You are on page 1of 95

Noes de Informtica

Sumrio
Conceitos Iniciais Informtica ................................................ 02 Processamento de Dados; A informtica de divide em...; O Computador; Sistema Binrio .......................................... 04 Software .................................................. 05 Windows XP ............................................. Painel de Controle ....................................... Acessrios do Windows XP ........................... Windows Explorer ....................................... Ferramentas do Sistema .............................. Principais Atalhos do Windows ...................... Microsoft Word 2003 ............................... Principais Comandos do Word; Resumo dos Comandos do Word ................. Movimentao ............................................ Meios de Seleo; Atalhos do Microsoft Word ........................... Microsoft Excel 2003 ................................ Botes; Ala de Preenchimento ................................ Clculos ..................................................... Referncia Absoluta .................................... Erros; Grficos; 07 12 16 17 21 22 23 33 34 35 36 37 39 40

Conhecimentos Gerais; Incio; Faixa de Opes; Botes ....................................................... Teclas de Atalho ......................................... Clculos Iniciais .......................................... Funes; Referncias ................................................ Ala de Preenchimento ................................

78 81 82 85 87

Internet & Intranet ................................... 89 Internet; Protocolos; Meios de Acesso ......................................... 91 Conceitos Importantes ................................ 92 Intranet; Segurana da Informao ........................ 93

Broffice.org 3.2 ........................................ 42 Broffice.org Writer 3.2 ............................. 43 Principais Comandos; Resumo dos Comandos .............................. 53 Meios de Seleo ........................................ 54 Broffice.org Calc 3.2 ................................ Botes; Ala de Preenchimento ................................ Clculos ..................................................... Referncia Absoluta .................................... Erros; Grficos ..................................................... Microsoft Word 2007 ............................... Guia Incio ................................................. Guia Inserir ................................................ Guia layout de Pgina .................................. Guia Referncias ......................................... Guia Correspodncias .................................. Guia Reviso .............................................. Guia Exibio ............................................. Teclas de Atalho ......................................... 55 56 57 58 59 61 62 65 68 69 71 72 74 75

Microsoft Excel 2007 ................................ 77


Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

Noes de Informtica

Informtica
a cincia que estuda a coleta das informaes (dados) de forma organizada, tratadas e comunicadas, ou seja, busca meios para aumentar a rapidez e eficincia na proteo dos dados.

Na segunda guerra mundial, o exrcito americano teve a necessidade de criar um computador para calcular as trajetrias dos msseis, da surgia o primeiro computador digital do mundo o ENIAC. Embora o exrcito americano tenha iniciado a sua construo, o computador s foi concludo aps 1946, ou seja, depois do trmino da guerra.

Processamento de Dados
Processamento de dados o ato de transformar a entrada de dado (pergunta) em uma sada de informaes (respostas). o processo de receber dados, manipul-los e produzir resultados. Sendo assim, todo ato de realizar, conferir e verificar o processo de transformao de dados, com o objetivo e se obter resultados atravs e dados iniciais.

ENIAC 1 Computador digital do mundo O ENIAC utilizou 17.480 vlvulas a vcuo e tinha 3,3 metros de altura, 1 metro de largura, 33,3 metros de comprimento e pesava 30 toneladas.

A Informtica se divide em...


A informtica se divide em basicamente 3 partes. So elas: a) HARDWARE: a parte fsica (palpvel) computador, capaz de fazer a Entrada dados, Processamento de dados, Sada informaes ou Armazenamento informaes. do de de de

AS GERAES DO COMPUTADOR

Os computadores atuais evoluram, com o passar do tempo, de forma gradual e com vrias etapas tecnolgicas, como por exemplo, na tabela que segue: a) Primeira Gerao (1951-1958): computadores vlvula. Exemplo: ENIAC (primeiro computador eletrnico/digital) e o UNIVAC (primeiro computador a ser comercializado).

b) SOFTWARE: a parte lgica, o conjunto de ordens em uma seqncia lgica. c) PEOPLEWARE: so as manuseiam os computadores. pessoas que

b) Segunda Gerao (1959-1965): computadores a transistores, que eram mais compactos, mais rpidos e mais baratos em relao aos seus antecessores. Exemplo: TX-0 (utilizou tubos de raios catdicos e caneta tica). c) Terceira Gerao (1965-1969): computadores que trabalhavam com CI (circuito integrado um circuito eletrnico completo onde colocada uma pequena pastilha semicondutora de silcio de cerca de 0,45 centmetros quadrados) Esses computadores j suportavam a multiprogramao. Exemplos: IBM/360 e Burroughs B 3500.

O Computador
O Computador uma mquina que realiza processamento de dados em um menor espao de tempo e com maior segurana, auxiliando, com isso, a informtica.

a) b) c) d)

FUNES BSICAS DO COMPUTADOR Entrada de dados. Processamento de dados. Armazenamento de informaes. Sada de informaes. EVOLUO DOS COMPUTADORES

d) Quarta Gerao (1970 em diante): computadores com CHIP LSI (circuito integrado em larga escala 1970) e CHIP VLSI (circuito integrado em muita larga escala 1975).

Assim, atualmente, existem vrios tipos de computadores no mercado empresarial, assim como, na rea residencial, como veremos a seguir.

TIPOS DE COMPUTADORES

Existem vrios tipos de computadores no mercado atual, de diversos tamanhos. Alguns


Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

Noes de Informtica

utilizados para uso pessoal e outros para uso coorporativo. Veremos alguns deles a seguir. Computador Pessoal (PC) uma ferramenta poderosa para o uso pessoal ou para a rea coorporativa e o mesmo utilizado para calcular, desenhar, digitar textos, etc. Handheld Computador de Mo muito utilizado por empresas de bebidas e alimentos em suas vendas, pois os clientes podem solicitar os produtos de forma on-line, utilizando a Internet, o que torna a transao comercial bem mais rpida. Mainframe Computador Desktop - PC Notebook - Laptop Com a evoluo da tecnologia, foi criado o Notebook, pois os empresrios e as pessoas em geral tiveram a necessidade de utilizar um computador porttil capaz deve ser movimentado de um lado para o outro com maior rapidez e agilidade, satisfazendo tambm as necessidades do seu trabalho e/ou estudo da mesma forma que um PC. Com isso, nasceu o Notebook. So computadores de grande porte utilizados pelas corporaes para centralizar as informaes dos seus clientes e/ou produtos.

Notebook - Computador Porttil O Laptop foi a primeira gerao do Notebook, que a denominao atual, o mesmo pesava em torno de 12 Kg e o monitor vinha separado do restante do computador, era necessrio mont-lo sobre uma mesa. Atualmente, conhecido como Notebook e pesa em torno de 1,4 Kg e no montvel. Handheld Computador de Mo Considerado atualmente como minicomputador, utilizado como uma superagenda, e tambm para calcular, anotar e at enviar os dados atravs da Internet para os fornecedores, fabricantes e/ou empresas em geral.

Os bancos, por exemplo, utilizam este tipo de computador para verificar o saque, o depsito, a transferncia de dinheiro entre contas e outras operaes de seus clientes. Assim, o mesmo administra de melhor forma possvel as rotinas eletrnicas dos bancos. Workstation (Estao de Trabalho) So computadores produzidos para a rea comercial e so utilizados em rede para facilitar a troca de informaes dentro da empresa, havendo um compartilhamento entre os dados dos mesmos. Supercomputador So computadores ultra-rpidos desenvolvidos para uma quantidade muito grande de processamento de dados cientficos, pois o mesmo capaz de efetuar 3 trilhes de instrues de programa por segundo. equipado com 2,5 terabytes de memria.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

Noes de Informtica

LINGUAGEM DO COMPUTADOR

Nesse sistema uma medida igual a 1.024 (210) vezes a sua anterior. 1024 1024 1024 1024 1024 1024 Bytes Kilobytes Megabytes Gigabyte Terabyte Petabyte = = = = = = 1 1 1 1 1 1 Kilobyte (KB) Megabyte (MB) Gigabyte (GB) Terabyte (TB) Petabyte (PB) Exabyte (EB) PB TB GB MB KB BYTE BIT Para que servem os bits e Bytes? utilizado medir o tamanho informaes com que trabalhamos em Bytes. das

O tipo de linguagem dos computadores conhecido como linguagem de mquina ou sistema binrio que permite a execuo de tarefas que so solicitadas ao computador pelo homem. So conhecidos por dois nmeros o 0 (Zero) de desligado e o 1 (Um) de ligado sendo a menor unidade de informao do computador. Veja a figura abaixo.

Exemplo dos dgitos binrios Os nmeros (0 e 1) so dgitos binrios conhecidos como BIT que representado pela letra b minscula. a menor unidade de medida do computador. A juno de 8 bits igual a 1 Byte = 1 Caractere (letras, smbolos, nmero, marcas de pontuao e espaos em branco entre as palavras e/ou letras) que representado pela letra B (maiscula).

Medimos a capacidade de armazenamento das memrias do computador em Bytes. Tambm medimos as velocidades de transmisso de informaes em bits por segundo (bps) ou Bytes por segundo (B/s).

Conjunto de 8 bits = 1 Byte Mas por qu? 1 Byte s pode ter 8 bits? Por conseqncia de termos 256 variaes de nmeros cujo clculo matemtico 28 (dois elevado a oitava potncia), chegando ao resultado de 256 variaes. Este o alfabeto do computador. O primeiro nmero desta variao 0 (Zero) e o ltimo 255 (Duzentos e Cinqenta e cinco), tendo um total de 256 variaes. Graas tabela ASCII, utilizada para computadores do tipo PC, com a EBCDIC (l-se, eb-c-dic) da IBM, utilizada nos computados Macintosh, ambas trabalham, atualmente, com 8 bits, mas diferem a posio dos caracteres por no serem tabelas padronizadas.

Sistema Binrio
Cada caractere ocupa um byte, mas se desejarmos armazenar uma grande quantidade de caracteres teremos que ter um sistema para mensurar esses valores.
Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

Noes de Informtica

Software
Software o termo que designa a parte lgica da estrutura computacional; Esse termo refere-se a todos os programas que utilizamos, como: Windows, Word, Excel, e etc... H diversos tipos de Softwares diferentes. TIPOS DE SOFTWARES (quanto ao uso)... Sistema Operacional: Programa para controlar o computador e todo o seu funcionamento ( necessrio). Aplicativo: Programa criado problemas do usurio (como planilhas, desenhos, e etc...). para resolver digitar textos,

2. Direito de copiar e distribuir o software sem a necessidade de pagamento de licena No existe pirataria no mundo do software livre. 3. Direito de estudar o software completamente ( necessrio ter o Cdigo-Fonte). 4. Direito de modificar o software a sua vontade ( necessrio ter o Cdigo-Fonte). Portanto, para um software ser livre mesmo, necessrio que seu programador o disponibilize (sem pagamento de licena) e tambm disponibilize o seu Cdigo-Fonte. CDIGO-FONTE... O Programador cria o seu programa, escrevendo-o em uma linguagem de programao compreensvel (para ele) Esse o Cdigo-Fonte do programa, a sua receita de bolo. Depois disso, o programador realiza uma operao para transformar aquele cdigo em um conjunto de instrues compreensvel pelo computador (linguagem de mquina) Essa traduo chamada de Compilao. Depois de compilado, surge um arquivo com as instrues escritas na forma como o processador entende. Esse arquivo chamado de Arquivo Executvel (ou arquivo binrio, ou arquivo em cdigo de mquina). Teoricamente, no possvel alterar o programa tendo somente o arquivo executvel (no d pra mudar o bolo depois de assado, no ?). Para alterar o programa, deve-se alterar o cdigo-fonte e, depois, compil-lo para obter um novo Arquivo Executvel. ARQUIVOS... So os dados guardados em unidades de armazenamentos. Existem vrios tipos de arquivos, eles possuem Nome, Data de Criao, Dono e outros atributos. Esses atributos (incluindo o nome) se encontram no diretrio onde o arquivo est registrado. Extenso dos Arquivos Uma coisa de que poucos se do conta a existncia das extenses nos arquivos. Uma extenso um conjunto de trs caracteres (normalmente) que identificam o tipo de um arquivo. Que atribui a extenso ao arquivo o prprio programa que o cria, como o Word e o Excel, por exemplo. Normalmente, no Windows, as extenses esto ocultas ao usurio, mas possvel solicitar

Utilitrio: Programa criado para resolver problemas do computador (como detectar e excluir vrus, desfragmentar discos, corrigir erros de gravao, e etc...). Driver: Programa para falar a lngua de um equipamento de hardware e permitir que o sistema operacional possa us-lo. TIPOS DE SOFTWARE (quanto Licena)... Freeware: Programa que gratuitamente pelo seu dono. distribudo

Shareware: Programa distribudo gratuitamente, mais com limitaes de recurso, uma amostra grtis para despertar o desejo pelo programa e incentivar a compra da verso comercial. Comercial: Exige-se pagamento para a utilizao do programa (licena de uso). Livre: Software que no exige pagamento de licena de uso e ainda oferece alguns direitos especiais aos usurios. SOFTWARE LIVRE... Em contrapartida ao apelo financeiro dos softwares da atualidade, alguns programadores criaram a ideia de Software Livre. Software Livre um termo que designa os programas de computador que oferecem 4 direitos especiais a seus usurios, so eles: 1. Direito de usar o software para qualquer finalidade.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

Noes de Informtica

ao programa que as mostre, verifique alguns arquivos abaixo com extenses diversas. Arquivo O que ...
Arquivo de texto feito pelo Microsoft Word.

Apresentao do Power Point.

Arquivo de udio, (geralmente uma msica).

Modelo Word.

de

documento

do

Microsoft

Arquivo Backupeado pelo programa de Backup do Windows.

Pasta de trabalho do Microsoft Excel.

DIRETRIOS... So objetos que contm listas de outros objetos (arquivos e diretrios). Diretrios podem ser organizados em rvores (formando ramificaes) ou seja, um diretrio dentro do outro. Toda unidade de armazenamento possui um diretrio principal, do qual todos os demais diretrios nascem: o Diretrio Raiz.

Arquivo Executvel (um programa).

Arquivo de texto simples (feito pelo Bloco de Notas). Arquivo no formato PDF, que s pode ser lido pelo programa Adobe Acrobat Reader (esse tipo de arquivo muito comum na internet). Pginas da Web (documento formam os sites da Internet). que

Arquivo ZIPADO (compactado pelo programa Winzip). Seu contedo , na realidade, um ou mais arquivos prensados para ocupar um nmero menor de bytes. Arquivo compactado pelo programa Winrar. Seu contedo , na realidade, um ou mais arquivos prensados para ocupar um nmero menor de bytes. Arquivo de bancos de dados feito pelo programa Microsoft Access. Arquivo de texto que aceita formatao de caracteres, como Negrito, Itlico, e etc... ( quase um documento do Word). Arquivo de Imagem, geralmente uma foto. Arquivo de Imagem, mais simples do que um JPEG. Arquivo de Imagem Mvel, uma imagem que se meche. J imaginou uma foto onde a pessoa da foto se meche? Que loucura heim? rsrsrs. Arquivo gerado pelo programa Power Point.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

Noes de Informtica

Microsoft Windows XP

INTRODUO

O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurana com um sistema operacional que aposentar de vez o velho MS-DOS. Esta nova verso herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor escolha tanto para o uso domstico como para uso em empresas. O XP quer dizer eXPerincia, pois o usurio ter uma nova experincia ao utilizar o sistema operacional, ficando livre de travamentos, erros fatais ou operaes ilegais, alm de contar como uma interface mais bonita. Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos j existentes. O Windows XP Home Edition a verso domstica mais leve, exigindo menos poder de processamento e memria, criado para substituir o Windows ME na tarefa de funcionar em computadores domsticos, por outro lado, alguns

recursos somente so encontrados na verso Widows XP Professional que veio substituir o Windows 2000 Professional. Entre os recursos exclusivos da verso Professional se destacam: rea de trabalho remoto suporte a mais de um monitor, criptografia de arquivos e sistema, trabalhar com dois processadores, conexo em um domnio, discos dinmicos entre outros.

INICIALIZANDO O WINDOWS XP

Para carregar o sistema operacional. 1. Ligue o computador. 2. Aps alguns segundos o Windows XP estar completamente carregado e pronto para ser utilizado.

REA DE TRABALHO (DESKTOP)

tela principal do Windows, ela dividia em trs partes, que so elas:

PAPEL DE PAREDE ou PLANO DE FUNDO

a imagem que fica no fundo do desktop (rea de trabalho), no caso da imagem acima, temos uma foto do Morro do Careca, praia de

Ponta Negra (Natal-RN), O usurio pode colocar qualquer arquivo para ficar como papel de parede, desde que esse arquivo seja um JPG, BMP, GIF ou HTML.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

Noes de Informtica

CONES

So os objetos que ficam estacionados na rea de trabalho (desktop), os cones que possuem uma seta no canto inferior esquerdo so chamados de cone de atalho, sendo assim ao excluir um cone de atalho o programa relacionado ao cone continuar funcionando perfeitamente no computador, s no haver mais o cone de atalho na rea de trabalho.

BARRA DE TAREFAS

REA DE NOTIFICAO

Trata-se da barra que geralmente fica na parte inferior do desktop. A barra de tarefas pode ser movida para qualquer local conveniente, basta arrast-la para os lados, para cima ou para baixo na tela.

BOTO INICIAR

A rea de Notificao o local da barra de tarefas onde se encontra cones de programas que esto sendo executados em segundo plano. Um exemplo muito simples disso o relgio que mostra hora e a data.

No canto inferior esquerdo, boto Iniciar, principal meio de navegao do Windows. Atravs do possvel abrir novas opes de Windows. se encontra o locomoo e boto Iniciar navegao do

MENU INICIAR

BARA DE INICIALIZAO RPIDA

uma parte da barra de tarefas do Windows que serve pra inicializar os programas mais rapidamente. Sendo necessrio apenas um clique simples em cima do cone do programa que o usurio desejar abrir. Para adicionar um cone de um programa que estiver na rea de trabalho na barra de inicializao rpida o usurio s precisa arrastar o cone do referido programa pra dentro da barra de inicializao rpida.

MEIO DA BARRA

O meio da barra de tarefas mostra botes referentes as janelas que por ventura estejam abertas no Windows, o usurio poder organizar as janelas por meio de um clique inverso (boto direito) em uma rea livre da barra de tarefas e solicitar a organizao desejada.

A palavra Menu vem do Francs (Mni) que quer dizer opes, e exatamente o que nele encontramos. No Menu Iniciar encontramos as opes de trabalho do Windows, o menu iniciar do Windows XP foi remodelado e agora apresentado em uma janela contendo duas colunas, diferente do Windows 98 que era apresentado em apenas uma coluna. O Menu Iniciar pode ser ativo atravs da tecla WIN, ou do atalho CTRL + ESC.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

Noes de Informtica

DESLIGAR O COMPUTADOR

EXECUTAR

Essa opo teve algumas modificaes em relao as do Windows 98, l no Windows 98 as opes eram: Desligar o Computador, Reiniciar o Computador, Colocar o Computador em Modo de Espera, Reiniciar o Computador em Modo de MD-DOS. Agora no Windows XP, nessa opo encontramos: Em espera /Hibernar, Desativar e Reiniciar.

Executa algo (Abre um programa, uma pasta, um documento ou um site da Web). Atalho: + R. OBS: Experimente digitar nessa caixa o texto CALC, o sistema automaticamente abrir a calculadora do Windows XP. Ou se desejar digite um endereo de um site qualquer, voc ir perceber que o Windows abrir o navegador que estiver configurado como Browser (Navegador) padro exatamente na pgina do link que voc digitou.

Em espera: Coloca o computador em um estado de baixa energia de modo que seja possvel continuar rapidamente a sesso do Windows. Hibernar: Salva o estado da rea de trabalho atual no disco rgido para que o usurio possa retomar o trabalho e desliga o computador. Desativar: Fecha todos os programas e desliga o computador. Reiniciar: Desliga o Windows, reinicia computador e Liga o Windows novamente. o

PESQUISAR

Abre uma janela onde voc pode selecionar opes de pesquisa e trabalhar com resultados de pesquisa. Atalho: F3 ou + F. Ex: Um usurio salvou um arquivo de Texto na semana passada, mais ele no lembra onde salvou este arquivo, basta utilizar o utilitrio Pesquisar, e seguir os passos que o Windows ir procurar e mostrar o arquivo desejado.

FAZER LOGOFF

Nessa opo o usurio dispe de duas ferramentas do Windows, a de Trocar de usurio (alterna a conta que est sendo usada no Windows) e fazer Logoff (Fecha a conta que estiver em aberto, e mostra a tela onde o usurio poder escolher outra conta de usurio que deseja usar).

AJUDA E SUPORTE

Abre um local central com tpicos da ajuda, tutoriais, solues de problema e outros servios de suporte. Atalho: F1.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

Noes de Informtica

b: => o disquete, mas s ser representado pelo computador, caso o usurio instale ao mesmo uma segunda unidade de disquete. c: => o disco rgido representado pelo seguinte cone abaixo (no Windows).

d: => a unidade camaleo, ou seja, dependendo de qual drive tenhamos instalado no computador essa unidade poder ser: um CDROM, DVD-ROM, CD-RW, DVD-RW ou uma parte do disco rgido (o disco estando particionado).

DEFINIR ACESSO PROGRAMA

PADRES

DO

A partir dessa opo o usurio poder definir qual programa ser o titular para executar alguma tarefa. O usurio poder ainda permitir ou no o acesso a determinado programa instalado no computador.

OBS: Em questes de concursos pblicos no se deve cobrar as unidades correspondente as letras e:, f:, g:, e etc... Pois essas podem ser qualquer equipamento conectado ao computador. Em questes de concursos pblicos deve-se cobrar aquilo que padro, e o que padro est listado na tabela acima.

MEU COMPUTADOR

Atravs dessa opo o usurio poder ter informaes sobre as unidades do computador, bem como os dispositivos conectados ao PC, como um pendrive, um scanner e etc... As unidades do computador so identificadas, cada uma com um letra especfica, abaixo temos as unidades mais usadas e cobradas em questes de concursos pblicos: a: => o disquete representado pela seguinte cone abaixo (no Windows).

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

10

Noes de Informtica

MINHAS MUSICAS

a pasta padro onde o usurio poder salvar as suas musicas, CDs, e etc...


MINHAS IMAGENS

MEUS DOCUMENTOS

a pasta padro onde o usurio poder salvar as suas fotos, figuras, e etc...

a pasta padro que armazena todos os arquivos criados pelo usurio. Se usurio abrir qualquer programa e salvar o arquivo (em trabalho no momento), automaticamente o Windows XP salva esse arquivo nesta pasta, se o usurio desejar poder criar subpastas, para assim organizar de sua forma seus arquivos.

MEUS DOCUMENTOS RECENTES

Armazena os ltimos 15 arquivos que foram acessados pelo usurio independente do seu tipo. um timo atalho para abertura de um arquivo. OBS: Desde do Windows 98 existe esse item no menu iniciar, sendo que no Windows 98 o nome dessa opo era to somente Documentos, e exibia os ltimos 15 arquivos por ordem de abertura, no Windows XP os arquivos so listados por ordem alfabtica.

PROGRAMAS + UTILIZADOS

No lado esquerdo do Menu iniciar esto listados os 6 programas + usados pelo usurio, se o usurio quiser poder alterar esse nmero para at no mximo 30 programas, ou se preferir limpar a lista. Para alterar a Lista, basta utilizar a janela Propriedades da Barra de Tarefas e do Menu iniciar que pode ser acessada ou pelo Painel de controle, ou por um clique inverso (boto direito) no meio da barra de tarefas e em seguida selecionando a opo Propriedades.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

11

Noes de Informtica

Painel de Controle
O painel de controle um programa do Windows que permite configurar o sistema. Ele capaz de alterar todas as caractersticas do sistema operacional Windows XP e at negar acesso aos usurios ao prprio painel de controle.

O Painel de controle do Windows XP agrupa itens de configurao de dispositivos e opes em utilizao como vdeo, resoluo, som, data e hora, entre outros. Estas opes podem ser controladas e alteradas pelo usurio, da o nome Painel de controle. Para acessar o Painel de controle 1. Clique em Iniciar/ Painel de controle.

