You are on page 1of 27

CIRCULAR N 3.

647, DE 4 DE MARO DE 2013 Estabelece os requisitos mnimos para a utilizao de abordagem avanada, baseada em modelo interno, no clculo da parcela relativa ao risco operacional (RWAOAMA), dos ativos ponderados pelo risco (RWA), de que trata a Resoluo n 4.193, de 1 de maro de 2013. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sesso extraordinria realizada em 1 de maro de 2013, com base no disposto nos arts. 9, 10, inciso IX, e 11, inciso VII, da Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964, e nos arts. 3, 2, e 15 da Resoluo n 4.193, de 1 de maro de 2013, RESOLVE: TTULO I DISPOSIES PRELIMINARES CAPTULO I ESCOPO DE APLICAO Art. 1 Fica facultada a utilizao de abordagem avanada, baseada em modelo interno (modelo AMA), para clculo semestral do valor da parcela relativa ao clculo do capital requerido para o risco operacional mediante modelo interno (RWAOAMA) dos ativos ponderados pelo risco (RWA), em substituio parcela relativa ao clculo do capital requerido para o risco operacional mediante abordagem padronizada (RWAOPAD), de que trata a Resoluo n 4.193, de 1 de maro de 2013, pelas seguintes instituies: I - bancos mltiplos, caixas econmicas, bancos comerciais, exceto bancos cooperativos no integrantes de conglomerado prudencial, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES); e II - entidades integrantes de conglomerado prudencial, nos termos do Plano Contbil das Instituies do Sistema Financeiro Nacional (Cosif), compostos por, pelo menos, uma das instituies mencionadas no inciso I. CAPTULO II DAS DISPOSIES GERAIS Art. 2 A utilizao de modelo AMA depende de prvia autorizao do Banco Central do Brasil. 1 A autorizao de que trata caput pode ser cancelada, a critrio do Banco Central do Brasil, caso os requisitos mnimos estabelecidos nesta Circular deixem de ser atendidos ou os valores calculados no reflitam adequadamente o risco operacional incorrido pela instituio.

2 A instituio que utilizar modelo AMA deve comprovar que atende aos requisitos mnimos estabelecidos nesta Circular, devendo informar tempestivamente ao Banco Central do Brasil caso deixe de atender a eles. 3 As alteraes relevantes no modelo AMA e nos sistemas que o compem esto sujeitas a autorizao prvia do Banco Central do Brasil. Art. 3 Uma vez outorgada a autorizao de que trata o art. 2: I - o respectivo modelo AMA dever ser obrigatoriamente utilizado para o clculo do valor da parcela do RWA relativa ao risco operacional; e II - o retorno ao clculo do valor da parcela RWAOPAD na forma estabelecida na Circular n 3.640, de 4 de maro de 2013, depender de prvia autorizao do Banco Central do Brasil. Art. 4 O clculo da parcela RWAOAMA deve ser efetuado com base na seguinte frmula: , em que: I - F = fator estabelecido no art. 4 da Resoluo n 4.193, de 2013; e II - OPRAMA = valor da parcela do risco operacional apurado pelo modelo AMA. Art. 5 A base de dados de risco operacional deve ser constituda pelo conjunto de informaes relevantes para o modelo AMA utilizado pela instituio e para o gerenciamento do seu risco operacional, incluindo valores de perdas operacionais, bem como outros dados de risco operacional, tais como quase perdas, ganhos operacionais, custos de oportunidade e receitas perdidas. 1 Devem ser includas na base de dados de risco operacional informaes referentes aos dados internos de perdas operacionais, dados externos de perdas operacionais, anlise de cenrios e indicadores relativos ao ambiente de negcios e aos controles internos. 2 Perda operacional o valor quantificvel associado a falhas, deficincias ou inadequao de processos internos, pessoas e sistemas, ou a eventos externos. 3 A perda operacional definida no 2 inclui perdas associadas inadequao ou deficincia em contratos firmados pela instituio, a sanes decorrentes de descumprimento de dispositivos legais, bem como a indenizaes por danos a terceiros decorrentes das atividades desenvolvidas pela instituio. Art. 6 A instituio deve adotar um processo consistente, tempestivo e abrangente para coletar, continuamente, dados relevantes para a base de dados de risco operacional. Art. 7 A base de clculo utilizada na modelagem para apurao do valor da parcela RWAOAMA deve ser composta pelo conjunto de perdas operacionais, ocorridas ou simuladas.
Pgina 2 de 27 Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Pargrafo nico. As perdas de que trata o caput podem ser oriundas de dados internos de perdas operacionais, dados externos de perdas operacionais, anlise de cenrios e indicadores relativos ao ambiente de negcios e aos controles internos. Art. 8 Os critrios utilizados para identificar e tratar as informaes que integram a base de clculo devem observar polticas e procedimentos previamente especificados pela instituio que utilizar modelo AMA. Art. 9 A instituio deve considerar o ajuste nos dados quando os efeitos da inflao ou deflao forem relevantes. Art. 10. O modelo AMA deve compreender uma definio interna clara e consistente para eventos de perda operacional relacionados a risco de crdito, para fins do clculo do valor da parcela RWAOAMA e do gerenciamento de risco operacional. Art. 11. Devem constar da base de clculo de risco operacional as perdas operacionais relacionadas a: I - risco de mercado; e II - risco de crdito cuja causa seja claramente identificada como risco operacional. 1 As perdas operacionais relacionadas a risco de crdito que no se enquadrem no inciso II do caput cujo valor seja relevante devem ser consideradas na anlise de cenrios, caso no tenham sido consideradas na base de dados internos de perdas operacionais. 2 As informaes de perdas operacionais relacionadas a risco de crdito, independentemente de serem consideradas na base de clculo de risco operacional, devem constar da base de dados de risco operacional para efeito de gesto de risco. TTULO II DOS COMPONENTES DO MODELO CAPTULO I DOS ELEMENTOS MNIMOS Art. 12. O modelo AMA utilizado deve incorporar, no mnimo, os seguintes elementos: I - dados internos de perdas operacionais; II - dados externos de perdas operacionais; III - indicadores relativos ao ambiente de negcios e aos controles internos; e IV - anlise de cenrios. CAPTULO II DOS DADOS INTERNOS DE PERDAS OPERACIONAIS

