You are on page 1of 15

A RELAO PROFESSOR/ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Llian Ferreira Rodrigues Brait 1 lilianbrait@yahoo.com.br Keila Mrcia Ferreira de Macedo. 2 kmcarvalho@yahoo.com.br Francis Borges da Silva 3 francisdatyaia@yahoo.com.br Mrcio Rodrigues Silva. 4 marcioufg@gmail.com. Ana Lcia Rezende de Souza 5 alrezendes@bol.com.br

Resumo: O presente texto apresenta algumas reflexes sobre a relao professor/aluno no processo de ensino aprendizagem. Neste trabalho procurou-se discutir a relevncia das

relaes professor-aluno nas diferentes dimenses do processo ensino aprendizagem que se desenvolve em sala de aula, e que muita vezes requer dos professores transpor os papeis formais da atividade docente, dando estrutura ao aprendizado, orientando e ajudando os alunos a estudar e aprender. Nesse sentido, o trabalho busca mostrar o quanto recproca a relao professor/aluno e suas implicaes na aprendizagem escolar.

Professora do Curso de Educao Fsica do Campus Jata UFG. Email: lilianbrait@yahoo.com.br Professora do Curso de Educao Fsica do Campus Jata UFG. Email: kmcarvalho@yahoo.com.br Professor do Curso de Geografia do Campus Jata UFG. Email: francisdatyaia@yahoo.com.br Professor do Curso de Geografia do Campus Jata UFG. marcioufg@gmail.com Professora do Curso de Enfermagem do Campus Jata UFG. Email: alrezendes@bol.com.br

4 5

Palavras-chave: Relao; professor/aluno; ensino-aprendizagem.

Abstract: This paper presents some reflections on the relationship between teacher and student in teaching and learning process. In this paper it was attempted to discuss the relevance of teacher-student relations in the different dimensions of the learning process that are developed in the classroom, and that it often requires teachers to incorporate the roles of formal educational activity, giving structure to learning, guiding and helping students to study and learn. Accordingly, the work seeks to show how reciprocal teacher / student relationship is and its implications for school learning. Key words: Value; teacher / student, teaching and learning.

1. Introduo O mundo, decorrente dos avanos cientficos e mudanas nos padres de vida, est menor. Seu encolhimento nos mostra que graas s inovaes dos transportes e comunicaes o tempo est aniquilando o espao. Assim, o espao pode ser apropriado pela cincia. O modernismo altera o sentido de espao e tempo: estes deveriam ser organizados e dominados para facilitar e celebrar a libertao do homem (HARVEY, 1993). Este cenrio deve ser considerado quando pensamos na relao ensino-aprendizagem. As relaes humanas, embora complexas, so elementos fundamentais na realizao comportamental e profissional de um indivduo. Desta forma, a anlise dos relacionamentos entre professor/aluno envolve intenes e interesses, sendo esta interao o eixo das conseqncias, pois a educao uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e elemento agregador de valores nos membros da espcie humana.

Neste sentido, a interao estabelecida entre o ensino/aprendizagem caracteriza-se pela seleo, preparao, organizao e sistematizao didtica dos contedos para facilitar o aprendizado dos alunos. Para Gomes (2006, p.233), uma prtica pedaggica precisa ter dinmica prpria, que lhe permita o exerccio do pensamento reflexivo, conduza a uma viso poltica de cidadania e que seja capaz de integrar a arte, a cultura, os valores e a interao, propiciando, assim, a recuperao da autonomia dos sujeitos e de sua ocupao no mundo, de forma significativa. Vejamos um cenrio que se apresenta atualmente como espao de construo do processo ensino-aprendizagem e que deve ser considerado para que este seja eficaz. Segundo Morin (2000), a separao entre sujeito e objeto do conhecimento torna cada vez menos impraticvel possibilidade de reflexo do sujeito sobre sua pesquisa. H uma diversidade de informaes e conhecimentos, impossvel de serem armazenadas por um ser humano, gerando cada vez mais especialidades nas pesquisas e impedindo o prprio pesquisador de ter idias gerais sobre outros assuntos. Essa realidade deve ser considerada para que o processo de ensino seja completo, culminando naturalmente na aprendizagem do aluno. O aluno, que por definio do prprio termo no teria luz, na verdade chega com muita informao que se trabalhada corretamente pode vir a brilhar. A diversidade de informaes acessveis aos estudantes na atualidade deve ser um ponto a ser considerado positivamente e no como empecilho no processo ensino/aprendizagem. Segundo Gadotti (1999), o educador para pr em prtica o dilogo, no deve colocarse na posio de detentor do saber, deve antes, colocar-se na posio de quem no sabe tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto portador do conhecimento mais importante: o da vida. Conduzido assim, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente parte e contemplado pelas atitudes e mtodos de motivao em sala de aula. O prazer pelo aprender no uma atividade que surge espontaneamente nos alunos, pois, no uma tarefa que cumprem com satisfao, sendo em alguns casos encarada como obrigao. Para que o professor consiga xito entre os alunos, cabe uma difcil tarefa de despert-los curiosidade, ao aprendizado prazeroso, e necessidade de cultivar sempre novos conhecimentos em meio s atividades propostas e acompanhadas pelo professor.

