You are on page 1of 6

XVIII SEMINARIO ACADEMICO APEC DESAFIOS CONTEMPORNEOS: CINCIAS, CULTURAS E TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE CRISE

02 A 04 DE JULHO DE 2013 BARCELONA CATALUNHA ESPANHA

CHAMADA PARA APRESENTAO DE TRABALHOS

A Associao de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha realiza anualmente o Seminrio Acadmico da APEC desde 1995, e conta com a participao de pesquisadores e estudantes de diferentes reas cientficas e nacionalidades. Isso caracteriza a natureza multidisciplinar e internacional do debate acadmico que buscamos veicular atravs deste Seminrio. A significativa e expressiva produo acadmica brasileira como contribuio cientfica para o mundo debatida neste seminrio em todas as suas edies, sobretudo para pensar a relao entre Brasil, Catalunha e Espanha. Neste percurso, o Seminrio Acadmico da APEC ocupa um papel importante para a promoo e veiculao dos debates atuais que so desenvolvidos nestes pases, fomentando a reflexo sobre as nossas realidades. Nesta edio, o tema busca incentivar a apresentao de estudos em todas as reas do conhecimento, visando promover novos dilogos como ferramentas de superao de desafios presentes na sociedade contempornea. O XVIII Seminrio Acadmico da APEC procura refletir sobre temas, tais como: as possibilidades e o uso de novas tecnologias nos diversos mbitos do conhecimento; os encontros que emergem entre cincias e culturas; bem como os atuais debates sobre crises e novas formas de desenvolvimentos humanos, polticos e econmicos. A programao cientfica ser composta por Mesas-Redondas, Grupos de Trabalho e Sesses de Psteres. Alm disso, os projetos culturais da APEC sero apresentados para promover uma nova verso das discusses sobre os temas relacionados ao Seminrio. O projeto Cantando e Contando a Relao Brasil Catalunha, desenvolvido em formato de sarau potico e musical far parte da programao. Um momento de intercambio cultural com a presena de atores sociais que tambm representam nossas realidades atravs de suas expresses artsticoculturais. A APEC lana o edital para que pesquisadores e estudantes de todas as reas do conhecimento possam participar e contribuir com o dilogo acadmico internacional que tradicionalmente promovemos. Este ano, com a temtica Desafios Contemporneos: Cincias, Culturas e Tecnologias em Tempos de Crise. O XVIII Seminrio da APEC ser realizado nos dias 02, 03 e 04 de julho de 2013, em Barcelona, Catalunha Espanha. Os trabalhos podem ser apresentados em portugus, castelhano, ingls ou catalo, e sero publicados em forma de anais (com ISBN).
1

PARTICIPANTES E OBJETIVOS

A APEC convida toda comunidade de pesquisadores e estudantes a participar do XVIII Seminrio Acadmico. Fomentar o encontro de pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais interessados em contribuir no dilogo que se pode estabelecer entre diferentes reas temticas entre cientistas e pesquisadores de diferentes nacionalidades. A diversidade temtica tambm se d, uma vez que a APEC desenvolve atividades de apoio aos jovens provenientes do Programa Cincias Sem Fronteiras do governo Federal Brasileiro. Este pblico vem diversificar os temas tratados no Seminrio, antes majoritariamente marcado pela rea de Humanidades. O XVIII seminrio ganha um novo perfil, pois desejamos estabelecer um marco de apoio aos jovens pesquisadores, abrindo um espao para apresentao de psteres, alm da publicao dos artigos. O objetivo construir encontros de cincias, conhecimentos multidisciplinares e culturas. Agrupar a diversidade para expandir saberes o que rege o sucesso deste projeto atravs dos anos e refora sua importncia em mbitos nacionais e internacionais.

NORMAS DE PARTICIPAO As possibilidades de participao do Seminrio Acadmico da APEC so as seguintes:


Pblico Doutores, Docente de Ensino Superior e Outros Profissionais Estudantes de Ps Graduao/ Mestres Graduados/ Graduandos Ouvintes (todo o pblico que no for realizar apresentao de trabalhos) Modalidade Com publicao de artigo*

Com apresentao de pster e/ou publicao de artigo* Com apresentao de pster e/ou publicao de artigo* Acesso a todas as atividades do evento

Todas as participaes sero devidamente certificadas com a modalidade da apresentao e os respectivos trabalhos apresentados, quando for o caso. *Cada participante pode apresentar at dois trabalhos.

