You are on page 1of 61

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal uma interpretao empiricamente ilustrada


Fernando Lus Machado*

Resumo Os quase cinquenta anos de investigao sociolgica em Portugal, iniciados em 1962 com a criao, por Adrito Sedas Nunes, do Gabinete de Investigaes Sociais, hoje Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa, so aqui tomados como um objecto sociolgico como outro qualquer, fazendo-se deles uma interpretao empiricamente ilustrada. O texto divide-se em trs partes. A primeira, sem repetir as reconstituies do percurso histrico da disciplina que outros j zeram, acrescenta nova informao e sublinha aspectos fundamentais da institucionalizao avanada da sociologia em Portugal. Na segunda, identicam-se pormenorizadamente os domnios de investigao que tm sido explorados pelos socilogos portugueses, apontamse vazios e declnios e analisam-se as questes fronteirias que, em alguns desses domnios, se colocam na relao com outras cincias sociais. Na terceira, caracterizamse e comparam-se os dois geradores de investigao sociolgica dominantes: o gerador scio-cultural e o gerador poltico-social. Faz-se tambm o inventrio de algumas controvrsias sobre o percurso, a situao e as capacidades da sociologia portuguesa.

Introduo A sociologia portuguesa atingiu uma fase de institucionalizao avanada1. Quer contemos os quase cinquenta anos passados sobre a constituio do Gabinete de Investigaes Sociais (hoje Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa), em 1962, quer contemos os mais de trinta de existncia da primeira

* Departamento de Sociologia e CIES-ISCTE 1 Agradeo vivamente a Antnio Firmino da Costa, Elsio Estanque, Joo Teixeira Lopes, Jos Manuel Resende e Pedro Moura Ferreira, a leitura atenta e os comentrios que zeram a este texto, bem como as informaes e sugestes que me permitiram melhor-lo. Outras informaes, pontuais, foram-me fornecidas por Lus de Sousa e Joo Freire, a quem tambm agradeo. A responsabilidade pelo contedo do texto , no entanto, quero sublinh-lo, totalmente minha.

283

Fernando Lus Machado

licenciatura, no Instituto Superior de Cincias do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em 1974, de uma instituio consolidada e madura que falamos. No deixa de ser uma instituio jovem. Os seus pais fundadores esto quase todos vivos e activos e convivem cientca e prossionalmente com as geraes mais novas, numerosas, crescentemente qualicadas a nveis psgraduados, que se distribuem por unidades de investigao, departamentos da administrao central, autarquias, instituies privadas de solidariedade social, organizaes no-governamentais, empresas. Para alm da ampla consagrao universitria, com uma oferta nacional diversicada de ensino graduado e ps-graduado, o melhor indicador de maturidade o da institucionalizao das suas procuras institucionais. Numa certa fase, at meados dos anos 90 do sculo passado, o aumento da procura do conhecimento sociolgico por parte de instituies pblicas e privadas contribuiu decisivamente para a armao da disciplina e da prosso. Mas depois disso uma evoluo ainda mais importante ocorreu. As procuras institucionais tornaram-se permanentes, previsveis, passaram a ser um dado de facto, em suma, institucionalizaram-se. A gura por excelncia da institucionalizao das procuras institucionais a dos observatrios da vida social que se tm constitudo nos mais diversos domnios temticos e nos quais esto directamente envolvidas as principais unidades de investigao, mesmo aquelas que se dizem mais crticas das aplicaes reguladoras da sociologia. Como prprio de um estdio de maturidade, tem crescido o trabalho reexivo da sociologia portuguesa sobre si prpria, semelhana do que aconteceu e acontece nos pases onde a disciplina se institucionalizou h mais tempo. Na bibliograa internacional encontram-se, de facto, muitos trabalhos, de datas mais recentes ou mais antigas, que tomam a sociologia por objecto, que a comentam ou analisam, a vrios nveis e de vrias formas, enquanto prtica cientca social e historicamente situada, aproximando-se, uns mais outros menos, de uma sociologia da sociologia, enquanto modalidade especca da sociologia da cincia. Posso mencionar os livros, em registo mais panetrio e anti-sistema (leia-se anti-funcionalismo), de Mills (1959) ou Gouldner (1970), que de resto os tornaram famosos; ou trabalhos de teor mais analtico, como os de Herpin (1982), Gans (1990), Turner e Turner (1990) ou Berthelot (1991)2. Noutra perspectiva, mais no domnio da histria da sociologia, igualmente importante para uma autoanlise sociolgica, encontramos trabalhos mais antigos, como os de Oberschall (1972) e Hawthorn (1976), e mais recentes, como os de Cuin e Gresle

2 Bem mais antigo, de 1959, o volume XXVI dos Cahiers Internationaux de Sociologie, ainda dirigidos por Georges Gurvitch, integralmente dedicados ao tema dos quadros sociais da sociologia. Escrevem nesse nmero, entre outros, o prprio Gurvitch, Raymond Aron, Henri Lefebvre, Roger Bastide, Henri Janne, Jean Cazeneuve e Jean Duvignaud.

284

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

(1995) ou de Dortier (2005), que reconstituem essa histria separadamente ou em conjunto com as restantes cincias sociais. E, claro, so incontornveis, neste contexto, os trabalhos empricos de Pierre Bourdieu sobre o campo cientco e o campo universitrio, incluindo a sociologia, e at sobre o seu prprio percurso como acadmico e socilogo (Bourdieu, 1984, 1989, 2001, 2004)3. A propenso introspectiva da sociologia portuguesa esteve presente desde cedo. Leiam-se, por exemplo, os discursos de abertura dos primeiros congressos, bem como os dos que se seguiram, ou o texto muito especial publicado por Sedas Nunes, em 1988, no centsimo nmero da Anlise Social, e encontrar-seo boas pistas para uma sociologia da sociologia e uma sociologia histrica da sociologia4. Mas esse trabalho reexivo tornou-se, entretanto, mais frequente e mais diversicado, e tambm mais espontneo, uma vez que se manifesta para alm da solenidade dos momentos institucionais ou pessoais de balano. Nos ltimos anos tm sido publicados textos em que socilogos com posies destacadas no campo comentam o desenvolvimento e estado actual da sociologia portuguesa ou apresentam sobre ela novos elementos sociogrcos (Mendes, 2002; Gonalves, Rodrigues e Azevedo, 2004; Pinto, 2004 e 2007; Dias, 2006; Lopes, 2006; Silva, 2006; Fortuna, 2008). Outros textos, mais antigos, j tinham contribudo para essa reexo colectiva com elementos histricos e sociogrcos substanciais, bem como alguns elementos analticos (Cruz, 1983; Costa, 1988; Almeida, 1992; Resende e Vieira, 1993; Cabral, 1993; Pinto, 1994; Casanova, 1996; Fernandes, 1996; Hespanha, 1996; Lobo, 1996; Machado, 1996). Paralelamente, comeam a surgir estudos aprofundados sobre aspectos da histria da sociologia em Portugal (Gomes, 2005; Ferreira, 2006) e at, caso nico, uma autobiograa (Freire, 2007). Os elementos de leitura avanados nesses textos so abundantes, mas dispersos. Umas vezes so bem concretos e especcos, outras vezes so cuidadosamente genricos ou meramente alusivos. Em todo o caso, no formam corpos coerentes e integrados de reexo e conhecimento. Mas constituem um bom ponto de partida nesse caminho. Digamos que fornecem pistas promissoras de anlise sociolgica, procura de se transformarem em hipteses explcitas de pesquisa e, sobretudo, a pedirem que se ponha as mos na empiria. Numa palavra, a pedirem que se faa da sociologia portuguesa um observvel emprico sociolgico como outro qualquer.
3 O texto terico fundador da sociologia da cincia de Pierre Bourdieu Le champ scientique, Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 2/3, 1975. 4 Para alm de ser o centsimo, algo que nenhuma outra revista atingiu por enquanto, este nmero da Anlise Social emblemtico por outra razo, algo irnica: nele se publica quer o texto de despedida algo amargurada de Sedas Nunes, quer o esperanoso discurso de Joo Ferreira de Almeida, primeiro presidente da Associao Portuguesa de Sociologia, na abertura do 1 Congresso Portugus de Sociologia, em 1988.

285

Fernando Lus Machado

Este texto visa contribuir para essa tarefa de forma substantiva. Divide-se em trs partes. A primeira, sem repetir as reconstituies do percurso histrico da disciplina que outros j zeram, e muito bem (Cruz, 1983; Fernandes, 1996; Pinto, 2004), acrescenta nova informao e sublinha aspectos fundamentais da institucionalizao avanada da sociologia em Portugal, nos planos do ensino, investigao, publicao, associativismo e internacionalizao. Na segunda identicam-se os domnios de investigao que tm sido explorados pelos socilogos portugueses, desde os anos iniciais do GIS at a actualidade, apontamse vazios e declnios e analisam-se as questes fronteirias que, em alguns desses domnios, se colocam na relao com outras cincias sociais. Na terceira parte apresenta-se uma interpretao geral sobre as quase cinco dcadas de investigao sociolgica em Portugal, nomeadamente, a caracterizao e anlise comparativa do que, falta de melhor designao, decidi chamar geradores de investigao sociolgica, que consistem em combinaes distintas e institucionalizadas de estilos, temas e protagonistas, colectivos e individuais, de trabalho sociolgico. Faz-se tambm o inventrio e o comentrio de algumas controvrsias sobre o percurso, a situao e as capacidades da sociologia portuguesa. A institucionalizao avanada da sociologia portuguesa A entrada no ensino universitrio em espao prprio o factor decisivo de institucionalizao da sociologia, como da generalidade das cincias. Foi assim em todos os pases onde ela se desenvolveu como disciplina autnoma, nomeadamente em Frana, Alemanha, EUA, Reino Unido e Itlia (Cuin e Gresle, 1995; AA. VV., 1996). Dir-se-ia que em Portugal tambm foi assim, que s a partir da criao das primeiras licenciaturas, no nal dos anos 70 do sculo XX, a sociologia encontrou as condies para a sua armao. Mas esta s meia verdade. A outra metade da verdade o par formado pelo Gabinete de Investigaes Sociais (GIS) e pela revista Anlise Social, criados habilmente mais de dez anos antes, nos interstcios institucionais de um regime que proibia a sociologia. Apesar de todas as condicionantes e limitaes que lhes eram impostas, a primeira unidade de investigao e a primeira revista cientca que albergaram e deram espao crescente sociologia, representaram uma primeira fase de institucionalizao, sucientemente slida para que a sua inuncia se tenha prolongado at hoje5. Num certo sentido, foi uma institucionalizao antes da institucionalizao. Por isso, no deixa de ser ingrato que s vinte anos depois da sua criao, e quase dez anos depois da entrada em funcionamento da primeira licenciatura em

Para a descrio por dentro do processo rduo de constituio do GIS ver Nunes (1988).

286

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

Sociologia, no ISCTE, o GIS tenha nalmente visto consagrada e estabilizada a sua existncia, em 1982, ao passar a Instituto de Cincias Sociais, integrado na Universidade de Lisboa (ICS-UL). Quando Sedas Nunes diz que o ISCTE, na parte das cincias sociais, e o ICS so dois ramos da mesma rvore, de uma rvore cuja semente foi lanada ao cho quando, em ns de Janeiro de 1963, saiu o n 1 da Anlise Social (Nunes, 1988: 46), est a reconhecer isso mesmo, que sem o pilar do ensino universitrio no haveria institucionalizao. Depois da licenciatura do ISCTE, em 1974, num instituto universitrio pblico cuja rea dominante Gesto, foram-se seguindo vrias outras, nas universidades pblicas, enquadradas em unidades orgnicas com pers disciplinares muito variados (Quadro 1). Em 1979, a da Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Cincias Sociais e Humanas e a da Universidade de vora, em departamento autnomo; em 1985, a da Universidade do Porto, na Faculdade de Letras; em 1986, a da Universidade da Beira Interior, na Faculdade de Cincias Sociais e Humanas; em 1988, a da Universidade de Coimbra, na Faculdade de Economia e a da Universidade Tcnica de Lisboa, no Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas; em 1989, a da Universidade do Minho, no Instituto de Cincias Sociais; em 1996, a da Universidade dos Aores, no Departamento de Histria, Filosoa e Cincias Sociais; em 1999, a da Universidade do Algarve, na Faculdade de Cincias Humanas e Sociais, em departamento conjunto com as cincias da educao. Seria interessante investigar, mas no ser o caso aqui, se e como estes encaixes disciplinares e institucionais to diversos das licenciaturas em sociologia se repercutem nos respectivos contedos curriculares, na formao dos estudantes que por elas passam e nas orientaes de investigao dos seus docentes. A histria do aparecimento da sociologia enquanto curso prprio na Universidade de Coimbra singular. Tendo, em 1978, sido criados o Centro de Estudos Sociais (CES-UC) e a Revista Crtica de Cincias Sociais, dirigidos desde sempre por Boaventura de Sousa Santos, s dez anos mais tarde surge a correspondente licenciatura, quando outras j funcionavam em universidades em que a investigao sociolgica tinha expresso muito menor. Nessa medida, por ter comeado pela investigao e no pelo ensino, h algum paralelismo histrico entre o CES-UC e o ICS-UL. Gnese particular teve tambm outro ncleo de investigao sociolgica inuente, radicado no Porto, e constitudo na Faculdade de Economia da Universidade do Porto por Jos Madureira Pinto. Este fundador da sociologia, que comeou actividade docente no grupo de cincias sociais daquela faculdade em 1974, depois de ter iniciado o ofcio de investigador no GIS, em 1971, e de ter ensinado no ISCTE e no ento Instituto Superior de Cincias Econmicas e Financeiras, hoje Instituto Superior de Economia e Gesto (ISEG), viria a criar, em 1984, os Cadernos de Cincias Sociais, uma das primeiras revistas da

287

Fernando Lus Machado

especialidade, de que permanece director. S mais tarde, como vimos, apareceria uma licenciatura em sociologia na Universidade do Porto, mas na Faculdade de Letras, criada por Antnio Teixeira Fernandes. Outro caso singular, at mesmo algo intrigante, o do ncleo formado na Universidade de vora em torno da licenciatura em sociologia, iniciada em 1979, e da revista Economia e Sociologia, fundada ainda antes da Revoluo de Abril, mais exactamente em 1968, e dirigida desde ento por Augusto da Silva6. Esta e a Anlise Social so as nicas revistas da rea que arrancaram nos anos 60 do sculo passado e continuam a ser publicadas. Duas coisas causam perplexidade. Uma o prprio surgimento, antes de 1974, de uma revista ostentando a palavra sociologia no ttulo, quando o espao institucional para a disciplina era, como se sabe, reduzidssimo. Outra que a notvel antiguidade da revista no se traduz em visibilidade no campo. Nela pouco publicam autores ligados s principais unidades de investigao, nem sequer os que pertencem a unidades menos destacadas. Do seu Conselho Editorial tambm no faz parte nenhum socilogo das principais instituies de ensino e investigao. Por outro lado, os autores que nela publicam raramente aparecem citados na bibliograa sociolgica e pouco aparecem em encontros cientcos, incluindo os congressos nacionais de sociologia, reunies magnas que sempre congregam investigadores de todas as instituies e regies. Ter nascido num contexto perifrico, em termos institucionais e territoriais, sob a proteco da Companhia de Jesus, ter permitido Economia e Sociologia a ousadia do nome e a revista foi fazendo o seu caminho at hoje. Mas ter sido essa mesma condio perifrica a ditar que, ao m de 40 anos de existncia ininterrupta, e enquanto outras revistas foram aparecendo a ganhando um lugar, ela permanea quase invisvel no campo sociolgico. Quanto licenciatura em sociologia de vora, h uma polmica histrica que tem passado despercebida e que vale a pena deixar assinalada. Num texto de balano sobre o ensino da sociologia naquela cidade, Augusto da Silva reivindica para o Instituto Superior Econmico e Social de vora (ISESE), ali fundado por jesutas em 1964, a criao, nesse mesmo ano, da primeira licenciatura do pas, contestando directamente o pioneirismo geralmente atribudo ao ISCTE (Silva, 1996). O ISESE viria a deixar as actividades de ensino em 1974, mantendo apenas a edio e publicao da Economia e Sociologia, e a sociologia reapareceria em 1979 j no quadro da Universidade de vora7.
6 A revista veio substituir a publicao Estudos Eborenses, iniciada em 1965, com a direco de Lcio Craveiro da Silva, Joo Cabral e J. Vaz de Carvalho, jesutas e professores do ento Instituto Superior Econmico e Social de vora. Augusto da Silva, o director da revista, tambm jesuta. 7 No texto em que defende a tese do pioneirismo eborense, Augusto da Silva , contudo, ambguo quanto designao do curso criado em 1964 pelo ISESE. Fica sem se perceber se o nome era de facto sociologia ou se era cincias sociais. As referncias que faz ao plano de

288

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

Adrito Sedas Nunes referiu-se ao aumento do nmero de licenciaturas em sociologia em tom muito crtico. Fala de uma insensata correria cujo resultado resume na frase muita a sociologia, so muito poucos os socilogos. E acrescenta: no foi esta a sociologia que a Anlise Social e o GIS pugnaram por introduzir em Portugal. A estratgia deveria ter sido, diz, a de concentrar os escassos recursos existentes na poca em cursos de ps-graduao (Nunes, op. cit: 47). Compreende-se o bom fundamento da argumentao. Ela foi, alis, secundada por Joo Ferreira de Almeida, que, no discurso de abertura do 1 Congresso Portugus de Sociologia, sem o tom catastrosta de Sedas Nunes, tambm se referiu necessidade de investir no ensino ps-graduado (Almeida, 1988: 468). Mas quando Sedas Nunes diz que se dependesse dele no haveria sociologia em mais de duas ou trs [universidades] (op. cit: 47), e pressupondo que uma delas seria o ISCTE e outra a Universidade Nova, onde Sedas Nunes tambm foi professor, chega-se a uma concluso inslita. A haver uma terceira licenciatura, ter-se-ia de escolher, por exemplo, entre as da Universidade de Coimbra, Universidade do Porto ou Universidade do Minho, todas elas com provas dadas no ensino e na investigao8. Um desenvolvimento particularmente decisivo para a consolidao de um campo sociolgico, autnomo dentro do campo mais amplo das cincias sociais em geral, foi, em 1974, o arranque do que veio a ser o maior departamento de sociologia do pas, o do ISCTE, a que se veio juntar o Centro de Investigao e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE), em 1985, e a revista Sociologia, Problemas e Prticas, em 19869.

estudos do curso, em que diz ter havido muitas cadeiras de outras cincias sociais e humanidades, nomeadamente da rea do direito, leva-nos a pensar que se tratava substantivamente de um curso de cincias sociais. 8 Neste contexto, uma ironia histrica que o prestigiado prmio Sedas Nunes, institudo pelo ICS com uma periodicidade quinquenal, tenha sido atribudo pela primeira vez, em 1997, a um socilogo da Universidade do Minho, Manuel Carlos Silva. 9 Com perto de 60 membros, o Departamento de Sociologia do ISCTE um dos maiores do mundo.

289

Fernando Lus Machado

Quadro 1 Cronologia do desenvolvimento institucional da sociologia em Portugal (1962-2008) Quadro 1 Cronologia do desenvolvimento institucional da sociologia em Portugal (1962-2008)
Ensino 19621973 Licenciatura ISCTE, 1974 19741985 Licenciatura Univ. Nova, 1979 Licenciatura Univ. vora, 1979 Licenciatura Univ. Porto, 1985 Primeiro mestrado, Univ. Nova, 1984 Licenciatura U. Beira Interior, 1986 19861995 Licenciatura U. Coimbra, 1988 Licenciatura, ISCSP, 1988 Licenciatura U. Minho, 1989 2 Licenciatura ISCTE, 1994 (Sociologia e Planeamento) Investigao Gabinete de Investigaes Sociais, 1962 Doutoramento de Boaventura de Sousa Santos, Yale, 1973 Centro de Estudos Sociais, Univ. Coimbra, 1978 Instituto de Cincias Sociais, Univ. Lisboa , 1982 (exGIS) Primeiras teses de doutoramento em Portugal: Jos Madureira Pinto, 1983; Joo Ferreira de Almeida, 1984 Centro de Investigao e Estudos de Sociologia, ISCTE, 1985 Ncleo de Ecologia Social, LNEC, 1985 Gabinete de Investigao em Sociologia Aplicada (SociNova), Univ. Nova, 1987 Observatrio Permanente da Juventude, ICS, 1989 Centro de Estudos Sociais, Univ. dos Aores, 1990 Instituto de Sociologia, Univ. Porto, 1991 Centro de Estudos Territoriais, ISCTE, 1991 Centro de Investigao em Sociologia Econmica e das Organizaes (SOCIUS), ISEG, 1991 Centro de Estudos para a Interveno Social (CESIS), 1992 Publicao Anlise Social, 1963 Economia e Sociologia, 1968 Edies Afrontamento Associao Portuguesa de (Biblioteca de Cincias Sociologia (APS), 1985 Sociais), 1977 Associao Portuguesa dos Profissionais em Sociologia Revista Crtica de Industrial, das Organizaes e do Cincias Sociais, 1978 Trabalho (APPSIOT), 1985 Cadernos de Cincias Associao Profissional dos Sociais, 1984 Socilogos Portugueses (APSP), 1986 (extinta alguns anos depois) Revista de Comunicao e Linguagens, 1985 Sociologia, Problemas e Prticas, 1986 Organizaes e Trabalho, 1989 Sociologia, 1991 Celta Editora, 1992 Frum Sociolgico, 1992 Educao, Sociedade e Cultura, 1994
Imprensa de Cincias Sociais, 1998 Cidades, 2000 Trajectos, 2002 Portuguese Journal of Social Science, 2002 Configuraes, 2005

Associao

1 Presidente da APS: Joo Ferreira de Almeida, CIESISCTE (1986-1990) 1 Congresso Portugus de Sociologia, 1988, Lisboa 2 Congresso Portugus de Sociologia, 1992, Lisboa 2 Presidente da APS: Jos Madureira Pinto, IS-FLUP (19901994)

Centro de Estudos Sociais, Univ. Beira Interior, 1994 Licenciatura, Univ. Aores, CEOS Investigaes Sociolgicas, Univ. Nova, 1996 1996
19962005 Licenciatura, Univ. Algarve, 1999 Licenciaturas de universidades privadas (Autnoma, Lusfona, Catlica) Programa de Doutoramento, ICS, 2000 Programa de Doutoramento, ISCTE, 2003 Programa de Doutoramento, Univ. Coimbra, 2004 20062008 Licenciatura, Instituto Piaget, 2007 Observatrio Permanente da Justia Portuguesa, CES, 1 1996 Observatrio das Actividades Culturais, ICS, 1996 Observatrio do Endividamento dos Consumidores, CES, 2001 Centro de Investigao em Sociologia e Antropologia Augusto da Silva, Univ. vora, 2002 Ncleo de Estudos em Sociologia, Univ. Minho, 2002 ICS, Univ. Lisboa, Laboratrio Associado, 2002 CES, Univ. Coimbra, Laboratrio Associado, 2002 Observatrio dos Poderes Locais, CES, 2002 Observatrio Permanente das Escolas, ICS, 2003 Centro de Investigao em Cincias Sociais (ex-NES), Univ. Minho, 2007 Centro de Estudos de Sociologia da Univ. Nova de Lisboa (CESnova), 2007 (integrou o SociNova e o CEOS) Observatrio das Desigualdades, CIES, 2008 Observatrio da Emigrao, CIES, 2008 Observatrio das Prticas de Participao, CES, 2008

3 Presidente da APS: Ana Nunes de Almeida, ICS-UL (1994-1998) 3 Congresso Portugus de Sociologia, 1996, Lisboa 4 Presidente da APS: Carlos Fortuna, CES-UC (1998-2002) 4 Congresso Portugus de Sociologia, 2000, Coimbra 5 Presidente da APS: Anlia Torres, CIES-ISCTE (2002-2006) 5 Congresso Portugus de Sociologia, 2004, Braga

