You are on page 1of 42

Universidade de So Paulo Escola de Artes, Cincias e Humanidades Licenciatura em Cincias da Natureza

A contribuio do Movimento Escoteiro na Educao do Brasil:


Aspectos do Projeto Poltico Pedaggico do movimento e reflexos na educao para a cidadania

Aluno: Camila Moreno de Lima Silva N USP 6509321


____________________________________
Camila Moreno de Lima Silva

Professor Orientador: Profa. Dra. Rosely Aparecida Liguori Imbernon


____________________________________
Rosely Aparecida Liguori Imbernon

rea de Concentrao: Educao Ambiental

So Paulo 2011

Agradecimentos

Agradeo ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico pela concesso de bolsa de Iniciao Cientfica (PIBIC) para execuo desse trabalho. Ao Escotista Luiz Cesar de Simas Horn por ter me recebido na visita sede nacional da Unio dos Escoteiros do Brasil em Curitiba. minha orientadora Profa. Dra. Rosely Aparecida Liguori Imbernon por todo o apoio, ensinamentos e sugestes. E agradeo aos meus pais que sempre me incentivaram na conquista de meus objetivos.
2

Resumo
O Movimento Escoteiro foi fundado por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (B-P) em 1907 e um movimento educacional mundial, voluntariado, apartidrio e sem fins lucrativos. A proposta visa o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra. Esse sistema se baseia na Promessa e Lei Escoteiras. O trabalho em equipe e a vida ao ar livre promovem atividades de interpretao do meio, de respeito s dinmicas terrestres. O jovem Escoteiro assume seu prprio desenvolvimento, por meio da fraternidade, altrusmo, responsabilidade, lealdade, respeito e disciplina, princpios tambm da Educao Ambiental. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizado um levantamento de dados junto a Unio dos Escoteiros do Brasil (UEB) e entrevistas com Escoteiros de todas as idades e profisses presentes no Acampamento Regional de Patrulhas - ARP 2011, realizado em 2011, em So Paulo. O objetivo foi demonstrar como um movimento de ensino no-formal se incorporou na educao formal no Brasil, e aspectos da Educao Ambiental presentes no Projeto Poltico Pedaggico. Palavras-chave Movimento Escoteiro, educao, cidadania, Educao Ambiental, educao cientfica e espaos de ensino no-formal.

Abstract
The Boy-Scout movement was founded by Robert Stephenson Smyth Baden-powell (BP) in 1907 and is a global educational movement, volunteering, non-partisan and non-profit. The proposal aims the development of the young, through a value system that priorizes the honour. This system is based on the promise and boy-scout Law. The teamwork and the outdoor life promote enviromental interpretation activities, respect to earth system process. The young Boy-Scout takes its own development, through brotherhood, altruism, responsibility, loyalty, respect and discipline, principles of environmental education. In this work, a survey was conducted along the Unio dos Escoteiros do Brazil (UEB) and interviews with the Boy Scouts of all ages and professions present in ARP 2011 - Regional Patrols Camp held in 2011 in So Paulo. The goal was to demonstrate how a movement of no-formal education incorporated in formal education in Brazil. Keywords Scout Movement, education, citizenship, environmental education, scientific education and spaces of nonformal education.

Sumrio
Pgina 1. Introduo .......................................................................................................... 1.1. De Baden-Powell ao Movimento Escoteiro no Mundo ............................... 1.2. O Movimento Escoteiro no Brasil ............................................................... 1.3. Distribuio, organizao e estrutura ......................................................... 2. Objetivo ............................................................................................................. 3. Materiais e Mtodos .......................................................................................... 4. Resultados Obtidos ........................................................................................... 5. Anlise dos Resultados Obtidos ........................................................................ 6. Concluso .......................................................................................................... 7. Referncias Bibliogrficas ................................................................................. 8. Anexos ............................................................................................................... 8.1. Anexo I - Projeto Educativo do Movimento Escoteiro ................................ 8.2. Anexo II - Questionrio - ARP 2011 ........................................................... 05 07 09 10 13 14 15 22 26 30 32 32 42

Este Trabalho Final foi realizado a partir de dados e anlises de resultados obtidos como parte da Iniciao Cientfica com rea de concentrao em Educao Ambiental, inserido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica (PIBIC). Com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq), iniciada em agosto de 2011 e com trmino previsto para agosto de 2012. Dessa forma, cabe dizer que as concluses deste Trabalho Final devem ser consideradas como resultados das pesquisas realizadas at o momento e que, aps a entrega deste trabalho, esta pesquisa ter continuidade conforme o cronograma definido para o projeto no PIBIC.

1. Introduo
Uma das concepes espontneas vistas pela nossa sociedade a de que educar tarefa da escola. Porm, o processo de ensino aprendizagem complexo, e se desenvolve em diversos ambientes: na escola, na famlia, na experincia do dia-a-dia, etc. Visando este contexto, Gaspar (1992) realizou um estudo referente classificao dos sistemas educacionais em trs formas bsicas: educao formal, educao no-formal e educao informal. O autor diferencia tais formas de educao da seguinte maneira: a educao formal refere-se a uma estrutura organizada, hierarquizada e administrada sob normas rgidas, ligadas a um sistema educacional estabelecido escola; a educao noformal refere-se a uma ampla variedade de atividades educacionais organizadas e desenvolvidas fora do sistema educacional formal, destinada, em geral, a atender a interesses especficos de determinados grupos; e a educao informal, distingue-se das demais por no se constituir num sistema organizado ou estruturado, sendo frequentemente acidental ou no intencional, ou seja, ocorre na experincia do dia-a-dia. Em seu estudo, Gaspar (1992) define a relao entre ensino e aprendizagem de alfabetizao, na qual identifica trs espcies de alfabetizao: prtica, cvica e cultural. Assim, segundo o autor, a alfabetizao poderia ser descrita da seguinte maneira: a alfabetizao prtica, que consiste nos conhecimentos tcnicos necessrios compreenso e soluo de problemas prticos como higiene, sade, meio ambiente, preveno de acidentes, etc.; alfabetizao cvica, que consiste nos conhecimentos que possibilitem ao cidado atuar politicamente de forma consciente; e a alfabetizao cultural, cuja motivao colocar a pessoa a par das conquistas da humanidade.

Com base nas trs espcies de alfabetizao, o autor buscou demonstrar uma relao existente entre as diferentes classificaes dos sistemas educacionais, defendendo que o papel da educao formal em relao alfabetizao, embora essencial, insuficiente. De fato, concordamos com os resultados apresentados por Gaspar (1992) de que a alfabetizao torna-se, ento, dependente em larga escala da educao no-formal e informal, pois atravs destas, dos seus diferentes meios de atuao, que as pessoas podem formar ou complementar sua cultura cientfica. Ainda discutindo o mesmo tema, Gaspar (2002) diferenciou os sistemas educacionais, dando maior importncia ao ensino no-formal, e discordando de outros autores que no acreditam na possibilidade de aprendizagem atravs do ensino noformal. O ensino pela redescoberta, o aprender redescobrir, de forma que por meio do ensino no-formal sempre ocorrer algum tipo de aprendizado, sejam conceitos cientficos ou espontneos. Ao estudar a possibilidade de uma relao entre o ensino formal e no-formal, no mbito do movimento escoteiro, Paolillo & Imbernon (2009) consideraram o panorama da Educao Ambiental no ensino formal e apontam que o tratamento dado s questes do meio ambiente no mbito do ensino de Cincias esto claramente definidos nos Parmetros Curriculares Nacionais - PCNs, pois coloca que aprendizagem de valores e atitudes pouco explorada do ponto de vista pedaggico. De fato, a importncia do conhecimento cientfico como fator de transformao de valores e atitudes um pressuposto para (re)conhecer os problemas ambientais e compreender suas consequncias desastrosas para a vida humana, assim como importante para promover uma atitude de cuidado e ateno a essas questes, valorizar aes preservacionistas e aquelas que proponham a sustentabilidade como princpio para a construo de normas que regulamentem as intervenes econmicas (PCN/ MEC, 1996). Porm, as autoras ao analisarem a EA no ensino no-formal, destacam que embora as questes polticas sejam mais bem focadas e aprofundadas, observa-se, no entanto, a carncia do conhecimento cientfico envolvido na problemtica ambiental. Baseadas neste ponto de vista, Paolillo & Imbernon (2009) identificaram no Movimento Escoteiro um ambiente no qual ensino formal e no-formal encontram uma linguagem comum e reconhecem no conhecimento cientfico estratgias de

desenvolvimento social e cidadania, que caracterizam o Movimento Escoteiro como o maior movimento organizado de educao no-formal.
6

Para melhor introduzirmos o tema proposto, buscando compreender a contribuio do Movimento Escoteiro para a educao do Brasil como ensino no-formal, faremos um breve histrico do movimento e seu idealizador (Baden-Powell), origem do movimento no mundo, sua entrada no Brasil, seu reconhecimento como instituio extra-escolar e tambm uma descrio de sua distribuio, organizao e estrutura. De fato, o Movimento Escoteiro foi fundado por Robert Stephenson Smyth BadenPowell (B-P) em 1907 e caracteriza-se por ser um Movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidrio e sem fins lucrativos. Tem como proposta o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e Lei Escoteiras e, atravs da prtica do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma o seu prprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, altrusmo, responsabilidade, lealdade, respeito e disciplina.