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Pgina 3 de 27

Seo I Dos Requerimentos Gerais Art. 13. A base de dados internos de perdas operacionais deve: I - refletir o perfil de risco e as prticas de gesto de risco da instituio; II - abranger um perodo mnimo de cinco anos; e III - ser estruturada de modo a permitir, no mnimo, a classificao interna das perdas e sua associao, segundo critrios consistentes, aos eventos de risco operacional definidos na Resoluo n 3.380, de 29 de junho de 2006, e s linhas de negcio definidas na Circular n 3.640, de 2013. IV - conter os eventos de risco operacional reconhecidos como despesa. 1 O processo de coleta e armazenamento dos dados internos de perdas operacionais deve ser contnuo, no sendo permitido o descarte de dados includos na base. 2 Admite-se a correo de informaes inseridas na base de clculo, desde que relativa a situaes previstas na poltica de tratamento desse elemento do modelo AMA. 3 A correo de que trata o 2 deve ser devidamente justificada e documentada caso a caso, mantidas as informaes originais. 4 No tocante ao disposto no inciso IV do caput, podem ser consideradas outras formas de perdas, cujo tratamento deve ser pontual, com base em critrios consistentes. Art. 14. A base de dados internos de perdas operacionais deve conter, para cada evento de risco operacional, no mnimo: I - o nmero do registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ) da entidade em que a perda ocorreu, ou, na sua ausncia, outro cdigo utilizado pela instituio; II - a unidade de negcio em que se verificou a perda; III - as datas de ocorrncia, descoberta e lanamento contbil da perda; IV - a descrio das perdas operacionais consideradas relevantes, conforme critrios consistentes e passveis de verificao; V - a identificao da causa das perdas consideradas relevantes, conforme critrios consistentes e passveis de verificao; VI - o valor bruto da perda e o valor recuperado, independentemente do prazo decorrido entre a ocorrncia da perda e a sua recuperao; VII - o valor da perda recuperado por seguro; e VIII - as fontes de informao sobre a perda.

Pgina 4 de 27

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Art. 15. A data usada para fins de clculo do valor da parcela RWAOAMA e para cmputo do perodo mnimo de cinco anos, escolhida entre as datas de ocorrncia, descoberta e lanamento contbil, deve ser tal que os eventos com impacto material no modelo AMA utilizado no deixem de ser considerados. Art. 16. Para as perdas associadas a mais de uma unidade de negcio, devem ser estabelecidos critrios consistentes de sua alocao s respectivas unidades. Art. 17. No caso de mltiplas perdas operacionais relacionadas a um mesmo evento de risco operacional, tanto esse evento quanto as perdas a ele associadas devem ser identificados e agrupados, segundo critrios consistentes e passveis de verificao, de forma a possibilitar o uso da informao no modelo AMA utilizado. Pargrafo nico. No devem ser agrupadas perdas operacionais, mesmo que de valores no relevantes, sem uma causa comum a elas. Seo II Dos Limites para Registro de Perdas Operacionais Art. 18. facultada a utilizao de um ou mais limites para registro de perdas operacionais, devendo ser considerados, no mnimo, os seguintes fatores: I - capacidade de tomar decises relativas gesto do risco operacional a partir dos dados coletados; II - suficincia de dados para a modelagem estatstica; e III - capacidade de calcular as perdas esperadas para cada categoria de risco conforme a granularidade definida no art. 51. 1 Deve ser demonstrado que o estabelecimento de limites no tem impacto material no clculo da parcela RWAOAMA. 2 As perdas operacionais internas, inclusive as de valores inferiores ao limite estabelecido, devem ser conciliveis com as respectivas informaes contbeis. Seo III Do no Reconhecimento de Despesas Art. 19. Despesas relacionadas a eventos de risco operacional no reconhecidas no seu perodo de competncia, que posteriormente sejam consideradas devidas, devem ser registradas como perda operacional, composta pelo valor do principal, multas, encargos e demais valores incidentes. Pargrafo nico. Nos casos em que a despesa tenha sido reconhecida pelo regime de competncia, o principal e eventuais encargos referentes sua atualizao pela taxa legal no devem ser considerados como perda operacional para efeito do clculo do valor da parcela RWAOAMA. Seo IV
Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013 Pgina 5 de 27

Dos Riscos Legais Art. 20. As despesas de proviso para riscos legais devem ser registradas na base de dados de perdas operacionais, bem como as eventuais complementaes ou reverses parciais relacionadas mesma perda. 1 A data do registro contbil da proviso original deve permanecer como referncia da perda, mesmo quando da atualizao do valor da proviso ou de sua reverso parcial. 2 Quando no houver a obrigatoriedade do registro de proviso para contingncias, inclusive nos casos de reverso total, a possibilidade de ocorrncia da perda deve ser analisada sob a tica de outro elemento do modelo AMA, como a anlise de cenrios. Seo V Das Cises, Fuses, Aquisies e Incorporaes Art. 21. No caso de cises, fuses, incorporaes e aquisies de instituies financeiras, o tratamento a ser dado base de dados internos de perdas operacionais deve ser analisado e justificado, devendo a base de dados de cada instituio envolvida no processo ser analisada individualmente. 1 A utilizao da base de dados pelas instituies resultantes deve considerar eventuais alteraes em relao situao anterior ciso, fuso, aquisio ou incorporao, levando-se em conta os produtos, servios, atividades, processos e sistemas de cada instituio resultante. 2 As novas instituies devem avaliar a necessidade de escalonamento dos dados de perdas anteriores ciso, fuso, aquisio ou incorporao que sejam relevantes para o processo de gerenciamento e mensurao do risco operacional de cada instituio resultante. Seo VI Das Quase Perdas Art. 22. O modelo AMA deve compreender uma definio interna para eventos de quase perda. Art. 23. Devem ser coletadas e analisadas as informaes das quase perdas julgadas relevantes para o gerenciamento do risco operacional. Pargrafo nico. facultada a incluso das informaes relativas s quase perdas na base de clculo do modelo AMA. Seo VII Da Coleta, Tratamento e Documentao Art. 24. Devem ser demonstradas a abrangncia, a consistncia, a integridade e a confiabilidade do processo de coleta e tratamento das informaes constantes da base de dados internos de perdas operacionais.