6 Presidente da APS: Lus Baptista, CESNova (2006-) 6 Congresso Portugus de Sociologia, 2008, Lisboa

290
2

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

Quer o ICS da Universidade de Lisboa, quer o CES da Universidade de Coimbra, criados primeiro e ambos ocupando, tal como o ISCTE, posies dominantes na sociologia portuguesa, nasceram como projectos de cincias sociais e continuam a s-lo. Se a sociologia tem em qualquer deles um lugar proeminente, qui liderante, at por ser essa a rea cientca de que se reivindicaram e reivindicam os seus fundadores, os socilogos dessas unidades coexistem e concorrem com grupos destacados de historiadores, antroplogos, cientistas polticos, economistas, entre outros. No ICS-UL e no CES-UC, a gnese da sociologia indissocivel de um contexto pluridisciplinar de vrias cincias sociais. Veja-se as respectivas revistas cientcas, nenhuma delas chamando a palavra sociologia a ttulo. O trio departamento centro de investigao revista, nascido no ISCTE, por sinal todos com sociologia no nome, e, em segunda linha, a Faculdade de Cincias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde cedo apareceu um departamento de sociologia, mas que teve a desvantagem de ter mantido a investigao fragmentada em pequenas unidades de pesquisa (SociNova, CEOS, Frum Sociolgico) at ao acto unitrio recente de constituio do CESNova, representaram o passo denitivo para a implantao da sociologia em Portugal. Foram como que a institucionalizao depois da institucionalizao. Foi tambm este o modelo seguido alguns anos mais tarde na Universidade do Porto, onde licenciatura em sociologia, de 1985, se vieram juntar, em 1991, a revista Sociologia e o Instituto de Sociologia (IS-FLUP), que entretanto incorporou como investigadores os socilogos ligados pelo ensino Faculdade de Economia da mesma universidade. Outros ncleos de socilogos, noutras universidades, seguiram o modelo alternativo, na linha do ICS-UL e do CES-UC, e integraram-se em unidades pluridisciplinares. o caso do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Aores (CES-UA), do Centro de Estudos Sociais da Universidade da Beira Interior (CES-UBI) e do Centro de Investigao em Cincias Sociais da Universidade do Minho (CICS-UM). Entre o primeiro artigo publicado na Anlise Social, em 1963, assinado por Sedas Nunes e intitulado Introduo ao estudo das ideologias e o mais recente observatrio da vida social, designado Observatrio das Desigualdades, criado no CIES-ISCTE, em 2008, em parceria com o IS-FLUP e o CES-UA, vrios outros desenvolvimentos contriburam para a institucionalizao avanada da sociologia portuguesa. O ciclo da criao de licenciaturas completou-se nas universidades pblicas j no nal dos anos 90, com os Aores e o Algarve, e apareceram entretanto licenciaturas em sociologia em universidades privadas, como a Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias, Unidade Autnoma de Lisboa, Universidade Catlica e o Instituto Piaget, este j em 2007. O ensino ps-graduado, to desejado por Sedas Nunes, acabou por se generalizar. Ainda nos anos 80, mas sobretudo nos anos 90, ps-graduaes e

291

Fernando Lus Machado

Quadro 2 Evoluo do nmero absoluto e relativo dos doutorados em so ciologia sociologia (1970-2007) (1970-2007)
1970-1979 Nmero de doutoramentos em sociologia, por dcada Peso relativo dos doutoramentos em sociologia no total dos doutoramentos realizados Posio relativa da sociologia e primeira rea cientfica, no fim de cada dcada (n acumulado de doutorados) 6 0,8% 1980-1989 49 2,4% 19901999 144 2,8% 2000-2007 323 3,7% Total 522 3,1%

Quadro 2 Evoluo do nmero absoluto e relativo dos doutorados em

23 (32)

19 (35) Fsica

18 (39) Cincias Biolgicas

16 (41) Cincias Biolgicas

--

Qumica Qumica

Fonte. Fundao para a Cincia e Tecnologia

mestrados comearam a ser oferecidos por faculdades, departamentos e institutos de todo o pas, com destaque, pelo pioneirismo, nmero, e continuidade, para os do Departamento de Sociologia do ISCTE. A posio central ocupada pelo ISCTE no campo sociolgico cou bem demonstrada pelo facto de a edio de arranque do seu mestrado em sociologia ter contado na equipa docente com Boaventura de Sousa Santos, Jos Madureira Pinto, Joo Ferreira de Almeida e Manuel Villaverde Cabral, entre outros10. Estabelecimentos universitrios sem licenciatura em sociologia abriram tambm mestrados na rea (o ISEG, por exemplo) e o ICS-UL, que at a fora uma instituio exclusivamente dedicada investigao, criou os seus prprios cursos de 2 ciclo. Alm disso, aparecem j nos anos 2000 Programas de Doutoramento, que enquadram em novos moldes a preparao e obteno do grau acadmico de doutor. O primeiro, um programa de doutoramento em Cincias Sociais com um ramo de Sociologia, foi criado no ICS-UL, em 2002, seguindo-se o do Departamento de Sociologia do ISCTE, em 2003, em parceria com o CIESISCTE, e o da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em 2004, em parceria com o CES-UC, todos em funcionamento ininterrupto at hoje. Em 2008, abriu o programa de doutoramento do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em parceria com o IS-FLUP. Acompanhando o movimento das restantes reas cientcas, o nmero de doutorados em sociologia, que os programas de doutoramento faro multiplicar, tem crescido sustentadamente nas ltimas dcadas (Quadro 2). Eram apenas 6 em 1979 e passaram para 522 em 200711. O primeiro defendido em Portugal foi, em

Cf. Freire (2007: 568-569). dos socilogos da primeira gerao zeram a tese de doutoramento no estrangeiro nos anos 70 ou incio dos anos 80 e obtiveram posteriormente equivalncia a esse grau em Portugal. Entre eles contam-se Boaventura de Sousa Santos, doutorado nos EUA, com equivalncia em 1974,
11 Alguns

10

292

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

1983, o de Jos Madureira Pinto no ISCTE12. A sociologia continua, no entanto, a ter apenas uma pequena minoria do total dos doutorados do pas, tendo passado de 0,8% para 3,7% entre aquelas duas datas. O total de doutorados era de 769 em 1979 e de 16 871, em 2007. No plano da investigao institucionalmente organizada, vrios centros foram fundados entre nais dos anos 80 e nais dos anos 90, alargando e diversicando o campo da sociologia, mas no desalojando das posies centrais o ICS-UL, e CES-UC e o CIES-ISCTE. Os novos centros so de dois tipos. Alguns tm vocao sociolgica geral, como o caso do Gabinete de Investigao em Sociologia Aplicada da Faculdade de Cincias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Socinova), de 1987, ou o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-FLUP), de 1991. Outros so tematicamente focados, podendo adoptar uma feio pluridisciplinar, como o Centro de Estudos Territoriais (CET) do ISCTE, tambm de 1991, lanado por um grupo de socilogos anteriormente ligados ao CIES-ISCTE, liderados por Vtor Matias Ferreira, ou manter-se mais estritamente no mbito sociolgico, como o Centro de Investigao em Sociologia Econmica e das Organizaes (SOCIUS) do ISEG, do mesmo ano. Outro centro tematicamente focado e de opo pluridisciplinar, mas hoje de dominante sociolgica, o Ncleo de Ecologia Social, antes chamado Grupo de Ecologia Social, que conseguiu precocemente, em 1985, incrustar-se com sucesso numa instituio de referncia como o Laboratrio Nacional de Engenharia Civil, fazendo desde ento uma articulao ainda hoje pouco comum com outras reas de conhecimento. Essa articulao interdisciplinar alargada entre cincias naturais, tecnologias e cincias sociais, no contexto da investigao aplicada, vale a pena sublinh-lo aqui, uma das vias para a expanso da actividade sociolgica nas sociedades contemporneas. Jos Madureira Pinto j o tinha oportunamente defendido, em 1992, na abertura do 2 Congresso Portugus de Sociologia, quando criticou a ausncia sistemtica da sociologia em projectos de investigao aplicada

em direito e Antnio Teixeira Fernandes, doutorado em Itlia, com equivalncia em 1975, em outras cincias sociais. A partir de 1976, a equivalncia j foi dada em sociologia: Maria Carrilho, doutorada em Itlia, e Maria Beatriz Rocha-Trindade, doutorada em Frana, com equivalncias em 1976; Jos Batista, doutorado na Hungria, com equivalncia em 1977; Maria Filomena Mnica, doutorada em Inglaterra, com equivalncia em 1979; Antnio Custdio Gonalves, doutorado na Blgica, e Ilona Kovcs, doutorada na Hungria, com equivalncias em 1983; Manuel Villaverde Cabral, doutorado em Frana, e Teresa Sousa Fernandes, doutorada nos EUA, com equivalncias em 1984; Manuel da Silva Costa, doutorado na Blgica, e Moiss Lemos Martins, doutorado em Frana, com equivalncias em 1985. 12 A ttulo comparativo, diga-se que quase cem anos antes, na ltima dcada do sculo XIX, as universidades americanas, Columbia e Chicago, concretamente, j atribuam 2 a 4 doutoramentos em sociologia, por ano (Turner e Turner, 1991: 30)

293

Fernando Lus Machado

referenciados a outros domnios do saber e reivindicando a diluio de fronteiras entre problemas tcnicos e problemas sociais (Pinto, 1992: 186). Nos ltimos anos tem estado em curso um importante processo de reorganizao e recongurao das unidades de investigao em geral, processo suscitado de cima para baixo, isto , a partir das instncias nacionais de regulao e nanciamento da cincia, nomeadamente da Fundao para a Cincia e Tecnologia (FCT). Visa-se, por um lado, racionalizar um sistema cientco nacional demasiado fragmentado e, por outro lado, reforar as capacidades instaladas e aumentar a competitividade internacional das unidades que compem esse sistema. neste contexto que se insere a gura dos laboratrios associados, instituda legalmente em 1999. Trata-se de dotar de mais recursos as instituies cientcas com avaliaes de excelncia e capacidade de cooperar de forma contnua com os objectivos da poltica cientca nacional. uma medida poltica que refora consideravelmente a institucionalizao da investigao cientca, proporcionando um uxo mais contnuo e garantido de procuras e de recursos. At meados de 2007 tinham sido criados 25 laboratrios associados, dois deles no domnio das cincias sociais, o ICS-UL e o CES-UC, contemplados com esse estatuto, por deciso do Ministro da Cincia, em 2002. Outras unidades de referncia no campo das cincias sociais, como o CIES-ISCTE, em parceria com o IS-FLUP e o CES-UA apresentaram entretanto candidaturas obteno desse estatuto. Neste mesmo contexto, tm ocorrido agregaes ou mesmo fuses de unidades mais pequenas em centros de maior dimenso com o objectivo de ganhar massa crtica para uma prtica cientca que se desenrola cada vez mais escala internacional e em termos competitivos. assim que, em 2007, o Socinova, o CEOS e um grupo de investigadores associados revista Frum Sociolgico, se agregam no CESNova, Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, que desta forma passa a dispor de outras condies de aceder ao centro do campo sociolgico. No mesmo sentido pode ler-se o reforo da equipa do Instituto de Sociologia com a absoro do grupo de socilogos ligados pelo ensino Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Outro vector da institucionalizao avanada da investigao sociolgica , como se disse, o da constituio de observatrios da vida social. So formas de institucionalizao das procuras institucionais da sociologia. A criao e funcionamento destes dispositivos de estudo sistemtico de certos aspectos da vida social colocam questes de fundo sobre a relao da sociologia com a sociedade em geral, e com as entidades encomendantes e nanciadoras em particular, a que voltarei adiante. Para j interessa inventariar os observatrios existentes e os desenhos institucionais e nanceiros que os suportam.

294

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

O mais antigo, criado em 1989, o Observatrio Permanente da Juventude, sedeado no ICS-UL, com nanciamento do Instituto Portugus da Juventude dirigido por Jos Machado Pais. Em 1996, foram constitudos mais trs: o Observatrio Permanente da Justia Portuguesa, no quadro do CES-UC, com nanciamento do Ministrio da Justia, dirigido por Boaventura de Sousa Santos; o Observatrio das Actividades Culturais, nanciado pelo Ministrio da Cultura com a participao do Instituto Nacional de Estatstica, e direco cientca do ICS-UL, primeiro de Maria de Lourdes Lima dos Santos e mais recentemente de Jos Machado Pais; e o Observatrio do Ambiente (Observa), uma parceria do ICS-UL e do ISCTE, com nanciamento do Ministrio do Ambiente, dirigido por Joo Ferreira de Almeida. Seguiram-se-lhes, em 2001, o Observatrio do Endividamento dos Consumidores, tambm no CES-UC, com nanciamento do Instituto do Consumidor, dirigido por Maria Manuel Leito Marques; em 2002, o Observatrio dos Poderes Locais, ainda no CES-UC, com nanciamento da Unio Europeia, dirigido por Fernando Ruivo; e, em 2003, o Observatrio Permanente das Escolas, no ICS-UL, com nanciamento maioritrio do prprio Instituto, dirigido por Ana Nunes de Almeida. Finalmente, em 2008, foram constitudos o Observatrio das Desigualdades, uma parceria entre o CIES-ISCTE, que lidera, o IS-FLUP e o CES-UA, com nanciamento do Ministrio do Trabalho e Solidariedade Social, Ministrio da Educao e Presidncia do Conselho de Ministros, dirigido por Antnio Firmino da Costa; e o Observatrio da Emigrao, com nanciamento e direco assegurados pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e orientao cientca do CIES-ISCTE, com coordenao de Rui Pena Pires. Para alm destes, sedeados em instituies de investigao ou com a sua orientao cientca, h vrios outros, com enquadramento institucional diferente, em que participam muitos socilogos, seja como tcnicos, seja como directores. A ttulo de exemplo, podem referir-se o Observatrio da Imigrao, o Observatrio do Emprego e Formao Prossional, o Observatrio da Comunicao ou o Observatrio dos Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundrio. Todos estes desenvolvimentos institucionais, ao nvel do ensino e da investigao, tiveram traduo no plano da publicao cientca. Depois do aparecimento da Anlise Social e da Economia e Sociologia, ainda nos anos 60, foram sendo fundadas novas revistas, umas de recorte mais estritamente sociolgico, outras de perl pluridisciplinar, mas com lugar de destaque para a abordagem sociolgica. A Revista Crtica de Cincias Sociais, do CES-UC, foi criada em 1978. Nos anos 80 surgiram os Cadernos de Cincias Sociais (1984), a Revista de Comunicao e Linguagens (1985), da Faculdade de Cincias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), a Sociologia, Problemas e Prticas (1986), do CIES-ISCTE e a Organizaes e Trabalho (1989), ligada Associao Portuguesa dos Prossionais em Sociologia Industrial, das Organizaes e do Trabalho (APPSIOT).

295

Fernando Lus Machado

Nos anos 90, nasceram mais trs revistas: Sociologia (1991), do Instituto de Sociologia do Porto; Frum Sociolgico (1992), da FCSH-UNL e Educao, Sociedade e Cultura (1994), da Associao de Sociologia e Antropologia da Educao. J nos anos 2000, mais quatro: Cidades (2000), do Centro de Estudos Territoriais do ISCTE; Trajectos (2002), do Departamento de Sociologia do ISCTE; Portuguese Journal of Social Science (2002), tambm do ISCTE e Conguraes (2005), do Centro de Investigao em Cincias Sociais da Universidade do Minho. Num olhar conjunto sobre estas revistas, podemos classic-las em trs tipos: revistas sociolgicas, embora com abertura a outras cincias sociais, onde cabem a Sociologia, Problemas e Prticas, Sociologia e Frum Sociolgico; revistas pluridisciplinares genricas, onde se incluem a Anlise Social, Revista Crtica de Cincias Sociais, Portuguese Journal of Social Science e Conguraes; revistas pluridisciplinares temticas, onde cabem a Revista de Comunicao e Linguagens, Organizaes e Trabalho, Educao, Sociedade e Cultura, Cidades e Trajectos. A Economia e Sociologia no encaixa, em rigor, em nenhum destes tipos, cando a meio caminho entre as revistas pluridisciplinares genricas e as pluridisciplinares temticas. Nem todas as revistas tm a mesma centralidade no campo. Trs delas Anlise Social, Revista Crtica de Cincias Sociais e Sociologia, Problemas e Prticas ocupam posies dominantes, em termos de regularidade, continuidade e quantidade de nmeros anuais, em homologia perfeita com os lugares ocupados no plano da investigao pelas instituies que as suportam. Por outro lado, tambm numa relao de causa e efeito com o lugar ocupado no campo, algumas revistas tm manifestas diculdades em manter a regularidade ou mesmo a continuidade de publicao. A Frum Sociolgico, por exemplo, chegou a ser interrompida e retomou com uma segunda srie, e os Cadernos de Cincias Sociais e a Organizaes e Trabalho saem irregularmente. A prtica de avaliao sistemtica por especialistas dos artigos propostos para publicao um indicador do capital cientco incorporado pelas revistas tambm as distingue entre si. At ao momento, s algumas instituram plenamente essa prtica. Alm das revistas cientcas, as editoras especializadas tm desempenhado um papel fundamental na difuso mais alargada dos produtos da sempre crescente produo sociolgica. Embora outras editoras, no passado e no presente, tenham contribudo ou contribuam ainda para essa difuso, como, por exemplo, a Presena ou a D. Quixote, h trs que tm sido responsveis, h mais de vinte anos, pela publicao da maioria dos trabalhos produzidos por socilogos, embora nenhuma delas se cinja sociologia, sendo mais genericamente editoras de cincias sociais. A mais antiga, sedeada no Porto, que tem dado estampa sobretudo a produo dos ncleos de socilogos do Centro e do Norte do pas, a Afrontamento, que iniciou a sua Biblioteca de Cincias Sociais em 1977. A

296

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

segunda, em ordem cronolgica, a Celta, de Lisboa, criada em 1992, que tem sido o canal preferencial de publicao dos socilogos do ISCTE e de outros ncleos de sociologia da capital, embora publique tambm outros autores. A terceira a Imprensa de Cincias Sociais, ligada ao ICS, que arranca s em 1998, mas que tem tido uma actividade excepcionalmente intensa desde ento. As editoras de cincias sociais jogam um duplo papel no campo da sociologia, uma vez que tambm publicam revistas cientcas de referncia. A Afrontamento publica, desde o incio, os Cadernos de Cincias Sociais e a Celta Editora produz, desde 1998, a Sociologia, Problemas e Prticas. De datas mais recentes, temos a edio da revista Trajectos pela Fim de Sculo e a da revista Conguraes, pela Campo das Letras, uma editora emergente no domnio das cincias sociais. A institucionalizao avanada da sociologia portuguesa no se fez independentemente, como bvio, das polticas cientcas em geral e das polticas de nanciamento da investigao, em particular. A este nvel pode dizerse que, apesar de oscilaes ou mesmo inexes num ou noutro ano, o panorama global tem sido positivo. O oramento da cincia, apesar de no ter ainda atingido o hoje quase mtico valor de 1% do PIB que j era prometido para breve em meados dos anos 90 tem crescido. De 1986 a 2007, de acordo com dados do Gabinete de Planeamento, Estratgia, Avaliao e Relaes Internacionais (GPEARI) do Ministrio da Cincia e do Ensino Superior, as dotaes para cincia e tecnologia formam uma curva ascendente contnua, com excepo da ligeira quebra em 2003 e 2004. Ainda de acordo o GPEARI, as Cincias Sociais e Humanas, e suponho que a evoluo da sociologia no ter fugido ao padro geral, viram o nanciamento crescer continuamente entre 1982 e 2001, ano mais recente com dados desagregados por domnios cientcos. O nanciamento foi de cerca de 20 milhes de euros no incio desse perodo e passou para mais de 120 milhes no m do mesmo. Esse aumento sente-se na evoluo das unidades de investigao e no seu dia-a-dia. Comparando com h duas dcadas, hoje h mais projectos de investigao nanciados, h mais bolseiros de doutoramento e h tambm, nos ltimos anos, mais bolseiros de ps-doutoramento. A criao dos laboratrios associados, j referida, representou um reforo de nanciamento considervel para as unidades que beneciaram do acesso a esse estatuto, e o mesmo se pode dizer de medidas mais recentes, como o Compromisso com a Cincia (da FCT), que tem permitido a muitos centros contratar investigadores doutorados, portugueses e estrangeiros, por perodos de cinco anos. Mas o oramento de ID no tem sido a nica fonte nanceira, embora seja a principal. Outro canal de nanciamento pblico tem sido a administrao central, e por vezes a local, nomeadamente atravs da procura de pesquisas aplicadas, de que os observatrios mencionados atrs constituem a verso maximizada.

297

Fernando Lus Machado

Outras fontes nacionais relevantes tm sido fundaes privadas, muito particularmente a Fundao Calouste Gulbenkian, cuja contribuio histrica para o desenvolvimento das cincias sociais, incluindo a sociologia, est, de resto, por inventariar e analisar. Finalmente, no se pode esquecer a parcela relativa ao nanciamento internacional, sobretudo os programas da Comisso Europeia, que tm tornado relativamente frequentes, na ltima dcada, as participaes de socilogos portugueses em projectos internacionais. A dinmica associativa dos socilogos portugueses, por seu lado, tem favorecido tambm a institucionalizao avanada da sociologia. O que que se v a esse nvel? Uma associao nacional que tem mantido a unidade, atravs de estratgias inclusivas, seja integrando num mesmo movimento cincia e prosso, seja rodando as suas presidncias e rgos dirigentes pelos vrios ncleos de socilogos do pas. Se verdade que a primeira foi exercida por Joo Ferreira de Almeida (19861990), ento ligado simultaneamente ao CIES-ISCTE e ao ICS-UL, e que o ICSUL e o CIES-ISCTE j bisaram, respectivamente com Ana Nunes de Almeida (1994-1998) e Anlia Torres (2002-2006), os Presidentes da APS tm vindo tambm de outras instituies e regies: Jos Madureira Pinto, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1990-1994), Carlos Fortuna do CES-UC (1998-2002) e Lus Baptista do CESNova (desde 2006). A regularidade pendular de realizao de congressos nacionais, seis at agora, sempre com participao massiva de socilogos de todas as orientaes, instituies e regies, atesta a qualidade desse trabalho integrador. A APS merecia, em si mesma, um estudo parte na ptica da sociologia da sociologia13. Esse estudo poderia comparar, por exemplo, a dinmica associativa da sociologia portuguesa com outras experincias nacionais. O que se sabe mostra que ela est, a certos nveis, mais perto do exemplo norte-americano, onde existe uma associao centenria, dinmica e com muitos milhares de membros, do que do exemplo francs, onde os conitos entre escolas, correntes e personalidades impediram desenvolvimento similar, tendo a respectiva associao nacional sido formada apenas em 2002. Outro tpico que mereceria ateno o que tem a ver com as presenas e ausncias na liderana da APS, quanto aos rgos directivos em geral. Quanto aos presidentes, em particular, no pode deixar de se perguntar por que no ocuparam esse lugar pessoas como Adrito Sedas Nunes ou Boaventura de Sousa Santos. A ltima nota neste quadro sinptico da institucionalizao da sociologia portuguesa sobre a questo da internacionalizao. Em todos os discursos de abertura dos congressos de sociologia, sem excepo, os presidentes em exerccio

13 Alguns elementos analticos exploratrios sobre a APS podem ser encontrados, por exemplo, em Machado (1996).

298

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

abordaram o tema (Almeida, 1998; Pinto, 1992; Almeida, 1996; Fortuna, 2002; Torres, 2008)14. uma preocupao permanente dos socilogos, em linha com a preocupao mais geral da internacionalizao da cincia e dos cientistas portugueses, durante muito tempo isolados do mundo. Podemos falar de internacionalizao dos objectos (os temas de pesquisa) e de internacionalizao dos sujeitos (as instituies, os investigadores). A primeira, a propsito da qual podemos perguntar, entre outras coisas, quando que os socilogos portugueses se comearam a tornar mais europeus nos seus objectos, ser abordada na terceira parte. No que se refere internacionalizao dos sujeitos, e sobretudo dessa que se tem falado nos congressos, h a registar uma evoluo bastante positiva. Os indicadores gerais de internacionalizao da cincia e da tecnologia em Portugal tm melhorado progressivamente e a sociologia, apesar de no dispor de indicadores homlogos prprios, acompanhou esse movimento.15 Se decompusermos a internacionalizao nas suas dimenses constitutivas projectos (participao e liderana), participao e organizao de actividades de debate cientco, publicao, redes de investigao, prtica de acolhimento ou contratao de investigadores estrangeiros, realizao de doutoramentos e bolsas ps-doc no estrangeiro , podemos dizer que em todas elas houve progressos sensveis, numas mais depressa, noutras mais devagar. A participao em projectos internacionais, rara h duas dcadas atrs, hoje bastante frequente. Muitos investigadores integram equipas de investigao europeias em projectos nanciados pela Comisso Europeia e outros desenvolvem trabalho similar noutras partes do mundo, na Amrica Latina ou em frica. A participao regular de investigadores portugueses em grandes pesquisas internacionais como o European Values Study ou o European Social Survey outro aspecto a salientar. J a liderana de projectos internacionais por instituies de investigao e investigadores portugueses muito menos frequente. No plano da divulgao dos resultados de pesquisa, pode dizer-se que se generalizou, especialmente nas geraes mais novas, a prtica de comparecer e apresentar comunicao em encontros cientcos internacionais de todos os tipos, desde os grandes congressos at s conferncias tematicamente focadas. Essa prtica incorporou-se no habitus cientco desses investigadores. Mas na publicao o progresso no tem sido to rpido. Os socilogos portugueses, com poucas excepes, ainda publicam pouco a nvel internacional, especialmente nas revistas cientcas da especialidade. No que faltem revistas

14 Por no estar disponvel no momento em que fechei este texto, no considero aqui o discurso de abertura de Lus Baptista no congresso mais recente, o sexto, realizado em 2008. 15 Sobre a posio internacional de Portugal ao nvel dos indicadores de cincia e tecnologia, em geral, ver Godinho, Mendona e Pereira (2007). Sobre a cincia em geral como prtica globalizada ver Delicado (2008).

