You are on page 1of 9

Este um trabalho de divulgao de livros encontrados por mim na internet para que possa proporcionar o benefcio de um acesso queles

s que no teriam um outro meio para tal. Segundo a filosofia budista existem quatro formas de generosidade: - Partilhar os ensinamentos que geram paz interior da forma adequada mente e cultura das pessoas, sem esperar pagamento ou recompensa. - Oferecer coisas materiais, como nosso corpo e nossos recursos. - Oferecer proteo, consolo e coragem. Podemos proteger os outros de perigos e outros humanos, de no-humanos e dos elementos. - Oferecer amor (oferecer incondicionalmente aos outros nosso tempo, apoio emocional, energia positiva e boas vibraes). Aps sua leitura considere, dentro do possvel, a possibilidade de adquirir o original, pois assim voc estar incentivando o autor e a publicao de novas obras.

Estncias de Dzyan

http://www.blavatsky.net/portuguese/a_doutrina_secreta/stanzas_of_d...

Estncias de Dzyan
Evoluo Csmica Nas sete Estncias traduzidas do Livro de Dzyan
ESTNCIA I
1. A origem eterna, envolta em suas vestes sempre invisveis, havia dormido, mais uma vez, por sete eternidades. 2. O tempo no existia, porque ele havia dormido no seio infinito da durao. 3. A mente universal no existia, porque no havia nenhum Ah-hi para cont-la. 4. Os sete caminhos para o stase no existiam. As grandes causas da misria no existiam, porque no havia ningum para produzi-las e ser aprisionado por elas. 5. Somente as trevas preenchiam o todo sem limite, porque o pai, a me e o filho eram mais uma vez um e o filho ainda no tinha despertado para a nova roda e sua peregrinaao nessa roda. 6. Os sete senhores sublimes e as sete verdades tinham deixado de existir, e o Universo, o filho da Necessidade, estava imerso no Paranishpanna, para ser expirado por aquele que e, no entanto, no . O nada existia. 7. As causas da existncia tinham sido eliminadas; o visvel que era e o invisvel que descansavam no eterno no-ser o nico ser. 8. Somente a forma nica de existncia se estendia sem limites, infinita, sem causa, num sono sem sonhos; e a vida pulsava inconsciente no espao universal, atravs daquele todo-presena que percebido pelo olho aberto do Dangma. 9. Mas onde estava o Dangma quando o Alaya do universo estava em Paramartha e a grande roda era Anupadaka? DS, Vol I, p. 27

Estncia II
1. . . . Onde estavam os construtores, os filhos luminosos da aurora manvantrica? . . . Nas trevas desconhecidas em seus Ah-hi Paranishpanna. Os produtores da forma a partir da no-forma a raiz do mundo os Devamatri e Svbhvat descansavam no stase do no-ser. 2. . . . Onde estava o silncio? Onde estavam os ouvidos para perceb-lo? No, no havia nem silncio, nem som; nada, exceto o eterno sopro incessante que no conhece a si mesmo. 3. A hora ainda no tinha soado; o raio ainda no tinha brilhado dentro do Germe; a Matripadma no tinha ainda entumecido. 4. O corao dela ainda no tinha se aberto para o raio uno entrar, e em seguida cair como o
1 de 6 25/7/2006 10:45

Estncias de Dzyan

http://www.blavatsky.net/portuguese/a_doutrina_secreta/stanzas_of_d...

trs no quatro, no colo de Maya. 5. Os sete filhos ainda no tinham nascido da teia de luz. Somente as trevas eram o pai-me, Svbhvat; e Svbhvat existia nas trevas. 6. Esses dois so o Germe, e o Germe um. O Universo ainda estava escondido no Pensamento Divino e no Seio Divino. . . .