Pgina 6 de 27

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Art. 25. Os dados utilizados na apurao do valor da parcela RWAOAMA, bem como a documentao de eventuais correes ou reclassificaes de perdas operacionais, devem ser mantidos de forma a possibilitar a comprovao da adequao do clculo. CAPTULO III DOS DADOS EXTERNOS DE PERDAS OPERACIONAIS Art. 26. O modelo AMA deve incorporar dados externos de perdas operacionais, considerando, no mnimo, os seguintes objetivos: I - agregar informaes acerca de perdas externas severas e plausveis; II - complementar os registros internos de perdas operacionais, reduzindo eventual escassez de dados; III - agregar informaes ao processo de anlise de cenrios, de forma a contribuir para a avaliao prospectiva do grau de exposio da instituio ao risco operacional; e IV - contribuir para a avaliao, mensurao e monitoramento da exposio ao risco operacional e para a apurao do valor da parcela RWAOAMA. 1 Dados externos se referem a informaes relativas a perdas operacionais oriundas de fontes externas instituio, obtidos de fontes pblicas, privadas e de consrcios de dados, entre outros. 2 Os dados externos utilizados devem ser abrangentes, relevantes, precisos e compatveis com o perfil de risco da instituio. Art. 27. Os dados externos de perdas operacionais devem abranger, quando disponveis: I - informaes sobre o valor das perdas incorridas; II - informaes sobre recuperaes de perdas incorridas; III - identificao do evento de risco operacional ao qual as perdas esto associadas; IV - causas e circunstncias relacionadas perda; V - linhas de negcio em que foram verificadas as perdas; VI - datas de ocorrncia, descoberta e lanamento contbil; e VII - informaes que indiquem a relevncia das perdas na avaliao da exposio ao risco operacional da instituio. Art. 28. Deve ser estabelecido processo sistemtico e robusto para a identificao, coleta, avaliao e incorporao dos dados externos de perdas operacionais ao modelo AMA utilizado.

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Pgina 7 de 27

Pargrafo nico. O processo mencionado no caput deve definir as situaes em que dados externos devem ser usados, os critrios de escolha desses dados, bem como a metodologia para sua incorporao. Art. 29. A metodologia para a incorporao de dados externos ao modelo AMA deve: I - garantir que os dados sejam compatveis com a classificao de perdas operacionais da instituio; e II - prever o escalonamento, a filtragem e a adoo de ajustes qualitativos dos dados, de forma a adequ-los, sempre que possvel, ao porte, localizao e ao perfil de risco da instituio, visando minimizar eventual subjetividade ou vis das fontes de informao e do processo de coleta. 1 O escalonamento consiste no processo sistemtico e estatisticamente fundamentado de ajuste do montante de perdas de eventos externos ao perfil de risco e s atividades da instituio. 2 A filtragem consiste na seleo dos dados relevantes a partir de critrios definidos pela instituio. Art. 30. O processo e a metodologia aplicados aos dados externos devem estar adequadamente documentados e devem ser passveis de verificao. Art. 31. As condies e prticas para a utilizao de dados externos devem ser submetidas a reviso independente, com periodicidade mnima anual. CAPTULO IV DOS INDICADORES Art. 32. O modelo AMA deve incorporar indicadores de ambiente de negcios da instituio, assim como indicadores de controles internos, objetivando: I - refletir a qualidade dos controles da instituio e do ambiente de operaes; II - contribuir para a avaliao de necessidade de capital e para o gerenciamento do risco operacional; III - agregar avaliaes de carter prospectivo do risco operacional; e IV - reconhecer a melhoria e a deteriorao dos controles internos e do ambiente de negcios na avaliao da necessidade de capital para risco operacional. 1 Os indicadores de ambiente de negcios se referem ao risco inerente s atividades da instituio e s caractersticas do mercado no qual ela atua. 2 Os indicadores de controles internos se referem aos processos relacionados preveno e mitigao do risco operacional.

Pgina 8 de 27

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

3 Os indicadores devem ser mensurveis e as metodologias de mensurao devem ser passveis de verificao. Art. 33. Os indicadores utilizados no modelo AMA devem atender, no mnimo, aos seguintes requisitos: I - a escolha de cada indicador e respectivo peso deve ser justificada com base na sua relevncia e capacidade de estimar a exposio ao risco operacional; e II - a frequncia com que realizado o monitoramento das informaes fornecidas pelos indicadores deve refletir os riscos envolvidos, a constncia e a natureza das mudanas no ambiente operacional e nos controles internos. Art. 34. O monitoramento das informaes fornecidas pelos indicadores deve propiciar a disponibilizao de informaes relevantes e peridicas diretoria e ao conselho de administrao, se houver, que possam contribuir para a reviso da tolerncia ao risco operacional, e para eventuais ajustes nos controles da instituio. Art. 35. adequadamente: A documentao do uso dos indicadores deve demonstrar

I - os critrios de sua definio e escolha; II - a relao dos indicadores com os processos de gesto de risco operacional e com os impactos no valor da parcela RWAOAMA; e III - a sensibilidade das estimativas da exposio ao risco operacional s mudanas nos indicadores. Art. 36. Os indicadores devem ser revistos no mnimo anualmente. Pargrafo nico. Na reviso de que trata o caput devem ser consideradas as informaes fornecidas pelos indicadores, os dados internos de perdas operacionais e os dados externos de perdas operacionais relevantes. CAPTULO V DA ANLISE DE CENRIOS Art. 37. O modelo AMA deve incorporar a anlise de cenrios, com o objetivo de, no mnimo: I - estimar a exposio da instituio a eventos de risco operacional raros e de alta severidade, porm considerados plausveis; II - fornecer informaes sobre o risco operacional potencial da instituio, gerando estimativas plausveis de perdas severas, inclusive considerando o impacto da ocorrncia simultnea de mltiplos eventos de risco operacional; III - incorporar o efeito das decises de negcio ao tratamento do risco operacional, fornecendo uma viso prospectiva; e
Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013 Pgina 9 de 27

IV - contribuir para a apurao do valor da parcela RWAOAMA. Art. 38. A anlise de cenrios empregada no modelo AMA deve considerar, no mnimo: I - dados externos de perdas operacionais; II - o conhecimento de gerentes de negcio e gerentes de risco; III - dados internos de perdas operacionais; e IV - indicadores relativos ao ambiente de negcios e aos controles internos da instituio. Art. 39. A anlise de cenrios empregada no modelo AMA deve contemplar, no mnimo: I - processo sistemtico e claramente documentado dos critrios de seleo dos dados usados no desenvolvimento das estimativas dos cenrios; II - representatividade adequada das reas de negcios e de gerenciamento do risco operacional; III - razoabilidade dos cenrios utilizados, evidenciando seus pressupostos, sua construo e seus resultados, claramente documentada; IV - avaliaes robustas e independentes que analisem criticamente o processo de gerao de cenrios; e V - capacidade de resposta a mudanas no ambiente interno e externo, adequadamente documentada. Pargrafo nico. Os cenrios desenvolvidos devem ser abrangentes e contemplar as fontes materiais de risco operacional da instituio. Art. 40. O processo de gerao de cenrios deve observar: I - pressupostos baseados, sempre que possvel, em evidncias empricas; II - uso de dados relevantes e disponveis de perdas operacionais, internas e externas; e III - critrios que justifiquem o nvel de detalhamento e a quantidade de cenrios desenvolvidos, devidamente documentados. Pargrafo nico. A subjetividade inerente gerao de cenrios no deve impedir a abrangncia do respectivo processo. Art. 41. Os cenrios devem ser revistos, no mnimo anualmente, de modo a refletirem contnua e adequadamente o perfil de risco operacional da instituio.