299

Fernando Lus Machado

onde publicar. Estima-se que haja no mundo 2 500 revistas de cincias sociais, que publicam pelo menos 100 mil artigos por ano16. Dir-se-ia que, ao contrrio do que acontece com a apresentao de comunicaes em encontros internacionais, a prtica de publicar fora ainda no foi incorporada na rotina cientca. O obstculo lingustico, por vezes invocado para justicar o dce de publicao, no razo suciente, como o prova a participao em projectos de mbito internacional, onde se trabalha em lngua estrangeira, quase sempre o ingls, incluindo a escrita de relatrios de investigao, relatrios que, no entanto, no se convertem em produtos cientcos mais nobres. Domnios de investigao sociolgica, vazios e questes fronteirias Os quase cinquenta anos de investigao sociolgica em Portugal, e falo aqui de investigao no sentido de estudo cientco teoricamente orientado e empiricamente sustentado, geraram uma vastssima bibliograa que continua hoje em crescimento rpido. Se h trinta anos, ou mesmo h vinte, escasseavam pesquisas sobre muitos aspectos da sociedade portuguesa, desde ento elas tm crescido exponencialmente, em correspondncia com a expanso do campo sociolgico, nomeadamente das instituies de investigao, que, como vimos atrs, cresceram muito em nmero e dimenso. Basta recordar como evoluiu o nmero de doutorados em sociologia, de 6 em 1979 para 522 em 2007, e que temos, portanto, disponveis outros tantos trabalhos de investigao aprofundada, quase sempre sobre a realidade portuguesa. Mas no s de teses de doutoramento, obviamente, que feito o patrimnio de conhecimentos sociolgicos hoje disponveis. Ele resulta de centenas de projectos de investigao nacionais e internacionais com nanciamento pblico, de centenas de pesquisas aplicadas, com nanciamento pblico ou privado, de muitas centenas de teses de mestrado, das quais s algumas acabam por conhecer uma difuso mais alargada. Hoje, pode dizer-se, verdadeiramente difcil mantermo-nos a par da produo sociolgica em Portugal.17 Essa produo cobre muitos domnios temticos, uns com mais intensidade e regularidade, outros com menos, uns desde o incio, outros mais recentemente, uns correspondendo s clssicas sociologias especializadas praticadas internacionalmente, outros com especicidades nacionais. Mas tambm h vazios, temas que se esperaria que fossem mais estudados e no so, e ainda
Informao referida por Dortier (2005: 372). No seminrio sobre Investigao Sociolgica em Portugal, do 1 ano do Programa de Doutoramento do Departamento de Sociologia do ISCTE, por mim leccionado desde 2003, disponibilizada uma bibliograa que remonta aos anos 60 do sculo passado, isto , produo sociolgica do ento GIS e da Anlise Social. Mesmo sendo uma bibliograa selectiva, que no inclui, por exemplo, teses de mestrado, a no ser que tenham sido publicadas em livro ou, parcialmente, em artigo, ela conta hoje mais de 600 referncias.
17 16

300

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

temas que entraram em declnio depois de terem merecido a ateno da sociologia durante muitos anos. Por outro lado, h objectos de investigao que, tendo sido inicialmente estudados por socilogos, comearam a ser activamente disputados por investigadores de outros domnios das cincias sociais, que entretanto se consolidaram institucionalmente, levando no necessariamente ao seu abandono, mas a alguma desacelerao relativa. Tomando como critrios a antiguidade, o volume e a continuidade do trabalho de pesquisa colectivamente realizado pelos socilogos, e fazendo coincidir o momento zero com o arranque do GIS e da Anlise Social, pode arrumar-se a produo sociolgica em Portugal em trs tipos de domnios: domnios clssicos duradouros (reexo epistemolgica e terico-metodolgica, estrutura e mudana social, juventude, classes sociais, educao); novos domnios clssicos (trabalho, organizaes e prosses, cidade e territrio, poltica e estado, culturas populares, culturas cultas, famlia e gnero, pobreza e excluso social, comunicao e media, valores); e domnios recentes consolidados (sade, cincia, imigrao e etnicidade, ambiente). No Quadro 3 apresentam-se, para cada domnio de base, as primeiras publicaes conhecidas e as primeiras teses de doutoramento, com os respectivos autores, canais de divulgao e datas. No Quadro 4, guram os temas e conceitos trabalhados em cada domnio de base e os investigadores, equipas e instituies que os trabalham. Considerei apenas investigadores seniores (sobretudo doutorados, mas no s), isto , com uma prtica de investigao regular e reconhecida nos domnios em causa. Relativamente s instituies, menciono aquelas onde o trabalho nesses domnios no ocasional, mas tem continuidade e pluriautoria. Os domnios clssicos duradouros so aqueles que vm do prprio incio da investigao sociolgica em Portugal e se mantiveram at hoje na agenda dos socilogos, com vigor continuado. So domnios em que os primeiros contributos vm do GIS, comeando pelos do prprio Adrito Sedas Nunes, mas incluindo tambm os dos ento jovens investigadores que ele reuniu sua volta e converteu sociologia. So, numa palavra, domnios fundadores da sociologia portuguesa e que, em alguma medida, fazem a sua especicidade. A reexo epistemolgica e terico-metodolgica reconhecidamente uma marca gentica da sociologia em Portugal, cujo papel de vacina contra o empirismo tem sido muito louvado (por exemplo, Pinto, 1992). Ela comea com o incontornvel Questes Preliminares sobre as Cincias Sociais, de Sedas Nunes, de 1971, e prolonga-se at actualidade com os contributos de Joo Ferreira de Almeida, Jos Madureira Pinto e Boaventura de Sousa Santos, especialmente os dois ltimos, que em anos mais recentes tm polemizado directamente, o primeiro defendo uma epistemologia reformista regeneradora do racionalismo cientco, o segundo uma teoria crtica contra e para alm do paradigma da cincia moderna. uma polmica a que voltarei no ponto seguinte.

301

Fernando Lus Machado

Quadro 3 Domnios de investigao sociolgica em Portugal e primeiras publicaes e teses de doutoramento por domnio Classificao dos Domnios Primeiro trabalho publicado Domnios Primeira tese de doutoramento Adrito Sedas Nunes, Questes Preliminares sobre as Cincias Sociais, Presena e Gabinete de Investigaes Reflexo epistemolgica e Sociais, 1971. No h teses de doutoramento. terico-metodolgica Domnios Adrito Sedas Nunes, Portugal, sociedade dualista em evoluo, Anlise Social, 7/8, 1964. No h teses de Clssicos Estrutura e mudana social doutoramento. Duradouros Adrito Sedas Nunes, A populao universitria portuguesa: uma anlise preliminar, Anlise Social, Juventude

Quadro 3 Domnios de investigao sociolgica em Portugal e primeiras publicaes e teses de doutoramento por domnio

Classes sociais

Educao

Novos Domnios Clssicos

Trabalho, organizaes, profisses

Cidade e territrio Poltica e estado

Culturas populares

22/23/24, 1968. Tese: Jos Machado Pais, Formas Sociais de Transio para a Vida Adulta: os Jovens Atravs dos seus Quotidianos, ISCTE, 1991. Publicada com o ttulo Culturas Juvenis, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1993. Adrito Sedas Nunes e David Miranda, A composio social da populao portuguesa: alguns aspectos e implicaes, Anlise Social, 27/28, 1969. Tese: Joo Ferreira de Almeida, Classes Sociais nos Campos. Camponeses Parciais numa Regio do Noroeste, ISCTE, 1984. Publicada com o mesmo ttulo, Instituto de Cincias Sociais, 1986. Maria Eduarda Cruzeiro e Manuel Lus Marinho Antunes, Uma aproximao anlise do sistema do ensino secundrio em Portugal (I), Anlise Social, 48, 1976. Tese: Maria Filomena Mnica, Popular Education and Salazars Regime (1926-1939), Universidade de Oxford, 1977. Publicada em portugus com o ttulo Educao e Sociedade no Portugal de Salazar (1926-1939), Lisboa, GIS/Presena, 1978. Maria de Lourdes Lima dos Santos, Marins Pires de Lima e Vtor Matias Ferreira, O 25 de Abril e as Lutas Sociais nas Empresas, Porto, Afrontamento, 1976 (3 volumes). Tese: Joo Freire, Ideologia, Ofcio e Prticas Sociais: o Anarquismo e o Operariado em Portugal 1900-1940, ISCTE, 1988. Publicada em livro com o ttulo Anarquistas e Operrios: Ideologia, Ofcio e Prticas Sociais: O Anarquismo e o Operariado em Portugal, 1900-1940, Afrontamento, 1992. Vtor Matias Ferreira, A Lisboa do Imprio e o Portugal dos Pequeninos: estrutura fundiria e poltica urbana de Lisboa: anos de 1930-40, Anlise Social, 77/78/79, 1983. Tese: Vtor Matias Ferreira, A Cidade de Lisboa: de Capital do Imprio a Centro da Metrpole, ISCTE, 1986. Publicada com o mesmo ttulo, D. Quixote, 1987. Antnio Barreto, O Estado e a Reforma Agrria: 1974-1976, Anlise Social, 77/78/79, 1983. Tese : Antnio Barreto, Ltat et la Socit Civile au Portugal : Rvolution et Rforme Agraire en Alentejo, 1974-1976, Genve, 1985. Publicado com o ttulo Anatomia de uma Revoluo : A Reforma Agrria em Portugal, 19741976, Europa-Amrica, 1987. Antnio Firmino da Costa, Entre o cais e o castelo: identidade cultural num tecido social inegualitrio, Revista Crtica de Cincias Sociais, 14, 1984. Tese: Jos Madureira Pinto, Estruturas Sociais e Prticas Simblico-Ideolgicas nos Campos: Elementos de Teoria e de Pesquisa Emprica, ISCTE, 1983. Publicada com o mesmo ttulo, Afrontamento, 1985.

Culturas cultas Famlia e gnero

Pobreza e excluso social Comunicao e media Valores Domnios Recentes Consolidados Sade

Cincia Imigrao e etnicidade

Ambiente

Maria de Lourdes Lima dos Santos Sobre os intelectuais portugueses no sculo XIX: do Vintismo Regenerao, Anlise Social, 57, 1979. Tese: Maria de Lourdes Lima dos Santos, Intelectuais Portugueses na Primeira Metade de Oitocentos, ISCTE, 1985. Publicada com o mesmo ttulo, Presena, 1988. Ana Nunes de Almeida,1Entre o dizer o fazer: a construo da identidade feminina, Anlise Social, 92/93 e Graa Abranches e Virgnia Ferreira, O debate sobre o aborto e a ortopedia discursiva da sexualidade, Anlise Social, 92/93, ambos de 1985. Tese: Nelson Loureno, Famlia Rural e Indstria. Mudana Social na Regio de Leiria, ISCTE, 1987. Publicada com o mesmo ttulo, Fragmentos, 1991. Alfredo Bruto da Costa, Manuela Silva, Jos Pereirinha, e Madalena Matos, A Pobreza em Portugal, Lisboa, Critas, 1985. Tese: Alfredo Bruto da Costa, The Paradox of Poverty: Portugal, 1980-1989, Bath, 1993. Jos Manuel Leite Viegas, Telenovelas: do modelo de produo diversidade de reconhecimento, Sociologia, Problemas e Prticas, 2, 1987. Tese: Jos Manuel Paquete de Oliveira, Formas de Censura Oculta na Imprensa Escrita em Portugal no ps-25 de Abril (1974-1987), Lisboa, ISCTE, 1988. Joo Ferreira de Almeida, Valores e Representaes Sociais, Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, 1990. No h teses de doutoramento. Graa Carapinheiro e Margarida Gameiro Pinto, Polticas de sade num pas em mudana, Sociologia, Problemas e Prticas, 3, e Virgnia Ferreira e J. Bernardo Lemos, A sade dos nmeros: anlise dos inquritos de sade em Portugal, Revista Crtica de Cincias Sociais, 23, ambos de 1987. Tese: Graa Carapinheiro, Saberes e Poderes no Hospital: Estudo Sociolgico de Dois Servios Hospitalares, ISCTE, 1989. Publicada com o ttulo Saberes e Poderes no Hospital: uma Sociologia dos Servios Hospitalares, Afrontamento, 1993. Fernando Lus Machado e Idalina Conde, A divulgao cientfica em Portugal: do lado da produo, Sociologia, Problemas e Prticas, 5, 1988. Tese: Tiago Santos Pereira, Changing Places? The Extension of Research Groups through European Research Collaborations, Sussex, 2000. Ana de Saint-Maurice e Rui Pena Pires, Descolonizao e migraes. Os imigrantes dos PALOP em Portugal, Revista Internacional de Estudos Africanos, 10/11. Tese: Ana de Saint-Maurice, Reconstruo das Identidades no Processo de Emigrao: A Populao Caboverdiana Residente em Portugal, ISCTE, 1994. Publicada com o ttulo Identidades Reconstrudas: Caboverdianos em Portugal, Celta, 1997. Joo Lutas Craveiro, Ambiente urbano: desigualdades e constrangimentos na cidade de Lisboa, Sociologia, Problemas e Prticas, 15. Tese: Joaquim Gil Nave, The Politics of Environmental Groups in Portugal: a CaseStudy on Institutional Contexts and Communication Processes of Environmental Colective Action, Florena, 2000.

302

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

Quadro 4 Domnios de investigao sociolgica em Portugal: temas, conceitos, investigadores, instituies Tipo de Domnios de base Principais temas e conceitos Investigadores, equipas, instituies Domnios Reflexo epistemolgica Racionalismo cientfico; teoria crtica; Adrito Sedas Nunes (ICS-UL); Boaventura de Sousa Santos (CES-UC); Jos Madureira Pinto (IS-FLUP); Joo Ferreira de Almeida (CIES-ISCTE) epistemologia reformista Domnios Adrito Sedas Nunes, Antnio Barreto (ICS-UL); Joo Ferreira de Almeida, Dualismo de desenvolvimento; Estrutura e mudana Clssicos sociedade semi-perifrica; modernidade Antnio Firmino da Costa, Fernando Lus Machado (CIES-ISCTE); social Duradouros Juventude Classes sociais
inacabada Estudantes universitrios; condies de vida e culturas juvenis; condutas de risco; transio para a vida adulta Estruturas de classes e mobilidade social; classes sociais nos campos; classes sociais e estudantes universitrios; operariado Escola e insucesso escolar; trajectos e identidades dos professores; escola e identidades juvenis.
Boaventura de Sousa Santos (CES-UC) Adrito Sedas Nunes, Jos Machado Pais, Pedro Moura Ferreira, Vtor Srgio Ferreira (ICS-UL); Maria das Dores Guerreiro (CIES-ISCTE); Gilberta Rocha (CES-UA) Joo Ferreira de Almeida, Antnio Firmino da Costa, Fernando Lus Machado, Jos Lus Casanova (CIES-ISCTE); Elsio Estanque, Jos Manuel Mendes (CES-UA); Jos Madureira Pinto, Cidlia Queiroz, Virglio Borges Pereira (ISFLUP); Manuel Villaverde Cabral (ICS-UL); Manuel Carlos Silva (CICS-UM) Adrito Sedas Nunes, Maria Filomena Mnica, Eduarda Cruzeiro, Ana Benavente, Maria Manuel Vieira, Ana Nunes de Almeida (ICS-UL); Joo Sebastio, Teresa Seabra, Pedro Abrantes (CIES-ISCTE); Srgio Grcio, Jos Manuel Resende (CESNova); Joo Teixeira Lopes (IS-FLUP) Marins Pires de Lima (ICS-UL); Antnio Brando Moniz (FCT-UNL); Joo Freire, Maria de Lurdes Rodrigues, Duarte Pimentel, Alan Stoleroff, Lusa Oliveira, Paulo Almeida, Lusa Veloso, Antnio Dornelas (CIES-ISCTE); Elsio Estanque, Casimiro Ferreira, Hermes Costa (CES-UC); Jos Madureira Pinto, Carlos Gonalves, Cristina Parente (IS-FLUP); Ana Paula Marques, Ana Maria Duarte (CICS-UM); Ilona Kovcs, Sara Casaca, Marta Varanda (SOCIUS-ISEG) Vtor Matias Ferreira, Isabel Guerra, Isabel Duarte, Teresa Costa Pinto, Walter Rodrigues (CET, ISCTE); Carlos Fortuna, Paulo Peixoto (CES-UC); Lus Baptista (CESNova) Paulo Machado, Maria Joo Freitas (NESO-LNEC)

Quadro 4 Domnios de investigao sociolgica em Portugal: temas, conceitos, investigadores, instituies

Educao

Novos Domnios Clssicos

Trabalho, organizaes, Trabalho industrial; relaes laborais; sindicalismo; sistema de emprego; profisses
mudana organizacional; profisses; inovao; empresrios

Cidade e territrio Poltica e estado

Processo de metropolizao de Lisboa; habitao social e realojamento; polticas de habitao; cidades mdias Estado; Estado-providncia; poder Antnio Barreto, Manuel Villaverde Cabral (ICS-UL); Boaventura de Sousa local; movimentos sociais; participao Santos, Pedro Hespanha, Fernando Ruivo (CES-UA); Juan Mozzicafreddo, Jos Manuel Viegas, Helena Carreiras, Andr Freire (CIES-ISCTE), Antnio eleitoral
Teixeira Fernandes (IS-FLUP)

Culturas populares Culturas cultas

Famlia e gnero

Pobreza e excluso social Comunicao e media Valores Domnios Recentes Consolidados Sade Cincia Imigrao e etnicidade

Ambiente

Culturas populares urbanas; culturas populares rurais; associativismo popular Pblicos da cultura e da arte; artistas; profissionais da cultura;3 polticas culturais; equipamentos e eventos culturais Famlias e meios sociais; divrcio; famlias recompostas; gnero, mulheres e sociedade; vida familiar e trabalho; violncia familiar Pobreza urbana; excluso social; modos de vida da pobreza; avaliao de polticas Imprensa; televiso, jornalistas; novos media; audincias e recepo Mudana nas estruturas de valores; valores europeus comparados Relaes e profisses do campo mdico; doena; polticas de sade Divulgao cientfica; comunidade cientfica; cultura cientfica; pblicos da cincia; polticas cientficas Fluxos migratrios; populaes migrantes; processos de integrao e etnicidade; descendentes de migrantes; polticas de imigrao Ambientalismo; valores e prticas ambientais; ambiente urbano; polticas ambientais

Antnio Firmino da Costa, Lus Capucha (CIES-ISCTE); Jos Madureira Pinto, Augusto Santos Silva, Paula Guerra (IS-FLUP); Albertino Gonalves (CICS-UM) Maria de Lourdes Lima dos Santos, Jos Machado Pais (ICS-UL); Idalina Conde, Antnio Firmino da Costa (CIES-ISCTE); Carlos Fortuna, Claudino Ferreira, Paula Abreu (CES-UC); Jos Madureira Pinto, Augusto Santos Silva, Joo Teixeira Lopes, Natlia Azevedo (IS-FLUP) Ana Nunes de Almeida, Karin Wall, Sofia Aboim (ICS-UL); Maria das Dores Guerreiro, Anlia Torres, Cristina Lobo, Helena Carreiras (CIES-ISCTE), Virgnia Ferreira, Slvia Portugal (CES-UC); Isabel Dias (IS-FLUP); Manuel Lisboa, Elza Pais (CESNova); Gilberta Rocha, Piedade Lalanda (CES-UA) Alfredo Bruto da Costa, Helosa Perista (CESIS); Lus Capucha (CIESISCTE); Fernando Diogo (CES-UA); Eduardo Rodrigues (IS-FLUP) Jos Manuel Paquete de Oliveira, Jos Rebelo, Gustavo Cardoso (CIESISCTE); Moiss Lemos Martins (CICS-UM) Joo Ferreira de Almeida, Anlia Torres (CIES-ISCTE); Manuel Villaverde Cabral (ICS-UL) Graa Carapinheiro, Nomia Lopes (CIES-ISCTE); Joo Arriscado Nunes (CES-UC); Maria Engrcia Leandro (CICS-UM) Antnio Firmino da Costa, Patrcia vila (CIES-ISCTE); Boaventura de Sousa Santos, Joo Arriscado Nunes (CES-UC); Hermnio Martins, Jos Lus Garcia, Ana Delicado (ICS-UL) Fernando Lus Machado, Rui Pena Pires, Maria Manuela Mendes (CIESISCTE), Joo Peixoto (SOCIUS-ISEG); Maria Ioannis Baganha, Jos Carlos Marques, Pedro Gis (CES-UC); Margarida Marques (CESNova) Lusa Schmidt (ICS-UL, Observa); Joo Ferreira de Almeida (CIES-ISCTE, Observa) Joaquim Gil Nave (Observa); Joo Lutas Craveiro (NESO-LNEC)

303
4

Fernando Lus Machado

Outro domnio de investigao clssico duradouro o da estrutura e mudana social. Aqui a sociedade portuguesa, os processos de transformao estrutural que a atravessam e a sua posio no sistema mundial, que so constitudos como objecto de investigao. O trabalho fundador, publicado por Sedas Nunes em 1964, um texto notvel, surpreendentemente pouco conhecido pelos socilogos portugueses. Primeiro pelo modelo analtico adoptado, o do dualismo estrutural da sociedade portuguesa, com dinmicas de modernizao e inrcias de desenvolvimento complexamente articuladas. um modelo que trabalhos posteriores retomam, nem sempre com conscincia desse contributo fundador. a mesma ideia de dualismo que est implcita na conceptualizao de Portugal como sociedade semi-perifrica (aplicada por Boaventura de Sousa Santos) ou como sociedade de modernidade inacabada (desenvolvida por Joo Ferreira de Almeida, Antnio Firmino da Costa e Fernando Lus Machado), ambas conceptualizaes inuentes na sociologia portuguesa. Em segundo lugar, porque um trabalho aprofundado de pesquisa emprica, que cobre vrios aspectos da vida econmica, social e cultural portuguesa e respectiva evoluo histrica, e se socorre com imaginao de uma pluralidade de indicadores estatsticos, inaugurando assim, em Portugal, um estilo de investigao emprica que continua a ter bons praticantes e a dar bons resultados. Cinco obras so particularmente ilustrativas do trabalho feito neste domnio de investigao. Da equipa do CES-UC, em 1993, o volume Portugal, Um Retrato Singular, dirigido por Boaventura de Sousa Santos, com a colaborao exclusiva de outros investigadores do Centro, e, em 2001, a obra em oito volumes intitulada A Sociedade Portuguesa Perante os Desaos da Globalizao, novamente dirigida por Sousa Santos, desta vez com o concurso de uma equipa de colaboradores que transcende o CES-UC e se estende Universidade do Porto, Universidade do Minho, ISCTE, ISEG, entre outros. Outras duas obras so da equipa do CIESISCTE. Em 1998, o volume Portugal, que Modernidade?, dirigido por Jos Manuel Viegas e Antnio Firmino da Costa, com contributos exclusivos de outros investigadores do Centro e, em 2007, a trilogia Portugal no Contexto Europeu, cujos volumes so dirigidos por nove investigadores diferentes e onde todos os textos so uma vez mais de autoria exclusiva de investigadores da casa. O quinto trabalho deste lote, de teor diferente, mais de coleco de indicadores estatsticos em bruto do que de anlise aprofundada e cumulativa da sociedade portuguesa, so os dois volumes publicados por Antnio Barreto (ICS-UL), em 1996 e 2000, intitulados A Situao Social em Portugal. Estes volumes tm a particularidade de desconsiderar a vasta produo sociolgica sobre a sociedade portuguesa j disponvel quando foram escritos, incluindo a de outros investigadores do ICS-UL.18 19
Comentando este facto, Jos Madureira Pinto arma discretamente numa nota de p de pgina: S um acaso histrico absolutamente inslito permitiria [numa obra sobre a evoluo
18

304

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

Juventude, classes sociais e educao completam o quinteto dos domnios clssicos duradouros da investigao sociolgica em Portugal. Como nos dois domnios anteriores, os primeiros contributos vm do GIS, pela mo de Sedas Nunes, Jos David Miranda, Maria Eduarda Cruzeiro e Manuel Lus Marinho Antunes. Os estudos sobre a juventude comearam por um tema que perdura e tem ocupado socilogos de quase todas as unidades de investigao: os estudantes universitrios, suas origens sociais, prticas e representaes. No ICS-UL, CIESISCTE, CESNova, CES-UC, ISFLUP, entre outros, este sector particular da juventude tem sido objecto de pesquisa sistemtica, ao longo dos anos, sobretudo atravs de metodologias extensivas. Os estudantes universitrios constituem por si s pode dizer-se, um domnio clssico duradouro da investigao sociolgica em Portugal. A partir do nal dos anos 80, no ICS-UL, inicia-se uma srie de grandes inquritos directos e levantamentos estatsticos sobre a juventude em geral, a nvel nacional, sob a responsabilidade principal de Jos Machado Pais, que passaram a ser acompanhados, a partir de certa altura, por estudos de natureza qualitativa e biogrca sobre condutas de risco e sobre certos tipos sociais de jovens20. A transio para a vida adulta a principal problemtica de todos esses estudos e tambm dos que, mais recentemente, tm sido levados a cabo por investigadores do CIES-ISCTE, como Maria das Dores Guerreiro21. No domnio das classes sociais h dois textos precursores, de tipo muito diferente, um sado da produo do GIS, o outro da autoria de Hermnio Martins, um quase-fundador ausente da sociologia portuguesa, ento j xado no Reino Unido, onde fez toda a carreira acadmica22. O primeiro texto, de Adrito Sedas Nunes e Jos David Miranda, uma anlise da estraticao social da populao portuguesa, com base em dados censitrios e uma tipologia de inspirao

recente da sociedade portuguesa] tornar to vasta literatura numa amlgama de inutilidades legitimamente ignorveis (Pinto, 2004: 22, nota 3). 19 Para uma anlise sobre a mudana social em Portugal feita atravs da leitura destas obras, excepo da trilogia do CIES-ISCTE, publicada posteriormente, ver Silva (2006: 127-141). 20 Estudo de referncia nesta linha, premiado pela Fundao Calouste Gulbenkian, o de Jos Machado Pais, Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens, Trabalho e Futuro, Porto, mbar, 2001. 21 Apesar de j desactualizada, vale a pena consultar a bibliograa comentada sobre a sociologia da juventude em Portugal elaborada por Jos Machado Pais: Levantamento bibliogrco de pesquisas sobre a juventude portuguesa tradies e mudanas (1985-1995) e Pesquisa bibliogrca sobre jovens portugueses (1985-1995) , Sociologia, Problemas e Prticas, 21, 1996. 22 Hermnio Martins foi professor e investigador da Universidade de Oxford, entre 1971 e 2001, ano em que se aposentou. De 2000 a 2005 foi investigador do ICS-UL, instituio que lhe atribuiu, em 2006, um doutoramento honoris causa e editou, no mesmo ano, atravs da Imprensa de Cincias Sociais, um volume em sua homenagem: Manuel Villaverde Cabral, Jos Lus Garcia e Helena Mateus Jernimo (orgs.), Razo, Tempo e Tecnologia: Estudos em Homenagem a Hermnio Martins.

