado; g) Associao criminosa; h) Contra a segurana do Estado, com excepo dos que respeitem ao processo eleitoral; i) Branqueamento; j) Trfico de influncia, corrupo, peculato e participao econmica em negcio; l) Organizaes terroristas e terrorismo; m) Praticados contra o Presidente da Repblica, o Presidente da Assembleia da Repblica, o Primeiro-Ministro, os presidentes dos tribunais superiores e o Procurador-Geral da Repblica, no exerccio das suas funes ou por causa delas; n) Prevaricao e abuso de poderes praticados por titulares de cargos polticos; o) Fraude na obteno ou desvio de subsdio ou subveno e fraude na obteno de crdito bonificado; p) Roubo em instituies de crdito, reparties da Fazenda Pblica e correios; q) Conexos com os crimes referidos nas alneas d), j) e o). 3 ainda da competncia reservada da Polcia Judiciria a investigao dos seguintes crimes, sem prejuzo do disposto no artigo seguinte: a) Contra a liberdade e autodeterminao sexual de menores ou incapazes ou a que corresponda, em abstracto, pena superior a 5 anos de priso; b) Furto, dano, roubo ou receptao de coisa mvel que: i) Possua importante valor cientfico, artstico ou histrico e se encontre em coleces pblicas ou privadas ou em local acessvel ao pblico; ii) Possua significado importante para o desenvolvimento tecnolgico ou econmico; iii) Pertena ao patrimnio cultural, estando legalmente classificada ou em vias de classificao; ou iv) Pela sua natureza, seja substncia altamente perigosa; c) Burla punvel com pena de priso superior a 5 anos; d) Insolvncia dolosa e administrao danosa; e) Falsificao ou contrafaco de cartas de conduo, livretes e ttulos de registo de propriedade de veculos automveis e certificados de matrcula, de certificados de habilitaes literrias e de documento de identificao ou de viagem;

1 A atribuio de competncia especfica obedece aos princpios da especializao e racionalizao na afectao dos recursos disponveis para a investigao criminal. 2 Sem prejuzo do disposto nos n.os 4 e 5 do artigo 7., os rgos de polcia criminal de competncia genrica abstm-se de iniciar ou prosseguir investigaes por crimes que, em concreto, estejam a ser investigados por rgos de polcia criminal de competncia especfica. Artigo 5.
Incompetncia em matria de investigao criminal

1 Sem prejuzo dos casos de competncia deferida, o rgo de polcia criminal que tiver notcia do crime e no seja competente para a sua investigao apenas pode praticar os actos cautelares necessrios e urgentes para assegurar os meios de prova. 2 Sem prejuzo dos casos de competncia deferida, se a investigao em curso vier a revelar conexo com crimes que no so da competncia do rgo de polcia criminal que tiver iniciado a investigao, este remete, com conhecimento autoridade judiciria, o processo para o rgo de polcia criminal competente, no mais curto prazo, que no pode exceder vinte e quatro horas. 3 No caso previsto no nmero anterior, a autoridade judiciria competente pode promover a cooperao entre os rgos de polcia criminal envolvidos, atravs das formas consideradas adequadas, se tal se afigurar til para o bom andamento da investigao. Artigo 6.
Competncia da Guarda Nacional Republicana e da Polcia de Segurana Pblica em matria de investigao criminal

da competncia genrica da Guarda Nacional Republicana e da Polcia de Segurana Pblica a investigao dos crimes cuja competncia no esteja reservada a outros rgos de polcia criminal e ainda dos crimes cuja investigao lhes seja cometida pela autoridade judiciria competente para a direco do processo, nos termos do artigo 8. Artigo 7.
Competncia da Polcia Judiciria em matria de investigao criminal

1 da competncia da Polcia Judiciria a investigao dos crimes previstos nos nmeros seguintes e dos crimes cuja investigao lhe seja cometida pela autoridade judiciria competente para a direco do processo, nos termos do artigo 8.