2. Ensino/aprendizagem O processo de ensino/aprendizagem ao que tange a figura do professor e a sua relao com os alunos, no deve ter como cerne, somente o conhecimento resultante atravs da absoro de informaes, mas tambm pelo processo de construo da cidadania do aluno. Apesar de tal, para que isto ocorra, necessria a conscientizao do professor de que facilitar a aprendizagem de seus alunos lhe possibilita estar aberto s novas experincias, compreender o mundo em que esto inseridos e tambm numa relao emptica aos sentimentos e aos problemas de seus alunos e tentar lev-los auto-realizao. Simplificar o conhecimento cientfico, sem mudar seu contedo essencial gera sua popularizao e aproxima o aluno de algo antes desconhecido. Seria este um caminho a se propor: Falar a mesma lngua do aluno. Concretamente pensando, a construo do conhecimento no pode ser entendida como algo individual. O conhecimento produto da atividade e relaes humanas marcado social e culturalmente. Pensando a relao professor/aluno, o professor tem um importante papel que consiste em agir como intermedirio entre os contedos da aprendizagem e a atividade construtiva para assimilao dos mesmos. Morin nos mostra um conhecimento cientfico que busca ligar as partes em conflito, analisando nossos problemas e necessidades atravs do dilogo, ultrapassando os defeitos das especializaes. Isso nos remete ao incio da cincia onde no havia uma separao e neste sentido o autor nos lembra sobre o momento da produo cientfica: [...] vocs fazem operaes intelectuais e, sobretudo, elaboram um sistema de idias Nesse sentido, vocs fazem ideologia. (MORIN, 2000, p.38). Tal ponto barra a idia de separao que afasta cincia e sociedade, e nos traz uma questo: qual o papel social da cincia? No possvel pensar em um processo ensino/aprendizagem eficaz se continuarmos elitizando o conhecimento cientfico. Fazer com que a cincia cumpra este papel social constitui-se em elemento importante nesta relao. Nos dias atuais a questo de aproximao homem/cincia se torna imprescindvel para uma melhor produo nas comunidades cientficas. importante lembrar que o aluno tambm homem. Este est em formao, mas j passou por outros perodos de aprendizagem que devem ser valorizados para seu prprio crescimento. Humanizar a cincia necessrio, e isto s ocorrer com a conscincia de que, independente da rea, o fim principal da cincia o bem estar do homem.
4

As atividades exercidas pelo professor, seu relacionamento com os alunos em sala de aula, expresso pela relao que ele tem socialmente e culturalmente em meio a uma sociedade cada vez mais competitiva e sedenta de novos conhecimentos.

o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas caractersticas de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos, fundamentada numa determinada concepo do papel do professor, que por sua vez reflete valores e paradigmas da sociedade. (ABREU & MASETTO , 1990, p. 115).

Por sermos produto de vrios fatores, biolgico Psicolgico Social, que nos acompanham desde a mais tenra idade. Somos seres em permanente estado inacabado, quer aluno ou professores na relao ensino/aprendizagem. Mediante a esta condio, a relao professor/aluno cada vez mais se torna envolvido por um magma de representaes simblicas que a qualquer momento pode se conflitar socialmente e culturalmente. Segundo Freire (1996, p. 96),

o bom professor o que consegue, enquanto fala trazer o aluno at a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula assim um desafio e no uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, no dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas imaginaes, suas dvidas, suas incertezas.