Pgina 10 de 27

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Pargrafo nico. A reviso deve incluir avaliaes comparativas dos resultados dos cenrios com o histrico de perdas efetivas, quando existir. TTULO III DOS REQUISITOS CAPTULO I DOS REQUISITOS QUALITATIVOS Art. 42. O modelo AMA deve incorporar sistema de mensurao de risco operacional integrado estrutura de gerenciamento do risco operacional de que trata a Resoluo n 3.380, de 2006. Pargrafo nico. Cabe instituio demonstrar a efetiva integrao de que trata o caput, em especial, em relao a polticas, procedimentos, processos, controles, sistemas de mensurao e governana. Art. 43. A estrutura de gerenciamento do risco operacional das instituies que utilizam modelo AMA deve: I - proporcionar informaes tempestivas e de qualidade para o adequado funcionamento do modelo AMA, de forma a gerar estimativas robustas, consistentes e verificveis; II - assegurar que as polticas, processos e procedimentos estabelecidos para o gerenciamento do risco operacional estejam implantados e sejam utilizados de forma consistente; e III - definir claramente atribuies e responsabilidades de cargos, funes e reas dos envolvidos no gerenciamento do risco operacional. Pargrafo nico. Os responsveis pelas reas em que o risco operacional gerado devem entender a estrutura de gerenciamento de risco operacional, estar ativamente envolvidos na sua implementao e contribuir para seu aperfeioamento. Art. 44. A diretoria da instituio e o conselho de administrao, se houver, devem: I - definir, aprovar e revisar os nveis de tolerncia ao risco operacional da instituio; II - avaliar relatrios peridicos de risco operacional; e III - assegurar-se de que o risco operacional apropriadamente gerenciado. Pargrafo nico. A definio dos nveis de tolerncia ao risco operacional de que trata o inciso I do caput deve: I - abranger os riscos relevantes, considerando direcionamentos estratgicos; e

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Pgina 11 de 27

II - incluir detalhamento de como a diretoria da instituio e o conselho de administrao, se houver, monitoram e gerenciam a aderncia aos nveis de tolerncia definidos. Art. 45. A instituio que utilizar modelo AMA deve manter quantidade suficiente de profissionais tecnicamente qualificados, tanto nas reas de gerenciamento de risco operacional, de auditoria interna e de tecnologia da informao como em quaisquer outras envolvidas no desenvolvimento, validao, avaliao e utilizao do modelo AMA. Art. 46. A instituio deve assegurar a observncia das polticas internas, dos nveis de tolerncia ao risco operacional, dos controles e dos procedimentos relacionados estrutura de gerenciamento do risco operacional. Pargrafo nico. Devem estar previstas aes corretivas para o tratamento de casos de no observncia do disposto no caput. Art. 47. O modelo AMA deve incorporar processo regular de comunicao de informaes relativas ao risco operacional aos responsveis pelas reas em que o risco operacional gerado, diretoria e ao conselho de administrao, se houver. 1 As informaes de que trata o caput devem compreender, no mnimo, resultados do modelo AMA, informaes sobre perdas internas e externas e indicadores de alerta de perdas relacionadas a risco operacional potencial. 2 Devem ser definidas competncias decisrias de modo a permitir a adoo de medidas apropriadas a partir das informaes de que trata o caput. CAPTULO II DOS REQUISITOS QUANTITATIVOS Seo I Das Orientaes Gerais Art. 48. O modelo AMA deve permitir o clculo semestral do valor da parcela RWAOAMA, para uma distribuio agregada de perdas com grau de confiana de 99,9% (noventa e nove inteiros e nove dcimos por cento) e perodo de manuteno (holding period) de um ano. Art. 49. O clculo do valor da parcela RWAOAMA deve abranger as perdas operacionais esperadas e as no esperadas. Art. 50. As perdas operacionais esperadas so passveis de deduo do valor calculado para a parcela RWAOAMA, observado que: I - no podem ser utilizadas para compensar perdas operacionais esperadas as provises contbeis ou reservas de contingncias; II - deve ser demonstrado que as compensaes para as perdas operacionais esperadas: a) so altamente previsveis e estveis;

Pgina 12 de 27

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

b) seu valor resulta de processo de estimativa conceitualmente slido, implementado com integridade e aplicado de forma consistente; c) fazem parte da rotina operacional da instituio e so usadas para o gerenciamento do negcio, inclusive sistematicamente oradas e consideradas na precificao dos produtos e servios relacionados; d) esto sujeitas verificao de razoabilidade por parte da instituio, mediante comparao com o histrico dessas perdas; e e) esto disponveis para cobrir as perdas operacionais esperadas com razovel grau de certeza, no horizonte de um ano; e III - deve ser comprovado que o impacto negativo no Patrimnio de Referncia ser totalmente neutralizado por um impacto positivo equivalente no perodo seguinte ou que as perdas no ocorrero. 1 A compensao mxima para as perdas operacionais esperadas est limitada ao valor mediano da distribuio histrica das perdas efetivamente ocorridas no perodo mnimo exigido para a base de dados internos de perdas operacionais. 2 O valor da parcela RWAOAMA deve ser suficiente para cobrir as despesas de proviso a serem constitudas no perodo seguinte. Seo II Da Granularidade Art. 51. O modelo AMA utilizado deve ser adequadamente granular, mediante definio das categorias de risco utilizadas na mensurao do risco operacional, segundo a natureza e complexidade das operaes da instituio e a dimenso de sua exposio ao risco operacional, observados os seguintes critrios: I - agrupar, em uma mesma categoria, os eventos de risco operacional vinculados aos mesmos fatores geradores, devidamente comprovados mediante histrico de perdas e de outras caractersticas do negcio; e II - avaliar a suficincia de dados para fins de modelagem em cada categoria de risco. 1 Granularidade corresponde ao grau de segregao e detalhamento da mensurao de risco operacional em termos de seus fatores geradores. 2 Categoria de risco corresponde ao conjunto de perdas que, por estarem ligadas a fatores geradores de risco comuns, podem ser agrupadas, para fins de modelagem. 3 Na definio da granularidade do clculo do valor da parcela RWAOAMA, devem ser adequadamente considerados os fatores geradores de risco, especialmente os relacionados a eventos de baixa frequncia e alta severidade.