Esto listadas abaixo as cobradas em Concursos Pblicos: 1. Adicionar Hardware:

opes

mais

Auxilia o usurio na instalao de um novo equipamento de hardware. O que este cone faz , na verdade, localizar o novo hardware conectado ao computador e instalar seu driver (programa que far o sistema operacional entend-lo).

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

12

Noes de Informtica

2. Adicionar e Remover Programas:

4. Contas de Usurio:

Permite Instalar ou desinstalar programas no computador (jogos, aplicativos, e etc...); Permite instalar e desinstalar componentes do Sistema Operacional Windows, como tambm definir qual programa ser o titular para executar alguma tarefa, e etc...

Permite criar, alterar e excluir contas de usurio. O Windows XP Professional disponibiliza a criao de contas de usurio, uma conta de usurio pode ser do Tipo Administrador (acesso total a todas as funcionalidades do sistema) ou Limitado (acesso restrito as funcionalidades do sistema).

3. Barra de Tarefas e Menu Iniciar

5. Data e Hora: Permite configurar a barra de tarefas como: Bloquear a barra de tarefas, Ocultar automaticamente a barra de tarefas e etc... E configurar o Menu Iniciar como: Alternar entre o modo de menu iniciar clssico, limpar a lista dos ltimos programas bem como os ltimos 15 arquivos e etc...

Permite alterar a data e a hora atuais do computador; Permite alterar o fuso-horrio do computador; Permite indicar se o computador vai entrar em horrio de vero automaticamente ou no; No Windows XP, possvel escolher se o nosso computador vai sincronizar a hora do seu relgio com um servidor de horrios na Internet.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

13

Noes de Informtica

6. Firewall do Windows:

Permite ativar ou desativar o Firewall do Sistema; permite configurar o Firewall como: adicionar programas, portas e etc... O Firewall do Windows o sistema de defesa do mesmo, ele protege o computador do ataque de possveis ameaas como Cracks que por ventura queiram invadir o sistema.

8. Impressoras e aparelhos de fax:

Adiciona impressoras ao Windows; Exclui Impressoras; Configura as impressoras existentes; Define a impressora padro; Gerencia tarefas de impresso inacabadas ou que ainda no iniciaram.

7. Fontes:

Adiciona, exclui, gerencia, organiza as fontes (tipos de letras) que o nosso computador utiliza, o usurio poder adicionar novas fontes no computador por essa opo do painel de controle. 9. Mouse:

Define a velocidade do ponteiro (setinha) pela tela; Define a funo dos botes (posio para destros e canhotos); Altera a velocidade do clique duplo, personaliza o ponteiro do mouse, e etc...

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

14

Noes de Informtica

e hora (abreviadas, por extenso, e etc...); Define o formato do nmero (pontos, vrgulas, casas decimais, escrita dos valores negativos, e etc...).

10. Opes da Internet:

Configura as opes a respeito da navegao nas pginas da Internet; Esta opo pode ser encontrada dentro do Internet Explorer, em Ferramentas / Opes da Internet.

12. Sistema:

Apresenta um recurso das propriedades de todo o computador, como Modelo do Processador, freqncia, a quantidade da Memria RAM, e etc... Pode ser aberto pelo atalho + Break Pause.

11. Opes Regionais e de Idioma:

Define quais os formatos das informaes a respeito do pas em que o Windows est funcionando; Define o formato da moeda (smbolo, casas decimais, e etc...); Define o formato da data
Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

15

Noes de Informtica

13. Vdeo: Cria e edita desenhos, alm de exibir e editar fotos digitalizadas, o Paint salva os desenhos feitos no formato BMP, mais se o usurio preferir poder salvar em outras extenses como: JPG, GIF, TIF, PNG. Permite mudar o papel de parede; permite configurar a proteo de tela; Permite configurar a resoluo e a quantidade de cores que o Windows pode apresentar; Permite corrigir problemas na placa de vdeo; e etc...

Calculadora (calculadora do Windows):

Executa tarefas aritmticas bsicas, a calculadora do Windows disponibilizada tanto como padro como Cientfica.

Acessrios do Windows XP
O Windows XP dispe de vrios programas para realizao de diversas tarefas, para esses programas d-se o nome de acessrios, so eles: WORPAD (simples editor de textos): Bloco de Notas (simples editor de texto):

parecido com o Microsoft Word e salva os arquivos no formato RTF.

Cria e edita arquivos de texto usando formatao de texto bsica, o bloco de notas gera arquivos TXT.

Paint (editor de desenhos):


Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

16

Noes de Informtica

Windows Explorer
O Windows Explorer o programa de gerenciamento de arquivos e pastas do Windows ele exibe a estrutura hierrquica de arquivos, pastas e unidades no computador. Ele tambm mostra as unidades de rede que foram mapeadas para letras de unidades do computador. Usando o Windows Explorer, voc pode Criar, Renomear,

Excluir, Restaurar, Copiar, Mover e procurar por arquivos e pastas. OBS: Para se abrir o Windows Explorer basta seguir os seguintes passos: Boto Iniciar / Todos os Programas / Acessrios / Windows Explorer. Ou to somente abrir o programa por intermdio do atalho: + E.

BOTES
Boto Nome Atalho Funo

Modos de Exibio Excluir Desfazer DELETE CTRL + Z Retorna para a pasta anterior. Avana para a pasta posterior.

Voltar Avanar Acima

ALT + ALT +

Pesquisa r

Pastas

Mostra o nvel acima. Abre no lado F3 ou esquerdo o CTRL + E assistente de ou pesquisa de CTRL + F arquivos e pastas. Exibe as pastas, unidades e diretrios.

Recortar

CTRL + X

Copiar

CTRL + C

Colar

CTRL + V

Exibe os modos de exibio. Exclui o objeto selecionado. Desfaz as ltimas aes. Recorta o objeto selecionado, enviando para a rea de transferncia. Copia o objeto selecionado. Enviando para a rea de transferncia. Cola o objeto que est na rea de transferncia.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

17

Noes de Informtica

Mover para... Copiar para...

Move o objeto selecionado para a pasta que o usurio definir. Copia o objeto selecionado para a pasta que o usurio definir.

CRIAR NOVA PASTA OU NOVO ARQUIVO (OBJETO)

1. Menu Arquivo. 2. Selecione a opo novo. Regras de nomes de arquivos e pastas O Sistema Operacional Windows no aceita alguns caracteres especiais, e h limites de quantidades do mesmo. Vejamos quais so: 3. e escolha se pasta ou arquivo. 4. Digite um nome para a nova pasta ou novo arquivo e pressione a tecla Enter. Um nome de arquivo ou pasta deve ter at 255 caracteres. No podem ser usados os seguintes caracteres: * / \ | : ? >< No pode haver dois arquivos com o mesmo nome e tipo no mesmo diretrio (pasta) ou unidade.

Outra forma de se criar um novo objeto no Windows dando um clive inverso (boto direito) no painel do contedo escolhendo a opo Novo e definir qual objeto criar.

OBS: possvel renomear vrios objetos (arquivos ou pastas) de uma vez s, basta selecionar os objetos desejados e efetuar qualquer uma das 4 formas de renomear um objeto, o Windows aplicar juntamente com o nome que o usurio atribuir ao objeto uma numerao.

RENOMEAR UM OBJETO formas de se

EXCLUIR UM OBJETO

Existem basicamente 4 renomear um objeto. So elas:


1. 2. 3. 4.

Atravs do Windows Explorer possvel excluir um objeto, de dois modos. 1) Modo temporrio (o objeto ser enviado para um diretrio chamado lixeira). 2) Modo Definitivo (o objeto ser excludo definitivamente, no ser enviado para a lixeira). Modo Temporrio 1) Menu Arquivo/Excluir 2) Pressionar a tecla DELETE, no teclado. 3) Pressionar o boto localizado na barra de ferramentas padro. 4) Ou efetuar um clique inverso em cima do objeto e selecionar a opo Excluir. 5) Arrastar o objeto para o cone da lixeira.

Menu Arquivo/Renomear. Pressionando a tecla F2. Efetuar um clique inverso sobre o objeto e selecionar a opo Renomear. Ou efetuando um clique simples no nome do objeto. Digitar o novo nome e teclar ENTER.

OBS: para efetuar a ao de renomear um objeto, o mesmo j deve est previamente selecionado.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

18

Noes de Informtica

Modo Definitivo Para excluir um objeto de forma definitiva, basta pressionar a tecla SHIFT e efetuar qualquer opo do modo temporrio.

Forma Indireta 1. Menu Editar/Copiar. 2. CTRL + C. 3. Clique inverso sobre o objeto e selecionar a opo Copiar.

RESTAURAR UM OBJETO

Se um objeto tiver sido excludo na Forma Temporria, poder ser restaurado, para isso basta o usurio abrir a lixeira e restaurar o objeto. No Windows Explorer do Windows XP o usurio dispe de trs formas de restaurar um objeto. 1) Arquivo/Restaurar. 2) Clique inverso/Restaurar. 3) Propriedades/Restaurar.

4. Pressionar o boto Ferramentas Padro.

na

barra

de

Uma cpia do objeto ser enviado para a rea de transferncia, e poder ser colado na pasta de destino.

COLAR

Para colar objetos que por ventura estejam na rea de transferncia, o usurio dispe de 4 opes: 1. Menu Editar/Colar. 2. CTRL + V. 3. Clique inverso no painel do contedo e selecionar a opo Colar. 4. Pressiona o boto ferramentas padro. localizado na barra de

COPIAR UM OBJETO (EM UMA MESMA UNIDADE)

Para realizar cpias de objetos em uma mesma unidade o usurio dispe de duas formas de cpia: Forma Direta e Forma Indireta. Forma Direta Pressionar CTRL e arrastar o objeto para a pasta de destino, ou utilizar o boto Copiar para localizado na barra de ferramentas padro.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

19

Noes de Informtica

MOVER UM UNIDADE)

OBJETO

(EM

UMA

MESMA

Para Mover objetos em uma mesma unidade o usurio dispe de duas formas: Forma Direta e Forma Indireta. Forma Direta Pressionar SHIFT e arrastar o objeto para a pasta de destino, ou to somente arrastar, ou utilizar o boto Mover para barra de ferramentas padro. Forma Indireta 1. Menu Editar/Recortar. 2. CTRL + X. 3. Clique inverso sobre o objeto e selecionar a opo Recortar. 4. Pressionar o boto Ferramentas Padro. na barra de localizado na

A qualquer momento, o usurio poder excluir a unidade mapeada se no a quiser mais. Esse processo chamado Desconectar Unidade de Rede e seu comando est localizado tambm no menu Ferramentas do Windows Explorer.

OPES DE PASTA

O objeto ser enviado para a rea de transferncia, e poder ser colado na pasta de destino.

COPIAR E MOVER OBJETOS (EM UNIDADE DIFERENTE)

Exemplo: de A: (disquete) para C: (HD) Forma Direta Copiar

Nesta janela do Windows Explorer usurio poder configurar diversas funes do Windows Explorer assim tambm como pastas, como: Configurar para se clicar somente uma vez e abrir os itens (programas, arquivos, e etc...), na guia Modo de Exibio, configurar para exibir o caminho completo das pastas na barra de Ttulo, ocultar arquivos protegidos do sistema operacional, assim tambm como arquivos ocultos e etc...

Pressionar CTRL e arrastar o objeto para a pasta de destino, ou to somente arrastar. Mover

Pressionar SHIFT e arrastar o objeto para a pasta de destino.

MAPEANDO UM UNIDADE DE REDE

Mapear uma unidade selecionar um compartilhamento qualquer de outra mquina da rede e transform-la em uma unidade de disco virtual em nosso computador. Para mapear uma unidade, basta acionar Ferramentas/Mapear Unidade de Rede. Dentro da caixa de dilogo que se abrir, deve-se informar a letra que a unidade usar (X:, Z:, qualquer uma) e a que compartilhamento ela far ligao.

OBS: Amigo concurseiro, a prtica a alma do negcio, para se dar bem em questes de Windows Explorer (no s do Windows Explorer, mais em todo contedo de informtica) deve-se praticar bastante, recomendvel 1 hora por dia, Dedique 1 hora por dia para estudar informtica,

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

20

Noes de Informtica

acompanhado de um Computador, irs ver que informtica muito mais simples do que voc imagina. Boa Prtica e Bons Resultados...

FERRAMENTAS DO SISTEMA
D-se o nome de Ferramentas de Sistema a um conjunto de programas utilitrios que vem junto com o Windows. Esses programas visam consertar certos problemas do computador, melhorando seu desempenho. Vamos a eles:

LIMPEZA DE DISCO

um utilitrio que vasculha as unidades do computador procura de arquivos que possam ser apagados pelo usurio para liberar mais espao. O utilitrio de Limpeza de Disco sugere que podem ser apagados os arquivos que esto na lixeira (que j deveriam ter sido apagados pelo usurio), os arquivos temporrios da internet (fotos, pginas, vdeos e tudo o mais que se adquire navegando na web) e os arquivos temporrios que o sistema operacional Windows no apagou. Alguns outros arquivos que o programa julga desnecessrios so apresentados na lista abaixo:

Caso o Scandisk encontre um setor defeituoso que no possa ser corrigido, ele marca o referido local como Setor Intermedirio (chamamos de Bad Block) e o setor no ser mais usado pelo sistema operacional.

DESFRAGMENTADOR DE DISCO

Quando ns salvamos algum arquivo em um disco de armazenamento como o HD, esse arquivo ele fragmentado (quebrado em pedaos) pelo sistema. O Desfragmentador une os pedaos dos arquivos de forma a que os blocos do arquivo fiquem em seqncia, para facilitar a leitura por parte do dispositivo mecnico que guia o brao da cabea de leitura/gravao da unidade. Depois de desfragmentar uma unidade de disco rgido, ser perceptvel a melhoria no desempenho da mesma. Outra coisa que o programa desfragmentador faz organizar o espao livre na unidade, separando-a da rea onde h espao ocupado. Durante o uso normal dos discos, h intercalaes entre blocos usados e blocos livres em sua superfcie, devido aos diversos processos com arquivos (apagar, criar, mover, copiar, e etc...), e o desfragmentador separa os blocos usados (que organizadamente vo para um lado do disco) e os blocos livres (que vo parar em outra rea do mesmo).

SCANDISK

A principal funo do Scandisk procurar e corrigir (quando possvel) erros na superfcie de gravao das unidades de disco magnticas. Esses erros podem ser falhas na gravao das informaes ou at mesmo defeitos estruturais na superfcie de um determinado setor. O Scandisk deve alertar ao Windows sobre a existncia dos erros e corrigi-los quando for possvel. No Windows XP, este programa mudou de nome e chama-se Verificao de Disco (na verdade, apenas uma traduo do original).

Arquivo fragmentado no disco

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

21

Noes de Informtica

Arquivo j desfragmentado

Principais Atalhos do Windows...


Atalho CTRL + ESC +R +E +M +F + Break +D +L F3 F1 ALT + F4 Print Screen ALT + Print Screen CTRL + ALT + Delete ALT + TAB ALT + ESC F5 CTRL + A Pause Ao... Abre o Menu Iniciar Abre a opo Executar Abre o Windows Explorer Minimiza todas as janelas abertas Pesquisar Propriedades do Sistema Mostra o Desktop Abre a tela de abertura do Windows, permitindo assim que outro usurio abra a sua conta. Pesquisar Ajuda Fechar janela Captura imagem na Tela Captura a janela que estiver em primeiro plano. Gerenciador de tarefas do Windows Alterna entre as janelas abertas Alterna p/ ltima janela Atualizar Selecionar tudo (objetos)

ANOTAES

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

22

Noes de Informtica

Microsoft Word 2003

INTRODUO

O Microsoft Word 2003 para Windows/XP um poderoso processador de textos integrante do pacote de aplicativos para escritrios Microsoft Office. Ele permite a criao, edio e manipulao de diversos tipos de textos, permite tambm o uso

de figuras (Clip Arts), planilhas e grficos do Excel e pode ainda reparar textos para serem usados no PowerPoint, tambm integrante da famlia Office. Para iniciar o Word 2003, d um clique sobre o boto iniciar da barra de tarefas, posicione-se sobre o item Programas e clique sobre Microsoft Office e depois Microsoft Office Word 2003.

TELA DO MICROSOFT WORD 2003

PRINCIPAIS COMANDOS CTRL + O Modelos

Tecla de Atalho

Veremos os principais comandos dos Menus e Botes das Barras de Ferramentas solicitados pelos concursos pblicos, pois alguns dos mesmos so utilizados com grande freqncia nas provas. MENU ARQUIVO

So documentos que possuem uma estrutura de formatao pr-definida para utilizarmos os mesmos como um documento padro. Para criarmos um modelo necessrio seguir os seguintes procedimentos: Construir a estrutura do arquivo (caso o usurio deseje); Menu Arquivo; Opo Salvar Como; Clicar na seta da caixa de dilogo onde possui a opo Salvar como tipo; Selecionar a opo Modelo de Documento.

COMANDO NOVO

Permite a criao de um novo documento em branco, pgina da Web em branco, mensagem de e-mail em branco e abertura/criao de modelos.

Parte da Caixa de dilogo Salvar Como

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

23

Noes de Informtica

OBS: quando criamos um modelo o mesmo possui a extenso DOT. Para abrir um modelo basta seguir os seguintes passos: Menu Arquivo; Opo Novo (apresentar o Painel de Tarefas);

Formato Rich Text; Arquivos de Textos; Catlogo de endereos do Outlook; Ltus 1-2-3; Planilha do Excel; Arquivos do Wordperfect; Arquivos do Work.

OBS: o Word no abre (converte) arquivos PDF.

COMANDO SALVAR

Parte do Painel de Tarefas com a Opo Modelos Gerais. Clicar na opo Modelos Gerais (apresentar a caixa de dilogo Modelos);

Esse comando salva as alteraes de um arquivo j existente, ou seja, que j foi salvo anteriormente sendo gravadas, apenas as alteraes do mesmo. Tecla de Atalho CTRL + B SHIFT + F12 ALT + SHIFT + F12

COMANDO SALVAR COMO

Caixa de dilogo Modelos Selecionar o anteriormente; Boto OK. Modelo que voc criou

Esse recurso permite a criao de arquivos com a extenso padro do Word ou nas extenses que o mesmo capaz de abrir como vimos anteriormente. O Salvar Como solicita a unidade e/ou pasta para o usurio guardar o arquivo e tambm o seu nome. Podemos atravs desse comando duplicar um arquivo com o mesmo nome, mas em uma unidade diferente (ou com o nome diferente na mesma unidade, ou qualquer outra). Tecla de Atalho F12

COMANDO ABRIR

CTRL + CTRL + CTRL + ALT GR

Tecla de Atalho A F12 ALT + F2 + F2

COMANDO SALVAR COMO PGINA DA WEB

Permite a abertura de arquivos (apresentando uma caixa de dilogo) para selecionarmos o mesmo e o deixarmos aberto. Podemos tambm, converter alguns arquivos (abrir outros tipos de arquivos), tais como: Pginas da Web; Modelos de Documento;

possvel um usurio criar uma pgina da Internet dentro do Word no formato HTML utilizando alguns recursos da WEB.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

24

Noes de Informtica

COMANDO PESQUISAR

COMANDO VISUALIZAR IMPRESSO

Permite localizar arquivos no disco rgido para a utilizao do mesmo como, por exemplo, abrir um arquivo encontrado para copiar parte do mesmo para o trabalho atual.

Permite ao usurio visualizar o trabalho final para ter uma idia de como sairo os elementos utilizados no documento na pgina. Poderamos dizer que seria uma pr-impresso. Tecla de Atalho CTRL + F2 CTRL + ALT + I ALT GR + I

COMANDO VERSES

Permite manter um registro das alteraes feitas em um documento (arquivo). Podemos salvar vrias verses de um documento dentro do mesmo documento. Esse procedimento economiza espao em disco, uma vez que o Word salva apenas as diferenas entre o arquivo, e no uma cpia inteira de cada parte do mesmo.

COMANDO IMPRIMIR

COMANDO CONFIGURAR PGINA

possvel alterar as configuraes da impressora, solicitar a impresso apenas das pginas pares ou mpares, entre outros recursos. OBS: o boto imprimir que est localizado na barra de ferramentas padro no aciona a caixa de dilogo imprimir. Apenas imprime 1 cpia (se o usurio clicar apenas uma vez) de todo o documento, o mesmo no permite imprimir somente as pginas mpares, por exemplo. Tecla de Atalho CTRL + P CTRL + SHIFT + F12

Permite ao usurio alterar as configuraes padro da pgina para a impresso, adaptando o seu trabalho ao tipo de papel que ser utilizado na impressora, alm de alterar entre os modos retrato e paisagem, entre outros.

COMANDO ENVIAR PARA

utilizado para enviar o documento ativo atravs de e-mail e fax para um destinatrio desejado.

COMANDO PROPRIEDADES

Visualiza as propriedades do documento ativo como, por exemplo, nome do arquivo e data/hora da criao do mesmo.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

25

Noes de Informtica

LISTA DE ARQUIVOS UTILIZADOS

COMANDOS RECORTAR, COPIAR E COLAR

Apresenta os quatro ltimos arquivos (padro) que foram abertos pelo usurio. Caso o usurio clique em cima de um deles (nome do arquivo) ser aberto o item clicado. Se o nome do arquivo iniciar pela unidade (A:), ser necessrio o usurio inserir o disquete onde est localizado o arquivo para poder abri-lo. OBS: possvel o usurio configurar a lista de arquivos utilizados para apresentar no mximo os 9 ltimos arquivos utilizados.

So utilizados para mover e copiar trechos de textos ou todo o seu contedo entre o documento ativo e outros arquivos do Word (ou outros programas). Esses comandos utilizam o programa denominado: rea de Transferncia, sobrecarregando a memria RAM, pois o mesmo carregado na memria principal quando o usurio solicita um de seus comandos.

REA DE TRANSFERNCIA DO OFFICE

MENU EDITAR Veremos nesse Menu os comandos mais utilizados nas provas de concursos, por isso no estudaremos todos os itens do mesmo. Permite a visualizao de todos os elementos inseridos na rea de transferncia atravs dos comandos copiar e recortar.

COMANDO DESFAZER

Permite retornar s ltimas aes que o usurio trabalhou no documento como, por exemplo, retornar a digitao ou insero de uma figura. Tecla de Atalho CTRL + Z

Tecla de Atalho do RECORTAR CTRL + X SHIFT + DELETE Tecla de Atalho do COPIAR CTRL + C CTRL + INSERT Tecla de Atalho do COLAR CTRL + V SHIFT + INSERT

COMANDO REFAZER

Permite refazer quantas aes foram desfeitas como, por exemplo, se o usurio desfez 10 aes s poderemos refazer 10 aes. Tecla de Atalho CTRL + R

COMANDO LIMPAR

Esse recurso surgiu a partir da verso 2002 XP para podermos excluir as formataes do texto no documento e o seu contedo (comando delete).

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

26

Noes de Informtica

COMANDO SELECIONAR TUDO

COMANDO IR PARA

Esse comando utilizado para selecionar todos os objetos do documento para podermos removlos ou format-los. Tecla de Atalho CTRL + T COMANDO LOCALIZAR

Permite aplicar (colocar) o ponto de insero (cursor) na pgina desejada, linha, entre outros recursos. Esse recurso muito utilizado para textos grandes para o usurio no perder tempo utilizando a barra de rolagem.

Utilizado para localizar palavras ou trechos de textos para uma possvel remoo e/ou alterao dos mesmos. Tecla de Atalho CTRL + Y F5 MENU EXIBIR

Tecla de Atalho CTRL + L

MODO DE EXIBIO NORMAL

COMANDO SUBSTITUIR

Visualiza apenas o texto do documento (sem as bordas da pgina) ocultando imagens do arquivo (para a impresso tambm).

MODO DE EXIBIO LAYOUT DA WEB

Permite substituir uma ou mais palavra que foi localizada anteriormente. Esse comando s ter sucesso, se o usurio utilizar primeiramente o comando Localizar para poder Substituir.

Visualiza apenas o texto do documento (sem as bordas da pgina) apresentando formataes simples de uma pgina Internet (recursos HTML).

