You are on page 1of 7

PARECER

EMENTA: POLIGAMIA - RECONHECIMENTO DE UNIO ESTVEL - FAMLIA POLIAFETIVAHABILITAO DE HERANA DIREITOS

TUTELADOS - PARECER FAVORVEL.

Relatrio

Gorete Alves, autora da ao que ajuizou contra Maringela Gomes aps a morte de Patrcio Gomes de moura tambm seu companheiro, visando o reconhecimento da unio estvel e a pretenso de se habilitar herana deixada pelo de cujus e os direitos a serem tutelados. Pois, sua unio com Patrcio era pblica, duradoura e sem dvida tinha respaldo legal na constituio da famlia, nos termos da lei da unio estvel.

Fundamentao:

Poligamia no simplesmente a famlia simultnea e poliafetiva, deixando de lado a hipocrisia. Desde a sociedade primitiva, os humanos sentiram a necessidade de viver em grupos. Homens e mulheres vivenciaram vrios modelos de convivncia familiar e de relaes sexuais aps sculos e sculos e no podemos mais omitir que as mudanas sociais proporcionaram novas formas de casamentos como dos homo afetivos uma delas. Poligamia um assunto sempre controverso em nossa sociedade graas hipocrisia que permeia a mentalidade do povo. Para muitos um desrespeito aos mandamentos de DEUS. Poligamia sistema familiar, utilizado em varias partes do mundo por diversas sociedades das mais primitivas as mais cultas.

Afinal, se Deus imutvel onde est ento a Verdade? Se a poligamia condenada por Deus, podemos considerar que Abrao, Isaque, Jac, Salomo, Rei Davi e vrios outros esto condenados ao fogo eterno do Inferno?A poligamia um dilema real monogamia uma hipocrisia. A famlia conjugal poliafetiva que no gere opresso a nenhum de seus integrantes deve ser reconhecida e protegida pelo Estado Brasileiro, por fora do princpio da pluralidade de entidades familiares e da ausncia de motivao lgicoracional que justifique a negativa de princpios constitucionais da igualdade, da dignidade da pessoa humana e da liberdade. Contudo, no podemos ignora a lio de Direito Civil Clssico segundo a qual o fato de o texto normativo regulamentar um fato sem nada dispor sobre outro configurar lacuna normativa colmatvel por interpretao extensiva ou analogia caso as situaes sejam idnticas ou, caso diferente, sejam idnticas no essencial, respectivamente (e no uma proibio implcita). Logo, o fato de o art. 226, 3, da CF/88 ter regulamentado a unio estvel entre duas pessoas no significa que teria ele negado proteo unio estvel entre mais de duas pessoas a qual, se caracterizada como entidade familiar, merecer os mesmos direitos da unio estvel tradicional, por analogia. Outro argumento anota que, se a bigamia proibida (e inclusive constitui crime) e, portanto, se no possvel o reconhecimento da famlia conjugal matrimonializada entre mais de duas pessoas, tambm no o seria o da famlia conjugal no-matrimonializada polgama/poliafetiva. Parece-me que o argumento seria decorrente de interpretao lgica pela lgica da proibio legal bigamia, a poligamia e a unio estvel polgama/poliafetiva tambm estariam proibidas. Embora tenha apontado na citada manifestao que a lei restringe a bigamia somente ao casamento civil e no unio estvel, cabe reconhecer que este argumento, embora questionvel, tem uma boa consistncia legal (infraconstitucional) se nos pautarmos pela isonomia que deve existir entre casamento civil e unio estvel. Entendo, todavia, que essa interpretao lgica supervel pela considerao de que o rol de entidades familiares do art. 226 da CF/88 meramente exemplificativo, no taxativo, de sorte ser juridicamente possvel o reconhecimento de entidades familiares autnomas, alm daquelas previstas nos pargrafos de dito dispositivo constitucionais, o que a doutrina contempornea isto reconhece com relativa tranquilidade, destacando-se aqui a j clssica lio de Paulo Lobo, que afirma que o fato de o caput do art. 226 da CF/88 afirmar que a famlia merece especial