Neste sentido, o ambiente reproduzido para o ensino/aprendizagem quando construdo de maneira inadequada pode se configurar em um campo minado munido de contrastes e toda uma gama complexidade cultural. Para que o xito na aprendizagem seja alcanado, o professor alm de buscar se capacitar para o exerccio da profisso, permanentemente tem que lidar com um universo vasto culturalmente. Sendo assim, compartilhando com Freire, independentemente do seu comportamento,

o professor autoritrio, o professor licencioso, o professor competente, srio, o professor incompetente, irresponsvel, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrtico, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca. (FREIRE, 1996, p. 96).

Portanto, por mais que seja necessria a existncia de afetividade, confiana, e respeito entre professores e alunos para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexo, a aprendizagem e o interesse pela a pesquisa, Siqueira (2005) afirma que os educadores no
5

podem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento tico de seu dever de professor e formador de opinies. Logo, a relao professor/aluno em meio ao ensino/aprendizagem, depende fundamentalmente, do ambiente estabelecido pelo professor, da relao emptica com seus alunos, de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir o nvel de compreenso dos alunos e da criao das pontes entre o seu conhecimento e o deles. Indica tambm, que o professor, educador da era industrial com raras excees, deve buscar educar para as mudanas, para a autonomia no mundo real, para a liberdade possvel numa abordagem global, trabalhando o lado positivo dos alunos e para a formao de um cidado consciente de seus deveres e de suas responsabilidades sociais. Em um mundo em que tudo se torna descartvel, desde copos de plstico at valores e pessoas, a construo do conhecimento no pode entrar no mesmo processo. O aluno est em busca, mesmo que no se d conta desta realidade, da construo de uma imagem de si mesmo que o inclua numa sociedade fragmentada e consumista em que os grupos esto em constante luta para estabelecer sua identidade. Admitir esta realidade deixar de olhar para o espelho e ver algo que no existe. Os espelhos refletem o que a sociedade realmente , adquirindo, muitas vezes, vida prpria e mudando os objetivos iniciais (SANTOS, 2000). Enxergar o que claramente refletido admitir que somos, enquanto professores responsveis no processo de ensino para que se torne tambm processo de aprendizagem. claro que no temos controle ou responsabilidade total neste processo, porm necessrio ver corretamente. Se a imagem refletida no a mais adequada ao processo cabe alterar o que est fora do espelho. Este tambm nosso papel. Nesse sentido apontamos como se deu o processo de ensino/aprendizagem no decorrer das diversas tendncias pedaggicas de ensino que apontamos a seguir.

3. As tendncias pedaggicas brasileiras no contexto do ensino- aprendizagem. importante verificarmos os pressupostos de aprendizagem empregados pelas diferentes tendncias pedaggicas na prtica escolar brasileira, na tentativa de contribuir, teoricamente, para a formao continuada de professores. Embora se reconheam as dificuldades do estabelecimento de uma sntese dessas diferentes tendncias pedaggicas, cujas influncias se refletem no ecletismo do ensino atual, emprega-se, neste estudo, a teoria
6

de Libneo (1990), que as classifica em dois grupos: liberais e progressistas. No primeiro grupo, esto includas a tendncia tradicional, a renovada progressivista, a renovada nodiretiva e a tecnicista. No segundo, a tendncia libertadora, a libertria e a crtico-social dos contedos. Este estudo se justifica pelo fato de que atravs do conhecimento dessas tendncias pedaggicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, o professor ter condies de avaliar os fundamentos tericos empregados na sua prtica. Segundo Libneo (1990), a pedagogia liberal sustenta a idia de que a escola tem por funo preparar os indivduos para o desempenho de papis sociais, de acordo com as aptides individuais. Isso pressupe que o indivduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, atravs do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa nfase no aspecto cultural, as diferenas entre as classes sociais no so consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idia de igualdade de oportunidades, no leva em conta a desigualdade de condies. O termo liberal no tem sentido de avanado, democrtico, aberto como costuma ser usado. A doutrina liberal aparece como justificao do sistema capitalista que ao defender a predominncia da liberdade dos interesses individuais da sociedade estabeleceu uma forma de organizao social baseada na sociedade de classe. A pedagogia liberal sustenta a idia de que a escola tem por funo preparar os indivduos para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptides individuais, por isso os indivduos precisam aprender a se adaptar aos valores e as normas vigentes na sociedade de classe atravs do desenvolvimento da cultura individual Segundo esse quadro terico, a tendncia liberal tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanstico, de cultura geral. De acordo com essa escola tradicional, o aluno educado para atingir sua plena realizao atravs de seu prprio esforo. Sendo assim, as diferenas de classe social no so consideradas e toda a prtica escolar no tem nenhuma relao com o cotidiano do aluno. O papel da escola seria a preparao intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. Em relao aos contedos, so conhecimentos e valores sociais acumulados atravs dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. Seu principal mtodo a exposio e demonstrao verbal da matria e/ou por meios de modelos. A relao professor/aluno feita mediante a autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. A aprendizagem nesta tendncia receptiva e mecnica, sem se considerar as caractersticas prprias de cada idade. As manifestaes nas escolas adotam
7

