You are on page 1of 6

'A nossa lealdade Igreja requer que sejamos crticos'

Deixar-se surpreender por Cristo, como Maria Madalena. Ter mais coragem e menos medo para debater questes difceis dentro da Igreja. Recusar quaisquer "polarizaes simplistas" da Igreja entre esquerda e direita. Mostrar a nossa lealdade Igreja sendo crticos, com amor e humildade. Assumir a nossa vocao de aprender a amar a Deus todos, homens ou mulheres, gays ou heterossexuais. Em pleno Domingo de Pscoa, eis a proposta e o desafio evanglico apresentado por Timothy Radcliffe, telogo e padre dominicano ingls. Nesta entrevista, concedida por e-mail com exclusividade para a IHU On-Line, o ex-Mestre Geral da Ordem dos Pregadores, ou Dominicanos, fala sobre os atuais desafios da Igreja e as dificuldades de se apresentar o mistrio da Pscoa sociedade de hoje. Nascido na Inglaterra, Timothy Radcliffe telogo e padre dominicano. Em 1992, foi eleito Mestre Geral da Ordem dos Dominicanos, o primeiro membro da provncia inglesa a ser eleito para o cargo desde a fundao da ordem, em 1216. Antes disso, havia sido prior provincial da Inglaterra e presidente da Conferncia dos Superiores Religiosos de Inglaterra e Gales, tendo lecionado Sagrada Escritura na Universidade de Oxford. Em 2001, aps deixar o cargo de mestre geral da ordem, voltou a lecionar na universidade. Atualmente, membro da comunidade dominicana em Blackfriars, Oxford, na Inglaterra. Presidente do International Young Leaders Network, Racdliffe foi um dos fundadores do Las Casas Institute, que aborda questes referentes tica, poltica e justia social, ambos desenvolvidos na Universidade de Oxford.

IHU On-Line O que o tempo pascal tem a dizer aos cristos com relao ao mundo e Igreja de hoje? Timothy Radcliffe Hoje, vemos todos os tipos de sinais de morte ao nosso redor. A recm tivemos o terrvel terremoto na Itlia. H mortes de homens-bomba suicidas em muitos lugares. Estamos ameaados com mortes em massa se no

evitarmos a crise ecolgica nossa frente. Podemos enfrentar a morte com liberdade, acreditando que ela no tem a ltima vitria. Muitas pessoas temem a morte. Woody Allen disse que no tem medo da morte, ele s no gostaria de estar por perto quando ela acontecer! Mas ns acreditamos que a morte no tem a ltima palavra. "Todos, homens ou mulheres, gays ou heterossexuais, tm a mesma vocao de entrar no mistrio da Trindade"

IHU On-Line Como possvel apresentar os mistrios da Paixo, Morte e Ressurreio de Cristo em uma linguagem compreensvel para a sociedade contempornea? Timothy Radcliffe O Imprio Romano foi convertido pela coragem dos mrtires. Ns tambm temos os nossos mrtires. Oscar Romero anunciou o Evangelho corajosamente, sabendo que isso o levaria sua morte. verdade que, durante o genocdio em Ruanda, muitos cristos falharam em dar testemunho, mas no devemos nos esquecer dos muitos que ousaram aceitar a morte porque recusaram o dio. E eu conheci muitas pessoas que enfrentaram a morte com alegria e com testemunho de esperana. Um jovem seminarista com seus 20 anos, Andrew Robinson, descobriu que estava morrendo de cncer pouco tempo antes de ser ordenado. O arcebispo de Birmingham teve a brilhante ideia de pedir-lhe que mantivesse um dirio, para que ele pudesse compartilhar o que estava vivendo e morrendo com os seus amigos. Isto foi o que ele escreveu poucos dias antes de sua morte: "Minha doena desempenhou uma parte substancial na minha jornada para Deus, para a paz e para a liberdade. A jornada no de forma alguma fcil, mas quando voc vai rumo luz no fim do tnel, e voc sente o seu calor, voc saboreia a sua paz e a sua liberdade, voc ouve o rumor das multides de anjos saudando-o em louvor do Deus que nos atrai para a luz" ("Tears at Night Joy at Dawn: Journal of a Dying Seminarian", Editora Stoke on Trent, 2003, p.73).

