You are on page 1of 15

1

EC-50
MANUAL

NDICE

1. Informao Geral. 2. Diagrama do Sistema. 3. Alarmes. 4. Especificao Tcnica. 5. Diagrama de pinos e conectores. 6. Sensores. 7. Instalao. 8. FAQ. 9. Anexo I Normas Aplicveis. 10. Garantia.

EC-50 Sistema de monitoramento

Manual de Operao
1. Introduo.
EC-50 um sistema de monitoramento eletrnico para tanques de combustvel subterrneos. Foi desenvolvido para ser usado com gasolina, leo diesel e lcool. Em sua configurao padro, indica a ocorrncia de vazamento em um ou mais pontos onde os sensores foram instalados. A varredura dos sensores nos canais de entrada ininterrupta. As principais caractersticas do modelo EC-50 so: Fcil instalao e manuteno modular. Console de montagem vertical, na parede. Display luminoso para indicao do nmero do sensor. Canais de entrada opticamente isolados. Possibilidade de monitorar at 4 pontos de leo combustvel Alarme sonoro (buzzer). Alarme visual (flash de led de alta visibilidade). Funcionamento plug-and-play, sem necessidade de programao. Proteo intrnseca assegurada com o uso de barreira galvnica. Alimentao 120V/240V. Ver observao a seguir.

K EC-50 configurado de fbrica para operar em 120V, mas a instalao poder ser feita tanto em 120V quanto em 240V, uma vez que o estabilizador bi-volt item obrigatrio.

2. Diagramas do Sistema
Sistema.

EC-50 um sistema para monitoramento de tanques de combustveis subterrneos de parede dupla, e cmaras de conteno, sendo compatvel com gasolina, leo diesel e lcool combustvel. Os sensores que detectam o vazamento so instalados dentro da tubulao que d acesso aos interstcios, e nos sumps de bombas, etc, e so acionados na presena do combustvel. As Fig. 3A e 3B mostram onde ficam posicionados os sensores de sump SS e insterstcio SI. As Fig. 3C e 3D mostram os diagramas com cortes vazados dos sensores posicionados no sump e tanque. A ocorrncia faz disparar no console, um alarme sonoro (buzzer), e um alarme visual (flash de led de alta luminosidade). tambm ativado um rel de sada (opcional para o EC-50) que permite o alarme remoto (por sirene ou ligado a um micro-computador).

3
Sensor

Os sensores so chaves de acionamento magntico, intrinsecamente seguras, e posicionadas nos pontos a serem monitorados (Fig. 1). So ligadas ao console por dois fios, por onde circula constantemente uma corrente de baixa magnitude, o que permite um teste efetivo da continuidade dos cabos. Em caso de vazamento, a chave fechada e ativa os canais de entrada do painel de controle, compostos de dispositivos pticos. O acabamento externo feito em plstico, sendo que o sensor de sump tem uma base mais larga para facilitar o posicionamento na cmara. Para garantir a segurana intrnseca do sistema, uma barreira galvnica instalada entre cada sensor e seu respectivo canal de entrada.

Fig. 1 Sensor
Sensor Sump Sensor Interstcio

Barreira Galvnica

A barreira galvnica instalada entre cada conjunto sensor e canal de entrada do painel de controle, garante que a segurana intrnseca do conjunto est assegurada (Fig. 2). Ver as caractersticas em especificao tcnica.

Fig.2. Barreira Galvnica.

Fig.3A. Ilustrao com posicionamento do sensor de sump SS.

Bomba de combustvel

Vista lateral do sump de bomba com sensor SS instalado

SUMP de bomba

4
Fig. 3B. Ilustrao com posicionamento do sensor de interstcio SI.

O console do EC-50 recebe o sinal dos sensores atravs das barreiras galvnicas certificadas

Tubulao em ao galvanizado leva os cabos dos sensores unidade seladora e caixa de passagem

Tubulao que d acesso ao interstcio

Tanque de parede dupla

Tanque primria em ao carbono

Tanque secundrio em fibra de vidro

Sensor de interstcio SI fica posicionado no fundo.

5 Fig.3C. Diagrama com posicionamento do sensor de sump SS.

6 Fig.3D. Diagrama com posicionamento do sensor de interstcio SI.

7
Painel do Console.

O painel do console (Fig. 4) do EC-50 de membrana sobre uma base de policarbonato, onde esto os visores dos leds de alarme, e dos leds numricos.
Led de alarme que pisca Leds que indicam o nmero do canal disparado

Led que indica cabo aberto

Led verde Ligado

Fig.4. Painel do console.