Estncia III
1. . . . A ltima vibrao da stima eternidade palpita por todo infinito. A me incha, expandindo-se de dentro para fora, como um boto de ltus. 2. A vibrao se propaga, tocando com sua asa veloz todo o universo e o germe que mora nas trevas: as trevas que respiram sobre as dormentes guas da vida . . . 3. As trevas irradiam luz e a luz projeta um raio solitrio nas profundezas da me. O raio penetra o ovo virgem. O raio faz o ovo eterno vibrar e deixa cair o germe no-eterno, que se condensa no ovo do mundo. DS Vol. I, p. 28 4. Ento, o trs cai dentro do quatro. A essncia radiante torna-se sete dentro, sete fora. O luminoso ovo, que trs em si mesmo, coagula-se e espalha seus cogulos brancos como o leite atravs das profundezas da me, a raiz que cresce nas profundezas do oceano da vida. 5. A raiz permanece, a luz permanece, os cogulos permanecem e ainda Oeaohoo uno. 6. A raiz da vida existia em cada gota do oceano da imortalidade, e o oceano era luz radiante, que era fogo e calor e movimento. As trevas desapareceram e no exisitam mais; elas desapareceram em sua prpria essncia, o corpo de fogo e gua, ou o pai e a me. 7. Veja, Lanu! O filho radiante dos dois, a glria refulgente sem paralelo: Espao brilhante, filho do Espao Negro que emerge das profundezas das guas escuras. Oeaohoo, o mais jovem, o * * * Ele brilha como filho; ele o resplandecente e Divino Drago da Sabedoria; o Um Quatro e o Quatro toma para si o Trs e a Unio produz o Sapta em quem esto os sete que se tornam a Tridasa (ou as hostes e as multitudes). Veja-o levantando o vu e desfraldando-o de leste a oeste. Ele fecha o acima e deixa o abaixo para ser visto como a grande iluso. Ele marca os lugares para os resplandecentes e transforma o acima num oceano de fogo sem praias e o uno manifestado em grandes guas. 8. Onde estava o germe e onde estavam, agora, as trevas? Onde est o esprito da chama que queima em tua lmpada, lanu? O germe aquele e aquele luz, o brilhante filho branco do pai escuro oculto. 9 A luz chama fria, e a chama fogo e o fogo produz calor que resulta em gua: a gua da vida na grande me. 10. A me-pai tece uma teia cuja ponta superior presa ao esprito a luz da treva nica e a inferior, sua extremidade sombria, a matria; e essa teia o universo tecido com as duas substncias feitas uma, que Svbhvat. Na traduo inglesa do snscrito, os nmeros so mantidos em snscrito: Eka, Chatur, etc, etc. Considerou-se melhor d-los em ingls.

2 de 6

25/7/2006 10:45

Estncias de Dzyan

http://www.blavatsky.net/portuguese/a_doutrina_secreta/stanzas_of_d...

DS Vol I, p. 29 11. A teia se expande quando o sopro do fogo est sobre ela; ela se contrai quando o sopro da me a toca. Ento os filhos se dissociam e se espalham para retornarem ao seio de sua me ao fim do grande dia, voltando a ser unos com ela; quando a teia se esfria, ela torna-se radiante e os filhos se expandem e se contraem atravs de si mesmos e seus coraes; eles abraam a infinitude. 12. Ento, Svbhvat envia Fohat para consolidar os tomos. Cada um uma parte da teia. Refletindo o "Senhor Auto-Existente" como um espelho, cada um transforma-se, por sua vez, num mundo.

Estncia IV
1. . . . Ouvi, vs Filhos da Terra, aos vossos instrutores os Filhos do Fogo. Aprendei que no h nem primeiro, nem ltimo, porque tudo um: o nmero procedeu do no-nmero. 2. Aprendei o que ns, que descendemos dos Sete Primordiais, ns que nascemos da Chama Primordial, aprendemos com nossos pais. . . . 3. Da efulgncia da luz o raio das trevas eternas projetaram, no espao, as energias re-despertadas; o um do ovo, o seis e o cinco. Ento, o trs, o um, o quatro, o um, o cinco o duas vezes sete, a soma total. E essas so as essncias, as chamas, os elementos, os construtores, os nmeros, o arupa, o rupa e a fora do Homem Divino a soma total. E do Homem Divino, emanaram as formas, as centelhas, os animais sagrados e os mensageiros dos pais sagrados dentro do quatro santo. 4. este era o exrcito da voz a me divina dos sete. As centelhas dos sete esto sujeitas e so servas do primeiro, do segundo, do terceiro, do quarto, do quinto, do sexto e o stimo dos sete. Essas "centelhas" so chamadas esferas, tringulos, cubos, linhas e modeladores; porque assim se apresenta o Eterno Nidana o Oeaohoo, que : DS Vol I, p. 30 5. "Trevas", o sem limites ou o no-nmero, Adi-Nidana, Svbhvat:I. O Adi-Sanat, o nmero, porque ele um. II. A voz do Senhor Svbhvat, os nmeros, proque ele um e nove. III. O "quadrado sem forma". E esses trs inclusos dentro do so o quatro sagrado; e os dez so o universo arupa. Ento, vm os "filhos", os setes lutadores, o um, o oitavo excludo e seu sopro que o produtor da luz. 6. ento o segundo sete, que so os Lipika, produzidos pelos trs. O filho rejeitado um. Os "Filhos-Sis" so incontveis.

