You are on page 1of 9

Mato Grosso: Imprio (1822-1889) 1.

Perodo Regencial: Rusga Causa: disputa pelo poder entre o Partido Liberal ( Sociedade Zelosos da Independncia) e o Partido conservador ( Sociedade Filantrpica) Presidente da provncia: Antonio Correa da Costa. Lder: Joo Poupino Caldas Caractersticas da revolta: Xenofobia ( lusofobia), participao popular, pobreza, misria, existncia do latifndio, falta de participao poltica, discriminao racial e social. Represso: Antonio Pedro de Alencastro ( presidente da Provncia de Mato Grosso) 2. Segundo Reinado: Guerra da Trplice Aliana (1865-1870) a)Causas: disputa pela hegemonia entre os pases platinos; expanso do imperialismo ingls ( Livre Navegao da bacia Platina) b)Episdios importantes: Aprisionamento do navio Marqus de Olinda (Frederico Carneiro de Campos) Formao da Trplice Aliana (Brasil, Uruguai e Argentina) Invaso a Corumb (Bloqueio da Bacia Platina) Em 1867, ocorreu a retomada de Corumb (vitria das foras brasileiras): decadncia do Paraguai. c) Consequncias da guerra para Mato Grosso: Reabertura da bacia Platina, surgimento de uma burguesia que se dedicava ao comercio de importao e exportao, surgimento das Casas Comerciais, destaque para os portos de Cuiab, Corumb e Cceres, imigrao de paraguaios, aumento do territrio mato-grossense. 3. Economia Mato-grossense a) Cana de Accar (segunda metade do sculo XIX): Principais usinas: Itaici, Flexas, Maravilha, Conceio, Ressaca Mo de obra: Trabalho Assalariado baseado em produo ( Camaradas). Tratamento escravista Mercado: Interno e externo Escoamento: bacia Platina

Decadncia: Governo Vargas b) Poaia, Ipeca, Ipecacuanha (segunda metade do sculo XIX) rea de extrao: oeste de Mato Grosso perodo de Extrao: chuvas mo de obra: Trabalho assalariado baseado em produo. Escoamento: bacia Platina Mercado: Externo ( Europa); na dcada de 1940 passou a atender tambm o mercado interno. c)Erva-Mate ( a partir de 1870) rea de extrao: sul de Mato Grosso Empresa : Companhia Mate Laranjeira. Em 1902, a empresa mudou a sua razo social para Laranjeira, Mendes e Companhia. Mo de obra: Trabalho assalariado baseado em produo (mineros). Tratamento escravista Polcia da Mate: comitiveros Mercado :Externo ( principal: Argentina) e interno. Escoamento: bacia Platina Decadncia: Governo Vargas d)Borracha (1870) Extrao: Seringueira ( vale amaznico), e mangabeira (afluentes do rio Paraguai) Perodo de extrao: seca Mo de obra: trabalho assalariado baseado em produo (principalmente nordestinos) Escoamento:bacia platina e estrada de Ferro Madeira- Mamor e) Pecuria: Principal produtor : Cceres Produtos da pecuria:charque, caldo de carne, couro, crina e o sebo. Mo de obra: vaqueiro trabalho livre Mercado: pases platinos e as demais provncias brasileiras

Escoamento: bacia Platina, e Estrada de Ferro Noroeste do Brasil A pecuria desenvolveu a indstria de charque em Mato Grosso, sendo uma das mais importantes, a Usina de Descalvados, localizada em Cceres.

Exerccios de Fixao; 1) Um dos mais violentos episdios da histria de Mato Grosso ficou conhecido como A Rusga, que explodiu no contexto da independncia e da constituio do Estado basileiro, processo que se estendeu pelo Primeiro Reinado (1822-31) e pelo perodo regencial (1831-40). Denominada por alguns de a Noite de So Bartolomeu da Histria Mato-Grossense, A Rusga correspondeu ao a) choque de interesses entre naturais da provncia e forasteiros, sobretudo paulistas, que para ela convergiam em busca do ouro. b) confronto entre brasileiros de Mato Grosso e portugueses, sendo estes identificados como estrangeiros que j haviam explorado em demasia as riquezas locais. c) movimento de insurreio promovido pelos escravos de origem africana, que fundaram, pouco antes, em Mato Grosso, o maior quilombo que o Brasil conheceu. d) levante indgena na regio do Guapor, o qual obrigou D. Pedro I a decretar a interveno imperial no governo da provncia de Mato Grosso. 2) Durante o Segundo Reinado, com a consolidao de um projeto poltico nacional aps os conturbados anos da dcada de 30 do sculo XIX, o Brasil ampliou sua projeo externa e esteve envolvido em vrias questes importantes no plano internacional, principalmente na regio da Bacia do Prata. Sobre a poltica externa do Segundo Reinado para essa regio, correto afirmar: A) Foi negociado o fim da Guerra da Cisplatina. B) O Brasil subjugou a Argentina na guerra contra Aguirre. C) Foi celebrada uma aliana com o Paraguai para conter a expanso uruguaia. D) O Brasil promoveu a paz na regio. E) Foi criada a Trplice Aliana contra o Paraguai. 3) ) Durante a Regncia, o mdico Sabino Vieira ficou exilado (degredado) em Mato Grosso, na fazenda Jacobina (Cceres), cumprindo pena pelo crime de rebelio. Qual movimento poltico de que ele participou?