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Pgina 13 de 27

4 Deve ser avaliado o impacto da quantidade de categorias de risco operacional utilizadas sobre outros aspectos do modelo AMA, como diversificao, correlao e dependncia e alocao de capital. 5 A granularidade adotada deve ser fundamentada em critrios consistentes e passveis de verificao, por meio de mtodos qualitativos e quantitativos apropriados. 6 Deve ser demonstrado como a escolha da granularidade impacta a estimativa do valor da parcela RWAOAMA. Seo III Da Combinao dos Elementos do Modelo Art. 52. A abordagem definida para incorporar ao modelo AMA os elementos de que trata o art. 12 deve: I - considerar o grau de confiana e segurana nos resultados de cada elemento; II - ser adequada mensurao do risco operacional das categorias de risco definidas; III - ser compreensvel e transparente, inclusive para os responsveis pelas reas em que o risco operacional gerado; e IV - ser adequadamente documentada e passvel de verificao. Art. 53. responsabilidade da instituio que utiliza modelo AMA demonstrar que: I - a metodologia utilizada para incorporar os elementos de que trata o art. 12 suficiente para assegurar o seu adequado uso nas estimativas de perdas associadas a eventos de baixa frequncia e alta severidade; e II - o impacto de cada um dos elementos no valor da parcela RWAOAMA adequadamente compreendido. Seo IV Das Premissas das Distribuies Art. 54. O modelo AMA deve: I - utilizar distribuies adequadas ao perfil de risco das categorias de risco operacional definidas e incorporar o risco de eventos de alta severidade; II - permitir a avaliao das condies estatsticas de homogeneidade, independncia, estacionariedade e suficincia de dados em cada categoria de risco operacional definida; e

Pgina 14 de 27

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

III - seguir processo claramente especificado, documentado e passvel de verificao para selecionar, atualizar e revisar as distribuies de probabilidade e as estimativas dos parmetros utilizadas, incluindo, no mnimo: a) a avaliao do ajuste das distribuies aos dados de perda, principalmente por testes quantitativos mais sensveis avaliao do ajuste aos dados de perda de alta severidade; b) a demonstrao de que foi considerado um conjunto abrangente de distribuies alternativas e de que as distribuies selecionadas so as mais adequadas para representar o perfil dos dados e dos riscos operacionais em cada categoria de risco operacional; c) a regular verificao das premissas das distribuies utilizadas, bem como justificativas das eventuais mudanas; e d) a utilizao de tcnicas para determinar a seleo de distribuies agregadas de perda que assegurem nveis adequados de preciso e estabilidade na mensurao do risco operacional. Seo V Da Correlao e Dependncia Art. 55. Os valores da mensurao de risco de cada categoria de risco operacional devem ser adicionados para fins do clculo do valor da parcela RWAOAMA. Pargrafo nico. A utilizao de medidas de dependncia entre as categorias de risco operacional condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos: I - as hipteses de dependncia devem ser conservadoras e suportadas por uma combinao de evidncias empricas e de julgamento de especialistas; II - os processos de estimao devem ser slidos, robustos, implementados com integridade e adequados para tratar as incertezas relacionadas s estimativas; e III - os eventos de risco operacional, especialmente os de baixa frequncia e alta severidade, devem ser adequadamente considerados. Art. 56. O modelo AMA utilizado deve assegurar a adequabilidade de suas medidas de dependncia mediante o uso de tcnicas quantitativas e qualitativas apropriadas, abrangendo, no mnimo: I - anlises de sensibilidade do valor calculado da parcela RWAOAMA, considerando as distribuies utilizadas e um conjunto abrangente de nveis e estruturas de dependncia alternativos; e II - testes de estresse que demonstrem a validade das medidas de dependncia calculadas em condies extremas. Pargrafo nico. Deve ser demonstrada a adequao dos procedimentos utilizados no clculo das medidas de dependncia, principalmente no caso de variao relevante do valor da parcela RWAOAMA.
Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013 Pgina 15 de 27

Seo VI Da Perda Bruta ou Lquida Art. 57. A escolha da utilizao, no modelo AMA, dos valores de perda operacional bruta ou de perda operacional lquida de recuperaes, exceto as decorrentes de seguro, deve ser justificada, considerando-se o perfil temporal das recuperaes da instituio. 1 Para situaes em que a recuperao envolva valores elevados e ocorra aps defasagem considervel de tempo, o modelo AMA deve empregar os valores de perda bruta. 2 O modelo AMA no deve empregar valores de perda operacional lquida de recuperao por seguro. Seo VII Do Risco de Modelo Art. 58. O modelo AMA deve contemplar descrio pormenorizada da metodologia de estimao, controle e mitigao das incertezas inerentes ao modelo, em particular em relao exposio a eventos de risco operacional de baixa frequncia e alta severidade. Seo VIII Da Anlise de Sensibilidade Art. 59. O modelo AMA deve incluir a realizao de um processo abrangente e robusto de anlise de sensibilidade. Pargrafo nico. Deve ser analisado o impacto nos resultados do modelo AMA decorrente de mudanas, no mnimo: I - nas escolhas das metodologias e distribuies; II - nas premissas e nos parmetros das distribuies escolhidas; e III - nos dados constantes da base de clculo. Art. 60. As anlises de sensibilidade devem ser realizadas e documentadas regularmente e seus resultados comunicados diretoria e ao conselho de administrao, se houver. Seo IX Da Transferncia de Risco Art. 61. O modelo AMA pode considerar o reconhecimento da transferncia a terceiros do risco operacional, limitado a 20% (vinte por cento) do valor da parcela RWAOAMA calculado sem esse reconhecimento. 1 A transferncia do risco operacional de que trata o caput pode ser realizada mediante a utilizao de seguro.

Pgina 16 de 27

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

2 A solicitao do reconhecimento de que trata o caput no modelo AMA deve ser acompanhada de documentao que demonstre a efetividade dos mecanismos de transferncia do risco. 3 Cabe instituio demonstrar em que extenso os mecanismos de transferncia de risco utilizados mitigam sua exposio ao risco operacional. Art. 62. O reconhecimento da efetiva transferncia do risco operacional por meio de seguro condicionado ao atendimento dos seguintes requisitos: I - o contrato de seguro: a) deve ter vigncia original mnima de um ano e vigncia remanescente mnima de noventa dias; b) deve prever notificao prvia de, no mnimo, noventa dias em caso de cancelamento por parte da seguradora; c) no deve prever excluses ou limitaes associadas ocorrncia de qualquer ao do Banco Central do Brasil ou, em caso de liquidao da instituio, que impossibilitem a recuperao de perdas operacionais; e d) deve ser mapeado nas categorias de risco; II - o clculo da transferncia do risco deve refletir a cobertura do seguro de forma transparente e passvel de verificao, limitado participao da perda segurada na determinao do valor da parcela RWAOAMA; e III - a entidade seguradora no deve integrar o mesmo conglomerado prudencial da instituio que transfere o risco operacional, exceto quando comprovada a integral transferncia do risco para entidade no integrante do consolidado, observados os critrios de elegibilidade previstos neste artigo. 1 Deve ser estabelecida poltica de utilizao de seguro com a finalidade de transferir o risco operacional. 2 Deve ser estabelecido processo robusto de adequada integrao do seguro nos sistemas de mensurao e gerenciamento do risco operacional. Art. 63. Devem ser utilizados fatores de ajuste que reduzam proporcionalmente o valor da transferncia do risco operacional nos seguintes casos: I - contratos de seguro com prazo remanescente de vigncia ou com prazo de notificao prvia de cancelamento por parte do segurador menor que um ano, considerando o menor entre os dois prazos; II - existncia de incerteza de pagamento por parte do segurador; e III - verificao de descasamentos na cobertura dos contratos de seguro.

