You are on page 1of 8

Prova de Portugus Adultos 3 Simulado

Nome:___________________________________________________ TEXTO 1:
Sheila Lobato
Os seres humanos no so as nicas criaturas que se interessam por seus semelhantes para, digamos, explorar seus corpos. Tirar um cravo, apertar uma espinha, procurar um pelinho encravado, contar as dobras da orelha, dar um aperto no joelho para ver a perna do indivduo saltar longe. Quem no fez ou no faz isso no seu namorado ou namorada, marido ou mulher, irmo ou irm? Pois , os macacos fazem a mesma coisa. E so eles os culpados. Herdamos tudo isso de nossos ancestrais chimpanzs, capazes de ficar horas futucando uns e outros, catando pulgas, piolhos, procurando coisas onde no existem. A razo para tanta atividade exploratria, tanto no homem como no chimpanz, simplesmente a curiosidade. Somos curiosos em relao ao nosso corpo, aos outros e ao mundo. Queremos saber como as coisas funcionam, e para isso meninos quebram brinquedos, meninas desmembram bonecas, adultos descobrem o Novo Mundo. Esse no um trao exclusivo dos humanos nem dos chimpanzs, entre os animais. H felinos e caninos quase to curiosos quanto eles. Mas nos humanos e chimpanzs a curiosidade evoluiu. Entre ns, um pouco mais: est na base da cincia, da tecnologia, da filosofia, das grandes descobertas. Sem ela, a humanidade no andaria o que andou: todo avano, toda inveno, toda especulao filosfica tem a curiosidade como seu primeiro motor. Entre ns, a curiosidade ganhou status de instrumento do saber, uma ferramenta que aprendemos a disciplinar, organizar e focar. um dom que nasce conosco, como a viso, a audio e os outros sentidos. Mas, enquanto esses no precisam ser "trabalhados", a curiosidade se educa, desenvolve, orienta e dirige. Eis a nosso sexto sentido. (Revista Planeta, abril de 2009) Nas questes de 1 a 10, assinale a NICA alternativa correta. 1 De acordo com o texto, o despertar da curiosidade humana (a) tem origem nos chimpanzs. (b) causa reaes de ansiedade como, por exemplo, apertar uma espinha ou contar as dobras da orelha. (c) deve-se evoluo da cincia, da tecnologia e da filosofia. (d) ocorre com a descoberta do Novo Mundo. 2 O pronome eles (linha 5) refere-se a (a) macacos (linha 5). (b) seres humanos (linha 1). (c) semelhantes (linha 1). (d) culpados (linha 5). 3 Em catando pulgas (linha 7) o verbo catar tem o mesmo sentido que (a) procurar. (b) eliminar. (c) deixar. (d) passar. 4 Na linha 12, o termo bonecas refere-se a um (a) brinquedo. (b) bon. (c) mapa. (d) desenho. 5 A palavra trao (linha 12) tem o mesmo significado que (a) caracterstica. (b) rabisco. (c) esboo. (d) figura. 6 Quanto ao nvel de curiosidade, correto afirmar que os (a) macacos so menos curiosos do que os humanos e mais do que os felinos e caninos. (b) humanos e os macacos so to curiosos quanto os felinos e caninos. (c) felinos e caninos so mais curiosos do que os macacos. (d) chimpanzs so os macacos mais curiosos. 7 De acordo com o texto, a curiosidade (a) um recurso que pode ser desenvolvido e aprimorado. (b) um dom que no precisa ser constantemente aperfeioado. (c) uma riqueza inerente aos macacos.

(d) uma ferramenta prpria dos seres humanos. 8 O Mas (linha 20) poderia ser substitudo, sem alterar o sentido do texto, por (a) No entanto. (b) Pois. (c) E. (d) Porque. 9 De acordo com o texto, os macacos so animais (a) que possuem comportamento semelhante ao dos humanos. (b) com caractersticas fsicas e psicolgicas muito distantes de seus ancestrais.