filosofias humanistas clssicas ou cientificas. Para Libneo (1990), os maiores representantes do mtodo tradicional foram J.F. Herbart e Pestalozzi. Quanto aos pressupostos de aprendizagem, a idia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para a criana acompanhada de outra: a de que a capacidade de assimilao da criana idntica do adulto, sem levar em conta as caractersticas prprias de cada idade. A criana vista, assim, como um adulto em miniatura, apenas menos desenvolvida. Segundo Libneo (1990), a tendncia liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptides individuais. A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. Se, na tendncia liberal tradicional, a atividade pedaggica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idia de aprender fazendo, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, levando em conta os interesses do aluno. Como pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, uma auto-aprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. S retido aquilo que se incorpora atividade do aluno, atravs da descoberta pessoal; o que incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situaes. a tomada de conscincia, segundo Piaget citado por Gadotti (1988). O papel da escola nesta tendncia a preparao intelectual dos alunos para assumir seu papel na sociedade. A preocupao acerca dos contedos estabelecida a partir das experincias vividas pelos alunos frente a situaes problemas. Quanto aos mtodos aplicados so por meios de experincias, pesquisas e mtodos de soluo de problemas. A relao professor/aluno gira em torno do professor auxiliador no desenvolvimento livre da criana. J na aprendizagem: baseada na motivao e na estimulao de resoluo de problemas. Os mais conhecidos desta manifestao so os Montessori, Dewey, Piaget, Decroly. (LIBNEO, 1990). Na tendncia liberal renovada no-diretiva acentua-se o papel da escola na formao de atitudes, razo pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicolgicos do que com os pedaggicos ou sociais. Todo o esforo deve visar a uma mudana dentro do indivduo, ou seja, a uma adequao pessoal s solicitaes do ambiente.
8

Aprender nesta realidade modificar suas prprias percepes. Apenas se aprende o que estiver significativamente relacionado com essas percepes. A reteno se d pela relevncia do aprendido em relao ao eu, o que torna a avaliao escolar sem sentido, privilegiando-se a auto-avaliao. Trata-se de um ensino centrado no aluno, sendo o professor apenas um facilitador. O papel da escola est na formao de atitudes, onde seus contedos baseiam-se na busca dos conhecimentos pelos prprios alunos, auto-realizao (desenvolvimento pessoal). Na relao professor/aluno a educao centralizada no aluno e o professor e quem garantir um relacionamento de respeito. Em relao aprendizagem, o aluno deve aprender a modificar as percepes da realidade e seu representante maior manifesta-se em Carl Rogers. A tendncia liberal tecnicista permite que a escola atue no aperfeioamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a cincia da mudana de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse principal , portanto, produzir indivduos competentes para o mercado de trabalho, no se preocupando com as mudanas sociais. Conforme Matui (1998), a escola tecnicista, baseada na teoria de aprendizagem, v o aluno como depositrio passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente atravs de associaes. Segundo Skinner citado por Gadotti (1988, p. 32) foi o expoente principal dessa corrente psicolgica, tambm conhecida como behaviorista. Segundo este mesmo autor, a viso behaviorista acredita que adquirimos uma lngua por meio de imitao e formao de hbitos, por isso a nfase na repetio, na instruo programada, para que o aluno forme hbitos do uso correto da linguagem. Portanto, para os estruturalistas, saber a lngua , sobretudo, dominar o cdigo. A tendncia tecnicista de certa forma, uma modernizao da escola tradicional e, apesar das contribuies tericas do estruturalismo, no conseguiu superar os equvocos apresentados pelo ensino da lngua. Em parte, esses problemas ocorreram devido s dificuldades de o professor assimilar as novas teorias sobre o ensino da lngua materna. Torna-se importante ressaltar que o papel da escola de ser modeladora do comportamento humano atravs de tcnicas especficas. Nesta tendncia os contedos so informaes ordenadas numa seqncia lgica e psicolgica e os mtodos utilizados so mediante aos procedimentos e tcnicas para a transmisso e recepo de informaes. A