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Pgina 17 de 27

Seo X Dos Requerimentos Gerais Art. 64. A instituio deve certificar-se de que seu capital para risco operacional compatvel com o grau de risco a que est exposta. 1 Deve ser demonstrada a racionalidade e robustez das escolhas de metodologias e premissas, mediante a realizao de pesquisas e anlises suficientes que suportem estas escolhas. 2 O impacto de mudanas no perfil de risco operacional da instituio deve ser periodicamente avaliado. Art. 65. A capacidade preditiva do modelo AMA utilizado deve ser avaliada mediante comparao dos seus resultados com as perdas operacionais efetivamente incorridas. CAPTULO III DA COMPROVAO DE USO Art. 66. Os dados utilizados pelo modelo AMA e seus resultados devem ser empregados nos processos dirios de gerenciamento do risco operacional da instituio, inclusive na conduo das principais linhas de negcio. Art. 67. O sistema de mensurao do risco operacional das instituies que utilizam modelo AMA deve: I - alocar capital para risco operacional nas principais linhas de negcio da instituio; e II - ser atualizado regularmente, refletindo, no mnimo: a) evolues das tcnicas de gerenciamento e mensurao do risco operacional; b) mudanas no perfil de risco ou nos controles internos; e c) correes de deficincias detectadas. Pargrafo nico. A alocao de capital de que trata o inciso I do caput no exime a instituio de aprimorar polticas, prticas de gerenciamento e controles do risco operacional. CAPTULO IV DO PROCESSO DE VALIDAO Art. 68. A utilizao de modelo AMA condicionada realizao de processo de validao do modelo, tendo em vista avaliar sua adequao ao perfil de risco, abrangncia e consistncia. 1 A avaliao de que trata o caput compreende a anlise crtica, no mnimo, dos seguintes aspectos:

Pgina 18 de 27

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

I - capacidade da estrutura de gerenciamento de risco operacional em captar todas as exposies relevantes ao risco operacional associado s atividades da instituio; II - metodologias, pressupostos, premissas e fundamentos tericos empregados no modelo; III - abrangncia, consistncia, integridade e confiabilidade dos dados da base de dados de risco operacional e da base de clculo; IV - adequao da granularidade do clculo do valor da parcela RWAOAMA; V - adequao do emprego dos elementos mencionados no art. 12; VI - adequao da capacidade preditiva do modelo AMA mencionados no art. 65; VII - adequao das estimativas dos parmetros das distribuies e das medidas de dependncia entre as categorias de risco operacional; VIII - adequao da metodologia empregada para mensurar e explicar eventual compensao das perdas esperadas; IX - adequao da metodologia relacionada mensurao da transferncia do risco operacional; X - avaliao do impacto potencial de novos produtos no risco operacional da instituio; XI - adequao dos controles internos relacionados ao modelo; XII - compatibilidade dos clculos realizados pelos sistemas de tecnologia da informao e da lgica operacional com as premissas e metodologias adotadas; XIII - adequao da infraestrutura tecnolgica e do funcionamento dos sistemas de tecnologia da informao empregados no modelo, incluindo testes, homologaes e certificaes; XIV - integridade, abrangncia e consistncia da documentao do modelo; e XV - contedo e abrangncia dos relatrios peridicos de mensurao de risco. 2 O processo de validao constitui responsabilidade exclusiva da instituio, que deve demonstrar ao Banco Central do Brasil a adequao e a aderncia do modelo utilizado ao seu perfil de risco. 3 O processo de validao deve ser realizado, pelo menos, a cada trs anos e, em especial, sempre que ocorrer qualquer alterao relevante nos sistemas, no modelo, no perfil de risco operacional da instituio ou no valor semestral da parcela RWAOAMA.

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Pgina 19 de 27

4 O processo de validao deve ser independente dos processos de gerenciamento do risco operacional e de desenvolvimento dos sistemas de mensurao do risco operacional, das metodologias e do uso dos seus resultados. 5 O processo de validao deve ser conduzido por pessoal tecnicamente capacitado e submetido a uma estrutura apropriada de incentivos, tendo em vista assegurar: I - anlise crtica e efetiva; e II - ausncia de presses por parte de agentes externos e internos instituio que possam se beneficiar de resultados especficos decorrentes do processo de validao. 6 O processo de validao deve abranger os sistemas de tecnologia da informao adquiridos de terceiros que tenham impacto relevante no modelo AMA. Art. 69. O processo de validao deve ser adequadamente documentado e seus resultados submetidos diretoria da instituio financeira e ao conselho de administrao, se houver. Pargrafo nico. Mudanas nos mtodos de validao e informaes utilizados, com relao tanto a bases de dados quanto a intervalos de coleta utilizados, devem ser claramente documentadas e justificadas. Art. 70. A instituio financeira que utiliza modelo AMA deve implementar estrutura responsvel pelo processo de validao. Pargrafo nico. Deve ser designado responsvel pelo processo de validao. CAPTULO V DA AVALIAO PELA AUDITORIA INTERNA Art. 71. O processo de gerenciamento de risco operacional da instituio deve ser submetido avaliao da auditoria interna com periodicidade mnima anual, abrangendo, no mnimo: I - eficcia do processo de validao de que tratam os arts. 68 a 70; II - verificao da realizao de processos de validao nos casos de alteraes relevantes no modelo ou no perfil de risco da instituio, conforme o art. 68, 3; III - organizao da estrutura de gerenciamento de risco operacional; IV - integrao do sistema de mensurao de risco operacional s atividades dirias de gerenciamento do risco; V - integridade das anlises de sensibilidade e utilizao efetiva de seus resultados na verificao do desempenho e no aprimoramento dos sistemas de mensurao do risco operacional;

