You are on page 1of 4

INICIAO CIENTFICA METODOLOGIA CIENTFICA

PROF Neuza Maria Ferraz de Mello Gonalves. Professor Titular e Pesquisadora.

No recearei dizer, porm, que julgo haver tido muita sorte em ter-me encontrado, desde a mocidade, em certos caminhos que me conduziram a consideraes mximas com as quais formei um mtodo pelo qual, parece, tenho um meio de aumentar gradualmente o meu conhecimento. DESCARTES

INICIAO CIENTFICA METODOLOGIA CIENTFICA Metodologia mtodo tcnica (do que fazer, como fazer). Processo de conhecimento-contnuo e descontnuo (processo do conhecer). Mtodo problema a resolver, um objetivo a alcanar. No ficar na possibilidade do erro. Por economia de tempo, procurar os meios. O conhecer mtodo de conhecer- metodologia-abordagem sobre experincias. Metodologia. A cincia o mtodo. 1 - Metodologia do Trabalho Intelectual e Cientfica. (Atos, atitudes, modo de pensar, agir.) 2 - Metodologia Cientfica. (Concebida como meta, cincia, mtodo cientfico e a sua relao com o conhecimento cientfico, enquanto processo e produto - conhecimento produzido pelo pesquisador). 3 - Metodologia de Pesquisa (mtodos-tcnicas de pesquisa). Instituio universitria atividade docente. A instituio docente instituio de pesquisa. (Deixa de ser sabedoria procura da investigao). Papel da Faculdade produo do conhecimento cientfico ensino aprendizagem- formao do esprito cientfico. Aluno sujeito ativo da produo, do desenvolvimento, pelo despertar da inteligncia. Primeiro passo na pesquisa Aluno. Processo em desenvolvimento - transformao, compreenso, comportamento dos fenmenos ou solues dos problemas, segundo a natureza de cada curso.

Esprito exploratrio. Metodologia cientfica um processo de fornecer noes e regras lgicas para identificar e avaliar a cientificidade das informaes e relatrios de pesquisas consultados. (Desenvolvimento de habilidades intelectuais, campo de treinamento de trabalho intelectual). Pesquisar criar mentalidade cientfica, formao cientfica (graduao-ps-graduao) trabalho cientfico. Pesquisa um processo sistemtico de construo do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos. Trabalho Cientfico tema- problema busca das respostas, na documentao, na observao dos fenmenos, do comportamento humano e social. o esprito da procura, investigao, da crtica, da capacidade criadora na busca do processo de auto-informao. um trabalho intelectual, desta maneira que o aluno evolui de aprendiz para profissional. Graduao. Monografia - Trabalho de concluso de curso. TCC Ps-Graduao. Trabalho monografia (especializao), tese de mestrado ou doutorado. Monografia mono nico - trabalho monogrfico em um nico assunto. Monografia. Escolha de um assunto, delimitao e formulao de um problema, plano de aula (plano piloto), construo a partir da seleo do material documentado. Formao estrutural estruturada em trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso.

Apresentao - forma de redao, segundo as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. Estudo de investigao X produo.
1) Leitura organizao do material coletado. 2) Introduo de atividade de produo pesquisa.

3) Monografia aspirao da busca carreira cientfica.

You might also like