Estncia V
1. Os Sete Primordiais, os Sete Primeiros Sopros do Drago da Sabedoria produzem, por sua vez, com seus sopros circungiratrios, o Redemoinho de Fogo.

3 de 6

25/7/2006 10:45

Estncias de Dzyan

http://www.blavatsky.net/portuguese/a_doutrina_secreta/stanzas_of_d...

2. Eles fazem dele o mensageiro de sua vontade. O Dziu torna-se Fohat, o filho veloz dos filhos divinos, cujos filhos so os Lipika. Fohat se desdobra de forma circular. Fohat o cavalo e o pensamento o cavaleiro. Ele passa como um raio atravs das nuvens de fogo; d trs e cinco e sete passos atravs das sete regies acima e sete abaixo. Ele levanta sua voz e chama as centelhas inumerveis e as rene. 3. Ele seu esprito guia e seu lder. Quando ele comea a sua obra, ele separa as centelhas do reino inferior que flutuam e vibram de alegria em suas moradas radiantes e forma com elas os germes das rodas. Ele os coloca nas seis direes do espao e um no meio a roda central. 4. Fohat traa linhas espirais para unir os seis ao stimo a Coroa; um exrcito dos filhos da luz fica em cada ngulo e seus Lipika, na roda do meio. Eles dizem: Isto bom, o DS Vol I, p. 31 primeiro mundo divino est pronto, o primeiro agora o segundo. Ento o "Arupa Divino" se reflete no Chhaya Loka, a primeira veste de Anupadaka. 5. Fohat d cinco passos e constri uma roda alada em cada canto do quadrado, para os quatro sagrados e seus exrcitos. 6. Os Lipikas circunscrevem o tringulo, o primeiro um, o cubo, o segundo um e o pentgono dentro do ovo. o anel chamado "No passa" para aqueles que descendem e ascendem. Tambm para aqueles que, durante o kalpa, esto progredindo em direo ao grande dia "Seja Conosco". Assim foram formados os Rupa e os Arupa: da luz nica, sete luzes; de cada um das sete, sete vezes sete luzes. As rodas observam o anel. . . .

Estncia VI
1. Pelo poder da Me da misericrdia e conhecimento Kwan-Yin o "triplo" de Kwan-Shai-Yin, residindo em kwan-Yin-Tien, Fohat, o sopro de sua prognie, o Filho dos Filhos, havia trazido existncia, do abismo inferior, a forma ilusria de Sien-Tchang e os Sete Elementos:* 2. O Um veloz e radiante produz os sete centros Laya, contra os quais ningum prevalecer at o grande dia "Seja Conosco", e coloca o universo nesses alicerces eternos que envolvem Tsien-Tchan com os Germes Elementares. 3. Dos Sete primeiro o um manifestado, seis escondidos, dois manifestos, cinco escondidos; trs manifestos, quatro escondidos; quatro produzidos, trs ocultos; quatro e um Tsan (frao) revelados, dois e meio escondidos; Seis a serem manifestados, um ignorado. Finalmente, sete pequenas rodas revolvendo; uma dando nascimento outra. * O verso 1 da Estncia VI de uma data mais recente que as outras Estncias, embora ainda seja muito antigo. O texto antigo deste verso, que contm nomes inteiramente desconhecidos aos Orientalistas, no d nenhuma pista disso ao estudante. DS Vol I, p. 32 4. Ele as constroi semelhana das rodas mais antigas, colocando-as nos Centros Imperecveis. Como Fohat as constroi? Ele coleta a poeira de fogo. Ele faz bolas de fogo, corre atravs delas e em seu derredor, infundindo-lhes vida, ento, as coloca em movimento; umas numa direo,
4 de 6 25/7/2006 10:45

Estncias de Dzyan

http://www.blavatsky.net/portuguese/a_doutrina_secreta/stanzas_of_d...