relao professor/aluno nesta tendncia uma relao objetiva onde o professor transmite as informaes e o aluno vai fix-las, ficando a aprendizagem baseada no desempenho. J em relao tendncia pedaggica progressista, segundo Libneo (1990), designa as tendncias que, partindo de uma anlise crtica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolticas da educao. Evidentemente a pedagogia progressista no tem como institucionalizar-se numa sociedade capitalista; da ser ela instrumento de lutas dos professores ao lado de outras prticas sociais. As tendncias progressistas libertadoras e libertrias tm, em comum, a defesa da autogesto pedaggica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, tambm conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educao luta e organizao de classe do oprimido. Segundo Gadotti (1988), Paulo Freire no considera o papel informativo, o ato de conhecimento na relao educativa, mas insiste que o conhecimento no suficiente se, ao lado e junto deste, no se elabora uma nova teoria do conhecimento e se os oprimidos no podem adquirir uma nova estrutura do conhecimento que lhes permita reelaborar e reordenar seus prprios conhecimentos e apropriar-se de outros. O papel da escola nesta tendncia justamente de no atuar em escolas, porm, visa levar professores e alunos a atingir um nvel de conscincia da realidade na busca pela transformao social. Os contedos so tratados atravs de temas geradores. Seus mtodos so de grupos de discusso. A relao professor/aluno de igual para igual, horizontal. A aprendizagem gira em torno da resoluo da situao problema O autor que mais se destaca nesta tendncia Paulo Freire Assim, para Freire citado por Gadotti (1988), no contexto da luta de classes, o saber mais importante para o oprimido a descoberta da sua situao de oprimido, a condio para se libertar da explorao poltica e econmica, atravs da elaborao da conscincia crtica passo a passo com sua organizao de classe. Por isso, a pedagogia libertadora ultrapassa os limites da pedagogia, situando-se tambm no campo da economia, da poltica e das cincias sociais. Libneo (1990), afirma que aprender um ato de conhecimento da realidade concreta, isto , da situao real vivida pelo educando, e s tem sentido se resultar de uma aproximao crtica dessa realidade. Portanto o conhecimento que o educando transfere representa uma resposta situao de opresso a que se chega pelo processo de compreenso, reflexo e crtica.
10

A escola progressista libertria parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando incorporado e utilizado em situaes novas, por isso o saber sistematizado s ter relevncia se for possvel seu uso prtico. A nfase na aprendizagem informal via grupo, e a negao de toda forma de represso, visam a favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres. O papel da escola nesta tendncia de transformao da personalidade num sentido libertrio (autogesto). Seus contedos so tratados de forma que as matrias so colocadas, mas no exigidas. O mtodo utilizado mediante a vivncia grupal na forma de autogesto. A relao professor/aluno no diretiva, onde o professor orientador e os alunos livres. E sua aprendizagem ocorrida informalmente via grupo. Seus maiores representantes so: Celestin Freinet, Miguel Gonzles e Arroyio. Conforme Libneo (1990), a tendncia progressista crtico-social dos contedos, diferentemente da libertadora e libertria, acentua a primazia dos contedos no seu confronto com as realidades sociais. A atuao da escola consiste na preparao do aluno para o mundo adulto e suas contradies, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisio de contedos e da socializao, para uma participao organizada e ativa na democratizao da sociedade. Na viso da pedagogia dos contedos, admite-se o princpio da aprendizagem significativa, partindo do que o aluno j sabe. A transferncia da aprendizagem s se realiza no momento da sntese, isto , quando o aluno supera sua viso parcial e confusa e adquire uma viso mais clara e unificadora. Aps a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional de n. 9.394/96, revalorizamse as idias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Um dos pontos em comum entre esses psiclogos o fato de serem interacionistas, porque concebem o conhecimento como resultado da ao que se passa entre o sujeito e um objeto. De acordo com Aranha (1998), o conhecimento no est, ento, no sujeito, como queriam os inatistas, nem no objeto, como diziam os empiristas, mas resulta da interao entre ambos. As idias desses psiclogos interacionistas vm ao encontro da concepo que considera a linguagem como forma de atuao sobre o homem e o mundo e das modernas teorias sobre os estudos do texto, como a Anlise do Discurso, a Semntica Argumentativa e a Pragmtica, entre outros. De acordo com esse quadro terico de Libneo (1990), deduz-se que as tendncias pedaggicas liberais, ou seja, a tradicional, a renovada e a tecnicista, por se declararem neutras, nunca assumiram compromisso com as transformaes da sociedade, embora, na
11

