You are on page 1of 6

NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB)

Uniformizao e simplificao da Nomenclatura Gramatical Brasileira, de acordo como trabalho aprovado pelo Sr. Ministro Clvis Salgado, elaborado pela Comisso designada na Portaria Ministerial nmero 152/57, constituda pelos Professores Antenor Nascentes, Clvis do Rgo Monteiro, Cndido Juc (filho), Carlos Henrique da Rocha Lima e Celso Ferreira da Cunha, e assessorada pelos Professores Antnio Jos Chediak, Serafim Silva Neto e Slvio Edmundo Elia. Rio de Janeiro, 1958. Exmo Sr. Ministro de Estado da Educao e Cultura A Comisso, abaixo assinada, tem a honra de passar s mos de V.Ex.a o Anteprojeto de Simplificao e Unificao da Nomenclatura Gramatical Brasileira, j em redao final. O presente Anteprojeto resultante no s de um reexame, pela Comisso, do primitivo, mas ainda do estudo, minucioso e atento, das contribuies remetidas CADES pela Academia Brasileira de Filologia do Pas, pela Secretaria de Educao do Rio Grande do Sul e, individualmente, por numerosos e abalizados professores de Portugus. Releva salientar que a Comisso, ao considerar as modificaes propostas, teve sempre em mira a recomendao de V.Ex.a constante da Portaria Ministerial n 152- uma terminologia simples, adequada e uniforme- bem como atender ao trplice aspecto fixado nas Normas Preliminares de Trabalho: a) a exatido cientfica do termo; b) a sua vulgarizao internacional; c) a sua tradio na vida escolar brasileira. Agradecendo, mais uma vez, nesta oportunidade, a distino e a confiana com, que contemplou V.Ex.a, a Comisso renova a V.Ex.a os protestos de alto apreo e distinta considerao. Antenor Nascentes Clvis do Rgo Monteiro Cndido Juc (filho) Carlos Henrique da Rocha Lima Celso Ferreira da Cunha Assessores: Antnio Jos Chediak Serafim Silva Neto Slvio Edmundo Elia. PORTARIA N 36, DE 28 DE JANEIRO DE 1959 O Ministro do Estado da Educao e Cultura, tendo em vista as razes que determinaram a expedio da Portaria n 152, de 24 de abril de 1957, e considerando que o trabalho proposto pela Comisso resultou de minucioso exame das contribuies apresentadas por fillogos e lingistas, de todo o Pas, ao Anteprojeto de Simplificao e Unificao da Nomenclatura Gramatical Brasileira, resolve: Art.1 - Recomendar a adoo da Nomenclatura Gramatical Brasileira, que segue anexa presente Portaria, no ensino programtico da Lngua Portuguesa e nas atividades que visem verificao do aprendizado, nos estabelecimentos de ensino.

Art.2 - Aconselhar que entre em vigor: a) para o ensino programtico e atividades dele decorrentes, a partir do incio do primeiro perodo do ano letivo de 1959; b) para os exames de admisso, adaptao, habilitao, seleo e do art. 91 a, partir dos que se realizarem em primeira poca para o perodo letivo de 1960. Clvis Salgado DIVISO DA GRAMTICA: Fontica, Morfologia e Sintaxe. INTRODUO: Tipos de Anlise: Fontica, Morfolgica e Sinttica. PRIMEIRA PARTE Fontica I A FONTICA pode ser: Descritiva, Histrica e Sinttica. II FONEMAS: vogais, consoantes e semivogais. 1. Classificao das vogais Classificam-se as vogais: a) quanto zona de articulao, em: anteriores, mdias e posteriores; b) quanto ao timbre, em: abertas, fechadas e reduzidas; c) quanto ao papel das cavidades bucal e nasal, em: orais e nasais; d) quanto intensidade, em: tonas e tnicas. 2.Classificao de consoantes classificam-se as consoantes: a) quanto ao modo de articulao, em: oclusivas, constritivas: fricativas, laterais e vibrantes; b) quanto ao ponto de articulao, em: bilabiais, labiodentais, linguodentais, alveolares, palatais e velares; c) quanto ao papel das cordas vocais, em: surdas e sonoras; d) quanto ao papel das cavidades bucal e nasal, em: orais e nasais. III 1. Ditongos Classificam-se os ditongos em: crescentes e decrescentes; orais e nasais. 2. Tritongos Classificam-se os tritongos em: orais e nasais. 3. Hiatos. 4. Encontros Consonantais. Nota: Os encontros ia, ie, io, ua, eu, uo finais, tonos, seguidos ou no de s, classificam-se quer como ditongos, quer como hiatos uma vez que ambas as emisses existem no domnio da Lngua Portuguesa: hist-ri-a e hist-ria; s-ri-e e s-rie; p-ti-o e p-tio; r-du-a e r-dua; t-nu-e e t-nue; v-cu-o e v-cuo. IV Slaba Classificam-se os vocbulos, quanto ao nmero de slabas, em: monosslabos, disslabos, trisslabos e polisslabos V Tonicidade: 1. Acento: principal e secundrio. 2. Slabas: tonas: pretnicas e postnicas; subtnicas; tnicas. 3. Quanto ao acento tnico, classificam-se os vocbulos em: oxtonas, paroxtonas e proparoxtonas. 4. Classificam-se os monosslabos em: tonos e tnicos.

