You are on page 1of 25

Dados colectados no frum do TM.

Primeiros Espaos no TM
1- ONDE POSSO MUDAR O EQUIPAMENTO? No lado direito tens a tabela com informaes onde diz a tua diviso e grupo. Vs mais abaixo e diz equipamento. Clicas a e alteras ao teu gosto. Depois carregas em salvar, se disseres que a cora e repetida tens de alterar. se diser que foi guardado podes voltar a sede. 2-ONDE ARRANJO UM PATROCINADOR? Colocas o mouse sobre o icone da sede (uma casa) e vez o sub-menu, clicas onde diz Finaas. Depois da pagina abrir metes tudo para baixo e onde diz "Sponsor" clicas. Depois vez a lista de patrocinios. Escolhes o que queres e clicas. Depois vai aparecer outra pgina onde diz se tens mesmo a certeza que queres esse patrocinio se sim carregas em Yes se no carregas em No. 3-COMO ALTERO OS DADOS DO MEU CLUBE? Na sede do teu clube carregas entre os [ ] e escreves o que quizeres. 4-COMO ALTERO O MEU SIMBOLO DO CLUBE? Na sede ao lado do equipamneto vais encontrar escrito "Emblema do Clube" carregas e depois aparece uma pgina onde diz Procurar. Carregas e procuras nas pastas do teu computador. Depois de encontrares o simbolo carregas duas vezes nele e depois carregas em " Carregar nova imagem". 5-COMO CRIO LIGAS VIRTUAIS? Colocas o mouse sobre o icone dos Torneios sem clicares e no sub-menu tens escrito Ligas virtuais. Clicas e Onde diz Criar uma nova liga metes as informaes da liga o nome,descrio e os critrios para escolher o vencedor. Depois de isso tudo feito carregas em "Criar". 6-OUVI FALAR NA LICENA FITA MAS NO SEI ONDE A FAZER? Colocas o mouse no icone da sede (uma casa) e no sub-menu o ultimo que vais encontrar um a dizer "LICENA FITA" e a seguir s fazer os vrios nivis. 7-O QUE O ASI? O ASI (Arbitrary Skill Index, ndice de Habilidade Arbitrrio) indica o quanto o jogador bom. Um jogador com ASI baixo tem menos pontos de atributos que o um jogador com ASI alto. Note, por favor, que o ASI de um jogador aumenta exponencialmente, assim um jogador com ASI de 50.000 no ter 5 vezes mais pontos de atributos do que um jogador de 1000. Rebentava a escala!. 8-TRANSFERNCIAS No possvel cancelar uma transferncia, aps se colocar um jogador na lista de

transferncias no volta a dar, rezar para que ninguem o compre. O mesmo se passa se se efectuar uma oferta por um jogador, apenas fica "cancelada" se algum efectuar uma oferta superior.

9-POSIES GK - Guarda-Redes DL - Defesa Esquerdo DC - Defesa Central DR - Defesa Direito DML - Mdio Defensivo Esquerdo DMC - Mdio Defensivo Central DMR - Mdio Defensivo Direito ML - Mdio Esquerdo MC - Mdio Central MR - Mdio Direito OML - Mdio Ofensivo Esquerdo OMC - Mdio Ofensivo Central OMR - Mdio Ofensivo Direito FC - Avanado Central 10-PGINA DA EQUIPA Ao colocar o cursor do rato em cima das abreviaturas dos atributos na pgina da equipa pode saber de que atributo se trata bem como ao clicar nesse atributo pode ver por ordem crescente os jogadores que tm esse atributo mais desenvolvido. 11-CARACTERISTICAS PARA CADA POSIO (GK) - Guarda-Redes Mais importante: Encaixe e Reflexos Importante: Velocidade, Fora Elevao, Jogo Areo e Sadas da Baliza. (DL, DR, DML, DMR) - Defesas Laterais e Medios Defensivos Laterais Mais importante: Velocidade, Marcao e Desarme Importante: Froa, Cabeceamento, Tcnica, Cruzamentos, Passe. (DC) - Defesa Central Mais importante: Marcao, Desarme, Fora e Cabeceamento. Importante: Passe, Cruzamento, Tcnica e Velocidade. (DMC) - Mdios defensivos Mais importante: Posicionamento, Trabalho em equipa, Passe, Desarme Marcao, Fora e Cabeceamento. Importante: Resistncia, Velocidade, Cruzamento e Tcnica. (ML, MC, MR) - Mdios Mais Importante: Pocisionamento, Trabalho em equipa, Desarme, Marcao, Passe e Cruzamento. Importante: Resistncia, Fora e Cabeceamento.

(OMC) - Mdios Ofensivos Mais Importante: Trabalho em equipa, Posicionamento, Passe, Tcnica, Finalizao e Remates de Longe Importante: Fora, Desarme e Marcao. (OML, OMR) - Mdios Ofensivos Laterais Mais importante: Velocidade. Cruzamento e Tcnica. Importante: Fora, Resitncia, Trabalho em equipa, Posicionamento, Cabeceamento, Finalizao e Remates de Longe. (FC) - Avanados Mais importante: Fora, Cabeceamento, Finalizao e Remates de Longe. Importante: Resistncia, Velocidade, Trabalho em equipa, Posicionamento e Tcnica.

Ajuda aos novatos


1- Feito por: FC Alianza LosBros Corazon Traduzido e devidamente adaptado por: Xarepe Perguntas mais freqentes do jogo: - Como fazer minha ttica e escalar o time? Quando voc recebe seu time, voc ter 22 jogadores a sua disposio. Voc pode os encontrar indo no submenu Jogadores (que fica no menu elenco).A voc poder ver uma lista de seus jogadores, com seus nomes, habilidades, idades e mais. Na pgina Tticas voc poder ver as diferentes formaes que se pode usar nas partidas. A direita, voc poder configurar a mentalidade e estilo de jogo da ttica, como tambm escolher o capito e o batedor de faltas. As tticas tem muita influncia na sua equipe e no comportamento da mesma em relao ao adversrio. Quando j estiver realizado sua formao, v na pginas equipes salvas e clique em para inserir um jogador especfico na sua formao. Escale seu time todo. - Aps selecionar os seus jogadores titulares e reservas volta a pgina tticas para escolher o: - Capito Seu capito deve ser preferivelmente um jogador com personalidade de lder, profissionalismo alto (uma habilidade oculta), uma agressividade relativamente baixa e experincia. Na minha opinio a experincia deve ser levada em considerao em primeiro lugar (se ganha experincia jogando mais partidas e tambm partidas pela seleo).