305

Fernando Lus Machado

funcionalista. O trabalho de Hermnio Martins, intitulado Classes, status e poder em Portugal, embora se socorra tambm de dados quantitativos, sobretudo um retrato qualitativo das classes sociais, de inspirao weberiana, que se detm particularmente na anlise da classe alta23. A investigao emprica posterior sobre classes sociais deve muito ao trabalho desenvolvido por Joo Ferreira de Almeida, mas tambm por Jos Madureira Pinto, para as respectivas teses de doutoramento, no incio dos anos 80, que abriram linhas de pesquisa e adoptaram perspectivas terico-metodolgicos, que at hoje do frutos. Pelo crescimento progressivo do nmero de investigadores e pelo volume e continuidade do trabalho produzido, neste domnio, destaca-se a equipa do CIES-ISCTE (Joo Ferreira de Almeida, Antnio Firmino da Costa, Fernando Lus Machado e Jos Lus Casanova)24. Outros contributos substanciais para a pesquisa sobre classes sociais vm do CES-UC (Elsio Estanque, Jos Manuel Mendes) e do IS-FLUP (Jos Madureira Pinto, Cidlia Queiroz e Virglio Borges Pereira). Secundariamente, o tema tem sido investigado tambm por socilogos do ICS-UL (Manuel Villaverde Cabral) e do CICS-UM (Manuel Carlos Silva).25 No domnio da educao, o primeiro trabalho, de Maria Eduarda Cruzeiro e Manuel Lus Marinho Antunes, publicado em dois artigos da Anlise Social, em 1976 e 1977, faz uma sociograa pormenorizada dos estudantes do ensino secundrio na poca e assinala, atravs de comparaes internacionais, o dce de escolarizao da populao portuguesa, jovens includos. Outro estudo clssico a tese de doutoramento de Maria Filomena Mnica sobre a educao primria no regime salazarista, publicada em 1978. Uma linha de estudos que vem da primeira hora e se prolonga at actualidade, em que sobressaem as pesquisas dirigidas por Ana Benavente, a que se dedica aos fenmenos do insucesso e abandono escolares, em geral, e das crianas de classes populares em particular. H, por outro lado, vrias pesquisas de fundo sobre os professores (Ana Benavente, Telmo Caria, Jos Manuel Resende). Mais recentes so os estudos sobre as prticas e identidades juvenis em contexto escolar (Joo Teixeira Lopes, Pedro Abrantes, Maria Manuel Vieira). A sociologia da educao tem sido, em suma, uma sociologia mais da educao escolar do que de outras formas de educao (com a excepo honrosa

23 Hermnio Martins, Classes, status e poder em Portugal em Classes, Status e Poder, Lisboa, Imprensa de Cincia Sociais, 1998. 24 A tipologia de classes ACM (Almeida, Costa e Machado) um produto particular do trabalho desta equipa de investigadores. Tem uma utilizao alargada na sociologia portuguesa, aparecendo em certos trabalhos de forma quase naturalizada, sem referncia de autoria. Se isso no propriamente boa prtica cientca, no deixa de atestar o sucesso do produto. 25 Um balano dos estudos feitos nesta rea at nais dos anos 90 pode encontrar-se em Elsio Estanque e Jos Manuel Mendes, Anlise de classes e mobilidade social: um breve balano crtico, Revista Crtica de Cincias Sociais, 52/53, 1999.

306

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

da tese de doutoramento de Maria Manuel Vieira sobre as prticas educativas das classes dominantes); mais de certos graus de ensino do que de outros (o bsico mais do que o secundrio e quase nada o superior); mais das variveis externas escola (meios sociais) do que das variveis internas (se exceptuarmos os estudos sobre os professores)26. Diferentemente dos outros domnios clssicos duradouros, que se mantm como objectos de interesse quase exclusivamente sociolgico, os socilogos da educao vem, a partir de certa altura, o seu espao disputado, e em parte conquistado, pela emergncia das cincias da educao, que entretanto se consolidaram como campo cientco completo e autnomo, com as suas prprias instituies universitrias, nomeadamente as faculdades de psicologia e cincias da educao, centros de investigao, revistas, associaes cientcas, congressos. Ser surpreendente para muitos a informao de que as cincias da educao tm hoje bastante mais doutorados do que a sociologia (756 contra 522, em 2007), sendo nesse ano a 8 rea cientca com mais doutorados no pas. Se o capital cientco acumulado neste domnio menor do que na sociologia (o mesmo no se dir do seu capital simblico em certos meios prossionais, como o dos professores), a verdade que a pesquisa com essa sede disciplinar j volumosa e signicativa. Num estudo que compara os temas estudados e as metodologias seguidas pela sociologia da educao e pelas cincias da educao, Pedro Abrantes mostra que os caminhos por elas percorridos so diferentes, em larga medida (Abrantes, 2004). Mas isso no impede que a primeira tenha perdido algum fulgor medida que as segundas se foram armando no mundo acadmico, tambm porque alguns dos que inicialmente se deniam mais estritamente como socilogos, integram hoje as leiras dos cientistas da educao. A questo fronteiria que aqui se coloca, e no caso nico como veremos adiante, no passa s pelas identidades cientcas mutveis dos investigadores da educao, nem pelos percursos tericos e acadmicos que inuenciam essas identidades. uma questo de ordem mais geral, que se prende com as dinmicas cientcas e institucionais de competio e luta no campo mais amplo das cincias sociais.
26 Um balano da produo nesta rea, que considero parcial e autocentrado, mas que, em todo o caso, deixo aqui referido, o de Stephen Stoer e Almerindo Janela Afonso, Vinte e cinco anos de sociologia da educao em Portugal, Revista Crtica de Cincias Sociais, 52/53, 1999. incompreensvel que numa bibliograa de perto de 130 ttulos os autores esqueam vrios trabalhos de referncia. caso da tese de doutoramento de Maria Filomena Mnica, publicado em livro em 1978, nada mais, nada menos do que a primeira neste domnio; e de dois trabalhos de Ana Benavente: a tese de doutoramento, de 1985, publicada em livro em 1990 e o bem conhecido livro Do Outro Lado da Escola, por ela publicado em 1987 juntamente com Antnio Firmino da Costa, Manuela Castro Neves e Fernando Lus Machado. Em contrapartida, abundam as referncias bibliogrcas prprias dos autores do texto, trinta e duas ao todo, em manifesta descoincidncia com a sua posio no campo sociolgico.

307

Fernando Lus Machado

Diferentes dos domnios anteriores por se constiturem mais tarde, nos nais dos anos 70 ou no incio da dcada de 1980, so os que designei novos domnios clssicos. Porque o campo sociolgico estava em crescimento, logo nessa fase, os primeiros contributos para estes domnios j no vm s do GIS, entretanto transformado em ICS-UL. Eles j aparecem tambm do lado do CES-UC, do CIES-ISCTE e outros. Se verdade que estes domnios so mais recentes do que os anteriores, eles transformaram-se entretanto tambm em clssicos, por duas razes: a data das primeiras pesquisas j , apesar de tudo, longnqua e so, na maioria dos casos, domnios onde a investigao sociolgica tem sido feita a muito bom ritmo desde o incio porque tm atrado geraes sucessivas de investigadores. O domnio do trabalho, emprego, organizaes e prosses , seguramente, um dos de maior produtividade e constncia. Sem exaustividade, fcil recensear duas dezenas de teses de doutoramento feitas ao longo dos anos por socilogos de todas as unidades de investigao, incluindo as que tm uma posio mais perifrica no campo sociolgico tomado no seu conjunto. Nesse nmero incluem-se vrios investigadores do CIES-ISCTE (Joo Freire, autor da primeira tese de doutoramento sobre o tema defendida em Portugal, Maria de Lurdes Rodrigues, Alan Stoleroff, Lusa Oliveira, Paulo Pereira de Almeida, Lusa Veloso), e outros do ISCTE, que nunca pertenceram a este centro ou j no pertencem27, do IS-FLUP (Carlos Gonalves, Cristina Parente), do CES-UC (Elsio Estanque, Casimiro Ferreira, Hermes Costa) do SOCIUS-ISEG (Ilona Kovcs, Sara Casaca, Marta Varanda), do CICS-UM (Ana Paula Marques, Ana Maria Duarte) e ainda outros, como o caso de Antnio Brando Moniz, um dos principais nomes neste domnio, ligado Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e de Jos Baptista, dessa mesma faculdade, falecido em 1988, doutorado em sociologia na Hungria, tal como Ilona Kovcs. Surpreendentemente, no h nesta longa lista nenhum socilogo do ICSUL, lugar, no entanto, onde, tambm neste domnio, tudo comeou. A primeira pesquisa emprica, feita a quente logo a seguir revoluo de Abril de 1974 sobre as lutas sociais nas empresas, foi assinada por Maria de Lourdes Lima dos Santos, Marins Pires de Lima e Vtor Matias Ferreira, na altura todos investigadores do ICS-UL. A primeira e o terceiro seguiram outros caminhos de investigao e o segundo, muito activo durante vrios anos, o que fez dele um histrico desta rea, no chegou a doutorar-se e perdeu centralidade.
27 o caso de Maria Joo Rodrigues, que fez a tese de doutoramento sobre o sistema de emprego em Portugal, publicada em 1988, e premiada pela Fundao Calouste Gulbenkian. Em rigor, uma tese de doutoramento em economia, feita por uma pessoa com formao de base e prtica docente em sociologia. o caso tambm de Maria Teresa Rosa, durante muitos anos investigadora do CIES-ISCTE, cuja tese, publicada em 1998, abordou o sindicalismo operrio em Setbal.

308

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

Tendo comeado por se estudar o trabalho, os meios operrios e o sindicalismo, os temas de pesquisa foram-se alargando para incluir o emprego e suas modalidades, as culturas de empresa, as mudanas tecnolgicas e as dinmicas organizacionais e, mais recentemente, as prosses. Se o trabalho operrio parece ter desaparecido do horizonte dos interesses sociolgicos, o sindicalismo reapareceu muito recentemente como objecto de pesquisa, com duas teses de doutoramento j publicadas28. No deixa de se estranhar que os socilogos que trabalham nestes temas, com to vastas capacidades de pesquisa instaladas, no se tenham at hoje interessado pelo mundo do trabalho na administrao pblica, anal um dos grandes sectores empregadores no pas. 29 Este um domnio singular tambm pelo facto de se ter constitudo quase como um campo autnomo dentro da sociologia, j que se dotou logo em 1985 de uma associao cientca e prossional muito activa (APPSIOT), uma revista cientca prpria e uma oferta mltipla de cursos de ps-graduao e mestrado, muito procurados. A questo fronteiria que se referiu atrs a propsito da investigao em educao, no se coloca aqui da mesma forma. Apesar de se falar por vezes de cincias do trabalho (categoria que j estaria na mente de quem, por outras razes, assim baptizou o ISCTE), no h qualquer paralelismo com a institucionalizao plena atingida pelas cincias da educao. Dir-se-ia, antes, que a sociologia do trabalho, emprego, organizaes e prosses, daquelas em que a interaco com outras cincias sociais (economia, gesto, psicologia) ser das mais frequentes. No domnio da cidade e territrio tambm se observou, com o tempo, um processo de recongurao parcial da identidade cientca e da orientao disciplinar dos investigadores que constituram o ncleo fundador deste domnio, que h vinte anos se designava sociologia urbana. Tendo comeado por formar um ncleo de estudos com esse nome no CIES-ISCTE, Vtor Matias Ferreira, Isabel Guerra e Antnio Fonseca Ferreira, que mais tarde se afastou do ensino e da investigao, criaram em 1991, no ISCTE, o Centro de Estudos Territoriais (CET), de orientao marcadamente pluridisciplinar, que publica, desde 2000, a revista Cidades.

28 Hermes Augusto Costa, Sindicalismo Global ou Metfora Adiada? Os Discursos e as Prticas Transnacionais da CGTP e da CUT, defendida em 2005 na Universidade de Coimbra e publicada em livro, com o mesmo ttulo, pelo Afrontamento em 2008; e Manuel Carvalho da Silva, Centralidade do Trabalho e Aco Colectiva: Sindicalismo em Tempo de Globalizao, defendida em 2007 no ISCTE e publicada em livro pelo Crculo de Leitores e pela Temas e Debates, no mesmo ano, com o ttulo Trabalho e Sindicalismo em Tempo de Globalizao: Reexes e Propostas. 29 Um balano de qualidade nesta rea, embora j no muito recente, o de Antnio Casimiro Ferreira e Hermes Augusto Costa, Para uma sociologia das relaes laborais em Portugal, Revista Crtica de Cincias Sociais, 52/53, 1999. Mais antigo e mais abrangente em termos disciplinares o levantamento feito por Maria Joo Rodrigues e Marins Pires de Lima, Trabalho, emprego e transformaes sociais: trajectrias e dilemas das cincias sociais, Anlise Social, 95, 1987.

309

Fernando Lus Machado

Aos temas de pesquisa iniciais, como o processo de formao histrica da rea Metropolitana de Lisboa, o acesso ao alojamento, as polticas de habitao, vieram juntar-se novos interesses e outros socilogos, no prprio CET (Isabel Duarte, Teresa Costa Pinto, Walter Rodrigues) e noutras unidades de investigao, nomeadamente o CESNova (Lus Baptista) e o CES-UC (Carlos Fortuna, Paulo Peixoto). Passam a estudar-se tambm os processos de realojamento, os bairros sociais e as lgicas de apropriao do espao, os programas de habitao social, actuais e passados, e, mais recentemente, as cidades mdias, suas imagens e dinmicas culturais. Este ltimo desenvolvimento especialmente importante, na medida em que acaba com a exclusividade de Lisboa enquanto objecto emprico, sendo em todo o caso de notar que o Porto praticamente no tem sido tomado como tal nesta ptica especca. nico neste domnio, e na sociologia portuguesa no seu conjunto, o papel desempenhado pelo Ncleo de Ecologia Social do LNEC (NESO-LNEC) e pelos seus investigadores. J se disse atrs que eles conseguiram, mais do que quaisquer outros, uma articulao privilegiada com as cincias naturais e as tecnologias, mostrando o lugar activo que o conhecimento sociolgico pode ocupar nessas reas. Mas tambm se destacam pela precocidade, j que o NESO, ento chamado Grupo de Ecologia Social, foi constitudo ainda em 1985, antes da grande maioria das restantes unidades de investigao, CET includo. Os seus investigadores (Paulo Machado, Maria Joo Freitas, entre outros) tm-se dedicado s questes do habitat urbano, a vrios nveis, e ao estudo dos impactos sociais das grandes obras de engenharia e das percepes dos riscos tecnolgicos e naturais. No domnio da poltica e estado, tal como no da educao, e por razes homlogas, progressivamente mais difcil denir fronteiras sociolgicas medida que a cincia poltica, disciplina de forte tradio no mundo francfono e anglfono, vai tambm fazendo o seu caminho no mundo acadmico e cientco portugus. Se h uma dcada se falava habitualmente de sociologia poltica (chegou a existir na Associao Portuguesa de Sociologia uma seco com esse nome), hoje essa uma designao disciplinar que parece ter desaparecido do lxico dos socilogos que estudam a poltica, boa parte dos quais parece ter deixado deslizar subtilmente a sua identidade cientca para a de cientista poltico ou politlogo. O campo da cincia poltica tem-se consolidado rapidamente atravs do ensino universitrio (licenciaturas, mestrados, programas de doutoramento) e, em menor ritmo, da investigao. No existem centros exclusivamente dedicados a ela, mas h ncleos muito activos de cientistas polticos em unidades de cincias sociais, com destaque para o ICS-UL, com tradio neste domnio. Tambm no h presentemente uma revista cientca prpria, servindo a Anlise Social e outras revistas como veculo de publicao, a nvel nacional, das pesquisas

310

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

realizadas30. Mas existe uma organizao cientca, a Associao Portuguesa de Cincia Poltica (APCP), constituda em 1998, que realizou quatro congressos, em 1999, 2004, 2006 e 2008. A juventude da disciplina em Portugal faz com que coexistam investigadores mais jovens, com doutoramentos em cincia poltica, maioritariamente obtidos no estrangeiro, com investigadores e acadmicos mais velhos com formao de base e doutoramentos noutras reas, nomeadamente em direito, histria ou sociologia31. Alis, entre os scios fundadores da APCP h socilogos destacados, como Antnio Teixeira Fernandes, Boaventura de Sousa Santos e Manuel Villaverde Cabral, o que s conrma o esborratamento da fronteira entre a sociologia e a cincia poltica. No mesmo sentido, pode interpretar-se a abertura, em 2006, de uma licenciatura em Cincia Poltica no ISCTE, integrada naquele que , como j se referiu, o maior departamento de sociologia do pas. Dito isto, acrescente-se que o domnio da poltica e estado tem sido pesquisado nas principais unidades de investigao por um conjunto relativamente numeroso de investigadores, com uma agenda que abarca temas que vo do papel geral do estado na sociedade portuguesa, a construo e caractersticas do estadoprovidncia, o poder local, as culturas polticas e a cidadania e, mais recentemente, os comportamentos eleitorais, os movimentos sociais e a administrao pblica. Merecem destaque, neste domnio, os trabalhos da equipa do CES-UC, a comear pelos de Boaventura de Sousa Santos, cuja sociologia, pode dizerse, toda ela, intencionalmente, uma sociologia poltica e do estado (ponto a que voltarei na ltima parte) e que no livro Estado e Sociedade em Portugal (1974-1988), publicado em 1990, deu um dos contributos mais valiosos para o conhecimento sociolgico do pas. Da equipa do CIES-ISCTE, sobressai o trabalho de Juan Mozzicafreddo, que foi sendo sucessivamente pioneiro no estudo emprico do poder local, do estado-providncia e mais recentemente da administrao pblica. Alm destes, reram-se os trabalhos sobre cultura poltica e cidadania de Jos Manuel Viegas e os numerosos estudos sobre comportamentos eleitorais de Andr Freire. Do lado do ICS-UL, para alm da tese de Antnio Barreto, de 1985, sobre o estado e a reforma agrria, a primeira neste domnio, reram-se os estudos de Manuel Villaverde Cabral sobre cidadania e cultura poltica32. Por m, mas no
30 Chegou a existir, entre 1985 e 1989, uma Revista de Cincia Poltica, ligada ao Instituto de Estudos Polticos da Universidade Catlica Portuguesa, dirigida por Jos Manuel Duro Barroso. 31 Uma particularidade do campo da cincia poltica a visibilidade pblica e meditica que tem, desproporcionada relativamente ao seu capital cientco propriamente dito, medido, por exemplo, pelo nmero de doutorados (100 em 2007), muito menor do que o da sociologia (522, na mesma data). Essa visibilidade deve-se, sobretudo, combinao, por vezes na mesma pessoa, de trs papis sociais diferentes: o de poltico, o de comentador poltico e o de cientista. A cincia poltica parece assim ganhar em capital simblico o que ainda lhe falta em capital cientco. 32 At se ter mudado para a Universidade Catlica Portuguesa, da qual se tornou reitor em 2000, a equipa de sociologia poltica do ICS-UL contava tambm com Manuel Braga da Cruz, um

311

Fernando Lus Machado

menos importantes, so os trabalhos de Antnio Teixeira Fernandes, fundador da licenciatura de Sociologia da Universidade do Porto e do IS-FLUP, que h muito tem como temas de predileco a poltica e o estado nas sociedades contemporneas e publicou vrios livros sobre a matria. No domnio da cultura, optei por uma distino entre culturas populares e culturas cultas, apesar de sobre as primeiras haver muito menos trabalho feito do que sobre as segundas. Os socilogos que tm estudado as culturas populares adoptam estratgias terico-metodolgicas que so uma imagem de marca da antropologia, como o caso do trabalho de terreno de longa durao. Mas no h aqui nenhuma nova questo fronteiria porque, verdade se diga, os antroplogos portugueses, com poucas excepes, no se tm mostrado interessados pelo tema. neste domnio que considero poderem situar-se trs dos principais trabalhos de referncia da sociologia portuguesa, a saber, a tese de doutoramento de Jos Madureira Pinto, publicada em 1985, com o ttulo Estruturas Sociais e Prticas Simblico-Ideolgicas nos Campos: Elementos de Teoria e Pesquisa Emprica; a de Augusto Santos Silva, publicada em 1992, com o ttulo Tempos Cruzados: Um Estudo Interpretativo da Cultura Popular; e a de Antnio Firmino da Costa, de 1999, intitulada Sociedade de Bairro. Dinmicas Sociais da Identidade Cultural.33 A apontar uma unidade de investigao onde o tema das culturas populares fez escola, apesar de ter cultores noutros stios, ser sem dvida o IS-FLUP. J no domnio das culturas cultas h muitos mais investigadores, distribudos por todos os principais centros de pesquisa. Os trabalhos fundadores pertencem a Maria de Lourdes Lima dos Santos (ICS-UL), que defendeu tese de doutoramento no ISCTE, em 1985, e se manteve sempre activa na investigao, mais ainda depois de, em 1996, ter passado a dirigir o Observatrio das Actividades Culturais (OAC). A coordenou pessoalmente numerosas pesquisas sobre pblicos e consumos culturais, polticas culturais, prossionais da cultura, equipamentos e eventos culturais, tendo, em 2007, sido substituda no cargo por Jos Machado Pais (ICS-UL). Outro ncleo de investigao muito produtivo neste domnio a do ISFLUP (Jos Madureira Pinto, Augusto Santos Silva, Joo Teixeira Lopes, Natlia Azevedo) que, a partir de meados dos anos 90, tm estudado continuadamente,

investigador prolco. Alm da tese de doutoramento, uma das primeiras nesta rea, Braga da Cruz publicou vrios outros trabalhos neste domnio. A tese, defendida no ISCTE, em 1987, intitula-se O Partido e o Estado no Salazarismo e foi publicada em livro, em 1988, pela Presena, com o mesmo ttulo. 33 claro que, como outras grandes pesquisas de referncia, estas poderiam ser situadas em mais do que um domnio de investigao. Por razes de arrumao analtica, preferi, no entanto, nestas como em todas as outras publicaes mencionadas, associ-las a um s domnio, tomado como principal.