Os leds indicadores do console so: Led de alarme so dois leds azuis de alta luminosidade, que comeam a piscar assim que o alarme disparado, e permanecem assim at que o reset pressionado. Led Nmero do sensor Led vermelho de alto brilho que indica o nmero do sensor que disparou. Permenece ligado a menos que o boto de reset seja pressionado e/ou o motivo do alarme tenha sido resolvido. Led Ligado Led verde de alta luminosidade que indica que o aparelho est ligado. Led cabo - Leds vermelhos que juntamente com os leds de alarme indica que o cabo de algum dos sensores pode estar aberto. Se isso ocorrer, verifique na entrada de bornes (compartimento onde so ligados os cabos dos sensores) que todos os leds vermelhos devem estar acesos. Se algum estiver apagado, deve ser verificado o cabeamento e o sensor ligado a esse canal.

8
K 1. importante observar que a condio de alarme visual indicado pelos led no painel do console s desativada pelo reset, se a causa do disparo foi resolvida. Caso o alarme continue disparando aps o reset, necessrio verificar a indicao de vazamento. K 2. O alarme sonoro (buzzer) acionado no momento do disparo do sensor, e permanece ligado durante 45 segundos, quando se desliga automaticamente. Se o reset acionado e a condio de vazamento persiste, o alarme sonoro ser disparado novamente.

3. Alarme.
Os alarme disponvel no EC-50 local. No console, como vimos em Painel, disparado um alarme sonoro (buzzer) com durao de 45 segundos, e desligamento automtico, e um alarme visual (leds azuis), que ficam piscando at que reset seja acionado e o motivo do disparo (suposto vazamento), seja resolvido. Esses dois alarmes so de alcance local, na proximidade do console.

4. Especificao Tcnica.
Especificao do console.

Caixa de poliuretano (ver abaixo). Painel de membrana aplicado em base de policarbonato. Canais de entrada opticamente isolados: 9 sensores para leo Sensor com bia magntica, intrinsecamente seguro. Alarme sonoro (buzzer) de 45 segundos. Alarme visual por flash de leds de alta luminosidade. Especificao eltrica. Entrada de 120V configurada de fbrica. obrigatrio o uso de estabilizador bi-volt 120V/240V de entrada e sada 120V. Fusvel de alimentao de controle e alarme: 150mA. Isolao do circuito ptico de entrada: 7500V. Rel de sada: 120V @ 0,5 A mximo. (opcional) Potncia mxima: 25W Especificao da Barreira Galvnica. Modelo: KMV 121/122 EXTERNA ou KD22T INTERNA Normas aplicveis: NBR 9518/97 NBR 8447/89 Certificado de conformidade: CEPEL-EX-014/98 Especificao da Caixa Poliuretano.

< Resistncia qumica: cido frmico: 50% cido actico: 50% cido lcteo: 80% cido sulfrico: 50% cido ntrico: 10%

< Propriedades do material: Limite de temperatura para manu Resistividade superficial: > 10**1 Impacto suportado (20" C): 40KJ Dieltrica: 100KV/mm - ISO 243 Absoro de gua 24h / 23" : < Condutividade trmica: 0,17W/m

9
Diagrama da posio da chave liga/desliga, reset, e tampa de acesso aos bornes. Fig.6.

Liga / Desliga Reset do alarme

Tampa de acesso aos bornes


Fig.6. Indicao das chaves no console.

Chave liga/desliga chave gangorra de alta durabilidade para ligar/desligar a rede de alimentao ao transformador de entrada. Reset do alarme chave do tipo normalmente fechada, que interrompe o circuito de alarme, desarmando-o. Se o vazamento que motivou o alarme no foi resolvido, ocorrer novo disparo. Tampa de acesso aos bornes presa por dois parafusos. Quando removida, permite o acesso ao interior da caixa, diretamente sobre a placa de bornes dos canais de entrada, e tambm do rel de sada.

5. Diagrama de pinos e conectores. Placa de bornes.

Esquema de orientao dos pinos na placa de bornes.

Cada sensor ligado entrada de bornes por dois fios (sem polaridade). Na imagem acima os nmeros indicam a posio onde cada par de cabos deve ser parafusado.

6. Sensores
Os sensores usados so de chave magntica, com contato seco. O tipo utilizado normalmente aberto, com resistor em paralelo, permitindo o teste de continuidade dos cabos (Fig. 7).

10
Chave NA normalmente aberta

Ao Canal de Entrada

Fig. 7 Esquema do Sensor


Os dois cabos de sada do sensor so interligados ao respectivo canal de entrada. Um circuito de teste de continuidade presente na placa de bornes de entrada, atravs de leds de alta sensibilidade, por onde circula uma baixa corrente. Quando ocorre um vazamento nos interstcios ou sumps de bomba, o combustvel aciona uma bia magntica que fecha a chave. O aumento de corrente no canal ptico de entrada, dispara ento os alarmes. As chaves so do tipo contato seco, portanto com segurana intrnseca por ser aparato simples.