A) Cabanagem.

B) Sabinada.

C) Balaiada.

D) Marujada.

E) Rusga 4) Em 1834 eclodiu em Cuiab, o movimento social denominado de rusga. Com relao a esse movimento social, valido afirmar: a)foi resultante da insatisfao das camadas populares, devido a aprovao do Ato Adicional. b) foi organizada pelos liberais radicais, que defendiam o federalismo e os princpios democrticos. c) havia um forte sentimento de xenofobia, especialmente com relao aos adotivos estabelecidos na Provncia. d) o movimento social ficou restrito a Cuiab, pois no restante da provncia o movimento foi controlada facilmente pela Guarda Nacional. e) ocorreu durante o Segundo Reinado e refletiu a insatisfao das elites e das camadas populares em virtude do excesso de centralizao.

5) Com relao ao contexto da Guerra da Trplice Aliana, assinale a alternativa incorreta: a) Em 1865, aps a aprisionamento do navio brasileiro Marques de Olinda,Brasil, Argentina e Uruguai formaram a Trplice Aliana com o objetivo de vencer as tropas paraguaias. b) A poltica expansionista de Solano Lopes representava uma ameaa aos interesses dos pases platinos.

c) Solano Lopes invadiu o Corumb provocando o bloqueio da bacia Platina isolando a Provncia do restante do pas. d) Durante a Guerra ocorreu uma escassez de alimentos na Provncia, que foi solucionada com a entrada da Uruguai na Guerra. e) Em 1867 uma violenta epidemia invadiu a cidade de Cuiab levando o governo provincial a edificar o cemitrio de Nossa Senhora do Carmo.

Exerccios complementares 1) Quanto Rusga, revolta que se desenvolveu em Mato Grosso durante a Regncia, pode-se afirmar. a. Foi composta majoritariamente pelos Caramurus, grupo poltico que desejava o retorno de Dom Pedro I e a volta do Brasil condio de colnia. b. Havia uma forte articulao dos revoltosos com movimentos semelhantes que se desenvolviam no Par, na Bahia e no Rio Grande do Sul. c. Foi um movimento popular, tendo sido plural em suas reivindicaes, como a defesa da abolio da escravatura. d. Os liberais radicais, liderados por Poupino Caldas, desejavam, com a Rusga, expulsar da provncia e exterminar o poder dos grandes comerciantes, proprietrios de terras e de escravos. e. Foi organizada pela Sociedade dos Zelosos da Independncia, composta por elementos da elite burocrtica, profissionais liberais e componentes da Guarda Nacional. 2) Trezentos anos depois da morte de Zumbi, lder do movimento negro do Quilombo dos Palmares, em Pernambuco, as atenes se voltam para a situao dos ncleos rurais espalhados pelo Pas, onde vivem populaes remanescentes de quilombos. Existem grupos j identificados vivendo at mesmo no interior da Amaznia, e outros espalhados por vrios municpios dos Estados do Maranho, Sergipe, Bahia, Gois, Mato Grosso, So Paulo e Minas Gerais. (WWW.ambientebrasil.com.br). O fragmento de texto acima enfatiza as populaes remanescentes de quilombos em todo o Brasil. Com relao escravido em Mato Grosso, assinale a alternativa incorreta. a) O quilombo do Piolho era formado por negros, ndios cabixis, homens pobres e desertores.

b) Os quilombos possuam uma economia de subsistncia produzindo alimentos bsicos, tecidos, e cermica. c) Joo de Albuquerque fundou na regio do Guapor, a Aldeia da Carlota. A criao dessa comunidade demonstra o interesse do governo portugus em proteger a fronteira oeste ainda ao final do sculo XVIII. d) O quilombo do Cansano localizava-se em Chapada dos Guimares, e no perodo da guerra do Paraguai, os seus moradores representavam uma ameaa as autoridades policiais e a populao de um modo geral. e) Os capites-generais com o intuito de combater os quilombos muitas vezes contrataram expedies como a dos sertanistas de contrato. 3) A respeito dos quilombos em Mato Grosso, julgue as corretas: ( )O quilombo do Piolho era composto por negros, ndios cabixis e desertores da Guerra do Paraguai. ( )O quilombo do Rio do Manso localizava-se em Chapada dos Guimares e denominado na historiografia regional tambm de Cansano. ( ) Os quilombos, geralmente possuam uma economia voltada para a subsistncia, e a propriedade da terra era coletiva, o que permite afirmar que essas comunidades eram fortemente influenciadas pelo socialismo. ( )A Aldeia da Carlota criada por Luis de Albuquerque era formada de negros idosos, que em troca da liberdade deviam defender o territrio para Portugal. A seqncia correta : a)F,V,F,V. b)F,F,V,V. c)V,V,V,V. d)V,F,V,F. e)F,V,V,F. 4) ) Em 1864, as tropas paraguaias prenderam o navio brasileiro Marques de Olinda. Esse episdio assinalou o incio da Guerra do Paraguai. A respeito deste conflito blico e das suas conseqncias para a Provncia de Mato Grosso, assinale a alternativa correta; a)A invaso de Solano Lopes em Cuiab gerou um clima de insegurana. b)Atualmente a historiografia brasileira unnime em apontar que a guerra estava relacionada a expanso do imperialismo ingls.