DATAS IMPORTANTES:
Modalidade Envio de resumos Divulgao dos resumos aprovados 10/05/13 10/05/13 Prazo para envio de trabalho

Apresentao de artigo Apresentao de Pster

De 08/03/13 a 15/04/13 De 08/03/13 a 15/04/13

De 10/05/13 a 01/06/13 Fixao do pster no dia de abertura do evento: 02/07/13

NORMAS PARA ENVIO DE RESUMO: Podem ser submetidos resumos de pesquisas em andamento ou finalizados de maneira que possam fomentar o debate com concluses (mesmo que iniciais). Os resumos devem ser apresentados por at trs autores. Recebero certificados do evento os autores que apresentarem o artigo/ pster inscrito e realizar o pagamento da inscrio. Os co-autores que no estiverem presentes podero receber certificado mediante pagamento da inscrio. Os resumos devem conter: Autor(es) Ttulo do trabalho Entre 300 a 500 palavras Entre 3 a 5 palavras-chave No momento da inscrio, importante informar a sub-rea em que o seu trabalho se encaixa, conforme o item 20 do formulrio de inscrio na web. possvel enviar resumos nos seguintes idiomas: portugus, catalo, castelhano e ingls. A Coordenao do Seminrio receber os resumos at o dia 15/04/2013. Os resumos aprovados sero divulgados no dia 10/05/2013.

NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGOS: Todos os autores com seus resumos aprovados no XVIII Seminrio da APEC devem submeter o artigo completo do trabalho aprovado at a data limite de 01 de junho de 2013. Os trabalhos enviados sero publicados em formato de CD (com ISBN) e disponibilizados no site da APEC em formado de PDF. Os artigos devem seguir a seguinte formatao: Formato Word. Pgina de rosto (capa), com as seguintes informaes: o XVIII Seminrio Acadmico da APEC o 02 a 04 de julho de 2013, Barcelona, Espanha o Ttulo do Trabalho [idntico ao que foi registrado no momento da inscrio], tamanho 16, fonte Arial. o Nome completo e instituio do(s) autor(es) Fonte: Arial, tamanho 12; Ttulo de tpicos em mesma letra, em negrito. Subtpicos em mesma letra, em itlico. Espaamento entre linhas de 1,5; Mnimo de 10 e mximo de 20 pginas, incluindo bibliografia e os eventuais anexos. Texto justificado. imprescindvel que, no corpo do texto se encontre informaes sobre metodologia, desenvolvimento e consideraes finais. O texto dever conter os seguintes elementos: Resumo em dois idiomas, sendo que o portugus obrigatrio como uma das lnguas apresentadas. Os idiomas que se permitir publicar so: portugus, catalo, castelhano e ingls. Palavras-chave (entre trs e cinco palavras). Introduo Desenvolvimento do texto Consideraes Finais
3

Bibliografia o A bibliografia deve seguir a seguinte norma: Ex. Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor (Ano de Publicao). Ttulo do Livro. Local de Publicao: Editorial. Ex.: Artigo em Revista: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do Autor (Ano de Publicao). Ttulo do Artigo. Em Nome da Revista, volume (nmero), pgina inicialpgina final. O modelo de artigo para envio ser enviado posteriormente com mais detalhes aos aprovados. As sesses de apresentao devero ocorrer nos dias do evento, sob as regras, datas e horrios a serem oportunamente informados pela Comisso Organizadora. obrigatria a presena de pelo menos um dos autores para a apresentao no horrio que for estabelecido. As apresentaes dos trabalhos no estaro restringidas apresentaes de Power Point. Ofereceremos recursos para aqueles que queiram manter tal apresentao, bem como suporte aos pesquisadores com modelos alternativos de apresentaes. Estes devem entrar em contato com a organizao do evento com antecedncia para informar o modelo da apresentao e, se for o caso, solicitar materiais necessrios, que se possvel, sero providenciados. Ateno: importante que os textos sejam enviados com a formatao correta, sem erros ortogrficos ou gramaticais. O autor ser responsvel pelas correes e assumir qualquer falha que no esteja de acordo com as normas acima apresentadas. A Comisso Cientfica avaliar o padro acadmico e rigor cientfico dos artigos completos. A APEC se reserva no direito de NO publicar os artigos que estejam fora das normas apresentadas e qualidade acadmica mantendo o padro de publicaes desta natureza. Os artigos completos devero ser enviados at o dia 01/06/2013 seminarioapecbcn@gmail.com com o ttulo: SEMINRIO_[ttulo do artigo]. ao email:

NORMAS PARA APRESENTAO DE PSTER: O pster dever ser confeccionado pelos autores, apenas se o resumo submetido obteve o parecer de aceite para apresentao. Estrutura do pster: O pster deve conter as seguintes dimenses: largura: 90cm / altura: mxima 120cm. Fazer uso de uma comunicao visual com figuras, tabelas e recursos grficos e o mnimo de texto possvel. Organizar informaes de maneira objetiva e com letra legvel para possibilitar a leitura a uma distncia de 2 metros. Sugere-se o uso das letras Arial ou Times New Roman, fonte 60pt para o ttulo do trabalho, fonte de 36pt para ttulo de cada seo (tpico) do trabalho, fonte de 18-24pt para o corpo do texto. O pster dever conter as seguintes informaes: 1. Ttulo do trabalho idntico ao do resumo aceito
4

2. Nome(s) do autor(es), e-mail(s) 3. Nome do orientador, do curso, da instituio e agncia de fomento (se houver) 4. Introduo, Metodologia, Resultados e Consideraes Finais. Incluir uma bibliografia de, no mximo, cinco autores de referncia do trabalho. Data e local: A apresentao dos psteres ter um espao para a sua fixao na data programada. A confeco, transporte, exposio e retirada do pster so de inteira responsabilidade dos autores. Ateno: No ser possvel alterar a data programada pela APEC. Horrio: Ser divulgado futuramente.

INSCRIES E CREDENCIAMENTO As inscries devem ser realizadas online, atravs da web: http://www.apecbcn.org/seminario/seminario-2013/inscricoes/ Os valores das inscries sero:
APRESENTAO DE ARTIGO (PUBLICAO) At 30/04/13 De 01/05/2013 a 01/06/13 80,00 70,00 50,00

Doutores, Docente de Ensino Superior e Outros Profissionais Mestres e Mestrandos Graduados/ Graduandos

60,00 50,00 40,00

APRESENTAO DE PSTER (SEM PUBLICAO)

At 30/04/13

De 01/05/2013 a 01/06/13 55,00 45,00

Mestres e Mestrandos Graduados/ Graduandos

35,00 25,00

OUVINTES

At 01/06/13

Do dia 02/06/13 ao Dia do Evento 40,00

Ouvintes

20,00

*Todos os valores so em euros Somente aps o pagamento e o envio do comprovante de depsito, os participantes recebero a confirmao da participao no evento.
5

Os certificados sero entregues no ltimo dia do evento. Aos que no puderem estar presentes at esta data, informe a organizao do evento no momento do credenciamento para pagar a taxa de envio por correio posteriormente ou as informaes necessrias para que seja enviado em modo digital. O pagamento poder ser realizado da seguinte forma: Depsito em conta bancria Dados bancrios APEC: Banco Sabadell: 0081 Oficina: 0053 Conta: 52 0001654069 Titular: ASOC DE INVESTIGADORES Y ESTUDIANTES BRASILEOS EN CATALUNYA Para aqueles que efetuarem o pagamento atravs de transferncia bancaria, em agencias fora do territrio espanhol, por favor, incluir estes dados: Cdigo IBAN: ES14 0081 0053 5200 0165 4069 Cdigo BIC: BSABESBB Ao realizar o pagamento da inscrio fundamental o envio do comprovante para a Comisso organizadora atravs do e-mail do evento: seminarioapecbcn@gmail.com. IMPORTANTE: 1. Em nenhuma circunstncia haver devoluo de valores pagos na inscrio. As inscries s sero aceitas mediante o comprovante de pagamento nominal e identificado, sendo condio obrigatria para o envio do texto completo, da apresentao e da publicao do trabalho. 2. OBRIGATORIO: O pagamento deve ser feito at o dia 01 de junho de 2013 para que o trabalho possa ser includo na publicao. 3. Os/as interessados (as) em participar do Seminrio como ouvinte, que desejem o certificado de participao, podero inscrever-se at o dia do evento. 4. Os pagamentos efetuados atravs de depsito bancrio devem estar identificados com o nome do/a proponente.

You might also like