1.1. De Baden-Powell ao Movimento Escoteiro no Mundo


Robert Stephenson Smith Baden-Powell (Figura I) nasceu no dia 22 de fevereiro de 1857 na Inglaterra e tornou-se famoso no mundo inteiro como heri militar e fundador do Movimento Escoteiro. Junto de seus irmos mais velhos, desde menino realizou atividades ao ar livre e aprendeu a cuidar de si mesmo. Com habilidades para desenhar, tocar instrumentos e imitar amigos e professores tornou-se popular em seu colgio, onde passava a maior parte do tempo. Enquanto no estava em aula, gostava de brincar nos bosques prximos ao colgio de rastrear, caar e assar coelhos em pequenas fogueiras sem fumaa. Ao terminar o colegial ingressou no exrcito, onde devido sua honestidade e competncia pde conhecer o Afeganisto, frica e outros continentes. Em 1899 comprovou sua capacidade ao atuar como grande lder de homens durante o Cerco de Mafeking, na frica do Sul, tornando todos os homens capazes de empunhar armas e adolescentes para realizarem tarefas de apoio como primeiros socorros, cozinha, comunicao, etc.
7

Inspirado pela fora de vontade e amor Ptria demonstrado pelos adolescentes durante a Guerra do Transvaal, Baden-Powell criou um programa de desenvolvimento para treinamento de soldados que foi divulgado como o livro Aids to Scouting , traduzido como Auxlio para o Escotismo. Em pouco tempo Baden-Powell notou diversos grupos de rapazes que utilizavam seu livro para guiar suas brincadeiras. Essa situao o estimulou ainda mais a pensar que poderia tomar alguma atitude e investir na situao e educao da juventude inglesa. Ento reescreveu seu livro, adaptando suas imagens e linguagens para a idade e mentalidade dos rapazes. Com a inteno de verificar o interesse pelo seu novo livro, em julho de 1907 organizou na Ilha de Brownsea um acampamento com 20 jovens convidados, e em cada dia do acampamento realizou atividades variadas e atraentes com os principais temas de seu livro: tcnicas de acampamento, observao, artes mateiras, cavalheirismo, salvamento de vidas, patriotismo, etc. O sucesso do acampamento foi to grande que em 1908, Baden-Powell publicou seu livro Escotismo para Rapazes, que foi vendido em fascculos em todas as lojas e bancas de jornal. O resultado de sua publicao foi que em menos tempo que Baden-Powell esperava, haviam patrulhas de Escoteiros em vrios estados do pas e, mais impressionante ainda, em mais alguns anos haviam patrulhas de Escoteiros tambm em outros pases. Ao notar a necessidade de dedicar mais tempo aos jovens atravs do Escotismo, Baden-Powell afastou-se do exrcito e passou a organizar o Movimento Escoteiro. Em 1920 foi realizado o primeiro grande acampamento mundial, chamado de Jamboree Mundial, no qual se reuniram Escoteiros de vrias nacionalidades e BadenPowell foi nomeado Chefe Escoteiro Mundial. A partir de ento, nem mesmo as duas grandes guerras mundiais enfraqueceram o Movimento Escoteiro, que se espalhou rapidamente pelo mundo. Depois de muitas viagens pelo mundo para visitar os Grupos Escoteiros e auxiliar os adultos como Escotistas dos jovens, Baden-Powell estava cansado e doente. Mudouse para sua casa na plancie africana, no Kenia, com sua esposa Lady Olave BadenPowell e faleceu no dia 08 de Janeiro de 1941, enquanto dormia.

1.2. O Movimento Escoteiro no Brasil


No mesmo perodo em que Baden-Powell realizava o acampamento na Ilha de Brownsea, em 1907, Oficiais e Praas da Armada Brasileira estavam na Inglaterra e ficaram impressionados com o mtodo de educao complementar que Baden-Powell idealizava. Esses marinheiros trouxeram para o Brasil os ideais de Baden-Powell e o modelo dos uniformes Escoteiros para introduzir o Movimento Escoteiro no pas. Em 14 de junho de 1910 foi fundado, no Rio de Janeiro, o Centro de Boys Scouts do Brasil. A partir de 1914 surgiram outros ncleos Escoteiros por todo o pas. O principal deles foi a Associao Brasileira de Escoteiros - ABE em So Paulo, que espalhou o Movimento Escoteiro por todo o pas. O Escotismo ganhou verdadeira amplitude nacional em 1924, com a fundao da Unio dos Escoteiros do Brasil - UEB (Figura II) no Rio de Janeiro, como unificadora dos grupos e ncleos Escoteiros espalhados pelo Brasil. No Brasil, conforme o Decreto-Lei n 8.828, de 24 de Janeiro de 1946, o Escotismo foi reconhecido no pas como uma instituio extra-escolar. Pela sua natureza, enquadrase entre as instituies escolares que visavam complementar a educao formal nas unidades de ensino formal, o que se configurava como um procedimento comum no Brasil da redemocratizao de 1946, aps o Estado Novo de 1937 (THOM, 2006). Em seu trabalho Movimento Escoteiro: projeto educativo extra-escolar (THOM, 2006), o autor refaz o papel do Movimento Escoteiro na histria da educao escolar na regio de Santa Catarina e demonstra os problemas enfrentados pelo Movimento Escoteiro no Brasil pelas similaridades com a organizao clandestina da Juventude Hitlerista no Brasil, em face das caractersticas da educao no Brasil naquela poca. Paolillo & Imbernon (2009) destacam que o Escotismo, por envolver os princpios da cidadania, a formao do cidado, a tica, e a vida em observao e respeito natureza, apresenta componentes muito prximos queles propostos pela Educao Ambiental, quando articulamos tambm o ensino de Cincias. Esse aspecto relevante quando enfocamos as instituies escolares no contexto da histria da educao brasileira e a contribuio das organizaes extra-escolares. Groth (1979), em seu livro
9

Educao Moral e Cvica, exemplifica esse resgate histrico da moral e civismo de uma forma diferente e agradvel, atravs de mtodos modernos.

1.3. Distribuio, organizao e estrutura do Movimento Escoteiro

A principal organizao representativa internacional do movimento a Organizao Mundial do Movimento Escoteiro - OMME (World Organization of the Scout Moviment WOSM). Em setembro de 2005, as estatsticas apontavam o Escotismo presente em 216 pases e territrios, com um total de 28 milhes de filiados, havendo apenas seis pases sem Escotismo (WOSM, 2011). J passaram pelo Movimento Escoteiro mais de 300 milhes de jovens em todo o mundo, desde a sua criao na Inglaterra (UEB, 2011), e o Movimento Escoteiro encontra-se presente em todos os continentes (Tabela 1).
Tabela I - Distribuio de Escoteiros pelo mundo (fonte: www.Escoteiros.org.br)

Regio sia - Pacfico Regio frica Regio Inter-Americana Regio rabe Regio Europa Regio Eursia

23 pases e 23 associaes 40 pases e 45 associaes 31 pases e 31 associaes 13 pases e 13 associaes 40 pases e 68 associaes 04 pases e 05 associaes

De acordo com os dados estipulados no livro Escoteiros de So Paulo: Relatrio Social e Ambiental - 100 anos de Histria e de Preservao do Meio Ambiente, (UEB, 2011) estima-se que 450 milhes de jovens j passaram pelas fileiras do Escotismo nos ltimos 100 anos e atualmente conta com 28 milhes de Escoteiros, o maior Movimento de jovens do Mundo! No Brasil, 60 mil brasileiros so Escoteiros e, no estado de So Paulo, cerca de 20 mil famlias participam do Escotismo e tambm em So Paulo, 3200 adultos trabalham voluntariamente como educadores, gestores de unidades locais de Escotismo e em sua estrutura organizacional, bem como na capitao de outros adultos voluntrios. A Regio Escoteira de So Paulo formada por 275 Grupos Escoteiros (UEB, 2011). Embora sofra pequenas alteraes, o Movimento Escoteiro segue os mesmos princpios e mtodos propostos por B-P em todas as regies do planeta. Dentro de um Grupo Escoteiro ou de um Grupo Annimo, os jovens so separados em grupos (Alcatia, Tropa Escoteira, Tropa Snior ou Cl Pioneiro) para participarem de

10

atividades adaptadas a sua idade e mentalidade (Tabela II) de acordo com os Ramos a Lobo, Escoteiro, Snior ou Pioneiro).
Tabela II - Ramos do Movimento Escoteiro (fonte: www.Escoteiros.org.br)

Ramo Lobo

Alcatia

Para meninos e meninas de 07 a 10 anos, chamados de Lobinhos e Lobinhas. Usa como marco simblico o livro da Jngal, de Rudyard Kipling. As atividades incentivam a socializao pela diverso e execuo de tarefas em equipes. Como oportunidade de desenvolvimento, o Ramo Lobo oferece jogos, trabalhos manuais, interpretao, canes, etc. alm de instruo de tcnicas Escoteiras. Para meninos e meninas de 11 a 14 anos, chamados de Escoteiros e Escoteiras. baseado no estudo da natureza, vida mateira, explorao, campismo, navegao e conquista do ar, fundamentado na vida em equipe e participao comunitria. A principal caracterstica est na oportunidade de aventura. Para meninos e meninas de 15 a 17 anos, chamados de Seniores e Guias. Tem suas atividades em torno dos quatro desafios: fsico, mental, espiritual e social, atendendo s caractersticas da idade de auto-afirmao, intenso desenvolvimento fsico e intelectual, acentuado interesse pelo grupo de idade em relao a opinies, aceitao e interesse pelo sexo oposto. Para meninos e meninas de 18 a 21 anos, chamados de Pioneiros e Pioneiras. uma fraternidade de ar livre e servio ao prximo, funcionando como um centro de interesses, de realizao, de mtua ajuda e de servio comunitrio, promovendo atividades de campismo, excursionismo e ecolgicas, culturais e sociais, estimulando o jovem a evoluir em espiritualidade e perfeio humana e atingir a maturidade como cidado feliz e eficiente.