proteo do Estado e no mais que a famlia constituda pelo casamento e ter proteo dos Poderes Pblicos (como fazia o art. 175 da CF/67-69) significa que resta protegida qualquer famlia, ou seja, todo agrupamento humano que se enquadre no conceito material (ontolgico) de famlia (e no mais apenas a famlia matrimonializada), o que faz com que Rodrigo da Cunha Pereira afirme que o caput do art. 226 consagrou o princpio da pluralidade de entidades familiares (em suas palavras, princpio da pluralidade das formas de famlia). Nesse sentido, considerando que a famlia se forma pelo que denomino como amor familiar, ou seja, o amor que vise a uma comunho plena de vida de forma pblica, contnua e duradoura [amor romntico/conjugal, neste caso], ou, consoante afirmado pelo Ministro Fux no julgamento da ADPF 132 e da ADI 4277, que: O que faz uma famlia , sobretudo, o amor no a mera afeio entre os indivduos, mas o verdadeiro amor familiar, que estabelece relaes de afeto, assistncia e suporte recprocos entre os integrantes do grupo. O que faz uma famlia a comunho, a existncia de um projeto coletivo, permanente e duradouro de vida em comum. O que faz uma famlia a identidade, a certeza de seus integrantes quanto existncia de um vnculo inquebrantvel que os une e que os identifica uns perante os outros e cada um deles perante a sociedade. Presentes esses trs requisitos, tem-se uma famlia, incidindo, com isso, a respectiva proteo constitucional. Ou ainda, na tambm j clssica lio de Paulo Lobo, que a famlia se forma pela conjuno dos elementos da afetividade, da estabilidade, da publicidade e da ostensibilidade, aos quais Rodrigo da Cunha Pereira acrescenta o requisito da estruturao psquica, ou seja, a identificao recproca de seus integrantes enquanto uma famlia pelo fato de cada um nela ocupar um lugar, uma funo enquanto elemento que liga todos os demais (famlia esta que, portanto, no se constitui s de afeto, mas de afeto ligado publicidade, continuidade, durabilidade e ao intuito de constituio de famlia existente da unio), tem-se que a unio estvel poliafetiva se enquadra no conceito ontolgico de famlia e deve ser assim reconhecida.

Concluso:

Desse modo, comprovado o exerccio laboral pela autora, vivel o reconhecimento de unio estvel,e direitos tutelados. Dessa forma, considerando que o princpio da igualdade veda diferenciaes jurdicas desprovidas de fundamentao lgico-racional que as justifiquem com base nos critrios diferenciadores erigidos entendo que inconstitucional a criminalizao da bigamia e tambm inconstitucional o impedimento matrimonial ao casamento civil com pessoa casada quando o outro cnjuge com isto consentir, por inexistente motivao lgico-racional que justifique a negativa de reconhecimento jurdico s famlias conjugais poliafetivas que no gerem a opresso de um cnjuge relativamente ao(s) outro(s). Faz-se essa ressalva (que no gerem opresso) porque se tem notcia ao longo da histria de famlias poligmicas nas quais o homem oprime suas mulheres mas cabe lembrar que a opresso da mulher na famlia conjugal tambm aconteceu at bem pouco tempo nas famlias conjugais monogmicas do mundo ocidental, s tendo acabado (normativamente) no Brasil com o advento da Constituio Federal de 1988 (at ento pode-se afirmar que a mulher, de prisioneira do pai, passava a prisioneira do marido, j que sempre estava submetida vontade desptica de um homem tanto que deixava de ter capacidade civil plena para se tornar relativamente capaz com o casamento civil monogmico, ao passo que a violncia domstica contra a mulher um mal que ainda assola as famlias conjugais monogmicas no mundo atual (tanto que teve que ser aprovada a Lei Maria da Penha Lei 11.340/2006 para se reprimir com maior rigor a violncia domstica praticada contra a mulher, cuja alta incidncia justificou o reconhecimento de sua constitucionalidade pelo STF com base na igualdade material no julgamento da ADC 19). Por outro lado, considero extremamente injusta a afirmao de que uma unio estvel poliafetiva seria um estelionato jurdico, que seu reconhecimento violaria a dignidade das pessoas envolvidas e ajudaria a destruir a famlia por supostamente se tratar de uma relao propcia a deixar mazelas em seus integrantes, pois uma tal afirmao: implica em uma descabida naturalizao da monogamia como nica forma aceitvel/digna/vlida/vivel de famlia conjugal; desconsidera que pelo menos para algumas pessoas a poliafetividade capaz de trazer

satisfao/realizao e felicidade a seus integrantes; e ignora as diversas mazelas e opresses praticadas contra a mulher em famlias conjugais

monogmicas/monoafetivas ao longo da histria (j que claramente presume que a monogamia seria o nico paradigma vlido/digno/aceitvel/vivel de relacionamento conjugal). No cabe ao Estado nem a quem quer que seja impedir que as pessoas adultas formem entre si famlias conjugais com quem desejem e/ou com quantas pessoas desejarem quando tal situao no implicar opresso de um ou de alguns de seus integrantes, no trouxer prejuzos a terceiros e/ou quando no haja fundamento lgico-racional que isto justifique.

o parecer.

Juiz de Fora, 13 de Novembro de 2012.

Jos Luiz Alves ( Lupy) Aluno de Direito da Faculdade Estcio de S Juiz de Fora 5 Perodo - Manh

OBSERVAO: Os meus agradecimentos pela orientao, carinho e respeito que tem por ns. Temos muito a aprender, Deus abenoe!!!

FACULDADE ESTCIO DE S JUIZ DE FORA

POLIGAMIA

JUIZ DE FORA 2012

JOS LUIZ ALVES (LUPY)

201001251131

POLIGAMIA

Trabalho apresentado como pr-requisito da matria de Teoria e Prtica da Redao Jurdica sob orientao da Doutora e

Professora Mara Conceio do curso de Direito da Faculdade Estcio de S.

JUIZ DE FORA 2012

You might also like