You are on page 1of 10

Msculo artificial de nanotubos equipara-se a motor eltrico

Fibra muscular artificial Cientistas criaram um msculo artificial que 1.000 vezes mais eficiente do que os modelos atuais.

O "msculo" foi construdo tecendo uma fibra de nanotubos de carbono. E ele bom tanto de torque quanto de potncia. A fibra muscular artificial acelera uma placa 2.000 vezes mais pesada do que ela prpria, a uma velocidade de 590 rotaes por minutos, em 1,2 segundo. O rendimento do msculo artificial de nanotubos de carbono to elevado que pode ser comparado aos motores eltricos tradicionais. Em termos de comprimento, ela atinge 250 rotaes por milmetro de fibra, o que 1.000 vezes mais do que os msculos artificiais existentes. Os msculos artificiais atuais so feitos de materiais ferroeltricos, ligas com memria de forma ou polmeros orgnicos condutores.

Nanotubos destros e canhotos Embora j tenham sido tecidas fibras de nanotubos de carbono antes, os cientistas afirmam que a chave para transformar a fibra em um msculo artificial est em tecer os nanotubos em formato de hlice. Com isto, a fibra ter verses destras e canhotas, dependendo da direo de rotao durante o lanamento do nanotubo na fibra. O msculo artificial de nanotubos gira em um ou em outro sentido, dependendo da polaridade da corrente aplicada. [Imagem: UofTexas/Dallas] A rotao do msculo , portanto, de toro, o que significa que o msculo vai girar em uma direo at um limite; neste ponto, a rotao pode ser invertida alterando a corrente eltrica aplicada a ele. Isto ocorre porque os nanotubos destros e canhotos giram em direes opostas quando so carregados eletricamente. Mas, nos dois casos, o efeito da aplicao da tenso eltrica desenrolar parcialmente a fibra.

Inveno global

Neste ponto da pesquisa, a fibra muscular artificial de nanotubos de carbono precisa estar mergulhada em um lquido ionicamente condutor para funcionar. Mas como sua fabricao e miniaturizao muito mais simples do que os motores convencionais, os cientistas acreditam que sua aplicao mais imediata seria nos chips microfludicos, ou biochips, para misturar compostos qumicos para anlise e deteco de elementos. Os membros australianos da equipe preferem sonhar mais alto, e falam em criar motores para micro e nano-robs, que imitem os flagelos dos micro-organismos. A nova fibra muscular artificial, segundo eles, permitir a criao de robs ultra-miniaturizados que viajem pelo interior do corpo humano. O trabalho, publicado na revista Science, teve a contribuio de cientistas de oito pases diferentes, em trs continentes.

Msculos artificiais criam motores eltricos macios e flexveis


Motores macios Os motores eltricos normalmente so construdos com materiais duros, rgidos e densos, como ao, cobre e alumnio. Como h motores eltricos nos mais diversos lugares, de automveis e avies at brinquedos e escovas de dentes, os engenheiros comeam a procurar solues para a construo de motores mais leves e no to rgidos. O Dr. Iain Anderson, do Laboratrio de Biomimtica da Universidade de Auckland, na Austrlia, acredita que h muitas vantagens na construo desses "motores macios".

"Esses motores macios podero ser usados em dispositivos manipuladores para microcirurgias e em equipamentos robticos flexveis," afirma ele.