Pgina 20 de 27

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

VI - observncia das polticas e estratgias de gerenciamento de risco, incluindo o cumprimento dos nveis de tolerncia ao risco operacional e procedimentos relacionados; VII - suficincia e qualificao tcnica dos profissionais das reas de gerenciamento de risco operacional e de tecnologia da informao, bem como de quaisquer outras envolvidas no desenvolvimento, validao e utilizao do modelo AMA; VIII - integridade e adequao dos sistemas de informaes gerenciais; IX - envolvimento da diretoria da instituio no processo de gesto do risco operacional; X - tempestividade e qualidade das informaes prestadas ao conselho de administrao; e XI - grau de aderncia aos requisitos estabelecidos nesta Circular. 1 O processo de avaliao pela auditoria interna deve ser conduzido por pessoal tecnicamente capacitado, de forma independente. 2 A avaliao do disposto nos incisos I, II e VIII do caput deve ser realizada de forma independente do processo de validao de que tratam os arts. 68 a 70. TTULO IV DAS DISPOSIES ADICIONAIS CAPTULO I DO USO PARCIAL Art. 72. Desde que previamente autorizado pelo Banco Central do Brasil, o clculo do valor da parcela do RWA relativa ao risco operacional por instituio que utiliza modelo AMA pode ser realizado na forma estabelecida na Circular n 3.640, de 2013, para os seguintes casos: I - exposio ao risco operacional de instituies no relevantes do conglomerado prudencial; e II - exposio ao risco operacional de entidades assemelhadas a instituies financeiras integrantes do conglomerado prudencial. Art. 73. No caso da utilizao parcial do modelo AMA, conforme art. 72, o valor total semestral da parcela do RWA relativa ao risco operacional deve corresponder ao resultado da seguinte frmula: OPRAMA = RWAOAMA + RWAOPAD(Parcial), em que RWAOPAD(Parcial) o valor semestral da parcela RWAOPAD referente s exposies sujeitas s abordagens definidas pela Circular n 3.640, de 2013. CAPTULO II DO PERODO DE TRANSIO
Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013 Pgina 21 de 27

Art. 74. Durante o perodo de transio, o valor semestral da parcela RWAOAMA deve corresponder ao resultado da seguinte frmula: RWAOAMA = Max [RWAOAMA(TRS); SO x RWAOPAD(TRS)], em que: I - RWAOAMA(TRS) = valor semestral da parcela RWAOAMA apurado durante o perodo de transio; II - RWAOPAD(TRS) = valor semestral da parcela RWAOPAD apurado segundo o disposto na Circular n 3.640, de 2013, relativo s mesmas exposies para as quais foi apurado o valor da parcela RWAOAMA(TRS); e III - SO = fator de transio para modelos internos de risco operacional. 1 O valor do fator de transio SO igual a: I - 0,90 (noventa centsimos), ao longo do primeiro ano aps a data de autorizao; II - 0,80 (oitenta centsimos), ao longo do segundo ano aps a data de autorizao; III - 0,70 (setenta centsimos), ao longo do terceiro ano aps a data de autorizao; e IV - 0 (zero), a partir do quarto ano da data de autorizao. 2 O perodo de transio ter incio a partir da data em que for autorizada a utilizao do modelo AMA. 3 O Banco Central do Brasil poder estender os perodos em que o fator de transio SO assume os valores mencionados nos incisos I a III do 1, considerados, no mnimo, os seguintes critrios: I - consistncia e evoluo da base de dados de risco operacional e da base de clculo; II - alinhamento das prticas gerenciais ao modelo AMA utilizado; III - adequao da utilizao de dados internos e dados externos de perdas operacionais, anlise de cenrios e indicadores de ambiente de negcios e controles internos no modelo AMA; e IV - adequao da estrutura de controles internos relacionados mensurao e ao gerenciamento do risco operacional. CAPTULO III DA DOCUMENTAO

Pgina 22 de 27

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Art. 75. Deve ser mantida documentao adequada e atualizada sobre todos os aspectos relevantes do modelo AMA utilizado, incluindo, no mnimo: I - polticas e estratgias adotadas; II - definio das atribuies e responsabilidades de cargos, funes e reas dos envolvidos no gerenciamento do risco operacional; III - controles internos; IV - rotinas operacionais; V - racionalidade de todos os pressupostos, premissas e especificaes do modelo AMA utilizado; VI - fundamentao terica, mtodos de anlise e teorias relevantes relacionadas aos clculos; VII - detalhes dos parmetros e premissas do modelo AMA utilizado, incluindo a justificativa do seu uso e o processo utilizado para validar as premissas; VIII - detalhes das estruturas de dependncia explcitas ou implcitas utilizadas no modelo AMA, incluindo evidncias que suportem seu uso; IX - detalhes da metodologia proposta para mensurar e explicar eventual compensao das perdas esperadas; X - detalhes da metodologia relacionada ao uso de seguros para a mitigao do risco; XI - relatrios dos resultados de anlise de sensibilidade, incluindo premissas e metodologias utilizadas; XII - relatrios de avaliao, inclusive os da auditoria interna, da auditoria independente e dos processos de validao; XIII - relatrios gerenciais que forneam subsdio ao processo decisrio da diretoria da instituio e do conselho de administrao, se houver; e XIV - histrico das alteraes efetuadas no modelo AMA utilizado, inclusive no processo de validao. Pargrafo nico. A documentao de que trata o caput deve ser abrangente e detalhada, de forma suficiente para assegurar que o modelo AMA utilizado seja transparente e passvel de reviso independente. CAPTULO IV DA DIVULGAO DE INFORMAES

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Pgina 23 de 27

Art. 76. A partir da outorga da autorizao de que trata o art. 2, devem ser evidenciadas em relatrio de acesso pblico as seguintes informaes: I - com periodicidade mnima trimestral, para as datas-base de 31 de maro, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro: a) valor da parcela RWAOAMA da instituio; e b) valor da parcela RWAOPAD da instituio, calculado conforme a Circular n 3.640, de 2013, para as exposies ao risco operacional em que se aplica o disposto no art. 72; e II - com periodicidade mnima anual: a) caractersticas do modelo, incluindo descrio sucinta das distribuies de probabilidade selecionadas, da granularidade do modelo, das medidas de dependncia, se utilizadas, e das dedues eventualmente provenientes das perdas operacionais esperadas e de mecanismos de transferncia de risco; b) indicao das instituies do conglomerado prudencial para as quais exercida a faculdade de uso parcial do modelo, conforme art. 72; c) descrio do processo de anlise de sensibilidade de que tratam os arts. 59 e 60; e d) descrio da governana relacionada estrutura de gerenciamento e mensurao do risco operacional. 1 A atualizao das informaes deve ser efetuada no prazo mximo de noventa dias aps o perodo ao qual se referem. 2 As informaes de que trata o caput devem incluir qualquer alterao relevante no modelo desde a ltima divulgao. Art. 77. As informaes de que trata o art. 76 devem estar disponveis em um nico local, de acesso pblico e de fcil localizao, preferencialmente no stio da instituio na internet. 1 A disponibilidade de que trata o caput aplica-se s informaes relativas ao ano corrente e, no mnimo, aos ltimos cinco anos. 2 As informaes relativas aos cinco ltimos anos devem ser acompanhadas de avaliao comparativa e de explicao para as variaes relevantes ocorridas. Art. 78. A instituio autorizada a utilizar modelo AMA deve divulgar informaes adicionais que julgue relevantes, de modo a assegurar a apropriada transparncia da gesto e da mensurao do risco operacional. Pargrafo nico. O Banco Central do Brasil poder determinar a divulgao de informaes complementares s previstas nesta Circular em relao ao modelo AMA utilizado.

