You are on page 1of 13

Universidade de So Paulo Faculdade de Direito do Largo So Francisco

FILME: SO PAULO S. A.
Professor Laurindo Dias Minhoto

So Paulo 2012

NDICE
Introduo I. "Vida nova, Luciana. A vida recomea. Cheia de esplendor." II. Arturo bom, Arturo rico, massacra seus operrios, rouba o quanto pode, tem grandes e desonestas ambies, mas Arturo um exemplo. III. O homem pode ser bom, mas se no tem dinheiro no serve, no ? Voc uma vigarista, Ana, seu problema dinheiro. Concluso Bibliografia 2 3 5 8 10 12

! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! Giselle de Menezes Viana (7552621) Joo Pedro Alves Avelar Carneiro (8035360) Joo Henrique Garcia Dias (7587359)

INTRODUO
Nenhum cinfilo ficaria surpreso se, ao esbarrar em mais um dos sempre polmicos rankings de melhores filmes brasileiros de todos os tempos, encontrasse So Paulo, Sociedade Annima (1965) ocupando uma das dez primeiras posies. Nem mesmo uma das trs primeiras. S poderia impression-lo uma no-meno obra-prima de Lus Srgio Person (1936-1976). Seja pela temtica urbana, pouco explorada no cinema brasileiro at ento, pelo bom uso de ferramentas do neorrealismo e da nouvelle vague 1 , pela perfeio tcnica ou (e sobretudo) pelo profundo recorte psico-sociolgico da narrativa, que faz o filme dialogar com uma espcie de cnone cinematogrfico mundial, no poderamos concordar mais com essa reao. So Paulo, Sociedade Annima cinema de autor da melhor qualidade. Person escreveu o roteiro em 1962, dando-lhe o ttulo provisrio Agonia. Ainda que no seja to poderoso quanto o ttulo efetivamente adotado, ele ainda define bem o estado psicolgico que Carlos e ns, seus acompanhantes pela metrpole personiana, experimentamos.2 A triste verdade que a agonia da metrpole no se limita fico. Ela um trao da cidade de So Paulo que vivemos todos os dias, um trao do Brasil moderno e um trao do Ocidente. Nesse ponto, entregamos o contedo de nosso trabalho: uma anlise de So Paulo, Sociedade Annima, valendo-se do pensamento weberiano como chave de leitura. Max Weber (1864-1920), atravs da sua sociologia compreensiva, entendeu como poucos o que se passa dentro do indivduo moderno. Usaremos os seus tipos-ideais (principalmente a tica protestante e as aes valorativas) para diagnosticar as patologias que banham a histria de Carlos e do indivduo annimo. Para fins metodolgicos, dividimos nosso trabalho em trs pequenos captulos que procuram explicar as particularidades do relacionamento de Carlos com trs das personagens secundrias mais importantes: Luciana, Ana e Arturo. Acreditamos que, deste modo, pudemos fazer uma seleo temtica apropriada ao tamanho do trabalho, afinal, sobre o weberiano nesse So Paulo, Sociedade Annima podem-se escrever teses. Comecemos. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
N. MORAES, Radiografia de um Filme - So Paulo Sociedade Annima, So Paulo, Imprensa Oficial, 2010, p. 7. 2 J. CASTRO SILVA, Metrpole e Melancolia - A Ansiedade pela Captao da Realidade Urbana no Cinema Brasileiro dos anos 1960, in O Olho da Histria 13, 2009, p. 6.
1

"!

