You are on page 1of 10

O Mundo interior de Machado de Assis

Artigo Original

O Mundo interior de Machado de Assis


The inner world of Machado de Assis
Flvia Amparo* O presente artigo faz um estudo da poesia e da prosa de Machado de Assis, partindo da leitura do poema Mundo interior, em contraponto s ideias de outros autores como Shakespeare, Goethe e Poe acerca da natureza humana e das contradies inerentes ao homem. Palavras-chave: Machado de Assis. Poesia. Prosa. Shakespeare. Goethe. Poe. This paper is a study on the poetry and prose of Machado de Assis. It focuses on the poem "Inner World" as opposed to the ideas of other authors such as Shakespeare, Goethe, and Poe about human nature, and the contradictions inherent to man. Key words: Machado de Assis. Poetry. Prose. Shakespeare. Goethe. Poe.

A leitura do dilogo goethiano entre Fausto e Mefistfeles, que antecede o pacto, nos revela o maior desejo do homem: a aspirao suprema, ou seja, atingir a totalidade do universo e gozar de todos os prazeres sem temer dor alguma. Resume o antigo desejo de Ado e Eva no Gnesis: adquirir o conhecimento do bem e do mal e igualar-se a Deus.
Entrego-me ao delrio, ao mais cruciante gozo Ao frtil dissabor como ao dio amoroso. Meu peito, da nsia do saber curado, A dor nenhuma fugir do mundo, o que a toda a humanidade doado, Quero gozar no prprio Eu, a fundo, Com a alma lhe colher o vil e o mais perfeito, Juntar-lhe a dor e o bem-estar no peito, E, destarte, ao seu Ser ampliar meu prprio Ser, E, com ela, afinal, tambm eu perecer.1

Mefistfeles, porm, desfaz as iluses do Doutor, ao afirmar que essa totalidade desejada impossvel de ser atingida pelo homem, pois reservada apenas ao Ser Divino. Ainda que as criaturas acumulem virtudes, adquiram saberes supremos e desvendem os grandes mistrios, ainda assim, afirma Mefistfeles: nomearia um cavalheiro como esse/ Dom Microcosmo se o conhecesse.(grifo nosso) - e, mais adiante, conclui No fim sereis sempre o que sois/ Por mais que os ps sobre altas solas coloqueis,/ E useis perucas de milhes de anis,/ Haveis de ser sempre o que sois.2 Seguindo essa tica, nenhum conhecimento, portanto, pode conferir ao homem
* Professora Adjunta de Literatura Brasileira da UFF. Niteri/RJ - Brasil. 1 GOETHE, Johann W. Fausto: uma tragdia. 1 parte. (trad. Jenny Klabin Segall). So Paulo: Ed.34, 2004. p. 175. 2 Idem. p.177

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. Especial 2, p. 45-54, 2012

45

Flvia Amparo

a capacidade totalizadora que ele almeja, j que sempre haver de ser o mesmo, diante do bem ou do mal, indistintamente. Mefistfeles concede, ironicamente, ao homem o ttulo de Dom Microcosmo, senhor de um pequeno mundo, embora este lhe fuja completamente ao controle. Machado de Assis parece refletir profundamente acerca dessas questes do Macrocosmo e do Microcosmo em seu poema Mundo interior. Assim, faria a oposio entre o mundo exterior e o interior, s que, ao contrrio, esse mundo interno parece ainda mais complexo e abismal; portanto, indevassvel ao olhar do prprio ser.
Ouo que a natureza uma lauda eterna De pompa, de fulgor, de movimento e lida, Uma escala de luz, uma escala de vida De sol nfima luzerna. Ouo que a natureza, - a natureza externa, Tem o olhar que namora, e o gesto que intimida, Feiticeira que ceva uma hidra de Lerna Entre as flores da bela Armida.