prtica, procurassem legitimar a ordem econmica e social do sistema capitalista. No ensino da lngua, predominaram os mtodos de base ora empirista, ora inatista, com ensino da gramtica tradicional, ou sob algumas das influncias tericas do estruturalismo e do gerativismo, a partir da Lei 5.692/71, da Reforma do Ensino. Nesta tendncia o papel da escola baseado na difuso dos contedos. Seus contedos so culturais universais que so incorporados pela humanidade frente realidade social. O mtodo utilizado parte de uma relao direta da experincia do aluno confrontada como saber sistematizado. A relao professor/aluno enfoca o papel do aluno como participador e do professor mediador entre o saber e o aluno. A aprendizagem baseada nas estruturas cognitivas j estruturadas nos alunos. E os autores que mais se destacam nesta tendncia so: Makarenco, Dermeval, Saviane. J as tendncias pedaggicas progressistas, em oposio s liberais, tm em comum a anlise crtica do sistema capitalista. De base empirista (Paulo Freire se proclamava um deles) e marxista (com as idias de Gramsci), essas tendncias, valorizam o texto produzido pelo aluno, a partir do seu conhecimento de mundo, assim como a possibilidade de negociao de sentido na leitura. A partir da LDB 9.394/96, principalmente com as difuses das idias de Piaget, Vygotsky e Wallon, numa perspectiva scio-histrica, essas teorias buscam uma aproximao com modernas correntes do ensino, que consideram a linguagem como forma de atuao sobre o homem e o mundo, ou seja, como processo de interao verbal, que constitui a sua realidade fundamental. Partindo desse estudo de como se deu o ensino/aprendizagem e conseqentemente a relao professor/alunos atravs das tendncias pedaggicas, passamos ao estudo de como essa relao professor/aluno ocorre, ou como ela deve ocorrer nos dias de hoje. Abordaremos a seguir, reflexes a respeito de tal relao na atualidade.

4. A relao professor aluno em busca da melhoria do ensino aprendizagem na atualidade De acordo com Bariani e Pavani (2008), no processo ensino-aprendizagem, a relao professor-aluno deve ser marcada pela bi-direcionalidade, ou seja, pela influencia existente do professor sobre o aluno, assim como do aluno sobre o professor, portanto tendo efeitos recprocos.
12