- Bola parada Seu cobrador de bolas paradas deve ser o jogador entre os titulares com maior bola parada. - Estilo de jogo Por experincia prpria na seleo em que sou tcnico, posso dizer que o estilo se adequa dependendo das habilidades dos seus jogadores. Habilidades para cada estilo: - Balanceado Quando se usa um estilo de ataque balanceado, seus jogadores usaro de tudo que sabe para criar oportunidades de gol. Este estilo particularmente efetivo se seus jogadores tm pontos fortes e fracos. - Pelo meio Caso escolha o modo de ataque pelo meio seus jogadores tentaro mandar a bola para seus atacantes correrem mais rpidos que podem. Os zagueiros e meiocampistas devem ter habilidades altas em passe e velocidade. - Pelas laterais Escolhendo o ataque pelas laterais, seus laterais e pontas pressionaro e tentaro fazer cruzamentos para a rea. Este estilo de jogo timo se voc tiver em mos laterais rpidos e com boas habilidades de passe. - Passes Curtos Os passes curtos consistem em tocar a bola vrias vezes chamando o adversrio, e surpreendendo-os quando eles menos esperam, realizando passes que do aos seus atacantes todo espao e tempo que necessitam para chutar. Todos seus jogadores, especialmente atacantes e meias, devem ter boas habilidades em passe e trabalho em equipe. - Bolas longas Um verdadeiro clssico. Lanar a bola em direo a rea adversria e rezar para que o melhor acontea! Seus meias e zagueiros devem ter bom passes e cruzamento. - Bolas em profundidade Seu ataque deve ser forte e rpido, assim ganhando na velocidade dos oponetes e criando grandes chances para gols. - Como utilizo as formaes salvas? Depois de fazer sua formao e escalao e queira salva-las pois v em Equipe > Escalaes salvas e ter espao para fazer 3 formaes. Escolha qualquer espao e clique Salvar, logo ponha um nome na ttica e salve. Assim mesmo com os 2 outros espaos, voc pode utilizar para time de juniores, ou time reserva, fica a seu critrio. Quando quiser trocar a formao (por exemplo o slot 1 para o 2), basta clicar em Abrir na que voc deseja que seja utilizada na prxima partida.

- O que fazer com o dinheiro? O melhor seria aumentar o nvel do treinamento (incluindo desenvolvimento de juniores) e das suas instalaes no estdio. Se voc perceber que os jogos do seu estdio esto atingindo pblico quase ou total em relao a capacidade do estdio, aumente. Faa tambm com os recursos de estacionamento e banheiros visto que quanto maior o estdio, mais pblico e mais confortvel eles devero se sentir no seu estdio. Seria bom tambm aumentar alguns recursos em Comidas e Mercadorias. Nota: Analise a faa bem as contas sobre o custo da manuteno. V lento e calmo para que sua economia no seja destruda. - Como contratar treinadores? No menu estdio voc pode encontrar a pgina de Contratar treinadores. Nessa pgina voc encontrar 3 opes para recrutar treinadores. Em 1 semana aparecero interessados em serem contratados pelo seu clube. 1 forma: vem 1 tcnico, paga 20 mil 2 forma: vem 2 tcnicos, paga 50 mil 3 forma: vem 3 tcnicos, paga 100 mil O mais adequado aos novatos, minha sugesto, seria optar pela terceira forma visto que em 1 semana j viria os 3 e voc j poder design-los ao trabalho para que seus jogadores j comecem a treinar de um modo melhor. Visto que este s o comeo j que depois voc contraria tcnicos que se adequam melhor aos seus jogadores. Pode-se ter 5 treinadores, 1 para goleiros e os outros 4 para os outros programas de treinamento. - Como posso fazer um melhor treinamento com o treinador adequado? O primeiro que se deve fazer pensar quais programas voc se basear para treinar sua equipe. H 5 programas, do qual um ser destinado para goleiros, assim deve-se escolher o programa mais adequado para ajudar que melhore as deficincias dos seus goleiros. Para os 4 restantes, uma melhor forma seria dividir o programa para zagueiros, meias e atacantes e um programa para treinamento fsico para os jogadores que carecem de habilidades fsicas. Agora designe cada treinador para determinado programa, de acordo com a proposta do programa. Os treinadores tero 6 habilidades, so elas: motivao, fsica, goleiro, defensores, meias, atacantes. Obviamente aonde o treinador tiver maior habilidade, a rea que maior represente suas habilidades. - Nota: Bom esta nota minha opinio. melhor contratar treinadores com alta habilidades em motivao e tambm Fsica, para que assim d aos seus jogadores um plus. - Dvidas com os juniores?

Ao tirar algum junior, aparer o valor do salrio e o custo para o tirar(que igual para todos), aparecer tambm um relatrio sobre o junior, e l voc encontrar um nmero entre parntesis. Esse nmero a avaliao do junior de acordo com os olheiros do desenvolvimento de juniores. Algumas observaes sobre os juniores: -O relatrio se refere apenas ao nvel atual do junior, resta saber se o jogador poder alcanar nveis maiores mais rapidamente. Essa questo depende do: -Intensidade de treinamento. Pode-se definir pela intensidade de treino o talento do jogador + o nvel do treinamento + o nvel do treinador. Voc pode conferir o grfico da intensidade do treinamento aps os treinos. < info + detalhada sobre investimento juvenil p.f. leiam o manual do acadmica de coimbra > < http://trophymanager.com/forum.php?topic=show&show=584513 > - Posio Favorita (PF): A posio favorita a posio na qual o jogador se adapta melhor, mas voc pode utilizar o jogador em qualquer outro lugar que quiseres, mas sua adaptabilidade decidir o quo bem o jogador se adaptar a nova posio. uma habilidade oculta e que pode variar entre 0% a 40% de perda de rendimento em cada habilidade. - Estdio O pblico nos estdios dependem de vrios fatores como: - Resultados: Quanto mais partidas ganhar, mais obter torcedores e gerando assim maior pblico. - Torcedores: Voc ganha mais torcedores com seu time ganhando fora de casa do que em casa (visto a dificuldade), mas se voc perde em casa perder mais torcedores do que quando perde fora. - Clima: O fator climtico tambm tem certa influncia, j que quando chova ou neva menos espectadores freqentaro o estdio do que quando est nublado, por exemplo. - Abreviaes U: Atual campeo da Copa R: Rebaixado da diviso anterior a esta em que est agora C: Campeo da primeira diviso P: Promovido da diviso anterior a esta em que est agora 2- Feito originalmente por: Springfield Isotopes Traduzida e adaptada por: Xarepe

