You are on page 1of 11

1

A CONVENO INTERNACIONAL DE NOVA YORK E OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICINCIA FSICA

Bruno Macedo Vidotti1

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a conveno internacional de Nova York e os direitos das pessoas com deficincia fsica. Para tanto, iremos abordar conceitos preliminares a fim de dar compreenso do tema, tais como direitos humanos, direitos fundamentais e deficincia. Adentrando no tema, abordaremos a conveno internacional de Nova York e a importncia da legislao no apoio aos deficientes fsicos preservando seus direitos, dignidade, e o respeito para com o objetivo de melhorar o acesso daqueles que tem a mobilidade reduzida.

PALAVRAS CHAVE: Igualdade; Deficincia; Direitos Humanos; Acesso.

ABSTRACT This study aims to analyze the international convention of New York and the rights of people with physical disabilities. To this end, we discuss preliminary concepts in order to understand the theme, such as human rights, fundamental rights and disability. Entering the theme will discuss the international convention of New York and the importance of legislation in support of disabled people preserving their rights, dignity, and respect towards the goal of improving access to those who have limited mobility.

KEYWORDS: Equality, Disability, Human Rights, Access.

Bruno Macedo Vidotti. Concluinte do Curso de Bacharel em Direito Centro Universitrio Toledo.

1. Introduo

O presente trabalho tem por objetivo estudar a Conveno Internacional de Nova York e seus efeitos. Para tanto, foi inicialmente introduzido conceitos preliminares para melhor compreenso da pesquisa, tais como os direitos e garantias fundamentais, conceito de deficincia, os aspectos histricos da pessoa com deficincia no mundo e no Brasil e por ltimo adentramos a conveno internacional de Nova York. Adentrando o tema principal fora abordado a Conveno Internacional de pessoas com deficincia fsica, discutindo sobre o tema, sua implantao e seus efeitos. O Brasil um pas que j era reconhecido internacionalmente por sua atuao no campo dos direitos humanos, na defesa de valores tais como o combate discriminao e a dignidade. Nesse sentido, a conveno de Nova York integra Constituio Federal de 1988 como uma emenda. Apesar de no constar no texto constitucional, a conveno de Nova York est formalmente e materialmente constitucional. Para realizar esse trabalho foi realizado pesquisa bibliogrfica em artigos, leis, e sites relacionados com o assunto. A escolha da metodologia adotada para a realizao da pesquisa levou em considerao o material a ser pesquisado, o tipo da rea de conhecimento escolhido, bem como os objetivos que se deseja alcanar.

2. Dos direitos e garantias fundamentais

Segundo Moraes (1998), os direitos fundamentais so os considerados indispensveis pessoa humana, necessrios para garantir a todos uma

existncia digna, livre e igual. No basta ao Estado reconhec-los formalmente: deve concretiz-los, incorpor-los na vida dos cidados e de seus agentes. Direitos fundamentais so aqueles imprescindveis ao homem no meio da sociedade. So direitos indispensveis condio humana. Direitos bsicos, fundamentais. O reconhecimento dos direitos fundamentais no direito pblico leva tambm ao reconhecimento do campo privado, encarando assim, as relaes entre particulares, dando ao jurista meios para defender tais direitos contra ameaas e agresses advindas de outros homens (MORAES, 1998). A Constituio Brasileira enumera longa srie desses direitos e garantias individuais. So direitos privados fundamentais, que devem ser respeitados como contedo mnimo para permitir a existncia e a convivncia dos seres humanos. Menciona Lopes (2001, p.35) que:

Os direitos fundamentais podem ser definidos como os princpios jurdica e positivamente vigentes em uma ordem constitucional que traduzem a concepo de dignidade humana de uma sociedade e legitimam o sistema jurdico estatal.

H muitos conceitos sobre direitos humanos fundamentais, e nesse sentido Nascimento (1997, p.211), afirma que no fcil a definio de direitos humanos, concluindo que qualquer tentativa pode significar resultado insatisfatrio e no traduzir para o leitor, exatido, a especificidade de contedo e a abrangncia.

