You are on page 1of 25

Interacionismo simblico

Abertura

No Dicionrio do Pensamento Social no Sculo XX (p. 393), Outhwait e Bottomore assim definem Interacionismo Simblico:

Ramo da sociologia norte-americana, o interacionismo simblico um produto da Escola de Chicago.

Realiza oposio terica ao Funcionalismo de Parsons. Nos anos de 1960, o Interacionismo ressurge na academia em interlocuo com a Fenomenologia.

A expresso interao simblica foi cunhada por Herbert Blumer, em 1938 (JOAS, 1999). Indicava que a interao ocorre em trocas de significaes. Indica nfase terica nos processos de interao social (ao social orientada reciprocamente). Ao pensar as interaes, d centralidade a seu carter simbolicamente mediado. Fundamental: pensar os significados que atribuem os sujeitos individuais e coletivos s suas aes/interaes.

Situao terica

O interacionismo simblico uma correntes acionalistas em Sociologia.

das

A abordagem acionalista em sociologia no recente e, do meu ponto de vista, tem seu clssico em Max Weber. O incio do sculo XX j discute as relaes entre sujeitos (dimenso psicolgica ou sociolgica), suas aes (dimenso interativa ou relacional) e a natureza da ordem ou estrutura social em que se inserem essas relaes (dimenso simblica) (LUZ, 1993, p. 41).

A questo do estatuto terico das aes e das interaes de sujeitos individuais ou coletivos na determinao do objeto das Cincias Sociais no nova (LUZ, 1993, p. 42).

Orientao epistemolgica

Considera, em seus mtodos de investigao, a intersubjetividade na prtica da pesquisa, as anlises qualitativas, sem pretenses generalidade e neutralidade. Suas hipteses e teorias so sempre reformulveis, pois so provisrias, tais como as interaes humanas. No hierarquiza o conhecimento cientfico em relao ao senso comum (LUZ, 1993, p. 46).

No existe, neste sentido, uma verdade sociolgica, na medida em que no existe uma realidade social (LUZ, 1993, p. 46). A sociologia uma prtica como outras prticas.

Interacionismo e Escola de Chicago

O interacionismo simblico visto como a continuao de certas partes do pensamento e obra do heterogneo grupo interdisciplinar de tericos, pesquisadores e reformadores sociais da Universidade de Chicago [...] (JOAS, 1999, p. 131).

Precursores e influncias

SOCIOLOGIA IMPRESSIONISTA DE SIMMEL Sociedade produzida nas interaes sociais, entre crculos sociais. PRAGMATISMO SOCIAL DE JOHN DEWEY O Pragmatismo uma filosofia da ao. Seu conceito de ao objetivou superar os dualismos cartesianos. A realidade produzida pela ao dos indivduos. Entend-la, portanto, entender a conduta pormenorizada dos sujeitos.

GEORGE HERBERT MEAD (1863-1931) Filsofo pragmtico com relevante contribuio Psicologia Social. Ministrou um curso por 30 anos na Universidade de Chicago, cujos resultados foram publicados no livro Mente, self e sociedade. Mead visa compreender os modos de individuao. S existe um senso de EU, se existir um senso de NS.

A pessoa (self) o produto do que ela faz na sociedade (papis, funes, atividades, etc.). Construmos nossa identidade a partir de referncias simblicas, um Outro significativo. Desde a infncia, precisamos deste Outro significativo. Na razo em que generalizamos os comportamentos aprendidos, passa a existir um Outro generalizado. Ento, o processo relacional. de individuao

Para Mead, a formao da mente acontece quando o indivduo consegue tomar a si mesmo como objeto de reflexo.

Eu Mim (self) Outro Generalizado

A sociedade, neste sentido, faz-se o mecanismo que nos permite conviver com o outro.

Para Mead, a Sociologia estuda a conscincia, a ao e a interao. Mente e Self se originam no processo social. Self a capacidade de tornar-se objeto de seu prprio pensamento (sujeito reflexivo). Pensamento um ato social.

Self diz respeito a construo das identidades, possuindo duas dimenses: objetiva e subjetiva:

EU (JE) subjetivo, ativo, pois iniciador da ao MIM (MOI) objetivo, a parte do eu percebida pelos outros

Mead desenvolveu as condies da possibilidade de auto-reflexividade a partir de uma teoria das origens da comunicao e sociabilidade especificamente humanas (JOAS, 1999, p. 139).