Voc no entende as abreviaes usadas? NC = National Coach = Tcnico da seleo NT = National Team = Seleo Nacional PM = Private Message = Mensagem Privada (pode ser no forum ou no jogo) TG = Training Grounds = Capo de treinamentos TI = Training Intensity = Intensidade do treino (grfico disponvel no perfil de cada jogador) YD = Youth Development = Desenvolvimento dos juniores - Voc quer mudar o nome do seu time? Isso no possvel no momento. Talvez seja implementado algum dia... Seu jogador no parece estar se recuperando de sua leso? Quando um jogador se machuca por 5, esse nmero significa jogos da liga, no apenas jogos, ou dias ou semanas. Um jogador no vai se recuperar mais rpido se tiver algum jogo no meio da semana. O TM escolheu mostrar desse jeito porque o jogador se atualiza da contuso 3 vezes por semana, ao invs de uma vez todo dia, e tambm porque +5 mais claro que +1,66 (por exemplo). - O que ASI? A sigla do ASI significa Arbitrary Skill Index e um valor baseado na soma das habilidades dos jogadores. Quanto maiores suas habilidades, maior seu ASI. Isso no significa automaticamente que um jogador A com ASI 10,000 seja melhor que um jogador B com ASI 8,000. Em exemplo, se os dois forem DC com mesma idade e com outras habilidades iguais, mas o A tem desarme 10, marcao 10, finalizao 15 e bolas longas 15, e o B desarme 15, marcao 15, finalizao e bolas longas 5, eu com certeza optaria pelo jogador B. Ento ASI no diz realmente qual o melhor jogador. Voc jogou uma partida em casa mas a receita no veio? Provavelmente voc deve achar que o dinheiro da receita dos jogos vem logo aps as partidas, mas no. Semanalmente, de quarta pra quinta, a economia atualizada. Ento o dinheiro s aparece a partir deste dia na pgina da economia, a receita dos jogos adicionada na coluna ltima semana. Quando os jogadores fazem aniversrio? Toda segunda-feira os jogadores aumentam um ms de idade. J que so 12 semanas uma temporada no Trophy, os jogadores ficam 1 ano mais velho aps cada temporada. Porque sua partida ainda no foi realizada? O simulador de partidas deve passar no mundo todo. Portanto, quando se atrasa em um pas, conseqentemente esse atraso vai afetar o horrio de partida no Brasil sem contar que demora um pouco at a partida ser simulada (questes de poucos minutos). As partidas no Brasil so realizadas as 23.00 Horrio europeu (19:00 horrio de Braslia ) No consigo mudar o uniforme do meu time?

Tente diferenciar mais a cor do uniforme oficial para o uniforme reserva. No aparece nada na barra dos submenus? Tente atualizar sua verso do Flash Player. Voc pode clicar aqui. Estou procurando programas para me ajudarem na escalao do time? Clique neste tpico para saber mais sobre os programas de ajuda para o Trophy Manager em excel. Quais so os efeitos dos jogos amistosos? Voc no vai receber nenhum dinheiro dos amistosos, nem dos torcedores nem de mercadores ou C&B. Seus jogadores no recebero rotina jogando amistosos. Eles no treinaro melhor. Por outro lado, voc no ter nenhum jogador machucado ou suspenso nos jogos amistosos. Amistosos, atualmente, so apenas um caminho para voc experimentar tticas e jogadores. Voc quer mudar o nmero da camisa do jogador? V para o perfil do jogador clicando em seu nome. Agora clique no nmero ao lado de sua foto. 3- Feito por: FC Babon Traduo e adaptao: Xarepe I. Comeo Quando voc receber seu time, voc deve ler o manual grande. Te ajudar muito a evitar que grandes erros sejam cometidos. Aps isso voc dever tirar sua licena FITA, que lhe render cerca de .10 milhes, para conseguir essa licena, voc dever saber algumas regras importantes. II. O estdio Eu aconselho voc a aumentar seu estdio em 1000 ou 1500 lugares no incio, pois assim que seu estdio lotar completamente, muito importante o aumento. O aumento do estdio caro, mas recompensa a mdio/longo prazo. necessrio que o aumento seja de acordo com o seu nmero de torcedores, o nmero de espectadores que vo aos jogos em casa so de aproximadamente 2.1 x seu nmero de torcedores (alguns outros dizem que 2x seu nmero de torcedores + nmero de torcedores adversrio, mas essa primeira frmula me pareceu mais correta por experincia prpia). No aumente nenhuma parte do seu estdio antes de olhar para o preo/nmero de lugares (tem alguns lugares mais caros). III. Desenvolvimento de juniores/Campo de treinamento Esses dois recursos so um pouco caro para manter, mas so importantes se voc quiser obter jogadores longo prazo ( se levam muitas temporada para que um jogador jovem alcance o nvel dos titulares). O DJ(desenvolvimento de juniores) nos nveis 1 a 4 trazem a voc 1 junior por semana, dos nveis 5 ao 7, dois juniores, e dos nveis 8 ao 10, 3 jogadores. Entretanto, na minha opinio, esses 2 recursos no devem exceder o nvel 5 ou 6 pois os custos para manuteno so muito altos e podero acabar com tua economia. Todo sbado voc ganha um