Ramo Escoteiro

Tropa Escoteira

Ramo Snior

Tropa Snior

Ramo Pioneiro

Cl Pioneiro

Independentemente do Ramo a que pertencem, os jovens participam de atividades programadas pelos adultos integrantes do Movimento Escoteiro, chamados de Escotistas. Todas as atividades programadas prezam os princpios e mtodos do Movimento

11

Escoteiro, elaborados a partir do Projeto Poltico Pedaggico que envolve o Escotismo e a forma como a educao cientfica e Educao Ambiental podem estar inseridas nas atividades com as crianas e jovens participantes (Paolillo & Imbernon, 2009). Sempre seguindo os valores presentes nos ideais de Baden-Powell (misso, viso, princpios, desenvolvimento fsico, desenvolvimento moral e desenvolvimento intelectual), a Organizao Mundial do Movimento Escoteiro define como princpios do Escotismo: Dever para com Deus (crena e vivncia de uma f, independentemente de qual seja); Dever para com os outros (participao na sociedade, boa ao e servio ao prximo); Dever para consigo prprio (crescimento saudvel e auto desenvolvimento).

Como um sistema de progresso com a inteno de estimular que os jovens desenvolvam suas capacidades e seus interesses, incentivando a superao de desafios, a explorao, o desejo por aventura, a descoberta, a iniciativa, a inveno, a criao, etc., o Mtodo Escoteiro baseia-se em: Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras; Aprender fazendo; Vida em equipe; Atividades progressivas, atraentes e variadas; Desenvolvimento pessoal com orientao individual.

Dessa forma, seguindo os princpios e mtodos baseados nos ideais de BadenPowell que o Movimento Escoteiro se espalhou e continua se espalhando por todas as regies do mundo, com cada jovem participante se desenvolvendo e tendo contribuies para se tornarem cidados saudveis, justos e teis para a sociedade.

12

2. Objetivo
A partir de levantamento de dados junto ao Escritrio Nacional da Unio dos Escoteiros do Brasil (UEB), em Curitiba (PR), e entrevistas com Escoteiros de todas as idades, cidados e profissionais que foram Escoteiros em algum perodo de suas vidas, este trabalho tem como objetivo demonstrar como um movimento de ensino no-formal se incorporou na educao formal no Brasil. Tambm, avaliar os projetos, tipos de atividades, bibliografia de apoio aos movimentos regionais, entre outros documentos cedidos pela UEB, e levantar elementos que se refletem (ou refletiram) na educao do Brasil.

13

3. Materiais e Mtodos
Pela descrio feita por Jos Luis Neves em seu trabalho Pesquisa Qualitativa Caractersticas, Usos e Possibilidades (NEVES, 1996, p.1), enquanto estudos quantitativos procuram seguir um plano previamente estabelecido baseado em hipteses indicadas e variveis, a pesquisa qualitativa costuma ser direcionada ao longo de seu desenvolvimento, no qual frequente que o pesquisador procure entender fenmenos segundo a perspectiva dos participantes da situao estudada e ento situe a interpretao, feita pelo pesquisador, dos fenmenos estudados. Algumas caractersticas que so possveis encontrar em pesquisas qualitativas so: a viso do ambiente natural como fonte direta de dados, o carter descritivo, o enfoque indutivo e, caracterstica tambm presente neste trabalho, o significado que as pessoas do s coisas e sua vida como preocupao do pesquisador. Dessa forma, a pesquisa qualitativa tem o objetivo de traduzir e expressar o sentido dos fenmenos do mundo social, tratando de reduzir a distncia entre a teoria e os dados assemelhando-se, de certa forma, a procedimentos de interpretaes dos fenmenos empregados no nosso dia-a-dia, que tm a mesma natureza dos dados que um pesquisador qualitativo emprega em sua pesquisa. Dessa forma, para a realizao deste trabalho foram realizados levantamentos de dados junto ao Escritrio Nacional da Unio dos Escoteiros do Brasil (UEB) em Curitiba, no que se relaciona aos Projetos Poltico Pedaggicos, diretrizes implantadas e as alteraes sofridas ao longo do tempo e tambm optou-se pela pesquisa oral, como metodologia de pesquisa qualitativa, atravs de um estudo com a populao Escoteira de diferentes faixas etrias, sobre a contribuio do Movimento Escoteiro na formao do cidado, que foi feito por meio de entrevistas com crianas, jovens e adultos participantes de Grupos Escoteiros da regio metropolitana de So Paulo e de outras regies do Brasil, para o qual foi utilizado um roteiro na forma de questionrio (Anexo II), aplicado em um evento Escoteiro regional chamado de ARP 2011 - Acampamento Regional de Patrulhas, realizado em 2011 na cidade de Paulnia, em So Paulo. Os resultados transcritos constituram um conjunto de dados que foram organizados em tabelas e analisados quantitativamente e qualitativamente e as categorias para compor as tabelas emergiram do dilogo entre os dados obtidos e as referncias tericas, construindo assim um precioso material de anlise.

14

4. Resultados Obtidos
Foram realizadas 44 entrevistas com jovens e Escotistas membros do Movimento Escoteiro durante a realizao do Acampamento Regional de Patrulhas 2011 (ARP 2011) na cidade de Paulnia, em So Paulo. As entrevistas realizadas foram baseadas em dois momentos: identificao do entrevistado e questes objetivas. A identificao buscou caracterizar o respondente pelo nome, idade, profisso, Grupo Escoteiro, regio e numeral do Grupo Escoteiro. No que se referiam s questes objetivas, estas se relacionavam a como o Movimento Escoteiro esteve (ou est) envolvido no desenvolvimento da cidadania, seja em sua vida acadmica e/ou profissional e/ou pessoal, e que elementos da vida Escoteira propiciaram o conhecimento cientfico sobre de que forma a percepo do meio ambiente foi (ou ) afetada pela participao no movimento. Neste primeiro evento, utilizado como cenrio para os levantamentos e entrevistas, identificamos 10 diferentes cidades do estado de So Paulo, representadas por membros escotistas: Aruj, Guaianazes, Guaruj, Mato, Rio Claro, So Bernardo do Campo, So Jos dos Campos, So Paulo, Sapopemba e Sorocaba, alm de So Paulo, e 3 diferentes estados: Paran, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. O membro do Movimento Escoteiro mais jovem que participou da entrevista tem 17 anos, e o mais velho tem 65 anos de idade. No quesito tempo em que so Escoteiros, o membro que participa h menos tempo Escoteiro h 6 meses, e o que participa h mais tempo Escoteiro h 57 anos. Na questo que aborda o tipo de escola em que o entrevistado estudou (ou estuda), 25 membros estudaram (ou estudam) apenas em escola pblica, 11 membros estudaram (ou estudam) apenas em escola particular e 8 membros estudaram (ou estudam) em ambos os tipos de escola (pblica e particular). Esse dado demonstra que o Movimento Escoteiro tem uma forte abrangncia na escola pblica. Quando questionados sobre como chegou at o Movimento Escoteiro, os resultados obtidos foram classificados em seis categorias: divulgao na escola em que estudava (ou estuda) (4,54%); por indicao de familiares que participaram (ou participam) do Movimento Escoteiro (47,73%); ouviu falar (2,27%); por indicao de amigos que participaram (ou participam) do Movimento Escoteiro (29,55%); foram

15

convidados para auxiliar na fundao de um Grupo Escoteiro (9,09%); e viram os Escoteiros realizarem atividades em parques e demonstraram interesse (6,82%). Para avaliar de forma mais clara as questes relacionadas opinio do entrevistado quanto ao Movimento Escoteiro, os resultados obtidos foram tabelados (Tabelas IV, V e VI) e organizados por perguntas e por categorias de respostas, reunindo todas as informaes dadas por todos os respondentes entrevistados.