I. "Vida nova, Luciana. A vida recomea. Cheia de esplendor." Plano geral. Atravs do janelo de seu apartamento, vemos Carlos e Luciana discutindo. No os ouvimos. Carlos esparrama a mesa e Luciana no cho. Sai. Panormica para a direita. 360. A cidade, So Paulo, que j se via refletida no vidro, inunda de vez a tela, enquanto os crditos iniciais, acompanhados da msica de Claudio Petraglia, rolam. Voltamos s personagens. Agora, em planos prximos, assistimos a uma montagem paralela de monlogos, sugerindo uma espcie de dilogo. Por que ir embora, Carlos, por qu?, chora Luciana, deitada no mesmo cho em que foi jogada, ao que Carlos, caminhando pelas ruas, responde intil. como se fosse um cncer. Nada adiantaria. exceo do protagonista, Luciana a personagem mais bem-acabada de todo o painel de So Paulo S/A. Conhecemos mais sobre o seu background o pai frouxo, a me vulgarmente agradvel, o irmo excntrico, a educao dbil e os sonhos de classe-mdia do que sobre o prprio Carlos. Se isso no fosse razo suficiente para devotar um captulo anlise desse relacionamento, a prpria apario dessas cenas logo no incio do filme escolha deliberada da decupagem, no sentido de Burch, ainda mais evidente se considerarmos a no-linearidade da narrativa , parece nos alertar para a importncia desse vnculo. Luciana a personificao da vida burguesa que aprisiona Carlos, da gaiola de ferro weberiana a estrutura cclica da montagem e das prprias palavras do nosso anti-heri (Recomear, recomear) so um reflexo da sua impotncia frente a modernidade. Comecemos, pois, do comeo, isto , do comeo linear desse relacionamento. Carlos e Luciana se conhecem na escola de ingls em que ambos estudam. Sem insistir muito, ele a convence a marcarem um encontro fora dali. Acabam numa festinha na casa de Luciana, com seus amigos playboyzinhos, enquanto os pais da moa se ausentavam, cuidando do negcio do filho em Braslia. Dessa vez com um pouco mais de dificuldade a aparncia de boa moa! , ele consegue, depois de beij-la, engatar um contato fsico mais intenso. Vemos cenas do novo casal circulando pela cidade, zanzeando de moto por uma rodovia e danando num restaurante beira-mar. Nesses primeiros momentos, no podemos deixar de notar o afeto que eles nutrem um pelo outro, permeado, claro, duma viso utilitarista. Esse aspecto emerge com toda fora na cena que se segue irritada com a recusa de Carlos em permanecer por mais tempo em sua casa, depois de voltarem de um de seus passeios, Luciana explode: Eu acho que voc s pensa em se aproveitar de mim, Carlos. s isso que voc quer. Ao racional finalstica. Carlos est com Luciana (meio) porque quer o prazer que ela lhe pode oferecer (fim). O que no impede que ele lhe tenha algum carinho, um carinho pela ! #!

alegria, mesmo que momentnea, que ela lhe pode trazer. Eles rompem. Ele s consegue responder provocao de Luciana dias depois, quando se reencontram numa praa para tentarem se acertar: Admitindo que seja por isso, como que se pode gostar de algum de outra maneira? Se no assim, por que veio aqui comigo? Pelo teu ou pelo meu egosmo?. Bingo. Luciana to culpada quanto Carlos do que lhe acusa. Esse direcionamento racional de suas aes, alis, revela-se logo na cena em que conhecemos sua voz no gosta de estudar, faz curso de ingls porque pode ajudar a ganhar mais num hipottico futuro emprego. No entanto, quando eles do o prximo passo, o casamento, que essa relao finalstica ganha contornos mais evidentemente esquizofrnicos. Num paralelo com o desenvolvimento da tica de trabalho protestante, antes havia a aspirao ao reino dos cus e ao prazer; agora, a acumulao pela acumulao e a ossificao do afeto no matrimnio. Ironicamente, o casamento das personagens, catlico e correto, opera como a secularizao da ascese, transformando os meios em fins deles mesmos e, por tabela, o racional em irracional. Em Weber, a histria ocidental a da crescente limitao das escolhas do indivduo em favor das instituies3; Carlos, pelo gradual reencaixe duma razo material o prazer que ele sentia quando estava com Luciana numa razo formal o casamento pelo casamento , lana-se na mesma clausura que domina a civilizao moderna. O casamento no o nico elemento racionalizador da experincia humana. No Ocidente, a racionalizao se espalha pelo trabalho, pela cincia, pelas artes e pelo direito, como um princpio ordenador, que indica o modo com que relaes, antes espontneas, devem se organizar. Carlos no ignora esse fato: Eu quero organizar a minha vida. Pr as coisas em ordem de forma que, se Luciana estiver de acordo, se ela quiser, eu... eu gostaria de me casar com Luciana, o que diz aos pais da moa quando pede sua mo. O casamento apenas o ponto de partida para conseguir essa ordem que ele cr precisar veja o desejo que est expresso explicitamente em sua fala: pr as coisas em ordem; casar para atingir esse fim. Casam-se. Nasce o filho. E quando achvamos que Carlos poderia tolerar muito bem, obrigado, a famlia do patro Arturo nos feriados, a esposa aos domingos e o beb chorando de madrugada, Ana e Hilda, suas antigas amantes, reaparecem. Elas lembram a mentira que ele vive; agem com naturalidade e, em vez de se adequarem ao caminho mais convencional do sistema, dobram a lgica da sociedade aos seus prazeres. Mas claro, elas tambm no saem inclumes de tanta irracionalidade. Hilda se mata. Ana s fachada. E Carlos surta. Nos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
M. WEBER - H. H. GERTH (org.) - C. W. MILLS (org.), From Max Weber - Essays in Sociology, 1946, trad. port. de W. DUTRA, Ensaios de Sociologia, Rio de Janeiro, LTC, 1982, p. 85.
3