relatrio dos seus olheiros (do DJ) com 1, 2 ou 3 jogadores de acordo com o nvel do seu desenvolvimento de juniores. Cada jogador recebe uma nota (entre 1 e 10). Os custos para recrutamento e salrios so altos(no se esquea que demorar anos para os jogadores terem nvel para jogar no seu time principal!). O campo de treinamento faz seus jogadores ganharem/perderem habilidades (as habilidades aumentam/diminuem toda tera-feira). Voc precisara de treinadores, para contratar ter que fazer uma oferta na pgina de recrutar treinadores (eu aconselho a oferta mais cara, assim voc ter bons tcnicos para recrutar). Cada regime de treinamento precisa de um tcnico (eu prefiro ter 4 treinadores, e 1 para goleiros). Se voc optar por no desenvolver o DJ, voc pode desenvolver seu campo de treinamento e comprar jovens ( voc ter menos despesas com manuteno). IV. Centro Mdico e Mdico/fisico Esses recursos so muito caros e reduzem a durao de contuso do(s) jogador(es) contundidos, mas eu no estou realmente convencido de seus efeitos. Eu acho que no seja to importante para que seja aumentado ao um nvel maior que 2. V. Recursos VIP Apesar desse recurso ser apresentado como muito importante no TM, sua ultilidade discutida, por que o aumento observado do valor pago pelos patrocinadores toda semana pequeno, ento pode ser que os recursos VIP valham mais a pena a longo prazo...Meu recurso VIP est no nvel 2. Penso que esse nvel suficiente atualmente. VI. Restaurante, fast-food e barraca de salsichas. Esses 3 recursos no so muito rentveis na minha opnio (eles me rendem 100 mil por semana com 2 jogos em casa..). Entretanto, necessrio prestar ateno se eles no esto desproporcionais ao tamanho do seu estdio. VII. Loja de Artigos e Banca de Lembranas Na minha opnio essas instalaes so consideravelmente rentveis e valem a pena serem aumentas, com um limite correspondente ao tamanho do seu estdio (por exemplo, nvel 2 acomoda 8000 torcedores, nvel 3, 18000). VIII. Compra/dispensa de jogadores O time que voc pega no incio contm bons jogadores (freqentemente velhos), ou at mesmos alguns jovens piores. Quando eu peguei meu time, vendi bons jogadores de 31 e 32 anos para fazer dinheiro me permitir comprar bons jogadores um pouco mais jovens.Voc pode ter apenas 5 estrangeiros nos onze que entram em campo. Eu tambm recomendo que voc observe a intensidade de treino dos seus jogadores, especialmente dos jovens. Se um jogador novo tiver uma intensidade de treino (TI) baixa, melhor vender/demitir o jogador. Nas compras, tente obter jogadores decentes pra cada posio e pra ttica que voc escolher. importante ter substitutos a altura, que podem ser algumas vezes usados para variaes tticas (se sua ttica no funcionou como o esperado, e certamente no encaixou com seus jogadores, ento voc deve tentar outra ttica, e conduzir testes nos amistosos).

4- Feito por: Great Arsenal Yarn Traduzido por: Xarepe Quais habilidades vo com cada posio? Seus jogadores tm vrias habilidades no Trophy Manager. Isso pode fazer com que dificulte a escolha dos seus jogadores que entraro em campo e tticas. Esse artculo foca em te ajudar a entender quais habilidades so mais relevantes para goleiros, zagueiros, meias e atacantes. Como escolher seus goleiros Quando voc est para escolher seu goleiro no TM, voc deve inicialmente focar em duas habilidades: pegadas e reflexos. Aps considerer essas duas habilidades chave, voc dever optar por pulo, habilidade area e mano-a-mano. Como escolher seus zagueiros Marcao e desarme so as habilidades chave para zagueiros no TM. Procurar por jogadores com uma boa habilidade de cabeceamento bom tambm. Como escolher seus meias Meias centrais precisam de trabalho em equipe, posicionamento, passe e tcnica. Meias defensivos so precisar de boas habilidades defensivas e meias ofensivos vo precisar de boas habilidades ofensivas somadas as de meia. Como escolher seus alas Seus alas precisam das mesmas habilidades que seus meias centrais. Em adio eles precisaro de tcnica, cruzamento e agilidade para deixar pra trs seus oponentes e mandar alguns cruzamentos na rea. :D Como escolher seus atacantes Atacantes so feitos para marcar gols. Em ordem para eles poderem simplesmente marcar gols, eles precisam de finalizao, chute longo e cabeceio. A importncia de um bom fsico! Todos os jogadores podem usar de um bom fsico. Fora especialmente importante quando jogadores esto cabeceando, enquanto agilidade particularmente importante para alas, atacantes e zagueiros. Meias precisam de resistncia, mas isso importante para a maioria dos jogadores. A ltima palavra O guia acima apenas um referencial para sua escalao no TM. Voc aos poucos vai aprender que todos seus jogadores vo usar a maioria de suas habilidades em algum ponto da partida. Conseqentemente todas as habilidades devem ser levadas em considerao antes de voc escalar seu time. 5- Nveis de Potencial dos Juniores por http://www.trophymanager.info traduzido por S. E. Parmera (04/11/2008)

Quanto o mximo de ASI que um jogador pode obter tendo determinado potencial? Aps observar um jogador com a ajuda de um olheiro, e conhecer o potencial dele, utilize a lista abaixo para ter uma idia de at onde ele poder chegar em ASI, se bem treinado, claro. Pot (nome) ASI Mdio 9* (passvel) 1000 -> 1250 10* (slido) 1250 -> 1600 11* (muito slido) 1600 -> 2500 12* (promissor) 2500 -> 3500 13* (muito promissor) 3500 -> 6500 14* (bom) 6500 -> 10,000 15* (muito bom) 10,000 -> 15,000 16* (imenso) 15,000 -> 20.000 17* (formidvel) 20,000 -> 30,000 18* (incrvel) 30,000 -> 50,000 19* (estrela) 50,000 -> 75,000 20* (nico) 75,000 -> 300,000 Pela lista pode-se observar que jogadores com potencial abaixo de 9*, mesmo bem treinados, so extremamente limitados em seu desenvolvimento.