312

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

em vrias frentes, as caractersticas dos pblicos e consumos culturais na cidade do Porto e mais alargadamente na regio Norte. Sensivelmente com a mesma agenda geral, pautada pela actividade intensa do OAC, rera-se tambm a equipa do CES-UC, formada por Carlos Fortuna, Claudino Ferreira e Paula Abreu, que tm dado especial ateno relao entre culturas urbanas e espao pblico. Rera-se, por m, a equipa do CIES-ISCTE, onde os mais activos tm sido Antnio Firmino da Costa e Idalina Conde, esta tambm uma pioneira no domnio, com as suas pesquisas sobre arte, artistas e pblicos, iniciadas ainda nos anos 80. Ambos tm sido colaboradores assduos do OAC, tendo participado em vrias das pesquisas a promovidas34. Uma linha que diferencia internamente os socilogos que se tm ocupado das culturas cultas que, no trabalho de alguns deles, no h soluo de continuidade entre as cultas e as populares, ou seja, ocupam-se da cultura no sentido mais abrangente e antropolgico do termo, como o caso de Jos Madureira Pinto, Augusto Santos Silva e Antnio Firmino da Costa, ao passo que outros se especializaram nas primeiras. O domnio da famlia e do gnero , como o do trabalho, organizaes e prosses, um dos mais prolcos. Tambm aqui encontramos um grande nmero de teses de doutoramento, perto de dezena e meia nos ltimos quinze anos, e investigadores muito activos em quase todas as unidades de investigao. So fortes as equipas do ICS-UL (Ana Nunes de Almeida, Karin Wall, Soa Aboim) e do CIES-ISCTE (Maria das Dores Guerreiro, Anlia Torres, Cristina Lobo), equipas que tm mantido entre si, ao longo dos anos, prticas regulares de colaborao cientca, mas tambm a do CES-UC (Virgnia Ferreira, Slvia Portugal), onde se faz sentir mais do que em qualquer outro contexto a inuncia dos estudos de gnero (gender studies), e ainda a do CESNova (Manuel Lisboa, Elza Pais)35. No IS-FLUP (Isabel Dias) e no CES-UA (Gilberta Rocha, Piedade Lalanda) a famlia e o gnero tambm tm sido objecto de investigao. Os temas estudados tm-se diversicado progressivamente. Um dos mais trabalhados, tomado como objecto em vrias teses de doutoramento, o das estruturas e dinmicas familiares em geral e em meios sociais e de classe especcos: famlias operrias, famlias rurais, famlias populares urbanas, famlias de empresrios. Certos tipos familiares, como as famlias recompostas, ou certas prticas sociais como o divrcio, tambm mereceram a ateno dos socilogos. Mais recentemente, surgem temas como a violncia familiar, a conciliao entre

34 Idalina Conde tambm autora de dois textos de balano sobre a produo sociolgica neste domnio: Cenrios de prticas culturais em Portugal (1979-1995) , Sociologia, Problemas e Prticas, 23, 1997 e Cultura em Portugal nas ltimas dcadas em Jorge Freitas Branco e Salwa Castelo Branco, Vozes do Povo, Oeiras, Celta, 2001. Outro texto de balano a consultar o de Carlos Fortuna, Claudino Ferreira e Paula Abreu, Espao pblico urbano e cultura em Portugal, Revista Crtica de Cincias Sociais, 52/53, 1999.

313

Fernando Lus Machado

trabalho e vida familiar ou a relao entre geraes. Associado a vrios dos temas anteriores est um outro, que o das relaes de gnero, mais concretamente os estudos sobre as mulheres no contexto da sociedade portuguesa. Se bem que tenham algo de arbitrrio, as designaes adoptadas para os domnios de investigao sociolgica em Portugal esto, na generalidade dos casos, longamente sedimentas a nvel internacional (educao, trabalho, classes sociais, juventude, etc.). Mas a designao deste domnio em particular, famlia e gnero, exige uma explicitao adicional. Juntar famlia e gnero no prtica habitual. O domnio do gnero adquiriu internacionalmente, sobretudo no mundo anglo-saxnico, total autonomia, a partir do momento que em que os gender studies se institucionalizaram quer no plano do ensino quer no plano da investigao, com departamentos, centros, revistas, associaes e actividades de debate cientco assim delimitados. E adquiriu tambm uma composio pluridisciplinar, que transcende largamente a sociologia. Ora, em Portugal isso no aconteceu. A consagrao universitria dos gender studies ou dos women studies muito restrita e resume-se a um ou outro curso de mestrado e ps-graduao. Existe uma revista nesta rea, Ex-Aequo, mas est sedeada numa associao extra-universitria e no num departamento ou centro de investigao, embora a associao rena muitos investigadores de vrias universidades e disciplinas36. Tm sido sobretudo os socilogos, e os socilogos da famlia em particular, embora no exclusivamente, que se tm ocupado do tema do gnero e das mulheres. assim em quase todo o lado, no que ao campo sociolgico diz respeito, com excepo do CES-UC, onde Virgnia Ferreira trouxe essa temtica para Portugal e a tem pesquisado longamente, incluindo na tese de doutoramento que concluiu em 2004. Neste caso, portanto, a questo fronteiria, que podia colocar-se e que se colocou noutros pases, no , at ao momento, uma questo signicativa na sociologia portuguesa37. Mas h, por outro lado, uma questo de gnero na sociologia portuguesa que se dedica ao estudo da famlia e gnero. Tirando a primeira, que aconteceu ter sido defendida por um homem (ver Quadro 3), o que no deixa de ter signicado sociolgico, praticamente todas as outras teses de doutoramento neste domnio foram feitas por mulheres. E no s as teses, como a generalidade dos trabalhos

35 tambm da Faculdade de Cincias Sociais e Humanas o autor da primeira tese de doutoramento sobre famlia feita em Portugal. Trata-se de Nelson Loureno, hoje Reitor da Universidade Atlntica, que, em 1987, no ISCTE, defendeu a tese intitulada Famlia Rural e Indstria. Mudana Social na Regio de Leiria. 36 A Ex-Aequo, que se publica semestralmente desde 1991, atravs da Afrontamento, pertence Associao Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), criada no mesmo ano e dirigida actualmente por Virgnia Ferreira. 37 Para um bom texto de balano sobre a situao das mulheres em Portugal ver Virgnia Ferreira, Os paradoxos da situao das mulheres em Portugal, Revista Crtica de Cincias Sociais, 52/53, 1999.

314

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

de pesquisa. Eis um tema interessante para uma sociologia da sociologia da famlia e do gnero. Se levarmos este exerccio mais longe, como recentemente foi feito, vericamos que no so s os estudos sobre famlia e gnero que tm gnero. Por exemplo, no domnio da estrutura e mudana social ou das classes sociais quase no h investigadoras.38 Os ltimos trs novos domnios clssicos, pobreza e excluso social, comunicao e media e valores, por razes diferentes, e apesar de plenamente consolidados, no tm o ritmo de produo cientca dos anteriores. Os estudos sobre pobreza comeam ainda na segunda metade da dcada de 1980 e constituem o nico exemplo de um domnio de investigao sociolgica inaugurado fora do contexto universitrio, o que digno de registo. Os dois primeiros trabalhos empricos, conduzidos por Alfredo Bruto da Costa, que caracterizaram de forma extensiva, respectivamente, a pobreza em geral e a pobreza urbana, foram realizados no quadro do ento chamado Departamento de Pesquisa Social do Centro de Reexo Crist, departamento que veio a autonomizar-se, em 1992, para dar origem ao Centro de Estudos para a Interveno Social (CESIS)39. Sempre com a liderana de Bruto da Costa, que fez em 1993 a tese de doutoramento sobre o tema, a equipa do CESIS continua at hoje a pesquisar neste domnio, sendo responsvel pelo ltimo estudo extensivo sobre a pobreza, publicado j em 2008. Nos anos 90, outra equipa de investigao comea a trabalhar regularmente nesta rea. Constituda no CIES-ISCTE, essa equipa, em que se destaca pela continuidade de trabalho Lus Capucha, introduz em Portugal, num estudo de 1992, o conceito de excluso social. Ainda durante os anos 90, Lus Capucha, que se doutoraria como uma tese neste domnio em 2005, conduz vrios estudos de avaliao sobre polticas e programas de combate pobreza. A ttulo individual, reram-se ainda as pesquisas de Eduardo Rodrigues (IS-FLUP) e Fernando Diogo (CES-UA), incluindo as respectivas teses de doutoramento. A pobreza e a excluso social, ao contrrio da generalidade dos temas at agora referidos, no tm suscitado o interesse dos investigadores do ICS-UL e do CES-UC, e isso sem dvida contribui para que o ritmo da investigao no seja to intenso como noutros domnios.
38 Sobre este tema ver Sandra Mestre da Cunha, Quem estuda o qu em Portugal? Uma anlise da produo sociolgica portuguesa numa perspectiva de gnero, CIES-ISCTE, e-Working Papers, 51, 2008. 39 O Centro de Reexo Crist, criado em 1974, rene cristos de diversas sensibilidades para ns de debate e reexo. Presidido por Guilherme de Oliveira Martins, organiza regularmente ciclos de conferncias e publica a revista Reexo Crist. A incurso pelas actividades de investigao por parte de alguns dos seus membros prolonga uma tradio de envolvimento de crculos de catlicos leigos nas cincias sociais, de que Adrito Sedas Nunes foi um protagonista destacado, antes ainda de ter criado o GIS, em 1962. Sobre as actividades de investigao para-sociolgica realizadas por Sedas Nunes nesses meios, nomeadamente o meio jucista (da Juventude Universitria Catlica), ver Gomes (2005) e Ferreira (2006).

315

Fernando Lus Machado

No domnio da comunicao e media ocorre um processo de recongurao interdisciplinar em tudo semelhante aos que mencionmos para a pesquisa sobre educao e sobre poltica e estado. As cincias da comunicao, em que tiveram papel pioneiro e ainda hoje liderante o Departamento de Comunicao da FCSH-UNL e o seu fundador, Adriano Duarte Rodrigues, constituem hoje uma rea cientca plenamente institucionalizada. Tm uma pujana que no seguramente menor do que a das cincias da educao e, como estas, dotaramse dos seus prprios departamentos, cursos, centros de investigao, revistas, associaes, congressos, trazendo para esta rea de pesquisa novos protagonistas, que rapidamente ultrapassaram em nmero e produo cientca os socilogos da comunicao, at a estudiosos exclusivos do tema.40 41 Talvez por isso alguns deles parecem ter a mesma vacilao identitria entre as duas reas cientcas que encontrmos em socilogos da poltica, relativamente cincia poltica, e em socilogos da educao, relativamente s cincias da educao. Mas essa no a nica razo para a menor intensidade de trabalho neste domnio em comparao com outros novos domnios clssicos, at porque no h necessariamente uma relao de causa e efeito entre uma coisa e outra. Razes mais prximas, diria, so, em primeiro lugar, o facto de no ISCTE, onde tambm cedo surgiu, sob a liderana de Jos Manuel Paquete de Oliveira, uma perspectiva mais estritamente sociolgica da comunicao e dos media, tanto no ensino como na investigao, o primeiro se ter desenvolvido mais do que a segunda. Se o mestrado em Comunicao, Cultura e Tecnologias da Informao, criado em 1994 por Paquete de Oliveira, uma referncia a nvel nacional, pela antiguidade, continuidade e qualidade da respectiva oferta e procura, a pesquisa neste domnio foi menos regular. A investigao feita por Paquete de Oliveira, para alm da tese de doutoramento, a primeira na rea, em 1988, no foi abundante e s mais recentemente, j no quadro do CIES-ISCTE, com Jos Rebelo e, sobretudo, com Gustavo Cardoso, se observa alguma intensicao42. A segunda razo a ausncia do ICS-UL e do CES-UC deste terreno de pesquisa. A sua histria, dimenso e centralidade no campo sociolgico fariam

40 O nmero de doutorados em cincias da comunicao , contudo, bastante mais baixo do que o de doutorados em sociologia. Eram 121 em 2007, contra os j referidos 522 de sociologia e 756 de cincias da educao, na mesma data. 41 A armao social das cincias da comunicao tambm favorecida pela sua visibilidade meditica fcil. Estudar o campo dos media facilita a mediatizao de quem estuda e do que estuda, um pouco imagem da ateno meditica dada queles jornalistas que se tornam escritores e recebem, mais facilmente do que outros escritores, essa ateno. A essa visibilidade, que granjeia capital simblico, no corresponde necessariamente consistncia cientca. 42 Para uma apresentao breve do campo das cincias da comunicao ver Jos Rebelo, As cincias da comunicao em Portugal: racionalizar e internacionalizar, Trajectos, 11, 2007. Surpreendentemente, o autor no inclui o CIES-ISCTE na lista dos centros de investigao da rea a identicados.

316

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

pensar que este tema, como muitos outros, se desenvolveria a naturalmente. Mas assim no foi. Nem o estudo dos media nem o da comunicao em geral atraiu socilogos dessas instituies, que causa perplexidade quando se pensa na omnipresena dos media, velhos e novos, nas sociedades contemporneas. Para alm da equipa do CIES-ISCTE, compete mencionar tambm os trabalhos de Moiss Lemos Martins do CICS-UM. Ocasionalmente h trabalhos feitos por investigadores do CESNova, inserido numa faculdade onde, como disse, est o ncleo pioneiro das Cincias da Comunicao, que, alm de um departamento, dinamiza um centro de investigao e a revista cientca mais antiga da rea, a Revista de Comunicao e Linguagens. Quanto ao domnio dos valores, onde tambm s em duas instituies, principalmente o ICS-UL e complementarmente o CIES-ISCTE, h investigadores activos, e que teve num estudo feito por Joo Ferreira de Almeida, em 1990, para a Fundao Calouste Gulbenkian, a obra fundadora, pode dizer-se que previsvel que o ritmo de produo sociolgica acelere rapidamente. Assentando a investigao neste domnio em metodologias extensivas de larga escala, a participao de investigadores do ICS-UL, e tambm do CIESISCTE, em grandes consrcios de pesquisa internacional, como o International Social Survey Program, o European Values Study e o European Social Survey, parece garantir esse crescimento rpido, no faltem os recursos para nanciar a continuao dessa participao. Trata-se de um domnio em que, por outro lado, existe a vantagem de a internacionalizao da pesquisa, seja a dos sujeitos seja a dos objectos, ser um dado e uma condio de partida43. O estudo comparativo das estruturas de valores, seus enraizamentos sociais e dinmicas evolutivas, aqui o tema de investigao por excelncia. Falta mencionar os que designei domnios recentes consolidados. No certo que, alm dos mencionados, no se pudesse acrescentar outros, que tm progressivamente sido introduzidos por novas geraes de investigadores e no s. Mas no se trata de inventariar apenas novidades, e sim novidades que j se consolidaram o suciente para se poder prever, sem erro, a continuidade de trabalho. esse seguramente o caso da sade, cincia, imigrao e etnicidade e ambiente. Em qualquer deles h, por exemplo, vrias teses de doutoramento. Dos quatro, o domnio da imigrao e etnicidade , sem dvida, o mais produtivo. Dir-se-ia at que um caso singular de desenvolvimento cientco. Sendo o primeiro trabalho publicado apenas de 1989, um artigo sobre a imigrao africana da autoria de Ana de Saint-Maurice (CET) e Rui Pena Pires (CIESISCTE), a investigao sociolgica tem crescido exponencialmente, contandose j perto de uma dezena de teses de doutoramento. Pela data, um domnio recente, mas pela produo ombreia com os mais activos domnios clssicos.
43 O facto de os dados recolhidos pelo European Social Survey serem de acesso livre outra razo para que se possa prever o crescimento da investigao sociolgica neste domnio.

317

Fernando Lus Machado

Diga-se de passagem que a procura do tema est muito longe de se cingir aos socilogos. Uma bibliograa recentemente organizada sobre a produo das cincias sociais e humanas em geral nesta rea, em Portugal, no perodo de 2000 a 2008, inventariou mais de 700 referncias, o que ser provavelmente indito a nvel nacional.44 A pesquisa sobre imigrao e etnicidade est solidamente institucionalizada em vrias unidades de investigao: no CIES-ISCTE (Fernando Lus Machado, Rui Pena Pires, Maria Manuela Mendes), CES-UC (Maria Ioannis Baganha, Jos Carlos Marques, Pedro Gis), CESNova (Margarida Marques), SOCIUS-ISEG (Joo Peixoto). Outros socilogos, em unidades mais pequenas (CESIS, CICSUM), vo tambm acumulando trabalho na rea, sendo de notar, com alguma surpresa, a ausncia de investigao sociolgica sobre o tema no ICS-UL e no IS-FLUP. Os objectos estudados vo dos uxos migratrios e das anlises de composio social de populao migrantes, incluindo migrantes laborais de vrias origens nacionais, mas tambm migrantes qualicados, at s dimenses polticas da imigrao, passando pelos processos de integrao e etnicizao dos migrantes e pela situao social dos descendentes de imigrantes45. Os outros trs no tm esta intensidade de trabalho, mas esto rmemente constitudos, como disse, no campo da investigao sociolgica. Dois deles fazem uma pouco comum articulao, directa ou potencial, com as cincias e tecnologias da natureza. o caso do ambiente e da sade. Tal articulao, s a encontrramos no domnio da cidade e territrio, protagonizada pelo Ncleo de Ecologia Social do LNEC (NESO-LNEC). Pois tambm aqui o NESO-LNEC aparece como um dos ncleos de investigao sociolgica relevantes. A continuidade, a este nvel, entre cidade e territrio e ambiente bvia. No sendo o nico investigador que nessa unidade se ocupa do tema, destaque-se o trabalho de Joo Lutas Craveiro, autor do primeiro trabalho emprico no domnio e entretanto j doutorado com uma tese sobre ambiente, defendida em 2006 na Universidade Nova de Lisboa. O outro ncleo de investigao importante o que se rene em torno do Observatrio do Ambiente (Observa) constitudo por socilogos do ICS-UL e do ISCTE. O dinamismo do Observa numa certa fase deu origem a dois inquritos nacionais sobre a relao dos portugueses com o ambiente, ambos coordenados por Joo Ferreira de Almeida, e a vrios trabalhos de pesquisa aplicada. Alm de Joo Ferreira de Almeida, reram-se Joaquim Gil Nave, do ISCTE, autor da primeira tese de doutoramento neste domnio, em 2000; Lusa Schmidt (ICS44 Fernando Lus Machado, Joana Azevedo, Ana Raquel Matias, Bibliograa sobre Imigrao e Minorias tnicas em Portugal, 2000-2008, Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, 2008 (edio em CD-ROM). 45 Para um balano ver Maria Ioannis Baganha e Pedro Gis, Migraes internacionais de e para Portugal: o que sabemos e para onde vamos, Revista Crtica de Cincias Sociais, 52/53, 1999.

318

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

UL) com um longo trabalho cientco, jornalstico e de divulgao nesta rea, incluindo a sua tese de doutoramento publicada em 2003, sobre o ambiente nos media, particularmente na televiso; e as pesquisas de Aida Valadas de Lima, durante muitos anos investigadora do ICS-UL e hoje apenas docente do ISCTE e colaboradora do Observa. No domnio da sade os trabalhos pioneiros so ainda da dcada de 1980. Um nome e uma instituio aparecem associados ao arranque da pesquisa sociolgica nesta rea: Graa Carapinheiro e o CIES-ISCTE. Ela autora de um dos dois primeiros trabalhos empricos nesta rea, em 1987, fez a tese de doutoramento neste domnio em 1989, e depois continuou a investigar e a publicar com regularidade. Ainda no CIES-ISCTE juntou-se-lhe, entretanto, Nomia Lopes, doutorada em 2003. Outros grupos de pesquisa neste domnio so o do CES-UC, com os trabalhos de Joo Arriscado Nunes, que associam sociologia da sade e sociologia da cincia, e o do CICS-UM, com as investigaes de Maria Engrcia Leandro. Os temas estudados so as polticas de sade, as prosses e relaes prossionais no campo mdico, as doenas, as prticas de automedicao. No domnio da cincia, nalmente, os primeiros textos publicados, no nal dos anos 80, tinham por objecto a divulgao cientca e como autores Fernando Lus Machado e Idalina Conde do CIES-ISCTE. A partir de meados dos anos 90, a investigao sociolgica sobre a cincia intensica-se neste centro com vrios projectos e publicaes de outros investigadores que se tornaram especialistas no tema, nomeadamente Antnio Firmino da Costa e Patrcia vila. H trabalho continuado neste domnio tambm no CES-UC, por parte de Boaventura de Sousa Santos, Joo Arriscado Nunes e, mais recentemente, Tiago Pereira, autor da primeira tese de doutoramento na rea. O primeiro tem-se dedicado mais reexo epistemolgica, os dois restantes dedicados mais directamente investigao emprica, embora Arriscado Nunes tambm acompanhe Boaventura de Sousa Santos na epistemologia. O terceiro ncleo relevante neste domnio o do ICS-UL, personicado por Hermnio Martins, Jos Lus Garcia e Ana Delicado. Os temas de pesquisa destes vrios grupos de investigadores incluem as polticas cientcas, a composio e as prticas da comunidade cientca, os estudos de laboratrio, a cincia e a tecnologia, os pblicos da cincia, a difuso da cultura cientca, os museus de cincia. Note-se que, at ao momento, apesar da j substancial produo sociolgica neste domnio, as cincias sociais ou a sociologia em particular no foram constitudas em objecto de investigao pelos socilogos da cincia. Identicada e comentada a produo sociolgica em Portugal nestes dezoito domnios, classicados em trs tipos, que, repito, constituem apenas uma forma, entre outras possveis, de descrever e analisar a sociologia portuguesa, preciso referir, para terminar, o que cou fora do quadro sinptico traado. O que falta dizer pode arrumar-se em dois tpicos: temas emergentes, mas ainda

319

Fernando Lus Machado

no consolidados; e declnios, vazios e impasses na agenda da investigao sociolgica. Sendo a agenda da investigao sociolgica um processo em aberto, sujeito a mltiplas determinaes internas e externas ao campo cientco, normal que vo surgindo regularmente novos temas de pesquisa. Por isso se pode falar de temas emergentes, temas que j so trabalhados por alguns investigadores e unidades de investigao, h alguns anos, mas que ainda no se consolidaram como domnios de investigao sociolgica como os dezoito anteriormente caracterizados. Eis alguns desses objectos emergentes e os investigadores e unidades de investigao que os tm pesquisado: envelhecimento e velhice (Ana Fernandes, do CESNova, que, entre outros trabalhos, fez a tese de doutoramento sobre o tema em 1995; Paulo Machado, do NESO-LNEC, e Lusa Pimentel, do CIESISCTE, ambos com teses de doutoramento em 2007); drogas e toxicodependncia (Anlia Torres do CIES-ISCTE, com pesquisas de fundo nos anos 2000 e Artur Valentim, da Universidade Atlntica, pioneiro na abordagem sociolgica do tema); literacia (Ana Benavente, do ICS-UL, que dirigiu um grande estudo nacional sobre o assunto, em 1996, e Patrcia vila, do CIES-ISCTE, com tese de doutoramento em 2005); infncia (Manuel Sarmento e Manuel Pinto, da Universidade do Minho, numa perspectiva no estritamente sociolgica, o segundo com uma tese de doutoramento em 1995; e Slvia Saramago, do CIES-ISCTE, doutorada em 2005); delinquncia e criminalidade (destacam-se os trabalhos de pesquisa aplicada de investigadores ligados, no passado ou no presente, ao actual CESNova, como Nelson Loureno, Manuel Lisboa, Maria Joo Leote de Carvalho; os estudos de Eduardo Viegas Ferreira, do Instituto Superior de Polcia Judiciria e Cincias Criminais, que publica continuamente desde meados dos anos 90, incluindo a tese de doutoramento, de 2005; e a tese de doutoramento de Pedro Moura Ferreira, do ICS-UL, em 1999, sobre juventude e desvio).46
46 As respectivas referncias bibliogrcas so as seguintes: sobre velhice e envelhecimento Ana Fernandes, Velhice, Envelhecimento Demogrco e Relaes Intergeracionais, Universidade Nova de Lisboa, tese publicada em livro pela Celta, em 1997, com o ttulo Velhice e Sociedade. Demograa, Famlia e Polticas Sociais em Portugal; Paulo Machado, As Malhas que a (C)idade Tece: Mudana Social, Envelhecimento e Velhice em Meio Urbano, Universidade Nova de Lisboa, 2007; Lusa Pimentel, A Prestao de Cuidados a Pessoas Idosas Dependentes: uma Anlise das Relaes Familiares Intergeracionais e de Germanidade, ISCTE, 2007. Sobre drogas e toxicodependncia Artur Valentim, Percepo social do consumo de drogas: inqurito s parquias, Sociologia, Problemas e Prticas, 21, 1996, entre outros do mesmo autor; Anlia Cardoso Torres e Maria do Carmo Gomes, Drogas e Prises em Portugal, Lisboa, CIESISCTE, 2002 e Anlia Torres e Ana Marques Lito (orgs.), Consumos de Drogas. Dor, Prazer e Dependncias, Lisboa, Fim de Sculo, 2008. Sobre literacia Ana Benavente, Alexandre Rosa, Antnio Firmino da Costa e Patrcia vila, A Literacia em Portugal. Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monogrca, Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian e Conselho Nacional de Educao, 1996; Patrcia vila, CompetnciasChave na Sociedade do Conhecimento, Lisboa, ISCTE, 2005.