A proposta terica do interacionismo simblico

Na clssica disputa terica ao social X ordem (ou estrutura) social, pode-se afirmar sem medo que o interacionismo simblico situou-se, desde seus primrdios, nos anos 30 e 40, com autores como Schutz e Blumer, na perspectiva acionalista (LUZ, 1993, p. 44). Dos anos 60 aos 80, em que se destacam autores como Goffman e Garfinkel, essa tendncia se confirma e se precisa em termos de micro-sociologia (LUZ, 1993, p. 44).

Nessa perspectiva, no apenas se privilegiam as aes dos indivduos como objeto de discurso e de investigao, mas tambm se atribui ordem social uma contingncia e uma relatividade quase radicais (LUZ, 1993, p. 45). Para o interacionismo existe, objetivamente, uma ordem social que fornece regras e normas para as aes dos sujeitos, embora ela esteja constantemente em processo de construo (ou desconstruo), atravs da negociao de significados, de sanes, de hierarquias e das prprias normas (idem, p. 45).

A ordem social negociada. O fundamental nessa ordem, objetiva, embora provisria, so os significados que atribuem os sujeitos individuais e coletivos s suas aes interaes, isto , s aes do(s) outro(s) sobre si mesmo e sobre outrem (LUZ, 1993, p. 45).

H, no entanto, uma grande diferena, alm da questo da abrangncia: o redimensionamento do papel do conflito e do exerccio do poder nas aes e nas interaes sociais. verdade que o conflito e as negociaes no tm funo transformadora nas relaes sociais, mas de qualquer forma determinam a provisoriedade e a instabilidade da ordem social (LUZ, 1993, p. 47).

Na abordagem interacionista deve predominar a anlise dinmica das relaes e padres interativos, diferentemente das abordagens funcional e estruturalistas, que abordam aspectos estticos e invariveis das relaes e padres de relaes sociais (LUZ, 1993, p. 48).

Principais argumentos do Interacionismo Simblico (cf. Gadea, 2008)


1 . Importncia na capacidade do ator para interpretar o mundo social. 2. Ator e mundo so processos dinmicos.

3 . Sociedade.

A. No uma estrutura ou organizao, seno as aes das pessoas que tomam lugar em situaes. construda pelas pessoas interpretando situaes. B. O meio da ao humana e da interao , necessariamente, um meio definido simbolicamente (...). Em sntese, as pessoas atuam com referncia a um outro em termos dos smbolos desenvolvidos atravs da interao, e elas atuam atravs da comunicao desses smbolos. A sociedade um nome dado resumidamente para tal interao. C. A vida social visualizada como um processo dinmico. A sociedade no existe de uma forma substantiva. continuamente criada e recriada na medida em que as pessoas atuam com referncia a um outro. A sociedade e a pessoa esto juntas no processo social.

4 . Smbolo: Enquanto os signos representam algo por si mesmo (a gua para a pessoa que tem sede), os smbolos so objetos sociais que se usam para representar (ocupar o lugar de). As pessoas utilizam smbolos para comunicar certo modo de vida.

5. Interao
A. O ser humano age com relao s coisas na base dos sentidos que elas tm para ele. B. O sentido destas coisas surge da interao social que algum estabelece com seus companheiros. C. Estes sentidos so manipulados e modificados atravs de um processo interpretativo usado pela pessoa ao tratar as coisas que ela encontra. Na medida que o significado derivado do processo interpessoal implica que a realidade definida por meio desse processo, mais do que independentemente dele.

6. Contribuies de Mead (Mente, Self e Sociedade) Mead argumenta que os significados dos smbolos no so universais e objetivos. Assim, os significados so individuais e subjetivos no sentido de que o receptor quem os atribui aos smbolos de acordo com o modo em que os interpreta.

Referncias:
GADEA, C. Teorias sociais contemporneas. Anotaes de aula. PPG Cincias Sociais, Unisinos, 2008. JOAS, H. Interacionismo simblico. In: GIDDENS, A.; TURNER, J. (Orgs.) Teoria Social Hoje. So Paulo: Unesp, 1999. LUZ, M. O interacionismo simblico: breve exposio de uma corrente acionalista em cincias sociais. In: CARVALHO, M. C. B. (Org.) Teorias da Ao em Debate. So Paulo: Cortez, 1993. MEAD, G. H. Espiritu, persona y sociedad. Buenos Aires: Paids, 1982.

You might also like