O poeta, logo de incio, apontaria duas vises sobre a Natureza, o Macrocosmo, identificadas pela expresso ouo que, ou seja, no o julgamento pessoal que est sendo expresso pelo eu lrico, mas os conceitos formulados pela opinio geral. Na primeira estrofe, apresenta uma viso idealista da natureza, que seria uma definio harmoniosa de que tudo se encaixa no Universo, e de que tudo nele est construdo para equilibrar os seres, do mais mnimo ao mximo: do sol nfima luzerna. Na segunda estrofe, porm, verifica-se uma viso com laivos de pessimismo, que muito se assemelha idia da Natureza-Pandora, que rene bem e mal, que tanto namora quanto intimida. Como no poema Uma criatura, ela pode cingir em seu mago o belo e o monstruoso, ou ainda, ser uma hidra de Lerna junto s flores mais sublimes. Baseando-se nessas duas concepes, o poeta passa a refletir sobre a principal questo do poema: o mundo interior. A partir de ento, os versos vo revelar a experincia do Eu, envolvido num mergulho em sua mais profunda conscincia, at declarar o completo desnorteamento frente ao abismo que descobre em si.
E contudo, se fecho os olhos, e mergulho Dentro de mim, vejo luz de outro sol, outro abismo Em que um mundo mais vasto, armado de outro orgulho, Rola a vida imortal e o eterno cataclismo, E, como o outro, guarda em seu mbito enorme, Um segredo que atrai, que desafia, - e dorme.

Inversamente proporcional, o Macrocosmo estaria refletido no interior do

46

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. Especial 2, p. 45-54, 2012

O Mundo interior de Machado de Assis

homem; portanto, no se consegue chegar a nenhuma convico sobre o exterior e o interior, ambos so abismos, em que o mistrio, o grande mistrio do existir, est encoberto com um vu e longe do nosso discernimento. Nem a mais sbia intuio consegue adentrar esse mundo, embora, como esfinge, ele atraia, desafie, permanecendo inviolvel. como no mito de Maya: o vu da iluso continuamente encobre os olhos dos mortais e lhes faz ver um mundo que no se pode dizer se existe ou no existe, um mundo que se assemelha ao sonho 3. Nada palpvel no poema. O ouo que, no passa de mera hiptese. No entanto, o eu sente, v, intui, todo um universo interior, de vida imortal e eterno cataclismo criao permanente e permanente destruio. A imagem do ntimo assemelha-se a um grande espelho invertido, que reflete no interior do homem a grandeza e o mistrio da natureza externa: no seu mbito enorme, revela, todavia, um abismo ainda mais insondvel. O que Machado parece trazer tona a subjetividade do homem, que domina todo o universo e o submete sua prpria vontade. Nesse ponto, podemos considerar que na acepo machadiana o Macrocosmo uma inveno humana, projetada pela sua prpria iluso. Toda realidade est submetida a essa concepo individual, ideia que cada um traz de si em relao ao mundo. interessante observar que, nas Memrias, o relato do delrio no se apresenta, de fato, como uma experincia de morte de Brs, ou um relato de definitiva passagem de um a outro plano. Lembremo-nos de que ele apenas delira, e, em seguida, retorna ao leito de agonia. Resta a dvida: realidade ou sonho? Quando morre em definitivo, Brs simplesmente no descreve, no fala quase nada desse outro universo, pelo contrrio, vai tratar apenas das experincias que teve no mundo dos vivos. De igual modo, em muitas narrativas, Machado ilustra os enganos do homem em relao ao ambiente que o cerca, empregando diversos elementos para demonstrar essa hiptese. Em Ideias de canrio, por exemplo, usa o pequeno pssaro para ilustrar que o ponto de vista e a opinio se diversificam de acordo com o ambiente em que cada um se encontra. Como o axioma do Dr. Pangloss, de Voltaire, O nariz foi feito para o uso dos culos, o homem cr que tudo ao seu redor foi feito para si e que todo o Universo a ele est submetido. Assim, existem vrias verdades que se adaptam de acordo com a situao que se pretende configurar. Tudo est submetido subjetividade humana, ao Dom Microcosmo. A dvida, por sua vez, um sentimento intrnseco ao homem, que oscila entre razo e vontade, entre o bem e o mal, sem chegar a uma concepo exata do seu prprio Eu. Essa oscilao configura uma marca das personagens machadianas, sempre indecisas em relao realidade que as cerca. Do mesmo modo, a poesia de Ocidentais demarca o
3

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representao. Trad. M.F. S Correia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001. p.14