3. Conceito de Deficincia

A deficincia to antiga quanto a humanidade, e ao longo do tempo desde a pr-histria at os tempos atuais, as pessoas sempre tiveram que decidir a atitude a ser adotada em relao aos membros mais vulnerveis da

comunidade que precisavam de ajuda para conseguir alimento, segurana, tais como as crianas, velhos, e as pessoas com deficincia. Deficincia para muitos um incapaz, um ser sem valor, uma pessoa diferente das demais. A OMS (Organizao Mundial de Sade) umas das organizaes mais importantes que trabalham extensivamente sobre uma definio geral de deficincia. De acordo com a Classificao Internacional de Deficincias, Atividades e Desvantagens (International Classification of Impairments, Disabilities and Handicaps - ICIDH) emitida pela Organizao Mundial de Sade (OMS) no descreve necessariamente o processo da incapacidade, apenas fornece meios para diferenciar as diversas dimenses e domnios que caracterizam a deficincia. O ICIDH, afirma que o conceito de deficincia pode ser aplicado a diversos aspectos da sade e doena, sendo um referencial unificado para a rea. Deficincia significa a limitao de atividades devido incapacidade. O impacto da incapacidade no desempenho do indivduo.

Incapacidade: restrio, resultante de uma deficincia, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. Surge como conseqncia direta ou resposta do indivduo a uma deficincia psicolgica, fsica, sensorial ou outra. Redeficincia psicolgica, fsica, sensorial ou outra. Representa a objetivao da deficincia e reflete os distrbios da prpria pessoa, nas atividades e comportamentos essenciais vida diria (AMIRALIAN et al. 2000, p.98).

Esse conceito refere-se a situao fsica da pessoa. Incapacidade refere-se a nvel orgnico, uma anormalidade funcional ou estrutura do corpo.

Desvantagem: prejuzo para o indivduo, resultado de uma deficincia ou uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de papis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais Caracterizase por uma discordncia entre a capacidade individual de realizao e as expectativas do indivduo ou do seu grupo social. Representa a

socializao da deficincia e relaciona-se s dificuldades nas habilidades de sobrevivncia (AMIRALIAN et al., 2000, p.98).

Demonstra os limites em termos de desempenho de um papel social. a consequncia geral da incapacidade e/ou deficincia. Dessa forma, deficincia no uma doena, e sim uma insuficincia, uma falha, um defeito que apenas cria limitaes ao seu portador, sem, contudo, torn-lo absolutamente incapaz para o desempenho de determinadas atividades laborativas. Assim, o artigo 4 modificado pela Decreto 5.296, de 2004 enumerou categorias em que se enquadram portadores de deficincia, ou seja: a-Deficiente fsico: o portador de alterao completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, comprometendo sua funo fsica; b-Deficiente auditivo: a perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras; c-Deficiente visual: pessoa com diminuio da acuidade visual, reduo do campo visual ou ambas as situaes; d-Deficiente mental: pessoa com diminuio intelectual em relao a maioria, sendo esta manifestao presente desde antes dos dezoito anos de idade e associada a limitaes em duas ou mais reas de habilidades adaptativas (comunicao, higiene pessoal, habilidades sociais, uso da comunidade, sade e segurana, habilidades acadmicas, lazer e trabalho); e-Deficincia mltipla: quando ocorrem associaes de duas ou mais deficincias. Tratando-se de portadores de necessidades especiais, necessrio uma maior abrangncia, pois alm de ser portadores de deficincia, ainda inclui os portadores de superdotao, pessoas com condies sociais, fsicas, emocionais, sensoriais, intelectuais diferenciadas, os com dificuldades de aprendizagem e portadores de condutas tpicas, tais como os hiperativos, e tambm os desfavorecidos e marginalizados.

4. Aspectos histricos da pessoa com deficincia

No Egito antigo, a pessoa com deficincia se fazia parte de diferentes e hierarquizadas classes sociais, podendo ser fara, nobres, funcionrios insignes, artesos, agricultores ou escravos (GUGEL, 2007). Segundo Brando (1992) na Grcia antiga valorizavam a beleza ideal, esculturas em forma humana, alm da perfeio das formas, equilbrio e movimento. Na mitologia grega narciso era mais belo do que mortais e imortais, sendo desejado por deusas, ninfas e jovens da Grcia antiga. Foi castigado a um amor impossvel, apaixonando-se pela prpria imagem refletida na gua.

As pessoas com deficincia eram, segundo os egpcios, de natureza divina e, por causa disso, tratadas com privilgios. Os gregos e romanos, por sua vez, afastavam-nas do convvio social, abandonando-as ou atirando-as em rochedos, por serem associadas a maus pressgios. A deformidade era encarado como uma condio indigna, um castigo divino para os homens comuns, era considerado, inclusive, um impecilho sucesso, como exemplo dos dois filhos mais velhos do rei ateniense Codro: Nileu no aceitou ficar subordinado a seu irmo Mdon, porque era coxo (FERNANDES, 2010, p.18).