(c) agressivos, visto que em funo do contato constante com o corpo muitas vezes se machucam. (d) de pouca personalidade, pois imitam uns aos outros. 10 Segundo o texto, 'ter sexto sentido' significa (a) ser curioso. (b) desconhecer a existncia dos outros cinco sentidos. (c ) trabalhar mais com o tato. (d) adquiri-lo ao longo da vida.

TEXTO 2

LENIS MARANHENSES: TUDO TRANSITRIO Edu Petta


H duas semanas exatamente, s havia areia nas morrarias. E vento. A levar de gro em gro, uma duna pra c, outra pra l, esculpindo desenhos, cavando, enterrando, qualquer coisa que houvesse no caminho: ossadas de jegue, de bode, de boi. Coisas que ousam andar por este deserto e que no gente. A gente anda tambm. Sob o sol escaldante, vai ao mar buscar peixe, camaro e depois volta para os vilarejos, onde as lagoas perenes garantem a gua boa de beber, de banhar, onde cresce um caju, uma manga, um coco, uma sombra para o povo montar casa, roa, acender fogo a lenha, criar as crianas, que correm sem fronteira nem porteira porque nessa terra de areia no h muito o que possuir. Tudo transitrio. Tanto que h duas semanas s existia areia nessas morrarias, mas agora tem gua nas lagoas do caminho. gua ora pintada de azul, ora de verde. que abril chegou e com ele as chuvas fortes. A vida desabrocha, enche as lagoas e at peixe que passa o ano enterrado debaixo da terra sai nadando nessa gua to quentinha que no d nem vontade de sair de dentro. A gente fica boiando, olhando o cu, contando as nuvens branquinhas. E o pessoal que vem de fora pe nome de lagoa Tropical, lagoa Azul, lagoa Bonita. Vai ver so bonitas mesmo. E por causa disso resolveram proteger. Criaram o Parque Nacional dos Lenis Maranhenses. Lenis! Foi o que enxergaram os tcnicos da Petrobrs na dcada de 1970, quando ficavam voando de avio, a procura de petrleo. As mquinas deles j foram engolidas pela areia tambm. Aqui nesse trecho do Maranho assim: o mar l longe no vai-e-volta das enormes mars, e as areias tomando conta da costa, da gente, dos poros. Agora vm muitos turistas para c. Chegam todos em Barreirinhas pelo asfalto desde So Lus e saem pelo rio Preguias para conhecer: Atins, Cabur, Rio Novo, Santo Amaro, Mandacaru. O povo da areia caminha faz tempo nestas quebradas. Est acostumado. Quando o ventosopra, a mente vira lagoa, espelho. Apanha poeira enquanto reflete. (Revista Vida Simples, maro de 2009) Nas questes de 11 a 19, assinale a NICA alternativa correta. 11 Analise as proposies que seguem. I O vento esculpe desenhos, cavando e enterrando ossadas de animais da regio. II Os moradores dos Lenis Maranhenses alimentam-se da pesca e de frutos da estao. III Os habitantes do Parque j esto acostumados com as transformaes do local. Esto corretas (a) a I, a II e a III. (b) a I e a III. (c) a II e a III. (d) a I e a II. 12 A palavra escaldante (linha 4) pode ser substituda por (a) forte. (b) ameno. (c) arenoso. (d) brando. 13 De acordo com o texto, os vilarejos (linha 5) so (a) pequenos povoados, onde vivem os moradores do Parque.