Pgina 24 de 27

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Art. 79. As informaes de que tratam os arts. 76 a 78 devem estar disponveis juntamente: I - com as relativas estrutura de gesto de riscos, de acordo com o disposto nas Resolues ns. 3.380, de 2006, 3.464, de 26 de junho de 2007, e 3.721, de 30 de abril de 2009; e II - com as previstas na Circular n 3.477, de 24 de dezembro de 2009. Art. 80. O diretor indicado nos termos do art. 8 da Resoluo n 3.380, de 2006, deve ser o responsvel pelas informaes de que tratam os arts. 76 a 80. TTULO V DA INSCRIO CAPTULO I DOS REQUISITOS PARA INSCRIO Art. 81. No momento da solicitao da autorizao de que trata o art. 2, a instituio deve comprovar: I - utilizao, pelo perodo mnimo de um ano, do modelo AMA para gesto e mensurao do risco operacional; e II - abrangncia da base de dados internos de perdas operacionais de, no mnimo, cinco anos. Pargrafo nico. Excepcionalmente, o perodo mnimo da base de dados internos de perdas operacionais pode ser: I - de trs anos, para solicitaes de autorizao realizadas no perodo de 28 de junho de 2013 a 27 de junho de 2014; e II - de quatro anos, para solicitaes de autorizao realizadas no perodo de 30 de junho de 2014 a 29 de junho de 2015. Art. 82. Devem ser comunicadas ao Banco Central do Brasil as alteraes relevantes no perfil de risco da instituio, e, previamente, as alteraes relevantes no modelo AMA, inclusive no processo de validao, bem como aquelas que causem impacto significativo no clculo do valor semestral da parcela RWAOAMA da instituio. Pargrafo nico. O disposto no caput aplica-se tambm s alteraes que isoladamente no sejam relevantes, mas que o sejam em conjunto. Art. 83. O Banco Central do Brasil poder autorizar plano de adequao de eventuais requisitos no plenamente atendidos, desde que o seu no atendimento no comprometa o modelo AMA ou a gesto do risco operacional da instituio. Art. 84. Os nveis de relevncia de alteraes de dados, bem como outros significativos no desenvolvimento e operao do modelo AMA, devem ser definidos pela

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Pgina 25 de 27

instituio respeitando critrios consistentes e passveis de verificao, adequadamente documentados e sujeitos avaliao do Banco Central do Brasil. Art. 85. A partir da outorga da autorizao de que trata o art. 2, a instituio deve manter disposio do Banco Central do Brasil, pelo prazo de cinco anos, as informaes de que trata esta Circular. CAPTULO II DA SOLICITAO DE AUTORIZAO Art. 86. As instituies candidatas utilizao de modelo AMA devem solicitar autorizao ao Banco Central do Brasil, por meio de requerimento assinado pelo diretorpresidente da instituio e pelo diretor indicado na forma do art. 8 da Resoluo n 3.380, de 2006. Pargrafo nico. O requerimento de que trata o caput deve ser instrudo com a seguinte documentao: I - declaraes atestando: a) cincia de que, uma vez autorizado o uso de modelo AMA, no mais podero ser utilizadas as abordagens estabelecidas na Circular n 3.640, de 2013, para clculo do valor da parcela do RWA relativa ao risco operacional, exceto nos casos previstos nesta Circular; b) atendimento dos requisitos mnimos estabelecidos nesta Circular e cincia de que o eventual no atendimento pleno de aspectos pontuais no compromete a utilizao do modelo AMA e a gesto do risco operacional; c) utilizao prvia, pelo prazo mnimo de um ano, do modelo AMA para gesto e estimao interna do valor da parcela RWAOAMA; e d) veracidade e integridade das informaes enviadas; II - relatrio elaborado com base no documento "Informaes sobre o Modelo AMA", a ser divulgado pelo Banco Central do Brasil; III - plano de adequao, contendo cronograma, providncias e responsabilidades para pleno atendimento dos aspectos pontuais mencionados no inciso I, alnea "b"; e IV - parecer da auditoria interna, contendo as concluses sobre a avaliao estabelecida no art. 71. Art. 87. As solicitaes de autorizao para uso de modelo AMA devem ser submetidas a processo de seleo e priorizao. Pargrafo nico. No processo de seleo e priorizao mencionado no caput, devem ser levados em considerao os seguintes critrios: I - completude e conformidade dos documentos mencionados no art. 87, aos requisitos estabelecidos nesta Circular;
Pgina 26 de 27 Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

II - histrico da instituio no Banco Central do Brasil quanto s avaliaes de riscos e controles, solidez econmico-financeira, transparncia no relacionamento, conformidade s normas e ao atendimento tempestivo das determinaes; III - grau de desenvolvimento da estrutura de gerenciamento do risco operacional e do modelo AMA; IV - participao relativa do valor da parcela RWAOAMA da instituio em relao ao RWA agregado das instituies do Sistema Financeiro Nacional; V - participao relativa do valor da parcela RWAOAMA da instituio em relao ao RWA da instituio; VI - montante dos ativos da instituio; e VII - data da solicitao da autorizao. Art. 88. Durante o processo de anlise da solicitao para uso do modelo AMA, a instituio deve: I - fornecer tempestivamente qualquer informao adicional; II - informar, na forma estabelecida pelo Banco Central do Brasil, o valor semestral da parcela RWAOAMA; e III - viabilizar o acesso a pessoas, documentos e sistemas envolvidos no desenvolvimento e utilizao do modelo AMA objeto da solicitao. Art. 89. A utilizao do modelo AMA para o clculo do valor da parcela do RWA relativa ao risco operacional dever ocorrer somente aps a data estipulada na respectiva autorizao. Art. 90. Esta Circular entra em vigor em 1 de outubro de 2013.

Luiz Awazu Pereira da Silva Diretor de Regulao do Sistema Financeiro

Anthero de Moraes Meirelles Diretor de Fiscalizao

Circular n 3.647, de 4 de maro de 2013

Pgina 27 de 27

You might also like