$!

momentos finais, chega bbado casa e rude com Luciana. Acha que foi tudo um erro desde o princpio. Tambm no aguenta mais a fbrica. So Paulo. Precisa deix-los, a esposa, o trabalho e a cidade. Voltamos ao comeo, briga de Carlos e Luciana. Deixar Luciana, aquela com quem deu o passo mais significativo para a vida que o desagrada, recomear tudo, recomear bem ou acabar de uma vez por todas, esse o seu plano. Luciana procura Carlos na fbrica depois que ele parte ela realmente no compreende os tormentos do marido. No sabemos se, mesmo sem ter sido bem-sucedido em sua tentativa de deixar a cidade, Carlos voltar para a Luciana. A msica Favela, que ele canta na casa de Luciana na festinha em que se beijam pela primeira vez, exprime uma forte nostalgia por uma era de plenitude e beleza humana4. Por isso eu ando/ Pelas ruas da cidade/ Vendo que a felicidade/ Foi aquilo que passou/ E a favela/ Que era minha e que era dela/ S deixou muita saudade/ Porque o resto ela levou. Talvez Carlos ainda procure a Luciana das aulinhas de ingls. II. Arturo bom, Arturo rico, massacra seus operrios, rouba o quanto pode, tem grandes e desonestas ambies, mas Arturo um exemplo. No contexto de vertiginoso crescimento da indstria de automveis em So Paulo, Carlos divaga sobre como entrou nesse ramo como inspetor de produo: "O dinheiro ganho no dava para aguentar o repuxo. Sa do escritrio quando comearam a surgir novas oportunidades na indstria automobilstica (...) trabalho puxado, mas de maior compensao." Foi dessa forma que conheceu Arturo, outro filho do milagre da indstria automobilstica brasileira. Tpico self-made man, Arturo comeou seu negcio com um barraco, algumas mquinas velhas e poucos operrios, com os quais produzia eixos e engrenagens para a Volkswagen. Seu barraco cresceu e tornou-se uma das duas mil fbricas de autopeas que ascenderam em So Paulo da noite pro dia. Arturo, em todas as suas conversas com Carlos no decorrer do longa, demonstra sem pudores sua nsia constante em lucrar: faz todo o possvel para que sua fbrica cresa, tornando-se cada vez mais rentvel. Arturo chega a comprar, a crdito, um terreno para construir outra filial da fbrica e a contratar Ana como modelo para aumentar as vendas atravs da publicidade. Arturo, caricato capitalista, procura a todo momento aproveitar-se das oportunidades que lhe surgem de crescer no mercado, para incrementar seu patrimnio e seu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
M. WEBER, Die protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus, 1947, trad. port. de M. I. SZMERECNYL - T. J. SZMERECNYL, A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo, So Paulo, Guazzelli, 1999, p. 130.
4

%!