outras noutra direo. Elas so frias, ele as faz quentes. Elas so secas, ele as faz midas. Elas brilham, ele as abana e as esfria. Assim age fohat de um crepsculo ao outro, durante sete eternidades. 5. Na quarta, os filhos sos instrudos a criar suas imagens. Um tero se recusa dois teros obedecem. A maldio proferida; eles nascero na quarta, sofrero e causaro sofrimento; esta a primeira guerra. 6. As rodas mais antigas rodam para cima e para baixo. ... A prognie da me encheu o todo. Houve batalhas entre os Criadores e os Destruidores, e batalhas lutadas por espao; a semente aparecendo e reaparecendo continuamente. 7. Faz teus clculos, lanu, se queres aprender a idade correta de tua pequena roda. Teu quarto raio nossa me. Alcana o quarto "Fruto" do quarto caminho do conhecimento que leva ao Nirvana e compreenders, porque Vers. . . .

Estncia VII
1. Observa o comeo da vida senciente sem forma. Primeiro o Divino, o uno originado do Esprito-Me; depois, o Espiritual, O Trs do um, o quatro do um e o cinco do qual provem o trs, o cinco e o sete. Estes so o triplo e o qudruplo descendentes; os filhos "nascidos da mente" do primeiro senhor; os sete brilhantes. Eles so Tu, Eu, Ele, Lanu. So eles que velam por ti e por tua me terra. DS Vol I, 33 2. O raio uno multiplica os raios menores. A vida antecede a forma e a vida sobrevive ao ltimo tomo da forma. Atravs dos incontveis raios procede o raio-vida, o uno, como um fio atravs de muitas jias. 3. quando o um se torna dois, o triplo aparece e os trs so um; e nosso fio, Lanu, o corao do homem-planta chamado Saptaparna. 4. a raiz que nunca morre; a chama de trs lnguas dos quatro pavios. Os pavios so as centelhas que procedem da chama de trs lnguas emitida pelos sete sendo esta sua chama , os raios e as centelhas de uma lua refletida nas ondas mveis de todos os rios da terra. 5. A centelha pende da chama pelo fio mais sultil de fohat. Ela viaja atravs dos Sete Mundos de Maya. Ela pra no primeiro e um metal e uma pedra; ela passa para o segundo e, veja uma planta; a planta passa como um redemoinho por sete mudanas e torna-se um animal sagrado. Dos atributos combinados destes, manu, o pensador, formado. Quem o forma? As sete vidas e a vida nica. Quem o completa? o Lha quntuplo. E quem aperfeioa o ltimo corpo? Peixe, sin e soma. ... 6. do primeiro nascido, o fio entre o observador silencioso e sua sombra torna-se mais forte e radiante a cada mudana. A luz do sol matutina transformou-se na glria do meio dia. . . . 7. Esta tua roda atual, disse a Chama Centelha. Tu s eu mesmo, minha imagem e minha sombra. Eu me revesti de ti e tu s meu Vahan at o dia "Seja Conosco", momento em que tu

5 de 6

25/7/2006 10:45

Estncias de Dzyan

http://www.blavatsky.net/portuguese/a_doutrina_secreta/stanzas_of_d...

devers te tornar novamente eu mesmo e os outros, tu mesma e eu mesmo. Ento os construtores, tendo vestido sua primeira veste, descem terra radiante e reinam sobre os homens que so eles mesmos. . . . DS Vol I, p. 34

6 de 6

25/7/2006 10:45

Este um trabalho de divulgao de livros encontrados por mim na internet para que possa proporcionar o benefcio de um acesso queles que no teriam um outro meio para tal. Segundo a filosofia budista existem quatro formas de generosidade: - Partilhar os ensinamentos que geram paz interior da forma adequada mente e cultura das pessoas, sem esperar pagamento ou recompensa. - Oferecer coisas materiais, como nosso corpo e nossos recursos. - Oferecer proteo, consolo e coragem. Podemos proteger os outros de perigos e outros humanos, de no-humanos e dos elementos. - Oferecer amor (oferecer incondicionalmente aos outros nosso tempo, apoio emocional, energia positiva e boas vibraes). Aps sua leitura considere, dentro do possvel, a possibilidade de adquirir o original, pois assim voc estar incentivando o autor e a publicao de novas obras.

You might also like