You are on page 1of 2

O QUE SO E PARA QUE SERVEM AS DIRETRIZES CURRICULARES?

Entenda quais as funes das orientaes que so obrigatrias na Educao Bsica As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) so normas obrigatrias para a Educao Bsica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas so discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educao (CNE).
Atualmente, existem diretrizes gerais para a Educao Bsica. Cada etapa e modalidade da dela (Educao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio) tambm apresentam diretrizes curriculares prprias. A mais recente a do Ensino Mdio. As diretrizes buscam promover a equidade de aprendizagem, garantindo que contedos bsicos sejam ensinados para todos os alunos, sem deixar de levar em considerao os diversos contextos nos quais eles esto inseridos.

O que so e qual a funo das diretrizes curriculares? As Diretrizes Curriculares Nacionais so um conjunto de definies doutrinrias sobre princpios, fundamentos e procedimentos na Educao Bsica que orientam as escolas na organizao, articulao, desenvolvimento e avaliao de suas propostas pedaggicas. As DCNs tm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB), de 1996, que assinala ser incumbncia da Unio "estabelecer, em colaborao com os estados, Distrito Federal e os municpios, competncias e diretrizes para a Educao Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Mdio, que nortearo os currculos e os seus contedos mnimos, de modo a assegurar a formao bsica comum". O processo de definio das diretrizes curriculares conta com a participao das mais diversas esferas da sociedade. Dentre elas, o Conselho Nacional dos Secretrios Estaduais de Educao (Consed), a Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao (Undime), a Associao Nacional de PsGraduao e Pesquisa em Educao (ANPEd), alm de docentes, dirigentes municipais e estaduais de ensino, pesquisadores e representantes de escolas privadas.

As diretrizes curriculares preservam a autonomia dos professores? As diretrizes curriculares visam preservar a questo da autonomia da escola e da proposta pedaggica, incentivando as instituies a montar seu currculo, recortando, dentro das reas de conhecimento, os contedos que lhe convm para a formao daquelas competncias explcitas nas DCNs. Desse modo, as escolas devem trabalhar os contedos bsicos nos contextos que lhe parecerem necessrios, considerando o perfil dos alunos que atendem, a regio em que esto inseridas e outros aspectos locais relevantes.

Quais so as diferenas entre as diretrizes curriculares e os parmetros curriculares? Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) so diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e no obrigatrias por lei. Elas visam subsidiar e orientar a elaborao ou reviso curricular; a formao inicial e continuada dos professores; as discusses pedaggicas internas s escolas; a produo de livros e outros materiais didticos e a avaliao do sistema de Educao. Os PCNs foram criados em 1997 e funcionaram como referenciais para a renovao e reelaborao da

proposta curricular da escola at a definio das diretrizes curriculares. J as Diretrizes Curriculares Nacionais so normas obrigatrias para a Educao Bsica que tm como objetivo orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, norteando seus currculos e contedos mnimos. Assim, as diretrizes asseguram a formao bsica, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB), definindo competncias e diretrizes para a Educao Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Mdio.

Quais so as diferenas entre as diretrizes curriculares e as expectativas de aprendizagem (direitos de aprendizagem)? As expectativas de aprendizagem definem o que se espera que todos os alunos aprendam ao conclurem uma srie e um nvel de ensino. Elas foram previstas pelo CNE nas diretrizes gerais da Educao Bsica. Diferentemente das diretrizes, que so mais amplas e genricas, as expectativas contemplam recomendaes explcitas sobre os conhecimentos que precisam ser abordados em cada disciplina. Contudo, as expectativas de aprendizagem no configuram uma listagem de contedos, competncias e habilidades, mas sim um conjunto de orientaes que possam auxiliar o planejamento dos professores, como materiais adequados, tempo de trabalho e condies necessrias para coloc-lo em prtica. No momento, as expectativas de aprendizagem (direitos de aprendizagem) esto em discusso no MEC.

Onde consultar mais informaes sobre as diretrizes curriculares? O site do MEC possui uma pgina sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Bsica, acesse aqui.

You might also like