poderio econmico, sem grandes consideraes morais ou religiosas. Diante do entusiasmo de Arturo com a construo da nova filial e com os progressos da indstria automobilstica brasileira, Carlos o questiona: por que ento seu carro no era nacional? Essa emblemtica provocao nos mostra que Arturo no possui nenhum patriotismo exacerbado que o leva a regozijar-se puramente com o desenvolvimento do pas, no possui nenhum interesse especial nos carros produzidos em sua fbrica e que tanto enaltece: a empolgao de Arturo meramente pelas oportunidades de lucro que tal progresso lhe fornece. Arturo no guiado por valores, Arturo age por seus fins, e esses fins resumem-se a uma palavra: dinheiro. Para Weber, existem dois tipos de aes racionais: a ao valorativa (wertrational), orientada por valores ltimos, de ordem tica, esttica ou religiosa; e a ao finalstica, (zweckrational), de carter instrumental e utilitrio, voltada para a eficincia e eficcia na conjugao de meios e fins e no alcance de metas5. No mundo moderno (e no apenas em Arturo), observou-se o primado da ltima, considerada por uma determinada esfera social a mais eficiente tanto poltica quanto economicamente. Destarte, h cada vez mais espao para aes que no fazem sentido, em termos de valores ltimos, e cujo nico sentido serem eficientes. Carlos, assim como Arturo, tambm um grande exemplo que o filme nos traz no tocante hegemonia moderna da ao finalstica. Troca seu emprego no escritrio meramente porque o cargo na Volkswagen, apesar de mais exigente, pagava mais, e esse era o nico sentido da mudana. Percebe-se que, como apontou Weber, o trabalho, que deveria estar conectado a grandes ideias, a um sentido tico de vocao, desencantado e o que deveria ser um meio ganhar dinheiro torna-se seu fim. Em A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo, Weber mostra como a religio protestante, ao racionalizar o mundo, no apenas impulsionou o desenvolvimento do capitalismo como tambm abriu o caminho para essa deseticizao do trabalho. A nova viso protestante conectou a salvao a uma tica intramundana, o reino do divino ao cotidiano. Weber mostra como esse impulso, oriundo primordialmente da religio, se converte cada vez mais em uma tica econmica. Esta enaltecia o trabalho, a acumulao metdica e a vida frugal, e foi determinante para a acumulao capitalista. Todavia, essa tica acabou por tornarse uma conduta automtica e deseticizada, desvinculada dos valores protestantes originrios. O capitalismo passou a funcionar atravs de bases mecnicas cada vez mais independentes do suporte tico de outrora. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
%!'(!LALLEMENT,

Histria das ideias sociolgicas, v. 1, 4a ed, Petrpolis, Vozes, 2008, p. 273.!

&!

Diz-se, destarte, que a religio protestante foi a ltima grande religio, pois ao ajudar a racionalizar o mundo, desencadeou um processo de secularizao que paradoxalmente abriu espao para a sua prpria superao.
O puritano queria tornar-se um profissional, e todos tiveram que segui-lo. Pois quando o ascetismo foi levado para fora dos mosteiros e transferido para a vida profissional, passando a influenciar a moralidade secular, f-lo contribuindo poderosamente para a formao da moderna ordem econmica e tcnica ligada produo em srie atravs da mquina, que atualmente determina de maneira violenta o estilo de vida de todo indivduo nascido sob esse sistema, e no apenas daqueles diretamente atingidos pela aquisio econmica, e, quem sabe, o determinar at que a ltima tonelada de combustvel tiver sido gasta.6

Com a modernizao, o indivduo passa a ser coagido a adotar certos cursos de ao, diminuindo-se sua margem de opes, seu espao de autonomia e de exerccio da liberdade individual. Passa a agir por fins que no fazem sentido objetivo mas que tem que aderir se quiser sucesso no mundo econmico e social. O impulso original foi religioso, mas depois todos foram obrigados a submeter-se ao estilo de vida criado.
As condies atuais so diferentes. As presses so outras. O sujeito no se pergunta se ele de fato existe (..) o que ele pergunta se determinada conjuntura do mercado favorvel a um bom negcio. O mercado, posto no centro da dinmica da sociedade, cobra das pessoas que desenvolvam o esprito competitivo, tomem iniciativas, faam escolhas rpidas, movam-se em ritmos que podem se tornar estivssemos em guerra.
7

vertiginosos. Vivemos como se

Arturo, como foi dito, um smbolo do processo de racionalizao moderno. Desonesto nos negcios e desumano com seus empregados, Arturo viola a lei trabalhista a seu bel-prazer, o que nos mostra a degenerao no apenas do personagem, mas do prprio sistema, no qual as autoridades deixam-se subornar, subordinando seus prprios valores fora do dinheiro. Assim como Arturo, o capitalismo ao se desvincular da tica do trabalho, tornou irrelevantes as questes da ordem moral. A imagem do personagem a imagem do capitalista, o exemplo difundido pela mdia da poca e o ideal perseguido por todos: Arturo goza da to almejada tranquilidade proporcionada por sua riqueza, um homem bom, que garante a felicidade e o conforto de sua famlia. Em sua fbrica, explora seus funcionrios, que trabalham sem registro e em condies precrias, sem o mnimo de segurana. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
6 7

M. WEBER, A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo, So Paulo, Pioneira, 1987, pp. 130-131. L. KONDER, Em torno de Marx, 1a ed., So Paulo, Boitempo, 2010, p. 21.