Para garantir a segurana intrnseca do sistema, uma barreira galvnica est instalada entre cada sensor e seu respectivo canal de entrada. Verifique na especificao da barreira a correta configurao para que o teste de continuidade seja realizado todo o tempo.

7. Instalao. (ver informao completa no manual de instalao) TODA A INSTALAO DEVE OBRIGATRIAMENTE SER FEITA POR PESSOAL K CREDENCIADO PELO FABRICANTE. A NO OBSERVNCIA IMPLICA EM PERDA DA GARANTIA E EXCLUSO DA SEGURANA NORMATIVA APLICADA A INSTALAES EM AMBIENTES EXPLOSIVOS.
A instalao do monitoramento de vazamento comea pelos sensores e cabos. Os sensores de interstcio e cmaras de conteno devem ser posicionados, e os cabos de interligao para o console devem ser passados pela tubulao de ao galvanizado. Os detalhes desse procedimento devem ser vistos no Manual de Instalao. Todos esses passos devem ser realizados com o console do monitor EC-50 desligado e fora da rede de energia eltrica. Uma vez cumprida a etapa de passagem de cabos e colocao dos sensores, o monitor deve ser instalado em uma rea, fechada e coberta, para ficar livre da ao do tempo. Sua montagem vertical, fixo em uma parede livre. Escolha uma parede prxima a uma caixa de sada dos cabos de sinal que vem dos sensores. Deve tambm haver uma tomada de trs pinos (com terra de boa qualidade) segundo a norma ABNT (ver Figura 8) para conectar o estabilizador. O console fixado na parede com buchas e parafusos (a Figura 12 tem um diagrama dessa fixao). Os pares de cabos que vem dos sensores so ento conectados s entradas correspondentes das barreiras galvnicas certificadas (rea

11
de segurana intrnseca). Os pares de cabos devem ser numerados com marcadores para facilitar a identificao. Siga estritamente a norma em relao separao dos cabos de entrada e sada de sinal na rea das barreiras, que obriga entradas e sadas separadas fisicamente. As sadas das barreiras so ento conectadas placa de bornes do console, Respeitando a numerao dos canais (sensor 1 no canal de entrada 1, e etc). Uma vez que todos os pares de cabos vindos das barreiras foram conectados ao console, ele pode ento ser ligado rede. Ligue o cabo de fora ao estabilizador bi-volt, e conecte esse ltimo rede eltrica (110 ou 220V). Ligue o estabilizador e observe o led indicador de energia. Ligue ento o console do EC-50 e observe o led verde que indica fonte ligada. Em condio normal, sem vazamentos, o display fica apenas com o led verde aceso. Os sensores podem ser testados um a um, fazendo disparar o alarme e verificando se o nmero correspondente aparece no display. Um alarme visual (leds piscando) tambm ocorre, alm do apito do buzzer, que dura aproximadamente 45 segundos. Essa condio de alarme permanece at que a ocorrncia que provocou o disparo seja resolvida, e o console seja resetado.

<

Alimentao

O console de controle alimentado por 120V @ 60Hz, configurado durante a fabricao. Como muitas instalaes trabalham com 220V, o estabilizador OBRIGATRIO fornecido sempre bi-volt na entrada (120V/240V), com sada 120V. O estabilizador e garante maior imunidade a rudos e flutuaes na rede (para evitar falso alarme). Do mesmo modo, a norma exige a instalao com o terceiro pino (terra), para garantir a segurana do equipamento e da instalao. A instalao eltrica da rede deve seguir as normas NBR. Veja a orientao dos pinos da tomada de alimentao, conforme a Fig. 8 .

FASE NEUTRO TERRA


Fig.8. Orientao dos pinos da tomada de alimentao.

<

Sensores

Os sensores devem ser instalados dentro do tanque, no interstcio dos tanques de parede dupla, ou sump de bombas. Deve obrigatoriamente ser instalado por pessoal credenciado, obedecendo as normas NBR para instalaes eltricas em ambiente explosivo. Os cabos de sada dos sensores sero ligados diretamente barreira galvnica. Verifique o diagrama da barreira para codificar corretamente o tipo de chave usado nos sensores.

12 <

Barreira Galvnica
Preparao dos cabos.

Os cabos devem ser descascados na ponta, com dimenses aproximadas abaixo:

40 mm

5 mm
Barreira Interna.

Na verso interna, para ser usada como o gabinete especial, as barreiras galvnicas, compostas de repetidor digital de mltiplos canais (at 18), est montada em uma nica placa. Fica posicionada em compartimento isolado (rea de segurana intrnseca), com entradas e sadas de cabos por laterais separadas. A montagem fica mais fcil, porque a conexo com os cabos dos sensores feita diretamente nesse compartimento isolado, na entrada dos bornes. A sada, pelo outro lado, feita por cabo flexvel de 20 vias diretamente conectado entrada da placa de controle, aos isoladores pticos. Isso d segurana redobrada ao sistema.