6040
f) Incndio, exploso, libertao de gases txicos ou asfixiantes ou substncias radioactivas, desde que, em qualquer caso, o facto seja imputvel a ttulo de dolo; g) Poluio com perigo comum; h) Executados com bombas, granadas, matrias ou engenhos explosivos, armas de fogo e objectos armadilhados, armas nucleares, qumicas ou radioactivas; i) Relativos ao trfico de estupefacientes e de substncias psicotrpicas, tipificados nos artigos 21., 22., 23., 27. e 28. do Decreto-Lei n. 15/93, de 22 de Janeiro, e dos demais previstos neste diploma que lhe sejam participados ou de que colha notcia; j) Econmico-financeiros; l) Informticos e praticados com recurso a tecnologia informtica; m) Trfico e viciao de veculos e trfico de armas; n) Conexos com os crimes referidos nas alneas d), j) e l). 4 Compete tambm Polcia Judiciria, sem prejuzo das competncias da Unidade de Aco Fiscal da Guarda Nacional Republicana, do Servio de Estrangeiros e Fronteiras e da Comisso do Mercado dos Valores Mobilirios, a investigao dos seguintes crimes: a) Tributrios de valor superior a 500 000; b) Auxlio imigrao ilegal e associao de auxlio imigrao ilegal; c) Trfico de pessoas; d) Falsificao ou contrafaco de documento de identificao ou de viagem, falsidade de testemunho, percia, interpretao ou traduo, conexos com os crimes referidos nas alneas b) e c); e) Relativos ao mercado de valores mobilirios. 5 Nos casos previstos no nmero anterior, a investigao criminal desenvolvida pelo rgo de polcia criminal que a tiver iniciado, por ter adquirido a notcia do crime ou por determinao da autoridade judiciria competente. 6 Ressalva-se do disposto no presente artigo a competncia reservada da Polcia Judiciria Militar em matria de investigao criminal, nos termos do respectivo Estatuto, sendo aplicvel o mecanismo previsto no n. 3 do artigo 8. Artigo 8.
Competncia deferida para a investigao criminal

Dirio da Repblica, 1. srie N. 165 27 de Agosto de 2008 2 No aplicvel o disposto no nmero anterior quando: a) A investigao assuma especial complexidade por fora do carcter plurilocalizado das condutas ou da pluralidade dos agentes ou das vtimas; b) Os factos tenham sido cometidos de forma altamente organizada ou assumam carcter transnacional ou dimenso internacional; ou c) A investigao requeira, de modo constante, conhecimentos ou meios de elevada especialidade tcnica. 3 Na fase do inqurito, o Procurador-Geral da Repblica, ouvidos os rgos de polcia criminal envolvidos, defere Polcia Judiciria a investigao de crime no previsto no artigo anterior quando se verificar alguma das circunstncias referidas nas alneas do nmero anterior. 4 O deferimento a que se referem os n.os 1 e 3 pode ser efectuado por despacho de natureza genrica do Procurador-Geral da Repblica que indique os tipos de crimes, as suas concretas circunstncias ou os limites das penas que lhes forem aplicveis. 5 Nos casos previstos nos n.os 4 e 5 do artigo anterior, o Procurador-Geral da Repblica, ouvidos os rgos de polcia criminal envolvidos, defere a investigao a rgo de polcia criminal diferente da que a tiver iniciado, de entre os referidos no n. 4 do mesmo artigo, quando tal se afigurar em concreto mais adequado ao bom andamento da investigao. 6 Por delegao do Procurador-Geral da Repblica, os procuradores-gerais distritais podem, caso a caso, proceder ao deferimento previsto nos n.os 1, 3 e 5. 7 Na fase da instruo, competente o rgo de polcia criminal que assegurou a investigao na fase de inqurito, salvo quando o juiz entenda que tal no se afigura, em concreto, o mais adequado ao bom andamento da investigao. Artigo 9.
Conflitos negativos de competncia em matria de investigao criminal

Se dois ou mais rgos de polcia criminal se considerarem incompetentes para a investigao criminal do mesmo crime, o conflito dirimido pela autoridade judiciria competente em cada fase do processo. Artigo 10.
Dever de cooperao

1 Na fase do inqurito, o Procurador-Geral da Repblica, ouvidos os rgos de polcia criminal envolvidos, defere a investigao de um crime referido no n. 3 do artigo anterior a outro rgo de polcia criminal desde que tal se afigure, em concreto, mais adequado ao bom andamento da investigao e, designadamente, quando: a) Existam provas simples e evidentes, na acepo do Cdigo de Processo Penal; b) Estejam verificados os pressupostos das formas especiais de processo, nos termos do Cdigo de Processo Penal; c) Se trate de crime sobre o qual incidam orientaes sobre a pequena criminalidade, nos termos da Lei de Poltica Criminal em vigor; ou d) A investigao no exija especial mobilidade de actuao ou meios de elevada especialidade tcnica.

1 Os rgos de polcia criminal cooperam mutuamente no exerccio das suas atribuies. 2 Sem prejuzo do disposto no artigo 5., os rgos de polcia criminal devem comunicar entidade competente, no mais curto prazo, que no pode exceder vinte e quatro horas, os factos de que tenham conhecimento relativos preparao e execuo de crimes para cuja investigao no sejam competentes, apenas podendo praticar, at sua interveno, os actos cautelares e urgentes para obstar sua consumao e assegurar os meios de prova. 3 O nmero nico de identificao do processo atribudo pelo rgo de polcia criminal competente para a investigao. Artigo 11.
Sistema integrado de informao criminal