320

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

Por outro lado, e por efeito dos mesmos factores internos e externos de formao e transformao das agendas da investigao sociolgica, h impasses, vazios e declnios. E nesses vazios e declnios h ainda duas situaes diferentes: aqueles em que parece desenharem-se inverses de tendncia e outros em que os temas em causa parecem ter morrido, no necessariamente por falta de objecto emprico, mas por falta de sujeitos de investigao. Duas situaes de impasse, isto , domnios que no parecem conseguir implantar-se, so a da sociologia do direito e a da sociologia econmica. No caso da sociologia do direito, os primeiros trabalhos de Boaventura de Sousa Santos remontam ao incio anos 80 (e se contarmos a tese de doutoramento, ao ano de 1973) e os de Antnio Casimiro Ferreira (tambm do CES-UC) e Pierre Guibentif (CET, ISCTE) so dos anos 90. A constituio do Observatrio Permanente da Justia Portuguesa no CES-UC, com nanciamento do Ministrio da Justia, foi, recorde-se, em 1996. Mas mesmo assim, tirando o CES-UC, onde os dois investigadores referidos tm feito regularmente pesquisa neste domnio, incluindo a tese de doutoramento de Antnio Casimiro Ferreira, em 2003, a sociologia do direito no se alargou a mais centros e a mais investigadores e, por isso, no se consolidou47. Num texto em que avaliam a situao da sociologia do direito em Portugal, Antnio Casimiro Ferreira e Joo Pedroso reconhecem as diculdades de institucionalizao deste domnio de pesquisa, mas mesmo assim avanam com uma longa bibliograa. S que, em rigor, muita dessa bibliograa remete mais para estudos scio-jurdicos feitos por no socilogos do que para a produo cientca de socilogos que faam sociologia do direito como outros fazem sociologia da juventude, das classes sociais ou da sade48.

Sobre infncia Manuel Pinto, A Televiso no Quotidiano das Crianas, Porto, Afrontamento, 2000 (tese de doutoramento defendida em 1995, em Braga), Manuel Pinto e Manuel Sarmento (orgs.), As Crianas: Contextos e Identidades, Braga, Instituto de Estudos da Criana, 1997 e Manuel Sarmento e Ana Beatriz Cerisera, Crianas e Midos. Perspectivas Sociopedaggicas da Infncia e Educao, Porto, Asas, 2004; Slvia Saramago, O Protagonismo das Crianas, Lisboa, ISCTE, 2005. Sobre delinquncia e criminalidade Nelson Loureno e Manuel Lisboa, Dez Anos de Crime em Portugal. Anlise Longitudinal da Criminalidade Participada s Polcias, 1984-1993, Lisboa, Centro de Estudos Judicirios, 1998; Nelson Loureno, Manuel Lisboa e Graa Frias, Crime e insegurana: delinquncia urbana e excluso social, Sub-Judice, 13, 1998; Maria Joo Leote de Carvalho, Entre as Malhas do Desvio. Jovens, Espaos, Trajectrias e Delinquncias, Oeiras, Celta, 2003; Eduardo Viegas Ferreira, Crime e Insegurana em Portugal: Padres e Tendncias (19851996), Oeiras, Celta, 1998 e Vulnerabilidade Diferencial e Insegurana, Lisboa, ISCTE, 2005 (tese de doutoramento); Pedro Moura Ferreira, Desvio e Juventude. Causas Sociais da Delinquncia Juvenil, Lisboa, ISCTE, 1999. 47 No ISCTE, Pierre Guibentif um caso isolado. 48 Antnio Casimiro Ferreira e Joo Pedroso, Entre o passado e o futuro: contributos para o debate sobre a sociologia do direito em Portugal, Revista Crtica de Cincias Sociais, 52/53, 1999.

321

Fernando Lus Machado

A sociologia econmica, por sua vez, sendo um domnio, tal como de resto a sociologia do direito, com grande implantao a nvel internacional (recordese, a propsito, que uma das obras clssicas da sociologia se intitula Economia e Sociedade), tem fraca expresso em Portugal. Ultimamente, assistiu-se a esforos para a sua armao oriundos de investigadores do SOCIUS-ISEG (Rafael Marques, Joo Peixoto), no por acaso socilogos que trabalham num meio de economistas. Editaram uma colectnea de textos internacionais de referncia e um artigo que faz a apresentao e o balano da produo portuguesa na rea.49 S que, excepo de trabalhos do prprio SOCIUS-ISEG e de textos ocasionais de investigadores de outros centros, o que se faz o re-baptismo como sociologia econmica de pesquisas cujos autores e a comunidade sociolgica em geral classicam como sociologia do trabalho e das organizaes, sociologia da pobreza e excluso social ou mesmo sociologia das migraes. Tal como a sociologia do direito, a sociologia econmica ainda se restringe, no essencial, a uma s unidade de investigao, e da a sua diculdade de consolidao50. Os domnios declinantes, que j foram objecto de grande ateno por parte dos socilogos no passado e que deixaram de o ser, so a religio, a emigrao e o mundo rural. Os dois primeiros do sinais de renascer como objectos de pesquisa. O terceiro hoje um domnio vazio. Se recuarmos aos estudos promovidos pela Igreja Catlica, a partir dos anos 50, sobre as prticas religiosas dos portugueses, movida pela preocupao com a crescente laicizao da sociedade, podemos considerar a sociologia da religio um domnio fundador da investigao sociolgica em Portugal, mais exactamente, da investigao sociolgica aplicada. Dir-se-ia at que um domnio pr-fundador, na medida em que precede a constituio do prprio GIS. A prtica da sociologia catlica prolongava-se a actividades de ensino, j que em muitos seminrios maiores eram ministradas disciplinas de sociologia, em alguns casos j em nais dos anos 40. justamente sobre esta largamente desconhecida sociologia religiosa que incide o primeiro trabalho de fundo sobre a histria da sociologia portuguesa (Ferreira, 2006). O autor mostra tambm que a entrada da sociologia religiosa no mundo universitrio deve-se, primeiramente, ao jesuta Augusto da Silva, que a introduziu em vora, nos anos 70, no j referido Instituto Superior Econmico e Social de vora (ISESE) e mais tarde no departamento de sociologia da Universidade de vora. Nas unidades de investigao mais centrais no campo sociolgico,
49 Ver Rafael Marques e Joo Peixoto, A Nova Sociologia Econmica: Uma Antologia, Oeiras, Celta, 2003 e Joo Peixoto e Rafael Marques, A sociologia econmica em Portugal, Sociologia, Problemas e Prticas, 42, 2003. 50 Um apoio de peso na armao da sociologia econmica em Portugal foi a publicao recente por Joo Freire, fundador do domnio do trabalho, organizaes e prosses, de um livro intitulado Economia e Sociedade. Contributos para uma Sociologia da Vida Econmica em Portugal na Viragem do Sculo, Lisboa, Celta, 2008.

322

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

a sociologia da religio s tem merecido a ateno de investigadores do ICSUL, antigos (como Manuel Lus Marinho Antunes) ou actuais (Jos Barreto), mas sobretudo de socilogos do IS-FLUP, a comear pelo seu fundador, Antnio Teixeira Fernandes, que alm de ter feito o doutoramento neste domnio, em 1972, tem continuado a publicar com regularidade sobre o tema. O facto de se terem publicado em anos recentes vrios trabalhos de flego de sociologia da religio, incluindo a tese de doutoramento de Helena Vilaa do IS-FLUP, leva a pensar que um domnio que pode renascer.51 Quanto emigrao, ela foi objecto de investigao corrente nos anos 70 e 80 em correspondncia plena com a importncia do fenmeno na sociedade portuguesa. Mas a partir dessa altura tal correspondncia deixou de existir. A emigrao continuou a ser uma realidade de primeira importncia em Portugal, mas os socilogos foram-se-lhe dedicando cada vez menos. A emergncia da sociologia da imigrao, com a fora que atrs mencionmos, contribuiu para colocar a emigrao em segundo plano, at porque alguns dos socilogos que a estudavam passaram a interessar-se mais pela primeira. Encontramos na Anlise Social, nessas dcadas, vrios artigos sobre emigrao assinados por Jos Carlos Ferreira de Almeida, Manuel Lus Marinho Antunes e Maria Beatriz Rocha-Trindade, todos eles na altura investigadores do ICS-UL. Ainda na Anlise Social, na primeira metade dos anos 1990, h vrios textos de Maria Ioannis Baganha (CES-UC), que se doutorara, em 1990, com uma tese sobre emigrao portuguesa nos EUA. Tambm Joo Peixoto (SOCIUS-ISEG) publica vrios trabalhos sobre o tema nesses anos iniciais da dcada de 90, bem como Paulo Filipe Monteiro, socilogo, docente e investigador do Departamento de Comunicao da FCSH-UNL52. Mas j uma produo

51 Eis algumas referncias bilbiogrcas: Antnio Teixeira Fernandes, Relaes entre e Igreja e o Estado no Estado Novo e no Ps 25 de Abril de 1974, Porto, Afrontamento, 1999 e Formas de Vida Religiosa nas Sociedades Contemporneas, Oeiras, Celta, 2001; Jos Barreto, Religio e Sociedade. Dois Ensaios, Lisboa, Imprensa de Cincias Sociais, 2002. A tese de doutoramento de Helena Vilaa, defendida na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2003, foi publicada em 2006 pela Afrontamento com o ttulo Da Torre de Babel s Terras Prometidas: Pluralismo Religioso em Portugal. Ver ainda Antnio Joaquim Costa, Sociologia dos Novos Movimentos Eclesiais. Focolares, Carismticos e Neocatecumenais, Porto, Afrontamento, 2006, resultado de uma tese de doutoramento defendida, em 2004, na Universidade do Minho e o livro recente de Octvio de Medeiros, investigador do CES-UA, intitulado Entre o Culto e o Sentido. F Professada, Celebrada e Vivida em Meio Urbano, Ponta Delgada, Instituto de Cultura Catlica, 2008. A tese de doutoramento de Antnio Teixeira Fernandes defendida na Universidade Gregoriana, em Roma, em 1972, foi publicada com o ttulo Religio na Sociedade Secularizada. Factores Sociais na Transformao da Personalidade Religiosa, Porto, Livraria Civilizao Editora, no mesmo ano. 52 Exemplos de alguns desses textos: Manuel Lus Marinho Antunes, Vinte anos de emigrao portuguesa: alguns dados e comentrios, Anlise Social, n. 30/31, 1970; Maria Beatriz Rocha-Trindade, Comunidades emigrantes em situao dipolar: anlise de trs casos de emigrao especializada para os EUA, para o Brasil e para Frana, Anlise Social, n. 48, 1976; Maria Ioannis Baganha, As correntes emigratrias portuguesas no sculo XX e o seu impacto na economia nacional, Anlise Social, 128, 1994; Joo Peixoto, Migraes e mobilidade: as novas

323

Fernando Lus Machado

declinante e, a partir da segunda metade dessa dcada, a sociologia da emigrao desvanece-se, aparecendo apenas textos pontuais de retrospectiva e balano53. Num desses textos, Maria Ioannis Baganha e Pedro Gis (CES-UC) no hesitam em qualicar como escassa a produo cientca portuguesa sobre emigrao, e no se referem apenas ao perodo mais recente ou s sociologia, mas a todos os perodos e s vrias cincias sociais. Tal como no domnio da religio, h, contudo, sinais de renascimento. Foram realizadas recentemente duas teses de doutoramento sobre o tema, o que j no acontecia h muito, foi criado em 2008, como se viu, o Observatrio da Emigrao e a emigrao em si tornou-se outra vez to signicativa que dicilmente permanecer invisvel.54 O terceiro domnio declinante referido, a sociologia rural, pelo contrrio, no d sinais de retoma, e por isso se pode falar de um vazio de produo sociolgica. Mas j foi um tema nobre da sociologia portuguesa. Alm dos elementos de sociologia rural em trabalhos de referncia como as teses de doutoramento de Jos Madureira Pinto, Joo Ferreira de Almeida e Augusto Santos Silva, h outras teses de doutoramento marcantes neste domnio. Afonso de Barros (ISCTE), uma das guras da gerao fundadora da sociologia portuguesa, fez a sua sobre o percurso de uma comunidade alentejana entre o latifundismo e a reforma agrria, em 1986; Pedro Hespanha (CES-UC) doutorou-se com uma tese sobre a evoluo dos sistemas fundirios em Portugal, em 1990; e Manuel Carlos Silva (CICSUM) com uma tese sobre o campesinato do Norte, em 1994, que lhe valeu a primeira edio do prmio Sedas Nunes, institudo pelo ICS-UL. Um exemplo que ilustra cabalmente a ateno que era dada sociologia rural h duas dcadas o nmero temtico sobre agricultura familiar da Revista Crtica de Cincias Sociais, publicado em 1981, onde, entre outros, encontramos

formas da emigrao portuguesa a partir de 1980, em AA.VV., Emigrao-Imigrao, Actas do Colquio Internacional sobre Emigrao e Imigrao em Portugal nos Sculos XIX e XX, Lisboa, Fragmentos, 1993; Paulo Filipe Monteiro, Emigrao. O Eterno Mito do Retorno, Oeiras, Celta, 1994. A tese de doutoramento de Maria Ioannis Baganha foi publicada em 1990, em ingls, com o ttulo Portuguese Emigration to the United States, 1820-1930, Nova Iorque, Garland Publishing Inc.. 53 Ver Joo Peixoto, A emigrao, em Francisco Bethencourt e Kirti Chaudhuri (dir.), Histria da Expanso Portuguesa, Volume 5, Lisboa, Crculo de Leitores, 1999; Maria Ioannis Baganha, A emigrao portuguesa no ps II Guerra Mundial, em Antnio Costa Pinto (coord.), Portugal Contemporneo, Madrid, Sequitur, 2000 e Jos Lus Garcia (org.), Portugal Migrante. Emigrantes e Imigrados. Dois Estudos Introdutrios, Oeiras, Celta, 2000. 54 Ver Maria Ioannis Baganha e Pedro Gis, Migraes internacionais de e para Portugal: o que sabemos e para onde vamos, Revista Crtica de Cincias Sociais, 52/53, 1999. As teses de doutoramento referidas foram realizadas por Jos Carlos Marques (CES-UC), em 2006, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, publicada em livro com o ttulo Os Portugueses na Sua. Migrantes Europeus, Lisboa, Imprensa de Cincias Sociais, 2008; e por Jos Ricardo Carvalheiro, em 2007, na Universidade da Beira Interior, publicada em livro com o ttulo Do Bidonville ao Arrasto. Media, Minorias e Etnicizao, Lisboa, Imprensa de Cincias Sociais, 2008.

324

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

contributos de Afonso de Barros, Joo Ferreira de Almeida, Boaventura de Sousa Santos, Manuel Villaverde Cabral e Jos Madureira Pinto, ou seja, quase o pleno dos socilogos de referncia da primeira gerao. Outros contributos regulares para a sociologia rural durante anos foram os de Aida Valadas de Lima (ex-ICSUL, hoje docente do ISCTE). Uma pesquisa notvel e precoce neste domnio foi o trabalho de licenciatura de Paulo Filipe Monteiro na serra da Lous, feito no ISCTE e publicado em livro. Mas o interesse sociolgico esvaiu-se, muito mais depressa do que o mundo rural, e cou um domnio vazio.55 Como acabmos de ver, a investigao sociolgica em Portugal e os seus domnios de aplicao constituem uma realidade movente. Por um lado, por razes internas, que passam pelas escolhas dos investigadores no curso do seu trajecto cientco, que s vezes comeam a ser construdas bem cedo, ainda durante o percurso formativo, e pelas escolhas das prprias instituies cientcas, que denem estratgias, linhas de investigao e prioridades. Podem ainda classicarse como internas ao campo sociolgico as inuncias recebidas da sociologia internacional, em termos de teorias, autores e problemas de pesquisa. Por outro lado, por razes externas, que so de dois tipos: externas ao campo sociolgico, mas internas ao campo das cincias sociais; e duplamente externas, isto , factores que actuam de fora do campo cientco globalmente considerado. Exemplos das primeiras so os que se referem s relaes de competio, mais ou menos directa no excluindo que possa haver tambm relaes de cooperao , entre a sociologia e outras cincias sociais, concretamente as cincias da educao, a cincia poltica e as cincias da comunicao, que deixmos ilustradas atrs. O segundo tipo de factores externos tem a ver com as procuras institucionais da investigao sociolgica e o modo como elas condicionam a sua agenda. Voltarei a este ponto nas notas nais.

55 A tese de Afonso de Barros, defendida no ISCTE, foi publicada em livro com o ttulo Do Latifundismo Reforma Agrria. O Caso de uma Freguesia do Baixo Alentejo, Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, 1986. A de Pedro Hespanha foi publicada com o ttulo Com os Ps na Terra. Prticas Fundirias da Populao Rural Portuguesa, Porto, Afrontamento, 1994. A de Manuel Carlos Silva, concluda em Amesterdo, foi tambm publicada pela Afrontamento, em 1998, com o ttulo Resistir e Adaptar-se. Constrangimentos e Estratgias Camponesas no Noroeste de Portugal. De Aida Valadas de Lima ver, por exemplo, A agricultura a tempo parcial: uma primeira aproximao sua quanticao, Anlise Social, 91, 1986. O livro de Paulo Filipe Monteiro intitula-se Terra que J Foi Terra. Anlise Sociolgica de Nove Lugares Agro-Pastoris da Serra da Lous, Lisboa, Salamandra, 1985. Num texto sobre emergncias e declnios da agenda sociolgica em Portugal, Mendes (2002) aponta justamente o vazio em que se tornou este domnio, dando o exemplo certeiro do pouco que se sabe sobre os jovens do mundo rural, apesar de se dispor de tantos estudos de sociologia da juventude.

325

Fernando Lus Machado

Dois geradores institucionais de investigao sociolgica Aos cinquenta anos de idade, a investigao sociolgica em Portugal praticada em vrias instituies cientcas, por algumas centenas de investigadores, dos quais um nmero crescente titular de um doutoramento. Essas instituies cientcas esto estreitamente associadas a estruturas de ensino (departamentos, faculdades, escolas), onde, sobretudo ao nvel ps-graduado, cada vez mais os estudantes fazem parte da sua formao em contexto real de pesquisa no quadro dessas instituies. Ao ensino e investigao juntam-se os meios de difuso regular de conhecimento sociolgico especializado (revistas cienticas, livros, actividades regulares de encontro e debate cientco) e mecanismos de autoregulao cientca e prossional (associaes), tornando-se desse modo um campo cientco completo. Por isso se pode armar que a sociologia portuguesa atingiu uma fase de institucionalizao avanada, tendo-se dotado de uma capacidade de produo de conhecimento e de auto-reproduo institucional notveis. Anualmente, agregam-se s vrias unidades cientcas algumas dezenas de novos bolseiros de doutoramento e ps-doutoramento, iniciam-se ou completam-se dezenas de novos projectos de investigao, estabelecem-se ou reforam-se redes de investigao, elaboram-se centenas de publicaes preliminares ou acabadas e outras tantas comunicaes em encontros cientcos. Bolseiros, projectos, redes, publicaes e comunicaes, so realidades crescentemente internacionalizadas. Olhando para dentro do campo sociolgico em Portugal, percebe-se que, como em qualquer outro processo social, a sua institucionalizao avanada se faz tambm de diferenciao interna. Defendo aqui, em concreto, que a capacidade produtiva atingida pela sociologia portuguesa alimentada, sobretudo, pelo trabalho especco de dois geradores institucionais de investigao sociolgica, isto , combinaes institucionais especca de estilos, temas e protagonistas, individuais e colectivos, de trabalho sociolgico. A sua capacidade de reproduo interna assegura a sua capacidade externa de produo sociolgica e de marcao da respectiva agenda. Materializando aquilo a que Sedas Nunes chamava conitualidade interna das cincias sociais (Nunes, 1971), estes geradores mantm entre si relaes de competio e conitualidade cientca, competio e conitualidade que podem tambm existir, embora em menor grau, no seu interior. Cada um deles constitudo por mais do que uma instituio, ocupando uma ou mais dessas instituies uma posio de liderana. Algumas instituies so mais monolticas, outras so-no menos e, nessa medida, pode haver investigadores individuais ou equipas de investigadores com anidades como pares do gerador rival. Os temas trabalhados em cada gerador podem ser os mesmos. Como vimos no ponto anterior, h domnios de investigao sociolgica a que se dedicam socilogos de todas as unidades de investigao, das mais centrais s mais perifricas. Nesses

326

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

casos, so os estilos de sociologia que so diferentes. Mas tambm h temas preferenciais em cada gerador. Os dois geradores diferenciam-se entre si a vrios nveis: alm das instituies que os constituem, so diferentes as orientaes disciplinares, as orientaes epistemolgicas e metodolgicas, as estratgias analticas substantivas, as referncias tericas internacionais, os modos de internacionalizao e os padres de citao cientca. Designando-os pelas estratgias analticas seguidas, podemos chamar a um gerador scio-cultural e ao outro gerador polticosocial (Quadro 5). As caractersticas que lhes atribuo no tm um carcter exclusivo, mas predominante, isto , podem encontrar-se mais frequentemente num gerador, mas no esto necessariamente ausentes do outro. O gerador scio-cultural (GSC) historicamente o primeiro, uma vez que nele que se situa predominantemente a investigao sociolgica feita no ICS-UL, herdeira, na sua estratgia analtica, das pesquisas iniciadas no GIS nos anos 60 do sculo XX. tambm neste gerador que se inclui o CIES-ISCTE. As posies relativas do ICS-UL e do CIES-ISCTE, inverteram-se com o tempo. Embora atribua s duas um papel liderante no GSC, o CIES-ISCTE hoje mais lder do que o ICS-UL porque tem uma equipa de investigao muito maior e muito mais produo cientca, no que sociologia diz respeito. Outras instituies predominantemente inseridas no GSC so o IS-FLUP e o CESNova. No gerador poltico-social (GPS) a liderana assegurada exclusiva e incontestavelmente pelo CES-UC. Outra instituio localizvel nesse gerador, em virtude das orientaes seguidas pelos seus investigadores mais destacados, o CICS-UM. Alguns investigadores individuais do CIES-ISCTE, do IS-FLUP ou do CESNova tm fortes anidades com o GPS e, nessa medida, alargam a inuncia desse gerador para fora das suas fronteiras institucionais. J o contrrio no to verdade. Sem deixar de ter alguma diversidade interna, a instituio liderante do GPS mais fechada e homognea. Antes de observarmos as outras caractersticas distintivas dos dois geradores, voltemos s estratgias analticas que lhes do o nome para justicar as designaes escolhidas. Ambos bebem, embora com incorporaes diferentes, os princpios tericos gerais no pensamento sociolgico clssico, especialmente nas obras dos trs pais fundadores. Os investigadores do GSC procuram linhas de explicao e interpretao sociolgica articulando, num movimento de vai e vem, dimenses sociais e dimenses culturais dos objectos que estudam. Por exemplo, reportando prticas culturais, populares ou cultivadas, a contextos e pers sociais especcos; buscando os enraizamentos sociais de valores e representaes simblicas; relacionando culturas e identidades com as caractersticas sociais dos seus portadores, sejam eles categorias etrias (por exemplo, os jovens), grupos prossionais ou populaes minoritrias; articulando caractersticas socioeconmicas e traos culturais da pobreza; confrontando, nas cidades, culturas urbanas com

327

Fernando Lus Machado

Quadro 5 Dois geradores institucionais de investigao sociolgica Quadro 5 Dois geradores institucionais de investigaosociolgica
Geradores Caractersticas Instituies liderantes Outras instituies Orientaes epistemolgicas e metodolgicas Estratgias analticas substantivas Orientaes disciplinares Gerador Scio-Cultural (GSC) CIES-ISCTE ICS-UL IS-FLUP CESNova Racionalismo cientfico Articulao teoria /pesquisa emprica Articulao entre o social e o cultural Funo de comando da sociologia, sem excluir interdisciplinaridade Pierre Bourdieu Anthony Giddens Gerador Poltico-Social (GPS) CES-UC CICS-UM Teoria crtica (ps-moderna) Articulao teoria / doutrina poltica Articulao entre o poltico e o social Funo de comando da interdisciplinaridade, com a participao da sociologia Escola de Frankfurt Immanuel Wallerstein Ulrich Beck Estudos culturais Internacionalizao liderante em espaos dependentes Sociedade portuguesa no contexto da globalizao Fechados

Principais referncias tericas internacionais

Modos de internacionalizao

Padres de citao cientfica nacional

Internacionalizao dependente em espaos liderantes Sociedade portuguesa no contexto europeu Semi-abertos

tecidos scio-institucionais particulares. Outros exemplos poderiam invocarse. Uma segunda estratgia analtica do GSC a articulao do social com o social, relacionando, nos dois sentidos, as dimenses mais estruturais e mais praxeolgicas da vida social nos seus vrios domnios, como a famlia, a escola, a cidade ou a empresa. Os fenmenos polticos em geral, por sua vez, recebem muito mais ateno dos investigadores do GPS. Em dois sentidos. Primeiro porque constituem os mais variados fenmenos de ordem poltica estado, relaes entre estados e regies mundiais, polticas pblicas em geral, poder local, movimentos sociais, sindicatos em objectos de investigao sociolgica. Em segundo lugar, porque essa articulao entre o poltico e o social se faz como um caminho do poltico para o social, isto , com uma inteno poltica. Pretendem colocar o conhecimento sociolgico ao servio de objectivos e projectos de transformao poltica da sociedade, contribuindo para elucidar as respectivas vias de concretizao, comeando pela prpria cincia que entendem estar num processo de transio paradigmtica. A sociologia do GPS tem, por isso, uma forte carga de doutrina poltica, particularmente visvel em alguns dos trabalhos de referncia de Boaventura de Sousa Santos. Ilustraes empricas abundantes destas duas estratgias analticas encontram-se nos ttulos e subttulos dos trabalhos publicados pelos socilogos

328

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

de cada um dos geradores. O trabalho substantivo fundador de Boaventura de Sousa Santos sobre a sociedade portuguesa intitula-se justamente o estado e a sociedade, por esta ordem, apontando esse caminho do poltico para o social. O mesmo se pode dizer dos outros trabalhos, desde logo a sua tese de doutoramento, onde o nosso autor parte das dimenses polticas e poltico-jurdicas da vida colectiva para chegar explicao da estruturao social em geral56. Do lado do GSC, ttulos ou subttulos como estruturas sociais e prticas simblico-ideolgicas, dinmicas sociais das identidades culturais, culturas juvenis, classes sociais e valores, classes e culturas de classe, entre muitos outros, ilustram o processo analtico que articula o social e o cultural, nos dois sentidos, dando-se maior ou menor primazia a um deles, conforme as orientaes tericas de cada autor57. Estes ttulos guram em trabalhos feitos em datas diferentes, por vezes com vinte anos de intervalo ou mais, e no entanto a identidade cientca est l, o mesmo acontecendo do lado do GPS, se compararmos o trabalho a solo j citado de Boaventura de Sousa Santos com as grandes pesquisas posteriormente feitas pela equipa do CES-UC. A durabilidade dos dois geradores de investigao sociolgica evidente. As duas estratgias analticas referidas esto associadas a orientaes epistemolgicas e metodolgicas (no sentido lato da palavra) dspares, e neste plano que tem havido alguma controvrsia explcita entre geradores. Do lado do GSC, defende-se o racionalismo cientco e consequente ruptura com o senso comum, ruptura que um trabalho permanente que a cincia continua a saber fazer e a dever fazer. A cincia moderna, com os seus limites, de que o cientismo ser o melhor exemplo, permanece inteiramente vlida enquanto modo de conhecimento cumulativo e com capacidade de autorenovao. Para assegurar essa capacidade regeneradora Jos Madureira Pinto, por exemplo, props recentemente uma epistemologia reformista, ou seja, que a prtica cientca seja uma prtica sociologicamente informada quanto sua prpria condio social, desempenhando a a sociologia da cincia um papel fundamental (Pinto, 2007: 13-68). Defende-se, por outro lado, a articulao permanente entre teoria e pesquisa emprica como meio de fazer avanar por

56

Intitulada Law against Law: Legal Reasoning in Pasargada Law, concluda em Yale, em

1973.
57 Os trabalhos referidos so os seguintes: Boaventura de Sousa Santos, O Estado e a Sociedade em Portugal (1974-1988), Porto, Afrontamento, 1988; Jos Madureira Pinto, Estruturas Sociais e Prticas Simblico-Ideolgicas nos Campos: Elementos de Teoria e de Pesquisa Emprica, Porto, Afrontamento, 1985; Antnio Firmino da Costa, Sociedade de Bairro. Dinmicas Sociais da Identidade Cultural, Oeiras, Celta, 1999; Jos Machado Pais, Culturas Juvenis, Lisboa, Imprensa Nacional e Casa da Moeda, 1993; Joo Ferreira de Almeida, Fernando Lus Machado e Antnio Firmino da Costa, Classes sociais e valores em contexto europeu in Jorge Vala e Anlia Torres (orgs.), Contextos e Atitudes Sociais na Europa, Lisboa, Imprensa de Cincias Sociais, 2007; Virglio Borges Pereira, Modalidades de Estilizao de Vida na Cidade do Porto: Classes e Culturas de Classe das Famlias Portuenses, Porto, Afrontamento, 2005.

