You are on page 1of 2

Direito Constitucional Aula 2 Direitos e Garantias Fundamentais

O Direito Constitucional j rege a prpria estruturao do Estado, definindo normas de organizao e limites de atuao deste ente. Pode-se dizer que " a anlise de um conjunto normativo: a Constituio do Estado" Por tanto, a Constituio um conjunto de normas de funcionamento do Estado que estabelece limites atuao do mesmo. Dispositivos Constitucionais Direitos e Garantias Fundamentais DIREITOS so normas declaratrias GARANTIAS so normas assecuratrias Ou seja, para cada direito h uma garantia que este seja cumprido, portanto as garantias so instrumentos que asseguram os direitos. Uma garantia uma preveno de que no se tenha um direito violado. Gerao dos Direitos Fundamentais Liberdade, Igualdade e Fraternidade 1 Dimenso Liberdade Omisso estatal, liberdade aos cidados. Trata-se da conquista dos direitos civis e polticos. Revoluo Francesa 2 Dimenso Igualdade Os direitos fundamentais so iguais a todos. Trata-se dos direitos sociais, culturais e econmicos. 3 Dimenso Fraternidade Defesa dos direitos da coletividade.

Caractersticas dos Direitos Fundamentais


Relatividade Os direitos no so absolutos, ou seja caso haja coliso com outras normas pode ser avaliado e at sobreposto por outras normas. Ex: direito a vida com pena de morte em caso de guerra declarada.

Inalienabilidade - no possvel transferir um direito fundamental; Irrenunciabilidade No possvel renunciar totalmente um direito. Porm pode-se deixa-lo de exercer, exemplo: direito a imagem. RENNCIA X EXERCCIO. Imprescritibilidade - No podem ser prescritos. Prescrio a perda de uma pretenso em virtude do passar do tempo. Historicidade Os direitos e garantias possuem origem histrica. Inviolabilidade No podem ser violados; Efetividade O Estado deve primar por garantir o respeito e a efetividade dos direitos fundamentais; Concorrncia Pode haver o exerccio e propriedade simultaneamente de mais de um direito fundamental. Ex.: Um jornalista pode exercer o direito de livre expresso e livre manifestao de pensamento. Universalidade Os direitos fundamentais so iguais a todos. Todos so iguais perante a lei.

Titularidade dos Direitos Fundamentais Brasileiros Natos e Naturalizados; Estrangeiros residentes no Brasil; Estrangeiros no residentes no Brasil, mas que aqui esto; Pessoas jurdicas;

Direitos e Deveres Individuais e Coletivos .....................................Art. 5


Art. 5 da CF: Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:

Direitos Sociais................................................................................Art. 6 ao 11 Nacionalidade..................................................................................Art. 12 e 13 Direitos Polticos..............................................................................Art. 14 ao 16 Partidos Polticos.............................................................................Art. 17

You might also like