Tabela IV - Reflexos do Movimento Escoteiro na aprendizagem na escola

04. De que forma o ser Escoteiro gerou (ou gera) reflexos no seu aprendizado na escola? Quantidade Categoria de Respostas 01 Equilbrio 01 Dedicao 01 Ser alegre 02 Educao 02 Postura 03 Aplicao de valores (altrusmo, sinceridade, lealdade, bondade...) 03 Organizao 03 Liderana 03 Aprender fazendo 04 Comprometimento 04 Viso de mundo diferente 05 Trabalho em equipe 06 Desinibio 06 Enfrentar desafios 06 Responsabilidade 08 Alcanar objetivos 08 Desenvolvimento de aptides 11 Formar cidados/ Formar carter 16 Respeito 18 Disciplina 02 No foi Escoteiro enquanto estudava 01 No influenciou - Justificativa: no apresentou justificativa

16

Tabela V - Influncia do Movimento Escoteiro na vida profissional

05. De que forma o ser Escoteiro influenciou (ou influencia) sua vida profissional? Quantidade Categoria de Respostas 01 Buscar conhecimento 01 Pontualidade 02 Organizao 02 Aprender fazendo 02 Confiana 05 Responsabilidade 06 Respeitar hierarquias 06 Desenvolvimento de habilidades 07 Postura 07 Enfrentar desafios 09 Boa conduta 09 Respeito 09 Formar cidados/ Formar carter 11 Escolha profissional 12 Liderana 20 Trabalho em equipe 04 Nunca trabalhou 01 No influenciou - Justificativa: tornou-se Escoteiro quando j era aposentado (a)

Tabela VI - Insero dos princpios do Movimento Escoteiro na escola

06. Como voc v a insero dos princpios do Movimento Escoteiro na escola? Quantidade Categoria de Respostas 01 Complemento 01 Pensar/ refletir 02 Comportamento 03 Desenvolvimento 04 Responsabilidade 04 Aprender fazendo 05 Buscar informaes 05 Patriotismo 07 Motivao 08 Respeito 09 Disciplina 13 Trabalho em equipe 23 Formar cidados/ Formar carter 04 No a favor - Justificativa: se for obrigatrio, ser contra os princpios do ME
ME - Movimento Escoteiro

17

Em levantamentos sobre a insero do movimento escoteiro na educao atualmente, verificamos que a Comisso de Educao e Cultura (CEC), da Cmara dos Deputados, tem realizado um trabalho junto da Unio dos Escoteiros do Brasil (UEB) para debater o projeto "Escotismo nas Escolas". A CEC da Cmara dos Deputados dever realizar no segundo semestre de 2011 uma audincia pblica para debater o projeto. Essa foi uma das principais deliberaes tomadas em nvel nacional relacionadas a um movimento de educao extra-escolar, em reunio entre representantes nacionais de Grupos Escoteiros e deputados defensores da prtica do Escotismo no Brasil. O estudo em desenvolvimento sobre o Movimento Escoteiro pretende no somente demonstrar a influncia do Escotismo na formao de cidados em vrios momentos da histria da educao no Brasil, mas, tambm, de que forma o conhecimento do meio ambiente, em especial do meio fsico, so abordados nas atividades desenvolvidas pelos grupos escoteiros. Da mesma forma, o Projeto Poltico Pedaggico (PPP) da UEB ser analisado em segunda etapa e pretende-se discutir que parmetros so utilizados no que concerne aos contedos focados em Cincias da Terra. Na visita realizada ao Escritrio Nacional da Unio dos Escoteiros do Brasil (UEB) em Curitiba (PR), foram realizadas entrevistas com coordenadores do movimento. Discutimos os objetivos do Movimento Escoteiro para o jovem, e ficou claro que na aplicao do Mtodo Escoteiro, em princpio, acreditava-se que o mais importante era que o jovem aprendesse a tcnica, ou seja, aprendesse a fazer ns, fazer amarras, fazer pioneiras, construir foges, manipular lampies, executar tcnicas de primeiros socorros, manipular bssola, etc.. Porm, com a utilizao deste mtodo, os jovens tornaram-se eficazes em aplicar tcnicas, mas no realizavam atividades atraentes e no se importavam em adotarem, ou no, uma boa conduta". Neste perodo, os Escotistas ficaram preocupados com a importncia e necessidade dos jovens adotarem uma boa conduta para sua vida, seja estudantil e/ou profissional. Para tal, deixaram de lado a aplicao da tcnica e passaram a realizar atividades nas quais os jovens tivessem que refletir sobre suas atitudes. Eram realizadas atividades de reflexo, relaxamento, conscientizao, sensibilizao, controle de emoes etc.. Porm, este mtodo resultou em uma evaso de aproximadamente 50% de membros do movimento. Atualmente, em 2011, os Escotistas encontraram uma nova maneira de aplicar o Mtodo Escoteiro de forma que os jovens sejam capazes te atingir os objetivos finais do
18

Movimento Escoteiro. Ao invs de focar-se apenas na aplicao de tcnicas ou apenas na busca por uma boa conduta, os Escotistas agora buscam realizar atividades ou fazer coisas de forma que possam unir os trs focos principais do movimento: tcnica, atividades e conduta, por meio da aplicao de competncias especficas para cada Ramo. Ou seja, atualmente os Escotistas buscam um mtodo que visa realizar atividades que necessitam da aplicao de tcnicas e tambm realizar atividades que aprimorem a boa conduta do jovem. Dessa forma, os autores do livro Manual do Escotista Ramo snior: um mtodo de educao no-formal para jovens de 15 a 17 anos (CURITIBA, 2011) definem por competncia a unio do conhecimento, habilidade e atitude em relao a algum tema especfico, e a defendem de forma que o aspecto educativo da competncia que ela rene no s o saber algo (conhecimento), mas tambm o saber fazer (habilidade) para a aplicao do conhecimento e, mais ainda, saber ser (atitude) em relao ao que sabe e faz, uma conduta que revela a incorporao de valores. Tcnica Atividade Conduta

Para auxiliar os demais Escotistas integrantes do Movimento Escoteiro pelo Brasil, os Escotistas responsveis pela elaborao dos materiais didticos (livros, guias, mapas, etc.) criaram referenciais bibliogrficos para aplicao do Mtodo Escoteiro para cada Ramo (Lobo, Escoteiro, Snior e Pioneiro). Assim, cada Ramo busca atingir os objetivos finais do Movimento Escoteiro, representados pela conquista dos distintivos de maior grau de eficincia em cada Ramo. Para atingir esse objetivo, cada jovem deve cumprir uma srie de competncias divididas em atividades que buscam fazer com que ele (jovem) desenvolva habilidades, atitudes e conhecimento sobre tcnicas, atividades e condutas divididas em seis reas de desenvolvimento (fsico, intelectual, carter, afetivo, social e espiritual), efetivando assim o Mtodo Escoteiro atual (Figura III).

19

Deve-se ressaltar que um dos referenciais didticos, o livro Programa de Jovens: Objetivos finais e intermedirios (UEB), a proposta de objetivos educativos e finais contemplam tipos diferentes de conduta. Alguns entre eles propem a aprendizagem de um determinado contedo (saber algo), enquanto outros se orientam para a incorporao de alguma atitude (saber ser) e/ou motivam uma ao especfica (saber fazer). Dessa forma, pode-se citar que alguns dos principais objetivos buscados pelo Movimento Escoteiro so que o jovem aprenda a ter liderana, saiba trabalhar em equipe, tenha respeito ao prximo e seja capaz de enfrentar desafios. Cabe ressaltar que estes objetivos foram comprovados pelos resultados obtidos com as entrevistas realizadas no presente estudo durante o ARP 2011 (Acampamento Regional de Patrulhas) em Paulnia. importante destacar que para atingir os objetivos finais, o Mtodo Escoteiro deve ser aplicado por pessoas que tm boa conduta, diferentes habilidades e saiba utilizar tcnicas necessrias para ensinar aos jovens o que o Movimento Escoteiro busca. Pois esta pessoa, ao trabalhar diretamente com os jovens como o Escotista da Alcatia/Tropas/Cl, ser o referencial para seus membros servindo de exemplo, do qual o jovem buscar imitar suas atitudes. Como citado por Baden-Powell no livro Guia do Chefe Escoteiro (BADEN-POWELL, 2006), o Escotista deve ter a mentalidade jovial e, como primeiro passo, ser capaz de se colocar num nvel adequado aos jovens; compreender as necessidades, aspiraes e desejos correspondentes diversas idades

20

dos jovens; ocupar-se de cada um individualmente em vez do conjunto e, para obter melhores resultados, criar um esprito de grupo entre os indivduos. Ele precisa procurar substituir o irmo mais velho, isto , ver as coisas pelo mesmo prisma que os jovens e conduzi-los e gui-los entusiasticamente pelo caminho adequado. Como um verdadeiro irmo mais velho, ele dever interpretar as tradies da famlia Escoteira e faz-las respeitar, mesmo que isto exija grande firmeza. E s isto! O Escotista Luiz Cesar de Simas Horn, formado em educao fsica e psicologia, responsvel pelo mtodo educativo no Escritrio Nacional da Unio dos Escoteiros do Brasil em Curitiba (PR), relatou-nos durante o perodo de pesquisa de campo, que o sucesso na aplicao do Mtodo Escoteiro auxiliado pela capacidade que as pessoas tm de mudar sua conduta, seja por sugesto, por permitir que seja contagiado ou por desejo. O Escotista define que a sugesto ocorre quando algum em quem o jovem confia mostra as vantagens e desvantagens de assumir uma boa conduta e a sugere ao jovem que, por confiar nele, assume esta posio; por permitir que seja contagiado, acontece porque o jovem contagiado pelo grupo em que participa, dessa forma o jovem que entra no movimento comea a conviver com o grupo que possui uma boa conduta e, inconscientemente, contagiado por eles e passa a adotar esta postura; e por desejo do jovem, que ocorre quando o jovem realmente gosta e se identifica com aquilo que lhe foi ensinado e ento muda sua conduta, sem precisar de influncia externa e sim apenas por desejo.