329

Fernando Lus Machado

autocorreco o conhecimento cientco. Estes enunciados mais gerais sobre o conhecimento cientco aplicam-se integralmente ao conhecimento sociolgico. Do lado do GPS, Boaventura de Sousa Santos prope uma teoria crtica psmoderna e um novo senso comum, que seja o resultado da ruptura com a ruptura com o senso comum caracterstico do conhecimento cientco. A cincia moderna uma forma dominante de conhecimento (dir-se-ia de desconhecimento) que a teoria crtica visa superar. A cincia moderna ocidental, capitalista e sexista, e ainda culpada de epistemicdio, uma vez que desvaloriza ou destri todas as outras formas de conhecimento disponveis no mundo. Em consequncia, mais do que a articulao entre teoria e pesquisa emprica, o que se quer no GPS a articulao entre teoria e doutrina poltica ou, nas palavras dos prprios, a busca de um conhecimento-emancipao capaz de ver para alm do que existe. A pesquisa emprica convencional, sobre aquilo que existe, que os investigadores do GPS tambm fazem regularmente, estar ao servio, presumese, desse objectivo. Recentemente, Boaventura de Sousa Santos condensou as suas propostas na noo de epistemologia do Sul, que procura recuperar esses outros saberes marginalizados pelo saber cientco dominante58. no plano epistemolgico que, como disse, a controvrsia cientca entre socilogos do GSC e do GPS se tem feito ouvir. Quem a iniciou foi, sem dvida, Boaventura de Sousa Santos, que logo desde os primeiros trabalhos neste mbito (Santos, 1989) se demarcou explicitamente das orientaes epistemolgicas do GSC. Nos ltimos anos, foi-se acentuando essa demarcao: a sociologia se no crtica funcionalista, quem no est do lado do conhecimento-emancipao est do lado do conhecimento-regulao. Num texto recente diz que a sociologia perdeu demasiado tempo com discusses tericas estreis, como a relao entre estrutura e aco ou entre anlise macro e anlise micro, quando a questo fundamental a da relao entre aco conformista e aco rebelde (Santos, 2003: 21-22). Quem respondeu, do lado do GSC, foi sobretudo Jos Madureira Pinto. Anteriormente j tinha deixado, aqui e ali, notas discretas de reaco a estas crticas. Mas em 2007, no texto em que prope a j mencionada epistemologia reformista, interpela directamente o seu opositor. Diz Jos Madureira Pinto que a avaliao do conhecimento cientco feita por Santos recorre a frmulas to eloquentemente incisivas quanto dogmaticamente redutoras e considera absolutamente excessiva e inconsequente a ideia do carcter ocidental, capitalista e sexista da cincia moderna. Diz ainda que Santos traa um quadro intelectual das cincias sociais ditas dominantes que pouco tem a ver com a situao real e remata: talvez seja, alis, a desateno do autor relativamente aos notveis aprofundamentos que se foram fazendo no domnio da reexo sobre os
58 Para o desenvolvimento completo das formulaes aqui sintetizadas ver, nomeadamente, Santos (1999, 2001, 2008).

330

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

processos observacionais nas cincias sociais que o impede de, na sua prpria prtica de pesquisa, ultrapassar modelos de recolha e tratamento de informao algo convencionais (Pinto, op. cit: 13-17). As orientaes disciplinares dos dois geradores, mais exactamente o seu posicionamento perante a sociologia, so tambm diferentes. Importa no confundir, neste particular, as orientaes disciplinares dos socilogos com a composio disciplinar das instituies onde trabalham. As orientaes aqui referidas so, em larga medida, independentes do contexto institucional onde se trabalha, seja ele mais monodisciplinar ou mais pluridisciplinar. Apesar de serem ambos geradores de investigao sociolgica, no tm a mesma relao com a sociologia e, por essa via, com as outras disciplinas das cincias sociais. Do lado do GSC, assumem-se plenamente os processos e os instrumentos de trabalho cientco prprios da sociologia, embora com abertura interdisciplinaridade. A funo de comando da sociologia e a identicao cientca e prossional dos investigadores deste gerador com a disciplina positiva e descomplexada. No GPS a funo de comando da interdisciplinaridade. No exclui a sociologia, mas considera-a insuciente. como se a sociologia fosse pequena para a ambio terica e doutrinria revelada. Alis, a prpria noo de disciplina parece ser posta em causa a favor de uma ps-disciplinaridade, pressentindo-se at alguns elementos de anti-disciplinaridade. A identicao cientca dos socilogos deste gerador com a sociologia padece de ambivalncia permanente. As disciplinas de relao preferencial nos dois geradores no so as mesmas. No caso do GSC podemos referir a antropologia, a histria e mais recentemente a cincia poltica; no GPS o dilogo mais corrente com o direito, a economia (na vertente institucionalista) ou os estudos literrios. Porque o GSC tem mais identidade disciplinar, enfrenta mais questes fronteirias como as mencionadas no ponto anterior a propsito das cincias da educao, da cincia poltica e das cincias da comunicao. O GPS, porque tem uma identidade disciplinar mais uida, tem menos problemas de fronteiras, mas mais rgido e exclusivo em termos paradigmticos. No que se refere a orientaes tericas, as diferenas desenham-se, como seria de esperar, em concordncia geral com as orientaes epistemolgicas e disciplinares. Do lado do GSC podemos sem diculdade indicar os nomes de Pierre Bourdieu e Anthony Giddens como referncias amplamente partilhadas e usadas, embora com gradaes de adeso. O primeiro uma referncia desde os anos do GIS e continua a s-la hoje; o segundo tem inuncia crescente desde h dez ou quinze anos. Uma anlise elementar das bibliograas dos trabalhos do GSC permite vericar como os dois autores tm uma presena institucionalizada.59
59 A importncia de Pierre Bourdieu na sociologia portuguesa foi consagrada num grande colquio internacional sobre o autor organizado pelo IS-FLUP, em 2004. Os resultados desse colquio esto reunidos em Jos Madureira Pinto e Virglio Borges Pereira (orgs.), Pierre Bourdieu. A Teoria da Prtica e a Construo da Sociologia em Portugal, Porto, Afrontamento, 2007.

331

Fernando Lus Machado

Do lado do GPS, so bvias e recorrentes as referncias aos autores da escola de Frankfurt, os inventores originais da teoria crtica, e tambm a Immanuel Wallerstein, numa certa fase, a propsito da teoria do sistema-mundo e dos conceitos de semi-periferia e de sociedade semi-perifrica. Em anos mais recentes, o recurso a autores dos estudos culturais e dos estudos feministas tornouse frequente e, dentro da sociologia, tem-se dado importncia aos trabalhos de Ulrich Beck. A sociologia de Pierre Bourdieu, apesar da orientao crtica que ele sempre conferiu aos seus trabalhos, tem, surpreendentemente, uma utilizao residual neste gerador e a de Giddens, sendo um pouco menos rara, est longe de ser central60. Relativamente aos modos de internacionalizao dos dois geradores, interessa retomar a distino feita anteriormente entre internacionalizao dos sujeitos (os investigadores, as equipas de investigao, as unidades cientcas) e internacionalizao dos objectos, isto , dos temas e terrenos de pesquisa. No que respeita internacionalizao dos sujeitos, o caminho percorrido pelos socilogos do GSC de uma internacionalizao dependente em espaos liderantes, enquanto a dos socilogos do GSP uma internacionalizao liderante em espaos dependentes. Os socilogos do GSC internacionalizam-se, sobretudo, como parceiros em projectos liderados por investigadores e equipas dos pases centrais da Europa. Assumem, portanto, uma posio dependente dentro de um dos espaos liderantes da sociologia mundial. Mais raramente, lideram eles prprios projectos de investigao europeus. Este modo de internacionalizao passa essencialmente pelos projectos nanciados pela Unio Europeia ou pelos grandes consrcios internacionais como o European Social Survey, entre outros. Os socilogos do GSP, sem deixarem de participar em projectos na Europa, buscam um modo de internacionalizao alternativo, mais condizente com a j referida epistemologia do Sul, que consiste em liderar projectos de investigao em pases perifricos do campo sociolgico mundial, seja na Amrica Latina, em frica ou na sia. Destacam-se os muitos projectos dirigidos por Boaventura de Sousa Santos, desde h muitos anos, em pases como Moambique, Angola, Brasil, Colmbia, projectos que j deram origem a uma bibliograa volumosa61. Este modo de internacionalizao quase inexistente no GSC.

60 Ilustrativa do lugar (no) reservado a estes dois autores no GPS a declarao de combate feita por um dos socilogos desse gerador: Gostaria que a linguagem utilizada na produo sociolgica portuguesa fosse menos esotrica e espartilhada em quadros tericos rgidos (sobretudo os de Pierre Bourdieu e de Anthony Giddens). H necessidade de fazer explodir estes dois paradigmas hegemnicos e acabar com a hermenutica da suspeio (Mendes, 2002). 61 Ver, por exemplo, a coleco Reinventar a emancipao social: Para novos manifestos publicada pela Afrontamento, desde 2003, dirigida por Boaventura de Sousa Santos, que conta com cinco volumes, todos dirigidos pelo prprio.

332

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

Quanto internacionalizao dos objectos, os temas e terrenos preferenciais dos socilogos do GSC so a Europa e a europeizao de Portugal. Os temas e terrenos de eleio dos socilogos do GSP so a globalizao e o lugar nela ocupado pela sociedade portuguesa. No GSP desde sempre se v mais a sociedade portuguesa de fora, primeiro atravs da teoria do sistema-mundo e do conceito de sociedade semiperifrica, de Wallerstein, mais recentemente atravs do conceito de globalizao, que Boaventura Sousa Santos teoriza distinguindo uma globalizao hegemnica e uma globalizao contra-hegemnica. No GSC o olhar de fora mais recente e essencialmente europeu.62 A ltima caracterstica que diferencia os dois geradores institucionais de investigao sociolgica a dos padres de citao da produo sociolgica nacional. Segui a sugesto feita h alguns anos por Jos Madureira Pinto, que convidava os socilogos portugueses a no prescindirem do exerccio autoreexivo, to elementar quo revelador e edicante, de contabilizao e anlise de contedo das citaes e modos de citar com que se referem ou combativamente no se referem ao trabalho dos pares (Pinto, 2004: 21). No me tendo sido possvel uma anlise extensiva dos padres de citao, nomeadamente dos modos de citar, ative-me ao exerccio mais simples de das referncias bibliogrcas cruzadas entre socilogos dos principais centros de investigao em algumas obras de referncia da sociologia portuguesa (Quadros 6 e 7). Ainda assim os resultados so, de facto, reveladores e edicantes. As obras seleccionadas so emblemticas porque apresentam balanos extensivos da produo sociolgica portuguesa e tambm pelas datas de publicao, que se estendem por um perodo longo que vai de 1993 a 2007. So elas: Portugal, um Retrato Singular, organizada por Boaventura de Sousa Santos (CES-UC), em 1993; A Situao Social em Portugal, organizada, em dois volumes, por Antnio Barreto (ICS-UL), em 1996 e 2000; Portugal, que Modernidade?, organizada por Jos Manuel Viegas e Antnio Firmino da Costa (CIES-ISCTE), em 1998; Globalizao, Fatalidade ou Utopia?, organizada por Boaventura de Sousa Santos (CES-UC), em 2001; e Portugal no Contexto Europeu, trilogia organizada por investigadores do CIES-ISCTE, em 200763.

62 Para uma anlise das virtudes e possveis efeitos perversos da internacionalizao no espao europeu ver Pinto (2007: 97-98). Para uma proposta de internacionalizao alternativa, de sujeitos e objectos, na linha das orientaes epistemolgicas do GPS, ver Fortuna (2008). 63 O livro Globalizao: Fatalidade ou Utopia?, dirigido por Boaventura de Sousa Santos, o primeiro de oito volumes de uma obra que tem o ttulo genrico A Sociedade Portuguesa perante os Desaos da Globalizao. S foram contadas referncias bibliogrcas desse volume, que apresenta a obra. Os volumes da trilogia elaborada no CIES-ISCTE tm os seguintes organizadores e ttulos: Jos Manuel Viegas, Helena Carreiras e Andrs Malamud, Instituies e Poltica (volume 1); Antnio Firmino da Costa, Fernando Lus Machado e Patrcia vila, Sociedade e Conhecimento (volume 2); Maria das Dores Guerreiro, Anlia Cardoso Torres e Lus Capucha, Quotidiano e Qualidade de Vida (volume 3).

333

Fernando Lus Machado

Fiz uma dupla contabilidade: primeiro, a dos socilogos em geral das quatro unidades de investigao mais importantes (ICS-UL, CES-UC, CIESISCTE e IS-FLUP) citados em cada uma dessas obras; depois, a das citaes de cinco socilogos em particular, todos eles da gerao fundadora da sociologia portuguesa, consensualmente considerados como referncias da disciplina em Portugal: Adrito Sedas Nunes, Manuel Villaverde Cabral, Boaventura de Sousa Santos, Jos Madureira Pinto e Joo Ferreira de Almeida). Quadro 6 Prticas de citao cruzada em obras emblemticas da sociologia portuguesa (% em linha)
Quadro 6 Prticas de citao cruzada em obras emblemticas da sociologia portuguesa (% em linha)
Referncias de Referncias de Referncias de Referncias de Total de autores do autores do autores do autores do referncias ICS-UL CES-UC CIES-ISCTE IS-FLUP B. S. Santos (org.), Portugal: Um Retrato Singular, 1993 8 92 4 1 105 (7,6) (87,6) (3,8) (1,0) (100,0) A. Barreto (org.), A Situao Social em Portugal, 2 volumes, 1996 46 2 8 0 56 Quadro 6 Prticas de citao cruzada em obras emblemticas da sociologia portuguesa (% em (14,3) linha) e 2000 (82,1) (3,6) (0,0) (100,0) Referncias de Referncias de Referncias de Referncias de Total de J. M. Viegas e A. F. da Costa (orgs.), Portugal, que Modernidade?, 77 31 180 31 319 * autores do autores do autores do autores do referncias 1998 (24,1) (9,7) (56,4) (9,7) (100,0) ICS-UL CES-UC CIES-ISCTE IS-FLUP B. S. Santos (org.), Globalizao: Fatalidade ou Utopia?, 2001 8 149 11 8 ** 176 B. S. Santos (org.), Portugal: Um Retrato Singular, 1993 8 92 4 1 105 (4,5) (84,6) (6,3) (4,5) (100,0) (7,6) (87,6) (3,8) (1,0) (100,0) AA. VV., Portugal no Contexto Europeu (3 volumes), 2007 68 17 250 15 350 A. Barreto (org.), A Situao Social em Portugal, 2 volumes, 1996 46 2 8 0 56 (19,4) (4,9) (71,4) (4,3) (100,0) e 2000 captulos, em particular, tm um nmero excepcionalmente elevado de referncias bibliogrficas (3,6) referncias no mesmo captulo (0,0) (82,1) (14,3) (100,0) * Dois ** Sete J. M. Viegas e A. F. da Costa (orgs.), Portugal, que Modernidade?, 77 31 180 31 319 * 1998 (24,1) (9,7) (56,4) (9,7) (100,0) B. S. Santos (org.), Globalizao: Fatalidade ou Utopia?,de referncia em obras emblemticas da sociologia portuguesa 8 149 11 8 ** 176 Quadro 7 Citao de socilogos portugueses 2001 (4,5) (84,6) (6,3) Jos Madureira (4,5) (100,0) Adrito Sedas Nunes Manuel Villaverde Boaventura de Sousa Pinto Joo Ferreira de AA. VV., Portugal no Contexto Europeu (3 volumes), 2007 68 17 Santos 250 15 350 Cabral Almeida Captulos N de Captulos Captulos Nde (71,4) Captulos N de Captulos (100,0) Nde (19,4) N de (4,9) (4,3)
em que ref. bib. em que ref. bib. ref. bib. em que * Dois captulos, em particular, tm um nmero excepcionalmente elevado de referncias bibliogrficasem que referncias no mesmo captulo ref. bib. ** Sete referido referido referido referido B. S. Santos (org.), Portugal: Um Retrato 0 em 18 0 2 em 18 3 16 em 18 38 1 em 18 1 Singular, 1993. Citao de socilogos portugueses de referncia em obras emblemticas da sociologia portuguesa Quadro 7 A. Barreto (org.), A Situao Social em 3 em 15 Sedas Nunes 4 0 Manuel Villaverde em 15 0 1 em 15 1 0 em Madureira Pinto 0 Adrito Boaventura de Sousa Jos 15 Portugal (1960-1995), 1996 e 2000 Cabral Santos J. M. Viegas e A. F. da Costa (orgs.), Portugal, 0 em 11 5 em 11 4 em 11 11 2 em 11 Captulos N0de Captulos N8de Captulos Nde Captulos N8de que Modernidade?, 1998. em que ref. bib. em que ref. bib. em que ref. bib. em que ref. bib. B. S. Santos (org.), Globalizao: Fatalidade 0 em 14 0 0 em 14 0 13 em 14 67 2 em 14 2 referido referido referido referido ou Utopia?, (org.), B. S. Santos 2001. Portugal: Um Retrato 0 em 18 0 2 em 18 3 16 em 18 38 1 em 18 1 AA.VV., 1993. 3 em 29 2 6 em 29 8 4 em 29 5 1 em 29 2 Singular, Portugal no Contexto Europeu (3 volumes), 2007 A Situao Social em A. Barreto (org.), 3 em 15 4 0 em 15 0 1 em 15 1 0 em 15 0 Portugal (1960-1995), 1996 e 2000 J. M. Viegas e A. F. da Costa (orgs.), Portugal, 0 em 11 0 5 em 11 8 4 em 11 11 2 em 11 8 que Modernidade?, 1998. B. S. Santos (org.), Globalizao: Fatalidade 0 em 14 0 0 em 14 0 13 em 14 67 2 em 14 2 ou Utopia?, 2001. AA.VV., Portugal no Contexto Europeu (3 3 em 29 2 6 em 29 1 8 4 em 29 5 1 em 29 2 volumes), 2007

Quadro 7 Citao de socilogos portugueses de referncia em obras bib. em que ref. referido emblemticas da sociologia portuguesa 1 em 18 1
2 em 15Ferreira de 2 Joo Almeida 6 em 11 19 Captulos Nde em que ref. bib. 1 em 14 1 referido 1 em 18 1 9 em 29 18 2 em 15 2 6 em 11 1 em 14 9 em 29 19 1 18

Os nmeros mostram que os socilogos que dirigiram e participaram nessas obras colectivas adoptaram prticas de citao muito diferentes. E porque essas obras so produtos particularmente representativos do trabalho cientco feito nas instituies que as produziram, podemos inferir que se trata de prticas de citao sedimentadas nos dois geradores de investigao sociolgica, o que seria provavelmente conrmado se submetssemos a idntica anlise teses de doutoramento ou outros trabalhos de fundo. Vejamos, em primeiro lugar, os dois volumes dirigidos por Antnio Barreto (ICS-UL). uma obra anmala. Por ignorar a vasta bibliograa sobre a sociedade portuguesa que estava disponvel quando foi escrita, representa um caso de m prtica cientca. No admira assim que tenha o mais pequeno total de referncias bibliogrcas entre as cinco obras em anlise e que essas referncias sejam quase todas de socilogos da mesma instituio do autor. Tirando essas, h algumas

334

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

referncias de investigadores do CIES-ISCTE, estando as de autores do CESUC e do IS-FLUP praticamente ausentes. uma obra anmala ainda por uma segunda razo, da mesma ordem: os investigadores do ICS-UL citados, alm do prprio Barreto, so tambm poucos e pertencem a um ncleo antigo, pequeno e fechado, o que signica que deixou de lado autores e trabalhos mais recentes. Mas, parte este caso inslito, o que os resultados dos Quadros 6 e 7 mostram de mais importante o contraste vincado entre os padres de citao seguidos pelas equipas do CIES-ISCTE e do CES-UC, as instituies mais representativas do GSC e do GSP, respectivamente. A prtica de citao do GSP claramente fechada e auto-centrada. A do GSC mais aberta e virada para fora, mas porque a auto-citao ainda assim maioritria e aumenta entre 1998 e 2007, classiqueia como semi-aberta. De facto, seja em Portugal, Um Retrato Singular (1993) ou em Globalizao: Fatalidade ou Utopia (2001), a maioria esmagadora das citaes feitas de autores do prprio CES-UC, respectivamente 88% e 85%, percentagens calculadas sobre o total de citaes de investigadores dos quatro centros seleccionados. Do CIESISCTE e do ICS-UL ainda so mencionados alguns, mas os do IS-FLUP so praticamente esquecidos. Na segunda destas obras h, verdade, mais referncias a autores do IS-FLUP, mas so quase todas feitas no mesmo captulo, por sinal um captulo que conta com a co-autoria de um investigador desse centro. J no caso de Portugal, que Modernidade? (1998) e de Portugal no Contexto Europeu (2007), as referncias a autores da casa so proporcionalmente menos. A primeira destas obras tem, de resto, um padro de citaes bastante aberto. As referncias a autores de outros centros de investigao representam 44% do total, destacando-se os do ICS-UL, mas no deixando os do CES-UC e os do ISFLUP de ter presena expressiva. Na segunda obra h uma alterao do padro, no qualitativa, mas quantitativa, uma vez que a auto-citao aumenta para 71%, continuando os socilogos do ICS-UL a serem os mais citados de fora. O padro de citao do GPS torna-se ainda mais fechado e auto-centrado quando contamos as referncias bibliogrcas dos cinco socilogos de referncia indicados. A omnipresena e intensidade de citao de Boaventura de Sousa Santos no tm termo de comparao com qualquer dos outros quatro autores, em qualquer das cinco obras. Em Portugal, Um Retrato Singular ele citado 38 vezes em 16 dos 18 captulos e em Globalizao: Fatalidade ou Utopia? citado 67 vezes em 13 dos 14 captulos. Manuel Villaverde Cabral, Jos Madureira Pinto ou Joo Ferreira de Almeida so citados apenas uma ou duas vezes e Adrito Sedas Nunes nunca chega a s-lo. Nas obras do CIES-ISCTE (GSC) no h essa concentrao individual de citaes. Portugal, que Modernidade? conrma-se como um trabalho com prticas de citao abertas e plurais. Joo Ferreira de Almeida, investigador do centro, individualmente o mais citado (19 vezes), mas as citaes dos outros autores, tomadas no seu conjunto, e apesar de no haver referncias a Sedas