MODO DE IMPRESSO

EXIBIO

LAYOUT

DE

Tecla de Atalho CTRL + U

Permite visualizar as bordas da pgina (com suas margens) e formataes complexas como colunas, imagens, cabealho e rodap, entre outros.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

27

Noes de Informtica

MODO DE TPICOS

EXIBIO

ESTRUTURA

DE

MODO DE EXIBIO TELA INTEIRA

Permite selecionar pargrafos e format-los por ttulos (utilizao do recurso estilos que estudaremos mais tarde), ou seja, coloc-los como subpargrafos (separ-los por subnveis).

Permite maximizar a pgina na tela do computador. Esse recurso muito utilizado pelos editores de livros, etc.

MODO DE EXIBIO ZOOM

MODO DE EXIBIO LAYOUT LEITURA Permite ampliar e reduzir o tamanho da pgina apenas na tela do computador. No tem efeito para a impresso. Esse recurso tambm pode ser encontrado na barra de ferramentas padro atravs do seguinte elemento:

Permite visualizar o documento de uma forma adequada para uma leitura do mesmo. Os modos de exibio do Word tambm podem ser ativos pelos botes localizados no lado esquerdo da barra de rolagem.

Zoom

COMANDO RGUA

O zoom do Word permite um nmero mnimo de 10% sendo o seu mximo de 500% para ampliao/reduo da pgina (apenas na tela).

Permite ocultar/reexibir as rguas do Word. A melhor forma de trabalhar no aplicativo Word visualizando a rgua, pois a mesma possibilita a utilizao de formataes de pargrafos atravs de seus atalhos.

MODO DE EXIBIO DOCUMENTO

ESTRUTURA

DO

Visualiza apenas os ttulos e subttulos do documento ativo. Esse recurso muito utilizado para documentos com grande quantidade de texto.

COMANDO CABEALHO E RODAP MENU INSERIR

Podemos utilizar esse comando para aplicarmos textos dentro de uma rea especial de 1,25 cm de altura para ser apresentado em todas as pginas e em algumas. Esse recurso permite ao usurio aplicar textos diferentes nas pginas pares e mpares como, por exemplo, o nome de uma pessoa nas pginas pares e o seu sobrenome nas mpares. OBS: Tambm possvel termos as duas primeiras pginas com uma palavra e as prximas com outro texto.

COMANDO QUEBRA

Permite a quebra da pgina, da coluna e a criao de sees. Tecla de Atalho CTRL + SHIFT + ENTER

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

28

Noes de Informtica

COMANDO NMEROS DE PGINAS

COMANDO HYPERLINK

Permite a insero dos nmeros das pginas e as suas formataes.

O Hyperlink cria uma ligao com outros arquivos (do Excel, Power Point, endereos da Internet, entre outros...) e textos do mesmo documento, bastando apenas, o usurio clicar em cima do item definido como Hyperlink para acessar o elemento relacionado ao mesmo.

COMANDO DATA E HORA

Permite inserir a data e a hora atualizada pelo sistema operacional no qual a mesma poder ser atualizada ou no (a cada nova abertura do arquivo).

Podemos utilizar esse comando atravs do boto Hyperlink que est localizado na barra de ferramentas padro.

Tecla de Atalho CTRL + K

MENU FORMATAR

COMANDO FONTE

COMANDO SMBOLO

Permite aplicar caracteres especiais que, pelo teclado, impossvel a insero dos mesmos. Tais como: .

utilizado para alterar a formatao do texto como, por exemplo, tamanho, cor, entre outros. Esse recurso possui trs guias: Fonte, Espaamento de Caracteres e Efeitos de Textos.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

29

Noes de Informtica

Podemos utilizar alguns recursos desse comando atravs da barra de ferramentas formatao onde so encontrados os seguintes itens:

ESPAAMENTO ENTRE LINHAS

Item Fonte

Tamanho da Fonte

Itens Negrito, Itlico e Sublinhado Permite definir espaamentos entre linhas de um pargrafo selecionado.

Item Cor da Fonte Tecla de Atalho CTRL + D (Abre a janela Fonte) CTRL + SHIFT + F (Ativa o item Fonte) CTRL + SHIFT + P (Ativa o item Tamanho da Fonte)

COMANDO MARCADORES E NUMERAO

COMANDO PARGRAFO

Podemos aplicar numeraes e marcadores nos pargrafos para formamos listas como, por exemplo, a lista abaixo. 1. 2. 3. 4. Microsoft Windows XP Microsoft Word XP Microsoft Excel XP Internet Explorer 6

Permite ao usurio trabalhar com o alinhamento do pargrafo, recuos das linhas, espaamento entre linhas e quebra de linhas (rfs e vivas).

Exemplo de uma lista numerada. Microsoft Windows XP Microsoft Word XP Microsoft Excel XP Internet Explorer 6

Exemplo de uma lista com Marcadores

Existem alguns itens desse comando na barra de ferramenta formatao, so eles:

Alinhamentos: Esquerda, Centralizado, Direita e Justificado.

A ferramenta Numerao e Marcador so acessveis atravs dos botes abaixo que so encontrados na barra de ferramentas formatao. Boto Numerao

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

30

Noes de Informtica

Boto Marcador

COMANDO MAISCULAS E MINSCULAS

COMANDO COLUNAS utilizado para tornar o texto em maisculo, minsculo, apenas a 1 letra da frase e/ou do pargrafo.

O usurio pode selecionar um pargrafo para dividir o mesmo em vrias partes, aplicando uma linha entre as divises (a linha opcional) para termos um efeito de formatao.

Tecla de Atalho SHIFT + F3 MENU FERRAMENTAS

Esse recurso pode ser encontrado na barra de ferramentas padro atravs do boto abaixo.

COMANDO ORTOGRAFIA E GRAMTICA

COMANDO CAPITULAR

O Word permite maximizar o(s) primeiro(s) caracteres do pargrafo causando um efeito conhecido por todos ns (a 1 letra do incio de uma entrevista) que muito utilizado por jornais e revistas.

Se voc digitar um longo texto dentro do documento (arquivo), possvel utilizar esse recurso para corrigir os erros de ortografia e gramtica (e tambm as regncias) em todo o seu texto sem precisar ler o mesmo do incio ao fim. Ao utilizarmos esse comando que se encontra dentro do menu ferramentas ser aberta a seguinte caixa de dilogo:

Atravs desse recurso o usurio poder criar (personalizar) o seu prprio dicionrio, como tambm, adicionar (instalar) um novo dicionrio ao aplicativo Word. No podemos esquecer do cone do livrinho que est localizado na Barra de Status, o mesmo poder ser visualizado de duas formas: livrinho com um X vermelho (significa que existem erros de

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

31

Noes de Informtica

ortografia e/ou gramtica) ou livrinho com um sinal de Visto (significa que no h erros de ortografia e/ou gramtica).
Quando h erros Quando no h erros

COMANDO CONTAR PALAVRAS

O aplicativo Word possui um comando estatstico denominado Contar Palavras que permite a visualizao de quantas pginas, caracteres, linhas e pargrafos o documento possui. Basta o usurio ativar esse comando atravs do Menu Ferramentas (ou da tecla de atalho abaixo). Tecla de Atalho CTRL + SHIFT + G

COMANDO OPES

Permite uma configurao completa no aplicativo Word podendo alterar algumas caractersticas padro do mesmo como, por exemplo, desativar as barras de rolagem.

COMANDO PROTEGER DOCUMENTO

J imaginou se voc criou um arquivo e uma pessoa abriu o mesmo (sem a sua permisso) e alterou o contedo? E se esse arquivo fosse um trabalho que voc digitou a madrugada inteira? Esse recurso permite proteger o contedo do arquivo ativando a opo formulrios que est localizado na caixa de dilogo do comando proteger documento. Com o recurso em funcionamento somente o autor poder formatar, apagar o contedo, copiar textos, etc. Se uma pessoa abrir um arquivo com a opo proteger documento ativo, a mesma s poder imprimir o contedo (se a opo formulrio foi ativada no comando).

COMANDO DESENHAR TABELA

Atravs desse comando o usurio poder construir uma tabela fora dos padres normais, ou seja, desenhar a mesma linha por linha, utilizando o olhometro para definir a largura e altura do desenho. Esse recurso ativa uma barra de ferramentas denominada: Tabelas e bordas. Voc tambm poder desenhar uma tabela atravs do seguinte boto desenhar tabela que est localizado na barra de ferramentas padro.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

32

Noes de Informtica

COMANDO INSERIR

Grava o trabalho que voc est realizando em alguma unidade de disco, transformando-o num arquivo. Se for a primeira vez que salvou, o Word solicitar um nome para o arquivo e a pasta onde deseja salvar. OBS: pode ser usado tambm para salvar as alteraes feitas em um arquivo previamente j salvo. E-mail Arquivo

Permite inserir uma linha, coluna, clula e tabela em um documento (os trs primeiros itens so utilizados em uma tabela j existente).

Envia o documento que estiver aberto como corpo de mensagem, pelo Programa de envio de e-mail padro utilizado pelo usurio, ex: Outlook Express. Imprimir Arquivo
CTRL + P

Permite mandar para a impressora o contedo do documento em questo, ou partes dele. Visualizar Impresso Arquivo
ALT GR + I ou CTRL + ALT + I

Permite que o usurio veja exatamente com o documento ser impresso. Ortografia e Ferramentas F7 Gramtica Abre a caixa Verificar Ortografia e Gramtica, que verifica automaticamente os erros gramaticais e ortogrficos do texto.

Se voc no quiser utilizar o recurso de insero de tabela atravs do menu Tabela possvel inserir a mesma pelo boto tabela, que est localizado na barra de ferramentas padro.

Pesquisar

Ferramentas

ALT + Clique

Localiza arquivos, pginas da Web e itens do Outlook com base nos critrios de pesquisa inseridos. Recortar Editar
CTRL + X

RESUMO DOS COMANDOS...


COMANDO Novo MENU Arquivo ATALHO
CTRL + O

Retira o trecho selecionado do documento enviandoo para a rea de transferncia, de onde poder ser colado diversas vezes. BOTO Copiar Editar
CTRL + C

Copia o trecho selecionado do documento enviando-o para a rea de transferncia, de onde poder ser colado diversas vezes. Colar Editar
CTRL + V

Solicita um documento novo, em branco para trabalharmos. Um documento novo vos ser dado para que comece um novo trabalho. Abrir Arquivo
CTRL + A

Cola o contedo da rea de transferncia onde o ponto de insero (cursor) se encontra.


CTRL + SHIFT + C (copiar) CTRL + SHIFT + V (colar)

Abre um arquivo previamente gravado. Por exemplo, se ontem voc salvou um arquivo e quer reaver hoje, s abri-lo para trabalhar novamente. Salvar Arquivo
CTRL + B

Pincel

Copia a formataes de um caractere ou pargrafo para outro. Basta selecionar o trecho que possui o efeito desejado, clicar no pincel e, finalmente, selecionar o trecho que receber o efeito. Desfazer Editar
CTRL + Z

Desfaz as ltimas aes.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

33

Noes de Informtica

Refazer

Editar

CTRL + R

Esquerda

Formatar

CTRL + Q

Refaz o que o usurio desfez utilizando o boto Desfazer. Hiperlink Inserir


CTRL + K

Alinha o Pargrafo Esquerda Centraliza do Formatar


CTRL + E

Cria um vnculo (link) entre o texto selecionado e um recurso (arquivo, pgina, documento da web, e-mail, e etc...) qualquer dentro do computador ou na internet. Tabelas e Bordas Tabela

Alinha o Pargrafo de forma Centralizada Direita Formatar


CTRL + G

Alinha o Pargrafo Direita Justificado Formatar


CTRL + J

Faz a barra de ferramentas tabelas e bordas ser exibida ou ocultada. Inserir Tabela Tabela

Alinha o Pargrafo tanto a Esquerda como a direita. (Justifica). Espaame nto entre Formatar Linhas Altera os espaos entre selecionado.

Cria uma tabela, no ponto de insero, com a quantidade de linhas e colunas indicadas pelo usurio. Inserir Planilha Inserir/Obje to

as

linhas

no

texto

MOVIMENTAO... s vezes, voc deve desejar mover-se ao longo do documento e posicionar o cursor em diferentes locais para acrescentar texto. Voc pode dar um clique nas barras de rolagem para mover o documento ba tela; voc pode pressionar as teclas no teclado a fim de mover o cursor ao longo do documento. Use as seguintes teclas no teclado para navegar em um documento. Para mover o cursor... Um caractere direita Um caractere esquerda Uma linha acima Uma linha abaixo P/ o incio da palavra anterior P/ o incio da prxima palavra Incio de uma linha Fim de uma linha Fim do documento Incio do documento Apagar o caractere esquerda Apagar o caractere direita Apagar a palavra esquerda Apagar a palavra direita Quebra de linha Quebra de Pgina Pressione Seta para direita Seta para esquerda Seta para cima Seta para baixo CTRL + seta esquerda CTRL + seta direita HOME END CTRL + END CTRL + HOME BACKSPACE DELETE CTRL + BACKSPACE CTRL + DELETE ENTER CTRL + ENTER

Insere, no ponto de insero, uma planilha do Microsoft Excel na forma de uma tabela no documento. Haver vnculo entre essa tabela e o programa Microsoft Excel, para abri-la na Excel, basta acionar clique duplo na mesma. Colunas Formatar

Formata o texto do documento para que se apresente em duas ou mais colunas numa mesma pgina (esta apostila, por exemplo, est organizada em duas colunas). Desenho Exibir

Permite exibir e ocultar a barra de ferramentas Desenho, que normalmente fica na parte inferior da janela do Word. Estrutura Document Exibir o Permite exibir um quadro ao lado do documento que mostra um resumo do documento para facilitar a navegao. Mostrar e Ocultar
CTRL + SHIFT + *

Liga/Desliga a exibio dos caracteres que normalmente no so vistos na tela (Enter, espao, quebra de linhas e de pgina, TAB, e etc...) Negrito Formatar
CTRL + N

Ativa/Desativa o efeito de Negrito. Itlico Formatar


CTRL + I

Ativa/Desativa o efeito de Itlico. Sublinhad o Formatar


CTRL + S

OBS: para selecionar, basta utilizar a tecla SHIFT em conjunto com as teclas de movimentao, acima mencionadas.

Ativa/Desativa o efeito sublinhado.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

34

Noes de Informtica

MEIOS DE SELEO... H algumas maneiras de selecionar um texto com o mouse, entre elas podemos destacar as seguintes: O que? Clique Simples + CTRL Duplo Clique Triplo Clique Clique Simples Clique Simples + CTRL Duplo Clique Triplo Clique Onde? No meio do texto No meio do texto No meio do texto Margem esquerda Margem esquerda Margem esquerda Margem esquerda O que faz? Seleciona a frase Seleciona a palavra Seleciona o pargrafo Seleciona a Linha Seleciona o texto Todo Seleciona o Pargrafo Seleciona o texto todo

ATALHOS DO MICROSOFT WORD... Inserir caracteres especiais... SHIFT + ENTER Uma quebra de linha CTRL + ENTER Uma quebra de pgina CTRL + SHIFT + Uma quebra de Coluna ENTER ALT + CTRL + Um travesso (Sinal de Menos) CTRL+ - (SINAL DE Um trao MENOS) CTRL + HFEN Um hfen opcional. CTRL + SHIFT + Um hfen no HFEN separvel. CTRL + SHIFT + Um espao no BARRA DE ESPAO separvel. O smbolo de copyright ALT + CTRL + C - . O smbolo de marca ALT + CTRL + R registrada - . O smbolo de marca ALT + CTRL + T . ALT + CTRL + Reticncias (essa PONTO impressionante!!! Mas funciona!) Selecionar texto e elementos grficos em uma tabela... Seleciona o contedo TAB da prxima clula. Seleciona o contedo da clula anterior (mantenha pressionada a tecla SHIFT+TAB SHIFT e pressione repetidas vezes uma tecla de direo para selecionar mais clulas)

ALT + 5 no teclado numrico (com Seleciona uma tabela NUM LOCK inteira. desativado) Mover-se por uma tabela... A clula seguinte em TAB uma linha. A clula anterior em SHIFT + TAB uma linha. A primeira clula da ALT + HOME linha. A ltima clula da ALT + END linha. A primeira clula da ALT + PAGE UP coluna. A ltima clula da ALT + PAGE DOWN coluna. SETA PARA CIMA A linha anterior. SETA PARA BAIXO A linha seguinte. Alterar ou redimensionar a fonte... Altera a fonte (acessa CTRL + SHIFT + F a caixa Fonte, na barra de ferramentas) Altera o tamanho da CTRL + SHIFT + P fonte. (acessa a caixa tamanho da fonte, na barra de ferramentas) Aumenta o tamanho da CTRL + SHIFT + > fonte. Diminui o tamanho da CTRL + SHIFT + < fonte. Aumenta em 1 ponto o CTRL + ] tamanho da fonte. Diminui em 1 ponto o CTRL + [ tamanho da fonte. Aplicar formatos de caractere... Definir o espaamento entre linhas... Aplica espaamento CTRL + 1 simples entre linhas. Aplica espaamento CTRL + 2 duplo entre linhas. Aplica espaamento de CTRL + 5 1,5 linhas. Adiciona ou remove um espao de uma CTRL + 0 (zero) linha antes de um pargrafo.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

35

Noes de Informtica

Microsoft Excel 2003


O Microsoft Excel 2003 para Windows/XP um poderoso processador de planilhas eletrnicas integrante do pacote de aplicativos para escritrios Microsoft Office. Ele permite a criao, edio e manipulao de diversos tipos de planilhas, permite

tambm o uso de figuras (Clip Arts), frmulas e funes, grficos, e pode ainda preparar planilhas para serem usadas no PowerPoint, tambm integrante da famlia Office.

TELA DO MICROSOFT EXCEL 2003

CONCEITOS IMPORTANTES Clula: a menor parte de uma Planilha (Tabela). Interseco de uma coluna por uma linha. Endereo de uma informao em uma Planilha.

ENTRADA DE DADOS

O Excel por ser um programa criado para criao e execuo de planilhas eletrnicas, ele entende trs tipos de dados. Nmero: 15, 65954, 12,7 e etc... Texto: Tiago, Cursos, e etc... Clculos: =A1+B1, =SOMA(A1:E8), e etc...

Planilha: a tabela do Excel.

BOTES
Nome Funo Soma o contedo das clulas (nmeros). Utilizando o boto seta pra baixo, ser aberto um menu secundrio que poder utilizar qualquer funo existente no Excel. Classifica textos ou nmeros em ordem crescente.

Pasta: o arquivo do Excel. O nome de uma pasta (Arquivo) pode ter 218 caracteres. Cada Planilha pode ter 256 colunas e 65.536 linhas.

Boto

Autosoma

Classificao Crescente

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

36

Noes de Informtica

Classificao Decrescente

Classifica textos ou nmeros em ordem decrescente. Abre o assistente de grficos para que possamos criar um grfico. Agrupa as clulas selecionadas em uma nica clula. Converte o contedo de uma clula (nmero) em Real. Converte o contedo de uma clula em forma de porcentagem. Separa com um ponto os milhares Adiciona uma casa decimal (zero).

Grfico

Mesclar e Centralizar Estilo de Moeda Estilo de Porcentagem Separador de Milhar Aumentar Casas Decimais Diminuir Casas Decimais

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na vertical (sentido para baixo).

Exclui uma casa decimal.

ALA DE PREENCHIMENTO A ala de preenchimento muito importante e utilizada no Excel, pois existem regras que devem ser memorizadas, para no ser surpreendido em questes em um concurso, abaixo esto listadas todas as regras.

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na horizontal (sentido Para direita). Excees: Quando o texto se tratar de palavras que j estejam predefinidas como participantes de sequncias, quando o usurio arrastar a ala de preenchimento, o Excel reconhecer a palavra como pertencente de uma sequncia e dar continuidade a sequncia. Exemplos:

TEXTO (TIAGO, SEG, JAN, CURSOS)

Quando em uma clula a entrada de dados for um Texto, se o usurio arrastar a ala de preenchimento nos sentidos: Vertical (para ambas as direes), Horizontal (para ambas as direes), o Excel Copia entrada de dados. Exemplo:

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

37

Noes de Informtica

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na vertical (sentido para baixo) e o Excel no copiou a palavra e sim, deu continuidade sequncia.

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na horizontal (sentido para direita). Excees: Se selecionarmos duas clulas contendo nmeros diferentes, e arrastarmos a ala de preenchimento, o Excel ir dar continuidade a sequncia, o Excel s no entende PG (progresso geomtrica), mais entende todo tipo de PA (progresso aritmtica). Exemplo: Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na horizontal (sentido para direita) e o Excel no copiou a palavra e sim, deu continuidade a sequncia.

NMEROS (18, 19, 2563, R$3,00 , 12,7)

Quando em uma clula a entrada de dados for um nmero, se o usurio arrastar a ala de preenchimento nos sentidos: Vertical (para ambas direes), Horizontal (para ambas direes), o Excel Copia entrada de dados. Exemplo:

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na vertical (sentido para baixo) e o Excel no copiou os nmeros e sim, deu continuidade a uma PA cuja razo 2.

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na vertical (sentido para baixo).

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na horizontal (sentido para direita) e o Excel no copiou os nmeros e sim, deu continuidade a uma PA cuja a razo -4.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

38

Noes de Informtica

CLCULOS ( =A1+B1, =SOMA(A1:E8) )

Quando em uma clula a entrada de dados for um Clculo, se o usurio arrastar a ala de preenchimento nos sentidos: Vertical (para ambas as direes), Horizontal (para ambas as direes), o Excel Copia o Clculo e Atualiza-o. Exemplo:

porm automaticamente coloca o smbolo de igual antes do clculo. EX: +A1+B1, O Excel automaticamente ir colocar o smbolo de igual e ficar dessa forma: =+A1+B1. da mesma forma acontece com o smbolo de Soma: + Subtrao: Multiplicao: * Diviso: / Potenciao: ^ Porcentagem: %

OBS: o Excel no possui smbolo para radiciao. Exemplos de Frmulas: =A1+B1 =B2*C8 =A1+B1^D1

Note que o verdadeiro valor da clula C1 no um nmero, e sim um clculo (observe na barra de frmulas).

muito comum utilizar Parnteses ( ) em Frmulas, os Parnteses no Excel tem a mesma funo que na matemtica, a funo de acabar com prioridades. Na Matemtica a multiplicao e a Diviso tm prioridades em cima da Soma e Subtrao, o uso de parnteses vem acabar com essa prioridade. Exemplo:

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na vertical (sentido para baixo) e o Excel copiou o clculo que estava na clula C1 e atualizou para as demais clulas, resultando assim no aparecimento da soma dos valores da coluna A com os da coluna B. CLCULOS

FRMULAS A estrutura de uma frmula a seguinte:

O resultado do clculo ser 11, pois se resolve primeiro a multiplicao no caso 4 x 2 que resultar em 8 e depois se realiza a soma 8 + 3 = 11. Se fizermos o uso dos parnteses o clculo ser outro. Exemplo:

OBS: se no houver o sinal de igual, mais o de + ou o de o Excel entende que uma frmula,

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

39

Noes de Informtica

O resultado do clculo ser 20, pois se resolve primeiro o que est dentro dos parnteses no caso 3 + 2 que resultar em 5 e depois se realiza a multiplicao 5 * 4 = 20.

FUNES A estrutura de uma funo a seguinte:

colando a funo em C6, o Excel no atualizar o calculo. Se utilizarmos o $ depois da referncia da coluna (=A$1+B1), e arrastarmos a ala de preenchimento na vertical no haver atualizao. Ex: #### ERROS #### ###### Quando o tamanho da clula no suporta a entrada de dados (nmero). #VALOR! Quando no h possibilidades de ter valor numrico no resultado. #NOME? Quando em algum momento digitamos o nome de uma funo errado. #REF! Quando no h referncia de clulas. #DIV/0! Quando em algum momento solicitamos que o Excel realize uma diviso por ZERO. #NM! Quando no h possibilidade de clculo. Ex: A1 = 234, B1 = 2345, na clula C1 o usurio digita o seguinte clculo: =A1^B1. GRFICOS Primeiramente devemos atentar para as seguintes observaes abaixo antes de elaborar um grfico no Excel: OBS 1: no podemos ter uma linha em branco em relao aos ttulos e seus respectivos contedos abaixo dos mesmos; OBS 2: o Excel no capaz de criar um grfico apenas de uma clula, linha ou coluna; OBS 3: temos que selecionar no mnimo duas ou mais colunas e/ou linhas (cujos contedos sejam textos e nmeros) para criarmos o grfico. Para criarmos o grfico, basta o usurio selecionar os dados desejados (satisfazendo todos os pr-requisitos visto anteriormente) para ser gerado o mesmo.

