You are on page 1of 4

A Grande Invocao Do Ponto de Luz na Mente de Deus Flua Luz s mentes dos homens Que a Luz desa Terra

a Do ponto de Amor no Corao de Deus Flua Amor aos coraes dos homens Que o Cristo volte Terra Do centro onde a Vontade de Deus conhecida, Guie o propsito as pequenas vontades dos homens O propsito que os Mestres conhecem e a que servem Do centro a que chamamos raa dos homens Cumpra-se o Plano de Amor e Luz E que Ele cerre a porta onde mora o mal Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleam o Plano na Terra A beleza e a fora desta Invocao jazem em sua simplicidade e em sua expresso de certas verdades centrais que todos os homens, inata e normalmente, aceitam - a verdade da existncia de uma inteligncia bsica a Quem ns vagamente chamamos de Deus; a verdade que por trs de toda aparncia exterior, o poder motivador do universo o Amor; a verdade que uma grande Individualidade, chamada Cristo pelos cristos, veio terra e encarnou aquele amor de modo que o pudssemos entender; a verdade que tanto o amor como a inteligncia so efeitos do que chamada a Vontade de Deus; e finalmente a verdade auto-evidente que somente atravs da humanidade mesma pode o Plano cumprir-se. Toda esta Invocao se refere ao dominador e revelador reservatrio de energia, causa imediata de todos os acontecimentos na terra que indicam a emergncia daquilo que novo e melhor; esses acontecimentos demonstram a progresso da conscincia em direo luz maior. O apelo invocativo habitual tem sido at agora egosta em sua natureza e temporrio em sua formulao. Os homens tem orado para si prprios; eles tem invocado a ajuda divina para os que amam; e dado uma interpretao material a suas necessidades bsicas. Esta invocao uma orao mundial; ela no tem qualquer apelo pessoal, nem urgncia invocativa temporal; ela expressa a necessidade da humanidade e mergulha em todas as dificuldades, dvidas e questionamentos diretamente at a Mente e o Corao D'Aquele em Quem vivemos, nos movemos e temos o nosso ser - Aquele Que permanecer conosco at o final do prprio tempo e "at que o ltimo cansado peregrino tenha encontrado seu caminho de volta para casa".

Do ponto de Luz na Mente de Deus, flua Luz s mentes dos homens; que a Luz desa terra.

Nas primeiras trs linhas temos a referncia Mente de Deus como um ponto focal para a luz divina. Isso se refere alma de todas as coisas. O termo alma com seu principal atributo de esclarecimento inclui a alma humana e aquele ponto de consumao de luz que ns consideramos como a "ofuscante" alma da humanidade. Aquela alma traz luz e espalha iluminao. Ela necessria sempre, para lembrar que a luz energia ativa. Quando ns invocamos a Mente de Deus e dizemos: "Flua luz s mentes dos homens, que a Luz desa Terra", nos estamos vocalizando uma das grandes necessidades da humanidade e, se a invocao e a prece significam realmente algo, a resposta certa e segura. Quando encontramos presente em todas as pessoas, em todas as pocas, em cada era e em toda situao, a urgncia em verbalizar um apreo ao Centro espiritual invisvel, h uma segura certeza de que um centro existe. A Invocao to velha quanto a prpria humanidade. O Cristo nos disse que os homens "amam as trevas em vez da luz, porque seus atos so maus". Contudo, uma das grandes belezas emergentes no tempo atual que a luz est sendo lanada em cada lugar escuro, e nada h oculto que no venha a ser revelado. As pessoas reconhecem a presente trava e misria e consequentemente sadam a luz. A iluminao das mentes do homens, de modo a que eles possam ver as coisas como elas so, pode alcanar motivos corretos e o meio de alcanar corretas relaes humanas agora uma necessidade capital. Na luz que iluminao traz, veremos finalmente luz, e o dia vir em que milhares de filhos dos homens e incontveis grupos sero capazes de dizer com Hermes e com o Cristo: "Eu sou (ou ns somos) a luz do mundo".

Do ponto de Amor no Corao de Deus, flua Amor aos coraes dos homens; que o Cristo volte terra.
Nas trs linhas seguintes, o Corao de Deus envolvido e o ponto focal do amor considerado. Este "corao" do mundo manifestado a Hierarquia espiritual - esse grande agente transmissor de amor para dotar de forma a manifestao divina. O Amor uma energia que deve alcanar os coraes dos homens e fecundar a humanidade com a qualidade da compreenso amorosa, isso o que expresso quando o amor e a inteligncia se expressam juntos. Quando os discpulos estiverem agindo realmente em nome do Cristo, ento vir o tempo em que Ele poder novamente andar no meio dos homens de maneira pblica; Ele poder ser publicamente identificado e assim fazer Seu trabalho em nveis exteriores de vida assim como no interior. O Cristo disse ao se despedir de Seus discpulos: "Estou com vocs sempre, at o fim dos dias". Quando o Cristo vier, haver um florescimento de grande atividade de Seu tipo de conscincia entre os homens; Ele incutir no mundo dos homens a potncia e a energia distintiva do amor intuitivo. Os resultados da distribuio dessa energia de amor sero de duplo aspecto:

Primeiro, a energia ativa da compreenso-amorosa mobilizar uma tremenda reao contra a potncia do dio. Odiar, ser separativo e ser exclusivo viro a ser considerados como o pecado nico, pois ser reconhecido que todos os pecadores, tais como relacionados e agora considerados como erros, somente se desenvolvem a partir do dio ou de seu produto, a conscincia anti-social. Em segundo lugar, homens e mulheres incontveis em todos os pases constituirse-o em grupos para a promoo da boa-vontade e apara a produo de corretas relaes humanas. To grande ser o seu nmero que, de uma minoria pequena e relativamente sem importncia, chegaro a ser a maior e mais influente fora no mundo.