Jovens e investimento juvenil


Se os FT's acharem relevante que coloquem este tpico em "Sticky" HOW TO: Jovens e Investimento Juvenil - SURVIVAL GUIDE by Acadmica de Coimbra Vou dividir este guia em 5 Fases: Financeira, Promoo, Evoluo, Treino e Manipulao de TI. 1) Investimento Financeiro - Para desmistificar um pouco este campo, vou ento aconselhar a nunca gastarem mais na Academia e Campos de Treinos do que os vossos patrocnios e a Loja do clube vos do semanalmente. - Devem subir os nveis os nveis gradualmente e manter a Actualizao semanal Positiva incluindo todas as despesas. - Isso permitevos ter os Investimentos pagos e ainda ficar com a receita dos jogos para melhorarem a equipa. - Esta situao apenas dever ser revista, quando j tenham uma boa capacidade financeira resultante dos jogos (por exemplo + 6M de receitas por cada jogo em

casa) e tenham um suporte de scios muito bom. ----------------------------------------------------------------------------2) Promoo da Academia - Devem ter cuidado com as promoes e estabelecer com alguma cautela as promoes, por exemplo jogadores com nota 10. - Principalmente nos nveis mais baixos da academia, em que os scouts se enganam com mais margem se deve seguir um politica de nota alto. - No promover tudo o que aparea na academia e porqu? ---> Promoo 200,000 ---> Salrio 30,000/semana (360,000 /ano) Portanto estar a criar um puto que no tenha potencial para vend-lo aos 18 anos, e se ele tiver, 16 anos no inicio um investimento de 840,000 em 2 seasons sem retorno. ----------------------------------------------------------------------------3) Evoluo dos Jovens Os jovens tem 1 periodo de bloom na sua vida, que pode acontecer at aos 24 anos em teoria, e depois tem o que se chama o base TI. Algumas consideraes: - O que o TI? R: Intensidade de Treino - O que o Bloom? R: Perodo de 3 Seasons em que o jogador "est em exploso" e a aumentar as suas skills de forma mais rpida - Como sei se o jogador est no bloom? R: Normalmente se o jogador est acima de 10TI est em bloom... TI de 5/6 significa que ainda no est ou que j acabou. - O Que o Base TI? R: a quantidade de pontos de treino que o jogador tem restantes depois de acabar e antes de comear o Bloom. - Quantos tipos de bloom existem? R: o 90-10 e o 60-40, mas o primeiro o mais comum. (90% do desenvolvimento feito no perodo do bloom, 10% no restante perodo de vida do jogador at aos 27). - O meu jogador tem 15 TI. Isso bom?

R: 15 TI significa que em cada treino o jogador sobe 1,5 Skills. Um jogador com 3000 ASi tem mais ou menos 125 Skills. Sendo simples e seguindo o mesmo exemplo dos 15 de TI, ento temos: 15 TI * 12 (bloom 1 ano) = 180 180 * 3 (3 anos de bloom) = 540 Em termos simples este jogador tem um acrscimo de 54 Skills depois de terminado o bloom Nota1: Ateno que ele ir continuar a evoluir mesmo depois de terminar o bloom, mas com um TI muito mais reduzido. Nota2: O TI muda todas as semanas portanto o que coloquei em cima uma projeco que se pode fazer - O que influncia o TI? R: Em seguida na seco Treino ----------------------------------------------------------------------------4) Treino O treino onde podemos ento maximizar o potencial do nosso jogador. O que influncia o TI de um jogador ento? (Potencial de nascena de um jogador 100%) - 40% usado sempre sem qualquer investimento - 30% vm dos Campos de Treinos - 30% vm da capacidade dos treinadores. Exemplo Prtico: Um jogador treina a 20 de TI em tenho Campos de Treino a 5 e tenho 1 treinador mdio a treina-lo qual o o potencial total do meu jogador? - TG a 5 metade da capacidade, portanto 15% est a ser ganho dos 30% possveis - Treinadores vamos considerar a mesma nota de acima. Portanto o Jogador est a ser aproveitado em 70% do seu potencial, o que significa que o seu total potencial 25TI. Algumas consideraes: - Como sei que skills precisam os meus treinadores para 1 determinado tipo de

treino? R: http://trophymanager.com/help.php?show=pers - Que skills treina um determinado tipo de treino? R: http://trophymanager.com/help.php?show=korttrae - Qual a influncia que a minha escolha tem na alocao das Skills? R: 30%, o restante alocado automaticamente pelo TM, tendo em conta as caractersticas individuais. ----------------------------------------------------------------------------5) Como Manipular o TI *NOVO* Cada Skill de um jogador tem um Valor que se situa entre 1-20. O TI adicionado skill acontecendo assim a progresso nessa skill. Como j expliquei acima ns podemos controlar 30% da alocao do TI dos nossos jogadores atravs do treino que escolhemos portanto, se um jogador tiver 20 TI, ns podemos influenciar a alocao de 6 TI. - Agora como se processa o TI e suas alocaes? Antes de mais necessrio entender o TI. Ento assim... o TI gerado tendo por base o talento + o TG e o treinador que est a fazer o treino num determinado jogador. Depois de gerado esse TI(vamos imaginar 20TI) vai ser alocado s skills, atravs de 1 TI de cada vez, da seguinte forma: - para skills at 5 esse TI pode sofrer uma duplicao (20% de hipoteses) - de 1-15 cada ponto de TI e adicionado normalmente aos skills. - at 18 existe uma possibilidade de 50% desse ponto de TI se perder - 19 e 20, existe uma possibilidade de 60% desse ponto de TI se perder. Portanto os 20 TI gerados para esse jogador nunca so 20TI, se bem jogado da vossa parte pode at ser mais, se estiverem desatentos podem desperdiar muito TI. O ideal ir evoluindo o jogador nas vrias vertentes que ns queremos que ele evolua e dar-lhe alguma rotao pelos treinadores que treinam skills que possam ser teis (exemplo: os mdios a treinar remate) Podem colocar as questes que acharem pertinentes que responderei. NOTA: No me perguntem se um determinado jogador bom ou no que isso s vocs como treinadores que podero decidir.