21

5. Anlise dos Resultados Obtidos


O Mtodo Escoteiro baseado em cinco abordagens metodolgicas: aceitao da Lei e Promessa Escoteiras; aprender fazendo; vida em equipe; atividades progressivas, atraentes e variadas; e desenvolvimento pessoal com orientao individual. A partir destas, a definio dos princpios do Movimento Escoteiro so: dever para com Deus; dever para com os outros; e dever para consigo prprio e foram elaborados para que cada jovem Escoteiro se desenvolva como cidado saudvel, justo e til para a sociedade, atravs de incentivo superao de desafios, explorao, ao desejo por aventura, descoberta, iniciativa, inveno, criao, etc. Os resultados obtidos at a presente etapa desse estudo, demonstram que as pessoas que foram ou ainda so participantes do Movimento Escoteiro comprovam a eficincia da aplicao do Mtodo Escoteiro e dos princpios acima descritos em suas vidas enquanto estudantes e/ou profissionais, como um sistema de ensino no-formal. Embora todos estes mtodos e princpios apresentem relao entre si, os resultados obtidos nas entrevistas (Tabela VII) foram organizados para estabelecermos uma comparao com a proposta pedaggica dada pelo Mtodo Escoteiro (representado na tabela pela letra M) e aos princpios do Movimento Escoteiro (representado na tabela pela letra P), e relacionadas s categorias, ao mtodo e ao princpio correspondente.
Tabela VII - Relao entre os resultados obtidos com Mtodos e Princpios Escoteiros

Categoria Alcanar objetivos Aplicao de valores Aprender fazendo Boa conduta Buscar conhecimento Buscar informaes Comportamento Comprometimento

Mtodos e/ou Princpios Escoteiros M - Desenvolvimento pessoal com orientao individual P - Dever para consigo mesmo M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para com os outros M - Aprender fazendo P - Dever para consigo mesmo M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para com os outros M - Desenvolvimento pessoal com orientao individual P - Dever para consigo mesmo M - Desenvolvimento pessoal com orientao individual P - Dever para consigo mesmo M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para com os outros M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para consigo mesmo

22

Confiana Dedicao Desenvolvimento Desenvolvimento de aptides Desenvolvimento de habilidades Desinibio Disciplina Educao Enfrentar desafios Equilbrio Escolha profissional Formar cidados/ Formar carter Liderana Motivao Organizao Patriotismo Pensar/ refletir Pontualidade Postura Respeitar hierarquias Respeito Responsabilidade Ser alegre Trabalho em equipe

M - Desenvolvimento pessoal com orientao individual P - Dever para com os outros M - Atividades progressivas, atraentes e variadas P - Dever para com os outros M - Desenvolvimento pessoal com orientao individual P - Dever para consigo mesmo M - Desenvolvimento pessoal com orientao individual P - Dever para consigo mesmo M - Desenvolvimento pessoal com orientao individual P - Dever para consigo mesmo M - Atividades progressivas, atraentes e variadas P - Dever para consigo mesmo M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para com os outros M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para com os outros M - Atividades progressivas, atraentes e variadas P - Dever para consigo mesmo M - Vida em Equipe P - Dever para com os outros M - Aprender fazendo P - Dever para consigo mesmo M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para consigo mesmo M - Vida em Equipe P - Dever para com os outros M - Vida em Equipe P - Dever para consigo mesmo M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para consigo mesmo M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para consigo mesmo M - Desenvolvimento pessoal com orientao individual P - Dever para consigo mesmo M - Aprender fazendo P - Dever para com os outros M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para com os outros M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para com os outros M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para com os outros M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para com os outros M - Aceitao da Lei e Promessa Escoteiras P - Dever para consigo mesmo M - Vida em Equipe P - Dever para com os outros

23

Viso de mundo diferente

M - Atividades progressivas, atraentes e variadas P - Dever para consigo mesmo

No foi citada como categoria e nem como Princpio do Movimento Escoteiro (ME) aquele que refere-se ao
dever para com Deus, pois o ME preza a importncia da crena, mas no define a religio.

Referente aos resultados obtidos nas entrevistas e relacionando-os com os principais objetivos finais do Movimento Escoteiro foi realizada a seguinte anlise (Tabela VIII):
Tabela VIII - Relao entre os objetivos finais do ME e os resultados obtidos nas entrevistas

Objetivos Finais 01 01 04 05 15 15 27 02 04 38 02 03 09 39 43 07 08 09 13 17 01 01 01 02 02 04 05 06 07 11

Resultado Obtido Pontualidade Dedicao Comprometimento Organizao Liderana Responsabilidade Disciplina Confiana Desinibio Trabalho em equipe Educao Aplicao de valores Boa conduta Respeito Formar cidados/ carter Motivao Alcanar objetivos Aprender fazendo Enfrentar desafios Desenvolvimento Pensar/ refletir Equilbrio Ser alegre Comportamento Postura Viso de mundo Patriotismo Buscar conhecimento Postura Escolha profissional

Porcentagem
44 = 100%

Liderana
34,09%

Trabalho em equipe
86,36%

Respeito ao prximo
88,63%

Enfrentar desafios
29,54%

Outros

2,27% 2,27% 9,09% 11,36% 34,09% 34,09% 61,36% 4,54% 9,09% 86,36% 4,54% 6,81% 20,45% 88,63% 97,72% 15,90% 18,18% 20,45% 29,54% 38,63% 2,27% 2,27% 2,27% 4,54% 4,54% 9,09% 11,36% 13,63% 15,90% 25,00%

24

De acordo com os dados estipulados no livro Escoteiros de So Paulo: Relatrio Social e Ambiental - 100 anos de Histria e de Preservao do Meio Ambiente (UEB, 2011), podemos determinar como justificativa para estes resultados a questo de que o Mtodo Escoteiro, em conjunto com seus princpios, um dos segredos do Escotismo. As atividades levam o jovem a conhecer e explorar seus potenciais, atravs de atividades fsicas, intelectuais, espirituais, sociais, afetivas e de carter. Somando todas as atividades realizadas pelas unidades Escoteiras existentes em So Paulo, podemos afirmar que so realizadas anualmente: 550 acampamentos; 825 excurses de cunho tcnico; 825 visitas e passeios educativos; 825 atividades de cunho cultural; 1100 atividades de cunho ecolgico; e 3330 reunies e participaes em Congressos, Conselhos Tutelares, Conselhos e Comisses Municipais e Estaduais, etc. Pela aplicao adequada do Mtodo Escoteiro e seus princpios, a Unio dos Escoteiros do Brasil obteve, entre 1917 e 2009, vinte e nove prmios e reconhecimentos, sendo alguns destes relacionados Educao e Educao Ambiental: 1946 Decreto Lei n 8828: Instituio de Educao Extra-Escolar e rgo mximo do Escotismo Brasileiro em 24/Jan; 1995 Prmio ADVB TOP Ecologia Educao Ambiental: Prmio Especial categoria Hors Concours, reconhecendo o Escotismo Paulista como uma ferramenta importante na formao de jovem, nas questes ambientais e ecolgicas; 2002 Prmio Criana Brasil: Em razo da valorizao e a contribuio educacional do Movimento Escoteiro para o desenvolvimento da criana brasileira; 2002 Prmio de Educao Ambiental: Em reconhecimento as atividades de Educao Ambiental desenvolvidas pelo Movimento Escoteiro; 2004 Prmio Nestl Criana Brasil: Em reconhecimento as atividades educacionais desenvolvidas por crianas e jovens do Movimento Escoteiro no Projeto Cidadania Ativa. Entre outros.

25

6. Concluso
importante salientar que este Trabalho Final foi realizado a partir de dados e anlises de resultados obtidos como parte da Iniciao Cientfica iniciada em agosto de 2011 e com trmino previsto para agosto de 2012. Dessa forma, cabe ressaltar que as concluses deste Trabalho Final devem ser consideradas como resultados parciais das pesquisas de campo e levantamentos realizados at o presente momento e que, aps a entrega deste trabalho, esta pesquisa ter continuidade.