5. Rizotnico; arrizotnico. 6. Ortoepia. 7. Prosdia. Nota: So tonos os vocbulos sem acentuao prpria, isto , os que no tm autonomia fontica, apresentando-se como slabas tonas do vocbulo seguinte ou do vocbulo anterior. So tnicos os vocbulos com acentuao prpria, isto , os que tm autonomia fontica. Pode ocorrer que, conforme mantenha, ou no, sua autonomia fontica, o mesmo vocbulo seja tono numa frase, porm, tnico em outra. Tal pode acontecer, tambm, com vocbulos de mais de uma slaba: serem tonos numa frase, mas tnicos em outra. SEGUNDA PARTE Morfologia Trata a Morfologia das palavras: 1. Quanto a sua estruturao e formao. 2. Quanto a suas flexes e 3. Quanto a sua classificao. I - Estrutura das palavras: a) Raiz; Radical; Tema; Afixo; prefixo e sufixo; Desinncia: nominal e verbal; Vogal temtica; Vogal e Consoante de ligao. b) Cognato. II Formao das palavras: 1 Processo de formao de palavras: Derivao; Composio; 2 Hibridismo. III Flexo das palavras: quanto sua flexo as palavras podem ser: variveis ou invariveis. IV - Classificao das palavras: substantivos, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo advrbio, preposio, conjuno e interjeio. I Substantivos 1. Classifica-se os substantivos em: comuns e prprios; concretos e abstratos. 2. Formao do substantivo: primitivo e derivado; simples e composto. 3. Flexo do substantivo: a) em gnero: masculino; feminino, epiceno; comum de dois gneros; sobrecomum. b) em nmero: singular e plural; c) em grau: aumentativo; diminutivo. II Artigo 1. Classificao do artigo: definido, indefinido. 2. Flexo do artigo: a) gnero: masculino e feminino; b) nmero: singular e plural. III Adjetivo: 1. Formao do adjetivo: primitivo e derivado; simples e composto. 2. Flexo do adjetivo: a) em gnero: masculino e feminino; b) em nmero: singular e plural;

c) em grau: comparativo de igualdade; de superioridade (analtico e sinttico); de inferioridade. Superlativo: relativo (de superioridade de inferioridade); absoluto (sinttico e analtico). 3. Locuo adjetiva. IV Numeral: 1. Classificao do numeral: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionrio. 2. Flexo do numeral: em gnero: masculino e feminino; em nmero: singular e plural. V Pronome 1. Classificao do pronome: pessoal: reto, oblquo (reflexivo, no reflexivo); de tratamento; possessivo; demonstrativo; indefinido; interrogativo; relativo. Nota: Os que fazem as vezes de substantivos chama-se pronomes substantivos; os que acompanham os substantivo, pronomes adjetivos. 2. Flexo do pronome: a) em gnero: masculino e feminino. b) em nmero: singular e plural. c) em pessoa: primeira, segunda e terceira. 3. Locuo pronominal. VI Verbo 1. Classificao do verbo: regular, irregular, anmalo, defectivo, abundante, auxiliar. 2. Conjugaes: trs so as conjunes: a primeira com o tema terminado em A; a Segunda com o tema terminado em E; a terceira com o tema terminado em I. Nota: O verbo pr ( e os dele formados) constitui anomalia da 2 conjugao. 3. Formao do verbo: primitivo e derivado; simples e composto. 4. Flexo do verbo: a) de modo: indicativo, subjuntivo e imperativo; b) formas nominais do verbo: infinitivo: pessoal (flexionado e no flexionado), impessoal; gerndio; particpio;9 c) de tempo: presente; pretrito: imperfeito (simples e composto); perfeito (simples e composto); mais que perfeito (simples e composto); futuro do presente (simples e composto) e do pretrito (simples e composto). Nota: A denominao futuro do pretrito (simples e composto) substitui a de condicional (simples e composto);10 d) de nmero: singular e plural; e) de pessoa: trs so as pessoas do verbo: 1, 2 e 3; f) de voz: ativa; passiva (com auxiliar, com pronome apassivador); reflexiva.11 5. Locuo verbal. VII Advrbio: 1. Classificao do advrbio: a) de lugar; de tempo; de modo; de negao; de dvida; de intensidade; de afirmao; b) advrbios interrogativos: de lugar, de tempo, de modo, de causa. 2. Flexo do advrbio: de grau: comparativo; de igualdade, de superioridade e de inferioridade; superlativo absoluto (sinttico e analtico); diminutivo. 3. Locuo adverbial. Notas: a) Podem alguns advrbios estar modificando toda a orao.