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. Especial 2, p. 45-54, 2012

47

Flvia Amparo

territrio das vacilaes humanas, que geram eternos suplcios. A ambiguidade da alma humana a principal causa desse desnorteamento. Entre Deus e o diabo, oscila o homem - como Mefisto parece concluir diante da contnua insatisfao de Fausto, que ora se entrega e ora se lamenta pelos resultados:
Tornamos aos confins do vosso entendimento, l, onde a vs mortais, o juzo se alucina. Por que que entraste em comunho conosco, se s incapaz de sustent-la? Almejas voar e no te sentes livres da vertigem? Pois fomos ns que a ti nos impusemos, ou foste tu que te impusestes a ns? 4

Usando a forma ns, Mefisto situa o homem como centro da oposio Deus x diabo, continuamente alternando de crena, mas seguindo unicamente suas prprias convices ou iluses. De igual modo, Machado configuraria esse dualismo do homem no conto A igreja do diabo, e conclui que dificilmente a natureza humana pode optar por um nico lado. O princpio da dubiedade e da contradio ser expresso nos poemas de Ocidentais, tanto nas composies do autor, quanto nas tradues dos clssicos. Em Perguntas sem resposta, por exemplo, Machado trabalha com o princpio da harmonia e do equilbrio clssicos, representado por Vnus (configurada como estrela), em oposio aos discursos da f e da esperana - que no poema parecem gerar dor e sofrimento -, na pessoa de Maria.
Vnus formosa, Vnus fulgurava No azul do cu da tarde que morria, Quando janela os braos encostava Plida Maria. (...) E o corao, que de prazer lhe bate, Acha no astro a fraterna melodia Que natureza inteira d rebate... Plida Maria. Maria pensa: Tambm tu, decerto, Esperas ver, neste final do dia, Um noivo amado que cavalga perto, Plida Maria?

Maria enxerga no astro, assaz distante, um reflexo dos prprios anseios, e chega a chamar Vnus pelo seu nome: Plida Maria. Porm, ao contrrio de plida, sabemos, logo na primeira estrofe, que Vnus fulgura. Alm do distanciamento espacial, h uma oposio marcada entre a palidez de Maria e o brilho de Vnus. Por outro lado, enquanto a primeira preocupa-se com o noivo e com a felicidade, a outra parece indiferente ao destino dos homens. As perguntas da moa ficam sem resposta, embora sua iluso
4

GOETHE. Fausto. Op. cit. p.493.

48

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. Especial 2, p. 45-54, 2012

O Mundo interior de Machado de Assis

tente submeter as coisas ao redor sua subjetividade, ou seja, o microcosmo humano percebe o Macrocosmo como espelho de sua alma, e, assim, tenta impor-se ao divino. O noivo de Maria, entretanto, morre, e toda a expresso de jbilo que a tomava anteriormente transforma-se em tristeza e angstia. Se outrora notou em Vnus o reflexo de seus anseios pelo noivo, outra vez percebe, atravs do filtro da subjetividade, uma expresso melanclica no astro fulgurante, como se ele fosse solidrio aos seus sentimentos.
Quando trs sis passados, rutilava A mesma Vnus, no morrer do dia, Tristes olhos ao alto levantava Plida Maria. E murmurou: Tens a expresso do goivo, Tens a mesma roaz melancolia; Certamente perdeste o amor e o noivo, Plida Maria? Vnus, porm, Vnus brilhante e bela, Que nada ouvia, nada respondia, Deixa rir ou chorar numa janela Plida Maria. 5