1 O dever de cooperao previsto no artigo anterior garantido, designadamente, por um sistema integrado

Dirio da Repblica, 1. srie N. 165 27 de Agosto de 2008 de informao criminal que assegure a partilha de informaes entre os rgos de polcia criminal, de acordo com os princpios da necessidade e da competncia, sem prejuzo dos regimes legais do segredo de justia e do segredo de Estado. 2 O acesso informao atravs do sistema integrado de informao criminal regulado por nveis de acesso, no mbito de cada rgo de polcia criminal. 3 As autoridades judicirias competentes podem, a todo o momento e relativamente aos processos de que sejam titulares, aceder informao constante do sistema integrado de informao criminal. 4 A partilha e o acesso informao previstos nos nmeros anteriores so regulados por lei. Artigo 12.
Cooperao internacional

6041
4 Participa nas reunies do conselho coordenador o membro do Governo responsvel pela coordenao da poltica de droga sempre que estiverem agendados assuntos relacionados com esta rea. 5 Por iniciativa prpria, sempre que o entendam, ou a convite da presidncia, podem participar nas reunies do conselho coordenador o Presidente do Conselho Superior da Magistratura e o Procurador-Geral da Repblica. 6 Para efeitos do nmero anterior, o Presidente do Conselho Superior da Magistratura e o Procurador-Geral da Repblica so informados das datas de realizao das reunies, bem como das respectivas ordens de trabalhos. 7 A participao do Procurador-Geral da Repblica no conselho coordenador no prejudica a autonomia do Ministrio Pblico no exerccio das competncias que lhe so atribudas pela Constituio e pela lei. 8 A presidncia, quando o considerar conveniente, pode convidar a participar nas reunies outras entidades com especiais responsabilidades na preveno e represso da criminalidade ou na pesquisa e produo de informaes relevantes para a segurana interna. Artigo 14.
Competncias do conselho coordenador

1 Compete Polcia Judiciria assegurar o funcionamento da Unidade Nacional EUROPOL e do Gabinete Nacional INTERPOL. 2 A Guarda Nacional Republicana, a Polcia de Segurana Pblica e o Servio de Estrangeiros e Fronteiras integram, atravs de oficiais de ligao permanente, a Unidade e o Gabinete previstos no nmero anterior. 3 A Polcia Judiciria, a Guarda Nacional Republicana, a Polcia de Segurana Pblica e o Servio de Estrangeiros e Fronteiras integram, atravs de oficiais de ligao permanente, os Gabinetes Nacionais de Ligao a funcionar junto da EUROPOL e da INTERPOL. 4 Todos os rgos de polcia criminal tm acesso informao disponibilizada pela Unidade Nacional EUROPOL, pelo Gabinete Nacional INTERPOL e pelos Gabinetes Nacionais de Ligao a funcionar junto da EUROPOL e da INTERPOL, no mbito das respectivas competncias. CAPTULO III Coordenao dos rgos de polcia criminal Artigo 13.
Conselho Coordenador

1 Compete ao conselho coordenador dos rgos de polcia criminal: a) Dar orientaes genricas para assegurar a articulao entre os rgos de polcia criminal; b) Garantir a adequada coadjuvao das autoridades judicirias por parte dos rgos de polcia criminal; c) Informar o Conselho Superior da Magistratura sobre deliberaes susceptveis de relevar para o exerccio das competncias deste; d) Solicitar ao Procurador-Geral da Repblica a adopo, no mbito das respectivas competncias, das providncias que se revelem adequadas a uma eficaz aco de preveno e investigao criminais; e) Apreciar regularmente informao estatstica sobre as aces de preveno e investigao criminais; f) Definir metodologias de trabalho e aces de gesto que favoream uma melhor coordenao e mais eficaz aco dos rgos de polcia criminal nos diversos nveis hierrquicos. 2 O conselho coordenador no pode emitir directivas, instrues ou ordens sobre processos determinados. Artigo 15.
Sistema de coordenao

1 O conselho coordenador dos rgos de polcia criminal presidido pelos membros do Governo responsveis pelas reas da justia e da administrao interna e dele fazem parte: a) O secretrio-geral do Sistema Integrado de Segurana Interna; b) O comandante-geral da Guarda Nacional Republicana e os directores nacionais da Polcia de Segurana Pblica, da Polcia Judiciria e do Servio de Estrangeiros e Fronteiras; c) Os dirigentes mximos de rgos de polcia criminal de competncia especfica; d) O director-geral dos Servios Prisionais. 2 O conselho coordenador pode reunir com a participao dos membros referidos nas alneas a), b) e d) do nmero anterior ou, sempre que a natureza das matrias o justifique, tambm com a participao dos restantes. 3 O secretrio-geral do Sistema de Segurana Interna coadjuva a presidncia na preparao e na conduo das reunies.