b) Certas palavras, por no se poderem enquadrar entre os advrbios tero classificao parte. So palavras que denotam excluso, incluso, situao, designao retificao, afetividade, realce, etc. VIII Preposio: 1. Classificao das preposies: essenciais, acidentais. 2. Combinao. 3. Contrao. 4. Locuo prepositiva. IX Conjuno: 1. Classificao das conjunes: coordenativas: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas, explicativas; subordinativas: integrantes, causais, comparativas, concessivas, condicionais, consecutivas, finais, temporais, proporcionais e conformativas.14 Nota: As conjunes que, porque, porquanto, etc., ora tm valor coordenativo, ora subordinativo; no primeiro caso, chama-se explicativas, no segundo, causais.15 2. Locuo conjuntiva X - Interjeio Locuo interjectiva. XI 1. Palavra. 2. Vocbulo. 3.Sincretismo. Sincrtico. 4. Forma variante. 5. Conetivo. TERCEIRA PARTE Sintaxe A Diviso da sintaxe: a) Concordncia: nominal e verbal. b) Regncia: verbal e nominall c) Colocao. Nota: Na colocao dos pronomes oblquos, adotem-se as denominaes de prclise, mesclise e nclise. B Anlise Sinttica: I Da Orao: 1. Termos essenciais da orao: sujeito e predicado. a) Sujeito: simples, composto, indeterminado; orao sem sujeito. b) Predicado: nominal, verbal, verbo-nominal. c) Predicativo: do sujeito e do objeto. d) Predicao verbal: verbo de ligao; verbo transitivo (direto e indireto); verbo intransitivo. 2. Termos integrantes da orao: a) complemento nominal; b) complemento verbal: objeto (direto e indireto); c) agente da passiva. 3. Termo acessrios da orao:

a) adjunto adnominal; b) adjunto adverbial; c) aposto. 4. Vocativo II Do perodo: 1. Tipos de perodo: simples e composto. 2. Composio do perodo: coordenao e subordinao. 3. Classificao das oraes: a) absoluta; b) principal; c) coordenada: assindtica; sindtica: aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva, explicativa; d) subordinada; substantiva: subjetiva, objetiva (direta e indireta), completiva-nominal, apositiva, predicativa; consecutiva, concessiva, condicional, conformativa, final, proporcional e temporal.18 As oraes subordinadas podem apresentar-se, tambm, com os verbos numa de suas FORMAS NOMINAIS; chamam-se, neste caso, reduzidas: de infinitivo, de gerndio, de particpio, as quais se classificam como as desenvolvidas: substantivas (subjetiva etc.), adjetivas adverbiais (temporais etc.). Notas: 1. Coordenadas entre si podem estar quer principais, quer independentes quer subordinadas (desenvolvidas ou reduzidas). 2.Devem ser abandonadas as classificaes: a) de lgico e gramatical, ampliado e inampliado, completo e incompleto, total, parcial, para qualquer elemento oracional; b) de orao quanto forma (plena, eltica etc.), quanto ao conetivo (conjuncional, no conjuncional, relativa). 3. Na classificao da orao subordinada bastar dizer-se: orao subordinada substantiva (subjetiva etc.); orao subordinada adjetiva (restritiva, explicativa); orao subordinada adverbial (causal etc.). APNDICE I Figuras de Sintaxe Anacoluto, elipse, pleonasmo e silepse. II Gramtica Histrica Afrese, altura (som), analogia, apcope, assimilao (total, parcial, progressiva, regressiva), consonantismo, dissimilao (total, parcial, progressiva, regressiva), ditongao, divergente, eliso, emprstimo, epntese, etimologia, haplologia, hiperbibasmo, intensidade (som), metfase, mesalizao, neologismo, palatalizao, paragoge, patronmico, prtese, sncope, sonorizao, substrato, superstato, vocalismo, vocalizao. III Ortografia Abreviatura, alfabeto, dgrafo (grupo de letras que representam um s fonema. Ex.: ch (chave), gu (guerra), qu (quero), rr (carro), lh (palha), ss (passo), nh (manh);21 homgrafo, homnimo, letra (maiscula e minscula). Notaes lxicas: acento agudo, grave, circunflexo, apstrofo, cedilha, hfen, til e trema, sigla. IV Pontuao Aspas, asteriscos, colchete, dois-pontos, pargrafo(), parnteses, ponto-deexclamao, ponto-de interrogao, ponto-e-vrgula, ponto-final, reticncias, cedilha, travesso, vrgula. V Significao das palavras Antnimo, homnimo, sentido figurado. VI Vcios de linguagem Barbarismo, cacofonia, preciosismo, solecismo.

You might also like