You are on page 1of 2

1-O que esplio e quem o representa ?

? R: Esplio significa patrimnio, isto , todos os bens, direitos e obrigaes deixadas por algum que vem a falecer, chamado juridicamente pelo termo de cujus. O esplio ir responder por todas as dvidas do falecido e at por alguma condenao anterior a sua morte, ou por qualquer ao, mas que seja de sua responsabilidade civil.

2- O que so herdeiros ? R: a pessoa que recebe uma herana, isto , dinheiro ou propriedade imvel deixados, pelo de cujus, sem que tenha feito um testamento.

3- O que so sucessores ? R: as pessoas designadas para substituir outrem nos direitos e obrigaes, em funo da morte.

4-O que so legatrios ? Legatrio aquela pessoa que recebeu um legado, ou seja, algum que disps de parte ou totalmente de sua herana destinado-a a outrem, no caso o legatrio que faz-se por meio de testamento .

5- necessrio consentimento do devedor para que se formalize a cesso de crdito ? R: Para que isso ocorra, dependera do acordado entre as partes, a cesso de crdito visa transmitir o crdito a terceiros, mas no se extingue a obrigao primitiva, ela continua existindo, mas com novas partes. 6- necessrio consentimento do credor para que se formalize a cesso de dbito ? R: Sim por se tratar de negcio jurdico bilateral, pelo qual o devedor, com anuncia

expressa do credor, transfere a um terceiro os encargos obrigacionais, de modo que este assume a sua posio na relao obrigacional, substituindo-o, ou seja o negcio jurdico em que um terceiro assume a responsabilidade pela dvida do devedor, com ou sem o consentimento deste, mas sempre com a anuncia expressa do credor.
7- O que sub-rogao legal ? R: Esta espcie de pagamento tratada no artigo 346 do Novo Cdigo Civil. Neste caso, a transmisso dos direitos opera-se independentemente da vontade do sub-rogatrio e devedor. Pode ocorrer de diversas maneiras: quando o credor quita a dvida que o devedor possui com terceiros, visando resguardar seu crdito; quando o adquirente de imvel hipotecado paga ao credor

hipotecrio; quando o terceiro efetiva o pagamento para no ser privado de direito sobre imvel; ou ainda quando o terceiro interessado paga a dvida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte.

8- O que sub-rogao convencional ? R: Esta espcie de pagamento tratada no artigo 347 do Novo Cdigo Civil. A mesma pode ocorrer de duas maneiras: quando o credor, ao receber o pagamento de um terceiro, transfere expressamente para este todos os seus direitos, ou quando o terceiro empresta ao devedor a quantia necessria para quitao da dvida, sob a condio expressa daquele passar a deter os direitos que possua o credor, agora satisfeito.

9- O que fiana? Falando sobre suas espcies (convencional, legal e judicial) ? R: A fiana uma garantia pessoal e sua definio legal encontra-se no art. 818 CC: pelo contrato de fiana, uma pessoa garante satisfazer ao credor uma obrigao assumida pelo devedor, caso este no a cumpra. A fiana convencional aquela criada por contrato. Trata-se de uma relao jurdica secundria, isto , um contrato acessrio com regras autnomas, como p.ex., o contrato de locao quando o fiador juntamente com o locador e locatrio assumem a garantia da obrigao de forma secundria. A fiana legal aquela proveniente da lei. A Fiana judicial a determinada pelo magistrado, podendo ser ex officio ou por meio de requerimento; fiana bancria a fiana convencional, formalizada por instituio financeira, que acaba por ser legal ou judicial.

10- Pode a execuo ser provida contra o fiador ? R: Sim, pela parte que, em proporo, lhe couber no pagamento, desde que tenha se obrigado como devedor principal, ainda entretanto o fiador responde pela execuo sem ser obrigado pela divida e a execuo contra ele no depende de figurar o seu nome na sentena condenatria, pois tem a faculdade de nomear a penhora bens livres e desembargados do devedor .

11- O que aval ? R.: Aval a garantia pessoal de pagamento, de que a obrigao constante do ttulo de crdito ser paga por um terceiro ou por um dos signatrios, prestada mediante simples assinatura do avalista no anverso do prprio ttulo ou em folha anexa. 12- Pode a execuo ser promovida contra o avalista ? R: Sim, desde que haja inadimplemento por parte do devedor, pois o avalista ocupa, na letra, a mesma posio daquele a quem avalizou. No toma o avalista o lugar do avalizado pois, na verdade, pagando, poder receber do mesmo a importncia paga. Mas, apesar disso, a sua obrigao semelhante do avalizado, donde poder o credor agir contra um ou contra outro, indiferentemente.

You might also like