1 A coordenao dos rgos de polcia criminal assegurada pelo secretrio-geral do Sistema de Segurana Interna, de acordo com as orientaes genricas emitidas pelo conselho coordenador dos rgos de polcia criminal e sem prejuzo das competncias do Ministrio Pblico. 2 Compete ao Secretrio-Geral, no mbito da coordenao prevista no nmero anterior e ouvidos os dirigentes mximos dos rgos de polcia criminal ou, nos diferentes nveis hierrquicos ou unidades territoriais, as autoridades ou agentes de polcia criminal que estes designem: a) Velar pelo cumprimento da repartio de competncias entre rgos de polcia criminal de modo a evitar conflitos;

6042
b) Garantir a partilha de meios e servios de apoio de acordo com as necessidades de cada rgo de polcia criminal; c) Assegurar o funcionamento e o acesso de todos os rgos de polcia criminal ao sistema integrado de informao criminal, de acordo com as suas necessidades e competncias. 3 O secretrio-geral no pode emitir directivas, instrues ou ordens sobre processos determinados. 4 O secretrio-geral no pode aceder a processos concretos, aos elementos deles constantes ou s informaes do sistema integrado de informao criminal. CAPTULO IV Fiscalizao dos rgos de polcia criminal Artigo 16.
Competncia do Procurador-Geral da Repblica

Dirio da Repblica, 1. srie N. 165 27 de Agosto de 2008 Artigo 19.


Decreto-Lei n. 81/95, de 22 de Abril

O estatudo na presente lei no prejudica o disposto no Decreto-Lei n. 81/95, de 22 de Abril. Artigo 20.
Disposio transitria

A avaliao de desempenho dos elementos das foras e dos servios de segurana e do pessoal oficial de justia regulada em legislao especial, ficando excepcionados da aplicao do disposto no artigo 113. da Lei n. 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, e sujeitos aos respectivos regimes estatutrios. Artigo 21.
Norma revogatria

revogada a Lei n. 21/2000, de 10 de Agosto, alterada pelo Decreto-Lei n. 305/2002, de 13 de Dezembro. Artigo 22.
Entrada em vigor

1 O Procurador-Geral da Repblica fiscaliza superiormente a actividade processual dos rgos de polcia criminal no decurso do inqurito. 2 No exerccio dos poderes referidos no nmero anterior, o Procurador-Geral da Repblica pode solicitar aos rgos de polcia criminal de competncia genrica informaes sobre a actividade processual e ordenar inspeces aos respectivos servios, para fiscalizao do cumprimento da lei, no mbito da investigao criminal desenvolvida no decurso do inqurito. 3 Em resultado das informaes obtidas ou das inspeces, o Procurador-Geral da Repblica pode emitir directivas ou instrues genricas sobre o cumprimento da lei por parte dos rgos de polcia criminal referidos no nmero anterior, no mbito da investigao criminal desenvolvida no decurso do inqurito. 4 O Procurador-Geral da Repblica pode ordenar a realizao de inquritos e sindicncias aos rgos de polcia criminal referidos no n. 2 em relao a factos praticados no mbito da investigao criminal desenvolvida no decurso do inqurito, por sua iniciativa, a solicitao dos membros do Governo responsveis pela sua tutela ou dos respectivos dirigentes mximos. CAPTULO V Disposies finais Artigo 17.
Processos pendentes

A presente lei entra em vigor 30 dias aps a data da sua publicao. Aprovada em 11 de Julho de 2008. O Presidente da Assembleia da Repblica, Jaime Gama. Promulgada em 11 de Agosto de 2008. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendada em 12 de Agosto de 2008. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa. Lei n. 50/2008
de 27 de Agosto

Primeira alterao, por apreciao parlamentar, do Decreto-Lei n. 66/2008, de 9 de Abril, que regula a atribuio de um subsdio social de mobilidade aos cidados residentes e estudantes, no mbito dos servios areos entre o continente e a Regio Autnoma da Madeira.

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, a seguinte lei: Artigo nico
Alterao ao Decreto-Lei n. 66/2008, de 9 de Abril

As novas regras de repartio de competncias para a investigao criminal entre os rgos de polcia criminal no se aplicam aos processos pendentes data da entrada em vigor da presente lei. Artigo 18.
Regimes prprios de pessoal

O artigo 1. do Decreto-Lei n. 66/2008, de 9 de Abril, passa a ter a seguinte redaco: Artigo 1.


[]

O estatuto, competncias e forma de recrutamento do pessoal dirigente e de chefias dos rgos de polcia criminal de competncia genrica so os definidos nos respectivos diplomas orgnicos.

1 O presente decreto-lei, prosseguindo objectivos de coeso social e territorial, regula a atribuio de um subsdio social de mobilidade aos cidados beneficirios, nos termos dos artigos seguintes, no mbito dos servios areos entre o continente e a Regio Autnoma da Madeira.

You might also like