You are on page 1of 10

RESUMO DE GENTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

DNA

- De forma didtica, basta imaginar que o DNA uma escada caracol, os corrimos so os FOSFATOS e as PENTOSES, e os degraus so as BASES NITOGENADAS. Tendo enxergado dessa forma, basta imaginar que um corrimo desde e outro sobe (cadeias anti-paralelas) uma ir de 3 a 5 e a outra ser de 5 a 3, se ligando no final entre 5 e 3 ou 3 e 5. Sabendo que a base sempre se liga ao carbono 1 das pentoses, o carbono livre ser aquele que est mais prximo da ligao fosfodister ou da Nglicosidica. Nesse caso carbono os carbono livres sero 3 ou 5 (linha 3 ou linha 5). - Resumindo, linha 3 ou 5 sempre ser definida pela HIDROXILA livre. - Polmero de nucleotdeo - Cadeias de DNA so chamadas de Anti-Paralelas.

NUCLEOTDIO

- So ligados entre si covalentemente por ligaes fosfodister, formando pontes de fosfato. Ligaes - Ligaes entre base x pentose chamada de ligao N-GLICOSDICA (ligaes por pontes de hidrognio). - Ligaes entre pentose x fosfato chamada FOSFODISTER (ligaes covalentes).

Tipos de Base - ADENINA Chamadas de PURINAS - GUANINA

- TIMINA Chamadas de PIRIMIDINAS

- CITOSINA

- Cada uma dessas bases vo se ligar entre seus grupos entre si, ou seja, cada uma de ligar especificadamente com outra molcula do outro grupo:

- Ligaes (pontes de hidrognio) entre G e C, so mais resistentes a ataques, dificilmente se desfazem. - Purina deve se ligar com pirimidina ou o contrrio, no existe possibilidade de ligao entre-si de purinas e pirimidinas.

- DNA ser transcrito em RNA que sofrer uma traduo para formar uma protena especfica. - Cromossomo = DNA (1 mol de DNA = 1 cromossomo)

Tatabox - Enzima RNApolimerase - Inicio do Gene (vrios genes = 1 DNA) - Quando chega outro TATABOX, o trecho entre CODIFICADORA e TATABOX considerado intil (lixo evolutivo). - Cdigo gentico universal - Substncias (Mol) aderem na controladora para dizer o que precisa ser produzido para no haver desperdcio de A.T.P. * RNAm que vai ao citoplasma e d origem a protena. - Molcula de RNA vai usar a fita que vai de 3 5 para formar uma sequencia combinante de 5 3 e dar sequncia a formao de RNAm a fita de baixa servir apenas como estrutura nesse processo. - O RNAm produzido atravs da cpia da fita e vai induzir a sequncia de aminocidos de peptidios e protenas. Produo do RNAm

Tipos de RNAs - RNAm: contm a informao gentica para a sequncia de aminocidos de peptdeos e protenas. - RNAt: identifica e transporta os aminocidos at o ribossomo. - RNA ribossmico: constituinte dos ribossomos. Transcrio - Qual a diferena fundamental entre a transcrio e a traduo? - Vou usar de analogia para tentarmos entender: Encontramos em um texto mal formatado a seguinte frase on the is table book, nos perguntamos que diabos isso? Somos espertos ento vamos transcrever de forma correta para ver se entendemos The book is on the table, legal, mas iremos apresentar isso a crianas da 1 srie e ningum do grupo fala ingls, e agora? Precisaremos de um processo muito mais sofisticado e especializado para termos sucesso na produo de nossa frase, ento chamamos nossa amiga RENATA POLIMERASE (carinhosamente apelidada de RNApolimerase) que fez intercambio nos EUA para executar o processo de traduo, os livros esto sobre a mesa. Conseguimos, deixamos as crianas felizes e ficamos com 3 de mdia continuada. - Da mesma forma, o processo de transcrio se limita a reproduzir em RNA o que est escrito em DNA, o que no apresenta maiores dificuldades: as bases A, T, G e C da fita molde de DNA comandam o pareamento de U, A, C e G na fita recm sintetizada de RNA. - A RNApolimerase no precisa de primer para dar inicio a transcrio, precisa de primer apenas para copiar ribossomo. - Transcrio de forma didtica a organizao dos fatores. - Ocorre de maneira diferente em procariotos e eucariotos.