O Excel dispe de 227 funes, para concurso no ser necessrio a memorizao de mais de 12 funes, pois so as mais cobradas em concursos, abaixo segue listada as funes:
Funo SOMA MXIMO Exemplo =SOMA(A1:A8) =MXIMO(A2:E8)

Realiza a soma aritmtica da referncia de clulas Procura o maior valor numrico da referncia de clulas MNIMO =MNIMO(A2:E8) Procura o menor valor numrico da referncia de clulas MDIA =MDIA(B2:E2) =SE(F2>=7;aprovado;reprova do)

Realiza a mdia aritmtica da referncia de clulas SE

Realiza uma condio e mostra o resultado com base em um critrio CONT.SE =CONT.SE(A2:E8;10) Conta quantas vezes um determinado valor se repetiu na referncia de clulas MODO =MODO(B2:E8) Busca a moda aritmtica AGORA =AGORA() Mostra a data e a hora atual HOJE RAIZ =HOJE()

Mostra somente a data atual =RAIZ(B1) Mostra a raiz quadrada MULT =MULT(A1:A2) Multiplica o contedo da clula A1 x A2

REFERNCIA ABSOLUTA Com $, NO ATUALIZA OS ENDEREOS Digitando em B6, =$A$1+$B$1, e pressionarmos ENTER, posteriormente copiando e

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

40

Noes de Informtica

Basta selecionar o intervalo de clulas para gerar o grfico Aps ter selecionado os dados desejados siga os seguintes passos: Menu Inserir; Grfico, ou Clicar no boto Assistente de Grfico.

O Excel ir exibir a caixa de dilogo Assistente de Grfico para a construo do mesmo, basta seguir as etapas de criao que so 4.

Aps a criao do grfico podemos alterar as formataes do mesmo com um clique duplo sobre a rea do grfico (item do grfico desejado). Se voc alterar os dados (os contedos) das clulas que foram utilizadas para gerar o grfico, o mesmo ser atualizado automaticamente.

Tipo de Grfico: o usurio poder escolher entre Colunas, Pizza, Linha, etc. tambm possvel criar tipos personalizados; Dados de Origem: o usurio define onde esto os dados na planilha (sries) e como o Excel dever l-los, ou seja, linhas (horizontalmente) ou Colunas (verticalmente); Opes de Grfico: nessa etapa, o usurio poder acrescentar ttulos, legendas, cores, rtulos, etc; Local do Grfico: permite definir se o grfico ser um objeto em alguma planilha ou se ser aplicada em uma planilha separada (sendo inserida uma nova planilha como, por exemplo, Graf1).

OBS 1: na 4 etapa e ltima da gerao do grfico ao inserirmos o mesmo como objeto, dizemos que o mesmo um Grfico Incorporado; OBS 2: na 4 etapa e ltima da gerao do grfico ao inserirmos o mesmo como como nova planilha, dizemos que o mesmo uma Folha de Grfico.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

41

Noes de Informtica

BRoffice.org 3.2

INTRODUO

Ou seja, o BrOffice.org permite criar, modificar e salvar textos como arquivos de texto com formato doc, salvar planilhas com extenso xls e salvar apresentaes com as terminaes pps e ppt. As pessoas que utilizam outros editores tm uma grata surpresa ao abrirem os programas: seu aspecto bastante semelhante a programas j conhecidos com muitos atalhos e funes idnticos, permitindo uma fcil adaptao.

um programa destinado s tarefas de escritrio, com diversos mdulos, ou seja, possui editor de textos, planilha eletrnica para clculos, gerenciador de apresentaes, editor de pginas web, ferramenta para ilustraes, alm de outros programas. derivado do StarOffice, da empresa Sun, e tem muitas vantagens: grtis, no havendo custos de licenciamento e um software livre, ou seja, tem cdigo fonte aberto e verses diferentes para rodar em vrios sistemas operacionais, inclusive no Linux. Como acontece frequentemente com programas livres, a verso do BrOffice.org em portugus do Brasil foi compilada e traduzida por muitos voluntrios em todo o pas. O BrOffice.org pode ser comparado com sutes (conjuntos de programas) existentes no mercado, funcionando de forma similar aos programas de escritrio, sendo capaz, por exemplo, de importar / exportar e editar os arquivos (do Word, Excel e PowerPoint de vrias verses. E permite edit-los e grav-los, tanto nos formatos prprios do BrOffice.org como em seus formatos originais.

PROGRAMAS DISPONVEIS O BrOffice.org contm os seguintes programas:

WRITER (Texto): para edio de textos e criao de pginas web. CALC (Planilha): eletrnicas. para criar planilhas criar

IMPRESS (Apresentaes): apresentaes multimdia. DRAW (Desenho): diagramas e grficos. para criar

para

desenhos,

BASE (Banco de dados): para trabalhar com diferentes, fontes de dados e com arquivos textos comuns. MATH: para editar frmulas matemticas.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

42

Noes de Informtica

Iniciando o Trabalho

BRoffice.org Writer 3.2

INTRODUO

O que o BrOffice.org Writer? O BrOffice Writer um software editor de textos, sendo portanto uma ferramenta para a criao e edio de documentos de texto no microcomputador. Com ele, podemos realizar desde tarefas simples, como digitar e imprimir uma simples carta, at tarefas mais complexas como a criao de documentos mais sofisticados, como este manual, nele elaborado. O Writer faz parte de um pacote de softwares denominado BrOffice, no qual se destacam, alm dele, a planilha eletrnica Calc e o software para apresentaes de slides eletrnicos, denominado Impress.

Para utilizar o Writer, pode-se iniciar o programa de diversas maneiras. A seguir, apresentaremos as mais comuns. A primeira delas clicando no boto do Menu Iniciar do Windows e, em seguida, escolhendo: Programas/BrOffice.org 3.2/BrOffice.org Writer. Outra maneira atravs do boto BrOffice.org 3.2. Incio Rpido disponvel na Barra de Tarefas do Windows. Ao dar um duplo clique neste boto, aberta a janela Modelos e Documentos. Nessa janela, pode-se solicitar a abertura de qualquer tipo de arquivo do BrOffice.org, no apenas textos do Writer. Apresentando a rea de trabalho do Writer:

PRINCIPAIS COMANDOS Veremos os principais comandos dos Menus e Botes das Barras de Ferramentas que podem ser solicitados pelos concursos pblicos, pois alguns dos mesmos so utilizados com grande frequncia nas provas que relacionam o Word.

MENU ARQUIVO

COMANDO NOVO

Permite a abertura de um novo documento em branco ou uma planilha do Calc em branco ou at mesmo uma apresentao do Impress em brao, e etc...

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

43

Noes de Informtica

meu amigo concurseiro, uma das grandes diferenas em relao ao Word e o Writer essa, pelo comando novo do Writer o usurio poder criar uma nova pasta de trabalho contendo vrias planilhas do Calc, por exemplo, interessante lembrar que ir abrir o programa Calc, e assim acontece com os outros tipos de novos documentos.

Clicar na opo Modelos e documentos (apresentar a caixa de dilogo Modelos);

Tecla de Atalho CTRL + N News novo em ingls

Modelos So documentos que possuem uma estrutura de formatao pr-definida para utilizarmos os mesmos como um documento padro. Para criarmos um modelo necessrio seguir os seguintes procedimentos: Construir a estrutura do arquivo (caso o usurio deseje); Menu Arquivo; Opo Salvar Como; Clicar na seta da caixa de dilogo onde possui a opo Salvar como tipo; Selecionar a opo Modelo de texto do OpenDocument.

Caixa de dilogo Modelos e documentos Selecionar o Modelo que anteriormente; Boto Abrir. COMANDO ABRIR voc criou

Tecla de Atalho CTRL + O Open abrir em ingls

Parte da Caixa de dilogo Salvar Como OBS: quando criamos um modelo o mesmo recebe a extenso .OTT Para abrir um modelo basta seguir os seguintes passos: Menu Arquivo; Opo Novo;

Permite a abertura de arquivos (apresentando uma caixa de dilogo) para selecionarmos o mesmo e o deixarmos aberto. OBS: o Writer consegue abrir arquivos no formato .DOC (arquivos feitos pelo Word) mais no abre arquivos no formato .PDF.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

44

Noes de Informtica

COMANDO DOCUMENTOS RECENTES

Tecla de Atalho CTRL + F4 ou ALT + F4

Armazena o nome dos dez ltimos documentos que foram abertos pelo usurio. Ao clicar sobre o nome de um dos documentos ele ser automaticamente aberto para edio.

COMANDO SALVAR

COMANDO ASSISTENTES

Esse comando salva o documento que ainda no foi salvo ou to somente, salva as alteraes de um arquivo j existente, ou seja, que j foi salvo anteriormente, sendo gravadas apenas as alteraes do mesmo. Esse recurso permite a criao de arquivos com a extenso padro do Writer .ODT ou nas extenses que o mesmo capaz de abrir como por exemplo .DOC.
Tecla de Atalho CTRL + S

COMANDO SALVAR COMO

Assistentes so rotinas (scripts) que facilitam a criao de documentos baseados em modelos, tais como cartas, fax, pginas WEB e outros documentos que possuam um padro de formatao. O BrOffice.Org j traz uma grande quantidade de modelos para agilizar o trabalho de criao de documentos, mas voc poder tambm criar novos modelos a partir do sub-menu Modelos que veremos posteriormente ainda dentro do Menu Arquivo.

O Salvar Como solicita a unidade e/ou pasta para o usurio guardar o arquivo e tambm o seu nome. Podemos atravs desse comando duplicar um arquivo com o mesmo nome, mas em uma unidade diferente (ou com o nome diferente na mesma unidade, ou qualquer outra).
Tecla de Atalho CTRL + SHIFT + S

COMANDO SALVAR TUDO

COMANDO FECHAR Esta opo permite que todos os arquivos que estiverem sendo editados possam ser salvos de uma s vez evitando que o usurio tenha de salvar um a um.

Esta opo possibilita o fechamento do arquivo que est sendo editado no momento sem que se torne necessrio o encerramento do BrOffice.Org. Caso o arquivo contenha alteraes que ainda no foram salvas, ele emitir uma mensagem de alerta que permitir que o usurio salve as alteraes (ou descarte) antes do fechamento do arquivo.

COMANDO RECARREGAR

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

45

Noes de Informtica

Esta opo permite que o usurio reabra um arquivo que j estava sendo editado, sem que as alteraes efetuadas sejam salvas.

COMANDO VERSES

distribudo gratuitamente pela empresa Adobe Systems Incorporated. Ao ser selecionada esta opo ser apresentada a mesma Caixa de Dilogo apresentada na opo anterior j com a opo PDF selecionada para o Formato de Arquivo. Ao pressionar a tecla Salvar, ser apresentada uma janela com as opes para salvamento do arquivo no formato PDF.

O BrOffice.Org possui um mecanismo de controle de verso que lhe permite manter diversas verses de um mesmo documento sem ter que salv-lo com nomes diferentes. Ao ser selecionado esta opo ser apresentada uma Caixa de Dilogo para que seja salva uma nova verso do documento que estava sendo editado, conforme a figura abaixo.

COMANDO PROPRIEDADES

Esta opo exibe as Propriedades do documento que est sendo editado, tais como Estatsticas (nmero de pginas, de palavras, de figuras, etc) e propriedades gerais dos arquivos (nome, tamanho, etc), permitindo ainda que o usurio possa fazer uma descrio do Documento como forma de orientar futuros usurios sobre a sua utilidade, forma de apresentao do assunto, etc. Esta verso trouxe ainda a possibilidade de se assinar digitalmente um documento bastando pressionar o boto Assinatura Digital que apresentado na figura abaixo.

COMANDO EXPORTAR

Esta opo permite que o arquivo seja exportado no formato .PDF (Adobe Acrobat) ou no formato .XHTML. Como veremos a seguir, tendo em vista a popularizao do formato PDF, a prxima opo tambm permitir que o arquivo seja exportado neste formato, de uma forma mais rpida. Assim veremos neste item apenas a opo de exportar o arquivo no formato XHTML.

COMANDO EXPORTAR COMO PDF

COMANDO ASSINATURAS DIGITAIS

Esta opo permite que o arquivo em edio seja salvo no formato .PDF, padronizado pela ADOBE e largamente utilizado por Empresas, Universidades e profissionais de uma maneira em geral para distribuio de cartas, memorandos, documentos internos, relatrios e outros documentos j que ele possui uma melhor segurana contra alterao desses documentos que aquela apresentada por outros Editores de Texto comercialmente disponveis. O formato PDF pode ser visualizado com a utilizao do Adobe Acrobat Reader que

Esta opo permite que seja includa no documento em edio uma ou mais assinaturas digitais. Ao ser selecionada ser apresentada a seguinte janela de opes:

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

46

Noes de Informtica

COMANDO IMPRIMIR

Esta opo permite a impresso do documento que est sendo editado, em qualquer impressora associada ao micro. Como na maioria dos Editores de Texto, pode-se selecionar a quantidade de pginas que ser impressa, a impressora onde ser feita a impresso, a quantidade de cpias, etc.

COMANDO MODELOS

Modelos so documentos que contm estilos de formatao especficos, figuras, tabelas, objetos e outras informaes, que podem ser utilizados como base para criar outros documentos. Por exemplo, voc pode definir os estilos de pargrafo e caractere em um documento, salv-lo como um modelo e, em seguida, utilizar este modelo para criar um novo documento com os mesmos estilos. Esta facilidade visa agilizar a criao de documentos padronizados e permite ainda que seja associado um modelo ao Catlogo de Endereos do usurio. Esta opo permite gerenciar os diversos modelos definidos pelo usurio e aqueles que j acompanham o Writer.

Tecla de Atalho CTRL + P

COMANDO IMPRESSORA

CONFIGURAES

DA

COMANDO VISUALIAR NO NAVEGADOR DA WEB

Esta opo permite que a(s) impressora(s) conectada(s) mquina do usurio seja(m) configurada(s) de acordo com a necessidade da impresso que ser efetuada.

Esse comando exibe seu documento como se fosse uma pgina da Internet, inclusive no prprio navegador (browser) que estiver instalado no seu computador.

COMANDO VISUALIAR PGINA

COMANDO SALVAR COMO

Esta opo permite que o usurio veja a forma exata como seria impresso seu documento.

Esta opo permite que o BrOffice.Org seja encerrado e tambm todos os arquivos que estavam sendo editados no momento. Caso algum dos arquivos possua alterao que ainda no foi salva, o BrOffice.Org apresentar uma janela permitindo que o usurio opte por efetuar o salvamento ou despreze as alteraes que j haviam sido feitas.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

47

Noes de Informtica

Tecla de Atalho CTRL + Q

COMANDO SELECIONAR TUDO

MENU EDITAR Veremos nesse Menu os comandos mais utilizados nas provas de concursos, por isso no estudaremos todos os itens do mesmo, muito deles so exatamente idnticos aos do Word.

Esta opo permite que seja selecionado todo o texto do documento que est sendo editado.
Tecla de Atalho CTRL + A

COMANDO LOCALIZAR E SUBSTITUIR

COMANDO DESFAZER

Esta opo permite que sejam desfeitas alteraes realizadas no texto antes que ele seja salvo, restaurando o documento a um estado anterior alterao indesejada.
Tecla de Atalho CTRL + Z

COMANDO REFAZER

Esta opo permite que o usurio localize, dentro do texto que est sendo utilizado, uma palavra ou frase e, opcionalmente, substitua essa palavra por outra ou por um outro grupo de palavras. Ao ser apresentada a Caixa de Dilogos: a) clique no campo Localizar e digite a palavra (ou frase) que deseja encontrar; b) caso deseje fazer substituio, clique no campo Substituir e digite a palavra (ou frase) que ir substituir a palavra original; c) clique no Boto Localizar se desejar encontrar palavra a palavra no texto e, caso conclua que ela deva ser substituda, clique no Boto Substituir e assim por diante at o final do texto; d) Caso deseje fazer uma busca completa clique no Boto Localizar Tudo ou, caso deseje fazer uma substituio automtica (completa) clique no Boto Substituir Tudo.
Tecla de Atalho CTRL + F

Esta opo permite que sejam refeitas as operaes que anteriormente foram desfeitas pelo usurio.
Tecla de Atalho CTRL + Y

COMANDO REPETIR

Esta opo permite que o usurio possa repetir indefinidamente o seu ltimo comando at que seja alcanada a situao mais atual do documento, anterior s alteraes indesejadas.
Tecla de Atalho CTRL + SHIFT + Y

COMANDO NAVEGADOR

Este um recurso proporcionado pelo BrOffice.Org que permite que o usurio possa acessar rapidamente diferentes partes do documento e inserir elementos do documento que

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

48

Noes de Informtica

est sendo editado ou de outros documentos abertos.


Tecla de Atalho F5

COMANDO LIMITE DO TEXTO

Esta opo permite ocultar ou apresentar os limites da rea da pgina que sero impressos. Esses limites aparecem como uma moldura ao redor do texto, delimitando a rea que ser impressa As linhas de limite no so impressas.

MODO DE EXIBIO TELA INTEIRA

MENU EXIBIR

A forma de apresentao do documento que est sendo editado normalmente controlado pelas duas primeiras opes desse Menu. Esta opo permite que o documento seja editado em tela cheia, desaparecendo todos os Menus, Barras, etc., restando apenas a Rgua.
Tecla de Atalho CTRL + SHIFT + J

MODO DE IMPRESSO

EXIBIO

LAYOUT

DE

MODO DE EXIBIO ZOOM

Permite que o usurio possa ver o texto exatamente como ficar quando for impresso evitando assim a impresso desnecessria de pginas.

Permite ampliar e reduzir o tamanho da pgina apenas na tela do computador. No tem efeito para a impresso. Esse recurso tambm pode ser encontrado na barra de ferramentas padro atravs do seguinte elemento:

MODO DE EXIBIO LAYOUT DA WEB Zoom O zoom do Writer permite um nmero mnimo de 20% sendo o seu mximo de 600% para ampliao/reduo da pgina (apenas na tela).

O texto que ser apresentado para o usurio no formato de uma pgina Web.

COMANDO RGUA

Esta opo permite ocultar ou apresentar a Rgua horizontal que utilizada para ajustar margens de pginas, marcas de tabulao, recuos, bordas, clulas da tabela, etc...

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

49

Noes de Informtica

MENU INSERIR

COMANDO QUEBRA MANUAL

Esta opo permite que sejam includos no texto caracteres especiais que normalmente no so encontrados em teclados. Ao ser selecionada esta opo ser apresentada uma Caixa de Dilogo contendo diversos conjuntos de caracteres especiais e os caracteres includos em cada um desses conjuntos, como a seguir:

Durante a edio normal de um texto as quebras (de linha, de pgina, de coluna) so inseridas de forma automtica, sem que o usurio o perceba. Esta opo permite que o usurio inclua no texto uma quebra no meio do texto, em local por ele determinado. Ao ser selecionada esta opo ser apresentado uma Caixa de Dilogo com as opes de quebra a serem inseridas:

COMANDO HYPERLINK

COMANDO CAMPOS

Esta opo permite que sejam includos no texto hyperlinks (hiperligaes) que possibilitam a ligao entre dois pontos do documento ou a uma pgina existentes na Internet/Intranet, tornando um recurso muito til para navegao dentro do documento e muito utilizado para a confeco de Sumrios, etc. Ressalte-se que o hyperlink ser inserido em uma parte do texto previamente selecionado e o texto poder ser diferente do link inserido.

O BrOffice.Org possui um conjunto pr-definido de Campos que so mostrados nessa opo e que podem ser inseridos no texto para apresentar informaes existentes no Sistema. Alm do conjunto mostrado vrios outros tipos de Campos podem ser inseridos. Esta opo permite que esses campos sejam selecionados e inseridos no texto no local onde estiver posicionado o cursor. Ao ser selecionada esta opo apresentar os Campos existentes: Podemos utilizar esse comando atravs do boto Hyperlink que est localizado na barra de ferramentas padro.

MENU FORMATAR

COMANDO CARACTERE ESPECIAL

COMANDO CARACTERE

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

50

Noes de Informtica

Esta opo permite que seja alterado o Fonte dos caracteres, a cor, o tipo, efeitos a serem utilizados, etc. Ao ser selecionada esta opo ser apresentada uma Caixa de Dilogo para seleo da formatao.

COMANDO MARCADORES E NUMERAES

Esta opo permite que o usurio selecione o tipo de Marcador e de Numerao a ser utilizado no texto. Ao ser selecionada esta opo ser apresentada uma Caixa de Dilogo para seleo:

Podemos utilizar alguns recursos desse comando atravs da barra de ferramentas formatao onde so encontrados os botes: A ferramenta Numerao e Marcador so acessveis atravs dos botes abaixo que so encontrados na barra de ferramentas formatao.

COMANDO PARGRAFO Boto Numerao Boto Marcador

Esta opo permite que sejam alteradas configuraes do Pargrafo tais como alinhamento, recuo, tabulaes, cor do Plano de Fundo, etc. Ao ser selecionada esta opo ser apresentada uma Caixa de Dilogo com as opes para seleo.

COMANDO PGINA

Esta opo possibilita que o usurio formate a pgina de seu texto de forma a adequar ao tipo de documento que ser impresso tais como folhetos, livros, brochuras, manuais, etc. Ao ser selecionada esta opo ser apresentada uma Caixa de Dilogo para seleo:

Existem alguns itens desse comando na barra de ferramenta formatao, so eles:

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

51

Noes de Informtica

COMANDO COLUNAS

Tecla de Atalho CTRL + F12

MENU FERRAMENTAS Esta opo permite que sejam formatadas colunas para o texto que est sendo editado tais como quantidade de colunas na pgina, posicionamento dessas colunas, etc. Ao ser selecionado esta opo ser apresentada uma Caixa de Dilogo para seleo das propriedades desejadas.

COMANDO VERIFICAO ORTOGRFICA

Esta opo permite que o usurio verifique se h erros de grafia no documento ou em parte do documento que est selecionado. Ao ser feita a verificao, a comear do ponto onde se encontra o cursor no momento, sero includos os cabealhos, rodaps, entradas de ndice e notas de rodap.

MENU TABELA

COMANDO INSERIR
F7

Tecla de Atalho

Permite inserir uma linha, coluna, clula e tabela em um documento (os trs primeiros itens so utilizados em uma tabela j existente).

COMANDO CONTAGEM DE PALAVRAS

Esta opo permite que o usurio possa contar a quantidade de palavras existente em seu documento e, caso exista, no texto selecionado.

Se voc no quiser utilizar o recurso de insero de tabela atravs do menu Tabela possvel inserir a mesma pelo Menu Inserir ou pelo boto tabela, que est localizado na barra de ferramentas padro.

COMANDO NUMAREO DE LINHAS

Esta opo permite que seja adicionada ou removida a numerao das linhas do documento que est sendo editado, permitindo ainda que esta numerao seja formatada. Ao ser selecionada esta

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

52

Noes de Informtica

opo ser mostrada uma Caixa de Dilogo para seleo.