----------------------------------------------------------------------------Xtra - Novas Adies - Como se analisa uma skill em relao ao TI? R: as skills so decimais portanto 10TI = 1 Skill, ou seja 1TI igaul a 0,1 da Skill Apesar de s vermos as skills como nmeros inteiros todas elas esto de decimais na base de dados. - Porqu que o meu TI varia? R: Por 2 Motivos! 1 Devido a caractersticas nativas do jogador como profissionalismo, entre outras. 2 Devido evoluo das skills. * Ver Como Manipular o TI * ----------------------------------------------------------------------------Xtra 2 - Propostas dos users Link para a pgina do manual com o desenvolvimentos dos jogadores jovens: http://trophymanager.com/userguide.php?show=06graph=2 GUIA GERAL by Atalaia F.C. Se os FT's acharem este tpico necessrio coloquem-no como "Announcement" ou "Sticky" Este tpico destina-se a auxiliar todos os users portugueses sobre todas as temticas do TM em geral. Este tutorial foi elaborado com os conhecimentos adquiridos aps 1 ano a jogar TM. Irei dividir este guia em cinco partes: I. Introduo ao jogo II. Equipa III. Geral IV. Infra-estruturas V. Programas e sites de ajuda

I. Introduo ao jogo

Aps recebe a sua equipa aconselho a leitura do OLD Manual http://trophymanager.com/help.php Aps a leitura do manual dever estar preparado para comear a tirar a Licena FITA, convm errar o menor nmero de vezes de forma a poder ganhar mais. A licena FITA render cerca de 10 milhes. Aconselho depois de tirar a licena FITA a visualizar o seu plantel no menu "Equipa" em seguida no sub-menu "Plantel" Depois de ler o manual j ter algumas noes bsicas das capacidades dos jogadores e quais as skills necessrias para cada posio. Em seguida j conseguir ver em que sector que necessita de se reforar. Ateno para no gastar logo todo o dinheiro obtido na licena FITA! Caso queira saber como gerir as suas estruturas dever ler a V parte deste tutorial

II. Equipa Quando recebe a sua equipa recebe 22 jogadores. Depois de visualizar as capacidades de cada jogador dever ter uma ideia de qual ser a tctica em que os seus jogadores melhor se encaixam. Para escolher a tctica poder ir aqui - http://trophymanager.com/tactics.php Caso queira ver as tcticas em flash dever v-las aqui http://trophymanager.com/squad.php?flash Nas tcticas poder escolher a sua mentalidade de jogo e o seu estilo de jogo, como tambm pode ainda escolher o capito e o marcador das bolas paradas. As tcticas tm uma grande utilidade na sua equipa e possuem diferentes reaces quando so confrontadas com a tctica adversria. O capito dever ter uma boa rotina, ser pouco agressivo, ser um bom lder e ter um bom nvel de profissionalismo. Algumas destas caractersticas so ocultas com a ajuda dos olheiros poder ver as caractersticas ocultas de cada jogador. A rotina um dos mais importantes factores para escolher o seu capito, os jogadores ganham experincia a jogar, nos jogos da Taa e da Liga recebem 0.1 pts de experincia e nos jogos das seleces recebem um pouco mais. O marcador das bolas paradas dever ser o jogador com maior skill nas bolas paradas. Relativamente ao estilo de jogo existem diversos estilos de jogos. O estilo de jogo encaixa nas skills dos seus jogadores. Tipos de estilo de jogo:

> Equilibrado Os seus jogadores iro utilizar todos os meios para conseguirem finalizar da melhor maneira. > Directo Os seus jogadores iro colocar a bola o mais rapidamente nos seus avanados. Este estilo funciona se os seu jogadores forem rpidos e tiverem boa habilidades de passe. > Pelas alas As suas jogadas, normalmente, iro ser realizadas pelas alas fazendo com que os alas cruzem a bola para a rea. Necessita de alas rpidos com tcnica e com cruzamentos. > Passes curtos Os passes curtos tm como funo deixarem confusos os seus adversrios e quando eles menos esperarem conseguir arrecadar um contra-ataque e colocar a bola nos seus avanados. Todos os seus jogadores devem ter boa habilidade em passe e devero ter ainda um slido trabalho de equipa. > Passes longos As bolas so colocadas pelo ar para dentro da rea adversria. Os seus mdios e defesas precisam de passe e cruzamento e os seus avanados precisam essencialmente de cabeceamento. > Passes em profundidade Deve ser utilizado quando a defesa adversria tiver pouca velocidade e pouco posicionamento. Os seus atacantes devero ser rpidos e todos os seus jogadores devem ser bons em passe.

III. Geral Vou comear por indicar o significado de algumas abreviaturas do jogo: NC = National Coach = Seleccionador Nacional NT = National Team = Seleco Nacional PM = Private Message = Mensagem Privada TG = Traning Ground = Campos de Treino YD = Youth Academy = Academia TI = Training Intensity = Intensidade do Treino (grfico que pode ver na pgina de cada jogador) MT = Master Teamster = Criador do Jogo GT = Game Teamster = Verifica os casos de batota no jogo FT = Forum Teamster = Moderador AT = Approve Teamster = User que aceita as equipas para cada pas Languague Teamster = Tradutor U = Actual campeo da taa C = Campeo

R = Despromovido P = Promovido JD = Jogos Disputados G = Golos A = Assistncias P = Produtividade (soma dos golos com as assistncias) Des = Desempenho MeC = Melhor em campo Car = Cartes PF = Posio Favorita For = Fora Res = Resistncia Vel = Velocidade Mar = Marcao Des = Desarme TrE = Trabalho de Equipa Pos = Posicionamento Pas = Passe Cru = Cruzamento Tc = Tcnica Cab = Cabeceamento Fin = Finalizao Rml = Remate de Longe GK = Guarda-Redes DR = Defesa Direito DC = Defesa Central DL = Defesa Esquerdo DMR = Mdio Defensivo Direito DMC = Mdio Defensivo Centro DML = Mdio Defensivo Esquerdo MR = Mdio Direito MC = Mdio Centro ML = Mdio Esquerdo OMR = Mdio Ofensivo Direito OMC = Mdio Ofensivo Centro OML = Mdio Ofensivo Esquerdo FC = Avanado O que o ASI? ASI significa Arbitrary Skill Index, o ASI baseado na soma das skills dos jogadores. Quando maior forem as suas skills maior o ASI contudo isso no signifique que um jogador com 10,000 de ASI seja melhor que um jogador com 5,000 de ASI. A capacidade dos jogadores resume-se s skills que o jogador tem para a posio em que joga.