De acordo com Henri Joubrel, autor do livro O Escotismo na Educao e Reeducao dos Jovens (JOUBREL, 1969), a importncia atual do Escotismo e a influncia que exerceu desde sua criao so fatos incontestveis. De forma que Schmidt, em seu livro Educar pela Recreao (SCHMIDT, 1964) diz que o Escotismo foi, por sem dvida, uma das invenes mais geniais que tm surgido no campo pedaggico. Quando os socilogos de amanh estudarem a histria da juventude, vero ainda melhor do que ns a que ponto as simples sugestes lanadas em 1908, por Baden-Powell, contriburam para a evoluo das idias sobre educao e como formaram um determinado tipo de indivduo. O Movimento Escoteiro uma forma de educao no-formal que complementa a educao formal na medida em que auxilia a formao de cidados conscientes atravs de suas prticas, pois de acordo com o autor Henri Joubrel (JOUBREL , 1969): - A educao atravs do jogo, aventura, excurses e acampamentos: a criana ressalta o valor educativo do jogo, favorece o desenvolvimento somtico e a resistncia fadiga; - As canes e esquetes: a criana tem liberdade de escolher temas ou de realizar variaes sobre temas dados. Se o Escotista for perspicaz, uma excelente oportunidade de observao e mesmo percepo dos desejos e necessidades dos jovens; - O contato com a natureza: a criana encontra na vida ao ar livre uma fonte de bem estar fsico e espiritual, aprender a ser simples e a dominar sozinha inmeras dificuldades materiais; - O sistema de equipe: permite a iniciativa e a responsabilidade individual dentro do grupo, confere o sentido de solidariedade e desperta a conscincia social; - O uniforme e as tradies: desperta a atrao que a criana sente pelas insgnias e pelos ritos secretos atravs do cerimonial Escoteiro rico em simbolismos como saudao,

26

totem, investiduras, canes, fogos de conselhos, etc. E quanto ao uniforme, a criana comea a igualar a aparncia de jovens pertencentes nveis sociais pobres ou ricos e com nacionalidades, raas e religies diferentes; - As provas de classes e distintivos: um sistema progressivo de exames do tipo menos escolar possvel que consagra criana a aquisio de qualidades e conhecimentos tericos e prticos; - Apelo ao sentimento de honra: feito individual e coletivamente pela lembrana da Promessa e da Lei Escoteiras e tambm pelo sistema de patrulhas; - Servio ao prximo: a boa ao Escoteira, exigida aos jovens cotidianamente, tem o mrito de criar o condicionamento de um hbito e, em seguida, de uma mentalidade voltada ao prximo; - O exemplo permanente do Escotista: os discursos, as pregaes, os sermes moralizadores tm geralmente pouca influncia sobre as crianas que acreditam mais com os olhos do que com as orelhas. A maioria das crianas aspiram a identificar-se com um heri. O bom Escotista aquele que se faz estimar e que merece servir de exemplo. Ele aquele que as crianas desejam imitar. Mas para isso, o Escotista deve se apresentar s crianas como um irmo mais velho, vivendo inteiramente com elas, como elas e pronto ampar-las em todas as dificuldades. Dessa forma imagina-se que alguns dos problemas encontrados na sociedade atualmente como instabilidade psico-motora, emotividades, depresso, parania, impulsividade, perversidade, etc., tambm podem ser trabalhados e melhorados pela aplicao e prtica do Mtodo Escoteiro e da Lei e Promessa Escoteiras (Tabela IX).

27

Tabela IX - Relao entre tendncia de carter, Mtodos Escoteiros e artigos da Lei Escoteira (fonte: livro O Escotismo na Educao e Reeducao dos Jovens - Henri Joubrel, 1969)

Tendncia de Carter Instabilidade psico-motora

Mtodos Escoteiros Jogos, excurses, acampamentos, canes, esquetes, sistema de patrulhas e trabalhos manuais Responsabilidades pessoais, apelo ao sentimento de honra, debates coletivos, trabalhos manuais, vida ao ar livre, distintivos e tradies Jogos, excurses, acampamentos, esquetes, provas de classes e especialidades

Artigos da Lei Escoteira O Escoteiro obediente e disciplinado; tem uma s palavra e sua honra vale mais que sua prpria vida; e econmico e respeita o bem alheio O Escoteiro est sempre alegre e sorri nas dificuldades; limpo de corpo e alma; tem uma s palavra e sua honra vale mais que sua prpria vida; leal; e corts O Escoteiro est sempre alegre e sorri nas dificuldades; obediente e disciplinado; tem uma s palavra e sua honra vale mais que sua prpria vida; e pratica diariamente uma boa ao O Escoteiro obediente e disciplinado; amigo de todos e irmos dos demais Escoteiros; leal; corts; pratica diariamente uma boa ao; est sempre alegre e sorri nas dificuldades; econmico e respeita o bem alheio O Escoteiro obediente e disciplinado; amigo de todos e irmo dos demais Escoteiros; limpo de corpo e alma; e tem uma s palavra e sua honra vale mais que sua prpria vida O Escoteiro amigo de todos e irmo dos demais Escoteiros; corts, bom para os animais e as plantas; pratica diariamente uma boa ao; econmico e respeita o bem alheio; limpo de corpo e alma

Emotividade

Depresso

Parania

Sistema de patrulhas e exemplo do Escotista

Impulsividade

Sistema de patrulhas, trabalhos manuais, canes e esquetes

Perversidade

Vida ao ar livre, sistema de patrulhas, canes e exemplo do Escotista

O Movimento Escoteiro busca estimular nos jovens o respeito e o compromisso com a natureza, com os indivduos e consigo prprio. E, pela aplicao e prtica de seu Projeto Poltico Pedaggico possvel que sejam formados cidados saudveis, justos e teis para a sociedade, como sempre desejou Baden-Powell. Dessa forma podemos concluir este trabalhado com um trecho escrito pelos Escotistas responsveis pelo mtodo educativo do Movimento Escoteiro, do Escritrio Nacional da Unio dos Escoteiros do Brasil em Curitiba, no livro Programa de Jovens: Objetivos finais e intermedirios (UEB) que relata o seguinte: embora seja perfeitamente

28

admissvel que uma ou duas reas de desenvolvimento se destaquem sobre as demais, em um determinado momento, em funo do diagnstico que os Escotistas e/ou os prprios membros de um Ramo faam a respeito de suas necessidades imediatas, quando da elaborao da programao a ser cumprida em um dado ciclo de programa, absolutamente imprescindvel que todas as reas de desenvolvimento sejam

contempladas com aes concretas, no contexto geral da aplicao do Programa de Jovens. O que se pretende com este cuidado assegurar criana e ao jovem o desenvolvimento harmonioso de toda a sua personalidade. Ao estudar o Projeto Poltico Pedaggico do Movimento Escoteiro (SCHMIDT, 1964) ressaltado que na famlia, a conscincia moral do menino se rege pelas imposies dos pais. Na escola, o professor adota tambm o sistema autoritrio. J na sociedade Escoteira, o regime de disciplina diverso, pois impera ali a autonomia, porm dentro da prtica da mais generosa solidariedade.

29

7. Referncias Bibliogrficas
BADEN, of Gilwell, Lord. Lies da escola da vida - 1 Edio. Curitiba: Escritrio Nacional da Unio dos Escoteiros do Brasil, 1986. BADEN-POWELL, of Gilwell, Lord. Escotismo para rapazes: um manual de instruo em boa cidadania por meio das artes mateiras - Edio da Fraternidade Mundial. Curitiba: Escritrio Nacional da Unio dos Escoteiros do Brasil, reedio 2006, reimpresso 2008. BADEN-POWELL, of Gilwell, Lord. Guia do Chefe Escoteiro: teoria do adestramento Escoteiro - um subsdio para a tarefa dos Escotistas - 7 Edio. Curitiba: Reproset Indstria Grfica, abril de 2006. Pginas 11-12, 28-30 e 45-62. CURITIBA. Escritrio Nacional da Unio dos Escoteiros do Brasil. Manual do Escotista Ramo snior: um mtodo de educao no-formal para jovens de 15 a 17 anos. Curitiba, 2011. Pginas 242-249. CURITIBA. Escritrio Nacional da Unio dos Escoteiros do Brasil. Programa de jovens: objetivos finais e intermedirios. Curitiba. Pginas 3-7, 30-33. GASPAR, A. A educao formal e a educao informal em Cincias. Frum da Cincia e Cultura. Casa da Cincia. Centro Cultural de Cincia e Tecnologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cincia e pblico: caminhos da divulgao cientfica no Brasil. Organizado por Luisa Massarani, Ildeu de Castro Moreira e Ftima Brito. Rio de Janeiro, 2002. Pginas 171-183. GASPAR, A. O ensino informal de Cincias: de sua viabilidade e interao com o ensino formal concepo de um centro de Cincias. Departamento de Fsica e Qumica, Universidade Estadual Paulista. Cad. Cat. Ens. Fis. V9, N 2. Florianpolis, agosto de 1992. Pginas 157-163. PAOLILLO, C.; IMBERNON, R. A. L.,. Educao Ambiental e educao cientfica no contexto do Movimento Escoteiro (Environmental and scientific education in the context of Boy Scouts Movement). Escola de Artes, Cincias e Humanidades, Universidade de So Paulo. Revista Experincias em Ensino de Cincias. V4(2). So Paulo, agosto de 2009. Pginas 93-105. JOUBREL, H. O Escotismo na educao e reeducao dos jovens. Traduo por Maria Jos Austregsilo de Athayde. Rio de Janeiro: Editora Livraria Agir, 1969. Pginas 11-14, 24-29 e 94-103.

30

MEC - Ministrio da Educao. PCNs - Parmetros Curriculares Nacionais. So Paulo, 1996. Disponvel em: <www.portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>.

Acesso em: julho de 2011. NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa - caractersticas, usos e possibilidades. 2 Semestre de 1996. Dissertao (Mestrado do curso de Ps Graduao em Administrao de Empresas) - Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo, So Paulo. Caderno de Pesquisas em Administrao, Volume 1, N 3. Pginas 1-5. Projeto Educativo do Movimento Escoteiro. Escritrio Nacional da Unio dos Escoteiros do Brasil. Curitiba. Disponvel Acesso em: em:

<www.Escoteiros.org.br/downloads/documentos_oficiais.php>. fevereiro de 2011.