Visualizar Pgina

Arquivo

Permite que o usurio veja exatamente com o documento ser impresso. Ortogrfica Ferrament e F7 as Gramtica Abre a caixa Verificar Ortografia, que verifica automaticamente os erros ortogrficos do texto. Autoverific ao Ortogrfica Verifica automaticamente os sublinha de vermelho os erros. Cortar COMANDO Novo MENU Arquivo ATALHO CTRL + N BOTO Editar erros ortogrficos,

RESUMO DOS COMANDOS

CTRL + X

Retira o trecho selecionado do documento enviandoo para a rea de transferncia, de onde poder ser colado diversas vezes. Copiar Editar CTRL + C

Cria um documento novo em branco para trabalharmos. Um documento novo vos ser dado para que comece um novo trabalho, lembrando que podemos criar outros tipos de documentos novos, como uma pasta de trabalho do Calc ou at mesmo uma apresentao do Impress. Abrir Arquivo CTRL + O

Copia o trecho selecionado do documento enviandoo para a rea de transferncia, de onde poder ser colado diversas vezes. Colar Editar CTRL + V

Abre um arquivo previamente gravado. Por exemplo, se ontem voc salvou um arquivo e quer reaver hoje, s abri-lo para trabalhar novamente. Salvar Arquivo CTRL + S

Cola o contedo da rea de transferncia onde o ponto de insero (cursor) se encontra. Pincel Copia a formatao de uma palavra ou pargrafo para outro. Basta selecionar ou simplesmente posicionar o cursor no trecho que possui a formatao desejada, clicar no pincel e, finalmente, clicar ou selecionar o trecho que receber a formatao. Desfazer Editar CTRL + Z

Grava o trabalho que voc est realizando em alguma unidade de disco, transformando-o num arquivo. O Writer solicitar um nome para o arquivo e a pasta onde deseja salvar. OBS: pode ser usado tambm para salvar as alteraes feitas em um arquivo previamente j salvo. E-mail com o Arquivo / documento Enviar anexado... Envia o documento que estiver aberto como corpo de mensagem, pelo Programa de envio de e-mail padro utilizado pelo usurio, ex: Outlook Express. Editar arquivo Alterna entre viso de edio de arquivo e viso Somente Leitura. Exportar diretament Arquivo e como PDF Exporta diretamente o arquivo ou documento no formato PDF, ser aberta a caixa de dilogo Exportar, onde o usurio dever solicitar a pasta e indicar um nome para o arquivo PDF. Imprimir Arquivo CTRL + P

Permite desfazer as ltimas aes realizadas. Refazer Editar CTRL + Y

Permite refazer as aes desfeitas pelo comando desfazer. Hiperlink Inserir

Cria um vnculo (link) entre o texto selecionado e um recurso (arquivo, pgina, documento da web, email, e etc...) qualquer dentro do computador ou na internet. Tabela Inserir ou Tabela CTRL + F12

Permite mandar para a impressora o contedo do documento em questo.

Cria uma tabela, no ponto de insero, com a quantidade de linhas e colunas indicadas pelo usurio. Mostrar Funes de Exibir Desenho

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

53

Noes de Informtica

Permite exibir ou ocultar a barra de ferramentas Desenho, que normalmente fica na parte inferior da janela do Writer. Localizar e Substituir Editar CTRL + F

Centralizad o

Formatar

CTRL + E

Alinha o Pargrafo de forma Centralizada. Direita Formatar CTRL + R

Permite localizar ou substituir um trecho qualquer dentro do documento atual Navegador Editar F5

Alinha o Pargrafo Direita. Justificado Formatar CTRL + J

Exibe o navegador do Writer, pelo qual o usurio poder ir para uma determinada pgina, ou at mesmo localizar uma tabela uma figura e etc... Gallery Ferrament as

Alinha o Pargrafo tanto a Esquerda como a direita. (Justifica). Numerao Formatar

Ative ou desativa a numerao ou numeraes no pargrafo ou pargrafos selecionados. Marcadores Formatar

Exibe a galeria de imagnes (gifs e jpegs) no Writer, nele encontramos marcadores, Planos de fundo e etc... Fontes de dados Exibir F4

Ativa ou desativa o marcador ou marcadores no pargrafo ou pargrafos selecionados. Diminuir Recuo Formatar

Exibe os dados internos do arquivo como bibliografia e etc... Caracteres CTRL + noExibir F10 imprimveis Mostra ou Oculta a exibio dos caracteres que normalmente no so vistos na tela (Enter, espao, quebra de linhas e de pgina, Tabulaes, e etc...) Zoom Exibir

Diminui o recuo do pargrafo selecionado. Aumentar Recuo Formatar

Aumenta o recuo do pargrafo selecionado. Cor da Fonte Formatar / Caractere

Aplica cor num texto selecionado. Formatar / Caractere Reala o texto selecionado. Funciona como se fosse um marcador de texto que usamos quando estamos lendo um livro, e encontramos uma frase especial. Cor do Formatar Plano de / Fundo Caractere Aplica cor no fundo da linha ou das linhas selecionadas. Realar

Exibe a caixa Zoom, onde o usurio poder definir a porcentagem de Zoom do documento em exibio. Ajuda Ajuda F1

Exibe a janela Ajuda do Broffice.org, onde o usurio poder tirar qualquer tipo dvida em relao ao Broffice ou o Writer. Estilos e Formatao Formatar F11

Exibe a caixa Estilos e Formatao, onde o usurio poder escolher um tipo de formatao predefinida pelo prprio programa. Formatar Negrito / CTRL + B Caractere Ativa/Desativa a formatao de Negrito. Itlico Formatar / Caractere Formatar / Caractere CTRL + I

MEIOS DE SELEO H algumas maneiras de selecionar um texto com o mouse, entre elas podemos destacar as seguintes: O que? Duplo Clique Triplo Clique Quatro Cliques Onde? No meio do texto No meio do texto No meio do Texto O que faz? Seleciona a palavra Seleciona a frase Seleciona o pargrafo

Ativa/Desativa a formatao de Itlico. Sublinhado CTRL + U

Ativa/Desativa a formatao Sublinhado. Esquerda Formatar CTRL + L

Alinha o Pargrafo Esquerda.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

54

Noes de Informtica

BRoffice.org Calc 3.2


O Broffice.org Calc um poderoso processador de planilhas eletrnicas integrante do pacote de aplicativos para escritrios Broffice.org. Ele permite a criao, edio e manipulao de diversos tipos

de planilhas, permite tambm o uso de figuras, frmulas e funes, grficos.

TELA DO BROFFICE.ORG CALC 3.2

CONCEITOS IMPORTANTES Clula: a menor parte de uma Planilha (Tabela). Interseco de uma coluna por uma linha. Endereo de uma informao em uma Planilha. Planilha: a rea de trabalho do Calc. Pasta: o arquivo do Calc. O nome de uma pasta (Arquivo) pode ter 218 caracteres. Cada Pasta pode ter no mximo 256 Planilhas. Cada Planilha pode ter 1024 colunas e 65.536 linhas.

ENTRADA DE DADOS

O Calc por ser um programa criado para criao e execuo de planilhas eletrnicas, ele entende trs tipos de dados. Nmero: 15, 65954, 12,7 e etc... Texto: Tiago, Cursos, e etc... Clculos: =A1+B1, =SOMA(A1:E8), e etc... BOTES
Boto Nome Classificar em ordem crescente Classificar em ordem decrescente Grfico Funo Classifica textos ou nmeros em ordem crescente. Classifica textos ou nmeros em ordem decrescente. Abre o assistente de grficos para que possamos criar um

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

55

Noes de Informtica

grfico.

Mesclar Clulas Formato numrico: Moeda Formato numrico: Porcentagem Formato numrico: Padro Adicionar casa decimal Excluir casa decimal

Agrupa as clulas selecionadas em uma nica clula. Converte o contedo de uma clula (nmero) em Real. Converte o contedo de uma clula em forma de porcentagem. Retorna o contedo padro de um nmero inserido numa clula. Adiciona uma decimal (zero). Exclui decimal. uma casa

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na vertical (sentido para baixo).

casa

Soma

Soma o contedo das clulas (nmeros).

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na horizontal (sentido Para direita). Excees: Quando o texto se tratar de palavras que j estejam predefinidas como participantes de sequncias, quando o usurio arrastar a ala de preenchimento, o Calc reconhecer a palavra como pertencente de uma sequncia e dar continuidade a sequncia. Exemplos:

ALA DE PREENCHIMENTO A ala de preenchimento muito importante e utilizada no Calc, pois existem regras que devem ser memorizadas, para no ser surpreendido em questes em um concurso, abaixo esto listadas todas as regras.

TEXTO (TIAGO, SEG, JAN, CURSOS)

Quando em uma clula a entrada de dados for um Texto, se o usurio arrastar a ala de preenchimento nos sentidos: Vertical (para ambas as direes), Horizontal (para ambas as direes), o Calc Copia entrada de dados. Exemplo:

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na vertical (sentido para baixo) e o Calc no copiou a palavra e sim, deu continuidade sequncia.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

56

Noes de Informtica

Exemplo:

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na horizontal (sentido para direita) e o Calc no copiou a palavra e sim, deu continuidade a sequncia.

NMEROS (18, 19, 2563, R$3,00 , 12,7)

Note que o verdadeiro valor da clula C1 no um nmero, e sim um clculo (observe na barra de frmulas).

Quando em uma clula a entrada de dados for um nmero, se o usurio arrastar a ala de preenchimento nos sentidos: Vertical (para ambas as direes), Horizontal (para ambas direes), o Calc ir dar continuidade a sequncia, o Calc s no entende PG (progresso geomtrica), mais entende todo tipo de PA (progresso aritmtica). Exemplo: Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na vertical (sentido para baixo) e o Calc copiou o clculo que estava na clula C1 e atualizou para as demais clulas, resultando assim no aparecimento da soma dos valores da coluna A com os da coluna B. CLCULOS

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na vertical (sentido para baixo) e o Calc deu continuidade a uma PA cuja razo 2.

FRMULAS A estrutura de uma frmula a seguinte:

Na situao acima a ala de preenchimento foi arrastada na horizontal (sentido para direita) e o Calc deu continuidade a uma PA cuja a razo -4.

OBS: se no houver o sinal de igual, mais o de + ou o de o Calc entende que uma frmula, porm automaticamente coloca o smbolo de igual antes do clculo. EX: +A1+B1, O Calc automaticamente ir colocar o smbolo de igual e ficar dessa forma: =+A1+B1. da mesma forma acontece com o smbolo de Soma: + Subtrao: Multiplicao: * Diviso: / Potenciao: ^ Porcentagem: %

CLCULOS ( =A1+B1, =SOMA(A1:E8) )

Quando em uma clula a entrada de dados for um Clculo, se o usurio arrastar a ala de preenchimento nos sentidos: Vertical (para ambas as direes), Horizontal (para ambas as direes), o Calc Copia o Clculo e Atualiza-o.

OBS: o Calc no possui smbolo para radiciao.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

57

Noes de Informtica

Exemplos de Frmulas: =a1+b1 =b2*c8 =a1+b1^d1

MXIMO

=MXIMO(A2:E8)

Procura o maior valor numrico da referncia de clulas MNIMO =MNIMO(A2:E8) Procura o menor valor numrico da referncia de clulas MDIA =MDIA(B2:E2) =SE(F2>=7;aprovado;reprova do)

muito comum utilizar Parnteses ( ) em Frmulas, os Parnteses no Calc tem a mesma funo que na matemtica, a funo de acabar com prioridades. Na Matemtica a multiplicao e a Diviso tm prioridades em cima da Soma e Subtrao, o uso de parnteses vem acabar com essa prioridade. Exemplo:

Realiza a mdia aritmtica da referncia de clulas SE

Realiza uma condio e mostra o resultado com base em um critrio CONT.SE =CONT.SE(A2:E8;10)

Conta quantas vezes um determinado valor se repetiu na referncia de clulas MODO =MODO(B2:E8) Busca a moda aritmtica

O resultado do clculo ser 11, pois se resolve primeiro a multiplicao no caso 4 x 2 que resultar em 8 e depois se realiza a soma 8 + 3 = 11. Se fizermos o uso dos parnteses o clculo ser outro. Exemplo:

AGORA

=AGORA() Mostra a data e a hora atual

HOJE RAIZ MULT

=HOJE() Mostra somente a data atual =RAIZ(B1) Mostra a raiz quadrada =MULT(A1:A2) Multiplica o contedo da clula A1 x A2

REFERNCIA ABSOLUTA Referncias = Nome, Toda referncia j nasce por natureza de forma RELATIVA (isso significa dizer que pode sofrer atualizao), para transformar uma referncia relativa em absoluta temos que utilizar o smbolo de $ (cifro), a teremos uma referncia ABSOLUTA. O $ (cifro), amarra/fixa o que vem DEPOIS dele. Exemplos: =$A1 + B1 (neste primeiro exemplo o Calc ir fixar a coluna A) =A$1 + B1 (neste segundo exemplo o Calc ir fixar a linha 1) =$A$1 + B1 (neste terceiro exemplo o Calc ir fixar tanto a coluna A quanto a linha 1) O Calc dispe de muitas funes, para concurso no ser necessrio a memorizao de mais de 12 funes, pois so as mais cobradas em concursos, abaixo segue listada as funes:
Funo SOMA Exemplo =SOMA(A1:A8)

O resultado do clculo ser 20, pois se resolve primeiro o que est dentro dos parnteses no caso 3 + 2 que resultar em 5 e depois se realiza a multiplicao 5 * 4 = 20.

FUNES A estrutura de uma funo a seguinte:

#### ERROS #### ###### Quando o tamanho da clula no suporta a entrada de dados (nmero). #VALOR! Quando no h possibilidades de ter valor numrico no resultado.

Realiza a soma aritmtica da referncia de clulas Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

58

Noes de Informtica

#NOME? Quando em algum momento digitamos o nome de uma funo errado. #REF! Quando no h referncia de clulas. #DIV/0! Quando em algum momento solicitamos que o Calc realize uma diviso por ZERO. #NM! Quando no h possibilidade de clculo. Ex: A1 = 234, B1 = 2345, na clula C1 o usurio digita o seguinte clculo: =A1^B1. GRFICOS Primeiramente devemos atentar para as seguintes observaes abaixo antes de elaborar um grfico no Calc: OBS 1: no podemos ter uma linha em branco em relao aos ttulos e seus respectivos contedos abaixo dos mesmos; OBS 2: o Calc no capaz de criar um grfico apenas de uma clula, linha ou coluna; OBS 3: temos que selecionar no mnimo duas ou mais colunas e/ou linhas (cujos contedos sejam textos e nmeros) para criarmos o grfico. Para criarmos o grfico, basta o usurio selecionar os dados desejados (satisfazendo todos os pr-requisitos visto anteriormente) para ser gerado o mesmo.

Aps ter selecionado os dados desejados siga os seguintes passos: Menu Inserir; Grfico, ou Clicar no boto Assistente de Grfico.

O Calc ir exibir a caixa de dilogo Assistente de Grfico para a construo do mesmo, basta seguir as etapas de criao que so 4.

Basta selecionar o intervalo de clulas para gerar o grfico

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

59

Noes de Informtica

Tipo de grfico: o usurio poder escolher entre Colunas, Pizza, Linha, etc. Intervalo de dados: o usurio define onde esto os dados na planilha (sries); Srie de dados: nessa etapa, o usurio poder informar ao Calc como o mesmo dever l-los, ou seja, linhas (horizontalmente) ou Colunas (verticalmente); Elementos do grfico: permite definir adicionar Ttulo ao grfico, alterar legendas e etc...

Aps a criao do grfico podemos alterar as formataes do mesmo com um clique duplo sobre a rea do grfico (item do grfico desejado). Se voc alterar os dados (os contedos) das clulas que foram utilizadas para gerar o grfico, o mesmo ser atualizado automaticamente.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

60

Noes de Informtica

MS WORD 2007
Uma tima verso do editor de texto do pacote de programas Office da Microsoft. O Boto do Microsoft Office substitui o menu Arquivo e est localizado no canto superior esquerdo nos programas do Microsoft Office. Quando voc clicar no Boto Microsoft Office ver os mesmos comandos bsicos disponveis nas verses anteriores do Microsoft Office para abrir, salvar e imprimir arquivos. No entanto, na Verso do 2007 Office, existem mais comandos, como Preparar e Publicar. Por exemplo, nos programas Word, Excel e PowerPoint, ao apontar para Preparar e clicar em Inspecionar Documento, voc poder verificar se h metadados ou informaes pessoais ocultos (as) em um arquivo.

No item Abrir, carrega uma janela que permite localizar e abrir um arquivo existente. A pasta sugerida para iniciar a busca do arquivo a pasta Meus Documentos e os arquivos exibidos so os arquivos compatveis com o Word, este tipo de filtro facilita a tentativa de localizao do arquivo desejado. O item Converter s exibido se o usurio abrir um arquivo em uma verso anterior ao Word 2007. Ao abrir um documento no Microsoft Office Word 2007 criados no Microsoft Office Word 2003, no Word 2002 ou no Word 2000, o Modo de compatibilidade ativado e voc v Modo de compatibilidade na barra de ttulo da janela do documento. O Modo de compatibilidade garante que nenhum recurso novo ou aperfeioado no Office Word 2007 esteja disponvel quando estiver trabalhando com um documento, de modo que os usurios que estiverem usando verses mais antigas do Word tenham recursos de edio completos.

Ao clicar no boto Microsoft Office visualizamos os principais comandos encontrados no antigo menu Arquivo. Imediatamente esquerda temos a lista de itens recentes que por padro oferece uma lista dos 17 ltimos arquivos abertos. Temos a possibilidade de fixar ( ) qualquer um dos arquivos para sempre ser exibido na lista de Documentos recentes ( ).

possvel trabalhar no Modo de compatibilidade ou converter seu documento para o formato de arquivo do Office Word 2007. A converso do documento permite que voc acesse os recursos novos e aperfeioados no Office Word 2007. No entanto, os usurios que usam verses mais antigas do Word podem ter dificuldades ou ser impedidas de editar determinadas partes do documento criado usando recursos novos ou aperfeioados no Office Word 2007.

No item Novo temos acesso a uma nova janela que permite abrir um Documento em branco, escolher entre os modelos de arquivos oferecidos pelo Microsoft Word 2007.

No item Salvar, podemos salvar as alteraes do arquivo em edio.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

61

Noes de Informtica

A Faixa de Opes no Word. Cada programa tem uma Faixa de Opes diferente, mas os seus elementos so os mesmos: guias, grupos e comandos. Existem trs Faixa de Opes: elementos principais na

e imprimir seus documentos bem como para configurar opes de programa, editar propriedades de arquivos, entre outros. A Barra de Ferramentas de Acesso Rpido est situada acima da Faixa de Opes e contm os comandos que voc deseja ter sempre mo. Por padro, a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido contm os comandos Salvar, Desfazer e Repetir (ou Refazer), mas voc pode personaliz-la com os comandos que desejar.

As guias situam-se na parte superior da Faixa de Opes. Cada uma delas representa uma rea de atividade. Os grupos so conjuntos de comandos relacionados exibidos juntos nas guias. Os grupos renem todos os comandos de que voc provavelmente precisar para um tipo de tarefa. Os comandos so organizados em grupos. Um comando pode ser um boto, um menu ou uma caixa na qual voc digita informaes.

Guia Incio...
Grupo rea de Transferncia:

A Faixa de Opes se adaptar de acordo com o que voc est fazendo, para mostrar os comandos de que provavelmente precisar para a tarefa em questo. Por exemplo, se voc estiver trabalhando com um grfico no Excel, a Faixa de Opes mostrar os comandos de que voc precisa para trabalhar com grficos. De outro modo, esses comandos no sero visveis. Dois outros recursos que tornam os programas baseados na Faixa de Opes fceis de usar so o Boto Microsoft Office e a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido. Os novos programas baseados na Faixa de Opes incluem dois recursos adicionais que ajudaro voc a realizar seu trabalho de maneira rpida e fcil. O Boto Microsoft Office substituiu o menu Arquivo e onde voc encontrar os mesmos comandos bsicos que antes para abrir, salvar

Recortar (CTRL+X): Move o contedo selecionado para a rea de Transferncia. O termo excluir, retirar ou apagar pode ser utilizado para representar a ao do recortar. Copiar (CTRL+C): Duplica a seleo para a rea de Transferncia. Colar (CTRL+V): Insere o ltimo item enviado para a rea de transferncia no local onde estiver o cursor, ou ponto de insero. Colar Especial (CTRL+ALT+V): Permite colar um texto ou objeto, j enviado para a rea de transferncia, sem formatao, ou no formato RTF e at mesmo no formato HTML.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

62

Noes de Informtica
Pincel (CTRL+SHIFT+C copia e CTRL+SHIFT+V - cola): Copia a formatao de um texto ou objeto selecionado e o aplica a um texto ou objeto clicado. Para manter este comando ativado devemos dar um clique duplo e para desativar este recurso podemos pressionar a tecla ESC ou clicar novamente no boto Pincel. rea de transferncia do Office (CTRL+CC) : Exibe o painel de tarefa rea de transferncia. Mantm at 24 itens recortados e/ou copiados. Grupo Fonte Tachado: Aplica o efeito de texto tachado no texto selecionado. Ex. Palavras de um texto. Subscrito (CTRL+=): Permite aplicar o efeito de texto subscrito, criando letras pequenas abaixo da linha de base do texto. Ex. H2O. Sobrescrito (CTRL+SHIFT++): Permite aplicar o efeito de texto sobrescrito, criando letras pequenas acima da linha de base do texto. Ex. Citao1. (Para criar uma nota de rodap, clique em Inserir Nota de Rodap na Guia Referncia). Maisculas e Minsculas (SHIFT+F3): Permite alternar entre os recursos: Primeira letra da sentena em maisculas, Todas em maisculas, Todas em Minsculas, A primeira letra de cada palavra em maiscula e Inverter (Maius/Minus). Realce: Este efeito de texto permite fazer como se o texto tivesse sido marcado com um marcatexto. Tipo de Fonte: Permite alterar o tipo de fonte. Uma das novidades da verso 2007 que as mudanas ocorrem simultaneamente, permitindo a escolha da fonte sem aplicar o efeito. Tamanho de Fonte: Permite aumentar ou diminuir o tamanho da fonte no padro oferecido. Utilizando as teclas de atalho CTRL+SHIFT+< e CTRL+ SHIFT+> possvel, respectivamente, diminuir e aumentar o tamanho da fonte obedecendo ao padro oferecido. J, a combinao de teclas CTRL+[ e CTRL+] permitem, respectivamente, diminuir e aumentar o tamanho da fonte ponto a ponto. Permitem, respectivamente, aumentar e diminuir o tamanho da fonte ponto a ponto. Cor de Fonte: Permite alterar a cor de fonte do texto selecionado. Fonte (CTRL+D) : Permite alterar a formatao do texto selecionado. Observe as figuras abaixo:

Permitem, respectivamente, aumentar e diminuir o tamanho da fonte. Limpar Formatao: Limpa toda formatao do texto ou objeto selecionado, deixando o texto ou objeto na formatao padro. Negrito (CTRL+N ou CTRL+SHIFT+N): Aplica o efeito de texto negrito ao texto selecionado. Dica: No necessrio selecionar texto para aplicar formatao, o cursor, ou ponto de insero deve estar localizado entre a palavra. Itlico (CTRL+I ou CTRL+SHIFT+I): Aplica o efeito de texto itlico ao texto selecionado. Sublinhado (CTRL+S ou CTRL+SHIFT+S): Aplica o efeito de texto sublinhado. Podemos alterar o tipo e a cor do sublinhado clicando na pequena seta ao lado do boto.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

63

Noes de Informtica
Classificao Crescente: Permite ordenar pargrafo e linhas de uma tabela em ordem crescente. Mostrar tudo (CTRL+SHIFT+*): Exibe caracteres no-imprimveis, tais como, marcas de texto, marcas de pargrafo, marcas de tabulao e texto oculto. Alinhamento esquerda (CTRL+Q CTRL+F): Alinha o pargrafo esquerda. Alinhamento centralizado Centraliza o pargrafo. ou

(CTRL+E):

Alinhamento direta: Alinha o pargrafo direita. Alinhamento justificado (CTRL+J): Justifica o texto. Espaamento entre linhas: Aumenta ou diminui o espao existente entre as linhas de um pargrafo. Espaamento padro entre linhas o mltiplo ou 1,15. Sombreamento: altera o plano de fundo do texto ou pargrafo selecionado. Semelhante ao Realce. Bordas: Permite preencher as bordas de um pargrafo. Lembrando que um pargrafo compara-se a uma clula de uma tabela. Pargrafo : Permite alterar a formatao do pargrafo selecionado. Observe as figuras abaixo: Marcadores: Permite inserir pargrafos ou a uma lista. marcas aos

OBS: Caso deseje alterar a formatao padro do Word 2007, altere para a formatao da fonte desejada e clique no boto Padro..., localizado no canto inferior da janela. Grupo Pargrafo

Numerao: Permite numerar os pargrafos e criar subnveis. Observem no texto abaixo alguns dos efeitos oferecidos: Ex.