Mudar o nome do clube Actualmente d para mudar o nome do clube mas necessrio pagar 20 dias de PRO Equipas Satlites Uma equipa satlite uma equipa que se inscreve no TM atravs do seu referral. Caso uma equipa satlite adira ao TM PRO a sua equipa recebe 33% dessa compra. Pode ver o seu referral aqui: http://trophymanager.com/tellafriend.php Pode ainda ver as suas equipas satlites atravs deste link: http://trophymanager.com/stats5.php?referral= Apenas tem que adicionar o ID da sua equipa a seguir ao sinal de igual. Transferncias Aps colocar um jogador na lista de transferncias esse jogador ir ficar listado durante 5 dias. O sistema de vendas funciona como leilo, ou seja, a equipa que der mais fica com o jogador. Open Market O Open Market o novo sistema de transferncias e funciona da seguinte maneira. Caso uma equipa esteja interessada num jogador poder fazer uma proposta por ele e caso a equipa desse jogador aceitar a proposta esse mesmo jogador ir para a lista de transferncias. Se uma outra equipa se interessar pelo jogador ter que subir a proposta 10% do que a proposta da equipa inicial. Pode definir os estatutos de cada jogador no pgina dos mesmos. Bola vermelha > jogador indisponvel para transferncia Bola amarela > jogador disponivl para transferncia Bola verde > jogador na lista de transferncia Economia As actualizaes econmicas acontecem todas as quintas-feiras logo no estranhe o facto de no receber logo o dinheiro das receitas dos jogos. Recebe as receitas das assistncias, dos patrocinadores, do marketing, do C&B e das transferncias. Gasta dinheiro nos slarios dos jogadores e dos treinadores, da manuteno das estruturas e das transferncias. Caso o seu saldo fique negativo apenas pode escolher a equipa e a tctica, ou seja, a direco no ir aprovar gastos de dinheiro que no existe.

Jogos Os jogos em Portugal realizam-se s 20:00 (hora TM), ou seja, 19:00 (hora portuguesa). Os amigveis servem somente para experimentar tcticas e jogadores. Os seus jogadores no se lesionam nem ficam suspensos. Equipamentos Para mudar o equipamento deve ir aqui - http://trophymanager.com/ret_troeje.php Caso no esteja a dar para guardar dever fazer com que se diferencie mais o equipamento principal do secundrio. Jogadores Caso deseje comprar um jogador aps ter analisado o seu plantel dever faz-lo aqui http://trophymanager.com/transform.php Actualmente apenas possvel mudar o nmero dos jogadores caso tenha o TM PRO Todas as segundas-feiras os jogadores ficam mais velhos um ms. Cada temporada dura 12 semanas por isso ao fim de uma temporada todos os jogadores ficam 1 ano mais velhos. Quando um jogador se lesiona, por exemplo, por "3", esse nmero significa o nmero de jogos da liga que o jogador vai estar lesionado. Pode diminuir o nmero de jogos caso tenha um bom nvel de Centro Mdico e da Fisioterapia. A posio favorita onde o jogador se adapta melhor mas caso acha que o jogador tenha skills para outra posio, livre de o colocar noutra posio contudo o desempenho do jogador poder no ser o mesmo. Relativamente aos suplentes existem 5. O sub1 o seu GR suplente. O sub2 o seu Defesa suplente. O sub3 o seu Mdio suplente. O sub4 o seu Ala suplente. O sub5 o seu Avanado suplente. Os jniores so promovidos todos os sbados. Para promover os jniores dever ir aqui - http://trophymanager.com/ungdom.php Cada posio tem skills mais relevantes e menos relevantes. Guarda-Redes:

Mais importante: Encaixe e Reflexos. Importante : Velocidade, Fora, Elevao, Jogo areo e Sadas de baliza. Laterais e alas defensivos: Mais importante: Velocidade, Marcao e Desarme Importante: Fora, Cabeceamento, Tcnica,Cruzamento e Passe Defesas centrais: Mais importante: Marcao, Desarme, Cabeceamento e Fora Importante: Tcnica, Passe, Cruzamento e Velocidade Mdios defensivos: Mais importante: Posicionamento, trabalho de equipa, passe, desarme, marcao, fora e cabeceamento Importante: Resistncia, Velocidade, Cruzamento, Tcnica Mdios: Mais importante: Posicionamento, trabalho de equipa, marcao, desarme, passe ou tcnica + cruzamento ou velocidade para ML e MR Importante: Fora, Cabeceamento e Resistncia Mdios Ofensivos: Mais importante: Trabalho de equipa, Posicionamento, Passe, Tcnica, Finalizao, Remates de longe Importante: Cabeceamento e Fora Alas: Mais importante: Tcnica, Velocidade, Cruzamento e Passe Importante: Trabalho de equipa, Posicionamento, Finalizao, Remates de Longe, Cabeceamento, Fora e Resistncia Avanados: Mais importante: Finalizao, Fora, Cabeceamento e Remate de Longe Importante: Velocidade, Resistncia, Trabalho de equipa, Tcnica e Posicionamento Treinos Os treinos realizam-se todas as teras-feiras poder ler mais sobre como aumentar o nvel de treinos no IV captulo do tutorial. Existem 5 tipos de treino mais 1 para os guarda-redes. Os treinos para os jogadores de