Deve-se ainda considerar que as interaes estabelecidas entre os alunos tambm influenciam a construo do conhecimento dos mesmos. Por isso preciso estar atento multidimensionalidade dessa relao (MORALES, 2006). O processo ensino-aprendizagem sofre influencias dos participantes da relao professor-aluno, pois nessa dinmica relacional preciso considerar a complexidade entre o pessoal e o social, s compreendidos no contexto de influencias que surgem em cada experincia intersubjetiva (TUNES, TACCA e JUNIOR, 2005). O papel de cada um, professor e aluno, inerente e tido como esperado. Mas, segundo os autores supracitados, a relao est mergulhada numa diversidade de possibilidades interativas que, se integrarem histrias de vida com experincias e vivencias, podem gerar novas possibilidades de relao, mesmo que professor e aluno no percebam o impacto que sofrem e causam um no outro. As atitudes do professor e o modo como o mesmo se v, de acordo com Morales (2006), influenciar na maneira que conduz a sala, e na qualidade e no impacto global da sua relao com o aluno. Na promoo da aprendizagem dos mtodos s sero eficazes se estiverem coordenados com os modos de pensar do aluno. Segundo Tunes, Tacca e Junior (2005), as aes do professor tm como inteno a realizao por parte do aluno, o que no se garante que a mesma exista por parte do aluno. Por isso fundamental o dilogo para se estabelecer o ensino-apredizagem. A partir do momento que se estabelecer o dilogo, de acordo com os mesmos autores, brota a relao das aes do professor e do aluno, considerando as situaes interpsicolgicas. Apesar do professor ser uma pessoa vulnervel alteridade do aluno, o desenvolvimento psicolgico resulta da possibilidade de realizao futura, resultado do dilogo da relao professor e aluno. Na sala de aula h momentos que se prestam a potencializar a relao professor-aluno e h situaes importantes que se d por ocasio da avaliao e das provas. O processo avaliativo deve ser garantido na sua funo fundamental da tarefa do ensino, sendo de orientar e motivar a aprendizagem. E tanto para o aluno quanto para o professor a avaliao uma via clara de informao de retorno (feedback) do ensinoaprendizagem. (MORALES, 2006).

13

O impacto e a influencia do professor sobre o aluno vai alm dos conhecimentos e habilidades que o mesmo ensina. Por isso preciso pensar nos efeitos no intencionais alcanados, como a aquisio de valores, atitudes, hbitos e motivao, os quais podem transformar em finalidades conscientemente intencionais, refletindo significativamente no ensino-aprendizagem para o aluno.

5. Breves consideraes A relao professor-aluno abrange todas as dimenses do processo ensino aprendizagem que se desenvolve em sala de aula, e muitas vezes importante transpor os papeis formais da atividade docente, dando estrutura ao aprendizado, orientando e ajudando os alunos a estudar e aprender. Assumir-se como professor, de acordo com Tunes, Tacca e Junior (2006), requer a clareza de ter metas e objetivos, saber sobre o que vai ensinar, para quem se est ensinando e o como realizar. Integrar tudo traduz as diversas facetas do processo ensino-aprendizagem, e conjugar isso exige compromisso e responsabilidade com o aluno, avanando na compreenso da pessoa no processo de ensinar e aprender. Nesse sentido, no temos como desvincular o ensino aprendizagem da relao professor-aluno, sabendo que se influenciam reciprocamente, ou seja, um fator depende do outro para que se possa haver a verdadeira aprendizagem escolar. 6. Referncias Bibliogrficas ABREU, Maria C. & MASETTO, M. T. O professor universitrio em aula. So Paulo: MG Editores Associados, 1990. ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Filosofia da Educao. So Paulo: Editora Moderna, 1998. BARIANI, Isabel Cristina; PAVANI, Renatha. Sala de aula na universidade: espao de relao interpessoais e participao acadmica. Revista Estudos de Psicologia / 25(1) / 6775/ Janeiro maro / 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedaggico Brasileiro. So Paulo: tica, 1988. GADOTTI, M. Convite leitura de Paulo Freire. So Paulo: Scipione, 1999.

14

GOMES, A. M. A. et al. Os saberes e o fazer pedaggico: uma integrao entre teoria e prtica. Educar, Curitiba, n. 28, p. 231-246, 2006. Editora UFPR. HARVEY, David. A condio ps-moderna. So Paulo: Edies Loyola, 1993. Parte III. p.219-276. LIBNEO, Jos Carlos. Democratizao da Escola Pblica. So Paulo: Loyola, 1990. MATUI, Jiron. Construtivismo. So Paulo: Editora Moderna, 1998. MORALES, Pedro. A relao professor-aluno o que como se faz. So Paulo: Loyola, 1999. MORIN, Edgar. Cincia e conscincia da complexidade. In: MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligncia da complexidade. Trad. Nurimar Maria Falci. So Paulo: Petrpolis, 2000. p.27-41. SANTOS, Boaventura de Sousa. Da cincia moderna ao novo senso comum. In: _________. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. V.1. So Paulo: Cortez, 2000. p.45-93 SIQUEIRA, Denise de Cssia Trevisan. Relao professor-aluno: uma reviso crtica. 2005. TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria C. V. R.; JUNIOR, Roberto dos Santos B. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 126, p. 689-698, set./dez. 2005.

15

You might also like