335

Fernando Lus Machado

Nunes, so mais numerosas (27 citaes). Em Portugal no Contexto Europeu o padro de citao fecha-se um pouco, mas mesmo assim as referncias aos autores de fora, incluindo agora Sedas Nunes, so quase tantas quantas as do autor da casa (17 contra 18 citaes). Que concluses se podem tirar destes resultados? O convite anlise das prticas de citao endereado por Jos Madureira Pinto aos socilogos portugueses, que aqui concretizei, feito num contexto em que o autor se mostra preocupado com o que diz ser uma tendncia emergente de fragmentao em escolas da sociologia portuguesa. Se a tendncia se acentuar, diz Pinto, por necessariamente em risco e processo de acumulao e o controlo cruzado de conhecimentos sobre a realidade social portuguesa (Pinto, 2007: 89). Direi que o indicador pequeno para tirar to grande concluso. um indicador signicativo, mas no denitivo. Os nmeros revelam, de facto, prticas de no citao combativa (para usar uma expresso do autor) e mostram onde elas se localizam. Mas no podemos esquecer que no campo sociolgico continuam activos importantes factores de integrao, que ajudaro a neutralizar o efeito fragmentador dessas prticas. Pense-se no vigoroso associativismo cientco dos socilogos portugueses e nas mltiplas instncias de avaliao cientca cruzada onde eles continuam a encontrar-se (jris acadmicos, avaliao de candidaturas a nanciamentos pblicos, etc.). A identicao dos geradores scio-cultural e poltico-social e a sua anlise comparativa, tal como foi feita, no esgotam de forma nenhuma, o campo dos observveis nem as formas de observar a investigao sociolgica em Portugal. apenas uma proposta analtica que procura contribuir para uma sociologia da sociologia portuguesa, partindo do pressuposto de que ela ganhar sempre se for capaz de auto-anlise. Para dar s um exemplo, h um sector particular da investigao sociolgica em Portugal que no ca explicitamente retratado nas pginas precedentes. um sector que, se se tivesse consolidado mais, na sua prpria instituio de origem e fora dela, constituiria por direito prprio um terceiro gerador, que qualicaria de scio-histrico. A sua instituio liderante seria o CESNova, da Faculdade de Cincias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, secundado por uma parte dos investigadores do ICS-UL. A marca histrica deixada por Vitorino Magalhes Godinho no Departamento de Sociologia daquela universidade inscreveu-se visivelmente, atravs de mais do que uma gerao, no trabalho dos seus docentes e investigadores, hoje agregados no CESNova. Parece ser a essa inuncia primordial que devemos reportar o facto de as teses de doutoramento de socilogos que trabalham em domnios de investigao diferentes terem em comum a atribuio aos seus objectos de um recuo histrico que no se encontra no trabalho dos socilogos do CIES-ISCTE, CES-UC ou ISFLUP. Investigadores como Srgio Grcio e David Justino, de uma gerao mais antiga, ou Rui Santos, Lus Batista e Jos Manuel Resende, da gerao seguinte,

336

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

todos zeram essa abordagem scio-histrica dos seus temas de doutoramento64. S no ICS-UL podemos encontrar, no passado, exemplos semelhantes de objectos sociolgicos construdos historicamente.65 Mas este estilo de sociologia apresenta-se hoje em declnio, por falta de continuadores. Notas nais A investigao sociolgica em Portugal, como qualquer outro sistema institucionalizado de prticas sociais, uma realidade em movimento. Esse movimento multideterminado, de dentro e de fora. Factores com as polticas cientcas e de nanciamento da investigao, as encomendas pblicas e privadas de trabalho sociolgico, a competio cientca entre instituies ou grupos de instituies (geradores), as disponibilidades tericas e metodolgicas, a inuncia da sociologia internacional, sob a forma de correntes, autores e temas de pesquisa ou ainda a relao com outras cincias sociais, exercem o seu impacto em combinaes complexas. Dito por outras palavras, as condies sociais e as condies tericas da produo cientca moldam as agendas de investigao dos socilogos portugueses. Neste contexto, h trs questes que queria deixar brevemente apontadas, questes a que correspondem outras tantas controvrsias potenciais entre geradores e mesmo no interior de cada um deles. So elas a interdisciplinaridade, a relao da sociologia e dos socilogos com as encomendas de trabalho que lhes so dirigidas e com quem lhas dirige, e a relao da sociologia e dos socilogos com os media. A valorizao da interdisciplinaridade e os apelos sua prtica acompanham a sociologia portuguesa desde a primeira hora. Faz parte desde sempre do discurso ocial da sua instituio mais representativa, a Associao Portuguesa de Sociologia. Nas costumeiras comunicaes de abertura dos Congressos feitas pelos Presidentes em exerccio, sempre se refere a interdisciplinaridade como marca gentica da sociologia portuguesa, que preciso no perder, declarao que reiterada em muitos outros lugares. Vimos tambm que essa marca incorporada de forma muito particular pelos socilogos do gerador poltico-

64 Eis os ttulos e datas das teses, todas defendidas na Universidade Nova de Lisboa: Srgio Grcio, Destinos do Ensino Tcnico em Portugal (1910-1990), 1993; David Justino, A Formao do Espao Econmico Nacional: Portugal, 1810-1913, 1987;Rui Santos, Celeiro de Portugal Algum Dia: Crescimento e Crises Agrrias na Regio de vora (1595-1850), 1996; Lus Baptista, A Cidade em Reinveno. Crescimento Urbano e Emergncia das Polticas Sociais de Habitao, Lisboa, Sculo XX, 1997; Jos Manuel Resende, O Engrandecimento de uma Prosso: Professores do Ensino Secundrio Pblico no Estado Novo, 2001; 65 o caso das teses de doutoramento de Maria Filomena Mnica, Maria de Lourdes Lima dos Santos e Eduarda Cruzeiro, esta ltima sobre a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra no Sculo XIX.

337

Fernando Lus Machado

social, que no poucas vezes a transmutam numa contra-disciplinaridade de que a sociologia um dos alvos. uma questo que merece ela prpria investigao sociolgica empiricamente sustentada, tendo presente o estado actual e as tendncias em desenvolvimento no campo das cincias sociais e da sociologia, a nvel internacional e nacional. Uma das perguntas a que seria interessante responder se a to falada interdisciplinaridade s um discurso, se uma cultura cientcoprossional partilhada pelos socilogos em geral e, mais importante ainda, se uma prtica efectiva e que contornos ela tem. Diria, por outro lado, que a insistncia na interdisciplinaridade tem algo de necessidade feita virtude. Entre os que mais insistem nela esto alguns dos fundadores da disciplina em Portugal, e mesmo socilogos da gerao seguinte, que no tm formao de base em sociologia. Os que tm uma formao completa na disciplina, isto , graduada e ps-graduada, apelam menos insistentemente a essa orientao para o trabalho com outras disciplinas, o que no deixa de ser revelador. Acrescentaria ainda que a insistncia na interdisciplinaridade pode ter dois efeitos perversos. Um o eventual desinvestimento na disciplinaridade, a explorao insuciente dos recursos cognitivos de que a sociologia dispe e que so reconhecidamente muito amplos, ou at a sua desvalorizao expressa. A prtica da interdisciplinaridade pressupe que se tenha algo a dar e no s a receber e que se acredita no valor do que se d. O outro efeito perverso o de alguma candura perante um campo cientco competitivo onde nem sempre se encontra a mesma disponibilidade relacional que muitos manifestam do lado da sociologia. Seria interessante, alis, fazer o exerccio comparativo com outras cincias, sociais e no s, para ver se o apelo permanente que tantos socilogos fazem interdisciplinaridade se faz em sentido inverso noutras disciplinas. Relativamente pesquisa sociolgica por encomenda, de entidades pblicas ou privadas, tm-se avolumado as advertncias quanto aos riscos de perda de autonomia, de identicao acrtica do socilogo com os objectivos do cliente, de desinvestimento na construo terica adequada do objecto de pesquisa, de resvalamento para uma sociologia empirista de procedimentos metodolgicos convencionais de resposta rpida (Fernandes, 2004; Pinto, 2007: 88, 93-94; Silva, 2007: 139-140). Tais advertncias j vm de longe, pelo menos desde que Joo Ferreira de Almeida nos alertou para o sindroma de Zelig na pesquisa sociolgica, ou seja, o risco, imagem do que fazia o personagem homnimo do lme de Woody Allen, de o socilogo querer a todo o custo identicar-se com os desejos que atribui ao encomendante, o que transformaria a pesquisa encomendada em mera justicao da encomenda (Almeida, 1992). Diria, se me juntasse a esta linha de argumentao, que os observatrios sociolgicos que se tm vindo a constituir com nanciamento pblico, porque maximizam a lgica da encomenda, maximizaro tambm todos os riscos

338

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal

referidos. E verdade que, se por essa via, se consagra institucionalmente a relevncia da investigao de certos temas, h o risco de tornar outros irrelevantes, sem o serem de facto. Mas esta argumentao parece subestimar as capacidades deontolgicas, cientcas e prossionais de uma sociologia que atingiu uma fase institucionalizao avanada. Uma das caractersticas desta fase, como se pode ver noutras disciplinas que a atingiram mais cedo, justamente a realizao de pesquisa aplicada e de consultoria cientca, a pedido das mais variadas entidades, pblicas e privadas. No parece ser outra, de resto, a posio do prprio Jos Madureira Pinto quando j h muito tempo criticava a ausncia sistemtica da sociologia de projectos de pesquisa aplicada de outros domnios do saber (Pinto, 1992). Tendo a sociologia atingido essa fase de institucionalizao avanada no de esperar que tenha tambm uma prossionalidade avanada, isto , a capacidade de enfrentar com conhecimento pericial e autonomia prossional, as mais diversas solicitaes de uma sociedade complexa? Tendo a sociologia portuguesa e os socilogos fundadores lutado, to arduamente por vezes, pelo reconhecimento poltico e universitrio, e tendo-o atingido to plenamente, ser agora de virar costas ao mundo e bater em retirada? Se a sociologia foi capaz de nascer e viver a primeira institucionalizao em condies de privao de liberdade, poltica e cientca, no ser capaz de viver a institucionalizao avanada em condies de democracia, democracia que procura os seus servios? No consta que outras sociologias nacionais, mais antigas, mais cedo institucionalizadas e mais familiarizadas com um regime poltico democrtico que as interpela, tenham perdido a capacidade crtica e a autonomia prossional. No anal dessas sociologias nacionais que continuam a chegar as teorias e os autores seguidos pelos mais crticos dos socilogos nacionais? Por m, a questo da presena da sociologia e dos socilogos nos media. Ela hoje frequente e multiforme. H colunas de opinio semanais em jornais e revistas; debates televisivos de grande audincia com a participao destacada de socilogos; reportagens de encontros cientcos com impacto pblico; notcias desenvolvidas sobre resultados de projectos de investigao; entrevistas e pedidos de comentrio a propsito de todo o tipo de fenmenos sociais, dos mais relevantes aos mais banais; textos de divulgao cientca em jornais de distribuio gratuita. Em contraste com essa presena crescente, aqueles que a tm comentado mostram-se reservados ou at receosos dos seus efeitos. H quem alerte para os riscos de os socilogos aparecerem como especialistas de ideias gerais e para a tentao de oferecer aos meios de comunicao social meros palpites (Almeida, 1988: 469). H quem confesse a sua diculdade em enfrentar as condies de enunciao particulares que os media impem e que so to diferentes das que se tem no ensino e na investigao universitrios (Pinto, 2000).

339

Fernando Lus Machado

Num texto em que identica e relaciona entre si vrios modos de produo de saberes sobre o social o mitolgico-proftico, o poltico-meditico, o das cincias sociais e o do senso comum ainda Jos Madureira Pinto quem sustenta que as relaes entre as cincias sociais e os media podem ser negativas. Refere em particular o risco, que o aumento da receptividade meditica pode agravar, de os cientistas sociais irem acriticamente atrs da agenda jornalstica. Mais tarde volta de novo ao tema e diz que os socilogos podem deixar-se inuenciar, na prpria denio da sua agenda de investigao, pelo modo dramatizado de construo meditica de problemas sociais (Pinto, 1996, 2007: 98-100). Tudo isto certo. Mas ca a pergunta: quer (e pode) a sociologia, numa sociedade altamente mediatizada, car fora da mediatizao quando, alm do mais, tanto procurou e continua a procurar o reconhecimento pblico?

Referncias bibliogrcas
Almeida, Ana Nunes de (1996), Desaos para a mudana: actores, prticas e processos sociais (Discurso de abertura do 3. Congresso Portugus de Sociologia), Sociologia, Problemas e Prticas, 20, pp. 105-112. Almeida, Joo Ferreira de (1988), Discurso de abertura do 1 Congresso Portugus de Sociologia, Anlise Social, n. 100, pp. 467-474. Almeida, Joo Ferreira de (1992), Trabalhar em Sociologia, ensinar Sociologia, Sociologia, Problemas e Prticas, 12, pp. 187-199. Beck, Ulrich (2007), La condition cosmopolite et le pige du nationalisme mthodologique, in Michel Wieviorka (dir.), Les Sciences Sociales en Mutation, Auxerre, ditions Sciences Humaines, pp. 223-248. Berthelot, Jean-Michel (1991), La Construction de la Sociologie, Paris, PUF. Bourdieu, Pierre (1984), Homo Academicus, Paris, Minuit. Bourdieu, Pierre (1989), La Noblesse Dtat. Grandes coles et Esprit de Corps, Paris, Minuit. Bourdieu, Pierre (2001), Science de la Science et Rexivit, Paris, Raisons dAgir. Bourdieu, Pierre (2004), Esquisse pour une Auto-analyse, Paris, Raisons dAgir. Cabral, Manuel Villaverde (1993), Desenvolvimento, sociologia do desenvolvimento e desenvolvimento da sociologia, em AA. VV, Estruturas Sociais e Desenvolvimento (Actas do 2 Congresso Portugus de Sociologia, Volume I), Lisboa, Fragmentos, pp. 80-86. Casanova, Jos Lus (1996), Campo sociolgico e publicao a revista Sociologia, Problemas e Prticas (1986-1996), Sociologia, Problemas e Prticas, 20, pp. 131-168. Coser, Lewis (1971), Masters of Sociological Tought. Ideias in Historical and Social Context, Nova Iorque, Chicago e So Francisco, Harcourt Brace Jovanovitch. Costa, Antnio Firmino da (1988), Cultura prossional dos socilogos, Sociologia, Problemas e Prticas, 5, pp. 107-124. Cruz, Manuel Braga da (1983), Para a Histria da Sociologia Acadmica em Portugal, Coimbra, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Cuin, Charles-Henri, e Franois Gresle (1995), Histria da Sociologia, Lisboa, D. Quixote. Delicado, Ana (2008), Do tubo de ensaio Nature: a cincia e a globalizao, in Renato Miguel do Carmo, Daniel Melo e Ruy Llera Blanes (coords), A Globalizao no Div, Lisboa, Tintada-China, pp. 217-233.

340

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal Dias, Isabel (2006), A sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Sociologia, 16, pp. 9-13. Dortier, Jean-Franois (2005), Une Histoire des Sciences Humaines, Auxerre, ditions Sciences Humaines. Fernandes, Antnio Teixeira (1996), O conhecimento cientco-social: elementos para a anlise do seu processo em Portugal, Sociologia, Problemas e Prticas, 20, pp. 9-41. Fernandes, Antnio Teixeira (2004), Ensino, investigao e prossionalizao, em Carlos Manuel Gonalves, Eduardo Rodrigues e Natlia Azevedo (coords.), Sociologia no Ensino Superior: Contedos, Prticas Pedaggicas e Investigao, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp. 79-92. Ferreira, Nuno Estvo (2006), A Sociologia em Portugal: da Igreja Universidade, Lisboa, Imprensa de Cincias Sociais. Fortuna (2002), Carlos, Discurso de abertura do 4 Congresso Portugus de Sociologia, em AA. VV, Sociedade Portuguesa, Passados Recentes, Futuros Prximos, (Actas do IV Congresso Portugus de Sociologia, CD-ROM), Lisboa, Associao Portuguesa de Sociologia. Fortuna, Carlos (2008), A internacionalizao da Sociologia: notas sobre a globalizao e a disciplina sociolgica, em Anlia Torres e Lus Baptista (orgs.), Sociedades Contemporneas. Reexividade e Aco, Porto, Afrontamento, pp. 83-94. Freire, Joo (2007), Pessoa Comum no Seu Tempo. Memrias de um Mdio-Burgus de Lisboa na Segunda Metade do Sculo XX, Porto, Afrontamento. Gans, Herbert (ed.) (1990), Sociology in America, Newbury Park, Califrnia, Sage. Godinho, Manuel Mira, Sandro Mendona e Tiago Santos Pereira (2007), Investigao e inovao em Portugal: cincia e tecnologia e conhecimento atravs dos indicadores em Isabel Salavisa Lana, Walter Rodrigues e Sandro Mendona (orgs), Inovao e Globalizao. Estratgias para o Desenvolvimento Econmico e Territorial, Porto, Campo das Letras, pp. 351-381. Gomes, Adelino (2005), A JUC, o jornal Encontro e os primeiros inquritos juventude universitria: contributos para a histria das modernas cincias sociais em Portugal, Sociologia, Problemas e Prticas, 49, pp. 95-115. Gonalves, Carlos Manuel, Eduardo Rodrigues e Natlia Azevedo (coord.) (2004), Sociologia no Ensino Superior: Contedos, Prticas Pedaggicas e Investigao, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Gouldner, Alvin (1970), The Coming Crisis of Western Sociology, Nova Iorque. Hawthorn, Geoffrey (1976), Enlightenment and Despair. A History of Sociology, Cambridge, Cambridge University Press. Heilbron, Johan (2008), Quest-ce quune tradition nationale en sciences sociales?, Revue dHistoire des Sciences Humaines, 18, pp.3-16. Herpin, Nicolas (1982), A Sociologia Americana. Escolas, Problemticas e Prticas, Porto, Afrontamento. Hespanha, Pedro (1996), Os Custos e os Benefcios da Institucionalizao Tardia da Sociologia em Portugal, Ocina do CES, 78, Coimbra, Centro de Estudos Sociais. Lobo, Cristina (1996), Os congressos de sociologia em Portugal, Sociologia, Problemas e Prticas, 20, pp. 113-130. Lopes, Joo Teixeira (2006), A investigao sociolgica no Porto: origens e encruzilhadas para o futuro, Sociologia, 16, pp. 15-24. Machado, Fernando Lus (1996), Prossionalizao dos socilogos em Portugal: factores, recomposies e implicaes, Sociologia, Problemas e Prticas, 20, pp. 43-103. Mendes, Jos Manuel (2002), Silncios, esquecimentos e novos temas da sociologia em Portugal, em AA. VV, Sociedade Portuguesa, Passados Recentes, Futuros Prximos (Actas do IV Congresso Portugus de Sociologia, CD-ROM), Lisboa, Associao Portuguesa de Sociologia. Mills, Charles Wright (1959), The Sociological Imagination, Oxford, Oxford University Press. Nunes, Adrito Sedas (1971), Questes Preliminares sobre as Cincias Sociais, Lisboa, Presena e Gabinete de Investigaes Sociais.

341

Fernando Lus Machado Nunes, Adrito Sedas (1988), Histrias, uma histria e a Histria sobre a origem das modernas cincias sociais em Portugal, Anlise Social, 100, pp. 11-55. Oberschall, Anthony (ed.) (1972), The Establishment of Empirical Sociology. Studies in Continuity, Discontinuity and Institutionalization, Nova Iorque, Harper and Row. Pinto, Jos Madureira (1992), Discurso de abertura do 2 Congresso Portugus de Sociologia, Sociologia, Problemas e Prticas, 11, pp. 181-188. Pinto, Jos Madureira (1994), Propostas para o Ensino das Cincias Sociais, Porto, Afrontamento. Pinto, Jos Madureira (1996), Tpicos para uma anlise da produo de saberes sobre o social, em AA.VV., Dinmicas Multiculturais, Novas Faces, Outros Olhares, Lisboa, Instituto de Cincias Sociais. Pinto, Jos Madureira (2000), O poder dos media, em AA.VV., Prticas e Processos de Mudana Social, Actas do III Congresso Portugus de Sociologia, Oeiras, Celta (edio em CDROM) Pinto, Jos Madureira (2004), Formao, tendncias recentes e perspectivas de desenvolvimento da sociologia em Portugal, Sociologia, Problemas e Prticas, 46, pp. 11-31. Pinto, Jos Madureira (2007), Indagao Cientca, Aprendizagens Escolares, Reexividade Social, Porto, Afrontamento. Resende, Jos Manuel, e Maria Manuel Vieira (1993), A sociologia e o ensino superior em Portugal: um levantamento e algumas interrogaes, Cadernos de Cincias Sociais, 12/13, pp. 53-79. Santos, Boaventura de Sousa (1989), Introduo a uma Cincia Ps-Moderna, Porto, Afrontamento. Santos, Boaventura de Sousa (1999), Porque to difcil construir uma teoria crtica?, Revista Crtica de Cincias Sociais, 54, pp. 197-215. Santos Boaventura de Sousa (2001), A Crtica da Razo Indolente. Contra o Desperdcio da Experincia, Porto, Afrontamento. Santos Boaventura de Sousa (org.) (2003), Democratizar a Democracia: os Caminhos da Democracia Participativa, Porto, Afrontamento. Santos, Boaventura de Sousa (2008), A losoa venda, a douta ignorncia e a aposta de Pascal, Revista Crtica de Cincias Sociais, 80, pp. 11-43. Silva, Augusto da (1996), A sociologia em vora, Economia e Sociologia, 62, pp. 111-120. Silva, Augusto Santos (2006), A Sociologia e o Debate Pblico. Estudos sobre a Relao entre Conhecer e Agir, Porto, Afrontamento. Torres Anlia (2008), Discurso de abertura (do 5 Congresso Portugus de Sociologia) , em Anlia Torres e Lus Baptista (orgs.), Sociedades Contemporneas. Reexividade e Aco, Porto, Afrontamento, pp. 19-25. Turner, Stephen P., e Jonathan H. Turner (1990), The Impossible Science. An Institutional Analysis of American Sociology, Newbury Park, Califrnia, Sage.

Abstract: Born in 1962 with the creation, by Adrito Sedas Nunes, of the Gabinete de Investigaes Sociais (today, Instituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa), Portuguese sociology is almost 50 years old. In this text, these almost 50 years of sociological research in Portugal are taken as an object of sociological research and empirically interpreted. The text is divided in three parts. The rst, without repeating the reconstitutions of the historic trajectory of the discipline made by others, brings new information and underlines fundamental aspects of the advanced institutionalisation of sociology in Portugal. In the second, the domains of research that have been explored by Portuguese sociologists are identied in detail, voids and declines are pointed out and the questions of the divisions that emerged in some of those domains with other social sciences are analysed. In the third part the dominant generators of sociological

342

Meio sculo de investigao sociolgica em Portugal research are described and compared: the socio-cultural generator and the politicalsocial generator. We end by presenting an inventory of some controversies over the trajectory, the situation and the capacities of Portuguese sociology.

Rsum Ne en 1962 avec la cration, par Adrito Sedas Nunes, du Gabinete de Investigaes Sociais (aujourdhui lInstituto de Cincias Sociais da Universidade de Lisboa), la sociologie portugaise a presque 50 ans. Dans ce texte, ces presque 50 ans de recherche sociologique au Portugal sont pris comme objet de recherche sociologique et interprts empiriquement. Le texte est divis en trois parts. La premire part, sans rpter les reconstitutions de la trajectoire historique de la discipline dj faites par dautres, donne nouvelle information et souligne des aspects fondamentaux de linstitutionnalisation avance de la sociologie au Portugal. Dans la seconde, les domaines de recherche exploits par les sociologues portugais sont identis avec dtail, les vides et les domaines en dclin sont signals et les questions de division avec les autres sciences sociales sont analyses. Dans la troisime part, les gnrateurs dominants de recherche sociologique sont dcrits et compars: le gnrateur socioculturel et le gnrateur politico-social. On termine avec la prsentation dun inventaire de quelques controverses sur la trajectoire, la situation et les capacits de la sociologie portugaise.

343

You might also like