O poema Perguntas sem resposta nos remete ao episdio que encerra o romance Quincas Borba, que, por sua vez, um contraponto cena inicial em que Rubio admira a enseada de Botafogo e acredita ser possuidor de tudo o que o cerca, incluindo da paisagem: Olha para si, para as chinelas (...), para a casa, para o jardim, para a enseada, para os morros e para o cu; e tudo, desde as chinelas at o cu, tudo entra na mesma sensao de propriedade. 6 A sensao de propriedade, do ponto de vista material de Rubio na leitura de si e do mundo, equivale interpretao equivocada de Plida Maria em relao estrela, que a sua curta viso tende a interpretar como solidria aos seus sentimentos. Ambas as situaes apontam para a interpretao subjetiva do homem, que submete o Macrocosmo sua iluso de propriedade ou de espelhamento. Na primeira situao, o indivduo assume o papel totalizador, o mundo pertence a mim, enquanto, na outra situao, cr no espelhamento humano/divino: o mundo representa a minha vontade. No Quincas Borba, a cena seguinte marcada pela afirmao do narrador: Que abismo h entre esprito e corao!, frase que se coaduna plenamente com as ideias presentes em Mundo interior. O narrador mergulha na alma de Rubio para colher todas as contradies que nela encontra. Eis o abismo do homem.
5 6

ASSIS, Machado de. Obra completa. 3 vol. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008. p. 573-75. Idem. 1 vol . p. 761.

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. Especial 2, p. 45-54, 2012

49

Flvia Amparo

O ltimo captulo de Quincas Borba apresenta a completa insanidade do personagem que acreditou que tudo poderia possuir, das chinelas ao cu, incluindo a bela Sofia. A mesma concluso do poema Perguntas sem resposta surge nesse trecho final do romance, quando o narrador assim arremata a cena da demncia e da pobreza de Rubio: Eia! Chora os dous recentes mortos, se tens lgrima. Se s tens riso, ri-te! a mesma cousa. O Cruzeiro, que a linda Sofia no quis fitar, como lhe pedia Rubio, est assaz alto para no discernir os risos e as lgrimas dos homens. 7 Como o Cruzeiro diante das dores e alegrias humanas, a Vnus fulgurante deixa rir ou chorar Maria, indiferente ao que o destino lhe reserva. Chegamos mesma concluso de Mefisto: o homem ser sempre o que - Dom Microcosmo-, independente de sua condio material ou de sua cincia. Nenhuma criatura humana pode controlar plenamente a razo ou o sentimento, nem pode definir o seu destino. Tambm a filosofia de Quincas estaria, nessa pgina final do romance, desmentida, juntamente com a ideia de que Humanitas era o universo, atribuindo ao homem uma essncia divina que se distribua e se espelhava em todas as coisas que o cercavam, regendo-as segundo um princpio subjetivo de sobrevivncia.
Humanitas o princpio. H nas cousas todas certa substncia recndita e idntica, um princpio nico, universal, eterno, comum, indivisvel e indestrutvel, - ou, para usar linguagem do grande Cames: Uma verdade que nas cousas anda, Que mora no visbil e invisbil Pois essa substncia ou verdade, esse princpio indestrutvel que Humanitas. Assim lhe chamo, porque resume o universo, e o universo o homem.8

Seguindo a filosofia de Quincas, esse papel divino dado ao homem subverte o princpio cristo, ao atribuir a Humanitas um perfil messinico, de sacrificar um determinado ser pelo bem da coletividade. A equiparao de Humanitas ao Salvador feita de maneira oblqua por meio da citao de versos camonianos. O trecho integra a Elegia XI, do bardo portugus, em louvor a Cristo: Um saber infinito, incompreensvel/ Uma verdade que nas cousas anda/ Que mora no visbil e invisbil./ Esta potncia, enfim, que tudo manda,/ Esta Causa das causas revestida,/ Foi desta nossa carne miseranda.9 Portanto, segundo a filosofia de Quincas, no a centelha divina que se espalha em todo o universo, visvel e invisvel, mas sim a vontade humana que se projeta em cada indivduo para garantir a sobrevivncia da espcie. No importa, pois, que uma criatura esteja se extinguindo, e sim que outro ser leve adiante o princpio de resistncia e permanncia da humanidade.
7 8 9

Idem. 1 vol. p. 928 Idem. Cap. VI. p. 766 CAMES, Lus de. Obras de Lus de Cames. 3 vol. Lisboa: Imprensa Nacional, 1861

50

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. Especial 2, p. 45-54, 2012