)!

Essa dicotomia (homem bom e cruel), apesar de aparecer com naturalidade para os personagens de Person, causa-nos estranhamento. Ademais, no peculiar ao personagem, mas comum prpria classe capitalista industrial. Foi percebida na sociedade moderna por Kafka, que fez no decorrer de suas obras, nas palavras de GNTHER ANDERS:
uma descrio do fato de que, hoje em dia, o mundo dos deveres e o mundo familiar privado mal tm algo a ver mais um com o outro, mas ambos se instalam sob o mesmo teto ou, pelo menos, se intesecionam como mundo nico. Na realidade, o exterminador industrializado e o jovial pai de famlia so um nico e mesmo homem. Mas, uma vez que a total discrepncia entre as esferas da vida considerada natural, do ponto de vista social, e que espanto ou horror no pode ser, afinal, para o homem mdio uma disposio vital perpetuadora, o mtodo de Kafka, de colocar o espantoso como algo despojado de espanto, completamente realista.8

III. O homem pode ser bom, mas se no tem dinheiro no serve, no ? Voc uma vigarista, Ana, seu problema dinheiro. A personagem Ana aparece logo no incio do longa, sendo ela uma ex-namorada do protagonista, Carlos. A imagem que obtemos pelo primeiro contato com a personagem logo negada pela cena seguinte, contradio essa que deixa transparecer o seu prprio carter dissimulado. Em seu primeiro dilogo com Carlos, recusa seu convite sob a justificativa de precisar trabalhar: "por que insistir numa coisa que no d pra mudar? preciso trabalhar pra pagar as contas.... Apesar de logo percebermos que esses no eram seus reais motivos, fica expressa em sua colocao uma caracterstica essencial do diagnstico weberiano da modernidade, j discutida anteriormente: a gaiola de ferro. A modernidade priva os indivduos de toda a sua autonomia e lhes tira qualquer margem de escolha pessoal. Passam a agir por fins que no fazem sentido objetivo, mas aos quais tm que aderir. Essa situao definida por LWY como The submission to an all powerful mechanism, the imprisonment in a system which oneself has created. This issue () emphasizes the loss of freedom, the decline of individual autonomy.9 Dessa definio percebemos aproximaes com o diagnstico marxista da modernidade, que converge em pontos decisivos com o weberiano. O tal aprisionamento por um sistema que o prprio indivduo criou nos remonta ideia de alienao, um dos temas centrais da crtica de Karl Marx ao sistema capitalista. Ana um grande smbolo da proporo que o fetichismo, faceta da alienao, ganhou na sociedade moderna. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
8 9

G. ANDERS, Kafka: pr e contra os autos do processo, So Paulo, Perspectiva, 1993, p. 20. M. LWY, Marx and Weber: critics of capitalism, in New Politics, XI, 2, 2007, p. 7.

*!