(b) pousadas que abrigam os turistas na poca de seca. (c) albergues concedidos pelo governo. (d) estabelecimentos que cuidam das crianas cujos pais so pescadores. 14 O verbo desabrochar em A vida desabrocha (linha 10) pode ser substitudo por (a) surge. (b) adormece. (c) retrocede. (d) impulsiona. 15 Na poca de chuvas fortes (a) o Parque se enche de vida e as guas parecem ora verde, ora azul. (b) o mar se afasta e as areias tomam conta da costa. (c) as dificuldades aumentam, pois as lagoas transbordam causando inundaes. (d) as atividades tursticas diminuem, devido ao difcil deslocamento. 16 O segmento o pessoal que vem de fora (linha 13) refere-se aos

(a) turistas. (b) pescadores. (c) moradores de outras lagoas. (d) habitantes do Parque. 17 Segundo o texto, os tcnicos da Petrobrs em 1970 (a) avistaram os Lenis Maranhenses. (b) encontraram petrleo no Maranho. (c) tiveram suas mquinas engolidas pela areia. (d) sofreram um desastre areo. 18 O pronome deles (linha 17) refere-se a (a) tcnicos (linha 15). (b) mars (linha 18). (c) gente (linha 18). (d) mquinas (linha 17). 19 A transitoriedade dos Lenis Maranhenses se d (a) pelas mudanas climticas. (b) pelos diferentes nomes atribudos s lagoas. (c) pelas distintas temperaturas do mar. (d) pela direo dos ventos.

COMO INICIAR UMA COLEO DE SELOS 1 Colecionar selos muito fcil e existem, basicamente, 2 duas formas de iniciar uma coleo. 3 A primeira, e a (21) _____________ econmica, 4 ir juntando os selos usado, aproveitados de 5 cartas recebidas (22) _____________ colecionador, de 6 seus parente e amigos. (23) _____________ , 7 jamais arranque os selos usados, aproveitados de cartas de outras 8 pessoas sem o prvio consentimento delas, 9 (24) _____________ isto crime. 10 Para aproveitar corretamente os selos das correspondncias, voc deve cortar 11 o envelope cerca de 1 centmetro de distncia do selo e ir juntando os 12 fragmentos de papel de papel. Quando reunir certa quantidade, coloque os 13 fragmentos de papel. Quando reunir certa quantidade, coloque os fragmentos 14 dentro de um recepiente com gua, deixando-os submersos cerca de 20 15 minutos, para que os selos se desprendam, sem forar (25) _________ retire 16 os selos (26) __________ gua e coloque-os (27) _____________ recipiente, com gua limpa, para retirar o restante da goma. 17 (28) _____________ estejam totalmente sem goma, coloque- (29) _________ entre 18 folhas de papel sulfite branco para secarem. Quando estiverem completamente 19 secos, devem ser colocados em classificadores, nos quais os selos so 20 encaixados em tiras transparentes de acetato de celulose. Na falta do 21 classificador, os selos podem ser guardados, provisoriamente, em envelopes

22 ou caixas. 23 Entre os selos, escolha aquele mais perfeito, sem dobras, sem sujeira e sem 24 falta de picotes, com o carimbo leve e ntido, de preferncia atingindo apenas 25 um dos cantos. Este ser o selo para a sua coleo. Quanto aos demais 26 selos, separe e elimine os que estiverem rasgados, sujos ou dobrados. 27 Os selos repetidos, em perfeito estado, devem ser guardados para 28 (30) ____________ com outros colecionadores do Brasil e de (31)____________ o 29 mundo. Com o tempo o colecionador aprender classificar os selos, 30 conforme o gosto e criatividade. 31 A (32)_____________ forma, mais (33)____________ prtica e usual em nossos 32 dias colecionar selos (34) ____________, sem carimbos, tal como so 33 impressos. Para iniciar uma coleo desse (35)____________, basta adquirir 34 selos nas agncias dos correios, onde so vendidos pelo valor de face, que aquele marcado na estampa. 21 linha 3 (a) menos (b) mais (c) todas (d) extrema 22 inha 5 a. b. c. d. pelo p-lo por plo 27 linha 16 a. naquele b. em outro c. na d. numa 28 linha 18 a. se b. assim c. exceto d. to logo 29 Linha 18 a. o b. lo c. os d. nos 30 Linha 29 a. trocar b. vender c. comprar de d. recebimento de 31 linha 29 a. tudo b. todo c. outro d. mesmo 32 Linha 32 a. mesma b. segunda c. terceira