Fig. 11. Desenho da barreira com diagrama de conexes e sinalizao interna.

13
Fig. 12. Diagrama de Fixao do console na parede

14 8. FAQ (Questes mais freqentes)


< LED DE PON DO PAINEL NO ACENDE Verifique se o estabilizador est ligado. Verifique se a rede est normal. Contate suporte tcnico. LED ALARME NO PRA DE PISCAR APS ALARME SONORO PARAR. O buzzer toca durante 45 segundos e ento se desliga automaticamente. Os leds vermelhos ficam piscando indefinidamente at o problema ser resolvido ou reset ser pressionado. Se aps reset pressionado ocorre outro disparo, provvel ocorrncia de vazamento. Verifique o nmero indicado pelo led numrico para identificar o sensor. O ALARME EST DISPARANDO CONSTANTEMENTE EM INSTALAO NOVA. Em instalaes novas, se o vazamento pouco provvel, pode ter havido infiltrao de qua nos pontos de monitoramento. Verifique tambm se no ocorrem ainda obras que utilizem equipamentos eltricos geradores de rudo (eltrico, como moto-serras, etc). Verifique por vazamento de combustvel. Contate suporte. OS CABOS DO SENSOR PODEM SER INVERTIDOS? Os cabos dos sensores sero ligados barreira galvnica e no tem polaridade a ser observada. No podem ser ligados diretamente ao borne do console. O CONSOLE PODE SER LIGADO DIRETAMENTE EM 220V? NO. O console configurado de fbrica para 110V. Alm disso, deve obrigatoriamente ser ligado primeiro sada do estabilizador. Este sim (estabilizador) pode ser ligado em 220V (ver chave seletora localizado na parte inferior do estabilizador). O ALARME DISPAROU E O DISPLAY NUMRICO EST APAGADO. Verifique que o led de cabo est aceso. Abra o compartimento de entrada dos cabos dos sensores e verifique se algum led vermelho est apagado. Em caso afirmativo, verifique o cabeamento ligado a esse canal. Se os cabos estiverem conectados corretamente, deve ser testado o sensor correspondente.

<

<

<

<

<

9. Anexo I Normas aplicveis.


Resolues e normas aplicveis a instalaes e equipamentos em ambientes de atmosferas explosivas. Resoluo CONAMA 273 Regras aplicveis INMETRO: NIE-DINQP-096 Normas gerais: 1. NIE-DINQP-047: Critrios para o credenciamento de Organismo de Certificao de Produto. 2. NIE-DINQP-067: Critrio para Seleo e Utilizao de Laboratrios de Ensaios. 3. NBR ISSO 8402: Gesto da Qualidade e Garantia da Qualidade Terminologia. Normas para ambiente potencialmente explosivo. 1. NBR 9518 /97: Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Requisitos gerais. 2. NBR 5363 /98: Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Invlucros prova de exploso Tipo de proteo d. 3. NBR 8447 /89: Equipamentos para atmosferas explosivas Segurana intrnseca Tipo de proteo i. 4. NBR 9883 /95: Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Segurana aumentada Tipo de proteo e. 5. NBR 5420 /90: Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Invlucros com pressurizao ou diluio contnua Tipo de proteo p. 6. NBR 6146/80: Invlucros de equipamentos eltricos Proteo 7. NBR 5418/95: Instalaes eltricas em atmosferas explosivas Classificao de reas: NBR 5418 /95 - IEC 60079-1

15 10. Garantia.

EC-50
EC-50 tem garantia integral pela Econtrol Indstria e Comrcio Ltda.

Termo de Garantia.
O prazo de garantia de 1(um) ano, contado a partir da data da compra. A garantia contra defeitos de fabricao ou de funcionamento, que se manifestem durante a operao normal do equipamento. A garantia cobre peas e mo-de-obra necessrias para o reparo. A garantia ser cancelada em caso de danos causados por terceiros ou problemas decorrentes de falhas na alimentao eltrica. Danos causados por descargas eltricas na rede de alimentao, so responsabilidade da operadora de energia, conforme entendimento da Agncia reguladora. A validade da garantia tambm est condicionada instalao do equipamento ter sido realizada por servio certificado pela empresa, seguindo as normas NBR aplicveis a instalaes em ambiente explosivo. O lacre de garantia no deve ser rompido pois acarretar em cancelamento da garantia. O reparo feito sempre no Servio de Assistncia Tcnica em So Paulo. As despesas de envio ou eventuais viagens para o local do cliente correm por sua conta.

Nmero do lacre: Nmero de srie do equipamento: Cliente: _______________________________________

You might also like