"Motores alternativos construdos com materiais macios e de baixa densidade podem abrir novas oportunidades de design para a criao de motores que sejam mais simples, mais baratos, moldveis e flexveis," continua. Motores de msculos artificiais E o Dr. Anderson acaba de demonstrar suas ideias na forma de motores eltricos cujas rgidas bobinas de cobre so substitudas por msculos artificiais, feitos de polmeros flexveis. Os motores flexveis no so simplesmente rotativos: eles apresentam uma gama muito mais variada de movimentos, sem depender dos tradicionais rolamentos e bobinas. O elemento central dos motores flexveis so os msculos artificiais, fabricados com um elastmero dieltrico - essencialmente uma membrana plstica com eletrodos esticveis nas suas superfcies livres. Quando uma tenso aplicada, as cargas eltricas que se acumulam nos eletrodos produzem foras eletrostticas que deformam o msculo artificial. Cargas de polaridades opostas fazem os eletrodos se atrarem, comprimindo o elastmero. Cargas opostas expandem o msculo artificial. Quando a carga retirada, o material volta ao seu estado original. A combinao desses movimentos permite a criao de motores para uma grande gama de funes e aplicaes. Controle do eixo Um dos modelos desenvolvidos pelo pesquisador converte um movimento vertical em movimento rotativo. Se a aplicao permitir o uso de engrenagens, o motor resultante pode ter apenas seis peas. Mas possvel dispensar totalmente as engrenagens e rolamentos, construindo um motor totalmente flexvel, um pouco mais complicado. "Em suma, ns desenvolvemos um motor de msculos artificiais sem rolamentos, com diferentes modos de atuao, com um grande gama de movimentos," conclui o pesquisador. Um complicador dos motores flexveis que o sistema de inverso de cargas e desligamento da carga que controla os msculos artificiais exige que se saiba, a cada momento, a posio exata do eixo. Para isso, os pesquisadores esto agora desenvolvendo um sistema de sensores capaz de monitorar a posio do eixo a cada instante. As informaes dos sensores sero usadas como entradas no sistema de controle eltrico, automatizando a operao do motor flexvel.

Micro-brao robtico acionado por luz

Brao miniaturizado Quando se fala em brao robtico possvel pensar tanto nos aparentemente truculentos robs industriais, quanto em um equipamento ultra-moderno, superior ao brao humano em vrios quesitos. Mas o Dr. Masahiro Irie, da Universidade Rikkyo, no Japo, pensou em algo completamente diferente.

Conforme o processo de miniaturizao avana rumo aos micro e nano robs, necessrio pensar em novos sistemas de acionamento mecnico capazes movimentar essas nanomquinas. Brao acionado por luz A ideia do Dr. Irie um brao micro-robtico "wireless" - ele acionado com preciso por um feixe de luz. Esse acionamento remoto resolve o maior problema apresentado por dispositivos similares, feitos de materiais piezoeltricos, que precisam de fiao para levar a energia at o brao robtico - o que nem sempre fcil em sistemas ultra-miniaturizados. O movimento do minsculo brao robtico garantido por cristais, com dimenses na faixa dos micrmetros aos milmetros, no formato das ripas de madeira usadas em telhados.

Quando o pequeno sarrafo iluminado com luz ultravioleta (365 nanmetros) ele se dobra na direo da luz. A curvatura pode ser feita com preciso controlando-se o tempo de exposio luz. O brao robtico retorna sua posio original quando irradiado com luz visvel (acima de 500 nanmetros)

Movimento molecular O movimento possvel porque os cristais possuem molculas orgnicas formando conjuntos de cinco anis. A unidade estrutural central um grupo diarileteno, que sofre um processo de isomerizao - um rearranjo das ligaes qumicas - quando iluminado por luz ultravioleta, forando um "fechamento" do anel no interior da molcula. Isso gera uma alterao no formato de cada molcula, resultando em uma alterao na geometria de todo o cristal, que se contrai. A luz visvel reverte a reao, fazendo-o voltar ao seu formato original. O Dr. Irie j havia usado uma tcnica similar para criar superfcies autolimpantes acionadas por luz. Do molecular ao macroscpico O que se destaca em relao aos conceitos existentes de "msculos moleculares", esta abordagem oferece uma possibilidade nica de traduzir um movimento de molculas individuais em um movimento em nvel macroscpico. Isto abre a possibilidade de criar braos robticos, ou msculos artificiais, em uma sequncia contnua de miniaturizao, chegando at o nvel molecular. Em relao aos micromsculos sintticos, feitos de polmeros, a grande vantagem a operao em qualquer ambiente - incluindo baixas temperaturas e imerso em gua - e a eliminao dos fios de acionamento.

Versatilidade As possibilidades de uso prtico desses braos robticos so enormes. A equipe demonstrou isto criando um pequeno motor rotativo usando um nico brao, que se movimenta alternadamente para girar uma pequena engrenagem. E o dispositivo muito forte: ele pode levantar um peso equivalente a 900 vezes o peso do prprio sarrafo de cristal.

Brao robtico de plstico dispensa eletricidade e motores


Cientistas chineses construram um brao robtico simples, mas extremamente forte, que no usa motores e nem qualquer controle eletrnico. Como dispensa inteiramente as conexes fsicas e eltricas, o brao robtico representa uma prova de conceito extremamente promissora para o desenvolvimento de manipuladores biocompatveis ou para a coleta de amostras ambientais. E no tudo. Construdo com um msculo artificial especial, o funcionamento do brao robtico inteiramente controlado com luz visvel.