SO PAULO. Escritrio Nacional da Unio dos Escoteiros do Brasil. Escoteiros de So Paulo: relatrio social e ambiental - 100 anos de histria e de preservao do meio ambiente - 1 Edio. So Paulo, 2011. Pginas 6-13. SCHMIDT, M. J. Educar pela recreao - para pais e educadores - 3 Edio. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1964. THOM, N. Movimento Escoteiro: projeto educativo extra-escolar. Universidade do Contestado (UnC), Campus de Caador (SC). Revista HISTEDBR On-line. N 23. ISSN: 1676-2587. Campinas, setembro de 2006. Pginas 171-194. UEB - Unio dos Escoteiros do Brasil - Regio de So Paulo. <www.escotismo.org.br>. Acesso em: fevereiro de 2011. UEB - Unio dos Escoteiros do Brasil. Disponvel em: <www.Escoteiros.org.br>. Acesso em: fevereiro de 2011. WOSM - World Organization of the Scout Moviment. Disponvel em: <www.sco ut.org>. Acesso em: fevereiro de 2011. Disponvel em:

31

8. Anexos
8.1. Anexo I - Projeto Educativo do Movimento Escoteiro
NOSSAS DEFINIES E CONVICES FUNDAMENTAIS Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaborao de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntrio. Somos um movimento de educao no-formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral dos jovens, complementando o esforo da famlia, da escola e de outras instituies. Queremos o desenvolvimento do ser humano, como um todo, e de todos os seres humanos. O ser humano, homem e mulher, na plenitude de sua existncia e na riqueza de suas semelhanas e diferenas. O ser humano em sua identidade singular e em sua cultura, sem distino de origens sociais, raas e credos. Educamos para a liberdade e procuRamos desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do a aquisio de conhecimentos ou de habilidades especficas. Fortalecemos nos jovens a vontade de optar por uma escala de valores que d sustentao a suas vidas e os convidamos a agir de forma coerente com essa opo. Caminhamos em busca de Deus e estimulamos o jovem a dar testemunho de sua f, vivendo ou buscando a religio que a expresse. Cremos na famlia, raiz integradora da comunidade e centro de uma civilizao baseada no amor, na verdade e na justia. Educamos para o respeito, a vida afetiva e o amor, para a construo de uma famlia que d a seus filhos uma boa formao. Cremos na justia social como exigncia de um desenvolvimento humano e sustentvel. Despertamos no jovem o anseio por servir comunidade e por se comprometer com seu desenvolvimento como manifestao de sua solidariedade para com o prximo, especialmente os que mais precisam. Queremos um mundo fraterno, onde os jovens possam crescer e se realizar plenamente. Incentivamos nos jovens a lealdade a seu pas e o amor terra natal,

32

seu povo e sua cultura, em harmonia com a promoo da paz, sem hostilidades entre classes sociais ou entre naes. Promovemos a fraternidade mundial entre os jovens e a cooperao mundial entre pases e organizaes. Estimulamos nos jovens o respeito pela natureza e o compromisso com o meio ambiente. Privilegiamos a vida ao ar livre como experincia educativa. Contribumos para a formao de cidados responsveis que compreendem a dimenso poltica da vida em sociedade, que desempenham um papel construtivo na comunidade e que tomam suas decises guiados pelos princpios Escoteiros. Como Movimento educativo, no nos envolvemos nas disputas poltico-partidrias. Entretanto, os princpios em que se baseia o Movimento Escoteiro orientam as opes polticas pessoais dos nossos membros, e a formao de cidados responsveis, participantes e teis em sua comunidade exige que estejamos atentos realidade poltica. Oferecemos a jovens e adultos a oportunidade de compartilhar a tarefa de crescimento comum, em uma relao que fomente o dilogo, a compreenso e a participao. Neste privilegiado encontro de geraes, todos os adultos atuam a servio da liberdade dos jovens.

NOSSO PROPSITO

Nosso propsito contribuir para que os jovens assumam seu prprio desenvolvimento, especialmente no carter, ajudando-o a realizar suas plenas potencialidades fsicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidados responsveis, participantes e teis em suas comunidades.

Seu prprio desenvolvimento

Convencidos da pluralidade da natureza humana e interessados no ser humano, como um todo, procuRamos oferecer aos jovens o desenvolvimento equilibrado de todas as dimenses de sua personalidade, promovendo, criando e fornecendo oportunidades para o pleno desdobramento de a complexa variedade de expresses do ser humano. A sade, a integrao social, a maturidade, o equilbrio afetivo e a prpria felicidade dependem do desenvolvimento harmonioso de todos esses aspectos.

33

Compromisso com a educao permanente

A vida se reinicia a cada momento, o que a converte numa aprendizagem que nunca se conclui. Nenhum aspecto da educao pode ser reduzido ao sistema escolar ou a um perodo de vida, j que o ser humano tem necessidade e deve ter a possibilidade de aprender ao longo de toda a sua existncia. Para que o jovem tome conscincia desta realidade, ns o orientamos na direo do auto-desenvolvimento e na busca da constante superao.

OS PRINCPIOS QUE NOS GUIAM

Nossos princpios constituem um marco referencial de valores essenciais e atraentes. A adeso a esses valores contribui fortemente para que os jovens tenham uma razo de viver consistente, para buscar a felicidade e motivar outros nessa mesma direo.

A relao com Deus

Convidamos os jovens a ir alm do mundo material, a orientar suas vidas por princpios espirituais e a seguir caminhando em busca de Deus, presente na existncia de todos os dias, na criao, no prximo, na histria. Convidamos os jovens a assumir a mensagem de sua f, busc-la e viv-la na comunidade de sua confisso religiosa, compartilhando da fraternidade dos que se unem em torno de uma mesma religio e sendo fiis e suas convices, seus smbolos e suas celebraes. Destacamos diante dos jovens a importncia de integrar a f vida e conduta, dela prestando testemunho em todos os seus atos. Alm disso, ns os convidamos a viver sua f com alegria, sem nenhuma hostilidade para com aqueles que buscam, encontram ou vivem respostas diferentes diante de Deus, abrindo-se ao interesse, compreenso e ao dilogo com todas as opes religiosas. Uma pessoa guiada por estes princpios reconhece, vive e compartilha o sentimento transcendente de sua vida, sem posicionamentos sectrios e sem fanatismo.
34

A relao com o prximo

Estimulamos o amor ao pas e a seus smbolos, sem ufanismo, em harmonia com todos os povos e buscando a promoo da paz mundial. Propomos aos jovens respeitar com carinho o mundo natural, comprometer-se com o desenvolvimento sustentvel e participar ativamente dos esforos para sua preservao e renovao. Desenvolvemos e oferecemos oportunidades para que desenvolvam sua curiosidade, ajudando-os a projetar em suas vidas adultas o interesse pela aquisio de habilidades para o trabalho manual que permite transformar coisas, descobrindo a cincia e a tecnologia como meios a servio do homem. Ns os motivamos para que aprendam a reaprender, a reinventar, a imaginar e a seguir pistas ainda no exploradas. Motivamos sua admirao pelo trabalho bem feito e fomentamos sua aspirao excelncia. Uma pessoa animada por esse esprito deixar o mundo melhor do que aquele que encontrou e seu testemunho ser um permanente desafio superao. Entendemos que o ser humano s se realiza plenamente quando exerce sua liberdade respeitando a do prximo. Propomos aos jovens que busquem sua realizao por meio do servio ao prximo e que se integrem de maneira responsvel e solidria a sua comunidade. Pedimos aos jovens que incorporem a valorizao dos direitos humanos a seu modo de pensar e suas atitudes. Promovemos seu comprometimento com a democracia como forma de governo que melhor permite a participao de todos e a igualdade de oportunidades mesmo para as minorias. Nossa proposta que reconheam e exeram o poder e a autoridade sempre a servio do bem comum. Destacamos o valor do trabalho de cada um para o bem estar de todos, ensinamos o respeito aos que trabalham e incentivamos os jovens a orientar suas relaes econmicas e sociais de forma justa. Promovemos a igualdade de direitos entre o homem e a mulher e fomentamos na juventude o apreo pela colaborao e pelo mtuo enriquecimento, respeitando a natureza particular de ambos os sexos, sem quaisquer preconceitos. No plano das relaes pessoais, ns os convidamos a desenvolver sua afetividade com naturalidade e respeito, pautando pelo amor seu comportamento sexual.

35

Propomos ao jovem que aproveite a existncia e as relaes humanas com alegria e senso de humor, buscando superar as dificuldades e expressando constantemente o prazer de viver. A ns interessa que os jovens sejam reconhecidas por suas atitudes de simpatia, compreenso e afeto para com o prximo, transformando em ambientes agradveis os espaos em que vivem e se desenvolvem. Uma pessoa guiada por estes valores sociais demonstra pelo seu prprio exemplo e testemunho que possvel encontrar a felicidade e a realizao pessoal por meio do servio ao prximo.

A relao consigo mesmo

Convidamos os jovens a usar progressivamente sua liberdade, e assumir-se com responsabilidade, a aprender e discernir e decidir, enfrentando as conseqncias de suas decises e de seus atos. Convidamos os jovens a usar progressivamente sua liberdade, e assumir-se com responsabilidade, a aprender e discernir e decidir, enfrentando as conseqncias de suas decises e de seus atos. Ns os desafiamos a pautar sua honra na fidelidade palavra empenhada, leais para com os demais e coerentes com seus valores. Ns lhes propomos que sejam fortes, mantendo-se firmes em seus objetivos e tendo a coragem de ser autnticos, em um claro testemunho de que so o que dizem ser. O homem ou a mulher conseqente com estes princpios uma pessoa ntegra, reta e forte, representa uma alternativa a alguns aspectos da cultura de hoje e contribui para a superao de tendncias permissivas.

