You are on page 1of 4

Aprenda a diagnosticar a cetose

Cetose uma doena muito comum em fazendas de gado de leite. Ela ocorre quando uma vaca tenta responder ao dficit de energia na clula (balano energtico negativo, BEN), causada pela grande demanda energtica no incio da lactao no atendida pela baixa capacidade de consumo neste perodo e/ou por dietas de transio inadequadas. Depois do parto, todas as vacas apresentam algum grau de BEN. Portanto, existe uma mobilizao de gordura do tecido adiposo, com consequente perda de peso. Entretanto, se houver uma mobilizao excessiva de gordura, o cenrio para desenvolvimento de cetose est montado. O fgado no capaz de metabolizar completamente todos os cidos graxos no esterificados provenientes pelo tecido adiposo, liberando corpos cetnicos na corrente sangunea e acumulando gordura em si, sofrendo da chamada sndrome do fgado gorduroso.

A doena, em alguns casos, aparentemente silenciosa, gera perdas produtivas. Nos casos graves, pode levar a sinais neurolgicos.

Sinais clnicos

Alguns sinais clnicos de cetose so: diminuio da produo de leite; perda de apetite (pode chegar a 50%), principalmente pelo concentrado; rpida perda de condio corporal e desidratao. Odor de acetona no hlito e urina.

Em casos severos, o quadro pode progredir para cetose neurolgica e os sinais so: sonolncia, olhar fixo, cambaleio, ataxia, andar em crculos, espasmos e a cegueira parcial so comuns.

Alguns autores falam ainda em fezes secas e firmes, depresso moderada, relutncia em se movimentar, motilidade ruminal reduzida se o animal apresentar anorexia (falta de apetite) por muitos dias. Em alguns casos, foram observados depravao de apetite e odor de acetona at mesmo no leite.

Testes diagnsticos

Alguns testes esto disponveis para deteco de cetose no animal:

1 Tira de papel usada na urina: Mergulhe a tira de papel na urina do animal e preste ateno para mudana de cor. Se a tira mudar para roxo um indicativo de cetose. O teste da urina o mais barato deles, entretanto apresenta baixa sensibilidade (alguns animais positivos no sero detectados).

Exemplo de tira para urina e parmetros recomendados pelo fabricante.

2 Tira de papel usada no leite: A tira utilizada no leite mede a concentrao de betahidroxibutirato (BHBA, principal corpo cetnico formado). O teste mais caro que o teste da urina, mas mais sensvel. Para realizar o teste necessrio coletar leite em uma vasilha limpa, mergulhar a tira pelo tempo recomendado e comparar a mudana de cor com a indicao do fabricante.

Fita para medio no leite. Fonte: http://dairybusiness.com

3 Tira de papel usada no sangue: Este o mais sensvel dos testes. Este medidor usado em humanos com diabetes, portanto mede nveis de corpos cetnicos e glicose. Voc deve inserir a tira no equipamento, colocar uma gota de sangue do animal e o aparelho fornecer a concentrao de BHBA no animal. O valor normal abaixo de 1.3. A vantagem do teste com sangue a sensibilidade e a capacidade de detectar cetose subclnica, entretanto o preo da amostra pode ficar muito caro. Recomendaes para o teste

Todas as vacas recm-paridas (mais de uma semana de parida) devem ser checadas para cetose. Comece com o teste da urina. Se positivo, trate. Se negativo, confirme com o teste do leite ou do sangue. Um protocolo que pode ser adotado testar todas as vacas depois de uma semana de parida. Isto pode ajudar na deteco de cetose subclnica, onde ainda no se podem observar sintomas. Assim voc poder comear a tratar os animais e reduzir a incidncia de casos clnicos. Caso encontre uma vaca com nvel muito alto de BHBA e nenhum dos funcionrios houver percebido que o animal estava doente, hora de pensar em realizar um treinamento para diagnstico de casos clnicos na fazenda.

Tratamento Em geral, vacas com cetose so beneficiadas com alguma fonte de energia oral (ex: propilenoglicol), e algumas vezes uma infuso intravenosa contendo glicose necessria. Alguns animais tambm so beneficiados com o uso do drench contendo clcio, principalmente quando o animal no est comendo.

Preveno Como a regra nmero 1 preveno, seguem algumas recomendaes: - Preste ateno no consumo de matria seca durante a transio. Em hiptese alguma o cocho desses animais pode estar vazio; - Pelo menos 30 cm de espao de cocho por animal na transio; - Nunca coloque mais animais que a instalao suporta. Pelo menos 10 m por animal; - Preste ateno na condio corporal ao parto.

A cetose uma doena pouco diagnosticada, provocada, principalmente, pelo balanceamento inadequado da dieta animal durante o perodo de transio, o que agrava o balano energtico negativo e conseqentemente predispem o animal a esta e outras doenas metablicas. Sempre consulte um veterinrio para as recomendaes especficas para o seu rebanho.

You might also like