campo est divididos em 6 exerccios. Physical que faz parte as skills da fora, resistncia e trabalho de equipa. Defensive que faz parte o desarme e a marcao. Technical que faz parte o passe, as bolas paradas e a tcnica. Winger que faz parte a velocidade e os cruzamentos. Heading que faz parte o posicionamento e o cabeceamento. Attacking que faz parte a finalizao e os remates de longe. Aconselho a distriburem os defesas, os mdios, os alas e os avanados por tipos diferentes. No outro tipo de treino pode optar por treinar as skills fsicas como a velocidade, fora e resistncia se assim o entender. A produtividade de cada treinador depende das suas caractersticas e do nvel dos Campos de Treinos. Staff Existem diferentes habilidades tcnicas: (Fis) que diz respeito preparao fsica, (GR) que diz respeito ao treino de guarda-redes , (Def) que diz respeito ao treino de defesas , (Md) que diz respeito ao treinador de mdios, (Ata) que diz respeito ao treino de avanados e por fim (Mot) que diz respeito motivao. Caso queira contratar o seu staff dever fazer aqui - http://trophymanager.com/staff.php Os treinadores melhoram as suas caractersticas nos treinos. Com treinadores com produtividade mxima (100%) e com os Campos de Treino a nvel 10 o desenvolvimento dos seus jogadores ir ser enorme. Os melhores treinadores so os que recebem mais. Um bom treinador pode ganhar tanto com um jogador que jogue todas as semanas. Relativamente aos olheiros so importantes para a observao dos jogadores e dos jniores. Os olheiros podem indicar algumas caractersticas ocultas dos jogadores como a liderana, o profissionalismo e o desenvolvimento do jogador.

IV. Infra-estruturas Academia e Campos de Treino A aposta no futuro passa pelo investimento da Academia (YD) e dos Campos de Treino (TG). A meu ver so recursos caros mas caso esteja interessado em construir uma equipa a longo-prazo dever investir nestas estruturas.

Com a Academia desde do nvel 1 ao 4 consegue promover 1 jnior por semana. Desde o nvel 5 ao 7 consegue promover 2 jniores por semana por fim desde o nvel 8 ao 10 consegue promover 3 jniores por semana. Quando promove um jogador recebe na pgina da Academia um relatrio do seu olheiro da Academia, o relatrio ser mais detalhado caso tenho o nvel da Academia mais elevado, ou seja, um relatrio no nvel 4 diferente do que no nvel 10 pois o relatrio no nvel 4 menos concreto. O relatrio tem a ver com a actual forma do jogador, a margem de evoluo do jogador depende dos campos de treino, nvel do treino e nvel dos jogadores. Apenas os treinadores que possuem o TM PRO podem visualizar a Intensidade do Treino (IT) dos seus jogadores na pgina de cada jogador onde existe um grfico que nos indica o IT de cada jogador. Ao apostar na Academia estar a construir uma equipa a longo-prazo e ao mesmo tempo est a ajudar a seleco nacional. Ao promover os seus jniores tem um custo de 200,000 mais os 30,000 de salrio semanal pedido por todos os jniores. Por isso ateno se realmente quer ou no apostar na YD Quanto mais alto for o nvel dos TG's e quanto melhor forem os treinadores mais os seus jogadores evoluiro. Cada tipo de treino dever ter um treinador. Se optar por no apostar nas duas estruturas poder apostar somente numa que pode ser os Campos de Treino comprando jogadores e em seguida treinando-os. O custo de manuteno fica bem mais barato. Estdio Antes de aumentar/melhorar cada estrutura dever ter em conta a manuteno dessa estrutura e se o seu saldo aps o aumento/melhoramento dessa estrutura ficar positivo. O pblico no estdio depende de vrios factores, entre os quais: > Resultados: Quanto mais partidas ganhar, mais adeptos ir ganhar e ir gerar assim maior pblico. > Adeptos: Ganha mais adeptos com a sua equipa ao ganhar fora de casa do que em casa (devido dificuldade), mas se perdee em casa perder mais apoiantes do que quando perde fora. > Factor climtico: O factor climtico tambm tem certa influncia, j que quando chove ou neva existem menos espectadores no estdio do que quando um dia de sol, por exemplo.

Caso veja que o seu estdio ultimamente tem enchido dever pensar seriamente em aumentar a lotao. O aumento do estdio fica caro mas recompensa mais tarde. O seu estdio dever ter capacidade para o dobro dos seus adeptos mais metade dos adeptos adversrios. Instalaes VIP As Instalaes VIP tm um grande papel no contacto entre a sua equipa e os seus patrocinadores pois os patrocinadores devero se sentir confortveis quando visitam o seu estdio. Restaurante, fast-food e bifanas e coiratos Podem trazer os seus lucros mas a verdade que os lucros no so assim tantos em comparao com as despeas. Ter que ter em ateno desproporcionalidade destas 3 estruturas com o tamanho do seu estdio. Loja do clube e stand de vendas Vale a pena investir nestas estruturas de forma a que possa ganhar algumas receitas. Dever aumentar o nvel estas estruturas consoante o tamanho do seu estdio. Centro mdico e fisioterapia So recursos caros contudo vale a pena investir pois reduzem a durao das leses. Estacionamento e Casas-de-banho Faz com que mais pblico v ao seu estdio ver os seus jogos logo ganha mais dinheiro com as receitas. Relvado Todas as estruturas pertencentes ao relvado devero ser melhoradas menos a cobertura do estdio devido ao elevado preo e aos poucos efeitos. As outras estruturas so as seguintes: Aquecimento - previne leses Drenagem - preveni leses Holofotes - s compensa a partir do nvel 2 se estiver em competies europeias Cobertura do relvado - previne leses Sistema de rega - previne leses e melhora o estado da relva

V. Programas e sites de ajuda Existem alguns programas e sites de ajuda que em seguida irei indic-los:

Programas Tremax - http://www.box.net/shared/sx9uupxdv5 TM_manager_tool - http://www.sendspace.com/file/2tyg7y TM Recorder - http://digilander.libero.it/TmRec/ TrophyMaster - http://www.trophymanager.info/toolsEN.htm Sites TM Faq -http://www.tmfaq.com Guide TM - http://guidetm.free.fr/en/

http://trophymanager.com/manual_show.php?page=help_index O link acima do manual do jogo tem tudo explicado!

You might also like