Segundo Carmo (1991) na Europa Medieval, os deficientes eram submetidos ao ridculo e zombaria. A populao concebia seu nascimento como uma forma de castigo divino. As leis romanas no eram favorveis s pessoas com deficincia. Era oficialmente permitido aos pais matar crianas com deformidades fsicas pela prtica do afogamento, e h relatos que os pais preferiam abandonar seus filhos em cestos no Rio Tibre ou outros lugares sagrados (FERNANDES, 2010). Percebe-se como era grande o desprezo e o preconceito nessa poca. Assim, entrou-se na fase de institucionalizao, onde os indivduos que apresentam deficincia eram segregados e protegidos em instituies residenciais.

Pessoas com deficincia eram vtimas de perseguio e julgamentos onde eram acusados de bruxaria e feitiaria, vindo a serem executadas. Quem castigava era a Igreja Catlica, e tinham legitimidade, pois usavam do argumento que o homem seria a imagem e semelhana de Deus, um ser perfeito (FERNANDES, 2010). No perodo de Hitler, ocorrida entre 1939 a 1945 foram mortos judeus, pessoas com deficincia, ciganos, baseado na poltica ariana de uma raa pura, fato ocorrido no incio da 2 Guerra Mundial. Com o fim da segunda guerra mundial, a Europa estava devastada, e os adultos sobreviventes apresentavam muitas sequelas fsicas e mentais. A educao para os deficientes no Brasil foi marcada pela

descontinuidade das iniciativas oficiais, colaborando para que familiares e segmentos da comunidade se organizassem em associaes e lutassem em defesa dos direitos e da cidadania dessas pessoas. As pessoas portadoras de deficincias mltiplas e/ou graves, estiveram sempre em situao de maior desvantagem devido s dificuldades acentuadas de aprendizagem (RIBEIRO, BAUMEL, 2003). A partir da dcada de 60 quando os deficientes eram vistos como incapacitados, deu incio a uma mudana de conceito. O decreto n. 6.949, de 5 de agosto de 2009, assinado em Nova York, em 30 de maro de 2007, onde trata dos direitos de pessoas com deficincia.

5. Conveno Internacional de pessoas com deficincia fsica

A Conveno Internacional dos direitos das pessoas com deficincia, assinado em Nova York em 30 de maro de 2007, foi o nico diploma internacional referente a direitos humanos aprovado pelo Congresso Nacional com fora de Emenda CF/88, de acordo com o art. 5, pargrafo 3. Essa Conveno teve como intuito promover, amparar e assegurar o exerccio efetivo e pleno de todos os direitos humanos e liberdades

fundamentais de todas as pessoas portadoras de deficincia e promover o respeito pela sua dignidade. O Brasil assinou a Conveno em 2007, dando origem ao decreto 6.949 de 2009, reforando o compromisso de adotar medidas legislativas e administrativas para assegurar direitos reconhecidos pela conveno. Segundo Garbe (2012), a Conveno Internacional de pessoas com deficincia fsica um tratado internacional de direitos humanos composto de 40 artigos temticos, 10 artigos administrativos e um protocolo facultativo para monitoramento. O referido tratado continua o autor inclui regras de contratao, promoo e condies trabalhistas, bem como, reivindica pagamentos iguais para trabalhos de igual valor (GARBE, 2012, p.98). Rezende (2008) menciona que a conveno de Nova York reconhece os direitos de pessoas com deficincia como parte integrante dos direitos humanos universais, inserindo o Brasil na luta pelos direitos fundamentais. Assim, surge a emenda constitucional n. 65, de 2010 inserida na Constituio Federal de 1988, art. 227, inciso II, onde trata dos deficientes fsicos, in verbis:

Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. (Redao dada Pela Emenda Constitucional n 65, de 2010) (...) II - criao de programas de preveno e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficincia fsica, sensorial ou mental, bem como de integrao social do adolescente e do jovem portador de deficincia, mediante o treinamento para o trabalho e a convivncia, e a facilitao do acesso aos bens e servios coletivos, com a eliminao de obstculos arquitetnicos e de todas as formas de discriminao. (Redao dada Pela Emenda Constitucional n 65, de 2010) (grifo nosso).