Procariotos (mono ou policistrnico) monognico ou polignico

- Procariotos vem de um DNA polignico ou policistrnico (podendo ser mono em alguns casos), ou seja, POLI=MUITOS CISTRONICO=CISTRONS sendo assim, MUITOS CISTRONS, se os cistrons so os genes, logo pode ser considerado tambm POLIGENICO (MUITOS GENES). - Cdon de inicio sempre ser o AUG. - Ns procariotos policistronicos seu RNAm pode transcrever at trs protenas. - Cada cstron codifica uma protena, ou seja, mesmo RNAm codifica vrias protenas. - No podem chamar de Cstron, so genes subdivido em cistrons. - Cdon, uma sequncia de trs bases nitrogenadas de RNA mensageiro que codificam um determinado aminocido ou que indicam o ponto de incio ou fim de traduo da cadeia de RNAm. Isto significa que cada conjunto de trs bases consecutivas responsvel pela codificao de um aminocido. - Cada trs bases (nucleotdeos) = 1 cdon (RNAm) - Cada trs bases = anticdon (RNAt) ex: CCC ou GGG - Gene uma sequncia de nucleotdeos, onde esto definidos a nosso fentipo.

Eucariotos monocistronico

- Eucariontes possuem nico cistron - Ribossomo ira traduzir apenas uma protena - Gp no comeo 5 linha - no final cauda poli A 3 linha SEMPRE - Nos Eucariontes, gene est dividido em INTRONS (INTERESPAADORES) e XONS (INFORMAES GENTICAS). - No geral, apenas xons sero transformados em RNA. - Fase de iniciao: Ligao da RNApolimerase. - Fase de terminao: Cdons que indicam final. - Grande parte do processo de transcrio ocorre no ncleo, at o momento em que os Introns so removidos e os xons so reorganizados, ento o agora RNAm lanado no citoplasma para sintetizar a protena. - Didaticamente os introns no servem para nada INTRES

- ESQUEMA DE TRANCRIO EM EUCARIOTO:

- DNA aps sofrer a transcrio primria, fica subdivido em introns e xons apenas. Aps essa etapa sofrer a adio de Gp e da cauda poli A, ainda assim continua subdivido nas supra, ento que entram as enzimas endonucleares de restrio (cortam os introns). - na parte em destaque (lupa) est demonstrado o que chamado SPLICING a troca que pode ocorrer na ordem dos xons. - REORGANIZAO ALTERNATIVA, que est conceituada em: Vrios RNAms podem ser produzidos, mas somente uma protena ser produzida.

ESQUEMA DE TRANSCRIO PROCARIOTO:

- Nos Eucariotos, no existe introns nem xons, o DNA transcrito direto em RNAm e depois traduzido em Protena. TRADUO

- O nome j diz, processo pelo qual a informao do RNAm ser TRADUZIDA em uma protena. - Cada trs bases (nucleotdeos) = 1 cdon (RNAm) - Cada trs bases = anticdon (RNAt) ex: CCC ou GGG - Para acontecer precisa de ribossomo transportador e ribossomo mensageiro - Sitio ativo no ribossomo reconhece o stio do nucleotidio - AUG sempre primeiro cdon, trs consigo um aminocido (Metionina- que pode virar qualquer protena). - 1 acopla subunidade menor do ribossomo. - 2 RNAt metionina AUG (cdon). - 3 Descida da subunidade maior do ribossomo (no sitio P). Ribossomo (processo de traduo) - Subunidade maior possui trs stios ativos - Chega o RNAm com sua sequencia UAC e seu aminocido adjunto, se acoplando no cdon inicial AUG. - Quando subunidade menor se acopla a fita, o RNAm com seu aminocido ficam no stio A, passando para o stio P. - a subunidade maior ento desliza sob a fita, o RNAm deixa sua molcula acessria no sitio P e passa para o stio E (da onde ir ser expulso), enquanto isso, o stio A est exposto e outro RNAm se acopla. - Mudana do ribossomo catalisa uma reao peptdica (resulta em HO), ribossomo muda de lugar, RNAm mudam de stio deixando o stio A exposto. - Os aminocidos trazidos vo ficando empilhados no stio P. - Sequencia segue at vir um cdon de trmino RNAt fator de desacoplamento sem aminocido, liberando tudo e liberando o ribossomo para continuar, liberando tambm o polipeptdio - PROTENA PRONTA

You might also like