IHU On-Line Em sua opinio, quais so os principais telogos que esto

respondendo

esses

desafios

possibilidades

da

atualidade?

Timothy Radcliffe H uma grande gama de telogos hoje, desde o nosso querido dominicano Gustavo Gutirrez, que continua sendo testemunha da esperana, at telogos mais jovens, como o norte-americano Robert Barron. Na Inglaterra, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, uma testemunha maravilhosa e criativa do Evangelho.

IHU On-Line Como a Paixo de Cristo se expressa nas "paixes" que vivemos hoje no mundo (crise financeira e ecolgica, desemprego, violncia etc.) e na Igreja (o caso dos lefebvrianos, a excomunho no caso do aborto da menina do Recife, a questo dos preservativos na frica etc.)?

Timothy Radcliffe Eu acredito que a crise financeira tem suas razes em um sistema econmico que cultivou a ganncia, criando divises ainda mais severas entre ricos e pobres. Vivemos na iluso de que a ganncia movimenta o mercado, que cria prosperidade, que transborda para enriquecer a todos. Isso simplesmente falso. O mercado financeiro, com o dinheiro sendo vendido e revendido, tambm se tornou ainda mais distante da realidade. Hoje, aterrissamos de novo no mundo real com uma coliso. Este o momento mais doloroso, especialmente para as pessoas mais pobres. Devemos duramente tentar torn-lo um novo comeo, no qual construamos um sistema econmico que seja enraizado na realidade, no valor real do que comprado e vendido e no valor real do trabalho das pessoas ao produzir isso. Ento, se agirmos com coragem, em vez de apenas tentar restaurar ostatus quo, poderemos ento torn-lo um novo comeo. Ns, cristos, acreditamos que toda crise pode ser frutfera. "Precisamos discutir questes complexas com mais coragem. Para isso, devemos recusar qualquer polarizao simplista da Igreja entre esquerda e direita"

Com relao crise de comunicao da Igreja nos casos que voc mencionou, devemos fazer uma distino entre a) os erros feitos pela Igreja e b) a forma em

que eles foram mal informados e exagerados pela imprensa, que muitas vezes s fica muito feliz ao caoar da Igreja. Cada um desses casos apresenta diferentes desafios. A readmisso do bispo lefebvriano que negou amplamente o Holocausto foi devido a uma falha de comunicao dentro do Vaticano. Isso envergonhou profundamente o Papa, que escreveu uma carta muito comovedora e humilde a todos os bispos da Igreja, e isso deve marcar uma nova fase na relao dele com o colgio dos bispos em todo o mundo. Eu estava na frica no momento da excomunho da menina depois de um aborto e distante dos meios de comunicao comuns, e por isso no fui capaz de acompanhar o caso. Ele foi claramente tratado de uma forma que produziu um escndalo e prejudicou a reputao da Igreja. Eu compreendo que o Vaticano tenha feito, ao final, uma declarao que foi altamente crtica deciso de excomungar a menina, mas isso quase no foi publicado. A misericrdia sempre deve triunfar. Finalmente, houve a questo dos preservativos na frica. Da forma como eu compreendo, o Papa fez uma afirmao que no tinha a ver com f ou moral, mas sobre se ou no verdade que o uso dos preservativos faz com que a Aids se difunda mais ou no. Essa uma questo complexa. Alguns cientistas concordariam com o Papa, enquanto muitos no. Portanto, no foi uma declarao formal de uma posio qual os catlicos deveriam concordar, j que no foi sobre f ou moral, mas apenas no contexto em que um julgamento moral deveria ser feito. Foi lamentvel e produziu muita confuso. Mas, se questionarmos qualquer pessoa durante muito tempo, especialmente quando ela est cansada, ento quem de ns s vezes no escolheria palavras que so lamentveis? Eu fiz muitas afirmaes imprensa sob presso e s vezes no escolhi bem minhas palavras e por isso, aqui, eu tenho a mais profunda simpatia com o Papa! IHU On-Line Qual a sua opinio sobre os atuais problemas da Igreja nestes dias? Como os cristos catlicos podem viv-los e compreend-los luz da Pscoa? Timothy Radcliffe No h nada novo no que estamos vivendo hoje. A Igreja sempre cometeu erros e no escolheu as melhores palavras. Somos o corpo de