Formatar marcadores e numerao: Permite alterar a maneira como os pargrafos sero numerados ou marcados. Diminuir Recuo: Diminui o recuo deslocando o pargrafo esquerda. Aumentar Recuo: Aumenta o recuo deslocando o pargrafo direita.
Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

64

Noes de Informtica

OBS: Caso deseje alterar a formatao padro do Word 2007, altere para a formatao do pargrafo desejada e clique no boto Padro..., localizado no canto inferior da janela. Grupo Estilo

Guia Inserir...
Grupo Pginas

Estilos: Oferece estilos de formatao prdefinidos para padronizao de formatao de um arquivo. Facilita, tambm, a utilizao de outros recursos do Word como, por exemplo, a criao de um sumrio ou ndice analtico. Grupo Edio Folha Rosto: Fornece uma folha rosto (capa) totalmente formatada com alguns campos como, autor, ttulo e outras informaes para serem preenchidas. Pgina em Branco: Insere uma pgina em branco no local onde estiver o cursor, ou ponto de insero. Quebra de Pgina (CTRL+ENTER): Semelhante Pgina em Branco. Inicia uma nova pgina em branco.

Localizar (CTRL+L), Substituir (CTRL+U) e Ir para (CTRL+G):

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

65

Noes de Informtica
Grupo Tabelas SmartArt: uma representao visual de suas informaes que voc pode criar com rapidez e facilidade, escolhendo entre vrios layouts diferentes, para comunicar suas mensagens ou ideias com eficincia.

Tabela: Permite inserir uma tabela. Sugere uma tabela de 10 colunas com 8 linhas. possvel, atravs deste comando, converter um texto em tabela ou tabela em texto. O recurso permite tambm a insero de uma planilha do Excel, alm de fornecer algumas tabelas j formatas. Grupo Ilustraes Grfico: Permite inserir um grfico a partir de uma planilha do Excel incorporada no documento Word. Se o documento estiver no modo de compatibilidade o grfico ser gerado pela ferramenta Microsoft Graph. No caso de um grfico que esteja vinculado a uma pasta de trabalho qual voc tem acesso, possvel especificar que ele verifique automaticamente se h alteraes na pasta de trabalho vinculada sempre que o grfico for aberto.

Imagem: Permite inserir, no documento em edio, uma imagem ou foto do arquivo. Abre uma caixa de dilogo que exibe a pasta Minhas imagens. Clip-art: Abre o painel de tarefas que permite inserir, no documento em edio, clip-arts. Formas: Permite inserir formas no documento em edio. Observem as figuras abaixo:

Grupo Links

Hiperlink: Permite inserir um hiperlink (ponteiro ou ancra) no documento em edio. Um hiperlink permite abrir pginas da Internet, endereos de e-mails, direcionar para programas e outros arquivos do computador, alm de direcionar para qualquer parte do documento. Trabalhando com o recurso Indicador fica fcil criar links que, ao serem executados, direcionam para a parte do documento indicada.
Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

66

Noes de Informtica
galerias. possvel acessar e reutilizar esses blocos a qualquer momento. Tambm possvel salv-los e distribu-los com modelos. possvel usar Auto Texto, um tipo de bloco de construo, para armazenar texto ou grficos que o usurio deseja usar novamente, como uma clusula padro de contrato ou uma longa lista de distribuio. Cada seleo de texto ou grfico armazenada como uma entrada de Auto Texto no Organizador de Blocos de Construo e recebe um nome exclusivo para facilitar a localizao do contedo quando o usurio desejar utiliz-lo.

Indicador: Utilizado para marcar pontos no documento que ao serem referenciadas em um hiperlink o usurio direcionado para o ponto indicado. Referncia Cruzada: Permite criar hiperlink que direcionam para um objeto ou tabela especfica. Ex. V para a pgina X para visualizar o grfico Y. Ao clicar nesta referncia o usurio direcionado para a pgina X e visualizar o Grfico Y. Grupo Cabealho e Rodap

WordArt: Permite inserir um texto decorativo a partir de formataes e estilos pr-definidos. Letra Capitular: Efeito de texto que cria uma letra maiscula grande no incio do pargrafo. Ex.

Linha de Assinatura: Insere uma linha que especifique a pessoa que deve assinar. Data e Hora: Permite inserir Data e Hora no local onde estiver o cursor. Oferece alguns formatos de datas e horas pr-definidas. Cabealho: Permite atribuir ao documento em edio um cabealho oferecendo uma distribuio das informaes. Rodap: Permite atribuir ao documento em edio um rodap oferecendo uma distribuio das informaes. Nmero de Pgina: Permite alm de inserir uma numerao para as pginas, formatar a numerao. possvel tambm inserir a numerao as margens do documento. Grupo Texto Equao: Abre o editor de equaes. Permite inserir matemticas ou desenvolver suas prprias equaes usando uma biblioteca de smbolos matemticos. Objetos: Permite inserir um objeto no documento em edio. Grficos, Imagens, Slides, Documentos, Arquivos em geral entre outros. Grupo Smbolos

Caixa de Texto: Permite inserir uma caixa de texto, pr-formatadas, no documento em edio. Partes Rpidas: Os blocos de construo so partes reutilizveis de contedo ou outras partes de um documento que so armazenadas em
Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

67

Noes de Informtica
Margens: Este um bom recurso para no alterar as margens de maneira manual. Temos as opes de manter/voltar as margens no tamanho padro, Margens estreitas, Moderada, Larga, Espelhada (espao reservado para encadernao), e personalizada. Orientao: Oferece acesso rpido para mudar o modo de orientao do Documento: Retrato ou Paisagem. Tamanho: Permite alterar o tamanho da folha para impresso. Entre as sugestes temos o tamanho: Carta, Ofcio, A3, A4 e etc. Colunas: Permite separar em colunas o documento em edio ou um bloco de texto selecionado (inserir automaticamente quebra de seo contnua). Quebras: Permite realizar quebras de pgina (CTRL+ENTER), quebra de coluna (CTRL+SHIFT+ENTER), quebra de texto ou linha (SHIFT+ENTER), permite tambm quebras de seo contnua, prxima pgina e pginas pares e impares. Nmeros de Linha: Permite exibir nmero de linhas continuamente, com intervalos, iniciar a contagem a cada pgina ou seo entre outras configuraes possveis. Hifenizao: Permite fazer a separao de slabas automaticamente. No necessrio selecionar o texto e o recurso pode ser ativado a qualquer momento. Para fazer uma hifenizao manual clique no comando Manual. Com este recurso ativado, para cada situao possvel de hifenizao surge a caixa de dilogo hifenizao e voc poder escolher entre hifenizar ou no a palavra.

Smbolo: Insere smbolos que no constam no teclado, como smbolos de copyright, smbolo de marca registrada, marcas de pargrafo e caracteres Unicode.

Guia Layout de Pgina...


Grupo Temas

Temas: Permite definir um tema para o Documento, mudando formataes de cores, fontes, efeitos e etc. Para alterar apenas efeitos individuais poder optar pelos recursos do Grupo. Por exemplo: Se desejar mudar apenas as cores da fonte basta escolher a opo Cores do Grupo Temas. Grupo Configurar Pgina

Grupo Plano de Fundo da Pgina

Marca Dgua: Permite Inserir uma marca dgua no documento em edio, seja com imagem ou texto. Observe a figura abaixo:
Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

68

Noes de Informtica
Enviar para trs: Permite organizar o objeto selecionado enviando-o para trs do texto, como se fosse um plano de fundo do pargrafo. Quebra automtica de Texto: Permite escolher como ficar o texto em relao figura. Alinhar: Permite alinhar o objeto selecionado em relao s margens esquerda, direita, superior e inferior. Agrupar: Permite agrupar vrios objetos para que possam receber formatao em conjunto ou at mesmo moviment-los ao mesmo tempo. Aps as definies serem realizadas ao grupo de objetos possvel desagrup-los. Girar: Permite girar o objeto selecionado.

Cor da Pgina: Permite definir uma cor para as pginas do documento. Bordas de Pgina: Abre a caixa de dilogo Bordas e Sombreamento com a guia Bordas da Pgina ativada. Permite definir uma margem para as pginas do documento em edio. Grupo Pargrafo

Guia Referncias...
Grupo Sumrio

Recuar: Permite alterar o recuo em relao s margens. Uma margem negativa ultrapassa a linha de margem. Espaamento: Permite alterar o espaamento do pargrafo selecionado em relao com o pargrafo anterior e posterior. O espaamento padro Antes 0 pt e espaamento padro Depois 10pt. Pargrafo : Permite alterar a formatao do pargrafo selecionado. Grupo Organizar

Sumrio: Permite criar e configurar um sumrio para o documento em edio. Observando as configuraes j pr-definidas pelo usurio com o recurso Estilos e Formatao.

Posio: Permite alterar a maneira como a imagem ficar alinhada no documento. Permite alterar se acompanhar a quebra de texto e posio da figura em relao ao texto. Trazer para frente: Permite organizar o objeto selecionado trazendo-o para frente do texto.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

69

Noes de Informtica
Adicionar Texto: Este recurso permite acrescentar ao Sumrio um novo item e seu nvel hierrquico. Atualizar Sumrio: Aps modificar o arquivo acrescentado e diminuindo itens atualize o sumrio para que as novas mudanas sejam exibidas. Grupo Notas de Rodap Gerenciar Fontes Bibliogrficas: possvel clicar no boto Procurar no Gerenciador de fontes bibliogrficas para selecionar outra lista mestra a partir da qual voc poder importar novas fontes bibliogrficas ao documento. Por exemplo, possvel se conectar a um arquivo em um compartilhamento, no computador ou servidor de um colega de pesquisa, ou em um site hospedado por uma universidade ou instituio de pesquisa. Estilo: Permite escolher o estilo de Bibliografia. Se voc escolher um estilo GOST ou ISO 690 para suas fontes e uma citao no for exclusiva, anexe um caractere alfabtico ao ano. Por exemplo, uma citao aparecia como [Pasteur, 1848a]. Documentos de cincias sociais normalmente usam estilos MLA ou APA para citaes e fontes bibliogrfica. Se escolher ISO 690 - Ordem Numrica e voc adicione citaes ao seu documento, voc deve clicar no estilo ISO 690 novamente para ordenar corretamente as citaes. Bibliografia: Permite adicionar uma Bibliografia baseado em algum modelo sugerido.

Inserir Nota de Rodap: Permite inserir uma nota de Rodap no documento. Coloque o cursor aps a palavra ou texto que deseje acrescentar na Nota de Rodap. Este recurso coloca o comentrio/nota no final da pgina corrente. Inserir Nota de Fim: Permite inserir uma nota de fim no documento. Coloque o cursor aps a palavra ou texto que deseje acrescentar na Nota de fim. Este recurso coloca o comentrio/nota no final do documento. Prxima Nota de Rodap: Permite navegar entre as notas de rodap no documento. Mostrar Notas: Exibe as Notas j inseridas no documento em edio. Grupo Citaes e Bibliografia

Grupo Legendas Inserir Citao: Ao adicionar um nova citao a um documento, tambm possvel criar uma nova fonte bibliogrfica que ir aparecer na bibliografia. Para localizar fontes bibliogrficas adicionais, ou informaes adicionais sobre as fontes bibliogrficas que voc est citando, clique em Inserir citaes e clique em Pesquisar bibliotecas. Por exemplo, possvel pesquisar um banco de dados de bibliotecas em busca de toda correspondncia de um tpico especfico na coleo dessa biblioteca. Em seguida, com um nico clique, possvel inserir a citao no documento ou adicionar as informaes sobre a fonte na lista atual de fontes bibliogrficas para usar posteriormente.

Inserir Legenda: Permite inserir uma legenda para uma imagem. Uma legenda uma linha de informaes exibida abaixo da imagem como, por exemplo: Figura 1. Representa o grupo legendas. Inserir ndice de Ilustraes: Permite criar um ndice para as legendas do documento.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

70

Noes de Informtica
Atualizar Tabela: Aps inserir novas legendas atualize a tabela para que as novas mudanas sejam exibidas. Referncia Cruzada: Referir-se a itens como legendas, ttulos, ilustraes e tabelas inserindo uma referncia cruzada como consulte a tabela 8 ou v para a pgina 10. Grupo ndice

Guia Correspondncias...
Grupo Criar

Marcar Entrada (ALT+SHIFT+X): Inclui texto selecionado no ndice do Documento.

Inserir ndice: Inseri um no documento. Um ndice um conjunto de palavras-chave encontradas no documento, juntamente com os nmeros das pginas em que as palavras aparecem. Atualizar ndice: Atualizar o ndice afim que todas as entradas indiquem o nmero de pgina correto. Grupo ndice de Autoridades

Envelopes: Permite criar e imprimir Envelopes. Para imprimir o envelope, insira um envelope na impressora como mostrado na caixa Alimentao na guia Opes de Impresso na caixa de dilogo Opes do Envelope, clique em Adicionar ao Documento e, em seguida, clique em Imprimir. Se voc quiser imprimir o envelope sem imprimir o resto do documento, digite Pgina 1 na caixa de dilogo Imprimir. Na seo Intervalo de pginas da caixa de dilogo Imprimir, clique em Pginas e, em seguida, digite 1 na caixa Pginas. Etiquetas: Permite criar e imprimir Etiquetas

Marcar Citao: Adiciona o texto selecionado como uma entrada no ndice de autoridades. Inserir ndice de Autoridades: Permite Inserir um ndice de autoridades no documento. Um ndice de autoridades relaciona os casos, estatutos e outras autoridades citadas no documento. Atualizar Tabela: Atualizar o ndice de autoridades de modo a incluir todas as citaes do documento.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

71

Noes de Informtica
Grupo iniciar Mala Direta Linha de Saudao: Permite adicionar uma linha de saudao, como: Prezado(a) <<Nome>> ao documento. Inserir Campo de Mesclagem: Permite adicionar qualquer campo da lista de destinatrios ao documento, como sobrenome, telefone residencial e etc. Regras: Permite especificar regras para tomada de deciso do recurso mala direta. Grupo Visualizar Resultados a

Iniciar Mala Direta: Permite usar a mala direta quando deseja criar um conjunto de documentos, como uma carta modelo que enviada a muitos clientes ou uma folha de etiquetas de endereo. Cada carta ou etiqueta tem o mesmo tipo de informaes, no entanto o contedo exclusivo. Por exemplo, nas cartas ao seus clientes, cada carta pode ser personalizada para abordar cada cliente pelo nome. As informaes exclusivas em cada carta ou etiqueta provm de entradas em uma fonte de dados. O processo de mala direta inclui as seguintes etapas gerais:

Visualizar Resultados: Permite visualizar como ficou a carta com os dados dos destinatrios da mensagem. Afim de visualizar a aparncia da carta. Navegao: Permite registros/destinatrios. navegar entre os

Selecionar Destinatrios: Escolher a lista de pessoa pelo qual o usurio pretende enviar a carta. Podemos digitar nossa prpria lista, usar os contatos do Outlook ou conectar-se a um banco de dados. Editar Lista de Destinatrios: Permite alterar a lista de destinatrios e decidir quem receber esta carta. Tambm possvel classificar, filtrar, localizar, remover duplicatas ou validar os endereos da lista. Grupo Gravar e Inserir Campos

Localizar Destinatrio: Utiliza-se este campo para localizar uma entrada especfica. Verificao Automtica de Erros: Permite especificar como tratar dos erros que ocorrem aps a concluso da mala direta. possvel simular um envio de mala direta para verificar se surgir algum erro. Grupo Concluir

Realar Campos de Mesclagem: Permite realar os campos inseridos no documento. Este recurso facilita a identificao da parte da cartamodelo que ser substituda pelas informaes da lista de destinatrios escolhida. Bloco de Endereo: Adiciona um endereo a carta. O usurio deve especificar a formatao e o local, e o Word substituir essas informaes pelos endereos reais da lista de destinatrios.

Concluir e Mesclar: Finaliza e prepara o envio da mala direta para impresso ou por e-mail.

Guia Reviso...
Grupo Reviso de Texto

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

72

Noes de Informtica
Ortografia e Gramtica verificao ortogrfica e documento em edio. (F7): Inicia a gramatical do Grupo Comentrios

Novo Comentrio: Adiciona um comentrio no texto ou objeto selecionado. Excluir: Permite excluir o comentrio inserido. Anterior: Permite navegar entre os comentrios anteriores. Prximo: Permite navegar entre os prximos comentrios. Grupo Controle

Pesquisar (ALT+CLIQUE): Abre o painel de tarefas Pesquisar para fazer uma pesquisa em materiais de referncias como dicionrios, enciclopdias e servios de tradues. Dicionrio de Sinnimos: Sugere outras palavras com significado semelhante ao da palavra selecionada. Traduzir: Traduz o texto selecionado em outro idioma. Dicas de Tela de Traduo: Habilita um recurso que exibe uma dica de tela que traduz para outro idioma as palavras sobre as quais o usurio pausa o cursor. Definir Idiomas: Permite definir outro idioma para a palavra afim de que seja possvel fazer a verificao ortogrfica e gramatical do texto selecionado. Contar Palavras: Saber o nmero de palavras, caracteres, pargrafos e linhas do documento.

Controle de Alteraes (CTRL+SHIFT+E): Permite controlar todas as alteraes feitas no documento, incluindo inseres, excluses e alteraes de formatao. Bales: Permite escolher a forma de mostrar as revises feitas no documento. possvel exibir em pequeno bales na margem direita ou no prprio documento. Marcao na exibio final: Permite escolher a forma de exibir as alteraes propostas no documento. Final: Exibe o documento com todas as alteraes propostas. Original: Exibe o documento sem as alteraes propostas. Mostrar marcadores: Permite escolher o tipo de marcao a ser exibido no documento. O usurio pode mostrar ou ocultar comentrios, inseres e excluses, alteraes de formatao e outros tipos de marcaes. Painel de Reviso: Exibe as marcaes em uma janela separada.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

73

Noes de Informtica
Grupo Alteraes

Guia Exibio...
Grupo Modos de Exibio de Documento

Aceitar: Permite aceitar todas as alteraes sugeridas no arquivo. Rejeitar: Rejeita a alterao atual sugerida e passa para a prxima alterao. Anterior: Permite navegar at a modificao anterior realizada no documento. Prximo: Permite navegar at a modificao realizada no documento. Grupo Comparar prxima

Layout de Impresso (padro): Exibe o documento do modo como ficar na pgina impressa. Layout em Tela Inteira: Maximiza o painel de visualizao do documento aumentando o espao disponvel para a leitura ou insero de comentrios. Layout da Web: Exibe o documento do modo como uma pgina da Web. Estrutura de Tpicos: Exibe o documento por tpicos e ferramentas correspondentes. Rascunho: O mesmo que o modo normal. Certos elementos da tela no sero exibidos, como Cabealhos e Rodaps. Grupo Mostrar/Ocultar

Comparar: Comparar verses do arquivo.

ou

combinar

vrias

Mostrar Documentos de Origem: Escolher os documentos de origem a serem exibidos. Grupo Proteger Rgua: Exibe a rgua superior e esquerda do documento. Linhas de Grade: Exibe linhas de grade para uma organizao e alinhamento dos elementos ou objetos do documento. Barra de Mensagens: Exibe a barra de mensagens para executar quaisquer aes no documento. Proteger Documento: Permite restringir a maneira como os usurios possam acessar o documento. possvel restringir formatao e edio. Mapa do Documento: Abre um painel de tarefa que permite navegar entre uma estrutura de tpicos do documento. Miniaturas: Recurso semelhante ao do Power Point, onde podemos visualizar as pginas do documento em miniaturas.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

74

Noes de Informtica
Grupo Zoom Grupo Macros

Zoom: Abre a caixa de dilogo Zoom para especificar o nvel de Zoom no documento. possvel ajustar os nveis de Zoom pela barra de status. 100%: Altera o Zoom para 100% no formato padro original do documento. Uma Pgina: Altera o Zoom do documento de modo que a pgina inteira caiba na janela. Duas Pginas: Altera o Zoom do documento de modo que duas pginas caibam na janela. Largura da Pgina: Ajusta o Zoom de modo que a largura da pgina corresponda a largura da janela. Grupo Janela

Macros (mini-programas): uma sequencia de aes ou comando resumidos em um boto ou tecla de atalho. Exibir macros (ALT+F8): Exibe a lista de macros na qual o usurio pode executar, criar e/ou excluir uma macro. Gravar nova macro: Permite gerar uma macro.

Teclas de Atalho:
Principais teclas de atalho separado por grupos: Boto do Office

Acesso rpido:

Nova Janela: Abre uma nova janela com a exibio do documento atual. Organizar Tudo: Coloca todas as janelas abertas no programa lado a lado na tela. Dividir: Divide o documento em dois painis. Permite visualizar duas partes diferentes do mesmo documento. Exibir Lado a Lado: Permite exibir dois documentos lado a lado para poder comparar os respectivos contedos. Rolagem Sincronizada: Permite sincronizar a rolagem de dois documentos, de modo que rolem juntos na tela. Redefinir Posio da Janela: Permite redefinir a posio da janela dos documentos que esto sendo comparados lado a lado de modo que dividam a tela igualmente. Alternar Janelas: Passa para a outra janela aberta no momento.
Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

Guia Incio Grupo: rea de transferncia

75

Noes de Informtica
Grupo: Fonte

Grupo Pargrafo

Grupo Edio

Outras teclas de atalho

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

76

Noes de Informtica
* (asterisco) / (barra) representa multiplicao. representa a diviso. adio subtrao exponenciao a

MS EXCEL 2007
Conhecimentos Gerais (teoria)...
Arquivo: Pasta de Trabalho Extenso: .xlsx Planilhas: 3 (padro) Uma nova pasta de trabalho pode conter at 255 planilhas. Coluna: 16.384 representadas por letras. A at XFD (inclui as letras K,W e Y) Linhas: 1.048.576 representadas por nmeros. (A interseo de uma coluna e uma linha uma clula). Cada clula pode conter at 32.767caracteres.

+ ^ (acento circunflexo)

Operadores de lgica: > < >= <= <> Operador de texto: & concatenao sequncias. de maior menor maior ou igual que menor ou igual que diferente

Incio (comeando a entender)...


No Excel os operadores so representados da seguinte maneira: Operadores aritmticos:

Operadores de funo: : (dois-pontos ou ponto) ; (ponto e vrgula). intervalo; e

Faixa de Opes...

A Faixa de Opes no Word. Cada programa tem uma Faixa de Opes diferente, mas os seus elementos so os mesmos: guias, grupos e comandos. Existem trs elementos principais na Faixa de Opes: As guias situam-se na parte superior da Faixa de Opes. Cada uma delas representa uma rea de atividade. Os grupos so conjuntos de comandos relacionados exibidos juntos nas guias. Os grupos renem todos os comandos de que voc provavelmente precisar para um tipo de tarefa. Os comandos so organizados em grupos. Um comando pode ser um boto, um menu ou uma caixa na qual voc digita informaes.

comandos de que provavelmente precisar para a tarefa em questo. Por exemplo, se voc estiver trabalhando com um grfico no Excel, a Faixa de Opes mostrar os comandos de que voc precisa para trabalhar com grficos. De outro modo, esses comandos no sero visveis. Dois outros recursos que tornam os programas baseados na Faixa de Opes fceis de usar so o Boto Microsoft Office e a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido. Os novos programas baseados na Faixa de Opes incluem dois recursos adicionais que ajudaro voc a realizar seu trabalho de maneira rpida e fcil. O Boto Microsoft Office substituiu o menu Arquivo e onde voc encontrar os mesmos comandos bsicos que antes para abrir, salvar e imprimir seus documentos bem como para configurar opes de programa, editar propriedades de arquivos, entre outros.