Msculo artificial CLCP O brao robtico formado inteiramente por uma fita composta por duas camadas de plstico. O primeiro o bem conhecido e inerte polieteno. Mas o segredo est no segundo polmero, um tipo de msculo artificial chamado polmero de cristal lquido reticulado, ou CLCP (Cross-linked Liquid Crystalline Polymer). Quando iluminado com luz azul, o CLCP se contrai, forando a camada de polieteno ao qual est grudado, o que faz com que toda a fita se dobre. Assim que a luz desligada, o comportamento do msculo artificial revertido e o brao volta posio original. A equipe do Dr. Yanlei Yu, da Universidade Fudan, uniu estruturas adequadamente dimensionadas para formar um ombro, um cotovelo e uma mo, formando um brao robtico totalmente funcional. A operao do mecanismo pode ser totalmente controlvel, bastando iluminar seletivamente as diversas pores feitas com fitas independentes de msculo artificial. Converso de luz em movimento Os pesquisadores relatam em seu artigo que seu microrrob capaz de levantar objetos pesando 10 vezes a massa combinada de todos os seus componentes. A fora por unidade de rea que ele gera alcana 300 kPa - para comparao, os msculos do corpo humano produzem 320 kPa. Os pesquisadores apontam que, ao converter a luz diretamente em movimento mecnico, seu microrrob poder ser usado em micromanufatura, manipulando pequenas peas em linhas de produo, simplificando-as e reduzindo o consumo de energia.

Msculos artificiais de hidrognio faro robs domsticos silenciosos


Robs silenciosos O armazenamento slido de hidrognio ainda no viabilizou os veculos eltricos totalmente nopoluentes, mas as pesquisas na rea comeam a produzir efeitos em campos totalmente inesperados. Dois pesquisadores da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, decidiram usar o armazenamento slido de hidrognio para criar um novo tipo de atuador totalmente silencioso para a movimentao de robs - segundo eles, uma espcie de "msculo artificial," embora o

dispositivo esteja mais prximo aos atuadores a ar-comprimido do que aos msculos artificiais propriamente ditos.

Armazenamento slido Kwang Kim e sua colega Alexandra Vanderhoff decidiram explorar o fenmeno da absoro qumica reversvel, encontrada em compostos qumicos conhecidos como hidretos metlicos. Esses compostos capturam uma molcula extra de hidrognio, que mantida por uma ligao qumica fraca, permitindo que ela seja liberada com a aplicao de calor. O hidrognio armazenado em pequenas bolotas fabricadas pela sinterizao de um p de hidreto metlico base de cobre e nquel. As bolotas so acondicionadas em dois pequenos reatores, circundados por uma bobina destinada a gerar o calor necessrio para a liberao do hidrognio. Msculo artificial de hidrognio Cada reator conectado a um tubo elstico de borracha projetado para se distender de uma forma especfica. Quando o primeiro reator aquecido e libera o hidrognio, o gs enche o tubo elstico, fazendo-o inflar, o que aumenta o seu dimetro e reduz seu comprimento. O oposto ocorre quando o hidrognio novamente absorvido no interior do reator. Alternando a reao entre os dois pares reator/tubo elstico, produz-se um movimento ritmado similar ao obtido com os msculos artificiais, com a vantagem de ser mais rpido e mais oferecer um torque similar ao dos mecanismos a ar-comprimido. Em relao a estes ltimos, a vantagem

que o sistema totalmente silencioso, por dispensar a injeo externa de ar, j que o hidrognio no escapa do circuito. Vantagens e desvantagens Os novos atuadores a hidrognio tm uma vantagem crucial em relao aos mecanismos de movimentao dos robs atuais: eles so totalmente silenciosos, o que os habilita a substituir principalmente os motores usados nos robs domsticos, que ainda so muito barulhentos perceba, por exemplo, o barulho no funcionamento deste rob. No lado das desvantagens, os msculos artificiais a hidrognio so mais lentos dos que os motores, embora mais rpidos dos que os msculos artificiais tradicionais. E a necessidade de aquecimento para a liberao do hidrognio ainda no deixa claro se a necessidade extra de energia poder representar um empecilho ao uso do novo mecanismo de movimentao nos robs autnomos.

You might also like