23 Linha 6 a. nem b. ou c. porm d. e 24 linha 9 a. pois b. por tanto c. ento d. sempre 25 linha 15 a. enquanto isso b. Antes c. Quando d. Em seguida 26 linha 16 a. de b. da c. de uma d. dentro

d. quarta 33 Linha 32 a. fcil b. complicada c. firme d. difcil 34 linha 33 a. novos b. esgotados c. raros Texto 4:

d. grandes 35 linha 34 a. meio b. tipo c. espcie d. forma

** Ponha os acentos nas palavras que faltam justifique 5 palavras *** Conjugue os verbos entre parnteses *** Coloque as preposies. *** circule a correta

Os encantos de Salvador, sede de seis partidas em 2014, num passeio a p Srie produzida pelo Ministrio do Turismo mostra uma srie de opes de passeios nas 12 cidades que recebero jogos do Mundial de 2014 em roteiros para serem percorridos caminhando
Ha quem diga que a melhor forma de se conhecer uma cidade ____________(ser) caminhar ____________ ela, sem pressa. ____________(ser) apreciar cada detalhe de ruas, praas e monumentos. Ento, que tal fazer turismo____________uma hora ____________ pe - por Salvador? A capital baiana____________(ser) fundada ____________ Tome de Sousa, ____________1549, depois de o fundador ____________(enxergar) no litoral ____________ regiao um porto seguro para as embarcaes portuguesas. Salvador ____________(ser) bero de grandes nomes____________cultura brasileira. Entre eles, dois baianos de nascimento que do nomes a toda sorte de logradouros pblicos, tais como: o Teatro Castro Alves e a Casa de Cultura Jorge Amado. ____________(Dos-Dois-Duas) gigantes da literatura brasileira, que outrora escreveram a histria ____________seu povo, e que hoje ____________(fazer) parte da dessa mesma histria. Entre um endereo e outro, ha uma infinidade de atrativos turisticos que ajudam a contar a historia da cidade e que ____________(fazer) parte do dia-adia____________soteropolitanos.

Entre os roteiros possiveis, um trecho de 2,4 quilometros no centro ____________(ser) especial. Partindo do Teatro Castro Alves, no Largo do Campo Grande, ____________(ser) possivel descer a Avenida Sete de Setembro, passando ____________Praa da Aclamao e ____________ Largo de So Pedro. Dali, desviando o caminho, descendo a Rua do Cabea, atravessando o Largo 2 de Julho, descendo a Rua Augusto Frana, chegando ____________ Museu de Arte Moderna, referencia de arte ____________cidade. Subindo de volta ____________(a, , as, s, h) Avenida Sete de Setembro, chega-se ____________ Praa Castro Alves, que abriga o tumulo ____________ escritor baiano. Pode-se sentir a historia do Carnaval de trios eletricos inventados ____________Bahia, cultuado em Salvador. Dali, seguindo pela Rua Chile, chega-se ao triangulo cultural formado____________ praas da Se, Thomede Souza (grafada assim, com escrita arcaica) e o Terreiro de Jesus. A regiao ____________(ser) o porto de entrada do Pelourinho, caldeirao historico e cultural de Salvador, de onde se avista, ____________ pes do Elevador Lacerda, a Cidade Baixa e o obrigatorio Mercado Modelo. No Largo do Pelourinho ____________(estar) a Fundao Casa de Jorge Amado, ponto final deste roteiro iniciado - la no alto - com Castro Alves, e concluido ca embaixo, com Jorge Amado. Texto 5: A solido amiga *** Preencha com preposies: *** Justifique os acentos das palavras grifadas A noite chegou, o trabalho acabou, hora _______ voltar _______ casa. Lar, doce lar? Mas a casa est escura, a televiso apagada e tudo silncio. Ningum para abrir a porta, ningum _______espera. Voc est s. Vem a tristeza _______ solido... O que mais voc deseja no estar _______ solido... Mas deixa que eu lhe diga: sua tristeza no vem _______solido. Vem _______ fantasias que surgem _______ solido. Lembro-me _______ um jovem que amava a solido: ficar sozinho, ler, ouvir, msica... Assim, _______ sbados, ele se preparava para uma noite _______ solido feliz. Mas bastava que ele se assentasse para que as fantasias surgissem. Cenas. _______ um lado, amigos _______ festas felizes, em meio ao falatrio, os risos, a cervejinha. A a cena se alterava: ele, sozinho naquela sala. Com certeza ningum estava se lembrando dele. Naquela festa feliz, quem se lembraria dele? E a a tristeza entrava e ele no mais podia curtir a sua amiga solido. O remdio era sair, encontrar-se com a turma para encontrar a alegria _______ festa. Vestia-se, saa, ia _______festa... Mas _______ festa ele percebia que festas reais no so iguais _______ festas imaginadas. Era um desencontro, uma impossibilidade de compartilhar as coisas _______sua solido... A noite estava perdida.