O Mundo interior de Machado de Assis

A iluso de Quincas Borba a mesma de Rubio, supor que todo o Universo est submetido ao homem. O que Machado pretende mostrar a indiferena desse Cosmo diante dos anseios humanos. Ambos os personagens so destrudos por sua filosofia, ou melhor, seguindo a etimologia da palavra: FILO-SOFIA. O primeiro, abraando uma teoria cientfica, de aparente enriquecimento do esprito - paixo pelo saber; Rubio, na sua busca pela satisfao do corpo, seguindo o desejo que mostrara desde o incio - paixo por Sofia. Conclui-se que nem a cincia, nem os desejos materiais podem elevar o homem a essa posio superior, ao almejado cu do Ideal. Nem corpo, nem esprito, encontram a plenitude almejada, como podemos tambm verificar no Fausto: nem cincia, nem Margarida, nem poder algum podem redimir o homem, calar a dor ou suprir esse desejo de totalidade que tenta alcanar em seu Mundo interior. Em Quincas Borba, o microcosmo humano est em constante luta com o macrocosmo divino. No captulo XLVI, a cena do mendigo desafiando o cu prefigura todas as intricadas relaes humanas do romance e revela que o desejo do homem abarca muito mais do que ele pode possuir, produzindo uma constante insatisfao.
Olhavam-se numa espcie de jogo do siso, com certo ar de majestades rivais e tranquilas, sem arrogncia, nem baixeza, como se o mendigo dissesse ao cu: - Afinal, no me hs de cair em cima. E o cu: - Nem tu me hs de escalar.10

O olhar desafiador do homem, mesmo em condies extremamente desfavorveis, tenta abranger a superioridade do universo. Desse modo, no achando resposta para as suas indagaes e sofrimentos, o indivduo usa o discurso racional para iludir a si mesmo quanto s prprias limitaes. A desiluso humana aparece tambm em outros poemas de Ocidentais, principalmente nas tradues de O corvo, de Poe, e do monlogo To be or not to be, de Shakespeare. Ao que parece, Machado no s formulava sua filosofia na escrita da poesia, mas traava o roteiro da tradio literria acerca dos temas universais. No poema de Poe, observamos a mesma configurao fustica: um homem que busca no saber ou no misticismo sua verdadeira face ou o desvendar dos segredos da vida. Assim, no interior do quarto, onde o busto da Sabedoria (Palas) orna a parede, o homem interroga o pssaro negro, mas suas indagaes resultam em uma resposta repetitiva, cada vez mais vazia e angustiante: nunca mais. O eu lrico de Poe assemelha-se ao Fausto, de Goethe, cercado pelos livros, laudas antigas, refletindo sobre velhas doutrinas no seu quarto de trabalho.
ASSIS, Machado de. Obra completa. 1 vol. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008. p. 678.

10

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. Especial 2, p. 45-54, 2012

51

Flvia Amparo

Em certo dia, hora, hora Da meia noite que apavora, Eu, caindo de sono e exausto de fadiga, Ao p de muita lauda antiga, De uma velha doutrina agora morta, Ia pensando, quando ouvi porta Do meu quarto um soar devagarinho. (...) Eu, ansioso pelo sol, buscava Sacar daqueles livros que estudava Repouso, em vo, dor esmagadora Destas saudades imortais Pela que ora nos cus anjos chamam Lenora, E que ningum chamar mais. (...) Supus ento que o ar, mais denso, Todo se enchia de um incenso, Obra de serafins que, pelo cho roando Do quarto estavam meneando Um ligeiro turbulo invisvel; E eu exclamei ento: um Deus sensvel Manda repouso dor que te devora Destas saudades imortais.11

A resposta do corvo, ao contrrio do que o poeta deseja, no vem trazer alento ao corao, apenas resulta num eco que ressoa na conscincia, anulando toda a sabedoria ou esperana depositada no homem: Nunca mais. De incio, tenta crer que a Providncia Divina que o procura para aliviar-lhe as dores, mas, diante da resposta, suplica ainda mais aflito: Ave ou demnio que negreja,/ Profeta ou o que quer que sejas!. Deus ou um ente maligno, no importa, o homem apenas deseja uma resposta para suas incertezas, mas, como no poema machadiano, no pode desvendar um segredo que atrai, que desafia e dorme. J o conhecido solilquio de Hamlet, ser ou no ser, d continuidade questo existencial. O personagem smbolo da impotncia humana diante do vasto universo, que ora conspira, ora se mostra indiferente. Mais do que isso, Hamlet representa a conscincia plena de que o riso ou o choro so a mesma coisa, vingar-se ou no da morte do pai no resulta em proveito ou perda. A personagem, portanto, se recusa a seguir o plano da existncia, rejeita o papel de homem e vaga pelas margens da vida, como o defunto-autor machadiano. Nietzsche, em O nascimento da tragdia, compararia a personalidade de Hamlet ao indivduo dionisaco, mostrando que, nas duas situaes, teramos um sujeito que reconhece a inutilidade de se ajustar, ou de compreender um mundo fora do eixo, a comear pela natureza contraditria do indivduo.
11