Verifica-se que o referido artigo visa garantir o acesso das pessoas portadoras de deficincia fsica, garantindo condies de acesso lugares

pblicos,

eliminando

qualquer

obstculo

arquitetnico

formas

de

discriminao. A conveno de Nova York menciona a tutela de mulheres e crianas portadoras de deficincia, e que mulheres e meninas com deficincia no podem sofrer de nenhuma forma de discriminao, devendo os pais assegurar esses direitos atravs do pleno exerccio dos direitos fundamentais. Em relao crianas portadoras de necessidades especiais, estas so asseguradas de exercer seu pleno direito e igualdade como qualquer outro criana na educao. Por fim, o presente artigo demonstra que o Brasil no aceita qualquer tipo de discriminao em relao aos portadores de necessidades especiais, adotando medidas protetivas para melhorar a qualidade de vida, igualdade de direitos e oportunidades e dignidade para todos.

Consideraes Finais

A Conveno foi assinada por mais de 140 pases que repudiam atos de preconceito, descaso e violncia contra deficientes. uma reafirmao contra injustias e atos de violncia contra pessoas portadoras de deficincia. O Brasil vem se adequando a padres internacionais e busca formas de coibir discriminao e garantir igualdade das pessoas portadoras de necessidades especiais, eliminando barreiras e obstculos que surgirem. Instrumentos como rampas nas vias pblicas, estacionamentos

adequados, assentos nos transportes coletivos prprios para deficientes, braile nas escolas, todas essas medias so formas de integrao, buscando aplicar a legislao em favor dos portadores de deficincia. Diante do exposto, vimos que a Conveno Internacional de pessoas com deficincia fsica, foi um grande avano para os deficientes fsicos. Ela define pessoas com deficincia aquelas que tm impedimentos seja de

natureza fsica, mental, intelectual ou sensorial, que em interao com outras

10

barreiras, podem obstruir sua participao plena e efetiva na sociedade em igualdades de condies com as demais pessoas. Nesse sentido, a Conveno Internacional determina que todas as pessoas so iguais perante a lei e que devem ser tratadas sem discriminao, assegurando o efetivo acesso das pessoas com deficincia para participar plenamente de todos os aspectos da vida.

Referncias

AMIRALIAN, Maria LT; PINTO, Elizabeth B.; GHIRARDI, Maria IG; LICHTIG, Ilda; MASINI, Elcie F.S.; PASQUALIN, Luiz. Conceituando Deficincia. In. Revista de sade Pblica. Faculdade de Sade Pblica: USP So Paulo, v.34, n.1, fev. 2000, p.97-103.

BRASIL. Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia: Protocolo Facultativo Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia: Decreto Legislativo n 186, de 09 de julho de 2008: Decreto n 6.949, de 25 de agosto de 2009. 3.ed. Braslia : Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoo dos Direitos da Pessoa com Deficincia, 2010.

BRASIL. DECRETO N 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em 23 out. 2012. CARMO, A. A. do. Deficincia fsica: a sociedade brasileira cria, recupera e discrimina. Braslia: Secretaria dos Desportos PR, 1991.

FERNANDES, Tereza Liduna Grigrio. Avaliao da aprendizagem de alunos com deficincia: estudo documental das diretrizes oficiais. 2010. 155f. Dissertao (Mestrado em Educao) faculdade de Educao da Universidade Federal do Cear, Fortaleza.

GARBE, Douglas de Souza. Acessibilidade s pessoas com deficincia e a Conveno Internacional de Nova Iorque. Revista Unifebe. 2012, jan/jul, p.95-104.

11

GUGEL, M.A.G. Pessoas com deficincia e o direito do trabalho. Florianpolis: Obra Jurdica, 2007.

LOPES, Ana Maria Dvila. Os direitos fundamentais como limites ao poder de legislar. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2001.

MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais. So Paulo: Atlas, 1998.

NASCIMENTO, Tupinamb. Comentrios Constituio Federal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997. MIRANDA, A.B. Histria, Deficincia e Educao Especial. 2003. Disponvel em: www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/revis/revis15/art1_15.pdf. Acesso em 17 out. 2012.

RIBEIRO, M. L.; BAUMEL, R. C. R. de C. Educao Especial: do querer ao fazer. So Paulo: Avercamp, 2003.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Incluso: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

You might also like