c) Durante esse conflito blico, Corumb foi assolada por uma violenta epidemia de clera, que dizimou parte significativa das foras brasileiras. d)A populao da provncia, ao iniciar a guerra ficou isolada das demais provncias brasileiras, foi acometida por um violento surto de varola e pela fome. e)Ao findar a guerra, a provncia de Mato Grosso perdeu parte do seu territrio para o Uruguai. 5) Durante a guerra entre o Paraguai e a Trplice Aliana (1864-1870), algumas regies da antiga Provncia de Mato Grosso foram atacadas pelas tropas de Solano Lopes. Essas tropas causaram prejuzos materiais e baixas na populao local. Aponte a regio que no foi invadida pelos paraguaios: a) Corumb b) Cuiab c) Forte de Coimbra d)Miranda e) Nioaque 6) muito conhecida a frase atribuda ao poltico pernambucano Holanda Cavalcanti que diz: Nada mais se assemelha a um saquarema que um luzia no poder. A frase acima denota o comportamento poltico no Brasil durante o Imprio. No perodo regencial essa disputa poltica travada entre os liberais e conservadores acabaram promovendo revoltas em muitas provncias. Em Mato Grosso, a rivalidade entre liberais e conservadores acabou provocando;
a) b) c) d) e)

Rusga Setembrada Caetanada Massacre da Baa do Garcez Farroupilha 7) A guerra entre o Paraguai e a Trplice Aliana (1864-1870) tem sido considerada por muitos historiadores como um divisor de guas na Histria de Mato Grosso do Sul, o antigo Sul de Mato Grosso, tendo em vista que, com o final do conflito e a vitria dos aliados, ocorreram profundas transformaes no setor econmico da regio. No que diz respeito aos acontecimentos posteriores guerra, correto afirmar que a) a livre navegao pelo rio Paraguai favoreceu o desenvolvimento do comrcio fluvial de Mato Grosso. b) a imigrao de grandes comerciantes e industriais judeus foi fator decisivo para o desenvolvimento de Cuiab da regio.

c) Corumb, cidade sul-mato-grossense, perdeu a sua importncia econmica sendo superada por Campo Grande. d)couros, solas, carne-seca e ipecacuanha foram alguns dos principais produtos exportados para outras reas da Bacia amaznica. e) o governo imperial brasileiro passou a dar mais ateno Provncia de Mato Grosso, criando leis, incentivos para promover o desenvolvimento industrial da regio.

8) A guerra da Trplice Aliana trouxe muitas transformaes para Mato Grosso. Com relao a essas mudanas, assinale a alternativa incorreta.

a)Em 1870, com o fim da guerra ocorreu a reabertura da bacia Platina. b) Os portos de Corumb, Cceres e Cuiab passaram a exportar produtos do extrativismo vegetal e produtos da pecuria aos pases platinos e as provncias brasileiras. c) Com a reabertura da bacia Platina, Casas de Comercio surgiram nas cidades porturias como Corumb, Cuiab e Cceres. d) Mato Grosso perdeu parte do seu territrio ao final do conflito armado. e) Ocorreu uma migrao dos paraguaios para Mato Grosso procura de uma vida melhor. 9) Com a reabertura da bacia Platina, Mato Grosso tornou-se um importante produtor e exportador de erva mate. A respeito dessa economia extrativista, assinale a alternativa correta.

a)A erva mate era nativa da regio oeste de Mato Grosso. b)A mo-de-obra utilizada na extrao do mate foi a do africano. c)O principal comprador de mate era a Bolvia. d) A Companhia Mate Laranjeira praticamente detinha o monoplio na extrao do mate em Mato Grosso. e) Aqueles que trabalhavam na extrao do mate eram chamados de camaradas.

10) A poaia conhecida cientificamente como Cephalis ipecacuanha foi um dos principais produtos da economia mato-grossense a partir de 1860. Sobre a poaia correto afirmar que:

a)O produto atendia a demanda do mercado interno e externo. b) O produto era extrado no oeste da Provncia somente no perodo das secas. c)A ipeca era nativa da regio de Cceres, Barra dos Bugres, Vila Bela e Cuiab. d) A poaia era encontrada somente em Mato Grosso. e) O produto era escoado em chatas, botes, bateles ou lanchas s provncias do sudeste visando atender a indstria de remdios. Gabarito das complementares: 1.E 2.A 3.A 4.E 5.B 6.A 7.A 8.D 9.D 10.C

You might also like