ASSIS. Obra completa. 3 vol. Op. cit. p. 569-73.

52

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. Especial 2, p. 45-54, 2012

O Mundo interior de Machado de Assis

Nesse sentido, o indivduo dionisaco assemelha-se a Hamlet: ambos tm viso profunda, que lhes permite enxergar a verdadeira essncia das coisas; ambos adquiriram conhecimento, e a nusea decorrente inibe-lhes a ao; e qualquer ao da parte deles seria incapaz de alterar a eterna natureza das coisas; consideram ridculo ou humilhante, o fato de serem chamados a corrigir um mundo que est fora de eixo. O conhecimento aniquila a ao; a ao depende dos vus da iluso: eis a doutrina de Hamlet.12

Hamlet, portanto, um dos personagens que atingem o mago da problemtica existencial do homem; assim, ele mesmo assume o perfil da indiferena, recusando-se a encenar o papel que o grande teatro da vida lhe impe, arrancando definitivamente o vu das iluses. Distancia-se, pois, da cena e s retorna para dar fim ao tedioso espetculo humano, como faz Prometeu no poema de Machado: acabara o suplcio e acabara o homem. No caso do personagem shakespeariano, era preciso cerrar o pano para o definitivo aniquilamento do ato. Shakespeare foi um dos autores a problematizar a realidade partindo de um filtro de conscincia individual, revelando que a natureza dupla (ou mltipla) do homem o leva irreversivelmente contradio. Assim, lemos na traduo de Machado a sntese da condio humana, delineada pelo personagem de Shakespeare:
(...) Quem ao peso De uma vida de enfados e misrias Quereria gemer, se no sentira Terror de alguma no sabida coisa Que aguarda o homem para l da morte, Esse eterno pas misterioso Donde um viajor sequer h regressado? Este s pensamento enleia o homem; Este nos leva a suportar as dores J sabidas de ns, em vez de abrirmos Caminho aos males que o futuro esconde, E a todos acovarda a conscincia. Assim da reflexo luz mortia A viva cor de deciso desmaia; E o firme, essencial cometimento, Que esta idia abalou, desvia o curso, Perde-se, at de ao perder o nome.13

O mundo interior do homem abriga o maior dos abismos. A questo principal da natureza humana envolve o sentido primordial do ser e do no ser. Segundo o pensamento shakespeariano, sem conhecermos o curso da existncia e o que nos espera
12

13

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragdia. Apud: BLOOM, Harold. Shakespeare: a inveno do humano. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 491. ASSIS. Obra completa. 3 vol. Op. cit. p. 576.

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. Especial 2, p. 45-54, 2012

53

Flvia Amparo

no devir, estamos sujeitos ao poder subversivo e persuasivo da nossa conscincia, que nos induz a sobreviver e a resistir. O homem luta por quimeras e, enfim, percebe que seu objeto de desejo no passa de nulidade, que ele, ainda assim, abraa com a avidez de um incomensurvel desejo. Talvez o mesmo desejo descrito no delrio de Brs Cubas, que se revela por meio do olhar fascinado do personagem contemplando seu ltimo suspiro de vida. Mas eis que Pandora, assim como Mefistfeles, reafirma a desproporo entre a restrita natureza humana e seus anseios ilimitados: Grande lascivo, espera-te a voluptuosidade do nada.

Artigo recebido em: 31 jul.2012 Aceito para publicao em: 20 ago. 2012

54

VRTICES, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.14, n. Especial 2, p. 45-54, 2012

You might also like