Cristo, mas tambm somos uma comunidade de pessoas falveis, que cometem erros, que so mal interpretadas e assim por diante. So Pedro mesmo foi confrontado por So Paulo em questes de f. Ento, temos que aceitar que a providncia de Deus pode agir mesmo por meio desses momentos dolorosos. Isso no nem prximo da profundidade da crise das condenaes da Modernidade h centenas de anos. E nem se compara com a crise da Sexta-Feira Santa! Em segundo lugar, somos todos membros da Igreja. Devemos usar nossa voz para compartilhar a nossa f. s vezes, a nossa lealdade Igreja requer que sejamos crticos. Mas devemos ser muito amorosos e humildes, sabendo que ns tambm no temos todas as respostas. Dom Robert Lebel, do Canad, disse que os catlicos que criticam a Igreja, que so "inquebrantveis na sua pertena a essa mesma Igreja, so as testemunhas das quais ela tem necessidade para progredir. Estas testemunhas so as mais eficazes porque so de dentro. Elas so da Igreja, elas so a Igreja que se autocritica para ressituar incessantemente a sua dupla fidelidade a Cristo e ao mundo no qual ele se encarnou". O Papa escreveu uma carta muito comovedora e humilde a todos os bispos. Isso deve marcar uma nova fase nessa relao"

IHU On-Line At que ponto o Conclio Vaticano II deu respostas nossa sociedade moderna? necessrio um Vaticano III para uma atualizao da Igreja? Timothy Radcliffe Eu no sei se precisamos de um Vaticano III ou no. O que ns precisamos discutir questes sensveis e complexas com mais coragem e com menos medo. O Papa muitas vezes destacou a nossa f na razo, e devemos mostrar isso ousando debater questes difceis. Para que isso ocorra, devemos recusar qualquer polarizao simplista da Igreja entre esquerda e direita, tradicionalistas, conservadores [e progressistas]. Devemos discutir as questes racionalmente, luz dos Evangelhos e do magistrio da Igreja, sem representar partidos polticos, confiantes que o Esprito Santo pode nos guiar mais profundamente no mistrio da nossa f. No devemos simplesmente rejeitar

qualquer afirmao como falsa ou absurda. Mesmo se ela no estiver correta, devemos nos atrever a procurar pela semente de verdade que ela contm e compreender a intuio que levou as pessoas a afirmarem-na. IHU On-Line Como a Ressurreio pode ser vivida por todos os sofredores e marginalizados do mundo, especialmente dentro da prpria Igreja, como os gays e as mulheres que sentem o chamado de Deus?

Timothy Radcliffe Para muitas pessoas na Igreja, este um tempo de dor, quando Deus parece estar ausente, e o futuro parece desolador, e talvez elas se sintam mal acolhidas e depreciadas. Mas deixemo-nos surpreender por Cristo, que vem ao nosso meio e nos chama pelo nome, assim como fez com Maria Madalena, a primeira anunciadora da Ressurreio e a primeira padroeira da Ordem Dominicana! Todos, homens ou mulheres, gays ou heterossexuais, tm a mesma vocao, que a de aprender a amar mais profundamente e assim entrar no mistrio do amor de Deus que a Trindade.
Reportagem de Moiss Sbardelotto.

You might also like