NOSSO MTODO EDUCATIVO

Para alcanar nosso propsito, utilizamos o Mtodo Escoteiro, que constitui um todo onde se combinam diversos componentes.

36

A adeso Promessa e Lei Escoteira

O principal elemento do mtodo o convite pessoal a cada jovem, em um momento determinado de sua progresso, para que formule sua Promessa Escoteira. Por meio deste compromisso, o jovem aceita livremente, diante do seu grupo de companheiros, ser fiel palavra empenhada e fazer o seu melhor possvel para viver de acordo com a Lei. A Lei escoteira um instrumento educativo em que esto expressos, de maneira compreensvel para as diferentes faixas etrias, os princpios que nos guiam. Este compromisso ser um ponto de referncia em cuja direo se projetar toda a vida de um jovem.

A aprendizagem pelo servio

Como expresso dos princpios sociais do Movimento, o mtodo Escoteiro propcio a que os jovens assumam uma atitude solidria, realizem aes concretas de servio e se integrem progressivamente ao desenvolvimento de suas comunidades. Alm de contribuir para resolver um problema ou para aliviar uma dor, o servio uma forma de explorar a realidade, de conhecer a si mesmo, de descobrir outras dimenses culturais, de aprender a respeitar aos demais, de experimentar a aceitao e o reconhecimento do meio social, de construir a auto-imagem e de estimular a iniciativa em direo s mudanas e melhoria da vida em comum.

A aprendizagem pela ao

Outro componente essencial a educao ativa, em que os jovens aprendem por si mesmos, por meio da observao, do descobrimento, da elaborao, da inovao e da experimentao. Esta aprendizagem no-formal permite viver experincias pessoais que interiorizam e consolidam o conhecimento, as atitudes e as habilidades. Desta maneira, e do ponto de vista cognitivo, se substitui a simples recepo de informao pela efetiva aquisio de conhecimento; no domnio da afetividade, se substitui a norma imposta pela norma descoberta e a disciplina exterior pela interior; e, no

37

campo motriz, a passividade receptiva do destinatrio cede lugar criatividade efetiva do realizador.

Um sistema de equipes

Um fator fundamental do mtodo a vinculao a pequenos grupos de jovens de idade semelhante. Estas equipes de iguais aceleram a socializao, identificam seus membros com os objetivos comuns, ensinam a estabelecer vnculos profundos com outras pessoas, geram responsabilidades progressivas, proporcionam autoconfiana e criam um espao educativo privilegiado para que o jovem cresa e se desenvolva.

Uma sociedade de jovens

Os pequenos grupos e as demais estruturas oferecidas pelo Movimento para que os jovens se organizem em torno de sua proposta educativa e desenvolvam suas atividades por si mesmos, fazem lembrar uma sociedade de jovens. Nela se observam rgos de governo e espaos para a participao, assemblias e conselhos que ensinam a administrar divergncias e a obter consensos, organismos de tomada de decises de interesse coletivo ou individual, equipes executivas que impulsionam ao e fazem com que as coisas aconteam. Uma escola ativa que incorpora a aprendizagem da convivncia, da democracia e da eficincia vida cotidiana. A quantidade, o tamanho e o nome dessas estruturas procuram responder s necessidades que decorrem das caractersticas do jovem nas diferentes etapas do seu desenvolvimento.

A aprendizagem pelo jogo

O jogo oferece excelentes oportunidades para experimentar, aventurar, imaginar, sonhar, projetar, construir, criar e recriar a realidade. , portanto, uma ocasio de aprendizagem significativa que o mtodo Escoteiro privilegia como um espao para experincias em que o jovem o protagonista. No jogo ele desempenhar papis diversificados, descobrir regras, se associar com outros,

38

assumir responsabilidades, medir foras, desfrutar de triunfos, aprender a perder, avaliar seus acertos e seus erros.

Um sistema progressivo de objetivos e atividades: o Programa de Jovens

A expresso mais visvel e atraente do mtodo Escoteiro, onde se integram em absoluta harmonia todos os seus outros componentes, seu variado programa de atividades, que representa para o jovem uma oferta coincidente com seus interesses e dentro da qual eles escolhem o que desejam fazer. Estas atividades permitem aos jovens extrair experincias pessoais que levam conquista dos objetivos que o Movimento lhes prope para as diferentes etapas do seu desenvolvimento. Os objetivos se encaminham progressivamente para o cumprimento do projeto educativo do Movimento, se baseiam nas necessidades do desenvolvimento harmnico dos jovens e se ajustam a suas possibilidades nas diferentes idades. As atividades propostas significam desafios que estimulam o jovem a se superar, permitem experincias que do lugar a uma aprendizagem efetiva, produzem a sensao de haver tirado algum proveito e despertam o interesse por desenvolvlas. Por isso dizemos que so desafiantes, teis, recompensantes e atraentes. Pode ser incorporada ao programa de jovens toda atividade que reuna essas condies. O programa, por sua vez, construdo, realizado e avaliado com a participao de todos, mediante formas de animao que variam segundo as diferentes etapas de progresso.

A vida ao ar livre

A vida ao ar livre um meio privilegiado para as atividades escoteiras. Os desafios que a natureza apresenta permitem aos jovens equilibrar seu corpo, desenvolver suas capacidades fsicas, manter e fortalecer a sade, ampliar a criatividade, exercitar espontaneamente sua liberdade, estabelecer vnculos profundos com outros jovens, compreender as exigncias bsicas da vida em sociedade, valorizar o mundo, formar seus conceitos estticos, descobrir e se encantar com a ordem da Criao.

39

O mtodo Escoteiro prope aos jovens Integrar essas experincias a seus hbitos freqentes e a seu estilo de vida, recuperando continuamente o silncio interior e retornando sempre aos ritmos naturais e vida sbria.

Um marco simblico

O mtodo tambm apresenta aos jovens um conjunto de elementos simblicos que incorporam a riqueza dos smbolos e integram o ambiente de referncia prprio do Movimento. Estes smbolos motivadores estimulam a imaginao, ajudam a promover a coeso em torno dos objetivos compartilhados, asseguram o senso de pertencer a um grupo de iguais e destacam paradigmas que se oferecem como modelos a imitar. Cada uma das etapas de progresso se relaciona a um marco simblico prprio, que se adapta capacidade imaginativa e s necessidades de identificao de cada faixa etria.

Um cerimonial para celebrar a vida

O desenvolvimento progressivo do jovem destacado por meio de diversos atos que comemoram sua histria pessoal e a tradio comum, alm de traduzir a alegria da comunidade pelo progresso de cada um dos seus integrantes. Pelo cerimonial se renova o sentido do smbolo, se refora a unidade do grupo e se cria o ambiente propcio reflexo em torno dos valores que permeiam a atividade de todos os dias.

A presena estimulante do adulto

No processo de crescimento dos jovens, o educador adulto, permanecendo como tal, se incorpora alegremente ao dinamismo juvenil, dando testemunho dos valores do Movimento e ajudando os jovens a descobrir o que no poderiam descobrir sozinhos. Este estilo permite estabelecer relaes horizontais de cooperao para a aprendizagem, facilita o dilogo entre as geraes e demonstra que o poder e a autoridade podem ser exercidos a servio da liberdade daqueles a quem se educa, dirige ou governa.
40

O HOMEM E A MULHER QUE PRETENDEMOS OFERECER SOCIEDADE

Desejamos que os jovens que tenham sido Escoteiros faam o seu melhor possvel para ser: Um homem ou uma mulher reto de carter, limpo de pensamento, autntico na forma de agir, leal, digno de confiana. Um homem ou uma mulher capaz de tomar suas prprias decises, respeitar o ser humano, a vida, e o trabalho honrado; alegre, e capaz de compartilhar sua alegria; leal ao seu pas, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos. Um homem ou uma mulher lder a servio do prximo. Integrado ao desenvolvimento da sociedade, Capaz de dirigir, De acatar as leis, De participar, Consciente dos seus direitos, Sem se descuidar de seus deveres, Forte de carter, Criativo, esperanoso, Solidrio, empreendedor. Um homem ou uma mulher amante da natureza, E capaz de respeitar sua integridade. Guiado por valores espirituais, Comprometido com seu projeto de vida, Em permanente busca de Deus, E coerente em sua f. Capaz de encontrar seus prprios caminhos na sociedade e ser feliz.

41

8.2. Anexo II - Questionrio - ARP 2011


Universidade de So Paulo - Escola de Artes, Cincias e Humanidades Licenciatura em Cincias da Natureza - Trabalho Final

Questionrio:

N _____

Nome __________________________________________________ Idade _____ anos Profisso ________________________________________________________________ Grupo Escoteiro _______________________ Regio ____________ Numeral ________ 01. H quanto tempo Escoteiro? ____________________________________________ 02. Como chegou at o Movimento Escoteiro? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 03. Estudou (ou estuda) em escola pblica ou particular? ( ) Pblica ( ) Particular

04. De que forma o ser Escoteiro gerou (ou gera) reflexos no seu aprendizado na escola? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 05. De que forma o ser Escoteiro influenciou (ou influencia) sua vida profissional? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 06. Como voc v a insero dos princpios do Movimento Escoteiro na escola? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

Grata!

42

You might also like