Ana desde cedo deixa transparecer sua obsesso por mercadorias, luxo e glamour. No filme ela aparece em dilogos em que deixa ntido seu amor pelo dinheiro e seu gosto pelas coisas fteis e entretenimentos superficiais. Ana no possui vnculos afetivos suficientemente fortes para impedi-la de agir a seu bel prazer: logo no incio recusa o convite de Carlos pois queria ir praia, e em outra situao o abandona no cais durante um encontro para passear em uma lancha com outros jovens - "Olhe Carlos, quero uma lancha grande como aquela ali!", disse momentos antes. E, de fato, Ana no pensou duas vezes antes de trocar a companhia de seu namorado pela dos rapazes da lancha, claramente com maior poderio financeiro do que o protagonista, e consequentemente com maior capacidade de entreter Ana naquele momento. Ana assumidamente utilitarista: quer obter o mximo de prazer da vida com o mnimo possvel de nus. Evita ao mximo visitar sua me doente (ltimo vnculo com uma realidade mais emocionalmente profunda?), pois isso lhe traz grande desconforto. Com efeito, na nica cena em que decide visit-la, v-se com desolamento o abismo entre elas, que transparece em um silncio compartilhado e numa impassividade que paira inquietantemente. A curta distncia fsica entre elas, para adequar-se intransponvel distncia emocional, ampliada pelo afastamento da cmera. Seguindo tal raciocnio, o conceito sociolgico exposto por esta personagem o conceito de fetichismo da mercadoria exposto por Karl Marx em sua obra "O Capital", nela, o autor discorre da importncia da mercadoria e posteriormente define e explica como surgiu o chamado fetichismo da mercadoria. Segundo Marx, mercadoria a forma elementar da riqueza no sistema de produo capitalista, e tem dois valores, o valor de uso e o valor de troca. O primeiro consiste na utilidade de alguma coisa, se de fato tal coisa for til, faz dela um valor de uso, j o segundo, ao passo que um produtor troca um objeto por outro, analisando sua utilidade converte-o em mercadoria, a proporo varivel em que mercadorias so trocadas constitui o valor de troca. Ainda segundo esse pensamento, o que d determinado valor a uma mercadoria, isto , sua substncia, o trabalho, que por sua vez medido por sua durao e esforo. Visto isso, analisemos o carter fetichista da mercadoria que Marx expe em sua obra. Segundo o autor a mercadoria cheia de sutileza metafsica e manhas teolgicas, dado que seu fetichismo no se baseia simplesmente na sua utilidade, isto , no seu valor de uso, nem no seu valor de troca. A mercadoria passa a ser um instrumento de relao social, um prolongamento das aes humanas, uma forma de medir o trabalho privado executado por um produtor quando contraposto a outro trabalho privado de outro produtor. Desse modo, a impresso ! +!

gerada pela mercadoria assume a forma de uma relao entre coisas, mas que representa em sua essncia uma relao entre homens. Da provm o carter enigmtico do produto do trabalho, o fetichismo da mercadoria, o simples intercmbio de produtos com valor puramente social, plenamente representado pela personagem Ana, que no final da trama aparece com intuito de trabalhar na empresa de Arturo no setor propagandstico, visando concretizar suas ambies por mercadorias.
" O carter mstico da mercadoria no provm, pois, do seu valor de uso. No provm to pouco dos fatores determinantes do valor. Com efeito, em primeiro lugar, por mais variados que sejam os trabalhos teis ou as atividades produtivas, uma verdade fisiolgica que eles so, antes de tudo, funes do organismo humano e que toda a funo semelhante, quaisquer que sejam o seu contedo e a sua forma, essencialmente um dispndio de crebro, de nervos, de msculos, de rgos, de sentidos, etc., do homem.10

CONCLUSO
Assim como Kafka fez com maestria em suas obras, Person nos traz a cada cena a sensao de profundo estranhamento, e at "Agonia", frente ao absurdo anonimato das pessoas que inundam a tela. Tais seres humanos, infelizmente, representam mera amostra dos frutos da modernidade. Agrupados frente porta de Hilda, seus vizinhos discutem animadamente sobre quem seria aquela suicida. Surge logo a emblemtica colocao sobre sua identidade: "Hilda no sei de qu, era esposa de um engenheiro", satisfazendo assim a curiosidade dos vizinhos. Mas o que Hilda era alm de "esposa de um engenheiro"? O que era, ainda, seu marido alm de um "engenheiro"? Kafka nos responde, e ao mesmo tempo nos escancara o absurdo de tal resposta: "nada mais que isso". No mundo de Kafka, que por sua vez espelha nosso mundo moderno, as pessoas so arrancadas da plenitude de sua existncia, que reduzida aos limites irrisrios da sua funo. "um homem um mensageiro e nada mais que isso; uma mulher uma "boa relao" e nada mais que isso"11. Hilda, no tendo profisso, tornou-se "esposa do engenheiro", e nada mais do que isso. De forma anloga, acompanhamos a emocionada revolta de Carlos que o leva a procurar a soluo de seus problemas entregando-se aos imperativos capitalistas: Recomear, trabalhar, mil vezes tentar ser um homem, trabalhar com Arturo e esquecer Ana, apagar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
10

,,!G. ANDERS,

K. MARX, O Capital, vol. 1, So Paulo, Abril, 1983, p. 70. Kafka cit., pp. 50-51.!

,-!