Do Centro onde a Vontade de Deus conhecida, guie o Propsito as pequenas vontades dos homens; o Propsito que os Mestres conhecem e a que servem.
Nestas linhas encontramos uma prece em que a vontade humana possa ser ajustada de modo a ficar em conformidade com a vontade divina, mesmo que esta no seja compreendida. H uma indicao nessas trs linhas que a humanidade em si mesma no pode, por enquanto, alcanar o que seja o propsito da Vontade de Deus, aquele aspecto da vontade divina que procura imediata expresso da terra. Mas certamente, na medida em que o propsito da Vontade de Deus busca influir sobre a vontade humana, ela expressa em termos humanos como boa-vontade, como determinao viva ou como uma inteno fixa de alcanar corretas relaes humanas. A vontade divina, tal com essencialmente, permanece o grande mistrio. O prprio Cristo lutou com o problema da vontade divina e dirigiu-Se ao Pai quando pela primeira vez Ele se conscientizou da extenso e da complexidade de Sua misso como salvador mundial. Ele ento bradou alto: "Pai, no a minha vontade mas a Tua seja feita". Essas palavras marcaram o abandono dos meios atravs dos quais Ele estivera tentando salvar a humanidade; isso Lhe indicava o que poderia quela tempo, ter parecido um fracasso e que Sua misso no estava cumprida. Por dois mil anos Ele tem esperado para ver frutificar aquela misso. Ele no pode prosseguir com Sua misso sem uma ao recproca da humanidade. Essa Invocao peculiar e, essencialmente, o Prprio Mantram do Cristo. Seu "som ecoou" para o mundo inteiro por intermdio da sua enunciao por Ele e atravs de seu uso pela Hierarquia espiritual. Agora suas palavras devem espalhar-se pelo mundo inteiro atravs de sua enunciao pelos homens em toda parte e seu significado deve ser expresso pelas massas no devido tempo. Ento o Cristo poder novamente "descer terra" e "ver a obra de sua alma e ficar satisfeito".

Do Centro a que chamamos Raa dos homens, cumpra-se o plano de Amor e Luz; e que ele cerre a porta onde mora o mal.
No quarto grupo de trs linhas, tendo invocado os trs aspectos ou potncias da Mente, Amor e Vontade, temos a indicao da ancoragem de todos esses poderes na prpria humanidade, no "centro a que chamamos raa dos homens". Aqui, e somente aqui, podem todas as trs qualidades divinas - em tempo e espao - expressar-se e

encontrar plena realizao; aqui, e somente aqui, pode o amor verdadeiramente nascer, a inteligncia corretamente funcionar e a Vontade de Deus demonstrar sua efetiva vontade-para-o-bem. Pela humanidade, s e sem ajuda (exceto pelo divino esprito em todo ser humano), pode a "porta onde habita o mal" ser selada. Esta linha final da quarta estrofe talvez exija explicao. Esta uma maneira simblica de expressar a idia de tornar os propsitos maus tanto inativos quanto ineficazes. No h particular localizao para o mal; no Livro das Revelaes, o Novo Testamento fala do mal e da destruio do diabo e do tornar Sat impotente. A "porta onde mora o mal" mantida aberta pela humanidade atravs de seus desejos egostas, seus dios e separatividade, por sua ambio e suas barreiras raciais e nacionais, suas baixas ambies pessoais e seu amor pelo poder e crueldade. medida que a boa-vontade e a luz flurem nas mentes e coraes humanos, essas ms qualidades e essas energias dirigidas que mantm aberta a porta do mal do lugar a uma nsia por corretas relaes humanas, a uma determinao para criar um mundo melhor e mais pacfico e a uma expresso mundial da vontade-para-o-bem. proporo que essas qualidades se superponham s velhas e indesejveis, a porta onde mora o mal simbolicamente fechar-se- lentamente atravs da mudana de rumo do peso da opinio pblica e pelo correto desejo humano. Nada pode impedi-lo. Assim o Plano original ser restaurado na terra. Simultaneamente, a porta para o mundo da realidade espiritual abrir-se- diante da humanidade e a porta onde mora o mal ser fechada. Assim, atravs do "centro a que chamamos raa dos homens" o Plano de Amor e Luz opera e aplica o golpe de morte no mal, no egosmo e na separatividade, selando-os na tumba da morte para sempre; assim tambm o propsito do Criador de todas as coisas ser cumprido.

que a Luz, o Amor e o Poder restabeleam o Plano da terra.


Fica evidente que as trs primeiras estrofes invocam, ou apelam para os trs aspectos da vida divina que so universalmente reconhecidos: a mente de Deus, o amor de Deus e a vontade ou o propsito de Deus; a quarta indica a relao da humanidade com essas trs energias de inteligncia, amor e vontade e a profunda responsabilidade da humanidade de implementar a difuso do amor e luz na terra para restaurar o Plano. Este Plano convoca a humanidade para a expresso do Amor e desafia os homens para "deixarem sua luz brilhar". Ento vem a solicitao solene final para que este "Plano de Amor e Luz", atuando atravs da humanidade, possa "murar a porta onde mora o mal". A linha final ento contm a idia da restaurao, indicando a nota-chave para o futuro e que dia vir quando a idia original de Deus e Sua inteno inicial no mais sero frustadas pelo mal e pelo livre-arbtrio humanos, pelo puro materialismo e egosmo; o propsito divino ser ento, atravs dos coraes e dos objetivos renovados da humanidade, alcanado.

You might also like