A Faixa de Opes se adaptar de acordo com o que voc est fazendo, para mostrar os

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

77

Noes de Informtica
A Barra de Ferramentas de Acesso Rpido est situada acima da Faixa de Opes e contm os comandos que voc deseja ter sempre mo. Por padro, a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido contm os comandos Salvar, Desfazer e Repetir (ou Refazer), mas voc pode personalizla com os comandos que desejar. mudanas ocorrem simultaneamente, permitindo a escolha da fonte sem aplicar o efeito. Tamanho de Fonte: Permite aumentar ou diminuir o tamanho da fonte no padro oferecido. Utilizando as teclas de atalho CTRL+SHIFT+< e CTRL+ SHIFT+> possvel, respectivamente, diminuir e aumentar o tamanho da fonte obedecendo ao padro oferecido. J, a combinao de teclas CTRL+[ e CTRL+] permitem, respectivamente, diminuir e aumentar o tamanho da fonte ponto a ponto. Permitem, respectivamente, aumentar e diminuir o tamanho da fonte. Negrito (CTRL+N ou CTRL+SHIFT+N): Aplica o efeito de texto negrito ao texto selecionado. Dica: No necessrio selecionar texto para aplicar formatao, o cursor, ou ponto de insero deve estar localizado entre a palavra. Recortar (CTRL+X): Move o contedo selecionado para a rea de Transferncia. Copiar (CTRL+C): Duplica a seleo para a rea de Transferncia. Colar (CTRL+V): Insere o ltimo item enviado para a rea de transferncia na clula ativa (selecionada). Colar Especial (CTRL+ALT+V): Permite colar um texto ou objeto, j enviado para a rea de transferncia, sem formatao, no formato RTF, no formato HTML e at mesmo imagens. Pincel (CTRL+SHIFT+C copia e CTRL+SHIFT+V - cola): Copia a formatao de uma clula selecionada e a aplica a uma clula clicada. Para manter este comando ativado devemos dar um clique duplo e para desativar este recurso podemos pressionar a tecla ESC ou clicar novamente no boto Pincel. rea de transferncia do Office (CTRL+CC) : Exibe o painel de tarefa rea de transferncia. Mantm at 24 itens recortados e/ou copiados. Grupo Fonte Itlico (CTRL+I ou CTRL+SHIFT+I): Aplica o efeito de texto itlico ao texto selecionado. Sublinhado (CTRL+S ou CTRL+SHIFT+S): Aplica o efeito de texto sublinhado. Podemos alterar o tipo e a cor do sublinhado clicando na pequena seta ao lado do boto. Bordas: Permite desenhar as bordas da clula. Podemos, por intermdio deste boto, formatar a cor e estilo da linha da borda da clula. Cor de Preenchimento: Permite alterar a cor do plano de fundo das clulas selecionadas. Cor de Fonte: Permite alterar a cor de fonte do texto selecionado. Fonte (CTRL+SHIFT+F) : Exibe a caixa de dilogo Formatar Clula com a guia (aba) Fonte selecionada.

Botes (apenas os principais)...


Grupo rea de Transferncia:

Tipo de Fonte: Permite alterar o tipo de fonte. Uma das novidades da verso 2007 que as

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

78

Noes de Informtica
Grupo Alinhamento Grupo Nmero

Alinhar em cima, alinhar no meio e alinhar embaixo: Permitem alinhar o contedo dentro da clula sugerindo um alinhamento vertical.

Formato de Nmero: Permite escolher como os valores de uma clula sero exibidos: como percentual, moeda, data, hora etc... Estilo de moeda: Aplica o formato da moeda brasileira, no caso o real, nas clulas selecionadas. Exemplos: se selecionarmos uma clula e o contedo da clula for 10, ao clicar no boto Estilo de Moeda o valor ser formatado para R$ 10,00. Agora, se o valor for 0 (zero) ser formatado para R$ - e se o valor for negativo como, por exemplo, -10 o valor ser formatado para R$ (10,00). Lembre-se que valores fracionados sero arredondados como, por exemplo, 4,567 retornar o valor R$ 4,57.

Alinhar esquerda, Centralizado e direita: Permitem alinhar o contedo dentro da clula sugerindo um alinhamento horizontal. Orientao: Gira o texto em ngulo diagonal ou em uma orientao vertical. Este recurso geralmente usado para rotular colunas estreitas. Para voltar orientao normal, clique novamente neste boto. Quebra de texto automaticamente: Tornar todo o contedo visvel em uma clula, exibindo-o em vrias linhas.

= Porcentagem (aplica o estilo de porcentagem as clulas selecionadas) procedimentos de utilizao do : Clicar

Mesclar e centralizar: Torna duas ou mais clulas selecionadas em uma, centralizando o contedo da clula.

na clula desejada e clicar em , multiplicara o valor por 100 x. Outra maneira : clicar na clula e aps no e na clula digitar o valor desejado, surgir ento o valor seguido de %.

Mesclar atravs: Torna duas ou mais clulas selecionadas em linha. Mesclar clulas: Torna duas ou mais clulas selecionadas em uma. = Aumentar casas decimais (aumenta as casas decimais em clulas com nmeros). Exemplos: se selecionarmos uma clula que tenha o valor 200 e clicarmos no boto o valor passa de 200 para 200,0 (detalhes: um (1) zero (0) de cada vez). Se selecionarmos uma clula que tenha o valor 4,5 e clicarmos no boto o valor passar de 4,5 para 4,50.

Desfazer mesclagem Desfaz a mesclagem das clulas.

das

clulas:

Observaes finais: Se as clulas que sero mescladas estiverem preenchidas com valores de dados, o dado preservado ser o da clula que estiver no canto superior-esquerdo. Alinhamento : Exibe a caixa de dilogo Formatar Clula com a guia (aba) Alinhamento selecionada.

= Diminuir casas decimais (diminui as casas decimais em clulas com nmeros). Exemplos: se selecionarmos uma clula que tenha o valor 200 e clicarmos no boto o

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

79

Noes de Informtica
valor ser preservado, ou seja, permanecer 200, pois que o boto para diminuir as casas decimais no nmero inteiro. Agora, se o valor da clula for 4,5 e clicarmos no boto o valor passa de 4,5 para 5. Observe que o valor foi arredondado. Lembre-se que na regra para arredondamentos se o valor for maior ou igual a 5 (cinco) o arredondamento ser para mais. Exemplos: se selecionarmos uma clula que tenha o valor 4,486 e clicarmos no boto o valor passa de 4,486 para 4,49 (o nmero 6 maior que 5, por esta razo emprestou um para o nmero 8). Continuando o arredondamento clicaremos mais uma vez no boto e o valor passar de 4,49 para 4,5. E mais uma vez no boto passar de 4,5 para 4 (lembre que neste caso no arredondar para mais pois o valor real ou original era 4 e no 5. 5 o resultado do arredondamento.

Neste exemplo selecionamos o intervalo de clulas A2 at D2 e clicamos no boto Autosoma.

Observaes finais sobre os botes :

Se o valor for 4,5 na clula selecionada e clicarmos primeiramente no boto o valor passa para 4,50. Agora, se clicarmos no boto , volta para 4,5 e mais uma vez no boto passa para 5. Se clicarmos no boto o valor voltar para 4,5. (No ficar 5,0, pois que o valor real ou original continua sendo 4,5). AutoSoma Lembrete: A preferncia clculos da coluna. Procedimentos: 1. Selecionar o intervalo de clulas e clicar no . de resoluo dos

Neste exemplo selecionamos o intervalo de clulas B2 at C3 e clicamos no boto Autosoma.

Neste exemplo selecionamos o intervalo de clulas B1 at B4 e clicamos no boto Autosoma.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

80

Noes de Informtica
auxlio da tecla CTRL e do mouse. Para efetivar o clculo devemos pressionar a tecla ENTER ou clicar novamente no boto Autosoma.

2. Clicar no local da resposta, clicar no e pressionar a tecla Enter ou clicar no boto .

Neste exemplo selecionamos a clula E2 e clicamos no boto Autosoma. Para efetivar o clculo devemos pressionar a tecla ENTER ou clicar novamente no boto Autosoma.

Agora, pratique os exemplos e realize outros testes para familiarizar-se com o boto. Observaes finais: Pelos recursos do boto Auto soma podemos acessar todas as funes do Excel. Basta clicar na pequena seta localizada direta do boto Autosoma e ativar o comando Mais funes....

Neste exemplo selecionamos a clula C5 e clicamos no boto Autosoma. Para efetivar o clculo devemos pressionar a tecla ENTER ou clicar novamente no boto Autosoma.

= Inserir Funo (Exibe uma lista de funes e seus formatos e permite que voc defina valores para os argumentos).

Teclas de Atalhos
Tecla HOME CTRL+ HOME CTRL+ END ENTER SHIFT+ ENTER TAB SHIFT+ TAB O que faz... Incio da linha Seleciona a clula A1 Seleciona a ltima clula preenchida Seleciona a clula abaixo Seleciona a clula acima Seleciona a clula direita Seleciona a clula esquerda

3. Clicar no local da resposta e clicar no , selecionar as clulas desejadas e pressionar a tecla Enter ou clicar no boto

Neste exemplo selecionamos a clula E5, clicamos no boto Autosoma e selecionamos o intervalo de clulas A1 at D4 com o auxlio do mouse. Para efetivar o clculo devemos pressionar a tecla ENTER ou clicar novamente no boto Autosoma. (Para realizar esta seleo de clulas poderamos utilizar a tecla SHIFT, clicando na clula A1. Pressionar e manter pressionado a tecla SHIFT e clicar na clula D4.)

Neste exemplo selecionamos a clula E5, clicamos no boto Autosoma e selecionamos aleatoriamente as clulas A1, B2, C3 e D4 com o
Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

81

Noes de Informtica

Clculos Iniciais...
1) Selecionar uma clula vazia qualquer e digitar: =B2*B3 e pressionar a tecla enter. Como resolver o clculo: =B2*B3 =3*5 =15 2) =C1+C2*C3+C4 3) =D2+D4/A3 4) =C1^C2 5) =C1*C2^C3 Gabarito: 1) 2) 3) 4) 5) 15 14 7 16 32

As palavras VERDADEIRO e FALSO possuem os valores numricos 1 e 0 respectivamente. Por exemplo: =VERDADEIRO+4 =5 ou =SOMA(VERDADEIRO;4) =5 Agora se na clula A1 tivermos a palavra VERDADEIRO e criarmos a funo =SOMA(A1;4), a resposta ser 4. J, no clculo simples como =A1+4 seria resolvido e teramos a resposta 5.

Funes...
SOMA (somar os valores apresentados) =SOMA(A1:A4) =(A1+A2+A3+A4) =(4+3+2+1) =(10) OBS: O operador : (dois pontos) representa um intervalo na planilha. =SOMA(A1;A4) =(A1+A4) =(4+1) =(5) OBS: O operador ; (ponto e vrgula) representa valores especficos de uma planilha. Prtica:

Clculo com porcentagem Se desejarmos saber quanto 15% de E2 =E2*15% =15 Se desejarmos aumentar 15% ao valor da clula E2 =E2+(E2*15%) =115 Se desejarmos diminuir 15% ao valor da clula E2 =E2-(E2*15%) =85 Lembre-se tambm que:

1) =SOMA(A3:D3) 2) =SOMA(B2:C3) 3) =SOMA(A1:A4;A1:D1;B3) 4) =SOMA(E1:E5) (texto e clulas vazias na funo so ignoradas)

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

82

Noes de Informtica
Gabarito: 1) 2) 3) 4) 14 14 25 300 =MAIOR(A1:D4;2) (Buscar o segundo maior valor) =(4;3;2;1;1;3;5;7;2;4;2;4;3;4;5;6) =6 (Observe que o nmero 7 exibido 1 vezes, sendo o maior e o 6 o segundo maior) =MAIOR(A1:D4;3) (Buscar o terceiro maior valor) =(4;3;2;1;1;3;5;7;2;4;2;4;3;4;5;6) =5 MULT (multiplicar os valores apresentados) =MULT(A1:A3) =(A1*A2*A3) =4*3*2 =24 Prtica: 1) =MULT(D1:D3;B4) 2) =MULT(B3;C3:D4) Gabarito: Gabarito: 1) 4 2) 100 MNIMO (menor valor dos valores apresentadas) =MNIMO(A1:C3) =(4;3;2;1;3;5;2;4;2) =1 MXIMO (maior valor dos valores apresentadas) =MXIMO(B2:D4) =(3;5;7;4;2;4;4;5;6) =7 MENOR (matriz;k) matriz = intervalo de clulas e k = a posio (do menor) na matriz ou intervalo de clula de dados a ser fornecida (segundo menor). =MENOR(A1:D4;2) (Buscar o segundo menor valor) =(4;3;2;1;1;3;5;7;2;4;2;4;3;4;5;6) =1 (Observe que o nmero 1 exibido 2 vezes) =MENOR(A1:D4;3) (Buscar o terceiro menor valor) =(4;3;2;1;1;3;5;7;2;4;2;4;3;4;5;6) =2 (observe que neste caso o nmero 2 o terceiro menor valor depois dos dois nmeros 1) MAIOR (matriz;k) matriz = intervalo de clulas e k = a posio (do maior) na matriz ou intervalo de clula de dados a ser fornecida (segundo maior). 1) 420 2) 1200 SOMAQUAD (elevar ao quadrado apresentados e somar) =SOMAQUAD(A1:A3;B2) =(4+3+2+3) =(16+9+4+9) =38 Prtica: 1) =SOMAQUAD(D1:D3;B4) 2) =SOMAQUAD(C1:C3;D1:D3) Gabarito: 1) 99 2) 74 MED (Mediana da estatstica: O valor central de uma lista ordenada) =MED(B4:D4) =(7;4;6) =(4;6;7) =(6) =MED(B1:C2) =(1;3;2;4) =(1;2;3;4) (Como temos dois valores centrais, devemos fazer a mdia dos dois valores) =(2+3)/2 =(5)/2 =(2,5) cada um dos valores

MDIA (somar os valores e dividir pela quantidade de valores) =MDIA(C1:C4) =(C1+C2+C3+C4) =(2+4+2+4)/4 =(12)/4 =(3) Prtica: 1) =MDIA(A3;B3:C4) 2) =MDIA(E1:E5) (texto e clulas vazias na funo so ignoradas)

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

83

Noes de Informtica
Prtica: 1) =MED(A3:C3) 2) =MED(B1:D3) 3) =MED(B3:C4) Gabarito: 1) 2 2) 3 3) 4,5 MODO (moda da estatstica: o valor que mais se repete dos valores apresentados) Lembrete: Na resoluo desta funo devemos observar a preferncia da linha e no da coluna como nas funes anteriores. =MODO(A1:B2) =(A1;B1;A2;B2) =(4;1;3;3) =(3) =MODO(A1:B4) =(A1;B1;A2;B2;A3;B3;A4;B4) =(4;1;3;3;2;5;1;7) (neste caso temos dois valores que mais repetem, o 1 e 3, no caso do excel a resposta final e sempre o 1 que aparece) =(1) Prtica: 1) 2) 3) 4) =MODO(C1:D4) =MODO(A2:D3) =MODO(B1:D2) =MODO(A1:D1;A4:D4) O segundo argumento, aps o ; (ponto e vrgula) representa o valor se verdadeiro, ou seja, o valor contido no segundo argumento a resposta final da funo caso o teste lgico seja verdadeiro. O terceiro argumento representa o valor se falso, ou seja, o valor contido no terceiro argumento a resposta final da funo caso o teste lgico seja falso. =SE(A1>A2;oi;tchau) =4>3 (verdadeiro: buscar o valor que se encontra no se_verdadeiro) =oi =SE(A3<A4;50;250) =2<1 (falso: buscar o valor que se encontra no se_falso) =250 Prtica: 1) =SE(MDIA(A4:D4)>=5;aprovado;reprovado) 2) =SE(SOMA(A1:A4)<>SOMA(A1:D1);10;sim) 3) =SE(A1<=B1+B2;A1+1;A1+2) Gabarito: 1) reprovado 2) sim 3) 5 Lembrete: Observem que as palavras devem ser apresentadas entre aspas. Tudo que estiver entre aspas texto. Na questo 3 caso desejssemos que a resposta no fosse 5 e sim A1+1 deveramos colocar as aspas ficando desta maneira a questo =SE(A1<=B1+B2;A1+1;A1+2). A1+1 deixa de ser um clculo e passa a ser texto pois esta entre aspas. SOMASE (os valores que somados so apenas os que se adaptam a condio de resoluo) =SOMASE(A1:B4;>=4) =(4+3+2+1+1+3+5+7) (somar apenas os que forem >= a 4) =(4+5+7) =(16) Prtica: 1) =SOMASE(C1:D4;<>4) Gabarito: 1) 18 A funo SE composta por trs argumentos (partes). A primeira parte um teste lgico que deve ser avaliado como verdadeiro ou falso.

Gabarito: 1) 2) 3) 4) 4 3 3 4

MOD (nmero;divisor) (resto da diviso) =MOD(D4;D3) (6 dividido por 5) =1 OBS: Onde D4 representa o nmero e D3 o divisor. Se o nmero do divisor for igual a 0 a resposta ser #DIV/0 SE (=SE(teste_lgico;se_verdadeiro;se_falso))

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

84

Noes de Informtica
CONT.VALORES (contar s clulas que contm valores sejam nmeros ou letras) =CONT.VALORES(E1:E5) =(Casa;100;0;200) (contar valores) =4 a quantidade de =-1,48 OBS: obedece a regra de arredondamento. TRUNCAR (retorna apenas o nmero inteiro. No arredonda apenas retira a parte fracionada) =TRUNCAR(8,942) =8 =TRUNCAR(-4,56) =-4 =TRUNCAR(PI()) =3 Podemos tambm especificar quantas casas decimais ele ir manter. Por exemplo, =TRUNCAR(4,567;2) a resposta ser 4,56. HOJE (data atual do computador) =HOJE() =13/10/2006 importante lembrar que no acrescentamos nada entre os parnteses. AGORA (data e hora atual do computador) =AGORA() =13/10/2006 23:00 importante lembrar que no acrescentamos nada entre os parnteses.

CONT.NM (conta apenas s clulas que contm nmeros) =CONT.NM(E1:E5) =(100;0;200) =3 CONTAR.VAZIO (conta o nmero de clulas que esto vazias) =CONTAR.VAZIO(E1:E5) =(E3) =1 CONT.SE (conta o nmero de clulas de acordo com a condio de resoluo) =CONT.SE(A1:A4;>=4) =(A1) clula com valor maior ou igual a 4 =1 INT (retorna o nmero inteiro obedecendo s regras de arredondamento) =INT(10,466) =10 =INT(10,657) =11 Prtica: 1) =INT(4,567) 2) =INT(6,489) 3) =INT(3,965) Gabarito: 1) 5 2) 6 3) 4 ARRED (nmero;nmero_de_dgitos) retorna o valor com a quantidade de casas decimais descrita no segundo argumento. =ARRED(2,15;1) =2,2 =ARRED(2,149;1) =2,1 =ARRED(-1,475;2)

Referncias...
Uma referncia identifica uma clula ou um intervalo de clulas em uma planilha e informa ao Microsoft Excel onde procurar pelos valores ou dados a serem usados em uma frmula. Com referncias, voc pode usar dados contidos em partes diferentes de uma planilha em uma frmula ou usar o valor de uma clula em vrias frmulas. Voc tambm pode se referir a clulas de outras planilhas na mesma pasta de trabalho e a outras pastas de trabalho. Referncias s clulas de outras pastas de trabalho so chamadas vnculos. Estilo de Referncia para outras Planilhas =Plan2!A1 Onde =Plan2! corresponde ao nome da planilha e A1 o nome da clula que voc deseja buscar o valor. Estilo de Referncia para outra Pasta de Trabalho =[PASTA1]Plan2!A1

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

85

Noes de Informtica
Onde =[Pasta1] refere-se ao nome do arquivo, Plan2! refere-se a planilha e A1 a clula que voc deseja buscar o valor. Estilo de Referncia A1 Por padro, o Excel usa o estilo de referncia A1, que se refere a colunas com letras (A at IV, para um total de 256 colunas) e se refere a linhas com nmeros (1 at 65.536). Essas letras e nmeros so chamados de cabealhos de linha e coluna. Para referir-se a uma clula, insira a letra da coluna seguida do nmero da linha. Por exemplo, B2 se refere clula na interseo da coluna B com a linha 2. Para se referir a... A clula na coluna A e linha 10 O intervalo de clulas na coluna A e linhas 10 a 20 O intervalo de clulas na linha 15 e colunas B at E Todas as clulas na linha 5 Todas as clulas nas linhas 5 a 10 Todas as clulas na coluna H Todas as clulas nas colunas H a J O intervalo de clulas nas colunas A a E e linhas 10 a 20 Estilo de referncia L1C1 Voc tambm pode usar um estilo de referncia em que as linhas e as colunas na planilha sejam numeradas. O estilo de referncia L1C1 til para calcular as posies de linha e coluna nas macros. No estilo L1C1, o Excel indica o local de uma clula com um "L" seguido de um nmero de linha e um "C" seguido de um nmero de coluna. Referncia... L[-2]C Significado... Uma referncia relativa clula duas linhas acima e na mesma coluna; Uma referncia relativa clula duas linhas abaixo e duas colunas direita; Uma referncia absoluta clula na segunda linha e na segunda coluna; 7 Uma referncia relativa a toda a linha acima da clula ativa; Uma referncia absoluta linha atual. Use... A10 A10:A2 0 B15:E1 5 5:5 5:10 H:H H:J A10:E2 0 Relativas A frmula muda podendo mudar o resultado.

Se copiarmos o contedo da clula e colarmos na clula ao lado a referncia copiada passa de =D4 para =E4. Observe:

Quando mudamos de coluna a mudana que ir ocorrer ser na letra (obedecendo a ordem alfabtica). Se copiarmos o contedo da clula central e colarmos na clula acima a referncia copiada passa de =D4 para =D3. Observe:

Quando mudamos de linha a mudana que ir ocorrer ser no nmero (obedecendo a ordem numrica). Absolutas A frmula no muda, no alterando o resultado.

L[2]C[2]

L2C2 L[-1] L

Se copiarmos o contedo da clula central e colarmos na clula ao lado a referncia copiada no sofrer mudanas. Observe:

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

86

Noes de Informtica
O mesmo vale se copiarmos o contedo da clula e colarmos em qualquer outra clula da planilha. Mistas A parte absoluta a parte logo a direita do $ Exemplo 1: Estilo de Referncia 3D Se voc quiser analisar dados na mesma clula ou intervalo de clulas em vrias planilhas dentro da pasta de trabalho, use a referncia 3D. Uma referncia 3D inclui a referncia de clula ou intervalo, precedida por um intervalo de nomes de planilhas. O Excel usa qualquer planilha armazenada entre os nomes iniciais e finais da referncia. Por exemplo, =SOMA(Planilha2:Planilha13!B5) soma todos os valores contidos na clula B5 em todas as planilhas do intervalo incluindo a Planilha 2 e Planilha 13. Estilo de Referncia Circular Agora se copiarmos o contedo da clula central e colarmos na clula acima observe que no haver mudanas, pois que a letra no sofrer alteraes pois, permanece na mesma coluna, j o nmero no muda por ser absoluto. Observe: Quando uma frmula (frmula: uma sequncia de valores, referncias de clulas, nomes, funes ou operadores em uma clula que juntos produzem um novo valor. A frmula sempre comea com um sinal de igual (=).) volta a fazer referncia sua prpria clula, tanto direta como indiretamente, este processo chama-se referncia circular. O Microsoft Excel no pode calcular automaticamente todas as pastas de trabalho abertas quando uma delas contm uma referncia circular. Lembre-se: A barra de status exibe a palavra "Circular", seguida de uma referncia a uma das clulas contidas na referncia circular. Se a palavra "Circular" aparecer sem uma referncia de clula, a planilha ativa no contm a referncia circular. Observe:

A parte fixa o nmero, se copiarmos o contedo da clula central e colarmos na clula ao lado a referncia copiada passa de =D$4 para =E$4. Observe:

Exemplo 2:

Ala de Preenchimento...
A ala de preenchimento corresponde ao pequeno quadrado localizado no canto inferior direito da(s) clula(s) selecionada(s). Ao clicar sobre esta ala e manter pressionado arrastando para as clulas vizinhas temos os seguintes resultados: Se o contedo da clula for TEXTO:

A parte fixa a letra, se copiarmos o contedo da clula central e colarmos na clula ao lado observe que no haver mudanas, pois a letra a parte absoluta. Observe:

Agora, se copiarmos o contedo da clula central e colarmos na clula acima a referncia copiada passa de =$D4 para =$D3.