Luciana, no lembrar-se seno do trabalho. No essa a nica vez no filme em que Carlos associa o ser homem ideia de trabalho, e essa ltima, em nenhum momento, foi associada moral, religio ou prpria satisfao pessoal. Para Carlos, que simboliza a viso capitalista moderna, o trabalho, a profisso, a funo, so determinantes para a qualificao de homem a qualquer indivduo. Nas palavras de GNTHER, "o desenvolvimento atingiu aquele clmax horripilante em que quem no tem funo definida no mais digno de ter realidade". A inverso de meios e fins chega ento a tal ponto extremo, que o prprio homem tornase meio de sua profisso. O que ele " propriamente" fica assim oculto no que ele " socialmente", sua existncia fica sujeita sua posio na diviso do trabalho e o seu prprio direito de existir condicionado pela sua habilidade de adequar-se gaiola de ferro moderna. Hilda um exemplo de pessoa que insistiu teimosamente em no se deixar aprisionar pela jaula de ferro: seguia, antes de tudo, seu corao e suas vontades, em vez de deixar-se levar mansamente pelos cursos de ao pr-definidos socialmente. Todavia, isso tem (e teve para Hilda) um preo. queles desgarrados que se recusam a deixarem-se moldar pelos imperativos ideolgicos da modernidade, resta o mais puro anonimato. Mais profundo que o anonimato de ser meramente sua profisso, aquele de no ser nada. Carlos caminha pelas ruas de So Paulo e passa por um grupo de fiis que ouvem uma pregao. Carlos continua andando, aquilo no era suficiente para dar-lhe as respostas que buscava. Por qu? A modernidade, apesar dos frutos positivos que trouxe consigo, disseminou patologias aparentemente irreversveis. Para Weber, a racionalizao extrema levou desagregao dos valores. Se antes as comovises religiosas nos proporcionavam uma esfera de valor que acoplava o bom, o belo, o verdadeiro e o justo, com o avano da racionalizao tais valores se fragmentaram e ganharam autonomia. Esse processo contribui ainda mais para a reduo do sentido da vida. A cincia substitui os sistemas dogmticos da religio, porm seu compromisso, por ser exclusivamente com a verdade, no supre minimamente a necessidade de integrao de diferentes valores que tem o homem. Enquanto a religio foi prxis (ritual), atravs da qual o homem tentou dar ordem s dificuldades da existncia que ultrapassavam seu entendimento e capacidade de suportar, ela no encontrou nas cincias nenhum herdeiro...12

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ,"!G. ANDERS, Kafka cit., p. 84.! ! ,,!

BIBLIOGRAFIA
ANDERS, Gnther, Kafka: pr e contra os autos do processo, So Paulo, Perspectiva, 1993. KONDER, Leandro, Em torno de Marx, 1a ed., So Paulo, Boitempo, 2010. LALLEMENT, Michel, Histria das ideias sociolgicas, v. 1, 4a ed, Petrpolis, Vozes, 2008. LWY, Michael, Marx and Weber: critics of capitalism, in New Politics, XI, 2, 2007. MARX, Karl, O Capital, vol. 1, So Paulo, Abril, 1983. MORAES, Ninho, Radiografia de um Filme - So Paulo Sociedade Annima, So Paulo, Imprensa Oficial, 2010. SILVA, Jaison Castro, Metrpole e Melancolia - A Ansiedade pela Captao da Realidade Urbana no Cinema Brasileiro dos anos 1960, in O Olho da Histria 13, 2009. WEBER, Max, A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo, So Paulo, Pioneira, 1987. WEBER, Max GERTH, Hans H. (org.) MILLS, C. Wright (org.), From Max Weber - Essays in Sociology, 1946, trad. port. de DUTRA, Waltensir, Ensaios de Sociologia, Rio de Janeiro, LTC, 1982. WEBER, Max, Die protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus, 1947, trad. port. de SZMERECNYL, Marie Irene - SZMERECNYL, Toms, A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo, So Paulo, Guazzelli, 1999.

,"!

You might also like