Texto 6:
Preencha com verbo entre parntese: FIQUE POR DENTRO DA COPA DO MUNDO! Conhea um trecho da histria do mundial. At hoje, nenhum esporte ___________(despertar) tanto interesse popular quanto o futebol! Sua principal competio, a Copa do Mundo, rene, desde a fase eliminatria, cerca de 130 pases no ___________(mas, mais, ms, malas) importante evento do mundo esportivo. A idia de organizar um torneio de futebol internacional a cada quatro anos ___________(surgir) em 1928, por sugesto do francs Jules Rimet, ento presidente da Federao Internacional de Futebol Association (Fifa). ___________(estar) inaugurada uma nova etapa na histria do futebol! A primeira Copa do Mundo___________(ser) disputada no Uruguai em 1930 e ___________(terminar) com a vitria dos donos da casa. Depois___________(ser) a vez de a Itlia conquistar por duas vezes o ttulo. Em 1950, aps 12 anos de interrupo devido Segunda Guerra Mundial, o Brasil ___________(ir) sede da pior Copa para ns, brasileiros. A seleo ___________(chegar) final com a vantagem do empate e confiante na vitria, mas o Uruguai ___________(surpreender) e ___________(calar) nossa torcida em pleno Maracan Classifique as palavras do texto acentuadas em: Oxtona Paroxtona Proparoxitona

Coloque o nome dos acentos: Ningum mais

D o oposto das palavras abaixo que aparecem nos textos acima: Vantagem pior nova iguais abrir sozinho escura lembraria Sem longe dentro

Produo escrita:
Escolha uma das propostas abaixo: PROPOSTA 1 VELHOS AMIGOS A deciso foi radical: abandonar o corre-corre comum de qualquer famlia. Dez anos depois de iniciar uma maratona de viagens pelos mares do planeta, a famlia Schrmann conta pela primeira vez histrias dos bastidores das aventuras.

Uma das histrias: Helosa e Vilfredo esto em Sergipe procura de um jovem chamado Carlos. Ele encontrou a garrafa que Kat, a caula da famlia Schrmann, jogou no mar, perto da costa africana. A garrafa que trazia uma mensagem atravessou quase cinco mil quilmetros do Oceano Atlntico em sete meses e foi parar nas mos do estudante Carlos Roberto dos Santos, em Pirambu, Sergipe. Eles encontraram Carlos. E Srgio repetiu a mensagem: Vilfredo e Helosa tudo de bom pra vocs. Um grande abrao, muita amizade e amor fraternal. Prxima parada dos Schrmann: Fernando de Noronha. Texto parcial Disponvel em: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA924865-40050-021022005,00.html Escreva um bilhete, que ser jogado ao mar, no qual envia um recado humanidade. Sua mensagem pode conter sugestes para a promoo da paz entre os homens, ou outra que voc julgue importante. PROPOSTA 2

4 5 6 A partir da seqncia dos quadrinhos, elabore um texto narrativo. Use sua imaginao! Nomeie os personagens e redija a histria.

You might also like