Se o contedo da clula for NMERO:

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

87

Noes de Informtica

Se o contedo for DATA:

Depois:

Se o contedo for TEXTO e NMERO:

Duplo clique ir preencher as clulas em uma sequncia. 13

Se os contedos forem NMEROS SEQUNCIAIS:

Duplo clique na ala de preenchimento: Antes:

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

88

Noes de Informtica
(endereo binrio de 32 bits separados em 4 octetos) Indica a Rede e o Host 11001000.11111111.00010010.00000101

Internet & Intranet & Extranet


INTERNET

HISTRIA Surgiu nos EUA na poca da Guerra Fria. 1969/70 ARPANET rede de pesquisa e troca de informaes militares. 1980 ARPANET dividida em ARPANET (pesquisa) e MILNET (Rede Militar). Alm disso, surge a arquitetura para interligar redes, chamada TCP/IP. 1986 outras redes universitrias, de pesquisa e de transferncia de arquivos so interligadas a ARPANET e MILNET atravs da arquitetura TCP/IP. Com isso o nome muda para INTERNET (INTER Interconectadas e NET Rede). Hoje, h cerca de 800 milhes computadores conectados Internet. DEFINIO Rede Mundial para comunicao de dados. Redes Interconectadas atravs da arquitetura TCP/IP para comunicao mundial de dados. TAXA DE TRANSMISSO de Representado na forma decimal 200.255.18.5 PROTOCOLOS So idiomas usados pelas redes de computadores para a comunicao. So, na verdade, conjuntos de regras de comunicao seguidas por todos os computadores de uma rede. Se dois computadores no falam o mesmo protocolo, no h comunicao.

TCP/IP

a pilha (conjunto) de protocolos usada na Internet. Todos os computadores ligados Internet sabem falar TCP/IP. Protocolos de Rede: IP, ICMP Protocolos de Transporte: TCP e UDP Protocolos de Aplicao: HTTP, FTP, POP, SMTP, IMAP, DHCP, Telnet, DNS. PROTOCOLO IP

a quantidade de dados que so transmitidos em um determinado espao de tempo. A taxa de transmisso medida em bps bits por segundo. Unidades derivadas do bps Kbps = 1000 bps Mbps = 1000 Kbps Gbps = 1000 Mbps Tbps = 1000 Gbps

Funo: Enderear os computadores e rotear os pacotes das mensagens pela estrutura da Internet. O endereamento IP dado a cada computador ligado na rede; Exemplo de endereo IP: 200.249.65.130 Formado por 4 bytes (4 octetos), que so nmeros que podem variar de 0 a 255;

ENDEREOS DA INTERNET

HOST => mquina conectada Internet. Um computador pode receber seu endereo IP (e outros parmetros) de duas maneiras: ENDEREO LGICO ENDEREO IP

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

89

Noes de Informtica
Fixo: configurado diretamente no computador como sendo seu endereo IP. Esta configurao bastante comum em servidores; Dinmico: configurado para ser recebido automaticamente por um computador quando este se conecta rede. assim que recebemos nossos endereos IP quando nos conectamos Internet a partir do micro de casa. Esse sistema adota uma estrutura hierrquica.
Pas (br, pt)

Tipo de Domnio (com, org, gov)

PROTOCOLOS DE APLICAO
Nome do Domnio

Apresentam uma funo definida. Esto relacionados a um determinado servio da rede. Cada protocolo de Aplicao est relacionado a: - Uma tarefa (servio); - Uma Porta (um nmero). PROTOCOLO HTTP Hyper Text Transfer Protocol (Protocolo de Transferncia de Hipertexto). Usado para transferir as pginas na Internet para nossos computadores (www). Existe o HTTPS tambm, que transfere dados criptografados (seguros) por meio do algoritmo SSL ou TLS. (HTTPS = HTTP + SSL). PROTOCOLO FTP File Transfer Protocol (Protocolo de Transferncia de Arquivos). Permite a transferncia de arquivos de qualquer natureza do servidor para o cliente e do cliente para o servidor; PROTOCOLOS POP E SMTP POP (Post Office Protocol Protocolo de Agncia de Correio) usado para o recebimento de e-mails. SMTP (Simple Mail Transfer Protocol Protocolo de Transferncia de Correio Simples) usado para o envio de e-mails. O protocolo IMAP uma opo em relao ao POP, pois permite acesso direto e irrestrito caixa postal do usurio no servidor sem trazer as mensagens para o computador do usurio. (usado em Webmails).

ENDEREO URL ESTRUTURA: PROTOCOLO://REDE.DOMNIO.TIP.PAIS Exemplo: http://WWW.CENTROOESTE.COM.BR Exemplo: http://WWW.GLOBO.COM Neste caso o pais no aparece pois o domnio internacional. Exemplo: http://WWW.CESPE.UNB.BR Neste caso o tipo no aparece, pois de uma instituio educacional.

PRINCIPAIS TIPOS DE DOMNIO


AGR.BR AM.BR ART.BR EDU.BR COM.BR COOP.B R ESP.BR FAR.BR FM.BR G12.BR GOV.BR IMB.BR IND.BR INF.BR MIL.BR NET.BR

Empresas agrcolas, fazendas. Empresas de radiodifuso sonora. Artes. Entidades do Ensino Superior. Comrcio em geral. Cooperativas. Esporte em geral. Farmcias e drogarias. Empresas de radiodifuso sonora. Entidades de ensino de primeiro e segundo grau. Entidades do Governo. Imobilirias. Industrias. Meios de informao (jornais, bibliotecas, etc...). Foras Armadas Brasileiras. Detentores de autorizao para servio de Rede e Circuito Especializado de um Sistema Autnomo conectado a internet. Entidades no governamentais sem fins lucrativos. Provedores de servio Internet. Atividades de entretenimento, diverso, jogos, etc. Empresas prestadoras de servio. Eventos temporrios, como feiras e exposies. Empresas de radiodifuso de sons e imagens.

DNS (SISTEMA DE NOME DE DOMNIO)

No incio da Internet as informaes eram dispostas em pginas ou sites que eram localizados e acessados por endereos numricos chamados endereos IP. Para facilitar o acesso s informaes, foi criada uma representao alfanumrica para os mesmos, chamada Endereo URL. A correspondncia entre a representao e o endereo IP era armazenada inicialmente em um nico arquivo, o que estava disponvel para todos os HOSTS. Com o crescimento exagerado e rpido dos HOTS que estavam conectados Internet, esse sistema de localizao foi substitudo pelo Sistema de Nomes de Domnio DNS.

ORG.BR PSI.BR REC.BR SRV.BR TMP.BR TV.BR

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

90

Noes de Informtica
ETC.BR

Entidades que no se enquadram nas outras categorias.

MEIOS DE ACESSO

COMO SE CONECTAR A INTERNET?

Cada usurio (domstico ou corporativo) deve conectar-se Internet por meio de algum intermedirio que j esteja ligado a ela. Esse intermedirio normalmente uma empresa intitulada Provedor de Acesso, ou simplesmente Provedor; Provedor = Empresa; Servidor = Computador;

Externo: o modem externo um aparelho separado, mais funciona da mesma forma que um modem interno. Alm de ser conectado linha e ao aparelho telefnico, tambm precisa ser ligado ao computador. Essa ligao feita atravs das portas USB do computador ou pela placa de rede. O modem externo tambm precisa ser conectado a uma fonte de alimentao eltrica que, em geral, vem junto com o equipamento. No caso do Modem interno, a alimentao eltrica vem direto da prpria fonte de alimentao do computador.

COMO SE CONECTAR AO PROVEDOR? Linha Telefnica (Dial Up); ADSL; Cabo (TV a Cabo); LAN (Rede Local) Usado em empresas e condomnios;

O MODEM

LINHA TELEFNICA (DIAL UP) Transferncia de dados de Internet pela linha telefnica convencional. Taxa de transferncia mxima: 56Kbps. Utiliza Modem Telefnico (Modem convencional). A linha telefnica fica ocupada e os pulsos telefnicos so tarifados normalmente. ADSL Transferncia de dados de Internet pela estrutura fsica da linha telefnica, mas sem atrapalhar os dados da linha. Taxas: de 64 Kbps a 6.144 Kbps. Normalmente comercializadas: 256 Kbps a 1024 Kbps. Usa um Modem ADSL.

A palavra MODEM vem do ingls Modulator Demodulator: possibilita que computadores comuniquem-se atravs da Internet, usando linhas telefnicas. Os computadores lidam com nmeros binrios, as longas seqncias de zeros e uns, enquanto a linha telefnica transmite ondas sonoras. Ao enviarmos dados, o modem converte os bits do computador para a forma de onda, para que possam ser transmitidos pela linha telefnica, ou seja, ele - modula os dados, transforma os sinais digitais em analgicos e vice-versa. Quando estamos recebendo uma transmisso, o modem converte a forma de ondas que chega, em bits para que o computador possa entender a mensagem demodula os dados. O modem pode ser Interno ou Externo. Interno: o modem interno uma placa ligada a um dos slots de expanso. Possui dois conectores, com sada para a linha telefnica e aparelho telefnico. Hoje em dia, os computadores j vm de fbrica cm a placa de fax/modem.

INTERNET A CABO Transferncia de dados de Internet pela estrutura fsica das TVs a Cabo, Taxas: de 64 Kbps a 25 Mbps. Normalmente comercializadas: 128 Kbps, 256 Kbps, 512 Kbps e 1024 Kbps. Usa um Modem a Cabo (Cable Modem) que similar ao Modem ADSL.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

91

Noes de Informtica
URL: endereo que localiza qualquer recurso localizado na Internet (pginas, sites, e-mails, impressoras, etc.) Ex: http://www.professortiago.com.br http://www.premiumconcursos.com Browser (Navegador): o programa utilizado para visualizar as pginas da Web em nosso computador. Os mais usados so: Internet Explorer, Netscape Navigator, Mozilla Firefox (eu uso esse), Opera, entre outros. HTML: linguagem utilizada para criar as pginas da WEB. Hyperlink (link): uma rea especial da pgina que est vinculada ao endereo (URL) de outro documento. Um link , em suma, um ATALHO. ( justamente onde o mouse vira uma mozinha). Cookie: pequeno arquivo de texto simples criado no computador do usurio por uma das pginas que este havia acessado. Um cookie serve para identificar o usurio e suas preferncias num prximo acesso realizado quela mesma pgina. Intranet: um site restrito para acesso dos funcionrios de uma instituio. Uma intranet como uma imitao da Internet em nvel organizacional. uma internet em miniatura que serve apenas aos funcionrios da empresa. SERVIOS DA INTERNET WWW (Web); E-mail (Correio Eletrnico); Chat (Bate Papo); FTP; VPN; Extranet: um site restrito para acesso dos parceiros de negcios de uma determinada instituio (como fornecedores, distribuidores, franquias, filiais, etc.) INTRANET uma rede privada criada em uma empresa por motivos de segurana e para agilizar o processo de comunicao de dados. Essa rede utiliza a arquitetura TCP/IP, assim como os mesmos programas da Internet. OBS: cada host da Intranet ter que possuir um endereo IP vlido na Intranet. A Intranet pode permitir o Acesso Remoto e o Acesso Internet, dependendo da poltica de segurana da Empresa.

INTERNET ATRAVS DA LAN Os usurios de uma LAN so conectados a um computador que tem acesso Internet. Por esse computador (que, no caso, ser servidor de acesso) passaro todos os dados provenientes dos computadores dos usurios. Quanto mais usurios ligados LAN, menos velocidade ser destinada a cada um deles (conexo compartilhada ou dividida). Equipamento usado: Placa de Rede.

1. 2. 3. 4. 5.

WWW - WEB A Web o repositrio de informaes na forma de pginas multimdia. A Web a biblioteca da Internet. As pginas so reunidas em locais chamados sites e esto fisicamente armazenadas em computadores chamados servidores de pginas ou servidores Web. CONCEITOS IMPORTANTES Pgina: documento visvel que pode conter textos, imagens, sons, vdeos e disponibilizado na Web. Site (ou Stio) da Web: o local (uma pasta em algum computador) onde as pginas so armazenadas.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

92

Noes de Informtica
Disponibilidade: Garantir que a informao esteja sempre disponvel (ou seja, se voc tenta acessar um site, seria garantir que esse site nunca esteja fora do ar). Esse conceito est mais ligado ao sistema que mantm a informao em si, como o servidor ou servidores que a disponibilizam. No seria muito agradvel se voc tentasse acessar o site do seu Banco na tentativa de transferir um dinheiro urgente para outra conta e se deparasse com uma mensagem do tipo: A pgina no pode ser exibida... Autenticidade: Garantir a identidade das pessoas que acessam as informaes do sistema. Ou seja, isso bsico para um sistema que se diz seguro... A tentativa de garantir essa autenticidade se faz presente nos momentos em que o sistema pede nome e senha aos usurios. PROBLEMAS USUAIS

SEGURANA DA INFORMAO

O QUE SEGURANA DA INFORMAO?

A informao um ativo que, como qualquer outro ativo importante, tem um valor para a organizao e, consequentemente, necessita ser adequadamente protegido. A segurana da informao protege a informao de diversos tipos de ameaas garantindo a continuidade dos negcios, minimizando os danos e maximizando o retorno dos investimentos e das oportunidades. Na sociedade da informao, ao mesmo tempo em que as informaes so consideradas os principais patrimnios de uma organizao, esto tambm sob constante risco, como nunca estiveram antes. Com isso, a segurana da informao tornou-se ponto crucial para a sobrevivncia das organizaes. Na poca em que as informaes eram armazenadas em papel, a segurana era relativamente simples. Com as mudanas tecnolgicas, a estrutura de segurana ficou mais sofisticadas, possuindo controles centralizados. Com a chegada dos computadores pessoais e das redes que conectam o mundo inteiro, os aspectos de segurana atingiram tamanha complexidade, que h necessidade do desenvolvimento de equipes cada vez mais especializadas para sua implementao e gerenciamento. Atualmente, as informaes contidas em sistemas informatizados so consideradas recursos crticos para concretizao de negcios e tomada de decises. O que pode acontecer se as informaes de sua organizao carem nas mos da concorrncia (perda da confidencialidade), se forem corrompidas/apagadas (perda da integridade) ou no puderem ser acessadas para o fechamento de um grande negcio (perda da disponibilidade)? Hoje em dia, muito fcil atacar os sistemas informatizados, visto que os sistemas de informao esto conectados em redes externas. Base da Segurana da Informao agrega quatro componentes, que resultam na sigla CIDA: Confidencialidade: Garantir que os dados (informaes) sejam acessados apenas por quem realmente merece (pessoas autorizadas). Confidencial isso, no ? Nada muito fora do Aurlio... Integridade: Garantir que os dados (informaes) no tenham sido alterados indevidamente desde a sua criao. Ou seja, que as informaes permaneam ntegras em todo o tempo em que forem usadas/requeridas.

VRUS

Vrus de computador so programas capazes de se reproduzir. O ato de se reproduzir, no caso destes Vrus, a capacidade do mesmo de se copiar de um computador a outro utilizando-se de diversos meios: atravs dos disquetes, embutindo-se em documentos de texto ou planilhas de clculo e distribuindo-se por e-mail. COMO O COMPUTADOR INFECTADO POR UM VRUS? Seu computador pode ser infectado de diversas maneiras: - Atravs de um disquete esquecido no drive A: quando o micro ligado; - Executando um programa desconhecido que esteja em um disquete ou, at mesmo, em um CDROM; - Instalando programas de procedncia duvidosa; - Abrindo arquivos do Word, Excel, etc; - Em alguns casos, abrindo arquivos anexados aos e-mails. claro que novas maneiras do computador ser infectado por um Vrus podem ser criadas. Neste caso sempre bom manter-se informado atravs de jornais, revistas e dos sites dos fabricantes de Anti-Vrus. O QUE OS VRUS COMPUTADOR? PODEM FAZER NO

Infelizmente os Vrus podem fazer de tudo, desde mostrar uma mensagem de feliz Aniversrio. At destruir irremediavelmente os programas e arquivos de seu computador. Praticamente o vrus passa a ter controle total sobre o computador.

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

93

Noes de Informtica
O COMPUTADOR PODE SER INFECTADO POR UM VRUS SEM QUE SE PERCEBA? Sim, sempre. A idia do Vrus permanecer escondido (encubado) reproduzindo-se e infectando outros micros at um evento qualquer acord-lo. Geralmente os Vrus entram em atividade em alguma data especfica como na sexta-feira, dia 13. Alguns tipos de vrus comuns so: Vrus de programa: Infectam arquivos de programa. Esses arquivos normalmente tm extenses como .COM, .EXE, .VBS, .PIF; Vrus de Boot: Infectam o setor de Boot de um disco rgido ou disquete - ou seja, o registro de inicializao em disquetes e discos rgidos. Os vrus de boot se copiam para esta parte do disco e so ativados quando o usurio tenta iniciar o sistema operacional a partir do disco infectado. Vrus de Macro: Infectam os arquivos dos programas Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e Access). Esses vrus so normalmente criados com a linguagem de programao VBA (Visual Basic para Aplicaes) e afetam apenas os programas que usam essa linguagem (o Office, por exemplo); Vrus Stealth: Este tipo de vrus programado para se esconder e enganar o antivrus durante uma varredura deste programa. Vrus Polimrficos: Vrus que mudam de forma. A cada nova infeco, esses vrus geram uma nova seqncia de bytes em seu cdigo, para que o Antivrus se confunda na hora de executar a varredura e no reconhea o invasor. Worms: So programas parecidos com vrus, mas que na verdade apenas se copiam (no infectam outros arquivos, eles mesmos so os arquivos). Esses programas normalmente usam as redes de comunicao para infectar outros computadores (E-mails, Web, FTP, Redes das empresas, etc.) entrada dos soldados gregos e a dominao de Tria. Da surgiram os termos Presente de Grego e Cavalo de Tria. Em tempos modernos o cavalo virou um programa e a cidade o seu computador. Conhecidos como Cavalos de Tria ou Trojan Horses estes programas so construdos de tal maneira que, uma vez instalados nos computadores, abrem portas em seus micros, tornando possvel o roubo de informaes (arquivos, senhas etc.). O QUE UM CAVALO DE TRIA PODE FAZER EM MEU COMPUTADOR? O Cavalo de Tria, na maioria das vezes, vai possibilitar aos crackers o controle total da sua mquina. Ele poder ver e copiar todos os seus arquivos, descobrir todas as senhas que voc digitar, formatar seu disco rgido, ver a sua tela e at mesmo ouvir sua voz se o computador tiver um microfone instalado. Este processo chamado de invaso. O COMPUTADOR PODE SER INFECTADO POR UM CAVALO DE TRIA SEM QUE SE PERCEBA? Sim, com certeza! Essa a idia do Cavalo de Tria, entrar em silncio para que voc no perceba e quando voc descobrir ser tarde demais. COMO POSSO SABER SE O COMPUTADOR EST INFECTADO? Os programas antivrus normalmente detectam os programas Cavalos de Tria e tratam de elimin-los como se fossem Vrus. As atualizaes dos Anti-Vrus possibilitam a deteco dos Cavalos de Tria mais recentes. COMO PROTEGER O CAVALOS DE TRIA? COMPUTADOR DOS

CAVALOS DE TRIA OU TROJAN

Conta a mitologia grega, que h muito tempo atrs, houve uma guerra entre as cidades de Atenas e de Tria. Como Tria era extremamente fortificada, os militares gregos a consideravam inexpugnvel. Para domin-la os gregos construram uma enorme esttua de madeira na forma de um cavalo e deram de presente para os troianos que a aceitaram de bom grado. O problema que o cavalo foi recheado com centenas de soldados que, durante a noite, abriram os portes da cidade possibilitando a

A maioria dos bons programas de antivrus so capazes de detectar e eliminar estes programas. Mesmo assim a proteo parcial, uma vez que os Cavalos de Tria mais novos podero passar despercebidos. O ideal nunca abrir documentos anexados aos e-mails, vindos de desconhecidos. Existem ainda programas de Firewall pessoal que podem ser utilizados para barrar as conexes dos hackers com os Cavalos de Tria que possam estar instalados em seu computador. Tais programas no eliminam os Cavalos de Tria, mas bloqueiam seu funcionamento.

SPAM

Muitos de ns j devem ter recebido pelo menos um SPAM. Estas so as famosas mensagens de e-mails no solicitadas e que entulham nossas

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

94

Noes de Informtica
caixas-postais de baboseiras. O SPAM no oficialmente proibido, mas considera-se, na Internet, uma falta de tica descabida. Existem organizaes no governamentais que mantm listas de domnios neste contexto (domnios so os nomes que aparecem depois do @ no endereo de e-mail) que sempre so origem de SPAM. Seu provedor pode, ou no, dependendo da poltica adotada, configurar o sistema de recebimento de e-mails para bloquear os e-mails vindos dos domnios destas listas.

HOAX

Nada menos que um e-mail apelativo cujo objetivo espalhar boatos, lendas ou golpes.

RANSOMWARE

SPYWARE

Spyware consiste num programa automtico de computador, que recolhe informaes sobre o usurio, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informao a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.

PHINSHING

Ransomware um malware especializado em ataques, cuja inteno invadir o computador da vtima, seqestrar os arquivos e fazer dos dados refns at que ela pague o resgate. Ele funciona da seguinte forma: ele procura por diversos tipos diferentes de arquivos no HD do computador atacado e os comprime num arquivo protegido por senha. A partir da, a vtima pressionada a depositar quantias em contas do tipo e-gold (contas virtuais que utilizam uma unidade monetria especfica e que podem ser abertas por qualquer um na rede sem grandes complicaes). Uma vez pagos, os criminosos fornecem a senha necessria para que os dados voltem a ser acessados pela vtima.

Em computao uma forma de fraude eletrnica, caracterizada por tentativas de adquirir informaes sensveis, tais como senha e nmeros de carto de credito, Ao se fazer passar uma pessoa confivel ou um empresa enviando uma comunicao eletrnica oficial. Como um correio ou uma mensagem instantnea. O termo phinshing surge cada vez mais sofisticadas artimanhas para pescar informaes sensveis do usurio. Phinshing termo em Ingls (PEIXE).

ASSINATURA DIGITAL

Cdigo anexado ou logicamente associado a uma mensagem eletrnica que permite de forma nica e exclusiva a comprovao da autoria de um determinado conjunto de dados. A assinatura digital comprova que a pessoa criou ou concorda com um documento assinado digitalmente, como a assinatura de prprio punho comprova a autoria de um documento escrito. A verificao da origem do dado feita com a chave pblica do remetente.

PHARMING

O Pharming uma tcnica que utiliza o sequestro ou a contaminao do DNS (Domain Name Server) para levar os usurios a um site falso, alterando o DNS do site de destino.

CERFITICADO DIGITAL

ADWARE

Muitas vezes usa-se de forma genrica o termo spyware para os malware e adwares, que so programas indesejveis. Costuma-se incluir os adwares no estudo dos spywares, pois assemelham-se na sua forma de infeco e na sua forma de desinstalao. Seriam como se fossem um sub-grupo dos spywares. Os adwares so conhecidos por trazerem para a tela do usurio algum tipo de propaganda. Como geralmente so firmas comerciais que os desenvolvem, comum os adwares virem embutidos em diversos programas de livre download (freeware), com a autorizao de seus autores.

Um certificado digital um documento eletrnico que visa a atestar a identidade do seu titular (usurio ou instituio, como bancos e lojas de comrcio eletrnico), em documentos ou emails digitalmente assinados, em navegao na internet ou em operaes online, inclusive sigilosas. Ao ser instalado no computador e usado numa dessas aes pelo titular, por meio de software capaz de oper-lo, o certificado d garantias dessa identidade, ou de privacidade, para as partes envolvidas.

ANOTAES

Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 | Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 | www.premiumconcursos.com

95

You might also like